Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/ABR/2004
Marcio Ehrlich

Marcio Ehrlich

 

Telemar consegue no Conar suspender Gênio 21
O consumidor brasileiro parece condenado a continuar sem entender quanto paga para telefonar. Em mais um lance na guerra das operadoras, o Conar acatou o pedido de suspensão da campanha "Gênio 21", da Embratel, que estreou dia 11 de janeiro, atendendo a representação apresentada pela Telemar. A campanha é composta por cinco comerciais em que Ana Paula Arósio interpreta um gênio, com o gimmick de que não precisa ser gênio para saber que os preços da Embratel são menores que os da concorrência.
Segundo a Telemar, os comerciais passam inúmeras afirmações enganosas acerca de tarifas, planos e serviços ofertados que levariam o consumidor ao erro. Eduardo Aspesi, diretor superintendente da unidade de Varejo da Telemar, diz que "o posicionamento da Embratel é anticompetitivo e prejudica o consumidor", porque as tarifas de longa distância efetuadas de telefones públicos têm o mesmo valor independente da operadora escolhida em decorrência de obstáculos impostos pela própria Embratel". O executivo acusa ainda a Embratel de ser a responsável pelos preços não poderem baixar, já que "a empresa não cria um padrão tecnológico que permita tarifação diferenciada".
Pela decisão do Conar, a Embratel terá que retirar imediatamente todas as peças da campanha em todo o Brasil.

Caju na MG agita o mercado carioca
Uma onda de especulações correu pelo mercado carioca no final da última semana, com a notícia da saída do Diretor de Atendimento da Publicis Salles Norton, Sérgio "Caju" Malta, para assumir a Diretoria de Novos Negócios da MG, agência de Marcelo Gorodicht, outro publicitário com passagem por grande agência: ele foi o presidente da Fischer América no Rio.
Se a memória deste colunista não falha, Malta está na Salles há cerca de 10 anos, vindo do Shopping Rio Sul, que já era conta da agência. Ele era o homem forte da Brascan dentro da Salles e todo o mercado creditava a ele a manutenção na agência da conta do Shopping, mesmo depois de Marcelo Giannini, que assinou dezenas de campanhas premiadas para o Rio Sul, ter se tornado sócio de outra agência.
Apesar de Gorodicht não confirmar nada, não há quem acredite que Caju vai mudar de agência sem levar nada com ele. A Brascan, além de controlar o Rio Sul, é responsável por inúmeros lançamentos imobiliários no mercado carioca.
Saúde
No início da semana, antes de vazar a notícia da contratação de Sérgio Malta, a MG anunciava a conquista da conta da Rio Med, uma operadora de planos de saúde com atuação no mercado fluminense desde 1975, possuindo 80 mil clientes. A primeira campanha será veiculada em março, após o Carnaval.

Thompson vai divulgar a Febre
Aproveitando a boa fase dos últimos meses, o escritório carioca da J.W.Thompson -- que já atende o Barrashopping -- venceu a concorrência pela campanha Febre de Shopping, que reunirá 21 shoppings do Rio numa grande liquidação de verão. Participaram da disputa 11 agências que cuidam da comunicação destes centros comerciais.
A campanha escolhida foi criada por Wallace Marques, Raul Fernandes, Luiz Cavalheiros e Victor Castro, com direção de criação de Raul Fernandes.
A marca Febre de Shopping foi criada pela Ogilvy, que por duas oportunidades assinou a comunicação da liquidação. No último inverno, a concorrência foi ganha pela Agência3.

Promoção da Fiat na Internet é ação de hackers
Depois de quase conseguirem por duas semanas inviabilizar o e-mail como ferramenta de comunicação pessoal, os hackers estão dando mais um golpe na credibilidade da Internet como mídia para campanhas promocionais.
A Fiat Automóveis foi obrigada esta semana a alertar os usuários de computadores de que a promoção "Fiat, Eu quero o meu", que começou a circular nas últimas semanas, é ação de "hackers", contendo vírus que "podem se instalar no computador do usuário e transferir suas informações privativas para uso indevido". Em comunicado oficial, a Fiat informou que só envia mensagens para usuários cadastrados voluntariamente.
Como também o Banco do Brasil foi vítima nos últimos dias de e-mail falso, fica o desafio para os profissionais de web-design de conseguirem que não só os consumidores confiem no que receberem quanto os clientes ainda acreditem que a Web pode ser segura.

Pioneiro do comercial brasileiro morre em Londres
Faleceu no último dia 7 de fevereiro, em Londres, aos 83 anos, o diretor de cinema John Waterhouse, que dirigiu vários comerciais no Brasil nas décadas de 50 e 60, primeiramente na J.W.Thompson -- uma das primeiras, se não a primeira, das agência no Brasil -- e depois por conta própria. Ganhou vários prêmios, entre os quais para comerciais que dirigiu para os produtos da Souza Cruz.
Watherhouse, que vivia entre o Rio e Londres, faleceu de câncer no hospital em que estava internado, como no roteiro de um filme. Era o dia do seu aniversário e ele ainda conseguiu reunir a família no seu quarto para comemorar. Ao final da festa, deixou todos irem embora. Ao chegarem em casa, o telefone tocou e o hospital informou que ele havia se ido.

Giovanni promove Eyer a Diretor de Criação
O diretor de arte Carlos André Eyer, de 33 anos, é o novo Diretor de Grupo de Criação do escritório carioca da Giovanni FCB, ocupando o cargo deixado por Fernando Campos, que transferiu-se para São Paulo, onde está dirigindo a criação local.
Dedé, como é carinhosamente chamado pelos colegas, está há 5 anos na Giovanni Rio, tendo se destacado como um dos mais premiados profissionais do mercado. Em 2000, foi o vencedor do Prêmio Rogério Steinberg, como o diretor de arte mais premiado no Colunistas Rio. No currículo ele também soma 2 leões em Cannes, Grand Prix do Fiap, Clio, Art Directors, Londres, New York Festivals.
A atual direção do departamento criativo do escritório do Rio de Janeiro divide-se entre dois diretores de grupo de criação, Carlos André e Fernando Barcellos, ambos sob direção geral de criação de Cristina Amorim e direção nacional de criação de Adilson Xavier.

Internauta faz mobilização contra a Skol
Um e-mail assinado por Leonardo Ferreira começou a circular este ano pela Internet brasileira mobilizando os usuários a tentarem cancelar a nova campanha da Cervejaria Skol, criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, "A Experiência". De acordo com o autor, a campanha "é extremamente anticultural e deveria ser retirada de circulação".
No comercial, pessoas são levadas para "A ilha quadrada", onde é feita a experiência de analisar o comportamento das pessoas que, por tomarem apenas cerveja quadrada., passam a ouvir música clássica. Enquanto isso, na Ilha Redonda, onde é servido Skol, ouve-se muito rock'n'roll. Leonardo diz que, apesar de gostar muito de rock a não ter nada contra, "o que a Skol quis dizer, em alto e bom som, é que a música clássica é quadrada, careta, coisa de nerd ou idiota". Ele lembra que o governo gasta milhões de reais anualmente para manter conservatórios e faculdades de música funcionando e para pagar salários de regentes e instrumentistas, tudo para melhorar a cultura no Brasil, levar a música clássica a todos os cantos e aproximar o povo do que há de melhor no mundo musical. Enquanto isso, diz, "um grupo publicitário formado por pessoas ignorantes e sem cultura nenhuma, cria uma propaganda de cerveja exibida no horário nobre da televisão, denegrindo explicitamente a música clássica".
Ferreira pede aos internautas que, mesmo quem não costume ouvir música clássica, pense pelo lado da cultura brasileira. "Nosso povo já é tão ignorante, as pessoas facilmente tornam-se fãs de lixos como a lacraia, o belo e o dylon... Pense no esforço dos músicos que passam normalmente 5 horas por dia estudando seu instrumento. Infelizmente, com esse tipo de propaganda, todo esse esforço desce redondo pelo ralo".
Leonardo pede que as mensagens de apoio sejam encaminhadas para o e-mail [email protected]

Ronson lança caderno do JB para a Barra
O novo caderno diário do Jornal do Brasil -- JB Barra --, exclusivo para o gigantesco bairro carioca ganhou uma campanha que começou a ser veiculada na última semana, com criação da Ronson. O trabalho tem um filme produzido pela Cinerama Brasilis e ainda anúncios de jornal, revista, spot e peças de mídia exterior, que destacam o conceito de que o que é importante para a Barra o JB Barra mostra primeiro.
Emergência
A Barra -- que aliás hoje em dia nem mais leva o nome original de "Barra da Tijuca", por conta da lagoa de mesmo nome -- é um dos principais redutos do jornal O Globo. Este colunista lembra que o já falecido diretor da corretora imobiliária MG-500, Chulem Derbander, nos anos 80 comentava que a Barra era um dos grandes responsáveis pelo crescimento do jornal O Globo. Dizia ele que a expansão imobiliária tinha levado para o novo bairro a classe média ascendente vinda da Tijuca e adjacentes. O que depois se convencionou chamar de "emergentes". Esse público -- analisava o executivo, um dos maiores compradores de espaço publicitário da época -- encontrou no Globo o jornal que representava seu novo status, já que o Jornal do Brasil era mais identificado com a elite intelectual de Ipanema.
Novos Negócios
Além de assinar a direção de criação da campanha do JB Barra, Fábio Barreto conta para a Janela que está comemorando o sucesso de também ter assumido, há cerca de oito meses, a área de novos negócios da agência. Neste período, passara para o portfólio da agência a Clínica São Bernardo, o sistema SB Saúde, a multinacional francesa de CRM Cegedim, a academia Estação do Corpo e a financeira Facilita, pertencente às Lojas Americanas e que até então vinha sendo atendida pela Lage, Magy e está de volta ao Rio.

Young Creatives abre inscrições no Brasil
O Projeto Young Creatives Brazil completa este ano sua 10ª edição, com inscrições abertas até 01 de abril. Para participar do evento que garante passagem e participação no Festival de Cannes é necessário que o jovem criativo tenha, no máximo, 28 anos, e trabalhe comprovadamente há pelo menos dois anos no mercado publicitário, além de nunca ter participado, como delegado, do Festival.
Nestes 10 anos, o Young Creatives Brazil já levou 148 jovens à Europa. Este ano, os organizadores pretendem levar de 20 a 25 jovens, incluindo as categorias Criação, Cyber, Planejamento e Diretores de Comerciais. Estão sendo organizados júris estaduais no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte.
Todas as informações sobre a participação na 10ª Edição do YCB já estão disponíveis no site do evento www.youngcreatives.com.br, ou com Diogo, através do fone (11) 6165-0766.

100% pega novo cliente e renova website
A agência 100%, do Rio de Janeiro, conquistou a conta nacional da Light TIM, rede de revendedores que atua em 11 estados brasileiros e é considerada a maior desta operadora no país. O Light TIM vai lançar uma nova rede, com a marca "Mobile Store" criada pela 100%, em 5 pontos TIM em shopping-centers do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Na rede
Ao mesmo tempo, a agência está colocando no ar seu novo site, no mesmo endereço 100porcentopropaganda.com.br, só que agora com criação e produção da Aqueles Caras. O novo site traz notícias, trabalhos, cases, pessoas e um visual totalmente novo, destacando as peças mais recentes da agência. O trabalho em destaque na abertura do site é um dos anúncios da campanha para a Galeria Fórum Ipanema.

McCann-Erickson e Artplan levam Embratur
A verba de R$ 38 milhões da Embratur vai ser divida entre as agências McCann-Erickson e Artplan, vencedoras da concorrência do órgão. Cada uma delas têm 25% desta verba garantida e disputam os 50% restantes campanha a campanha. Participaram da comissão de licitação três profissionais da Embratur e dois da Secom (Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica).
Nas campanhas, que serão veiculadas exclusivamente no exterior -- área de atuação da Embratur, as agências terão que promover os produtos, destinos e serviços turísticos brasileiros. Segundo o órgão, "a riqueza da diversidade cultural do país será o mote do reposicionamento da imagem do Brasil internacionalmente".
Na concorrência, a agência gaúcha Nova Forma foi desclassificada por não atingir pontuação mínima. As demais agências foram pontuadas na seguinte ordem: Ogilvy, DPZ, Publicis Salles Norton, Grey, Giovanni FCB e VS.

Reforços do Mercado

Agência3 (Rio - RJ) - A equipe de Álvaro Rodrigues é reforçada com os redatores Daniel Duarte (ex-G/Staff) e Fábio Gil (ex-100% Propaganda). Além deles, chega a assistente de direção de arte Kika Botto (ex-G/Staff) e o diretor de arte Daniel D'Avila (ex-DM9 DDB e ID&A), que ganhou recentemente dois Grand Prix no Prêmio Globo de Propaganda. (13/02/2004)

100% Propaganda (Rio - RJ) - A agência contratou o redator Sleiman Khodor para fazer dupla com o diretor de arte Marcelo "Guima" Guimarães. Sleiman veio da Doctor. A agência também contratou os estagiários Pedro Américo e Marcelo Giordani como assistentes de criação. (13/02/2004)

Ronson (Rio - RJ) - Luciana Grifo é a nova Executiva de Contas da Ronson. Luciana atenderá a Facilita, Empresa de Empréstimo Pessoal das Lojas Americanas e a Rede de Drogarias Max / Padrão. E a agência contratou Patrícia Mahet como Tráfego. Patrícia, ex-VS e MeK, já começou a trabalhar para os clientes da agência. (13/02/2004)

Comunicação Carioca (Rio - RJ) - Depois de uma jornada pela Tec-Cine, Andréia Grinszpan entrou no atendimento da Comunicação Carioca para cuidar das contas da Heineken e do Shopping Vitória. (13/02/2004)

Proview (Rio - RJ) - A produtora trouxe Tatiana Lomelino para reforçar ainda mais o time de atendimento (agora com 5 pessoas), e também a dupla de diretores Tiago Vianna e Rudá Morcillo que nos últimos meses filmaram para Cerveja Devassa, Projeto Portinari, Petrobras, Firjan, Rádio Globo, MAM. O trio vem da Academia de Filmes. (13/02/2004)

Interativa Internet Services (Rio-RJ) - A produtora Web passa a contar com o talento da Diretora de Arte Milena Beffa Falcão. A profissional irá exercer a função de Diretora de Criação na agência. Milena tem passagens pelo Jornal Globo e CGCOM, Divisão de Propaganda da Rede Globo de Televisão. (13/02/2004)

Propaganda I-Ltda (Niterói - RJ) - Marcela Berlandez, ex Propaganda I-Ltda e QG está de volta à Ilimitada como redatora. Marcela vai atuar na equipe de Michel Cox e Leonardo Cavalcanti. (13/02/2004)

Praia de Comunicação (Rio-RJ) - A agência fechou sua equipe de mídia com a contratação de Fernando Caraciolo (Ex-Y&R e Pro-Varejo) que assume a Direção de Mídia e com ele traz as contas da Toy Mania e da Everest. Completando o setor também chega a agência Priscila Oliveira que acaba de deixar a VS. (13/02/2004)

Datamidia,FCBi (São Paulo - SP) - Contratou Jackelyne Reis para desenvolver e acompanhar projetos de sua área de Estatística. Jackelyne já trabalhou na ABE - Associação Brasileira de Estatística, na Card System e no Banco do Brasil. Ela se reportará ao gerente da área, Rogério Gonçalves. (13/02/2004)

Idéia Busdoor (Rio - RJ) - Após passar 10 anos como profissional de mídia e curto período como contato publicitário no comercial da Plurex, Cristiane Silva, ex-JVA, ex-Ronson, entre outras, faz parte agora do departamento de Marketing da Idéia Busdoor. (13/02/2004)