Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/SET/2003
Marcio Ehrlich

 

Rio leva 11 prêmios no Colunistas Brasil
Com três trabalhos recebendo medalha, a agência Comunicação Carioca foi a mais premiada do Rio de Janeiro no 36º Prêmio Colunistas Brasil 2003, julgado este fim-de-semana em São Paulo. No concurso, que concede apenas uma medalha de ouro por categoria, concorreram todas as peças premiadas também com ouro nas oito regionais do Colunistas. Nos resultados da premiação, os escritórios cariocas das agências Salles D'Arcy (hoje Publicis Salles Norton), Giovanni FCB e NBS ainda levaram duas medalhas cada, ficando as duas restantes das 11 medalhas cariocas para as agências 100% e Contemporânea.
O júri foi presidido pelo editor da Janela Publicitária, Marcio Ehrlich, e integrado ainda por Adonis Alonso (Coluna "Preto no Branco"), Armando Ferrentini (Editora Referência), Dorinho Bastos (Jornal Propaganda & Marketing), Elóy Simões (Uni-Sul), Fernando Vasconcelos (Revista Foco), Jomar Pereira da Silva (Banco Hoje), Marcello Queiroz (Propaganda & Marketing), Nelson Cadena (Correio da Bahia) e Paulo Macedo (Jornal Propaganda & Marketing).
O concurso ainda escolheu a Publicis Salles Norton como a Agência do Ano, ficando o títullo de Publicitário do Ano para Luis Lara, da agência Lew, Lara. O prêmio de Profissional de Propaganda do Ano foi para o diretor da produtora Cine, Clovis Mello. Os demais Grandes Prêmios de Empresas foram os de Anunciante do Ano para a Brasil Telecom e o de Veículo do Ano para a revista Carta Capital. As agências mais premiadas nacionalmente, com 4 medalhas, foram a AlmapBBDO (39 pontos), Giovanni FCB (36 pontos) e Master (30 pontos).
Veja abaixo as fichas técnicas das medalhas de ouro conquistadas pelo Rio no Colunistas Brasil 2003.
Comercial de Serviços Financeiros e de Seguros: " Bom Companheiro ", da CARIOCA para Sinaf Seguros / Seguro de Vida. Direção de Criação: Sérgio de Paula. Redação: Adriano Matos. Direção de Arte: Bruno Almeida. Produtora de Filme: Jodaf. Produtora de Áudio: Nova Onda. Direção do Comercial: João Daniel Tikhomiroff. Atendimento: Tatyana Ferreira. Aprovação: Pedro Bulcão.
Comercial de Varejo de Grande Porte: "A Criação", da SALLES D'ARCY para Rio Sul / Fim de Ano. Direção de Criação: Rodolfo Sampaio. Redação: Rodolfo Sampaio. Produtora de Filme: CINE. Produtora de Áudio: Supersônica. Direção do Comercial: Clovis Mello. Atendimento: Sérgio Malta e Darlene Furtado. Aprovação: Sérgio Pessoa, Maria Amaral e Claudio Guaranis.
Fonograma de Cultura e Educação: Série "Sotaques", da GIOVANNI,FCB para Waldyr Lima Editora / CCAA - Curso de Idiomas. Direção de Criação: Adilson Xavier, Cristina Amorim e F.Campos. Redação: Aline Arantes. Produtora de Áudio: Nova Onda. Atendimento: Renata Habib. Aprovação: Waldyr Lima Filho e Raul Peçanha.
Fonograma de Meios de Comunicação: "Pamonha", da CONTEMPORÂNEA para Jornal Extra / Motor Extra. Direção de Criação: Mauro Matos e José Guilherme Vereza. Redação: João Bosco Franco. Direção de Arte: Alícia Osborne. Produtora de Áudio: Professor Pardal. Atendimento: Gilberto Garcia, Luciane Scharth e Anna Claudia Pereira. Aprovação: Daniela Philipsen e Karine Karam.
Peça de Mídia Impressa de Varejo de Grande Porte: "Pessoas Parecidas", da SALLES D'ARCY para Rio Sul / Coleção Outono/Inverno. Direção de Criação: Rodolfo Sampaio. Redação: Rodolfo Sampaio. Direção de Arte: Humberto Fernandez. Fotografia/Ilustração: Aderi Costa/Leonardo Vilella. Estúdio: Platinum. Atendimento: Sérgio Malta e Darlene Furtado. Aprovação: Sergio Pessoa, Claudio Guaranis e Maria Amaral.
Peça de Mídia Impressa de Veículos Pessoais e Profissionais: "Caixa de Metal", da 100% para Jagger Blindados / Carro Blindado. Direção de Criação: Gustavo Bastos. Redação: Marcelo Felício. Direção de Arte: Marco Martins. Fotografia/Ilustração: Mauro Risch. Estúdio: Mock-Up: Lincoln Nogueira. Atendimento: Gustavo Bastos. Aprovação: Hermann Naschbarr.
Peça de Mídia Exterior de Produtos e Serviços de Limpeza e Manutenção do Lar: "Flores", da GIOVANNI,FCB para S.C.Johnson / Gleid. Direção de Criação: Adilson Xavier, Cristina Amorim e Fernando Campos. Redação: Fernando Campos. Direção de Arte: Carlos André Eyer. Fotografia/Ilustração: Platinum. Estúdio: Platinum. Atendimento: Álvaro Figueiredo/Cláudia Dias/Leonardo Pazzini. Aprovação: Jacobo Ortiz-Blanes/Aliucha Ramos.
Campanha Institucional ou Corporativo: "Diga Tchau Para A Telefonia", da NBS para OI. Direção de Criação: Pedro Feyer. Redação: Pedro Feyer. Direção de Arte: Henrique Martins. Fotografia/Ilustração: Bob Wolfenson. Estúdio: Bob Wolfenson Estúdio. Produtora de Filme: S Filmes. Direção do Comercial: Sérgio Cuevas. Atendimento: Antonino Brandão/Gabriela Arroyo/Paula Fernandes/Ana Gebara. Aprovação: Alberto Winkler Blanco/Claudia Castro/Luisa Matos.
Campanha de Mercado Publicitário: "Ação Carioca", da CARIOCA para Comunicação Carioca. Direção de Criação: Sérgio de Paula. Redação: Sérgio de Paula e Adriano Matos. Direção de Arte: Bruno Almeida, Bruno Castro, Sérgio de Paula, Bernardo Cople e Paulo André Cruz. Produtora de Filme: Pato Rocco. Produtora de Áudio: Nova Onda e Junk. Atendimento: Sérgio de Paula. Aprovação: Sérgio de Paula.
Campanha de Produtos e Serviços de Telecomunicações: "Celular É Coisa do Passado", da NBS para OI. Direção de Criação: Pedro Feyer e André Lima. Redação: André Lima e Rynaldo Gondim. Direção de Arte: José Luis Vaz. Produtora de Filme: O2/TV Zero/Espiral Filmes. Direção do Comercial: Mafra/Olival/Soares/Cinelli. Atendimento: Antonino Brandão/Gabriela Arroyo/Maria Zerkowski/Paula Fernandes/Ana Gebara. Aprovação: Alberto Winkler Blanco.
Peça Publicitária Relativa a Datas Comemorativas: "Roupa Santinhos", da CARIOCA para Grupo Recarey / Laser. Direção de Criação: Sérgio de Paula. Redação: Edberto Dutra. Direção de Arte: Bruno Castro. Fotografia/Ilustração: Mauro Risch. Estúdio: Mauro Risch. Atendimento: Tatyana Ferreira. Aprovação: Chico Recarey.

Flávio Cordeiro é o novo sócio da Binder
Um mês depois de anunciar a sociedade com o Bob Gueiros, ex-VP de criação da J.W.Thompson, Gláucio Binder traz outro sócio para sua agência. Flávio Cordeiro, atual diretor nacional de mídia da Young&Rubican, assume o cargo de diretor de mídia na agência - que passa a assinar Binder/FC+G a partir do dia 10 de setembro.
"Quis reunir profissionais com atuações em áreas distintas no mercado, como Bob na criação e Flávio na mídia, já que eu sempre trabalhei na área de atendimento e planejamento. Somos três profissionais caros em agências grandes e isso será um diferencial para a Binder/FC+G", garante Gláucio Binder, diretor-geral da agência.
Com 25 anos de mercado, Gláucio e Bob já tiveram experiências em comum quando trabalharam juntos na MPM, DPZ, Y&R e Salles. Já Flavio e Binder trabalharam juntos na co-gestão da FischerAmérica do Rio durante um ano.
Atualmente com 22 funcionários, a Binder conta com clientes como Cultura Inglesa, Nationwide Marítima Seguros, Shopping Barra Square, João Fortes/Inocoop, Laboratórios Merck e Datapixcell, entre outros. Com as novas mudanças, a agência pretende fechar o ano com faturamento de R$ 8 milhões.

RV ganha conta do Carioca
Vencendo a concorrência da qual participaram as agências Doctor, Perceptiva, 2+2 e J3, a RV Comunicação assume a conta do Carioca Shopping e cria um novo conceito para a marca. Com personagens compondo uma típica "Família Carioca" - Pai, mãe, uma filha adolescente de 17 anos e um menino de 10 anos, o objetivo da agência foi criar um ícone para o shopping. "Descobrimos que os clientes sentiam falta de uma imagem ou um mascote que fosse a cara do Carioca. Por isso, criamos personagens que podem caracterizar os vários públicos que o Shopping quer alcançar", explica Rogerio Vaz, sócio-diretor da RV.
Mesmo já tendo assinado a campanha de divulgação da Liqüidação de Inverno do Carioca, a RV ainda não aplicou o novo conceito criado para o shopping. Os novos personagens e o slogan "Carioca Shopping, seu vizinho, seu amigo" serão usados apenas no Natal, quando será lançada a primeira campanha externa do Carioca. A nova contratada terá uma verba anual de R$ 950 mil para campanhas publicitárias.

V&S cria peças para AjudaBrasil
Criada pela V&S, a campanha que divulga o AjudaBrasil - associação civil sem fins lucrativos que pretende facilitar o encontro entre entidades que necessitem de apoio e quem quer ajudar - tem suas peças de mídia impressa veiculando essa semana. O filme da campanha, que mostra brasileiros em situações de miséria e uma forma simples de ajudá-los, entrou no ar neste sábado (30/08).
Com o slogan "O problema é real. A solução é virtual", um dos anúncios mostra o ícone da Internet identificando que uma foto ainda não baixou, embaixo de uma passarela. O título explica: "O que vai aparecer aqui depende de você".
"O conceito da campanha revela às pessoas que existe uma nova maneira de ajudar, mesmo estando à distância. Até para aqueles que não sabem como dar o primeiro passo para se tornar voluntário ou realizar uma doação, o site do Ajuda Brasil mostra todos os caminhos", comenta Paulo Castro, diretor de criação da V&S. Além da agência, o AjudaBrasil conta ainda com o apoio da TV Globo, Editora Abril, Editora Globo e Editora Três, que estão cedendo espaço publicitário para a veiculação das peças. A criação da campanha é de Paulo Castro e Luís Claudio Salvestroni, direção de criação de Paulo Castro. O filme foi produzido pela Cinerama Brasilis e dirigido por Marcos Felipe Delfino. Os interessados em fazer doações devem acessar o endereço www.ajudabrasil.org

CGCOM-RJ lança peças para Chocolate com Pimenta
A campanha criada pela Central Globo de Comunicação para a próxima novela das seis "Chocolata com Pimenta", veiculando desde final de julho, está lançando neste final de semana as peças de mídia impressa com embalagens e tipos de chocolates inspirados nas características dos personagens. Quente, amargo, puro, derretido, bomba, crocante, ao leite ou tradicional, qualificações dos chocolates, são usados nas peças também para definir os personagens da novela.
Os oito anuncios levam a assinatura "Você vai conhecer a nova delícia das seis" e apresentam elementos típicos do universo de uma fábrica de chocolate do início do século, onde se desenvolve a trama. As peças serão publicadas na edição de segunda-feira (08/09), data de estréia da novela, nos jornais O Globo, Folha de SP, Diário de SP, Extra e na revista Época neste sábado (06/09).
A direção de criação da campanha é de Marcos Pedrosa e criação de Carlo Iulio, Felipe Plauska, Marcos Pedrosa e Rosana Braem. O atendimento é de Cristina Pestana.

Huck protagoniza novo filme da Oi
Dando seqüência à série de anúncios "Isso não é um celular. É um Oi", a NBS - premiada como Agência do Ano pelo Prêmio Colunistas Rio - lança mais um filme para a operadora. Protagonizado por Luciano Huck, o comercial de 30" brinca com o nariz do apresentador para divulgar a nova oferta do plano Oi Família, pela qual o usuário pode adquirir dois aparelhos Nokia 2100 por R$ 299.
O anúncio se passa em uma loja da Oi com locutor em off: "Isso não é um apresentador. Isso é o Luciano Huck". Depois de adquirir diversos aparelhos, o apresentador se pergunta se não esqueceu nada entre as várias sacolas que carrega e, ao sair da loja, esbarra em um mobile de propaganda preso ao teto. O locutor encerra: "Isso não é um nariz. Isso é um monumento nasal." O filme veicula hoje, nos 16 estados em que a operadora atende.
A criação da campanha é de André Lima, Rynaldo Gondim e Marcello Noronha, com direção de criação de Pedro Feyer e André Lima. A produtora do filme é a Copacabana Filmes e foi dirigido por Carlos Manga Jr. (Manguinha), com direção de fotografia de Vitor Amati.

Telemar faz promoção com 31
A atriz Andréa Beltrão é a garota propaganda do primeiro filme criado pela Next para a promoção "Vou de 31" da Telemar, que estará sorteando pacotes de viagem para clientes da operadora. No filme, Andréa convida o consumidor a se cadastrar para acumular pontos por chamadas de DDD e DDI realizadas pelo código 31, já que dez ligações com o 31 correspondem a um cupom e, a cada 10 cupons, o cliente concorre a um dos 2,7 mil pacotes de viagem a ser sorteados. O filme estréia nesta sexta-feira nos principais canais de TV aberta e a cabo dos 16 estados em que a operadora atua.
Além do comercial, a campanha envolve ainda ações de spots para rádio e mídia online, pelos sites www.voude31.com.br e www.telemar.com.br/31. Até o final do ano, o objetivo da agência é apresentar pelo menos três novos anúncios para TV associados à promoção, além de ações de mídia como exploração dos espaços nos principais aeroportos do país.
A criação da campanha é de André Havt, Renata Giese e Isabela Torquato, com direção de criação de Ercílio Trajan. O filme foi produzido pela O2 Filmes e dirigido por André Modugno.

100% lança anúncios para Skafe
A partir da semana que vem, as revistas femininas Mais Feliz, da Editora Abril, e Tititi, da Editora Simbolo, estarão veiculando a primeira campanha criada pela 100%Propaganda para a Skafe Cosméticos. Há três meses com a conta da marca, a agência está criando peças para divulgar uma série de lançamentos de produtos da Skafe.
Para o mês de setembro, a 100% já garantiu espaço nas revistas semanais para a veiculação de quatro anúncios referentes aos produtos Colormais, para cabelos tingidos não desbotarem, a um alisante natural e a um removedor de resíduos. Os títulos das peça, na ordem em que serão publicados, são: "Nossos químicos são uns gênios, realizaram seus três pedidos de uma vez" ; "Anti-resíduos Gotas de Oliva. Só não remove o olho grande das suas amigas "; "Desbotada que faz sucesso só a sua calça" e "Alisante natural progressivo, quanto mais você usa, mais linda você fica".
A criação da campanha é de Gustavo Bastos, Antonia Zobaran e Bruno Xavier com direção de Gustavo, produção de Regina Paschoal e atendimento de Marcia Perdomo. Fotos da Getty Images e do arquivo do cliente.

Kovak de volta à TV
Depois de quase dez anos sem fazer campanha em mídia eletrônica, a Vodka Kovak Tridestilada, produzida pelo Grupo Thoquino, volta à TV com filme criado pela Percepttiva. O anúncio de 30' estréia hoje, nos canais por assinatura Multishow, GloboNews, GNT, SporTV, TNT e Warner. "Além de representar a volta do produto que estava um longo período afastado da mídia eletrônica, o filme divulga também o novo processo de destilação da Vodka, que agora é Tridestilada", explica o diretor de criação da campanha, Eduardo Ribeira.
A criação é de Edmir Silveira, Vladimir Paiva, com direção de Eduardo Ribeiro. O atendimento é de Rafael Duarte e Ana Paula Hildebrandt e a produção é da Pan Brasil, com jingle criado por Paulo Steinberg e Edmir Silveira.

REFORÇOS DO MERCADO
4x4(São Paulo-SP) - Patrícia Filippi acaba de ser contratada pela unidade paulista da agência como supervisora de Mídia. Com larga experiência na área, Patrícia tem passagens pela Talent, Lumina 1, Energia Y&R, Ogilvy e DPZ e na 4X4 ficará responsável pelo atendimento da TIM São Paulo.
Giovanni,FCB ( São Paulo-SP) - O publicitário Alexandre Baroni foi contratado para o cargo de gerente de planejamento multidisciplinar, atuando também na função de supervisor de atendimento. Com passagens pela W/Brasil, Full Jazz e Mix 21, ele será o responsável pela integração entre a Giovanni,FCB e a empresa de marketing promocional e eventos do Grupo FCB, Mix 21. Baroni estagiou na McCann Erickson da Austrália e atuou, por 3 anos, na Mix21, de onde saiu para a Full Jazz e W/Brasil, neste último como responsável pelo atendimento da Conta Unibanco.
Bullet (São Paulo-SP) - A agência anuncia a contratação de Daniela Almeida para a área de atendimento. Com passagens pela Neogama, JWT e Brangroup, a profissional será responsável pelos clientes Natura, MasterCard, Diageo e Parmalat. A partir do dia 15 de setembro, a designer Ludmila Lacerda passa a integrar a equipe de criação da Bullet em São Paulo.
DIA Comunicação de Marketing (São Paulo-SP) - A agência anuncia a contratação dos atendimentos Sandra Pimentel (ex-Neogama Propaganda) e Paulo Ferreira (ex-BCS Comunicação) e Simone Guilherme (ex-Adecco Top Services) entra para gerência de Novos Negocios.
Publicis Salles Norton (Rio-RJ) - A agência contratou para sua equipe carioca três executivas de contas. Adriana Miranda (ex- J.W. Thompson), Cristine Bonotto (ex-Coca Cola) e Juliana Seabra (ex-Bullet Promoções/S. Paulo) atenderão respectivamente as contas do Telecine e das divisões Hair Care e Hair Color da Garnier.
Le Pera (São Paulo-SP) - Pedro Guerra Vieira e Mauro Marques Carvalho foram contratados para formar a nova dupla de criação da agência. Os profissionais acumulam passagens por McCann Erickson e Fenômeno Propaganda, no atendimento a contas como BCP, General Motors, Goodyear, IBM, Mastercard, Mercedes-Benz e Projeto Pomar. Os criativos foram Youngs Creatives 2002 no Festival de Cannes.
Mr. Vox (Rio-RJ) - Cláudia von Bock chega de Porto Alegre para reforçar a equipe da produtora, assumindo a Gerência de Atendimento ao lado de Gaúcho. Cláudia foi RTVC da Escala e também já fez parte dos times da Jinga, Lux Filmes e Radioativa.
Loducca (São Paulo-SP) - A agência contrata mais um profissional para a equipe de criação. Aos 21 anos, a redatora Marilu Rodrigues tem três anos de experiência na área, sendo dois deles dedicados à Leo Burnet, onde atendeu clientes como Fiat e Kellogg´s. Antes de ingressar na Loducca, ela estava na Carillo Pastore, criando para Embratel e Editora Caras. Apesar da pouca idade, a criativa já registra prêmios no Anuário do Clube de Criação e um Bronze no Prêmio Folha/Revista da Criação.

Expediente: Esta edição da Janela contou com a colaboração da jornalista Nathália Lavigne