Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/DEZ/2003
Marcio Ehrlich

 

MG contrata Delano para dirigir criação
O diretor de arte Delano D'Ávila, que já passou por Provarejo, Norton e Binder, é o novo diretor de criação da MG Comunicação, agência de Marcelo Gorodicht. Completando 10 meses de operações neste final de ano, a MG fecha 2003 com 14 clientes em sua carteira e 29 funcionários. Entre as expectativas da agência para 2004 está a abertura de operações em Brasília e São Paulo.
Além de Delano, a MG contratou José Rubira -- vindo do mercado financeiro -- para o cargo de diretor administrativo e financeiro.
Esta segunda, 22 de dezembro, a agência coloca no ar o seu site, em www.mgcomunicacao.com.br, desenvolvido pela equipe de criação da agência e produzido pela Zona Internet. Mostrando equipe, clientes e novidades, o site deverá ser atualizado semanalmente.

Mendes vai para a Praia
O criativo Marcello Mendes, ex-diretor de criação da CaliaAssumpção-Rio e da V&S-São Paulo, inaugura esta segunda feira, 22, sua agência Praia de Comunicação, em sociedade com o empresário Pedro Parigot.
Instalada na Rua da Assembléia, 98/9º andar (tel.: 2507-4700), no Centro do Rio, a agência tem, entre seus clientes e Pelé Sports e a Editora Gracie.

Prêmio Promoção define vencedores nacionais
A Ponto Brand Promotion, do empresário Marcelo Heidrich Neto, foi escolhida a Empresa de Marketing Promocional do Ano do 22º Prêmio Colunistas Promoção Brasil, julgado este fim-de-semana em São Paulo. O concurso teve uma participação maciça do setor, com 283 inscrições (721 peças) de nada menos que 42 agências de marketing e design promocional de todo o Brasil.
O júri, presidido por este colunista, escolheu a OpusMúltipla Comunicação Dirigida, do Paraná, como a Empresa de Design do Ano, ficando o título de Empresário de Marketing Promocional do Ano para Bazinho Ferraz, da empresa B\Ferraz, de São Paulo. Como Profissional de Marketing Promocional do Ano foi homenageado Martins Vieira Jr., da The Marketing Store e como Cliente de Promoção do Ano a Ambev.
O Rio teve premiadas as suas empresas Animus, Cia.Vale do Rio Doce, Contemporânea, DPZ, Dream Factory, Mobile Laet, OPM, Portfólio, Tátil Design, VL4 e XL, que garantiram 3 dos 5 Grand Prix concedidos pelo júri:
* Case de Marketing Promocional do Ano: "O Nosso Brasil Que Vale", da Cia.Vale do Rio Doce
Criação/Design Gráfico: Jair de Souza (Vinte Zero Um) e Contemporânea (Campanha Publicitária)
Produção: Vinte Zero Um
Atendimento: Fernanda Japiassú
Aprovação: João Lara Filho
* Ação Promocional do Ano: "Luzes de Natal", da DREAM FACTORY para a Coca Cola
Criação/Design Gráfico: Abel Gomes
Atendimento: Laura Bernardes
* Material de Ponto-De-Venda do Ano: "Let's Rider", da Plano.Trio para Grendene
Criação/Design Gráfico: Márcia Valadão, Cláudia Taitelbaum, Márcio Gonçalves e Márcia Faria
Produção: Ane Bäuerle e Patrícia Stimamilio
Atendimento: Adriane Kampff
Aprovação: Márcio Cocaro
* Material Promocional do Ano: "Série Moto", da MK10 para Motorola
Criação/Design Gráfico: Eduardo Duzanga
Produção: Wilson Tipão
Atendimento: Luciana Ferrarezi
Aprovação: Fernando Ambrosio
* Design Promocional do Ano: Relatório "Balanço Social", da DPZ para Coca-Cola (Recofarma)
Criação/Design Gráfico: Luciana Gelli, Flavien Arken e Fred Coutinho
Atendimento: Christiane Dumont, Érica Rabelo e Simone Castilho
Aprovação: Eduardo Simbalista e Maurício Barcellar

A ata completa do concurso está disponível em www.colunistas.com.

Paulistês avança na propaganda
Depois do "vou estar passando", o horroroso gerúndio que os paulistas conseguiram espalhar pelas centrais de telemarketing de todo o país, chegou a vez do imperativo paulistês abrir o seu espaço na gramática brasileira.
A porteira se abriu a partir do "Experimenta", da Schincariol, que a Fischer achou mais sonoro de cantar que o correto "Experimente" que a terceira pessoa do singular do imperativo pede.
Se eu não esqueci o que aprendi no primeiro grau, a segunda pessoa do singular do imperativo deriva da segunda pessoa do singular do presente do indicativo, sem o "s". Enquanto a terceira pessoa deriva da terceira pessoa do presente do subjuntivo. Portanto, "experimenta tu" e "experimente você".
Sem querer dar uma de Pasquale, juro que me incomodou ver agora a Olympus, em sua nova campanha impressa, não apenas conjugar o "Conte a sua história" no paulistês como eliminar o artigo definido antes do pronome possessivo. E sem o argumento que a Nova Schin poderia ter quanto à sonoridade. Será que "Conta sua história" é mais coloquial que "Conte a sua história"?
Enfim, é só um carinhosinho no português nesse final de ano sem novidades. Se nada disso importa na publicidade, sigamos em frente.

Concorrência de Rosinha abre em fevereiro
Sem muito alarde, o Governo do Estado do Rio remarcou para 16 de fevereiro de 2004, uma segunda-feira, a entrega dos documentos para a concorrência pelas sua contas publicitárias. O encontro estava previsto para o último dia 3 de novembro, mas foi cancelado três dias antes, quando as agências se preparavam para virar o fim-de-semana no fechamento de seus materiais.
Inicialmente, a secretaria de Comunicação do Governo pretendia remarcar a apresentação ainda para novembro, já que no final daquele mês se encerrava o contrato com as agências que vinham atendendo as contas de Rosinha: Agência3, Artplan, DPZ, Giovanni FCB e Internad. O excesso de questionamentos feitos por várias das 50 agências que retiraram o edital de licitação -- além de, com certeza, razões políticas que jamais chegarão ao público -- levaram a um adiamento ainda maior, forçando que fosse prorrogado o contrato das empresas atuais.
Não dá para prever quantas agências aparecerão no Palácio Guanabara para brigar pela nova verba, anunciada em R$ 100 milhões. Em 1999, na primeira licitação de Anthony Garotinho, 52 agências retiraram o edital, mas apenas 24 se apresentaram, disputando 7 vagas. Ganharam Artplan, Cult, Fischer América, Giovanni FCB, Internad, Standard e V&S.
Em 2000, chegou a ser lançada uma nova concorrência, cancelada pouco depois -- sem justificativas conhecidas -- pelo Governador Garotinho. O cancelamento garantiu a continuidade daquelas 7 agências para uma verba adicional de R$ 14 milhões.
Em abril de 2001 aconteceu a nova disputa, agora para uma verba de R$ 90 milhões a ser dividida por 5 empresas nos dois anos seguintes. Se apresentaram 17 agências, das quais foram selecionados as 5 que, desde então, têm tido os seus contratos prorrogados no atendimento ao Governo do Rio, inclusive passando pela gestão de Benedita da Silva.
Uma novidade que acontecerá durante a concorrência de 2004 será a ausência do publicitário Mauro Silva no comando da Secretaria de Comunicação, dentro da renovação do secretariado anunciada pela Governadora para vigorar a partir de janeiro. O cargo será ocupado pelo jornalista Ricardo Bruno, enquanto Mauro provavelmente se engajará na campanha para as próximas eleições municipais.

Paulistês avança ... (falam os leitores)
Márcio, pode até parecer que fui eu que fiz o anúncio e agora estou defendendo, mas não. Preste atenção na leitura, antes de criticar por mau uso do português.
Parece que você teve um erro de interpretação que não me ocorreu em momento algum da leitura. O verbo "contar", utilizado para iniciar o título, está no tempo e pessoa corretos. E não é imperativo, pois eles não estão mandando o leitor contar nada, e sim, falando que a Olympus conta sua história. Como? Através das fotografias, registros dos momentos que se passaram. Por isso: Conta sua história. O que você viu. O que você sentiu. Sem mais, Leandro Castro.

N.R.: Sei não, Leandro. Acho que o que você está propondo é ainda pior: que o anúncio da Olympus usa um sujeito oculto. Sem qualquer referência anterior sobre que sujeito seria esse. Note, no entanto, que o texto do anúncio começa com "Não perca nenhum detalhe da sua história" e termina com o mesmo "Conta sua história" do título. Ora, isso sugere fortemente que ambas as orações se referem ao mesmo sujeito, certo? Então, se o sujeito fosse a Olympus, o começo do texto teria que ser "Não perde nenhum detalhe da sua história". Como não é, ou o anúncio errou na entrada ou errou na saída.

Marcio, muito bom seu artigo sobre o paulistês. Acho que os redatores publicitários deveriam refletir mais sobre a responsabilidade que possuem diante de crianças e até adultos com pouca instrução, pois desse modo estão ensinando as pessoas as escreverem e falarem errado. É um péssimo exemplo. Sei que existem algumas coisas que permitem "licença poética", mas tudo tem limite, não é mesmo? Um abraço, Yeda Lins, redatora da Spirit Comunicação.

N.R.: Yeda, esta responsabilidade também cabe aos clientes. O anúncio é assinado pela IMS (www.imsmarketing.com), uma empresa latinoamericana que faz assessoria de imprensa e publicidade para empresas de tecnologia. Se bobear, o anúncio foi apenas (mal) traduzido de algum original em espanhol.

Serviço da Janela: Para os leitores que ainda acharem que a sintaxe do anúncio está correta, vale uma revisada nos livros de português, ou uma olhada na Internet. Aqui vão dois sites sobre o sujeito: Português.com.br e Fala Língua (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado).

QG (São Paulo-SP) - Debora Nitta assume como Diretora de Planejamento, trazendo mudanças e autonomia maior à área. Debora, que trabalhou nos últimos três anos na Lew,Lara e anteriormente na Talent e na Salles, será responsável pelo planejamento da QG São Paulo, QG Rio e QG Sul. A equipe já conta com Bruna Pacheco, presente na agência há um ano.
O DIA - O carioca Fernando Teles será o novo Diretor Geral de Operações do grupo, responsável pelas área de marketing, circulação, administrativo/financeiro e industrial. Teles é engenheiro de produção com MBA em gestão de negócios, e iniciou sua carreira de executivo na Andersen Consulting, passando por Credicard/Redecard e Zip.net. Ultimamente vinha atuando em empresa própria, a NopCom. Tanto ele como as demais direções de departamentos – redação, comercial, tecnologia e rádio – continuarão diretamente subordinadas à Ariane de Carvalho, Diretora-Presidente de O Dia.