Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/JUN/2004
Marcio Ehrlich

Marcio Ehrlich

 

Forbes diz que renuncia se não atendido
Os profissionais de Atendimento e Planejamento do Rio deverão enfrentar as urnas seja qual for a decisão da Assembléia Geral da entidade marcada para o próximo dia 14. Se a proposta do atual presidente, Eduardo Forbes (foto), de fundar um novo GAP-Rio, for aprovada, ele pretende convocar a eleição. Como ele ameaça renunciar se ela não for aceita, neste caso a entidade não terá outra alternativa que a de escolher um novo presidente.
Eduardo Forbes Na última semana, Forbes enviou correspondência à Janela respondendo às matérias publicadas pelo site sobre seus projetos para o grupo. Assim como fizemos com as mensagens dos ex-presidentes do GAP-RJ, reproduzimos o texto de Eduardo Forbes na íntegra:

"Prezado Márcio,
Convidei todos os ex-presidentes do GAP para uma conversa sobre o tema que tem estado em discussão. Por enquanto, tenho a confirmação da presença do Campana, do Vicente De Vicq e do Marcelo Gorodicht, além da diretoria do GAP.
Como os ex-presidentes optaram por manifestar suas opiniões através da Janela, gostaria de colocar minha posição também por este site, que tanto faz pelo mercado carioca:
1. Em momento algum se falou em apagar a história do GAP, ou das realizações de seus presidentes que sempre respeitei e admirei. O que está em jogo é a legalidade de uma associação que não pode, na minha opinião, continuar contando com a boa-vontade de terceiros para realizar seus eventos, possuir um site, receber e pagar.
2. A Assembléia foi convocada para o próximo dia 14 de junho exatamente com o propósito de se discutir o tema da legalidade.
3. Se a Assembléia optar pela fundação de uma instituição legalizada capaz de dar continuidade ao que foi feito pelo GAP até hoje, serão convocadas eleições nos moldes dos estatutos que forem aprovados no mesmo evento, para as quais serei candidato.
4. Se por outro lado, a Assembléia optar pela continuidade da história do GAP fora do que determina a lei, eu renunciarei no mesmo instante.
5. O e-mail do GAP ([email protected]) continua aberto a quaisquer sugestões.
Abraços,
Eduardo Forbes"

Durante esta semana, Forbes pretende distribuir ao mercado, para uma análise prévia, as sua propostas de estatutos para o GAP-RJ, que serão votadas na reunião da próxima segunda-feira. Entre os ítens em estudo, segundo informações colhidas pela Janela, está a adoção de remuneração para os membros da diretoria -- com a receita obtida em eventos e mensalidades de associados -- como forma de incentivar os mesmos a dedicar um pouco mais de tempo à entidade do que a prática tem demonstrado que a maioria dos eleitos dedique.
SERVIÇO DA JANELA: A Assembléia Geral de Constituição do GAP – Grupo de Profissionais de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro está convocada para o dia 14 de junho de 2004 , (2ª feira) às 18h00, no Auditório da Finep, à Praia do Flamengo, 200.

Ogilvy conquista o Colunistas São Paulo
Em julgamento realizado este fim-de-semana, o júri do 21º Prêmio Colunistas São Paulo, presidido pelo editor desta Janela, escolheu a Ogilvy, empresa presidida por Sérgio Amado (foto), como Agência do Ano. A Ogilvy, por seus trabalhos, conquistou 18 medalhas no Colunistas, das quais 3 de ouro.
O concurso teve a participação de 20 agências de publicidade, que inscreveram 961 peças criadas e produzidas entre 2003 e 2004. Dessas, 427 eram anúncios de revistas, contra 151 anúncios de jornais e 154 comerciais de televisão. Ao final do julgamento, com 26 prêmios -- sendo 9 medalhas de ouro, a AlmapBBDO ficou com o título de Agência de Melhor Desempenho Criativo.
O júri do Colunistas São Paulo ainda escolheu a Telefônica (ex-Telesp) como Anunciante do Ano, ficando o título de Publicitário do Ano com Sérgio Valente, da DM9DDB, e o de Profissional de Propaganda do Ano com Átila Francucci, que até recentemente -- antes de ser contratado pela J.W.Thompson -- dirigia a criação da Fischer América. O Veículo do Ano foi o jornal Diário de S.Paulo, do grupo InfoGlobo.
A ata completa do Colunistas São Paulo está no site da Abracomp, em www.colunistas.com.

Rapidinhas
* CCRJ LOUVA MONSERRAT - A nova diretoria do CCRJ, presidida por Álvaro Rodrigues, quer retomar os tempos em que a entidade tinha prestígio político nacional. Para beber nas lições do passado, o Clube vai homenagear como o novo membro do seu Hall da Fama o seu primeiro presidente, José Monserrat Filho, que hoje está afastado do mercado publicitário mas continua ativo politicamente e como jornalista, na revista Ciência Hoje, da SBPC. A entrega do diploma acontece no próximo Festival do CCRJ, em Búzios, no segundo semestre.
* MARILENE CONFIRMADA - Concorrendo em chapa única, Marilene Fernandes, diretora de mídia da Giovanni FCB, foi confirmada como a nova presidente do Grupo de Midia do Rio, para um mandato de 2 anos. A posse da nova diretoria, que substitui a de Luiz Fernando Novaes, da DPZ, que ficou por duas gestões, acontece no próximo dia 28, em festa no Gattopardo, na Lagoa.
* GÉLIDA FLORIPA - Este colunista passa o dia de hoje em Florianópolis, no julgamento do Colunistas Santa Catarina. A ensolarada cidade do surfista Guga amanheceu com 11 graus centígrados...
* QUEIMAÇÃO - Acabou a folga dos fumantes no saguão de embarque do Aeroporto do Rio de Janeiro. A ANVISA-Agência Nacional de Vigilância Sanitária interditou o fumódromo que a Infraero havia montado próximo do portão 23 do Terminal 2, com o patrocínio da Souza Cruz. O quiosque -- batizado de "Smoking Point" -- ainda está lá, com a faixa de interdição em volta e as guimbas de cigarro enfiadas nos cinzeiros de areia, como foram deixadas pelos viciados fumantes, desesperados pela última tragada antes de entrar nos vôos em que cigarro é terminantemente proibido.
* QUEM FOI "BAGA DO MANDRIL"? - O Google pode ser ótimo para achar informações na web, mas uma empresa como a CMG Worldwide confiar nele para traduzir o seu site não pode ser levado a sério. A CMG, que representa a imagem de personalidades já falecidas, está se instalando no Brasil e promove café da manhã no próximo dia 24 para se apresentar. Na última semana a empresa fez uma ação promocional cheia de teasers para distribuir os seus convites. Fui pesquisar no site www.cmgww.com pra saber mais sobre ela e me surpreendi em ver um link para uma versão em português. Só que a versão chama o "tradutor" do Google. É de morrer de rir. Tentem descobrir neste trecho se identificam todos os representados: "Os clientes do entertainment incluem as famílias das legendas tais como Marilyn Monroe, decano de James, Ingrid Bergman, Bette Davis, Sophia Loren, rocha Hudson, página de Bettie e Lana Turner. Além, CMG representa muitos músicos internacional aclamados including o duque Ellington, baga do mandril, feriado de Billie, hank Williams, sr., don McLean, e holly do camarada, e clientes incorporados prestigiosos como eu amo york novo. Os clientes históricos incluem o líder atrasado Malcolm X, Amelia Earhart, lee Strasberg, marca Twain, e franquia legendário Lloyd Wright das direitas civis do arquiteto".
Ah, sim, "baga do mandril" foi Chuck Berry.
* FISCHER COM ROMEU - A Fischer-Rio contratou o redator Romeu Loures para fazer dupla com Sérgio Carvalho.