Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 31/OUT/2003
Marcio Ehrlich

 

Seminário reúne profissionais do rádio e da publicidade
O Grupo de Profissionais do Rádio (GPR) promove esta quinta-feira um seminário que pretende reunir mais de 200 radialistas e publicitários para debater assuntos como a credibilidade do rádio e as perspectivas do mercado.
O seminário começa às 14:00h no auditório da Fecomércio (Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo), e será dividido em três painéis que terão a participação de 14 profissionais, contando com presenças como as da diretora do Ibope, Dora Câmara, e da coordenadora de planejamento e pesquisa da DPZ, Marilena Geada. Entre os palestrantes está o ministro da Comunicações, Miro Teixeira.
Após os debates, haverá também a cerimônia de entrega do 2º Prêmio Criatividade do Rádio para os melhores spots veiculados em 2003, segundo um júri reunido pelo GPR. O evento será apresentado pelo radialista Maurício Menezes. As agências premiadas são Contemporânea, Doctor, DPZ, Giovanni FCB, McCann, NBS, Portfolio, Publicis Salles Norton e VS. Durante a entrega dos prêmios será revelado o vencedor do Grande Prêmio Criatividade do Rádio 2003.
O evento é aberto para profissionais de rádio, de publicidade e estudantes e a inscrição é gratuita. Para se inscrever, basta acessar o site www.riogpr.com.br (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado) ou telefonar para 2215-7291.

FGV Rio coloca produto em concorrência
A Fundação Getúlio Vargas do Rio abriu concorrência para o seu produto "Management Rio" que corresponde à divulgação das escolas que utilizam a marca FGV em diversas cidades do estado do Rio de Janeiro.
O valor anual da conta é de um milhão de reais e não interfere no atendimento de outras contas da Fundação que estão com outras agências - entre as quais a Ronson (que também está participando dessa concorrência) e a Next.
Por seu lado, o Assessor de Marketing da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcos Facó, informou à Janela que a concorrência para a instituição, na verdade não tem definição nem de conta nem de valor. O profissional explicou que tanto a conta "Mangement Rio" quanto a de MBA -- assim como o valor de R$ 1 milhão --- foram apenas exercícios para permitir a avaliação das agências que participaram da concorrência -- Agência3, CM Design, DPZ, Next, Ronson e SGP --, para uma futura redefinição da conta da FGV no mercado. Facó adiantou que, pelo seu cronograma, o resultado da concorrência sairá até o final desta semana.

Abap-Rio discute rumos da propaganda
O 2º Painel de Debates sobre o Negócio da Propaganda, promovido pelo capítulo Rio da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-Rio) hoje no Centro Empresarial Rio, discutiu temas como a difícil relação entre agências e anunciantes, o modelo atual de remuneração e o perfil do novo consumidor. A preocupação em formular pensamentos e dividir idéias que ampliem os horizontes da própria publicidade uniu os palestrantes Antônio Calil, diretor da Duda Mendonça, e Daniel Barbará, diretor comercial da DPZ.
O tema da palestra de Antônio Calil era “Relacionamento entre Agências e Clientes”. Para ele, o problema é que não existe diálogo entre anunciantes e agências. “Eles imaginam que as agências recebem fortunas exorbitantes. Nenhum sabe, na verdade, o limite do outro”, diz.
Em seguida, foi a vez de Daniel Barbará falar sobre Mídia & Negócios. Após uma breve introdução sobre a evolução do mercado publicitário no Brasil nos últimos 50 anos, Barbará apontou uma incoerência que envolve o setor nos dias de hoje. Ele acredita que o momento é de transição, e é preciso estar atento não apenas às novas mídias, mas também aos desejos dos novos consumidores. “O novo consumidor busca o prazer e a compensação espiritual quando escolhe uma marca ou produto. É ele quem vai determinar o que vai sobreviver. Seu tempo vai passar a ser disputado pelos veículos de comunicação. A nós, cabe ter uma noção muito clara do que ele quer”, disse.

3 anos da MPB FM inauguram campanha anual
A campanha MPB FM desse ano centra-se na comemoração dos 3 anos da emissora. Segundo Mônica Chiozzo, o aniversário é apenas um adicional para fortalecer a marca da rádio no país. Reforçar a identidade nacional e valorizar a música popular brasileira são as principais preocupações da campanha que foi criada pela agência Elipse.
Entre outras mídias, a campanha será veiculada na TV - pela Rede Globo, Rede TV! e MTV, entre outras - e no circuito Severiano Ribeiro. A criação é de Paulo Carvalho, João Roberto, Raul de Santa Helena e Evandro Mello. A MPB FM trabalha com a Elipse há dois anos.

Tec Cine tem nova sede
A produtora Tec Cine mudou sua sede para a rua Tenente Coronel Muniz do Aragão 995 em Jacarepaguá, onde já funcionavam seus estúdios. Segundo a produtora, a mudança pretende facilitar o acompanhamento das produções e proporcionar um atendimento mais ágil para seus clientes.

ABP prorroga inscrições para Festival
A Associação Brasileira de Propaganda (ABP) prorrogou as inscrições para o Festival Internacional de Publicidade até o dia 4 de novembro, próxima terça-feira. A entrega das peças publicitárias pode ser feita até dia 5, quarta. O evento acontece de 9 a 13 de novembro no Rio Othon Palace e nesse ano traz novidades como o GP da Paz Sérgio Vieira de Mello e o Prêmio Cemusa de Mobiliário Urbano, que vai oferece uma viagem para San Sebastian, na Espanha, para assistir ao Festival El Sol.

Ponto Frio pede 15 dias para a Fischer
Ao contrário da especulação sobre a dispensa imediata na Fischer América, a publicidade da Ponto Frio ainda vai ficar da agência até dia 15 de novembro. Segundo Manoel Zanzotti, diretor de criação da conta na Fischer, o período de transição é necessário porque ainda existem trabalhos e encartes sendo finalizados. O diretor afirma que ainda existem 40 pessoas trabalhando para a Ponto Frio na agência. Zanzotti está indo para a Calia Assumpção na semana que vem.

REFORÇOS DO MERCADO

Toró Propaganda (São Paulo- SP) - A agência contratou Juliana Grossi para assumir a direção da área de contas e negócios. Grossi já trabalhou na FCB de São Francisco, EUA, e também na Talent e na Lage'Magy.
Escritório de Idéias (Rio-RJ) - O diretor de arte Anibal Guastavino e o diretor de criação Valois Corrêa vão integrar o Núcleo de Criatividade Estratégica do Escritório. Guastavino já atuou na Carillo Pastore, na QG e na Criativos do Brasil e Corrêa passou pela Agência3 e pela Contemporânea. A dupla trabalhará ao lado de Marcelo Soutto Mayor, diretor de desenvolvimento estratégico da agência.
Cândido Ortiz (Rio-RJ) - Dois estagiários foram efetivados na agência. Carlos Duna passa a fazer parte do atendimento da empresa e Roberta Bichara é a mais nova redatora.
4x4 (Rio-RJ) - A agência contratou o Hans (Anderson Roque Ribeiro) para o cargo de arte-finalista. Hans estava na diretoria de arte da Portifólio Rio e já passou por agências como a Fischer América, a Salles D'Arcy e a Doctor Propaganda.