Restaurante é melhor que agência?
Não é de hoje que publicitário gosta de abrir
restaurante. Quando vivo, Geraldo Alonso, da Norton, teve vários. No
Rio, Celso Japiassu (acho que ainda) tem há anos o Faraona, em Itaipava.
Cahique Equi e Duda Moncalvo, da G/Staff, têm o La Table, na Rua do Rosário.
E Sérgio de Paula, da Carioca, está fazendo um enorme sucesso
com o seu Botequim Carioca, na Rua da Passagem.
Num exercício de livre pensamento, então, a Janela propõe
a seguinte questão: Restaurante é um negócio melhor que
agência de publicidade?
Este colunista conseguiu pensar em algumas razões que confirmam esta
tese, esperando, porém, que os amigos leitores participem com outras,
ou provem o contrário:
1 - O cliente de um restaurante não entra com suas latinhas de bebida,
explicando "isso aqui eu prefiro comprar direto".
2 - O cliente de um restaurante não pede para o maitre: "pode preparar
umas três opções para eu escolher?".
3 - Se o restaurante estiver lotado de trabalho, o cliente espera.
4 - Quem tem veículo ainda aceita pagar para ser atendido.
5 - As chances de o cliente pagar no prazo combinado são muito maiores
em um restaurante.
6 - Quando o restaurante é premiado, seu dono não precisa pagar
para o cliente ir à festa.
7 - O cliente entende que existe uma hora para os funcionários do restaurante
irem pra casa.
8 - Ninguém vê qualquer problema se o funcionário do restaurante
levar 10%.
Agora a bola está com vocês. No bom sentido, é claro.
Álvaro Rodrigues divulga chapa ao CCRJ
O Vice-Presidente do Clube de Criação
do Rio de Janeiro (CCRJ), Álvaro Rodrigues, oficializou hoje sua candidatura
à Presidência do clube e já definiu seis nomes para sua
chapa, que faz questão de divulgar em ordem alfabética "para
mostrar que não há nenhuma hierarquia entre os candidatos".
Adriano Matos, supervisor de criação da Comunicação
Carioca; André Eppinghaus, vp de criação da Ogilvy; Flávio
Medeiros, supervisor de criação da Next; Ricardo Real, diretor
de criação da Script e Renato Jardim, supervisor de criação
da McCann-Erickson estarão disputando, no próximo dia 23, a diretoria
do CCRJ com a chapa de Gustavo Bastos. Rodrigues garante à Janela que
a chapa tem o apoio de Aias Lopes, Presidente do Sindicato das Agências
do Rio de Janeiro, e de Cleverson Valadão, Presidente do Sindicato dos
Publicitários do Rio de Janeiro. Entre os projetos do grupo para a diretoria,
está a criação de um Conselho de Criativos, que teria a
participação de colaboradores de diversas áreas para sugerir
novas idéias ao clube. Segundo Rodrigues, Ersílio Trajan, diretor
de criação da Next, aprovou a idéia e garantiu participação.
Mais tarde, Paulo Castro e Luís Claudio Salvestroni,
ambos da V&S, foram novos nomes confirmados para a chapa de Álvaro
Rodrigues. Em carta enviada à imprensa, Alvinho defende a aproximação
do clube carioca com o CCSP - cujo presidente,Carlos Righi, também declarou
seu apoio à chapa - e considera o cargo mais do que um compromisso político.
"Ser diretor do Clube de Criação do Rio de Janeiro não
é cargo político ou social. É comprometimento com o trabalho,
com o mercado e, principalmente, com o nosso futuro", escreveu o candidato.
Luiz Nogueira, Diretor de Criação da McCann, e Lula Vieira, da
V&S, também estão apoiando a chapa.
Bastos anuncia Fábio Barreto
Gustavo Bastos acaba de anunciar que Fabio Barreto,
Diretor de Criação da Ronson, é o mais novo integrante
de sua chapa, que já conta com Carlos Di Celio, da F/Nazca, Fabio Seidl
da 4X4, Aline Arantes, da Giovanni/FCB, João Bosco, da Contemporânea,
Marcelo Conde, da V&S, Roberto Vilhena, da Artplan, Marcelo Felício,
da 100% e Marcelo Coli, da MG. Fábio Barreto está concorrendo
ao cargo de diretor do CCRJ na chapa de Gustavo.
Campos confirma debate
O Presidente do CCRJ, Fernando Campos, aceitou a sugestão
de Gustavo Bastos de fazer um debate na segunda-feira, véspera da eleição
para a Diretoria do Clube. Sempre foi uma tradição do CCRJ fazer
um debate quando há mais de uma chapa concorrendo, mas este ano não
foi marcado pois não daria tempo, já que a eleição
seria nesta quinta-feira( 18/09) e há menos de uma semana os candidatos
não tinham apresentado suas chapas. "Como a votação
foi adiada para o dia 23, tivemos tempo para pensar em marcar um debate, uma
ótima oportunidade para os candidatos apresentarem
suas propostas aos eleitores", explica Bastos, que concorre à Presidência
do CCRJ.
O atual Presidente do Clube, Fernando Campos, estará confirmando o local
do debate amanhã, mas tudo indica que será na ESPM ou no Butequim
Carioca, onde será realizada a eleição no dia seguinte
(23/09).
Apoios de produtoras geram polêmica
O produtor Gaúcho, da Mr.Vox, enviou hoje à
Janela uma nota esclarecendo seu apoio à chapa de Gustavo Bastos, conforme
foi publicado ontem neste veículo de acordo com informações
do próprio Bastos. Segundo Gaúcho, "A Mr. Vox apóia
Gustavo Bastos, Álvaro Rodrigues e todos os publicitários que
tenham como proposta prioritária a valorização do nosso
mercado".
Assim como Gaúcho, o produtor Sérgio Cardoso, da Cine,
esclarece o apoio à candidatura de Gustavo Bastos. "Apóio
o candidato que procurar fazer o melhor para o mercado carioca, seja ele o Gustavo
ou o Alvinho", explica Cardoso, que aproveita para desejar boa sorte ao
vencedor.
Por ua vez, a partir dos esclarecimentos dos apoios à
chapa de Gustavo Bastos publicados na Janela, Sérgio Horovitz, diretor
da Proview, respondeu aos "indecisos" e deixou clara sua posição.
"Meus amigos Gaúcho e Sergio Cardoso. Vá ser assim 'em cima
do muro' lá na China (lá não falta é muro). Dizer
que vai apoiar o que fizer o melhor para o Rio é o mesmo que não
querer participar do CCRJ. Tem que apoiar desde agora. Isso não é
só papo não. Vamos fazer. E pra mudar, tem que ter apoio.EU APOIO
A CHAPA DE GUSTAVO BASTOS !!!! Por que é a melhor opção
para o Rio de Janeiro. Ponto", escreveu o produtor à Janela.
GAP-Rio abre processo de sucessão
O presidente do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro
(GAP), Marcio Borges (à direita na foto) está convocando os profissionais
cariocas do setor para a Assembléia Geral da entidade, no próximo
dia 18, quinta-feira, às 19:00 h, no Auditório da ESPM (Rua do
Rosário, 90). O objetivo é discutir as próximas eleições
para a diretoria do grupo, que deveriam acontecer este mês, dois anos
depois da posse do atual comando.
A sucessão já foi motivo de troca de e-mails no grupo de mensagens
mantido pelo GAP-Rio, no Yahoogroups, quando o publicitário Eduardo Forbes
(à esquerda na foto) se apresentou formalmente como interessado na disputa.
Forbes já havia se candidatado nas últimas eleições
mas retirou sua chapa a poucas semanas da votação, justificando
o ato, na época, por mudanças na sua vida profissional que prejudicariam
a dedicação ao cargo.
Até o momento, não surgiu -- ao menos no grupo de mensagens do
GAP-Rio --, qualquer manifestação de interesse em concorrer contra
a chapa que Forbes apresentará.
Artplan cria para Ministério do Meio Ambiente
"Não adianta querer tapar o sol com uma
peneira" é o título da campanha promovida pelo Ministério
do Meio Ambiente e criada pela Artplan para a Semana de Preservação
da Camada de Ozônio, que será lançada amanhã (16/09),
em Brasília, e veiculada em todo o país. Através de cartazes,
banners, material para o evento de lançamento e spots para rádio,
a campanha estará alertando para o perigo do buraco na camada de ozônio,
desenvolvendo nas peças o conceito "Esse futuro está mais
perto do que você imagina". Em um spot, o filho pede emprestado ao
pai a barraca de sol, protetor solar, roupa protetora e capacete para ir à
praia. Em outra peça para rádio, um programa de previsão
do tempo sinaliza que o dia seguinte será de muito sol, tempo aberto,
sem nuvens no céu e o apresentador avisa que é um péssimo
dia para sair de casa. A parte impressa tem criação de Roberto
Vilhena e Alessandra Sadock e os spots para rádio são de Daniel
Resende. A direção de criação é de Roberto
Vilhena e Jorge Falsfein.
Melhor do Rio no dia 26
O Clube de Criação do Rio de Janeiro
(CCRJ) promove nos dias 26, 27 e 28 de setembro, em Búzios, a segunda
edição do Festival Melhor do Rio, que reunirá o mercado
publicitário carioca para premiar as melhores peças publicitárias
e os profissionais que se destacaram em 2002.
Um júri principal, composto por 15 profissionais da área de publicidade,
elegerá o Grand Prix em quatro categorias (impressa, exterior, tv/cinema
e rádio), entre as 149 peças que compõem o 3º anuário.
Haverá ainda cinco prêmios técnicos: melhor redação
e direção de arte - escolhidas pelo júri principal - fotografia,
som e direção - por júris especializados em cada setor
de atuação.
Para divulgar o Festival, a Giovanni, FCB criou uma campanha
com anúncio impresso, mobiliário urbano e cartazes, comparando
o Melhor do Rio com o Festival Internacional de Cannes e fazendo uma auto-crítica
ao resultado carioca na França. "Fizemos uma brincadeira com o Festival
de Cannes por ser o mais e conhecido e pelo carioca não trazer muitos
prêmios", explica a redatora Aline Arantes. As
peças da campanha serão distribuídas nas agências
cariocas a partir desta semana e o anúncio (foto) será veiculado
no jornal O Globo. A criação é de Aline Arantes e Sérgio
Lobo, com direção de criação de Adilson Xavier,
Cristina Amorim e Fernando Campos. A fotografia de Pedro Garrido.
Os convites para o Festival podem ser comprados com o Igor, do CCRJ, pelo telefone
2221-5859.
Script cria para JB
A convite do Jornal do Brasil, a Script criou uma
peça para a campanha de Segurança Pública promovida pelo
veículo há quase dois meses. Agências de todo o Brasil já
criaram anúncios que estão sendo veiculados diariamente em uma
página inteira do jornal.
Dentro do tema Segurança Pública, a agência optou por uma
abordagem social do problema. Na peça, um menino de rua, em tamanho real,
aparece dormindo sobre a página de jornal, com o titulo: "É
no descaso com a infância que começa a violência. "
O anúncio foi entregue ao jornal nesta quarta-feira e sairia hoje (18/09),
mas a veiculação foi adiada para início de outubro.
A criação é de Marcelo Lobo, Rafael Pitanguy e Daniel Moraes,
com direção de criação de Ricardo Real. A foto é
de Thiago Morais.
Puc-Rio realiza palestras
A partir da semana que vem, o Departamento de Comunicação
Social da Puc-Rio estará recebendo profissionais do mercado publicitário
carioca em palestras coordenadas pelo professor Carlos Negreiro. Na próxima
segunda-feira (22/09), a partir das 9h., o Supervisor de Criação
da Script, Fabio Seidl, estará falando sobre Publicidade criativa - espécie
em extinção. Logo em seguida, a segunda palestra será com
o Redator e Diretor Nacional de Criação da Giovanni, FCB, Adilson
Xavier, sobre o tema Profissão de risco. Na outra segunda-feira (29/09),
começando também às 9h., as palestras continuam com Daniel
Geller e Levindo Carneiro, que estarão falando sobre o Truque na Fotografia
e, logo depois, a Gerente de Comunicação da Star One, Priscila
Norci, falará sobre a Propaganda na era da globalização
- perspectivas de carreira do atendimento. As palestras serão realizadas
no Prédio Kennedy, no auditório K 608 da Universidade.
REFORÇOS DO MERCADO
Proview
(Rio-RJ) - O italiano Carmine Bagnato (foto) é o novo diretor
associado da produtora, que traz sua experiência como montador para a
direção de filmes publicitários. Bagnato já trabalhou
com as produtoras 5.6, Prodigo, Mr.Magoo e S Filmes e já dirigiu filmes
para clientes como TIM, Ferrero, Tic Tac, Microsoft, Harpic e Plaza Shopping,
além de clipes para bandas nacionais como o Capital Inicial.
4X4 (Rio-RJ) - Anunciando na semana passada como Diretor
de Criação da agência, Fabio Seidl está montando
sua equipe. O primeiro nome contratado por ele, que inicia suas atividades na
4X4 na próxima segunda-feira (dia 22), é o do diretor de arte
Fernando Freitas, de 28 anos. Freitas tem passagens pela Young & Rubicam,
Salles, JW Thompson, Doctor, Script e Fischer, sendo que nessas duas últimas
fez dupla com Seidl, e já fez trabalhos para clientes como ATL, Telefônica
Celular, GM, Lance, Taco, Iguatemi, Rede Globo e Du Loren. A agência anuncia
mais uma contratação. O diretor de criação da 4x4,
Fabio Seidl, acaba de trazer Humberto Anderson, o Beto, para a coordenar a área
de Computação Gráfica da agência. Beto que tem passagens
pela Artplan,Doctor e Giovanni FCB, de onde está se desligando.
Bullet ( São Paulo-SP) - Com passagens pelas
agências Doctor, Fischer América, Animus e Tatila, a designer Ludmila
Lacerda é a nova integrante da equipe de criação Bullet.
Loducca (São Paulo-SP) - O diretor de arte
Ismar Soares, de 26 anos, acaba de entrar para a equipe de criação
da agência. O profissional passa a fazer dupla com a redatora Marilu Rodrigues,
que também foi recentemente contratada pela Loducca. O criativo, ex-Salles
e UPgrade, passa a integrar a equipe que elabora a campanha de UOL.
OPM (Rio-RJ) - Daniela Genuíno e Anna Mota
são as duas novas contratações da agência. Designer
formada pela School of Visual Artes, de Nova Iorque, com passagem pela McCann
Ericksonn e Gol Records, a publicitária Daniela Genuíno assume
o cargo de diretora de arte. Seu primeiro trabalho na OPM foi a criação
da marca dos Jogos do Jubileu, a olimpíada internacional comemorativa
dos 50 anos da Petrobras. E Anna Mota, depois de passar pela comunicação
institucional da Petrobras e Vale do Rio Doce, vai reforçar a equipe
de produção gráfica da agência carioca.
Open Films (São Paulo-SP) - Os diretores de Curitiba
Marlon C. Klug e Carlão Busato fecharam um acordo operacional com a produtora
para representá-la em trabalhos feitos no Rio e em São Paulo.
A dupla já fez filmes para agências como J.W. Thompson, Heads,
Master e FischerAmérica, e conquistou recentemente a medalha de bronze
no Festival de Nova York com o filme "Peixe", criado pela Master/JWT,
para a Academia de Natação Gustavo Borges.
Agência3 (Rio-RJ) - O diretor de arte Fábio
Onofre (ex-DPZ) e o redator Eduardo Bragança (ex-V&S) foram contratados
pela agência e irão fazer parte da equipe de Álvaro Rodrigues,
oficializado como diretor de criação no último dia nove.
RÁI (São Paulo-SP) - Depois de anunciar
a conquista de nove contas apenas neste semestre, a agência reestrutura
sua equipe contratando profissionais para as áreas de atendimento e criação.
Murilo Morégola (ex-U.S), Cadu Junqueira e Ricardo Monteiro Gurgel integram
a área de criação e a publicitária Claudia Tambelini,
(ex-MD Comunicação) é nova executiva de contas.
|