Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/OUT/2003
Marcio Ehrlich

 

Perda do Ponto Frio leva incerteza à equipe da Fischer-Rio
A perda da conta do Ponto Frio para a DM9DDB é, com certeza, um dos golpes mais traumáticos que o mercado carioca recebe nos últimos anos. Os cerca de 50 profissionais que compõem a equipe exclusiva que a Fischer América vinha mantendo no Rio para atender a este cliente vivem no momento a angústia de não mais saber onde estarão trabalhando a partir de novembro próximo.
Com a decisão que Eduardo Fischer, presidente do Grupo Total, controlador da agência, tomou no início deste ano de concentrar no escritório apenas os clientes de porte nacional, a operação da Fischer Rio havia ficado restrita às contas de Petrobras, Vivo e Ponto Frio. Desde então a agência já não mantinha diretor geral na cidade, sendo comandada diretamente pela matriz paulista. Na área de criação, apenas o núcleo do Ponto Frio tinha o seu diretor de criação, na pessoa de Manoel Zanzotti que, especula-se, esteja voltando para São Paulo, a caminho da Calia Assumpção. A única dupla remanescente nas contas de Petrobras e Vivo -- o redator Ricardo Weitsmann e o diretor de arte Sérgio Carvalho -- se reporta à direção de criação nacional.
O destino da Fischer América Rio só não é mais incerto porque Petrobras e Vivo exigem estrutura no mercado carioca. Com menos R$ 90 milhões de faturamento, pode-se até entender que venha a acontecer uma grande redução física do escritório, mas a Janela espera que Eduardo Fischer tenha a sensibilidade de perceber que abandonar ainda mais a atenção dada à Fischer Rio e não aproveitar os melhores talentos da equipe do Ponto Frio para garantir uma reação da agência será jogar fora toda a imagem que ela conseguiu conquistar desde que comprou a D+ de Marcelo Gorodicht, exatamente com a predisposição de mostrar ousadia e criatividade perante o mercado carioca.

Prêmio Promoção-Rio estende prazo
A organização do 9º Prêmio Promoção-Rio, promovido pela Associação Brsileira dos Colunistas de Marketing e Publicidade (Abracomp), estendeu até 7 de novembro as inscrições para o concurso que vai escolher os melhores trabalhos de Marketing Promocional realizado no Rio em 2002 e 2003.
No regulamento deste ano foi criada a área de Ações Promocionais para permitir que as empresas do setor inscrevam as iniciativas de pequeno porte ou curta duração que tenham realizado com sucesso para os seus clientes. Além destes trabalhos podem ser inscritos Cases de Marketing Promocional, Materiais de Ponto-de-Venda, Materiais Promocionais, Marketing Direto e Design Promocional.
Mais uma vez o concurso terá três julgamentos regionais -- Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul -- cujos trabalhos vencedores das medalhas de Ouro ganharão o direito de disputar o Prêmio Promoção Brasil, com os concorrentes de São Paulo e demais estados brasileiros.
O regulamento e demais informações para participar do 9º Prêmio Promoção-Rio estão disponíveis no site da Abracomp, em www.colunistas.com .

Lew Lara envelopa ônibus no Rio
Depois da Coca-Cola, a TIM é a nova empresa a desfilar pela cidade através de ônibus "envelopados" -- o termo usado para adesivagem em toda a superfície do veículo. Serão 3 veículos com programação visual criada pela agência Lew Lara dentro do tema do evento e programados pela Rede OutBus Brasil, que vem atuando nesta área de mídia exterior.
A campanha divulga o TIM Festival, que acontece na cidade de 30 de outubro a 1º de novembro. Os veículos, no entanto, circularão até o dia 7, data em que as gravações do evento serão transmitidas pela televisão.

GAP-Rio fará seminário sobre Planejamento
O Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio (GAP) já programou o primeiro evento da série "Tudo o que Você Queria Saber ...", lançada pelo atual presidente da entidade, Eduardo Forbes. O encontro será realizado no próximo dia 29 de outubro no Centro Empresarial Rio (Praia de Botafogo, 228), com o tema "Tudo O Que Você Queria Saber Sobre Planejamento e Não Tinha A Quem Perguntar".
O seminário contará com a participação de dois dos melhores profissionais de planejamento do Rio de Janeiro: Marco Antonio Veira Souto (hoje consultor independente) e Álvaro Esteves, da Giovanni FCB. O auditório será aberto as 18:30h, com as palestras começando às 19:00h.
As reservas estão abertas pelo e-mail gap.rj@globo.com. Para os profissionais da área, a inscrição custará R$ 30,00, enquanto para estudantes, associados ao GAP, ao Grupo de Mídia ou ao CCRJ, ficará por R$ 15,00. O evento, porém, tem uma novidade. Para profissionais que estejam, no momento, em busca de novos desafios, a inscrição será gratuita.
O evento já conta com o apoio da Giovanni, FCB, mas Forbes adianta que está em busca de novos patrocinadores.

Escolhidos os vencedores da promoção IP/Janela
O Instituto da Propaganda já escolheu os vencedores da Promoção IP/Janela, para os estudantes de comunicação que escreveram sobre o tema "O que faz alguém ser um grande criativo de propaganda?". Foram mais de 175 concorrentes, inclusive de São Paulo, Osasco, Salvador, Vitória e Curitiba.
O Diretor de Arte da Elipse Comunicação e aluno da ESPM RJ, Raul de Santa Helena Filho, foi o premiado com 50% de bolsa na mensalidade e ingresso garantido no curso, sem a entrevista de admissão e sem taxa de matrícula. Outros 13 estudantes também se deram bem com a promoção da Janela, ganhando 50% de desconto na taxa de matrícula. Foram eles Bernardo Machado Lowndes Corrêa, Christiane Lima, Claudio Campos, Elaine Monteiro, Flávio Gomes, José Mauro Pacheco Vieira, Juliana Balbina de Moura, Marcelo Chagas, Rafael Scarpelle, Regis Bazani, Rodrigo Oliveira, Rosana Amendola e Rudá Pim Fonseca.
Quem quiser mais informações sobre o Instituto da Propaganda pode encontrar no site, que já está no ar e, segundo seu diretor Marcos Silveira, foi desenvolvido dentro da filosofia do IP de "menos computador e mais lápis e papel". O endereço é www.institutodapropaganda.com.br .

VS estréia sede do Jardim Botânico
A V&S, agência de Lula Vieira e Valdir Siqueira, começa a semana com seus 80 funcionários nas salas reformadas do casarão da Rua J.Carlos, 101, no Jardim Botânico, uma opção de custos mais coerente com os novos tempos bicudos da propaganda carioca que os da sede anterior, na Praia do Flamengo. Aproveitando a mudança, a agência abandonou o "&" no seu logo -- influência dos tempos de sociedade com a Y&R -- para reassumir o VS pelo qual sempre foi conhecida.
O novo telefone da agência é (21) 2527-5823.

Luciano "Animal" Gaberel 100% contrata Animal
Luciano "Animal" Gaberel é o novo diretor de arte da 100% Propaganda, agência de Gustavo Bastos e Marcelo Jucá. Há cerca de um mês ele havia deixado a Portfólio, onde ficou como sócio por seis meses, desde quando teve a sua Builder comprada por aquela agência.
O diretor da Portfólio, Guto Graça, não quis revelar os motivos do rompimento, mas já adiantou que pretende redirecionar o foco da agência, reduzindo o percentual de participação de pequenos clientes de varejo, alguns dos quais passaram a integrar o porfólio da Porfólio (oops...) a partir da absorção da Builder. De qualquer forma, ele assegura que nenhum de seus clientes deixou a agência com Animal. A Portfólio pretende contratar um novo diretor de criação, deixando até lá Renato Alt como supervisor da área.
Luciano Gaberel fez seu nome na Doctor, duplando com Ricardinho Weitsmann, com quem seguiu para a Artplan e depois para a Fischer. De lá saiu em 2002 para, já desfeita a dupla com Weitsmann, abrir a Builder. Um dos mais premiados Diretores de Arte dos últimos anos no Rio, Gaberel foi Diretor de Arte do Ano em 2000 pela ABP, ganhou o Prêmio Rogerio Steinberg como o Diretor de Arte mais premiado do Colunistas 2001 e já teve peças no Anuário do CCSP, nos Festivais de Nova York e de Londres, além de um Grand Prix do Colunistas Nacional Promoção, entre outros prêmios.

Mr.Vox faz campanha com vozes famosas
Para mostrar que não adianta um bom texto se a voz do locutor não for adequada à idéia, a Mr.Vox começa a veicular em rádio uma campanha criada pela Casa da Criação com participações especiais de locutores como José Carlos Araújo, Íris Letieri e Ferreira Martins. A série tem 4 spots, num dos quais Íris faz a sua conhecida voz de aeroporto como locutora do carro de pamonha. Em outro, por exemplo, Ernani Pires Ferreira, narrador das corridas do Jockey, anuncia a chegada dos vôos.
A criação foi de Sérgio Martins e Pedro Prado, com produção dos fonogramas de Luis "Gaúcho" Cortabitart e Cláudia Von Bock.

Londres divulga os finalistas brasileiros
O 18º Festival Internacional de Publicidade e Design de Londres (London International Advertising & Design Awards) está divulgando os trabalhos brasileiros finalistas no concurso. A AlmapBBDO foi a agência com o maior número de classificações, com 20 trabalhos. Do Rio, a melhor classificação foi da Giovanni FCB, com 6 trabalhos.
Segundo os representantes do Festival no Brasil, a partir de agora, os presidentes dos diversos segmentos (mídias) vão definir os vencedores de cada categoria, que serão divulgados nos dias 10 e 11 de novembro, em Londres.
Como nem todos os brasileiros se dispõem a ir para a Inglaterra descobrir se ganharam ou não, após a festa londrina, os representantes também promoverão uma festa em São Paulo, para fazer uma entrega mais formal prêmios dos trabalhos brasileiros.
Esta é a relação dos trabalhos brasileiros classificados:

Segmento TV/Cinema
Empresa: TvZero (São Paulo)
Categoria: Low Budget Campaign - Título: Kinomax - Kinomax

Empresa: J. Walter Thompson Publicidade (São Paulo)
Categoria: public service/social welfare - Título: Priest - AA Alcoholics Anonymous
Categoria: public service/social welfare - Título: Girl - AA Alcoholics Anonymous
Categoria: public service/social welfare - Título: Frogs - S.O.S Rain Forest

Empresa: Vetor Zero (São Paulo)
Categoria: Animation Computer - Título: Fish - Brahma Beer

Empresa: Ogilvy Brasil (Rio de Janeiro)
Categoria: pharmaceuticals - Título: Pray - Sonrisal

Empresa: Ogilvy Brasil (São Paulo)
Categoria: retail foods - Título: Ferris Wheel - Fit Food Light Restaurant
Categoria: retail stores - Título: Gas Station - Fiat
Categoria: retail stores - Título: Rain - Fiat
Categoria: entertainment - Título: Soul Twins - Terra/ Internet

Empresa: NBS (São Paulo)
Categoria: corporate - Título: Thing of the Past - GSM Phone Service

Empresa: Lowe Brazil (São Paulo)
Categoria: corporate - Título: Road - Renault
Categoria: home maintenance - Título: Label - OMO Colors
Categoria: automotive products - Título: Breast - Nissan Pathfinder
Categoria: Foods - Título: Couple - Doriana

Empresa: Lew Lara Propaganda (São Paulo)
Categoria: Apparel - Título: Moon - Material Esportivo
Categoria: Apparel - Título: Beach Soccer - Material Esportivo
Categoria: Corporate - Título: Swing - Jornal

Empresa: Jodaf (São Paulo)
Categoria: home furnishings/appliances - Título: Suckling Pig Stove-GE

Empresa: Giovanni FCB (São Paulo)
Categoria: personal/gift items - Título: Vibracall - Samsung Colors Mobile Phone

Empresa: Comunicação Carioca (Rio de Janeiro)
Categoria: pharmaceuticals - Título: Couple - Malvona

Empresa: Leo Burnett (São Paulo)
Categoria: corporate - Título: Storm - Fiat Institutional

Segmento Mídia Impressa
Empresa: Slogan Propaganda Ltda. (Fortaleza)
Categoria: automotive products - Título: Nobody Knows More About 4x4 Than We Do - Toyota Hilux

Empresa: Ogilvy Brasil (São Paulo)
Categoria: pharmaceuticals - Título: Nausea - Eno
Categoria: home furnishings/appliances - Título: 69 - Artex Bed Sheets
Categoria: cosmetics/toiletries - Título: Psycho - Dove Shampoo
Categoria: recreation equipment - Título: Garage - Matchbox Toy Cars
Categoria: automotive - Título: Black Power - Fiat

Empresa: Master Advertising S/A (Curitiba-PR)
Categoria: Automotive - Título: Keys - Ciavena Audi

Empresa: Lowe Brasil (São Paulo)
Categoria: Foods - Título: Biscuit - Helmanns

Empresa: Lew Lara Propaganda (São Paulo)
Categoria: Apparel - Título: New Dynatech - Material Esportivo

Empresa: Grey Brasil (São Paulo)
Categoria: office equipment - Título: Buy Pen - Post-it

Empresa: Giovanni FCB (São Paulo)
Categoria: corporate - Título: Lake - BMW
Categoria: corporate - Título: Sky - BMW
Categoria: corporate - Título: Waterfall - BMW
Categoria: Media Promotion - Título: Rietveld - Nervo Optico Magazine

Empresa: Giovanni FCB (Rio de Janeiro)
Categoria: automotive products - Título: Side Mirror - Grand Prix Car Wax
Categoria: Entertainment - Título: Popcorn - Reign of Fire
Categoria: Entertainment - Título: Before-After - Scratch'n Win
Categoria: Foods - Título: Wind - Royal 5 Minutes
Categoria: Home Maintenance - Título: Humming Bird - Gleid Odor Neutralizer
Categoria: Pharmaceuticals - Título: On-off - Off Insect Repellent

Empresa: Fischer América (São Paulo)
Categoria: Corporate - Título: Our Paper is Bringing... - Suzano Paper
Categoria: Home Entertainment Equipment - Título: Slimmer the Screen. Larger... - LG Plasma Screens
Categoria: Media Promotion - Título: Freeze - Reciclato

Empresa: Duezt Euro RSCG Comunicações Ltda. (São Paulo)
Categoria: Automotive - Título: Obstacles Detector (Tires) - Xsara Picasso

Empresa: Duck (Maceió-AL)
Categoria: cosmetics/toiletries - Título: Easy - Klin Gel
Categoria: Corporate - Título: Blood Stain of the Innocent - Gazeta de Alagoas

Empresa: DPZ (São Paulo)

Categoria: retail foods - Título: Pratos - Restaurante Rubaiyat
Categoria: consumer campaign - Título: Legends of Advertising - Institutional

Empresa: Almap BBDO (São Paulo)
Categoria: media promotion - Título: Bring Out Art Director in You (Bedroom) - Art Directors Club
Categoria: Trade - Título: Late is As Good as Never - Video Game - Fedex
Categoria: Trade - Título: Late is As Good as Never - Simom - Fedex
Categoria: Trade - Título: Late is As Good as Never - Cassete Recorder - Fedex
Categoria: Public Service/Social Welfare - Título: Fundação Eye Care - Braille
Categoria: Public Service/Social Welfare - Título: Fundação Eye Care - Ray Charles
Categoria: Public Service/Social Welfare - Título: Fundação Eye Care - Sex
Categoria: Beverages Non Alcoholic - Título: I Want you - Pepsi
Categoria: Foods - Título: Tricycle - Quacker Mingau
Categoria: Apparel - Título: Love is Blind... - Havaianas Fashion
Categoria: Apparel - Título: Do you like Brazil (Dark Big Toe) - Havaianas Fashion
Categoria: Apparel - Título: Do You Like Brazil (Fair Big Toe) - Havaianas Fashion
Categoria: Corporate - Título: Índia - Mizuno
Categoria: Trade - Título: No Matter What Photos You (Poster) - Stockphotos
Categoria: Trade - Título: No Matter What Photos You (Sunset) - Stockphotos
Categoria: Trade - Título: No Matter What Photos You (Watch) - Stockphotos
Categoria: pharmaceuticals - Título: Bless You! - Bayer

Segmento Outdoor
Empresa: Ogilvy Brasil (Rio de Janeiro)
Categoria: poster campaign - Título: Sexual Relief for Dogs - Mundo Cão (Dog's World)

Empresa: Ogilvy Brasil (São Paulo)
Categoria: poster - Título: Garage - Matchbox Toy Cars

Empresa: DPZ (São Paulo)
Categoria: spectacular - Título: Moto Reach - Fio Dental Reach

Segmento Mídia interativa
Empresa: TV1.com (São Paulo)
Categoria: link only - Gol Total Flex

Empresa: F/Nazca Saatchi & Saatchi (São Paulo)
Categoria: beverage - Skol is the Music

Empresa: Bolt Brasil (Belo Horizonte)
Categoria: interactive banner - Revista Estilo - Título: Valentines Day

Empresa: AOL Brazil (São Paulo)
Categoria: interactive - AOL Adventure Channel -

Empresa: Almap BBDO (São Paulo)
Categoria: interactive banner - Título: Cabriolet - Audi Cabriolet
Categoria: interactive banner - Título: Breast - Liz Transforma
Categoria: interactive banner - Título: Snake - Cia. das Letras

Empresa: A1 Brasil (São Paulo)
Categoria: beyond the banner - Bridgestone
Categoria: automotive - Bridgestone

Empresa: Agência Click (São Paulo)

Categoria: link only banner - Coca Cola
Categoria: interactive banner - Pre Menstrual Syndrome
Categoria: link only banner - WWF
Categoria: link only banner - Caixa Chain Reaction
Categoria: interactive banner - Scroll and Recycle
Categoria: online campaign - Taps
Categoria: online campaign - Stilo Experience
Categoria: online campaign - Virtual Costumes Campaign
Categoria: beverages - Coca Cola (footbag)
Categoria: media promotion - Agência Click Online Agency
Categoria: beverages - Coca Cola

Segmento Package Design
Empresa: Usina Escritório de Desenho (São Paulo)
Categoria: foods - Sauce Knorr

Empresa: M Design (São Paulo)
Categoria: toiletries - Kiss Kids - Os Melekas

Empresa: 100% Design (São Paulo)
Categoria: apparel - In.Joy
Categoria: beverages non alcoholic - Santal

Segmento Design
Empresa: Merchan Design (São Paulo)
Categoria: invitations/announcements - Invitation - 2002 annual collection of invitations
Categoria: magazine covers - Magazines - Publish Brasil/States 15 different covers in the same edition
Categoria: brochures/catalogues consumer - Jewelry - Krystallos Gem-crystals in design

Empresa: Town Blue Publicidade (São Paulo)
Categoria: brochures/catalogues consumer - Brazilian Art

Empresa: Rex Design (São Paulo)
Categoria: corporate identity - Film Planet Group - Film Planet Group
Categoria: brochures/catalogues consumer - Portfolio Kiko Salomão

Empresa: República das Idéias (Porto Alegre)
Categoria: corporate identity - Cartão de Visitas - Moeda da República

Empresa: Nuts Design & Comunicações Ltda. (São Paulo)
Categoria: self promotion - Linha Boxes - Orange Box / Lemon Box - Light Ideas Selection

Empresa: MTV Brasil Ltda. (São Paulo)
Categoria: corporate identity - MTV Brasil Corporate Identity

Empresa: LOBO (São Paulo)
Categoria: direct mail consumer - Future Kitsch - Future Kitsch

Empresa: Index Design (São Paulo)
Categoria: brochures/catalogues consumer - Catálogo Brastemp Luminata

Empresa: Grottera (São Paulo)
Categoria: invitations/announcements - Absolut - Legends

Empresa: DPZ (São Paulo)
Categoria: brochures/catalogues trade - Revista Casa do Vaticano - Revista Casa do Vaticano

Empresa: BrandGroup Strategic Design (São Paulo)
Categoria: direct mail consumer - Catering Division of Capim Santo Restaurant - Promotional Kit for Launching

REFORÇOS DO MERCADO

Slogan (Fortaleza-CE) - Alexandre Leão, ex-supervisor de criação da Doctor, ultimamente na Espaço/Z, acertou sua saída do Rio para trabalhar na Slogan, de Fortaleza. Leão acumula passagens pela Speroni (atual Agência3), Casa da Criação, JVA e 100%. A partir da contratação do criativo, a Slogan decidiu levar dois cariocas para o Ceará: a atendimento Marcia Perdomo (vinda da 100%) e o diretor de arte Silvio Cunha (ex-Doctor), que vai duplar com Alexandre.
Dia Comunicação de Marketing (Rio-RJ) - A agência conta agora com os talentos dos Designers e Diretores de Arte Robson Macedo (ex-Animus), Leo Conrado (ex-Tátil) e do designer de Produtos Ricardo Abreu do Carmo (ex-Animus), no Rio de Janeiro. A nova equipe tem o desafio de trabalhar as diversas expertises de marketing oferecidas pela Dia (identidades visuais, embalagens, merchandising no PDV, promoção, marketing direto e incentivos), dentro de um conceito de comunicação total de cada cliente.
Sarmiento Luzes (Rio-RJ) - José Carlos Montichel, ex-Gerente de Publicidade da sucursal carioca do jornal Valor Econômico acaba de ser contratado pela Sarmiento Luzes, de São Paulo, empresa de abrigos de ônibus nos mercados de Niterói, Vitória e Belo Horizonte, como Gerente Comercial do Rio de Janeiro.
Script (Rio-RJ) - A agência contratou o redator Marcelo Felício, ex-100%, Doctor e Publicis Norton, para fazer dupla com o diretor de arte Marco Martins.
SM Produções (Rio-RJ) - A produtora, investindo no segmento tv e corporativo acaba de contratar o diretor e roteirista Flávio Machado. Com mais de 20 anos de mercado, Flávio tem vasta experiência na criação e condução de Programas de TV e filmes institucionais. A SM também ampliou seu atendimento, contratando Sibéria Almeida (ex-Dilema) para o seu time.