| Telemar consegue no Conar suspender Gênio 21O consumidor brasileiro parece condenado a continuar 
  sem entender quanto paga para telefonar. Em mais um lance na guerra das operadoras, 
  o Conar acatou o pedido de suspensão da campanha "Gênio 21", da 
  Embratel, que estreou dia 11 de janeiro, atendendo a representação 
  apresentada pela Telemar. A campanha é composta por cinco comerciais 
  em que Ana Paula Arósio interpreta um gênio, com o gimmick de que 
  não precisa ser gênio para saber que os preços da Embratel 
  são menores que os da concorrência.
 Segundo a Telemar, os comerciais passam inúmeras afirmações 
  enganosas acerca de tarifas, planos e serviços ofertados que levariam 
  o consumidor ao erro. Eduardo Aspesi, diretor superintendente da unidade de 
  Varejo da Telemar, diz que "o posicionamento da Embratel é anticompetitivo 
  e prejudica o consumidor", porque as tarifas de longa distância efetuadas 
  de telefones públicos têm o mesmo valor independente da operadora 
  escolhida em decorrência de obstáculos impostos pela própria 
  Embratel". O executivo acusa ainda a Embratel de ser a responsável pelos 
  preços não poderem baixar, já que "a empresa não 
  cria um padrão tecnológico que permita tarifação 
  diferenciada".
 Pela decisão do Conar, a Embratel terá que retirar imediatamente 
  todas as peças da campanha em todo o Brasil.
 Caju na MG agita o mercado cariocaUma onda de especulações correu pelo 
  mercado carioca no final da última semana, com a notícia da saída 
  do Diretor de Atendimento da Publicis Salles Norton, Sérgio "Caju" Malta, 
  para assumir a Diretoria de Novos Negócios da MG, agência de Marcelo 
  Gorodicht, outro publicitário com passagem por grande agência: 
  ele foi o presidente da Fischer América no Rio.
 Se a memória deste colunista não falha, Malta está na Salles 
  há cerca de 10 anos, vindo do Shopping Rio Sul, que já era conta 
  da agência. Ele era o homem forte da Brascan dentro da Salles e todo o 
  mercado creditava a ele a manutenção na agência da conta 
  do Shopping, mesmo depois de Marcelo Giannini, que assinou dezenas de campanhas 
  premiadas para o Rio Sul, ter se tornado sócio de outra agência.
 Apesar de Gorodicht não confirmar nada, não há quem acredite 
  que Caju vai mudar de agência sem levar nada com ele. A Brascan, além 
  de controlar o Rio Sul, é responsável por inúmeros lançamentos 
  imobiliários no mercado carioca.
 Saúde
 No início da semana, antes de vazar a notícia da contratação 
  de Sérgio Malta, a MG anunciava a conquista da conta da Rio Med, uma 
  operadora de planos de saúde com atuação no mercado fluminense 
  desde 1975, possuindo 80 mil clientes. A primeira campanha será veiculada 
  em março, após o Carnaval.
 Thompson vai divulgar a FebreAproveitando a boa fase dos últimos meses, 
  o escritório carioca da J.W.Thompson -- que já atende o Barrashopping 
  -- venceu a concorrência pela campanha Febre de Shopping, que reunirá 
  21 shoppings do Rio numa grande liquidação de verão. Participaram 
  da disputa 11 agências que cuidam da comunicação destes 
  centros comerciais.
 A campanha escolhida foi criada por Wallace Marques, Raul Fernandes, Luiz Cavalheiros 
  e Victor Castro, com direção de criação de Raul 
  Fernandes.
 A marca Febre de Shopping foi criada pela Ogilvy, que por duas oportunidades 
  assinou a comunicação da liquidação. No último 
  inverno, a concorrência foi ganha pela Agência3.
 Promoção da Fiat na Internet é ação 
  de hackersDepois de quase conseguirem por duas semanas inviabilizar 
  o e-mail como ferramenta de comunicação pessoal, os hackers estão 
  dando mais um golpe na credibilidade da Internet como mídia para campanhas 
  promocionais.
 A Fiat Automóveis foi obrigada esta semana a alertar os usuários 
  de computadores de que a promoção "Fiat, Eu quero o meu", que 
  começou a circular nas últimas semanas, é ação 
  de "hackers", contendo vírus que "podem se instalar no computador do 
  usuário e transferir suas informações privativas para uso 
  indevido". Em comunicado oficial, a Fiat informou que só envia mensagens 
  para usuários cadastrados voluntariamente.
 Como também o Banco do Brasil foi vítima nos últimos dias 
  de e-mail falso, fica o desafio para os profissionais de web-design de conseguirem 
  que não só os consumidores confiem no que receberem quanto os 
  clientes ainda acreditem que a Web pode ser segura.
 Pioneiro do comercial brasileiro morre em LondresFaleceu no último dia 7 de fevereiro, em Londres, 
  aos 83 anos, o diretor de cinema John Waterhouse, que dirigiu vários 
  comerciais no Brasil nas décadas de 50 e 60, primeiramente na J.W.Thompson 
  -- uma das primeiras, se não a primeira, das agência no Brasil 
  -- e depois por conta própria. Ganhou vários prêmios, entre 
  os quais para comerciais que dirigiu para os produtos da Souza Cruz.
 Watherhouse, que vivia entre o Rio e Londres, faleceu de câncer no hospital 
  em que estava internado, como no roteiro de um filme. Era o dia do seu aniversário 
  e ele ainda conseguiu reunir a família no seu quarto para comemorar. 
  Ao final da festa, deixou todos irem embora. Ao chegarem em casa, o telefone 
  tocou e o hospital informou que ele havia se ido.
 Giovanni promove Eyer a Diretor de CriaçãoO diretor de arte Carlos André Eyer, de 33 
  anos, é o novo Diretor de Grupo de Criação do escritório 
  carioca da Giovanni FCB, ocupando o cargo deixado por Fernando Campos, que transferiu-se 
  para São Paulo, onde está dirigindo a criação local.
 Dedé, como é carinhosamente chamado pelos colegas, está 
  há 5 anos na Giovanni Rio, tendo se destacado como um dos mais premiados 
  profissionais do mercado. Em 2000, foi o vencedor do Prêmio Rogério 
  Steinberg, como o diretor de arte mais premiado no Colunistas Rio. No currículo 
  ele também soma 2 leões em Cannes, Grand Prix do Fiap, Clio, Art 
  Directors, Londres, New York Festivals.
 A atual direção do departamento criativo do escritório 
  do Rio de Janeiro divide-se entre dois diretores de grupo de criação, 
  Carlos André e Fernando Barcellos, ambos sob direção geral 
  de criação de Cristina Amorim e direção nacional 
  de criação de Adilson Xavier.
 Internauta faz mobilização contra a SkolUm e-mail assinado por Leonardo Ferreira começou 
  a circular este ano pela Internet brasileira mobilizando os usuários 
  a tentarem cancelar a nova campanha da Cervejaria Skol, criada pela F/Nazca 
  Saatchi & Saatchi, "A Experiência". De acordo com o autor, a campanha 
  "é extremamente anticultural e deveria ser retirada de circulação".
 No comercial, pessoas são levadas para "A ilha quadrada", onde é 
  feita a experiência de analisar o comportamento das pessoas que, por tomarem 
  apenas cerveja quadrada., passam a ouvir música clássica. Enquanto 
  isso, na Ilha Redonda, onde é servido Skol, ouve-se muito rock'n'roll. 
  Leonardo diz que, apesar de gostar muito de rock a não ter nada contra, 
  "o que a Skol quis dizer, em alto e bom som, é que a música clássica 
  é quadrada, careta, coisa de nerd ou idiota". Ele lembra que o governo 
  gasta milhões de reais anualmente para manter conservatórios e 
  faculdades de música funcionando e para pagar salários de regentes 
  e instrumentistas, tudo para melhorar a cultura no Brasil, levar a música 
  clássica a todos os cantos e aproximar o povo do que há de melhor 
  no mundo musical. Enquanto isso, diz, "um grupo publicitário formado 
  por pessoas ignorantes e sem cultura nenhuma, cria uma propaganda de cerveja 
  exibida no horário nobre da televisão, denegrindo explicitamente 
  a música clássica".
 Ferreira pede aos internautas que, mesmo quem não costume ouvir música 
  clássica, pense pelo lado da cultura brasileira. "Nosso povo já 
  é tão ignorante, as pessoas facilmente tornam-se fãs de 
  lixos como a lacraia, o belo e o dylon... Pense no esforço dos músicos 
  que passam normalmente 5 horas por dia estudando seu instrumento. Infelizmente, 
  com esse tipo de propaganda, todo esse esforço desce redondo pelo ralo".
 Leonardo pede que as mensagens de apoio sejam encaminhadas para o e-mail leonardoferreira84@hotmailcom.
 Ronson lança caderno do JB para a BarraO novo caderno diário do Jornal do Brasil -- 
  JB Barra --, exclusivo para o gigantesco bairro carioca ganhou uma campanha 
  que começou a ser veiculada na última semana, com criação 
  da Ronson. O trabalho tem um filme produzido pela Cinerama Brasilis e ainda 
  anúncios de jornal, revista, spot e peças de mídia exterior, 
  que destacam o conceito de que o que é importante para a Barra o JB Barra 
  mostra primeiro.
 Emergência
 A Barra -- que aliás hoje em dia nem mais leva o nome original de "Barra 
  da Tijuca", por conta da lagoa de mesmo nome -- é um dos principais redutos 
  do jornal O Globo. Este colunista lembra que o já falecido diretor da 
  corretora imobiliária MG-500, Chulem Derbander, nos anos 80 comentava 
  que a Barra era um dos grandes responsáveis pelo crescimento do jornal 
  O Globo. Dizia ele que a expansão imobiliária tinha levado para 
  o novo bairro a classe média ascendente vinda da Tijuca e adjacentes. 
  O que depois se convencionou chamar de "emergentes". Esse público -- 
  analisava o executivo, um dos maiores compradores de espaço publicitário 
  da época -- encontrou no Globo o jornal que representava seu novo status, 
  já que o Jornal do Brasil era mais identificado com a elite intelectual 
  de Ipanema.
 Novos Negócios
 Além de assinar a direção de criação da campanha 
  do JB Barra, Fábio Barreto conta para a Janela que está comemorando 
  o sucesso de também ter assumido, há cerca de oito meses, a área 
  de novos negócios da agência. Neste período, passara para 
  o portfólio da agência a Clínica São Bernardo, o 
  sistema SB Saúde, a multinacional francesa de CRM Cegedim, a academia 
  Estação do Corpo e a financeira Facilita, pertencente às 
  Lojas Americanas e que até então vinha sendo atendida pela Lage, 
  Magy e está de volta ao Rio.
 Young Creatives abre inscrições no BrasilO Projeto Young Creatives Brazil completa este ano 
  sua 10ª edição, com inscrições abertas até 
  01 de abril. Para participar do evento que garante passagem e participação 
  no Festival de Cannes é necessário que o jovem criativo tenha, 
  no máximo, 28 anos, e trabalhe comprovadamente há pelo menos dois 
  anos no mercado publicitário, além de nunca ter participado, como 
  delegado, do Festival.
 Nestes 10 anos, o Young Creatives Brazil já levou 148 jovens à 
  Europa. Este ano, os organizadores pretendem levar de 20 a 25 jovens, incluindo 
  as categorias Criação, Cyber, Planejamento e Diretores de Comerciais. 
  Estão sendo organizados júris estaduais no Rio de Janeiro, Porto 
  Alegre, Curitiba e Belo Horizonte.
 Todas as informações sobre a participação na 10ª 
  Edição do YCB já estão disponíveis no site 
  do evento www.youngcreatives.com.br, ou com Diogo, através do fone (11) 
  6165-0766.
 100% pega novo cliente e renova websiteA agência 100%, do Rio de Janeiro, conquistou 
  a conta nacional da Light TIM, rede de revendedores que atua em 11 estados brasileiros 
  e é considerada a maior desta operadora no país. O Light TIM vai 
  lançar uma nova rede, com a marca "Mobile Store" criada pela 100%, em 
  5 pontos TIM em shopping-centers do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
 Na rede
 Ao mesmo tempo, a agência está colocando no ar seu novo site, no 
  mesmo endereço 100porcentopropaganda.com.br, só que agora com 
  criação e produção da Aqueles Caras. O novo site 
  traz notícias, trabalhos, cases, pessoas e um visual totalmente novo, 
  destacando as peças mais recentes da agência. O trabalho em destaque 
  na abertura do site é um dos anúncios da campanha para a Galeria 
  Fórum Ipanema.
 McCann-Erickson e Artplan levam EmbraturA verba de R$ 38 milhões da Embratur vai ser 
  divida entre as agências McCann-Erickson e Artplan, vencedoras da concorrência 
  do órgão. Cada uma delas têm 25% desta verba garantida e 
  disputam os 50% restantes campanha a campanha. Participaram da comissão 
  de licitação três profissionais da Embratur e dois da Secom 
  (Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica).
 Nas campanhas, que serão veiculadas exclusivamente no exterior -- área 
  de atuação da Embratur, as agências terão que promover 
  os produtos, destinos e serviços turísticos brasileiros. Segundo 
  o órgão, "a riqueza da diversidade cultural do país será 
  o mote do reposicionamento da imagem do Brasil internacionalmente".
 Na concorrência, a agência gaúcha Nova Forma foi desclassificada 
  por não atingir pontuação mínima. As demais agências 
  foram pontuadas na seguinte ordem: Ogilvy, DPZ, Publicis Salles Norton, Grey, 
  Giovanni FCB e VS.
 Reforços do Mercado Agência3 (Rio - RJ) - A equipe de Álvaro Rodrigues 
  é reforçada com os redatores Daniel Duarte (ex-G/Staff) e Fábio 
  Gil (ex-100% Propaganda). Além deles, chega a assistente de direção 
  de arte Kika Botto (ex-G/Staff) e o diretor de arte Daniel D'Avila (ex-DM9 DDB 
  e ID&A), que ganhou recentemente dois Grand Prix no Prêmio Globo de 
  Propaganda. (13/02/2004) 100% Propaganda (Rio - RJ) - A agência contratou o redator 
  Sleiman Khodor para fazer dupla com o diretor de arte Marcelo "Guima" Guimarães. 
  Sleiman veio da Doctor. A agência também contratou os estagiários 
  Pedro Américo e Marcelo Giordani como assistentes de criação. 
  (13/02/2004) Ronson (Rio - RJ) - Luciana Grifo é a nova Executiva 
  de Contas da Ronson. Luciana atenderá a Facilita, Empresa de Empréstimo 
  Pessoal das Lojas Americanas e a Rede de Drogarias Max / Padrão. E a 
  agência contratou Patrícia Mahet como Tráfego. Patrícia, 
  ex-VS e MeK, já começou a trabalhar para os clientes da agência. 
  (13/02/2004) Comunicação Carioca (Rio - RJ) - Depois de uma 
  jornada pela Tec-Cine, Andréia Grinszpan entrou no atendimento da Comunicação 
  Carioca para cuidar das contas da Heineken e do Shopping Vitória. (13/02/2004) Proview (Rio - RJ) - A produtora trouxe Tatiana Lomelino para 
  reforçar ainda mais o time de atendimento (agora com 5 pessoas), e também 
  a dupla de diretores Tiago Vianna e Rudá Morcillo que nos últimos 
  meses filmaram para Cerveja Devassa, Projeto Portinari, Petrobras, Firjan, Rádio 
  Globo, MAM. O trio vem da Academia de Filmes. (13/02/2004) Interativa Internet Services (Rio-RJ) - A produtora Web passa 
  a contar com o talento da Diretora de Arte Milena Beffa Falcão. A profissional 
  irá exercer a função de Diretora de Criação 
  na agência. Milena tem passagens pelo Jornal Globo e CGCOM, Divisão 
  de Propaganda da Rede Globo de Televisão. (13/02/2004) Propaganda I-Ltda (Niterói - RJ) - Marcela Berlandez, 
  ex Propaganda I-Ltda e QG está de volta à Ilimitada como redatora. 
  Marcela vai atuar na equipe de Michel Cox e Leonardo Cavalcanti. (13/02/2004) Praia de Comunicação (Rio-RJ) - A agência 
  fechou sua equipe de mídia com a contratação de Fernando 
  Caraciolo (Ex-Y&R e Pro-Varejo) que assume a Direção de Mídia 
  e com ele traz as contas da Toy Mania e da Everest. Completando o setor também 
  chega a agência Priscila Oliveira que acaba de deixar a VS. (13/02/2004) Datamidia,FCBi (São Paulo - SP) - Contratou Jackelyne 
  Reis para desenvolver e acompanhar projetos de sua área de Estatística. 
  Jackelyne já trabalhou na ABE - Associação Brasileira de 
  Estatística, na Card System e no Banco do Brasil. Ela se reportará 
  ao gerente da área, Rogério Gonçalves. (13/02/2004) Idéia Busdoor (Rio - RJ) - Após passar 10 anos 
  como profissional de mídia e curto período como contato publicitário 
  no comercial da Plurex, Cristiane Silva, ex-JVA, ex-Ronson, entre outras, faz 
  parte agora do departamento de Marketing da Idéia Busdoor. (13/02/2004) |