Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/NOV/2003
Marcio Ehrlich

 

Hayle Gadelha Gadelha reabre Workstation
O criativo Hayle Gadelha (foto) está deixando a sociedade na agência Internad, onde vem atuando há mais de 5 anos, para reabrir a sua empresa anterior, a Workstation. A Internad continua sob o comando de Albano Alves, seu diretor de atendimento.
A separação, garante Gadelha, está sendo feita sem traumas e deve se concretizar dentro de alguns dias. A proposta do criativo, ele explica, é se dedicar mais a consultorias em comunicação. "O formato antigo de agência de propaganda morreu", diz ele, que garante que já havia começado a implantar esta filosofia na Internad.
Gadelha não informa ainda que contas o acompanharão na sua nova fase profissional. O Governo do Estado, no entanto, continua sendo atendido por Albano na Internad.

ABP escolhe os Destaques de 2003
A Associação Brasileira de Propaganda (ABP), entidade presidida por Armando Strozenberg, marcou para o próximo dia 9 de dezembo a sua tradicional festa de entrega dos Destaques Profissionais do ano. Os prêmios foram definidos por voto da diretoria e do conselho superior da entidade, reunidos na última semana. O título principal, de Publicitário do Ano, será entregue a Mauro Matos (foto), sócio e vp de criação da Contemporânea. Os demais vencedores de 2003 foram:

Mauro MatosExecutivo de Anunciante: Adolfo Soares de Souza (Coca-Cola)
Executivo de Agência: Augusto Carvalho (Publicis Salles Norton)
Executivo de Veículo: Walter Mattos Jr. (Lance)
Diretor de Criação: Ercílio Tranjan (Next / Quê Comunicação)
Redator: Toninho Lima (Giovanni,FCB)
Diretor de Arte: Marcos Hosken (Next / Quê Comunicação)
Profissional de Atendimento de Agência: Christiane Dumont (DPZ)
Profissional de Atendimento de Veículo: Fernando Faraco (Rede Globo)
Profissional de Mídia de Agência: Marilene Fernandes (Giovanni,FCB)
Diretora de Comerciais: Carol Jabor (Conspiração)
Profissional de Planejamento e Pesquisa: Nicoletta de Denaro (McCann-Erickson)
Profissional de Fotografia: Márcia Ramalho (Studio Márcia Ramalho)
Profissional de Produção de Som: Bernardo Vilhena (Regata Música)
Profissional de Produção de Comerciais: Antônio Carlos Accioly (Academia de Filmes)
Profissional de Artes Gráficas: Felipe Calil (Gráfica Minister)
RTVC: Paulo Henrique Wanderley (Contemporânea)
Produtor Gráfico: Álvaro Edir de Melo Tavares (VS Comunicações)
Homenagens Especiais: Fundação Roberto Marinho (25 anos) e Souza Cruz (100 anos)

Como nos últimos anos, a Festa da Propaganda acontecerá no salão nobre do Clube Caiçaras, a partir das 20:00 horas. Os convites já estão à venda na ABP, à Av. Rio Branco, 14 / 17° andar, com informações pelos telefones (21) 2518-4629 e 2518-4630.

DPZ leva concorrência da FGV
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) escolheu a DPZ-Rio para realizar a sua próxima campanha. A agência foi escolhida em concorrência da qual participaram também Agência3, CM Design, Next, SGP e a Ronson, que atende outros produtos da instituição. Na época, chegou a se comentar no mercado de que a verba em disputa era de R$ 1 milhão, mas o Assessor de Marketing da FGV, Marco Facó, informou à Janela que este número era apenas para exercício das participantes.

Dia da Propaganda: de Buenos Aires para o mundo?!
A pedido da Janela (e com a valiosa ajuda do Júlio Hungria no Blue Bus), muita gente saiu correndo atrás do porquê de o publicitário ter o direito de ficar em casa no dia 4 de dezembro.
Humberto Mendes, V.P.Executivo da Federação Nacional de Agências de Propaganda (Fenapro), foi quem matou a charada de como surgiu a comemoração do Dia da Propaganda. Segundo ele, no dia 4 de dezembro de 1936, realizou-se em Buenos Aires -- organizado pela Associación Argentina de Agencias de Publicidad (AAAP), que aliás acabou de comemorar 70 anos -- um congresso de publicidade que reuniu gente de agências, corretores, contatos de veiculos e outros ligados ao negócio. A partir de 1937, para lembrar a data, passou-se a comemorar em 4 de dezembro o Dia Panamericano da Propaganda.
O próprio Mendes, no entanto, não faz a menor idéia de como, a partir dos anos 70, no Brasil, a coisa mudou para Dia Mundial da Propaganda. "Ninguém tem um registro preciso, nem o Professor Francisco Gracioso (da ESPM) com toda a sua longevidade", brincou o executivo.
Na opinião do leitor Lyle Shemer, deve ser coisa do grande ego dos publicitários. Diz ele "Claro que eu sei de onde saiu esse 'feriado' (note bem as aspas ironicas!). É um feriado criado por um pequeno grupo de publicitários inseguros com a motivo de comemorar a sua auto-glamorização. Não precisa de Google pra descobrir a origem disso!". Nossa, Lyle, que mau humor! :)
Só que dia 4 não é apenas da Propaganda. Rafael Carvalho, de Minas, lembrou que em 4 de dezembro também se comemora o Dia do Pedicuro. E Danuza, da Laxmi (Rio), encontrou que é o Dia do Perito e o Dia do Orientador Educacional.
Numa grande coincidência (ao menos pela história do Humberto Mendes), Roberto Moreno descobriu na Internet que em 4 de dezembro de 2001 aconteceu em Pequim (!) um "Publicity Day", que, no entanto, parece não ter nada a ver com a nossa publicidade. Pela notícia, seria apenas o Departamento de Publicidade do Partido Comunista Chinês fazendo divulgação dos seus feitos.
E para piorar a confusão, Antenor Simões Jr. relata que uma coisa é o Dia da Propaganda e outra é o Dia do Publicitário. Ele descobriu que, segundo o IBGE, o verdadeiro Dia do Publicitário é 1º de Fevereiro. E essa comemoração, então, Humberto, de onde terá saído?
Para quem está se empolgando com a possibilidade de termos dois feriados anuais -- em 4 de dezembro e em 1 de fevereiro --, a hora pode ser de já sair preparando a barraca de praia. Na década de 70, Aroldo Araujo -- um festeiro nato -- conseguiu oficializar três datas para a publicidade brasileira: 21 de junho como o Dia do Mídia, 29 de setembro como o Dia do Anunciante (data da fundação da ABA), e 21 de outubro como o Dia do Contato Publicitário.
Pena que naquela época criativo não apitava muito, ou ele também teria lembrado de criar o Dia do Redator e o Dia do Diretor de Arte.
Enfim, como Aroldo está aí firme no mercado, quem sabe ainda dá tempo?

Luiz Lara Comando da ABMN pode voltar ao Rio em 2004
O presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN), Luiz Lara (foto), garantiu ao ex-presidente da entidade e membro do seu Conselho Consultivo, Jomar Pereira da Silva, que nas próximas eleições, em 2004, procurará um candidato do Rio de Janeiro para a sua sucessão. No encontro, ocorrido em São Paulo quando Lara recebeu do Prêmio Colunistas Brasil o título de Publicitário do Ano, Jomar registrou para o atual presidente da ABMN que havia sido contrário à transferência do controle da associação para São Paulo, orquestrada pelo então presidente Fernando Portela. A ABMN, lembrou Jomar para a Janela, foi fundada no Rio de Janeiro e até então sempre havia sido dirigida por empresários deste mercado.
DESTAQUES 2003
Esta sexta-feira, 28, inclusive, Luiz Lara estará no Rio, presidindo a 31ª cerimõnia de entrega do prêmio "Destaque no Marketing", promovido pela associação. O escolhido como "Personalidade de Marketing 2003" é Samuel Klein, diretor-presidente das Casas Bahia, enquanto o título de "Personalidade do Ano" foi para César Maia, prefeito da cidade do Rio de Janeiro. Ambos já confirmaram presença no evento, de acordo com a assessoria de imprensa da ABMN.
A festa, a ser realizada no Hotel Intercontinental, terá show de encerramento com o cantor Roberto Frejat, e também será marcada pela entrega de troféus aos vencedores das oito categorias do concurso, cuja relação está no site da ABMN, em www.abmn.com.br.

Dittacor amplia seu mercado no Rio
O Hospital CardioBarra, da Barra da Tijuca, e a empresa de tecnologia cervejeira Brewtech são as novas contas da agência carioca Dittacor. Com mais de 15 anos em atividades, o CardioBarra encomendou para a agência sua nova logomarca e uma campanha de comunicação em jornais divulgando os novos serviços oferecidos. Já a Brewtech -- que foi a criadora de marcas como a cerveja Devassa e do Chopp Estação Mezzaluna -- terá o seu novo site e portfólio de produtos criados pela agência.
A Dittacor, que tem na criação Alessandro Dahan, Monica Muylaert e Marcelo Giannotti, e no atendimento Benedito Cantanhede e Taís Lazary, também atende ao Hotel Intercontinental Rio e ao fabricante de refrescos Nut, que está lançando -- com embalagem desenvolvida pela agência -- produtos com os sabores Guaraná, Guaraná com Açaí e Limonada Suíça no mercado americano.

Motrix atende a Pinheiro Tintas
A rede de lojas Pinheiro Tintas entregou a sua conta para a Motrix Marketing, que terá como meta desenvolver ações de Propaganda e Promoções para fortalecer os negócios das 11 lojas da empresa. O objetivo da Pinheiro Tintas para 2004 é firmar seu posicionamento como a nº 1 no varejo do setor.

Ogilvy-Rio passa a atender Michelin
A Ogilvy foi a vencedora da concorrência pela conta da fabricante de pneus Michelin -- cujas últimas campanhas foram assinadas pela G/Staff -- respondendo pelas marcas Michelin, BFGoodrich e Uniroyal nas Américas do Sul e Central. A primeira campanha, sob responsabilidade da Ogilvy Rio, deve ser lançada no início de 2004. Segundo a agência, o primeiro objetivo será tornar a marca mais conhecida não só no Brasil mas também em países como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela.
A concorrência durou cinco meses e envolveu também, entre outras agências, a própria G/Staff e a Leo Burnett. Presente no Brasil desde 1927, a Michelin América do Sul está sediada no Rio de Janeiro e possui duas plantações de seringueiras, operando cinco fábricas que produzem pneus de passeio e caminhonete, pneus de carga, além de cabos e aros de aço.
13 NA MESA
O presidente da Ogilvy Brasil, o baiano Sérgio Amado está comemorando a colocação de 13 novas contas em sua mesa em 2003. Além da Michelin, a Ogilvy passou a cuidar de Banco do Brasil, Gillette. DuPont, Arisco, Intimus Gel, CNA, Maizena, Hellmann´s, Açúcar da Barra, Levitra, Laboratórios Fleury e GlaxoSmithKline (linha respiratória). A agência é a segunda maior operação do mercado brasileiro de propaganda, com um faturamento de R$ 587 milhões, segundo ranking do Ibope Monitor no período de janeiro a outubro de 2003.

REFORÇOS DO MERCADO

Varig (Rio-RJ) - Faustino Pereira Júnior está assumindo a Diretoria de Marketing da Varig, vindo da Diretoria de Vendas. Seu antigo cargo passa a ser de Marcelo Bottini, ex-gerente-geral comercial da empresa para a Europa, Oriente-Médio e África.
Recriação (Rio-RJ) - A agência anuncia a contratação de Leila Bernardino, publicitária com passagem por agências como MPM, SGB, DPZ, Giovanni, Caio Domingues, Propeg, V&S e SGP. Após atender clientes como Petrobrás, Eletrobrás, Xerox do Brasil, entre outros, Leila passa a comandar o departamento de Atendimento da Recriação.
Anna Cláudia Sant'AnnaGiovanni, FCB (Rio-RJ) - A agência contratou Anna Cláudia Sant’Anna como Executiva de Contas, para trabalhar com o grupo que atende o jornal O Globo. Anna acumula passagens pela Contemporânea -- atendendo clientes como jornal Extra, Amsterdam Sauer e Biscoito Fino -- e ultimamente estava na Fischer América, atendendo Ponto Frio.
Quadra (Florianópolis-SC) - Alexandre Guedes é o novo Diretor de Criação da agência catarinense, uma das 5 maiores do estado. Ele estava como Diretor de Criação da VS – SP, depois de ter passado pelos escritórios cariocas da McCann, Fischer, Exemplo e Casa da Criação, nas quais ganhou NY Festival, One Show, Prêmio O Globo, Melhor do Rio (CCRJ) e Colunistas.
DM9DDB (Rio-RJ) - A agência aproveitou três dos muitos talentos que estavam cuidando do Ponto Frio na Fischer. Levou para a sua equipe, como supervisor de criação, o diretor de arte Jorge Gomes, e ainda a redatora Andréa Lobato e o diretor de arte Moacyr Marques. Além deles, foram para a DM9DDB-Rio os diretores de arte Fabiano Pinel (saindo da G/Staff) e Henrique Martins (saindo da NBS).
Leo Burnett (Lisboa-Portugal) - Tico Moraes, que em seus tempos de Doctor chegou a ganhar o Prêmio Rogerio Steinberg como um dos criadores mais premiados do Rio, entrou na Leo de Lisboa, agência que já tem alguns outros brasileiros. Tico está há 2 anos e meio em Portugal, tendo ido para a FCB (ex-Edson,FCB), onde também conseguiu seus prêmios (London Festival, Eurobest, Graphis Advertising, Montreaux e prata em Cannes este ano). Quem quiser matar saudades do Tico, é só escrever para tico.moraes@leoburnett.pt.
Scama (Rio-RJ) - A agência tem um novo integrante em sua equipe. É o Diretor de Arte Roberto Bonjean, formado em publicidade pelo Art Institute of California. Ex-sócio da Ultra Comunicação, também trabalhou na Script e na Oito Propaganda.
Ernani NunesProDigital (Rio - RJ) - A produtora de Antônio Escobar contratou o diretor Ernani Nunes (foto) para assinar os seus trabalhos de publicidade. São dele aqueles comerciais da United Airlines, premiados em Cannes, além do comercial "Casal - Loterj", para a Giovanni, que ganhou bronze no último festival da ABP.
Escritório de Idéias (Rio-RJ) - Valois Corrêa entrou na agência para assumir a direção de criação. Vindo da Agência3, e com passagens pela Contemporânea, Giovanni e Salles, Valois atuará integrado com Marcelo Soutto Mayor, diretor de desenvolvimento estratégico da empresa, num formato que tem a busca pela "pertinência criativa" como foco de gestão de comunicação de todos os clientes.
Portfólio (Rio-RJ ) - O redator Bernardo Walckiers (ex CaliaAssumpção) é o novo reforço criativo da agência de Guto Graça.
Ogilvy (Rio-RJ) - A agência contratou Caio Leitão foi contratado para atender a conta dos concessionários Fiat do Rio.
DIA (Rio-RJ) - Leandro Pierucci acaba de assumir o cargo de diretor de toda a equipe de criação da DIA Comunicação de Marketing na unidade do Rio. Pierucci está na DIA há 8 anos e começou como redator pleno. Além de fazer parte da maioria da história da DIA – participou de jobs do antigo Banco Nacional ao mais recente cliente Oi --, Pierucci leciona na Escola Superior de Propaganda e Marketing há 2 anos a matéria Redação Publicitária.
Sima (Rio-RJ) - Marco Antonio de Lima Oliveira voltou para a área comercial da representante de veículos Sima, no Rio, compondo a área com o Aílton Guilherme, Tatiana Pimentel e Cláudio Almeida. Ele já havia trabalhado na empresa no período de 1992 à 1997. Depois, passou por outros veículos, entre os quais a Rádio Eldorado, emissora do Grupo Estado.
CBS (Rio-RJ) - Mauricio Ramos é o novo representante da Rede de Rádio CBS de São Paulo, no mercado carioca. Entre as emissoras estão Rádio Tupi AM/FM, Rádio Mundial AM/FM e Rádio Melodia FM.