Seminário reúne profissionais do rádio
e da publicidade
O Grupo de Profissionais do Rádio (GPR) promove esta quinta-feira
um seminário que pretende reunir mais de 200 radialistas e publicitários
para debater assuntos como a credibilidade do rádio e as perspectivas
do mercado.
O seminário começa às 14:00h no auditório da Fecomércio
(Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo), e será dividido em três
painéis que terão a participação de 14 profissionais,
contando com presenças como as da diretora do Ibope, Dora Câmara,
e da coordenadora de planejamento e pesquisa da DPZ, Marilena Geada. Entre os
palestrantes está o ministro da Comunicações, Miro Teixeira.
Após os debates, haverá também a cerimônia de entrega
do 2º Prêmio Criatividade do Rádio para os melhores spots
veiculados em 2003, segundo um júri reunido pelo GPR. O evento será
apresentado pelo radialista Maurício Menezes. As agências premiadas
são Contemporânea, Doctor, DPZ, Giovanni FCB, McCann, NBS, Portfolio,
Publicis Salles Norton e VS. Durante a entrega dos prêmios será
revelado o vencedor do Grande Prêmio Criatividade do Rádio 2003.
O evento é aberto para profissionais de rádio, de publicidade
e estudantes e a inscrição é gratuita. Para se inscrever,
basta acessar o site www.riogpr.com.br (N.R.em 03/03/2006:
link atualmente desativado) ou telefonar para 2215-7291.
FGV Rio coloca produto em concorrência
A Fundação Getúlio Vargas do Rio abriu concorrência
para o seu produto "Management Rio" que corresponde à divulgação
das escolas que utilizam a marca FGV em diversas cidades do estado do Rio de
Janeiro.
O valor anual da conta é de um milhão de reais e não interfere
no atendimento de outras contas da Fundação que estão com
outras agências - entre as quais a Ronson (que também está
participando dessa concorrência) e a Next.
Por seu lado, o Assessor de Marketing da Fundação Getúlio
Vargas (FGV), Marcos Facó, informou à Janela que a concorrência
para a instituição, na verdade não tem definição
nem de conta nem de valor. O profissional explicou que tanto a conta "Mangement
Rio" quanto a de MBA -- assim como o valor de R$ 1 milhão --- foram
apenas exercícios para permitir a avaliação das agências
que participaram da concorrência -- Agência3, CM Design, DPZ, Next,
Ronson e SGP --, para uma futura redefinição da conta da FGV no
mercado. Facó adiantou que, pelo seu cronograma, o resultado da concorrência
sairá até o final desta semana.
Abap-Rio discute rumos da propaganda
O 2º Painel de Debates sobre o Negócio da Propaganda,
promovido pelo capítulo Rio da Associação Brasileira de
Agências de Publicidade (Abap-Rio) hoje no Centro Empresarial Rio, discutiu
temas como a difícil relação entre agências e anunciantes,
o modelo atual de remuneração e o perfil do novo consumidor. A
preocupação em formular pensamentos e dividir idéias que
ampliem os horizontes da própria publicidade uniu os palestrantes Antônio
Calil, diretor da Duda Mendonça, e Daniel Barbará, diretor comercial
da DPZ.
O tema da palestra de Antônio Calil era Relacionamento entre Agências
e Clientes. Para ele, o problema é que não existe diálogo
entre anunciantes e agências. Eles imaginam que as agências
recebem fortunas exorbitantes. Nenhum sabe, na verdade, o limite do outro,
diz.
Em seguida, foi a vez de Daniel Barbará falar sobre Mídia &
Negócios. Após uma breve introdução sobre a evolução
do mercado publicitário no Brasil nos últimos 50 anos, Barbará
apontou uma incoerência que envolve o setor nos dias de hoje. Ele acredita
que o momento é de transição, e é preciso estar
atento não apenas às novas mídias, mas também aos
desejos dos novos consumidores. O novo consumidor busca o prazer e a compensação
espiritual quando escolhe uma marca ou produto. É ele quem vai determinar
o que vai sobreviver. Seu tempo vai passar a ser disputado pelos veículos
de comunicação. A nós, cabe ter uma noção
muito clara do que ele quer, disse.
3 anos da MPB FM inauguram campanha anual
A campanha MPB FM desse ano centra-se na comemoração
dos 3 anos da emissora. Segundo Mônica Chiozzo, o aniversário é
apenas um adicional para fortalecer a marca da rádio no país.
Reforçar a identidade nacional e valorizar a música popular brasileira
são as principais preocupações da campanha que foi criada
pela agência Elipse.
Entre outras mídias, a campanha será veiculada na TV - pela Rede
Globo, Rede TV! e MTV, entre outras - e no circuito Severiano Ribeiro. A criação
é de Paulo Carvalho, João Roberto, Raul de Santa Helena e Evandro
Mello. A MPB FM trabalha com a Elipse há dois anos.
Tec Cine tem nova sede
A produtora Tec Cine mudou sua sede para a rua Tenente Coronel Muniz
do Aragão 995 em Jacarepaguá, onde já funcionavam seus
estúdios. Segundo a produtora, a mudança pretende facilitar o
acompanhamento das produções e proporcionar um atendimento mais
ágil para seus clientes.
ABP prorroga inscrições para Festival
A Associação Brasileira de Propaganda (ABP) prorrogou
as inscrições para o Festival Internacional de Publicidade até
o dia 4 de novembro, próxima terça-feira. A entrega das peças
publicitárias pode ser feita até dia 5, quarta. O evento acontece
de 9 a 13 de novembro no Rio Othon Palace e nesse ano traz novidades como o
GP da Paz Sérgio Vieira de Mello e o Prêmio Cemusa de Mobiliário
Urbano, que vai oferece uma viagem para San Sebastian, na Espanha, para assistir
ao Festival El Sol.
Ponto Frio pede 15 dias para a Fischer
Ao contrário da especulação sobre a dispensa
imediata na Fischer América, a publicidade da Ponto Frio ainda vai ficar
da agência até dia 15 de novembro. Segundo Manoel Zanzotti, diretor
de criação da conta na Fischer, o período de transição
é necessário porque ainda existem trabalhos e encartes sendo finalizados.
O diretor afirma que ainda existem 40 pessoas trabalhando para a Ponto Frio
na agência. Zanzotti está indo para a Calia Assumpção
na semana que vem.
REFORÇOS DO MERCADO
Toró Propaganda (São Paulo- SP) - A agência
contratou Juliana Grossi para assumir a direção da área
de contas e negócios. Grossi já trabalhou na FCB de São
Francisco, EUA, e também na Talent e na Lage'Magy.
Escritório de Idéias (Rio-RJ) - O diretor de arte Anibal
Guastavino e o diretor de criação Valois Corrêa vão
integrar o Núcleo de Criatividade Estratégica do Escritório.
Guastavino já atuou na Carillo Pastore, na QG e na Criativos do Brasil
e Corrêa passou pela Agência3 e pela Contemporânea. A dupla
trabalhará ao lado de Marcelo Soutto Mayor, diretor de desenvolvimento
estratégico da agência.
Cândido Ortiz (Rio-RJ) - Dois estagiários foram efetivados
na agência. Carlos Duna passa a fazer parte do atendimento
da empresa e Roberta Bichara é a mais nova redatora.
4x4 (Rio-RJ) - A agência contratou o Hans (Anderson
Roque Ribeiro) para o cargo de arte-finalista. Hans estava na diretoria de arte
da Portifólio Rio e já passou por agências como a Fischer
América, a Salles D'Arcy e a Doctor Propaganda.
|