Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/ABR/2004
Marcio Ehrlich

Marcio Ehrlich

 

Conar condena o Amor de Verão
O Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) resolveu, por 11 votos a zero, condenar o comercial da Brahma que utiliza a imagem de Zeca Pagodinho cantando seu Amor de Verão, acatando assim a queixa do Grupo Schincariol. Com isso, a Brahma fica impedida de voltar a veicular o filme, o que resulta apenas em efeito moral, já que a peça havia sido retirada de veiculação.
Em comunicado à imprensa, a Schincariol informou que a 27ª Vara do Foro Central de São Paulo já havia definido -- em decisão confirmada pelo Tribunal de Justiça por 3 votos a zero -- que a Brahma estaria impedida de fazer qualquer alusão à marca Nova Schin. Ao mesmo tempo, a justiça obrigou Zeca Pagodinho a cumprir o contrato firmado com a Schincariol até setembro de 2004, devendo a Ambev respeitá-lo sob pena de multa diária de R$ 1 milhão dia em caso de descumprimento.
No comunicado, a Schincariol acusou a Ambev de já ter descumprido "por diversas vezes essa ordem judicial, o que foi objeto de advertência pelo Tribuna de Justiça, sendo inclusive remitidas cópias ao Ministério Público para apuração de eventual crime de desobediência por parte da Ambev".
A ação impetrada no Conar pelos advogados Vinícius Camargo Silva (Schincariol) e Sérgio D’Antino (Fischer América), segundo a empresa cervejeira, "procurou demonstrar que a campanha da cerveja Brahma era ofensiva à Nova Schin e não respeitava os princípios de ética do Código de Auto-Regulamentação Publicitária".

ABP escolhe Fischer a Agência do Ano
O presidente da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), Armando Strozenberg, está comunicando que a Diretoria e o Conselho Superior da entidade acabam de escolher os vencedores da versão 2003 do seu Prêmio Comunicação. São eles:
Personalidade do Ano: Olavo Setúbal, pela "consistência da gestão, nível ético, transparência dos negócios e pela excelência profissional que marcam a trajetória do conglomerado de empresas sob a sua liderança, sempre reservando à Propaganda um papel tão relevante que a identifica entre os melhores momentos da história da comunicação brasileira".
Anunciante do Ano: São Paulo Alpargatas, pelo "comportamento empresarial, gestão profissional, capacidade de renovação e superação de desafios, e pela sensibilidade demonstrada na relação com os seus milhões de consumidores no Brasil e no Exterior, sempre em sintonia com as melhores técnicas da indústria da Propaganda".
Agência do Ano: Fischer América Comunicação Total, pela "forma com que sua performance profissional não só qualificou como amplificou a importância que a Propaganda pode exercer na história de produtos e serviços quando utilizada com inteligência, brilho, pertinência e responsabilidade".
Veículo do Ano: Rede Globo de Televisão, pela "qualidade dos seus investimentos em conteúdo, o crescimento de seus negócios num ano em que o mercado publicitário decresceu e pelo tamanho de seu número de telespectadores, o que se expressa de forma inequívoca através do fato de que foram da Globo todos os 30 programas de maior audiência da TV brasileira em 2003".
Homenagem Especial: Viviane Senna, pela "seriedade, perseverança, grau de dedicação, competência e generosidade com que liderou a trajetória dos primeiros 10 anos do Instituto Ayrton Senna, garantindo a milhões de crianças e jovens brasileiros um desenvolvimento mais humano, como era um dos sonhos do seu inesquecível irmão".
Homenagem Especial: Mauro Salles, pelo "nível excepcional - e ininterrupto - de sua contribuição à indústria da Propaganda brasileira desde que, há quase 40 anos, optou por trocar a carreira de jornalista pela de publicitário".
A entrega dos prêmios acontecerá dia 11 de maio, em almoço no Copacabana Palace, com adesões abertas na ABP, pelos telefones (21) 2518-4629, 2518-4630 e 2263-3261 com Ana Paula ou Flávia ou pelo e-mail [email protected]

Rapidinhas
* ALÔ-ALÔ - A Cardeal Celulares e a Spector Cell são os dois novos clientes conquistados pela MG Comunicação. Ambos vêm ampliar o grupo de contas de Dealer’s da Vivo que a agência possui, juntando-se a quatro outros clientes: Cell Works, Celland, Celular Universal e Cotrim.
* UMA VEZ FLAMENGO - A 100%Propaganda já está funcionando em seu novo endereço, dois andares inteiros e mais a cobertura da Rua Barão do Flamengo, 32, maior em tamanho que o escritório anterior de Ipanema. O telefone da agência passou a ser 2556-4004.
* UNIVERSIDADE NA PRAIA - A Universidade Veiga de Almeida contratou a agência carioca Praia de Comunicação para atender sua conta. A agência já desenvolve trabalhos para a Escola de Design e para o vestibular da UVA.
* GIOVANNI,FCB DOMINA MELHOR DO RIO 4 - A Giovanni,FCB foi a agência com o maior número de peças premiadas no Anuário do Clube de Criação do Rio de Janeiro, na seleção do Anuário Melhor do Rio 4. A equipe da agência somou 34 peças, entre as categorias Mídia Impressa Revista e Jornal, Mídia Exterior, TV/Cinema e Rádio, criadas para clientes como ABP, O Globo, CCRJ, Sociedade Síndrome de Down, S.C.Johnson, Revista Vizzo, entre outros.
* FAST FOOD NA MOTRIX - Deise Botelho, diretora-presidente da franquia de fast-food Burgão, entregou a conta de sua empresa para a Motrix Marketing.
* LEADER NO DIA DAS MÃES - Margareth Braga, do Marketing da Leader Magazine, informa que os atores Kayky Brito e Sthefany Brito foram contratados para sua campanha do Dia das Mães. Os comeriais, criados pela Promovenda, serão produzidos pela Aquarela.
* O DIA FAZ NOVA PROMOÇÃO - Com campanha da agência Elipse, foi lançada a nova promoção do jornal carioca O Dia, que vai dar o livro "Faça & Ganhe Dinheiro", com técnicas de artesanato, para quem juntar os 30 selos que serão publicados a partir de domingo.
* HOMEWEBBING AJUDA CRIANÇAS - O novo site da AACN (Associação de Apoio à Criança com Neoplasia), administradora da casa Ronald McDonald no Rio de Janeiro, foi uma doação da Homewebbing, empresa de web da Casa da Criação. Fica em www.aacn.org.br (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado). Por outro lado, a agência ganhou a concorrência e já está trabalhando no desenvolvimento da intranet e novo site da Rede de Drogarias Pacheco, em www.drogariaspacheco.com.br.
* 5 NA 100% - A agência está com cinco novas contas: a empresa de aquecimento de piscinas Banho Quente, a Academia Estilo, a revista Sabor do Rio, a Deli La Botella e o restaurante New Garden. Todos estão com campanhas em produção.
* PROPAGANDA CATARINENSE - O mercado de Santa Catarina ganhou um site publicitário, em www.tudocom.com.br.
* CAMPANHA DE MODA NA RIC - A Ric Propaganda assina a campanha para a nova coleção da grife carioca feminina Enjoy. A verba é de R$ 100.000,00, envolvendo catálogo, internet e mídia impressa. O primeiro anúncio será publicado na Revista Glam do Jornal do Brasil.Rapidinhas de 7 de Abril
* MELHORES DE LONDRES - A ESPM-Rio vai exibir até 23 de abril as peças vencedoras da 18º Festival Internacional de Publicidade de Londres, que aconteceu no final de 2003. Estão lá inclusive as luminárias "Orange & Lemon Box", que deram o GP de Design para a Nuts Design, de São Paulo. A ESPM fica na Rua do Rosário, nº 90 - Centro, e está aberta de 8h às 22h.
* GAÚCHO FELIZ - A Mr.Vox está comemorando ter sido a produtora de áudio mais premiada no “O melhor do Rio 4”, faturando 5 dos 13 prêmios da categoria rádio, com spots da Giovanni, Casa da Criação e MG.
* DESIGN GRÁFICO - A produtora Tecnopop será a representante carioca a concorrer com o maior número de projetos na mostra da Bienal de Design da Associação de Design Gráfico. São onze inscrições, como o CD da cantora Maria Rita, a Revista da GNT, e o trabalho de concepção visual e design que a Tecnopop fez para o Trio Elétrico Mastercard Expresso 2222, no Carnaval de 2003. A abertura da Bienal acontece dia 27 de abril, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
* MULHERES DE OPINIÃO - Pesquisa encomendada pela Conte com elas, departamento da agência Tática especializado no público feminino, com 600 mulheres, no Rio, revelou que 79,5% não se dizem influenciadas por ninguém na decisão de em quem votar. Das que gostam de influenciar alguém, 42,3 % o fazem com outras mulheres. Maria Célia Salgado e Helena Lopes lembram aos candidatos que as mulheres são a maioria do eleitorado (52%), e merecem uma comunicação específica.
* PEDRO AMÉRICO NA MTV - Dia 13 próximo estréia na MTV o novo clip do Hill Valleys, conjunto em que toca Pedro Américo, da 100%Propaganda. Produzido pela Visorama Diversões Eletrônicas, a mesma produtora de várias das vinhetas da própria MTV e dirigido pela equipe da produtora, o clipe usa animação na linguagem dos HQs americanos para contar a história da música "Se eu me apaixonar". É o segundo clipe da banda a aparecer na MTV.
"Feliz Páscoa", da Praia* PÁSCOA DA PRAIA - A Janela se amarrou na peça (ilustração ao lado) que a agência Praia distribuiu pela internet para desejar Feliz Páscoa a amigos e clientes. Para uma agência com este nome e cujo logo é um palito de sorvete, nada mais apropriado.
* UNIBANCO MOSTRA CAMPANHAS EM SITE - Agora no site www.unibanco.com.br, o Unibanco colocou um hot-site em que a dupla Debora Bloch e Miguel Falabella mostrarão ao internauta as campanhas realizadas desde 2003 pela W/Brasil e Almap. "Esta é uma forma simples e criativa de obter feedback do público e, desta forma, aperfeiçoar nossas ações", diz Sandra Martinelli, diretora de Marketing Corporativo do Unibanco.Rapidinhas de 8 de Abril
* AMOR À VENDA - O casal de publicitários Andreia Lopes (ex-DPZ e MCCann-Erickson) e Paulo Castro (VS) inaugura dia 13 próximo no Leblon a loja The Love Store, que promete oferecer tudo o que existir de produtos de coração e de flores, inclusive peças exclusivas criadas por designers e outros publicitários.
* QUESTÃO DE LADO - Frase de Eduardo Fischer distribuida em release sobre a condenação do Conar: “No negócio da propaganda podem haver algumas coisas ainda a ser conquistadas, mas no que diz respeito a valores morais e éticos, estes
sim estão resguardados e saem vencedores no dia de hoje”. Fischer é o mesmo que há alguns anos foi acusado de ser anti-ético por seu "marketing de guerrilha", colocando os jogadores da Seleção Brasileira para comemorar seus gols com o gesto da "Número 1", para a mesma Brahma que ele hoje critica.
* O DIA MIRA NOS UNIVERSITÁRIOS - Na próxima segunda, 12, o jornal O Dia lança seu suplemento semanal "Fique Ligado", com 8 páginas tablóide voltadas para as ansiedades do universitário em busca de oportunidades de trabalho. A campanha da agência Elipse já está em veiculação, com peças criadas por Evandro "Barba" Melo (direção de arte) e João Roberto (redação), com supervisão de Raul de Santa Helena.
* PORCÃO NA WOX - A agência voltou a assinar para a Churrascaria Porcão, que nos últimos tempos estava de novo com a Carioca. É da Wox o anúncio publicado hoje nO Globo sobre o "milagre da multiplicação dos peixes". E a Wox conta que também conquistou estas contas: Boite Bombar, Restaurante Doce Delícia e Pousada Parador Santarém, em Itaipava.

Reforços do Mercado

Cillas AmaralEspaço (Rio-RJ) - Cillas Amaral (foto à direita) acaba de voltar de Brasília para assumir, no Rio de Janeiro, a Direção de Criação da Espaço de Comunicação. Depois de passar por agências como a Gabinete C (Diretor de Criação), do grupo PauloOtávio; Lowe (Brasília), Giovanni (Brasília), Publicis Norton (Rio - Diretor de Criação) e criar campanhas para clientes como L'Oreal, Banco do Brasil, Nestlé, Sul América Seguros e Siemens, Cillas estréia na Espaço assinando a campanha do Dia das Mães da Plastigel, cliente recém conquistado pela agência.
Praia (Rio-RJ) - Contratou também Liliane de Castro (Ex-Domanni) para Gerencia Executiva da Agência.
VS (Rio-RJ) - Ronnie Vlcek é o novo assistente de direção de arte da Vs. Depois de ser finalista no Young Guns,considerado o maior concurso mundial de estudantes e ter a peça publicada na última Archive, Ronnie, ex-Casa da Criação e Binder/FSG faz parte agora do elenco da criação dirigida por Paulo Castro.
Idéia Busdoor (Rio - RJ) - Após uma reestruturação interna, a empresa ganha novo sócio, Aurélio Gomes, como diretor administrativo, dividindo a empresa com outros Gomes, o diretor comercial Valério e o diretor presidente Sidnei.
Salles (São Paulo-SP) - Andreia Ornellas chega a Salles Chemistri para reforçar a equipe de supervisores de conta para General Motors. Com nove anos de experiência de mercado publicitário, com passagens pela JWThompson e Fischer América, Andreia vem da Bates Brasil, onde atuou por quatro anos, atendendo Kaiser, Bavaria e Casas Bahia.