MG contrata Delano para dirigir criação
O diretor de arte Delano D'Ávila, que já passou por
Provarejo, Norton e Binder, é o novo diretor de criação
da MG Comunicação, agência de Marcelo Gorodicht. Completando
10 meses de operações neste final de ano, a MG fecha 2003 com
14 clientes em sua carteira e 29 funcionários. Entre as expectativas
da agência para 2004 está a abertura de operações
em Brasília e São Paulo.
Além de Delano, a MG contratou José Rubira -- vindo do mercado
financeiro -- para o cargo de diretor administrativo e financeiro.
Esta segunda, 22 de dezembro, a agência coloca no ar o seu site, em www.mgcomunicacao.com.br,
desenvolvido pela equipe de criação da agência e produzido
pela Zona Internet. Mostrando equipe, clientes e novidades, o site deverá
ser atualizado semanalmente.
Mendes vai para a Praia
O criativo Marcello Mendes, ex-diretor de criação da
CaliaAssumpção-Rio e da V&S-São Paulo, inaugura esta
segunda feira, 22, sua agência Praia de Comunicação, em
sociedade com o empresário Pedro Parigot.
Instalada na Rua da Assembléia, 98/9º andar (tel.: 2507-4700), no
Centro do Rio, a agência tem, entre seus clientes e Pelé Sports
e a Editora Gracie.
Prêmio Promoção define vencedores nacionais
A Ponto Brand Promotion, do empresário Marcelo Heidrich Neto,
foi escolhida a Empresa de Marketing Promocional do Ano do 22º Prêmio
Colunistas Promoção Brasil, julgado este fim-de-semana em São
Paulo. O concurso teve uma participação maciça do setor,
com 283 inscrições (721 peças) de nada menos que 42 agências
de marketing e design promocional de todo o Brasil.
O júri, presidido por este colunista, escolheu a OpusMúltipla
Comunicação Dirigida, do Paraná, como a Empresa de Design
do Ano, ficando o título de Empresário de Marketing Promocional
do Ano para Bazinho Ferraz, da empresa B\Ferraz, de São Paulo. Como Profissional
de Marketing Promocional do Ano foi homenageado Martins Vieira Jr., da The Marketing
Store e como Cliente de Promoção do Ano a Ambev.
O Rio teve premiadas as suas empresas Animus, Cia.Vale do Rio Doce, Contemporânea,
DPZ, Dream Factory, Mobile Laet, OPM, Portfólio, Tátil Design,
VL4 e XL, que garantiram 3 dos 5 Grand Prix concedidos pelo júri:
* Case de Marketing Promocional do Ano: "O Nosso Brasil Que Vale",
da Cia.Vale do Rio Doce
Criação/Design Gráfico: Jair de Souza (Vinte Zero Um) e
Contemporânea (Campanha Publicitária)
Produção: Vinte Zero Um
Atendimento: Fernanda Japiassú
Aprovação: João Lara Filho
* Ação Promocional do Ano: "Luzes de Natal",
da DREAM FACTORY para a Coca Cola
Criação/Design Gráfico: Abel Gomes
Atendimento: Laura Bernardes
* Material de Ponto-De-Venda do Ano: "Let's Rider", da Plano.Trio
para Grendene
Criação/Design Gráfico: Márcia Valadão, Cláudia
Taitelbaum, Márcio Gonçalves e Márcia Faria
Produção: Ane Bäuerle e Patrícia Stimamilio
Atendimento: Adriane Kampff
Aprovação: Márcio Cocaro
* Material Promocional do Ano: "Série Moto", da MK10
para Motorola
Criação/Design Gráfico: Eduardo Duzanga
Produção: Wilson Tipão
Atendimento: Luciana Ferrarezi
Aprovação: Fernando Ambrosio
* Design Promocional do Ano: Relatório "Balanço Social",
da DPZ para Coca-Cola (Recofarma)
Criação/Design Gráfico: Luciana Gelli, Flavien Arken e
Fred Coutinho
Atendimento: Christiane Dumont, Érica Rabelo e Simone Castilho
Aprovação: Eduardo Simbalista e Maurício Barcellar
A ata completa do concurso está disponível em www.colunistas.com.
Paulistês avança na propaganda
Depois do "vou estar passando", o horroroso gerúndio
que os paulistas conseguiram espalhar pelas centrais de telemarketing de todo
o país, chegou a vez do imperativo paulistês abrir o seu espaço
na gramática brasileira.
A porteira se abriu a partir do "Experimenta", da Schincariol, que
a Fischer achou mais sonoro de cantar que o correto "Experimente"
que a terceira pessoa do singular do imperativo pede.
Se eu não esqueci o que aprendi no primeiro grau, a segunda pessoa do
singular do imperativo deriva da segunda pessoa do singular do presente do indicativo,
sem o "s". Enquanto a terceira pessoa deriva da terceira pessoa do
presente do subjuntivo. Portanto, "experimenta tu" e "experimente
você".
Sem querer dar uma de Pasquale, juro que me incomodou ver agora a Olympus, em
sua nova campanha impressa, não apenas conjugar o "Conte a sua história"
no paulistês como eliminar o artigo definido antes do pronome possessivo.
E sem o argumento que a Nova Schin poderia ter quanto à sonoridade. Será
que "Conta sua história" é mais coloquial que "Conte
a sua história"?
Enfim, é só um carinhosinho no português nesse final de
ano sem novidades. Se nada disso importa na publicidade, sigamos em frente.
Concorrência de Rosinha abre em fevereiro
Sem muito alarde, o Governo do Estado do Rio remarcou para 16 de
fevereiro de 2004, uma segunda-feira, a entrega dos documentos para a concorrência
pelas sua contas publicitárias. O encontro estava previsto para o último
dia 3 de novembro, mas foi cancelado três dias antes, quando as agências
se preparavam para virar o fim-de-semana no fechamento de seus materiais.
Inicialmente, a secretaria de Comunicação do Governo pretendia
remarcar a apresentação ainda para novembro, já que no
final daquele mês se encerrava o contrato com as agências que vinham
atendendo as contas de Rosinha: Agência3, Artplan, DPZ, Giovanni FCB
e Internad. O excesso de questionamentos feitos por várias das 50 agências
que retiraram o edital de licitação -- além de, com certeza,
razões políticas que jamais chegarão ao público
-- levaram a um adiamento ainda maior, forçando que fosse prorrogado
o contrato das empresas atuais.
Não dá para prever quantas agências aparecerão no
Palácio Guanabara para brigar pela nova verba, anunciada em R$ 100 milhões.
Em 1999, na primeira licitação de Anthony Garotinho, 52 agências
retiraram o edital, mas apenas 24 se apresentaram, disputando 7 vagas. Ganharam
Artplan, Cult, Fischer América, Giovanni FCB, Internad, Standard e V&S.
Em 2000, chegou a ser lançada uma nova concorrência, cancelada
pouco depois -- sem justificativas conhecidas -- pelo Governador Garotinho.
O cancelamento garantiu a continuidade daquelas 7 agências para uma verba
adicional de R$ 14 milhões.
Em abril de 2001 aconteceu a nova disputa, agora para uma verba de R$ 90 milhões
a ser dividida por 5 empresas nos dois anos seguintes. Se apresentaram 17 agências,
das quais foram selecionados as 5 que, desde então, têm tido os
seus contratos prorrogados no atendimento ao Governo do Rio, inclusive passando
pela gestão de Benedita da Silva.
Uma novidade que acontecerá durante a concorrência de 2004 será
a ausência do publicitário Mauro Silva no comando da Secretaria
de Comunicação, dentro da renovação do secretariado
anunciada pela Governadora para vigorar a partir de janeiro. O cargo será
ocupado pelo jornalista Ricardo Bruno, enquanto Mauro provavelmente se engajará
na campanha para as próximas eleições municipais.
Paulistês avança ... (falam os leitores)
Márcio, pode até parecer que fui eu que fiz o anúncio
e agora estou defendendo, mas não. Preste atenção na leitura,
antes de criticar por mau uso do português.
Parece que você teve um erro de interpretação que não
me ocorreu em momento algum da leitura. O verbo "contar", utilizado
para iniciar o título, está no tempo e pessoa corretos. E não
é imperativo, pois eles não estão mandando o leitor contar
nada, e sim, falando que a Olympus conta sua história. Como? Através
das fotografias, registros dos momentos que se passaram. Por isso: Conta sua
história. O que você viu. O que você sentiu. Sem mais, Leandro
Castro.
N.R.: Sei não, Leandro. Acho que o que você está
propondo é ainda pior: que o anúncio da Olympus usa um sujeito
oculto. Sem qualquer referência anterior sobre que sujeito seria esse.
Note, no entanto, que o texto do anúncio começa com "Não
perca nenhum detalhe da sua história" e termina com o mesmo "Conta
sua história" do título. Ora, isso sugere fortemente que
ambas as orações se referem ao mesmo sujeito, certo? Então,
se o sujeito fosse a Olympus, o começo do texto teria que ser "Não
perde nenhum detalhe da sua história". Como não é,
ou o anúncio errou na entrada ou errou na saída.
Marcio, muito bom seu artigo sobre o paulistês. Acho que os redatores
publicitários deveriam refletir mais sobre a responsabilidade que possuem
diante de crianças e até adultos com pouca instrução,
pois desse modo estão ensinando as pessoas as escreverem e falarem errado.
É um péssimo exemplo. Sei que existem algumas coisas que permitem
"licença poética", mas tudo tem limite, não é
mesmo? Um abraço, Yeda Lins, redatora da Spirit Comunicação.
N.R.: Yeda, esta responsabilidade também cabe aos clientes. O
anúncio é assinado pela IMS (www.imsmarketing.com),
uma empresa latinoamericana que faz assessoria de imprensa e publicidade para
empresas de tecnologia. Se bobear, o anúncio foi apenas (mal) traduzido
de algum original em espanhol.
Serviço da Janela: Para os leitores que ainda acharem
que a sintaxe do anúncio está correta, vale uma revisada nos livros
de português, ou uma olhada na Internet. Aqui vão dois sites sobre
o sujeito: Português.com.br
e Fala Língua (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado).
QG (São Paulo-SP) - Debora Nitta assume como Diretora
de Planejamento, trazendo mudanças e autonomia maior à área.
Debora, que trabalhou nos últimos três anos na Lew,Lara e anteriormente
na Talent e na Salles, será responsável pelo planejamento da QG
São Paulo, QG Rio e QG Sul. A equipe já conta com Bruna Pacheco,
presente na agência há um ano.
O DIA - O carioca Fernando Teles será o novo Diretor Geral de
Operações do grupo, responsável pelas área de marketing,
circulação, administrativo/financeiro e industrial. Teles é
engenheiro de produção com MBA em gestão de negócios,
e iniciou sua carreira de executivo na Andersen Consulting, passando por Credicard/Redecard
e Zip.net. Ultimamente vinha atuando em empresa própria, a NopCom. Tanto
ele como as demais direções de departamentos redação,
comercial, tecnologia e rádio continuarão diretamente subordinadas
à Ariane de Carvalho, Diretora-Presidente de O Dia.
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