Perda do Ponto Frio leva incerteza à equipe da Fischer-Rio
A perda da conta do Ponto Frio para a DM9DDB é, com certeza,
um dos golpes mais traumáticos que o mercado carioca recebe nos últimos
anos. Os cerca de 50 profissionais que compõem a equipe exclusiva que
a Fischer América vinha mantendo no Rio para atender a este cliente vivem
no momento a angústia de não mais saber onde estarão trabalhando
a partir de novembro próximo.
Com a decisão que Eduardo Fischer, presidente do Grupo Total, controlador
da agência, tomou no início deste ano de concentrar no escritório
apenas os clientes de porte nacional, a operação da Fischer Rio
havia ficado restrita às contas de Petrobras, Vivo e Ponto Frio. Desde
então a agência já não mantinha diretor geral na
cidade, sendo comandada diretamente pela matriz paulista. Na área de
criação, apenas o núcleo do Ponto Frio tinha o seu diretor
de criação, na pessoa de Manoel Zanzotti que, especula-se, esteja
voltando para São Paulo, a caminho da Calia Assumpção.
A única dupla remanescente nas contas de Petrobras e Vivo -- o redator
Ricardo Weitsmann e o diretor de arte Sérgio Carvalho -- se reporta à
direção de criação nacional.
O destino da Fischer América Rio só não é mais incerto
porque Petrobras e Vivo exigem estrutura no mercado carioca. Com menos R$ 90
milhões de faturamento, pode-se até entender que venha a acontecer
uma grande redução física do escritório, mas a Janela
espera que Eduardo Fischer tenha a sensibilidade de perceber que abandonar ainda
mais a atenção dada à Fischer Rio e não aproveitar
os melhores talentos da equipe do Ponto Frio para garantir uma reação
da agência será jogar fora toda a imagem que ela conseguiu conquistar
desde que comprou a D+ de Marcelo Gorodicht, exatamente com a predisposição
de mostrar ousadia e criatividade perante o mercado carioca.
Prêmio Promoção-Rio estende prazo
A organização do 9º Prêmio Promoção-Rio,
promovido pela Associação Brsileira dos Colunistas de Marketing
e Publicidade (Abracomp), estendeu até 7 de novembro as inscrições
para o concurso que vai escolher os melhores trabalhos de Marketing Promocional
realizado no Rio em 2002 e 2003.
No regulamento deste ano foi criada a área de Ações Promocionais
para permitir que as empresas do setor inscrevam as iniciativas de pequeno porte
ou curta duração que tenham realizado com sucesso para os seus
clientes. Além destes trabalhos podem ser inscritos Cases de Marketing
Promocional, Materiais de Ponto-de-Venda, Materiais Promocionais, Marketing
Direto e Design Promocional.
Mais uma vez o concurso terá três julgamentos regionais -- Rio
de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul -- cujos trabalhos vencedores
das medalhas de Ouro ganharão o direito de disputar o Prêmio Promoção
Brasil, com os concorrentes de São Paulo e demais estados brasileiros.
O regulamento e demais informações para participar do 9º
Prêmio Promoção-Rio estão disponíveis no site
da Abracomp, em www.colunistas.com
.
Lew Lara envelopa ônibus no Rio
Depois da Coca-Cola, a TIM é a nova empresa a desfilar pela
cidade através de ônibus "envelopados" -- o termo usado
para adesivagem em toda a superfície do veículo. Serão
3 veículos com programação visual criada pela agência
Lew Lara dentro do tema do evento e programados pela Rede OutBus Brasil, que
vem atuando nesta área de mídia exterior.
A campanha divulga o TIM Festival, que acontece na cidade de 30 de outubro a
1º de novembro. Os veículos, no entanto, circularão até
o dia 7, data em que as gravações do evento serão transmitidas
pela televisão.
GAP-Rio fará seminário sobre Planejamento
O Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio (GAP) já programou
o primeiro evento da série "Tudo o que Você Queria Saber ...",
lançada pelo atual presidente da entidade, Eduardo Forbes. O encontro
será realizado no próximo dia 29 de outubro no Centro Empresarial
Rio (Praia de Botafogo, 228), com o tema "Tudo O Que Você Queria
Saber Sobre Planejamento e Não Tinha A Quem Perguntar".
O seminário contará com a participação de dois dos
melhores profissionais de planejamento do Rio de Janeiro: Marco Antonio Veira
Souto (hoje consultor independente) e Álvaro Esteves, da Giovanni FCB.
O auditório será aberto as 18:30h, com as palestras começando
às 19:00h.
As reservas estão abertas pelo e-mail gap.rj@globo.com.
Para os profissionais da área, a inscrição custará
R$ 30,00, enquanto para estudantes, associados ao GAP, ao Grupo de Mídia
ou ao CCRJ, ficará por R$ 15,00. O evento, porém, tem uma novidade.
Para profissionais que estejam, no momento, em busca de novos desafios, a inscrição
será gratuita.
O evento já conta com o apoio da Giovanni, FCB, mas Forbes adianta que
está em busca de novos patrocinadores.
Escolhidos os vencedores da promoção IP/Janela
O Instituto da Propaganda já escolheu os vencedores da Promoção
IP/Janela, para os estudantes de comunicação que escreveram sobre
o tema "O que faz alguém ser um grande criativo de propaganda?".
Foram mais de 175 concorrentes, inclusive de São Paulo, Osasco, Salvador,
Vitória e Curitiba.
O Diretor de Arte da Elipse Comunicação e aluno da ESPM RJ, Raul
de Santa Helena Filho, foi o premiado com 50% de bolsa na mensalidade e ingresso
garantido no curso, sem a entrevista de admissão e sem taxa de matrícula.
Outros 13 estudantes também se deram bem com a promoção
da Janela, ganhando 50% de desconto na taxa de matrícula. Foram eles
Bernardo Machado Lowndes Corrêa, Christiane Lima, Claudio Campos, Elaine
Monteiro, Flávio Gomes, José Mauro Pacheco Vieira, Juliana Balbina
de Moura, Marcelo Chagas, Rafael Scarpelle, Regis Bazani, Rodrigo Oliveira,
Rosana Amendola e Rudá Pim Fonseca.
Quem quiser mais informações sobre o Instituto da Propaganda pode
encontrar no site, que já está no ar e, segundo seu diretor Marcos
Silveira, foi desenvolvido dentro da filosofia do IP de "menos computador
e mais lápis e papel". O endereço é www.institutodapropaganda.com.br
.
VS estréia sede do Jardim Botânico
A V&S, agência de Lula Vieira e Valdir Siqueira, começa
a semana com seus 80 funcionários nas salas reformadas do casarão
da Rua J.Carlos, 101, no Jardim Botânico, uma opção de custos
mais coerente com os novos tempos bicudos da propaganda carioca que os da sede
anterior, na Praia do Flamengo. Aproveitando a mudança, a agência
abandonou o "&" no seu logo -- influência dos tempos de
sociedade com a Y&R -- para reassumir o VS pelo qual sempre foi conhecida.
O novo telefone da agência é (21) 2527-5823.
100% contrata Animal
Luciano "Animal"
Gaberel é o novo diretor de arte da 100% Propaganda, agência de
Gustavo Bastos e Marcelo Jucá. Há cerca de um mês ele havia
deixado a Portfólio, onde ficou como sócio por seis meses, desde
quando teve a sua Builder comprada por aquela agência.
O diretor da Portfólio, Guto Graça, não quis revelar os
motivos do rompimento, mas já adiantou que pretende redirecionar o foco
da agência, reduzindo o percentual de participação de pequenos
clientes de varejo, alguns dos quais passaram a integrar o porfólio da
Porfólio (oops...) a partir da absorção da Builder. De
qualquer forma, ele assegura que nenhum de seus clientes deixou a agência
com Animal. A Portfólio pretende contratar um novo diretor de criação,
deixando até lá Renato Alt como supervisor da área.
Luciano Gaberel fez seu nome na Doctor, duplando com Ricardinho Weitsmann, com
quem seguiu para a Artplan e depois para a Fischer. De lá saiu em 2002
para, já desfeita a dupla com Weitsmann, abrir a Builder. Um dos mais
premiados Diretores de Arte dos últimos anos no Rio, Gaberel foi Diretor
de Arte do Ano em 2000 pela ABP, ganhou o Prêmio Rogerio Steinberg
como o Diretor de Arte mais premiado do Colunistas 2001 e já teve peças
no Anuário do CCSP, nos Festivais de Nova York e de Londres, além
de um Grand Prix do Colunistas Nacional Promoção, entre outros
prêmios.
Mr.Vox faz campanha com vozes famosas
Para mostrar que não adianta um bom texto se a voz do locutor
não for adequada à idéia, a Mr.Vox começa a veicular
em rádio uma campanha criada pela Casa da Criação com participações
especiais de locutores como José Carlos Araújo, Íris Letieri
e Ferreira Martins. A série tem 4 spots, num dos quais Íris faz
a sua conhecida voz de aeroporto como locutora do carro de pamonha. Em outro,
por exemplo, Ernani Pires Ferreira, narrador das corridas do Jockey, anuncia
a chegada dos vôos.
A criação foi de Sérgio Martins e Pedro Prado, com produção
dos fonogramas de Luis "Gaúcho" Cortabitart e Cláudia
Von Bock.
Londres divulga os finalistas brasileiros
O 18º Festival Internacional de Publicidade e Design de Londres
(London International Advertising & Design Awards) está divulgando
os trabalhos brasileiros finalistas no concurso. A AlmapBBDO foi a agência
com o maior número de classificações, com 20 trabalhos.
Do Rio, a melhor classificação foi da Giovanni FCB, com 6 trabalhos.
Segundo os representantes do Festival no Brasil, a partir de agora, os presidentes
dos diversos segmentos (mídias) vão definir os vencedores de cada
categoria, que serão divulgados nos dias 10 e 11 de novembro, em Londres.
Como nem todos os brasileiros se dispõem a ir para a Inglaterra descobrir
se ganharam ou não, após a festa londrina, os representantes também
promoverão uma festa em São Paulo, para fazer uma entrega mais
formal prêmios dos trabalhos brasileiros.
Esta é a relação dos trabalhos brasileiros classificados:
Segmento TV/Cinema
Empresa: TvZero (São Paulo)
Categoria: Low Budget Campaign - Título: Kinomax - Kinomax
Empresa: J. Walter Thompson Publicidade (São Paulo)
Categoria: public service/social welfare - Título: Priest - AA Alcoholics
Anonymous
Categoria: public service/social welfare - Título: Girl - AA Alcoholics
Anonymous
Categoria: public service/social welfare - Título: Frogs - S.O.S Rain
Forest
Empresa: Vetor Zero (São Paulo)
Categoria: Animation Computer - Título: Fish - Brahma Beer
Empresa: Ogilvy Brasil (Rio de Janeiro)
Categoria: pharmaceuticals - Título: Pray - Sonrisal
Empresa: Ogilvy Brasil (São Paulo)
Categoria: retail foods - Título: Ferris Wheel - Fit Food Light Restaurant
Categoria: retail stores - Título: Gas Station - Fiat
Categoria: retail stores - Título: Rain - Fiat
Categoria: entertainment - Título: Soul Twins - Terra/ Internet
Empresa: NBS (São Paulo)
Categoria: corporate - Título: Thing of the Past - GSM Phone Service
Empresa: Lowe Brazil (São Paulo)
Categoria: corporate - Título: Road - Renault
Categoria: home maintenance - Título: Label - OMO Colors
Categoria: automotive products - Título: Breast - Nissan Pathfinder
Categoria: Foods - Título: Couple - Doriana
Empresa: Lew Lara Propaganda (São Paulo)
Categoria: Apparel - Título: Moon - Material Esportivo
Categoria: Apparel - Título: Beach Soccer - Material Esportivo
Categoria: Corporate - Título: Swing - Jornal
Empresa: Jodaf (São Paulo)
Categoria: home furnishings/appliances - Título: Suckling Pig Stove-GE
Empresa: Giovanni FCB (São Paulo)
Categoria: personal/gift items - Título: Vibracall - Samsung Colors Mobile
Phone
Empresa: Comunicação Carioca (Rio de Janeiro)
Categoria: pharmaceuticals - Título: Couple - Malvona
Empresa: Leo Burnett (São Paulo)
Categoria: corporate - Título: Storm - Fiat Institutional
Segmento Mídia Impressa
Empresa: Slogan Propaganda Ltda. (Fortaleza)
Categoria: automotive products - Título: Nobody Knows More About 4x4
Than We Do - Toyota Hilux
Empresa: Ogilvy Brasil (São Paulo)
Categoria: pharmaceuticals - Título: Nausea - Eno
Categoria: home furnishings/appliances - Título: 69 - Artex Bed Sheets
Categoria: cosmetics/toiletries - Título: Psycho - Dove Shampoo
Categoria: recreation equipment - Título: Garage - Matchbox Toy Cars
Categoria: automotive - Título: Black Power - Fiat
Empresa: Master Advertising S/A (Curitiba-PR)
Categoria: Automotive - Título: Keys - Ciavena Audi
Empresa: Lowe Brasil (São Paulo)
Categoria: Foods - Título: Biscuit - Helmanns
Empresa: Lew Lara Propaganda (São Paulo)
Categoria: Apparel - Título: New Dynatech - Material Esportivo
Empresa: Grey Brasil (São Paulo)
Categoria: office equipment - Título: Buy Pen - Post-it
Empresa: Giovanni FCB (São Paulo)
Categoria: corporate - Título: Lake - BMW
Categoria: corporate - Título: Sky - BMW
Categoria: corporate - Título: Waterfall - BMW
Categoria: Media Promotion - Título: Rietveld - Nervo Optico Magazine
Empresa: Giovanni FCB (Rio de Janeiro)
Categoria: automotive products - Título: Side Mirror - Grand Prix Car
Wax
Categoria: Entertainment - Título: Popcorn - Reign of Fire
Categoria: Entertainment - Título: Before-After - Scratch'n Win
Categoria: Foods - Título: Wind - Royal 5 Minutes
Categoria: Home Maintenance - Título: Humming Bird - Gleid Odor Neutralizer
Categoria: Pharmaceuticals - Título: On-off - Off Insect Repellent
Empresa: Fischer América (São Paulo)
Categoria: Corporate - Título: Our Paper is Bringing... - Suzano Paper
Categoria: Home Entertainment Equipment - Título: Slimmer the Screen.
Larger... - LG Plasma Screens
Categoria: Media Promotion - Título: Freeze - Reciclato
Empresa: Duezt Euro RSCG Comunicações Ltda. (São Paulo)
Categoria: Automotive - Título: Obstacles Detector (Tires) - Xsara Picasso
Empresa: Duck (Maceió-AL)
Categoria: cosmetics/toiletries - Título: Easy - Klin Gel
Categoria: Corporate - Título: Blood Stain of the Innocent - Gazeta de
Alagoas
Empresa: DPZ (São Paulo)
Categoria: retail foods - Título: Pratos - Restaurante Rubaiyat
Categoria: consumer campaign - Título: Legends of Advertising - Institutional
Empresa: Almap BBDO (São Paulo)
Categoria: media promotion - Título: Bring Out Art Director in You (Bedroom)
- Art Directors Club
Categoria: Trade - Título: Late is As Good as Never - Video Game - Fedex
Categoria: Trade - Título: Late is As Good as Never - Simom - Fedex
Categoria: Trade - Título: Late is As Good as Never - Cassete Recorder
- Fedex
Categoria: Public Service/Social Welfare - Título: Fundação
Eye Care - Braille
Categoria: Public Service/Social Welfare - Título: Fundação
Eye Care - Ray Charles
Categoria: Public Service/Social Welfare - Título: Fundação
Eye Care - Sex
Categoria: Beverages Non Alcoholic - Título: I Want you - Pepsi
Categoria: Foods - Título: Tricycle - Quacker Mingau
Categoria: Apparel - Título: Love is Blind... - Havaianas Fashion
Categoria: Apparel - Título: Do you like Brazil (Dark Big Toe) - Havaianas
Fashion
Categoria: Apparel - Título: Do You Like Brazil (Fair Big Toe) - Havaianas
Fashion
Categoria: Corporate - Título: Índia - Mizuno
Categoria: Trade - Título: No Matter What Photos You (Poster) - Stockphotos
Categoria: Trade - Título: No Matter What Photos You (Sunset) - Stockphotos
Categoria: Trade - Título: No Matter What Photos You (Watch) - Stockphotos
Categoria: pharmaceuticals - Título: Bless You! - Bayer
Segmento Outdoor
Empresa: Ogilvy Brasil (Rio de Janeiro)
Categoria: poster campaign - Título: Sexual Relief for Dogs - Mundo Cão
(Dog's World)
Empresa: Ogilvy Brasil (São Paulo)
Categoria: poster - Título: Garage - Matchbox Toy Cars
Empresa: DPZ (São Paulo)
Categoria: spectacular - Título: Moto Reach - Fio Dental Reach
Segmento Mídia interativa
Empresa: TV1.com (São Paulo)
Categoria: link only - Gol Total Flex
Empresa: F/Nazca Saatchi & Saatchi (São Paulo)
Categoria: beverage - Skol is the Music
Empresa: Bolt Brasil (Belo Horizonte)
Categoria: interactive banner - Revista Estilo - Título: Valentines Day
Empresa: AOL Brazil (São Paulo)
Categoria: interactive - AOL Adventure Channel -
Empresa: Almap BBDO (São Paulo)
Categoria: interactive banner - Título: Cabriolet - Audi Cabriolet
Categoria: interactive banner - Título: Breast - Liz Transforma
Categoria: interactive banner - Título: Snake - Cia. das Letras
Empresa: A1 Brasil (São Paulo)
Categoria: beyond the banner - Bridgestone
Categoria: automotive - Bridgestone
Empresa: Agência Click (São Paulo)
Categoria: link only banner - Coca Cola
Categoria: interactive banner - Pre Menstrual Syndrome
Categoria: link only banner - WWF
Categoria: link only banner - Caixa Chain Reaction
Categoria: interactive banner - Scroll and Recycle
Categoria: online campaign - Taps
Categoria: online campaign - Stilo Experience
Categoria: online campaign - Virtual Costumes Campaign
Categoria: beverages - Coca Cola (footbag)
Categoria: media promotion - Agência Click Online Agency
Categoria: beverages - Coca Cola
Segmento Package Design
Empresa: Usina Escritório de Desenho (São Paulo)
Categoria: foods - Sauce Knorr
Empresa: M Design (São Paulo)
Categoria: toiletries - Kiss Kids - Os Melekas
Empresa: 100% Design (São Paulo)
Categoria: apparel - In.Joy
Categoria: beverages non alcoholic - Santal
Segmento Design
Empresa: Merchan Design (São Paulo)
Categoria: invitations/announcements - Invitation - 2002 annual collection of
invitations
Categoria: magazine covers - Magazines - Publish Brasil/States 15 different
covers in the same edition
Categoria: brochures/catalogues consumer - Jewelry - Krystallos Gem-crystals
in design
Empresa: Town Blue Publicidade (São Paulo)
Categoria: brochures/catalogues consumer - Brazilian Art
Empresa: Rex Design (São Paulo)
Categoria: corporate identity - Film Planet Group - Film Planet Group
Categoria: brochures/catalogues consumer - Portfolio Kiko Salomão
Empresa: República das Idéias (Porto Alegre)
Categoria: corporate identity - Cartão de Visitas - Moeda da República
Empresa: Nuts Design & Comunicações Ltda. (São Paulo)
Categoria: self promotion - Linha Boxes - Orange Box / Lemon Box - Light Ideas
Selection
Empresa: MTV Brasil Ltda. (São Paulo)
Categoria: corporate identity - MTV Brasil Corporate Identity
Empresa: LOBO (São Paulo)
Categoria: direct mail consumer - Future Kitsch - Future Kitsch
Empresa: Index Design (São Paulo)
Categoria: brochures/catalogues consumer - Catálogo Brastemp Luminata
Empresa: Grottera (São Paulo)
Categoria: invitations/announcements - Absolut - Legends
Empresa: DPZ (São Paulo)
Categoria: brochures/catalogues trade - Revista Casa do Vaticano - Revista Casa
do Vaticano
Empresa: BrandGroup Strategic Design (São Paulo)
Categoria: direct mail consumer - Catering Division of Capim Santo Restaurant
- Promotional Kit for Launching
REFORÇOS DO MERCADO
Slogan (Fortaleza-CE) - Alexandre Leão, ex-supervisor de criação
da Doctor, ultimamente na Espaço/Z, acertou sua saída do Rio para
trabalhar na Slogan, de Fortaleza. Leão acumula passagens pela Speroni
(atual Agência3), Casa da Criação, JVA e 100%. A partir
da contratação do criativo, a Slogan decidiu levar dois cariocas
para o Ceará: a atendimento Marcia Perdomo (vinda da 100%) e o diretor
de arte Silvio Cunha (ex-Doctor), que vai duplar com Alexandre.
Dia Comunicação de Marketing (Rio-RJ) - A agência
conta agora com os talentos dos Designers e Diretores de Arte Robson Macedo
(ex-Animus), Leo Conrado (ex-Tátil) e do designer de Produtos Ricardo
Abreu do Carmo (ex-Animus), no Rio de Janeiro. A nova equipe tem o desafio de
trabalhar as diversas expertises de marketing oferecidas pela Dia (identidades
visuais, embalagens, merchandising no PDV, promoção, marketing
direto e incentivos), dentro de um conceito de comunicação total
de cada cliente.
Sarmiento Luzes (Rio-RJ) - José Carlos Montichel, ex-Gerente de
Publicidade da sucursal carioca do jornal Valor Econômico acaba de ser
contratado pela Sarmiento Luzes, de São Paulo, empresa de abrigos de
ônibus nos mercados de Niterói, Vitória e Belo Horizonte,
como Gerente Comercial do Rio de Janeiro.
Script (Rio-RJ) - A agência contratou o redator Marcelo Felício,
ex-100%, Doctor e Publicis Norton, para fazer dupla com o diretor de arte Marco
Martins.
SM Produções (Rio-RJ) - A produtora, investindo no segmento
tv e corporativo acaba de contratar o diretor e roteirista Flávio Machado.
Com mais de 20 anos de mercado, Flávio tem vasta experiência na
criação e condução de Programas de TV e filmes institucionais.
A SM também ampliou seu atendimento, contratando Sibéria Almeida
(ex-Dilema) para o seu time.
|