Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/DEZ/2003
Marcio Ehrlich

 

Prêmio Promoção Rio define vencedores
A Dream Factory foi escolhida a Empresa de Marketing Promocional do Ano do 9º Prêmio Promoção Rio, julgado este fim-de-semana. Entre outros prêmios, a Dream Factory assinou o Grand Prix de Ação Promocional do Ano, para a Árvore de Natal da Bradesco Seguros. O prêmio de Empresa de Design do Ano foi conquistado pela Mobile Laet, cuja criação é comandada pela designer Ana Laet e levou 4 medalhas de ouro na premiação.
O 9º analisou trabalhos de 17 empresas de marketing promocional, publicidade e design promocional sediadas no Rio de Janeiro. O Grand Prix de Case Promocional do Ano foi para "O Nosso Brasil Que Vale", a ação da Cia.Vale do Rio Doce durante o Carnaval de 2003, quando investiu R$ 6 milhões patrocinando a Grande Rio, além de fechar 24 camarotes no Sambódromo, realizando ações para centenas de convidados de todo o Brasil no Rio de Janeiro. A criação visual foi de Jair de Souza (Vinte Zero Um) e da Contemporânea (Campanha Publicitária). O Carnaval do Rio também esteve representado no Prêmio Promoção Rio 2003 em mais uma importante premiação. Maurício Matos, diretor da revista Rio Samba & Carnaval, foi escolhido como o Empresário de Marketing Promocional de Ano.
Na área de Material de PDV, o GP foi para a Animus, com a decoração das lojas da Brasif para a linha "Fashion Brazil". Como GP de Material Promocional do Ano, o júri escolheu a peça "Brasil, Um Sonho Intenso", criada pela OPM para os 50 anos de aniversário da Petrobras. Aliás, Fábio Marinho, diretor da OPM, que somou 7 medalhas na premiação, foi destacado com o título de Profissional de Marketing Promocional do Ano.
Finalmente, a DPZ levou o Grande Prêmio de Design Promocional do Ano para o Relatório de Diretoria "Balanço Social", da Coca-Cola, empresa que foi escolhida pelo júri como o Cliente de Promoção do Ano.
A festa de entrega do 9º Promoção Rio acontece em 2004, em conjunto com o prêmio Colunistas Rio. Enquanto isso, os trabalhos que receberam medalha de ouro no concurso disputam o prêmio nacional, que será julgado no próximo dia 20, em São Paulo.
A ata completa do 9º Prêmio Promoção Rio está no site da Abracomp, a entidade promotora da premiação, em www.colunistas.com.

Laboratório muda para o Rio
O Laboratório de Desenhos, produtora gaúcha de animação que já conquistou inúmeros prêmios no Anima Mundi, Chicago International Children's Film Festival e outros festivais, está mudando a sua sede para o Rio de Janeiro, onde se instalará na sede de um de seus principais clientes nos últimos anos, a Editora Delta.
Além dos trabalhos no projeto Mundo da Criança, produzidos para a Delta, o Laboratório de Desenhos também já realizou animações e ilustrações para agências de publicidade gaúchas. Agora, no Rio, a produtora firmou um acordo com a Proview, que irá representá-la comercialmente junto às agências cariocas.

Revista F! promete conquistar Ipanema
O Rio ganha uma nova publicação esta semana, a Revista F!, com a proposta de ser "a revista de Ipanema", um posto de publicação oficial do bairro que estava vago desde o desaparecimento do Jornal de Ipanema, sucesso dos anos 70.
A Revista F! leva este nome por estar vinculada ao edifício Fórum de Ipanema, do qual originalmente seria um catálogo de lojas. A produção é da agência de branding e design CriaCaso Comunicação, com edição de Nayse López, ex-editora do Idéias e Caderno B, do Jornal do Brasil. Ela sai com lombada quadrada, 68 páginas e viabilizada comercialmente na primeira edição pela Philips, Vivo e Supermercados Zona Sul, entre outros anunciantes. Entre os colaboradores do projeto está o publicitário Marcelo Pradal.

100% lança DVD dos Stones
A Warner Music escolheu a 100%Propaganda, entre suas agências, para lançar o DVD Four Flicks, dos Rolling Stones, no Brasil. Com mídia no Rio e em São Paulo, a veiculação começou esta quinta-feira na Rede Globo, Jornal O Globo e Folha de São Paulo. São anúncios em cor, que estarão na mídia até o dia 23.

REFORÇOS DO MERCADO

Publicis Salles Norton (Rio-RJ) - Contratou como diretora de atendimento a publicitária Vivian Ferraz, que deixa a Ogilvy após 14 anos, para assumir clientes como Bradesco Seguros, Varig, Carrefour e Allied Domecq. Na Ogilvy ela havia atendido IBM, Shell e Sul América Seguros, entre outras contas.
Praia (Rio-RJ) - A areia está lotando. A agência agora contratou a dupla Roberto Sá Filho (Redator) e Rafael Canguçú (Diretor de Arte), que estava na Portfólio. Por aquela agência, a dupla, no último semestre, ganhou Ouro no GPR, Ouro no Colunistas Promoção Rio, Prata no Colunistas Promoção Brasil e ainda uma Lâmpada de Prata na ABP.
Praia de Comunicação (Rio-RJ) - A recém-fundada agência reforça sua equipe com a contratação do criativo Renato Alt. O redator, que acumula passagens pela VS e por Portugal, deixa a supervisão de criação da Portfólio para duplar com o diretor de criação Marcello Mendes. Junto com Alt foi a conta do FreeCards, empresa de mídia em cartões postais. Entre os projetos de divulgação da empresa para o mercado publicitário está programado um concurso de criação para Estudantes e jovens profissionais.
Laruccia (São Paulo-SP) - Ana Luiza Cascão é a mais nova contratação da Laruccia Produções Cinematográficas para atuar na área de atendimento Executivo. Designer industrial, Ana Luiza Cascão, ex-Enterprise Comunicação, atuará na prospecção de novos clientes e dará atendimento às contas já consolidadas que utilizam animações em 2D e 3D, finalizações, efeitos especiais e trabalhos de computação gráfica em geral, aplicados em filmes publicitários, vídeos institucionais, internet e ilustrações para mídia impressa.
4X4 (Rio - RJ) - Com a mudança do escritório carioca para a Torre do Rio Sul, a 4x4 encerrou 2003 com a contratação de
Roberto Monteiro, tráfego (ex Doctor), e de Carlolina Almeida , assistente de Mídia (ex-Contemporânea), completando uma equipe de 40 profissionais, divididos entre os escritórios do Rio, de São Paulo e de Brasília.
InfoCorp (São Paulo - SP) - O jornalista paulistano Edmur Celice, 28, que acaba de voltar de Londres - onde foi fazer curso de especialização em Relações Públicas na London School of Public Relations - é o reforço da equipe da InfoCorp Comunicação neste início de ano. Ex-gerente de Comunicação do grupo Young & Rubicam, Celice ficará responsável pelo atendimento a um grupo de quatro contas na InfoCorp, entre as quais a produtora Cine e a empresa de pós-produção e efeitos especiais Digital 21.
QG (São Paulo-SP) - Debora Nitta assume como Diretora de Planejamento, trazendo mudanças e autonomia maior à área. Debora, que trabalhou nos últimos três anos na Lew,Lara e anteriormente na Talent e na Salles, será responsável pelo planejamento da QG São Paulo, QG Rio e QG Sul. A equipe já conta com Bruna Pacheco, presente na agência há um ano.
O DIA - O carioca Fernando Teles será o novo Diretor Geral de Operações do grupo, responsável pelas área de marketing, circulação, administrativo/financeiro e industrial. Teles é engenheiro de produção com MBA em gestão de negócios, e iniciou sua carreira de executivo na Andersen Consulting, passando por Credicard/Redecard e Zip.net. Ultimamente vinha atuando em empresa própria, a NopCom. Tanto ele como as demais direções de departamentos – redação, comercial, tecnologia e rádio – continuarão diretamente subordinadas à Ariane de Carvalho, Diretora-Presidente de O Dia.