Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 04/JUN/2004
Marcio Ehrlich

Marcio Ehrlich

 

Forbes quer fundar um novo GAP-RJ

Eduardo Forbes
Forbes quer um GAP com CNPJ
Carlos Campana
Campana diz que GAP é bandeira

EM PRIMEIRA MÃO - O presidente do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro (GAP-RJ), Eduardo Forbes, está convocando os profissionais do setor para uma assembléia geral no próximo dia 14 de junho para propor o encerramento da entidade fundada em 1987 e a criação de uma nova representante da classe. Segundo ele, o fato de o GAP não estar regularizado legalmente o está impedindo de "promover seminários, almoços e encontros". Em mensagem aos participantes do newsgroup do GAP-RJ, Forbes explicou que "sem a existência de uma associação legalizada não podemos cobrar nada de ninguém. Não podemos gastar dinheiro, receber dinheiro, ter CNPJ, ter uma sede, não podemos sequer cumprir qualquer um dos artigos do estatuto registrado. Pior do que tudo isso: sem estarmos legalizados não obteremos nunca a representatividade e a credibilidade que o GAP e todos os profissionais de atendimento e planejamento do Rio de Janeiro pretendem ter".
Diz ele que os únicos documentos registrados em cartório pelo GAP são os seus Estatutos Sociais e a Ata da Assembléia Geral de Constituição do GAP, de 10 de fevereiro de 1987, que teve Carlos Campana como seu primeiro presidente. Eduardo Forbes alega que das gestões seguintes "nem um único documento foi encontrado", não tendo havido, de acordo com a sua análise, nem um único ato legal realizado. "O que não quer dizer que não houve atos legítimos, apenas que eles não foram legais", explica.
Após Campana, foram presidentes do GAP-RJ Gláucio Binder, Cahique Equi, Marcelo Gorodicht e Marcio Borges.
Na avaliação do atual presidente da entidade, é "simplesmente impossível" atualizar a sua situação legal. Daí a solução de encerrar a entidade e criar uma nova: "O GAP está morto. Viva o GAP!", escreveu ele.
Polêmica
A proposta recebeu o apoio do presidente anterior do Grupo, Marcio Borges, que lembrou que "não é que o passado seja perdido mas, infelizmente no nosso país, ainda é mais fácil começar do zero do que regularizar algo de 1987".
A opinião, no entanto, não é unânime entre os ex-presidentes. Carlos Campana, que informa não ter sido procurado por Forbes para debater o assunto, mostrou-se surpreso com a informação passada a ele pela Janela. "Não foi para pensar em CNPJ que fundamos o GAP-RJ, e sim para termos uma bandeira que valorizasse os profissionais de atendimento e de planejamento do Rio", lembrou. Campana pretende contactar esta quarta-feira, 2, os demais ex-presidentes para obter mais informações sobre as alegações de Forbes. "Tenho certeza que o GAP estava legalizado", garantiu, questionando a decisão de Forbes já convocar uma assembléia para fundar uma nova entidade antes de debater o assunto com o Conselho Superior da associação atual.

SERVIÇO DA JANELA: A Assembléia Geral de Constituição do GAP – Grupo de Profissionais de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro está convocada para o dia 14 de junho de 2004 , (2ª feira) às 18h00, no Auditório da Finep, à Praia do Flamengo, 200.

Binder questiona novo GAP-RJ
Gláucio BinderA proposta do atual presidente do GAP-RJ, Eduardo Forbes, de fechar a entidade para abrir uma nova vem gerando reações negativas dos presidentes anteriores do grupo. Gláucio Binder (foto), diretor da agência Binder/FG+B, escreveu à Janela dando a sua opinião sobre o assunto:
"A minha gestão depois do Campana, foi de um GAP muito ativo e com muitos participantes atuantes. Tínhamos uma equipe vibrante, com o Cahique, o Land, o Luiz Alberto Marinho, a Ângela Giacobbe entre outros. Uma turma muito aplicada e até caxias.
Não consigo me lembrar quem foi o escriba daquela gestão. Acho que foi o Luiz Alberto. Mas, de duas coisas eu tenho certeza: entregamos tudo OK para o Cahique, que veio da nossa própria chapa, e dúvido que ele não tenha dado seqüência a isto; E, a segunda coisa, não me lembro de ter precisado de CNPJ ou qualquer outra coisa para fazer almoços de adesão, palestras, work shops. Quem precisa deste tipo de profundidade legal é curso estabelecido. O que não é o caso.
O fato é que eu estou com o Campana: não gostaria de ver esta história rasgada, por mais que isto seja apenas burocracia. Há um simbolismo forte nisto. E, pelo que sei, acabar uma instituição jurídica não é tão simples assim. Se não, já tinham acabado com Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco. (diz o Bob, "em boa hora")".

GAP-RJ pode ter novas eleições
Marcelo Gorodicht O Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio (GAP-RJ) poderá passar, nas próximas semanas, por mudanças não apenas em seus estatutos. A própria diretoria poderá mudar. No calor da discussão sobre o projeto do atual presidente, Eduardo Forbes, de encerrar as atividades da entidade original para fundar uma outra com regularização jurídica, o diretor da Doctor, Pedro Nonato, sugeriu no newsgroup do GAP-RJ, em br.groups.yahoo.com/group/gaprj/ , que se aproveitasse a Assembléia Geral para a abertura de novas eleições para a entidade, como forma de dar "mais legitimidade à eleição do Eduardo, que foi levada a cabo por ex-presidentes, por aclamação". A proposta foi aceita pelo próprio Eduardo Forbes, que desejou que isso não seja para legitimizar sua eleição "e sim para legitimizar o GAP".
Se o objetivo de Forbes era mobilizar os profissionais de atendimento em torno do GAP, ele foi bem sucedido, levando nos últimos dias a classe a se manistar na defesa da associação. Depois de Carlos Campana e Gláucio Binder, mais um presidente envia mensagem à Janela abrindo suas opiniões. Marcelo Gorodicht (foto), hoje diretor da MG Comunicação, foi o sucessor de Cahique Equi, presidindo o GAP-Rio entre 1998 e 2000. Ele disse:
"Apesar de ser crítico com relação à minha própria gestão como presidente do GAP, acho que todas as gestões anteriores tiveram realizações e para tal não precisaram de CNPJ. Você, Marcio, bem lembra que realizamos (você foi o organizador) um bem-sucedido seminário no Rio Atlantico Hotel (hoje Pestana), no qual cobramos por inscrições para viabilizarmos o projeto, e não houve qualquer problema. Pelo que sei, e concordando com o Gláucio, encerrar uma entidade não é mesmo tão simples como o atual presidente propõe. Finalizando, considero um erro apagarmos a história do GAP. Acho que a atual diretoria deve se inspirar nesta história, especialmente nas primeiras gestões, para levar o GAP a reconquistar a importância destes tempos".

Rapidinhas
* PAULISTAS GOZAM COM O RIO - Segundo a coluna Gente Boa, do Globo de domingo, os publicitários da agência paulista SNBB Novagência colocaram uma faixa na porta da agência. Numa das pontas, o logo do Rock in Rio-Lisboa. Ao lado, o texto: "Nem o rock agüenta mais a violência do Rio".
* PAULISTAS GOZAM... - DO LEITOR (1) - Miguel Barreto, da XL, não se conformou com a "brincadeira" dos paulistas da SNBB" e escreveu: "Acredito que eles, no mínimo, estão muito desinformados. Afinal, a violência não é uma exclusividade do carioca. Os paulistas deveriam ficar calados. Fora o trânsito, as chuvas ......". Miguel relacionou várias notas tiradas do Portal Terra falando de fugas de presos no Distrito Policial 27, no Campo Belo, chuva que deixou em alerta seis zonas da cidade, etc e ainda devolveu a brincadeira com o dito popular: "Quem tem teto de vidro não joga pedra no telhado do vizinho".
* PAULISTAS GOZAM... - DO LEITOR (2) -
Um publicitário carioca, anônimo, mandou uma resposta mais maldosa para a gracinha da SNBB: "Nem os profissionais da SNBB aguentam mais São Paulo! Luiz Christello, ex-diretor da agência, também foi para Portugal - tal qual o Rock in Rio." Ou será que deveríamos dizer: "Nem os paulistas aguentam mais a SNBB..."?
* BRIGA AGORA É OFICIAL - O colunista Ancelmo Góis registrou este fim-de-semana que, apesar de ter demorado, a Schincariol entrou agora na justiça contra Zeca Pagodinho e Ambev, por conta do "imbroglio" causado pela nova campanha da Brahma de Nizan Guanaes. Aliás, se foi a assessora de comunicação de Nizan, Suzana Veloso, que passou a informação, deve ter passado junto a nota com que a coluna do Ancelmo se complicou nesta segunda-feira, dando conta que um filme da DM9DDB teria sido indicado para concorrer em Cannes. Filmes não são "indicados" para concorrer em Cannes, eles são inscritos pela agência interessada. O citado comercial "Bebê Chorando" foi simplesmente apontado como o de maior potencial para ganhar Leão pelo público presente na mostra Cannes Prediction, ocorrida em São Paulo, o que não tem qualquer valor oficial perante o júri da premiação. O cliente é a Cia.Athlética.
* DE OLHO NO JOVEM - A Ronson conquistou a conta do colégio e faculdade Bennett, cuja primeira campanha será o vestibular de meio de ano. "A intenção é modernizar a imagem do Bennett para atrair a atenção e o interesse do público-alvo, que hoje não se identifica com o cliente", explica Fábio Barreto, criativo responsável pela conta.
* BATENDO BOLA - A Rio Ka é a nova agência do Jornal dos Sports. O jornal oficializou a parceria, depois de a agência ter-lhe realizado alguns jobs. Aliás, além do JS a Rio Ka vai cuidar da comunicação do jornal Empregos & Oportunidades, da mesma Editora dos Esportes SPA XXI.
* O RAMALHETE DO AZAMBUJA - Quem jamais cantou essa canção? "Muito prazer, vamos dançar que eu vou falar no seu ouvido coisas que vão fazer você tremer dentro do vestido. Vamos deixar tudo rolar; e o som dos Beatles na vitrola. Será que algum dia eles vêm aí cantar as canções que a gente quer ouvir?". A música é "Rua Ramalhete", de dois sujeitos conhecidíssimos dos publicitários cariocas: o jinglista Tavito e o redator Ney D'Azambuja Ramos. A canção está competindo para ser o símbolo de Belo Horizonte, numa pesquisa do site Uai. Quem quiser dar uma força para Tavito e Ney, vá em www.uai.com.br/trilhabh/enquete.htm .
* FISCHER FECHA? - O boato no Rio é que a Fischer América estaria fechando o seu escritório carioca, pela perda da parte que lhe restava na conta da Vivo para a Young & Rubicam. Quem rebate a informação garante que ela não pode fechar o escritório enquanto atender a BR. Mas alguma coisa acontece na agência, que na última sexta-feira demitiu vários funcionários, entre os quais o redator Ricardinho Weitsman, que já foi seu supervisor de criação. O diretor de arte Sérgio Carvalho, porém, continua marcando ponto.
* VASSÃO DESMENTE BOATOS - O diretor geral da Fischer América, João Fernando Vassão, garantiu à Janela que não têm fundamento as informações de que o escritório carioca da agência estaria fechando. "A conta da Vivo continua na agência e apenas fizemos alguns ajustes na equipe", informou o executivo. Diz ele que a agência já iniciou a procura de um novo redator para fazer dupla com o diretor de arte Sérgio Carvalho, no lugar de Ricardo Weitsman, que deixou a empresa no final de maio. Vassão também adiantou para a Janela que a Fischer América continuará atendendo a conta da BR por mais um ano. O contrato do anunciante com a agência e com a DPZ foi renovado por um novo período.
* QUE TEMPO É ESSE? - Se o Weather Channel não aproveitar o espetacular filme "O Dia Depois de Amanhã" para se promover vai estar jogando fora uma enorme oportunidade. O longa faz quase tanto merchandising do canal quanto o Náufrago fazia da FedEx. Após o cataclisma que paralisa os Estados Unidos e leva o hemisfério norte a uma nova Era Glacial, imaginem qual é o único canal que continua transmitindo?
* MÍDIA 1 FAZ 2 - O segundo aniversário da empresa de Antonio Jorge Alaby Pinheiro, a Mídia 1, será comemorada no próximo dia 8 de junho, no Caesar Park Hotel.
* MAIS UM SHOPPING - A Resende & Resende, agência carioca dos irmãos Paulo e Sergio Resende, acaba de conquistar a conta de seu 9º shopping center: o Goiânia Shopping. Composta por comercial, spot, anúncios de jornal e revista e material de mall, a primeira campanha é estrelada por Carolina Ferraz e entra no ar no Dia dos Namorados. O filme, produzido pela Copacabana Filmes tem a direção de Isabel Jaguaribe. A agência também ampliou a equipe (veja na seção Reforços)

ABAP-Rio debate publicidade eleitoral
O capítulo carioca da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP-Rio) vai promover, no próximo dia 30 de junho, no Jockey Club, o seminário "A publicidade em ano eleitoral", para esclarecer questões legais sobre o tema e, segundo o comunicado emitido pela entidade, "estimular a criatividade com ética nas campanhas, atenderá os interesses dos publicitários e, ainda, dos veículos de comunicação, dos próprios candidatos e de estudantes".
Serão três painéis apresentados durante o evento: "A publicidade num ano eleitoral", "A Propaganda Eleitoral em Jornais" e "A Propaganda Eleitoral em Outdoors". A condução será de Paulo Gomes e João Luiz Faria Netto, consultores jurídicos de diversas entidades publicitárias, como Conar, ABAP e Cenp. "Vou explicar e debater o que o órgão público pode realizar de propaganda institucional em ano de eleições, o que as agências podem oferecer aos seus clientes candidatos e que restrições legais precisam considerar", diz Gomes.
SERVIÇO DA JANELA: Inscrições devem ser feitas por telefone (21-2552-0496 ou 21-2551-7849). Agências filiadas à ABAP podem enviar dois representantes gratuitamente. Mais informações no site www.abap-rio.com.br.

Reforços do Mercado
MG (Rio-RJ)
- A agência de Marcelo Gorodicht anuncia a contratação de quatro profissionais: Simone Nogaroli (ex-MD2 Design e Escitório de Idéias), para o atendimento aos clientes Du Loren, Rio Med e Via Empreendimentos; o produtor gráfico Márcio Neves, a revisora Andréa Teixeira, e Priscila Serra para a assessoria de imprensa.
Resende & Resende (Rio-RJ) -
Barbara Lana (Diretora de Arte, ex Giovanni), André Oliveira (Redator, ex DPZ) e Gisele Maciel (atendimento, ex Script) são os novos reforços da Resende & Resende.