Rio leva 11 prêmios no Colunistas Brasil
Com três trabalhos recebendo medalha, a agência Comunicação
Carioca foi a mais premiada do Rio de Janeiro no 36º Prêmio Colunistas
Brasil 2003, julgado este fim-de-semana em São Paulo. No concurso, que
concede apenas uma medalha de ouro por categoria, concorreram todas as peças
premiadas também com ouro nas oito regionais do Colunistas. Nos resultados
da premiação, os escritórios cariocas das agências
Salles D'Arcy (hoje Publicis Salles Norton), Giovanni FCB e NBS ainda levaram
duas medalhas cada, ficando as duas restantes das 11 medalhas cariocas para
as agências 100% e Contemporânea.
O júri foi presidido pelo editor da Janela Publicitária, Marcio
Ehrlich, e integrado ainda por Adonis Alonso (Coluna "Preto no Branco"),
Armando Ferrentini (Editora Referência), Dorinho Bastos (Jornal Propaganda
& Marketing), Elóy Simões (Uni-Sul), Fernando Vasconcelos
(Revista Foco), Jomar Pereira da Silva (Banco Hoje), Marcello Queiroz (Propaganda
& Marketing), Nelson Cadena (Correio da Bahia) e Paulo Macedo (Jornal Propaganda
& Marketing).
O concurso ainda escolheu a Publicis Salles Norton como a Agência do Ano,
ficando o títullo de Publicitário do Ano para Luis Lara, da agência
Lew, Lara. O prêmio de Profissional de Propaganda do Ano foi para o diretor
da produtora Cine, Clovis Mello. Os demais Grandes Prêmios de Empresas
foram os de Anunciante do Ano para a Brasil Telecom e o de Veículo do
Ano para a revista Carta Capital. As agências mais premiadas nacionalmente,
com 4 medalhas, foram a AlmapBBDO (39 pontos), Giovanni FCB (36 pontos) e Master
(30 pontos).
Veja abaixo as fichas técnicas das medalhas de ouro conquistadas pelo
Rio no Colunistas Brasil 2003.
Comercial de Serviços Financeiros e de Seguros: " Bom Companheiro
", da CARIOCA para Sinaf Seguros / Seguro de Vida. Direção
de Criação: Sérgio de Paula. Redação: Adriano
Matos. Direção de Arte: Bruno Almeida. Produtora de Filme: Jodaf.
Produtora de Áudio: Nova Onda. Direção do Comercial: João
Daniel Tikhomiroff. Atendimento: Tatyana Ferreira. Aprovação:
Pedro Bulcão.
Comercial de Varejo de Grande Porte: "A Criação",
da SALLES D'ARCY para Rio Sul / Fim de Ano. Direção de Criação:
Rodolfo Sampaio. Redação: Rodolfo Sampaio. Produtora de Filme:
CINE. Produtora de Áudio: Supersônica. Direção do
Comercial: Clovis Mello. Atendimento: Sérgio Malta e Darlene Furtado.
Aprovação: Sérgio Pessoa, Maria Amaral e Claudio Guaranis.
Fonograma de Cultura e Educação: Série "Sotaques",
da GIOVANNI,FCB para Waldyr Lima Editora / CCAA - Curso de Idiomas. Direção
de Criação: Adilson Xavier, Cristina Amorim e F.Campos. Redação:
Aline Arantes. Produtora de Áudio: Nova Onda. Atendimento: Renata Habib.
Aprovação: Waldyr Lima Filho e Raul Peçanha.
Fonograma de Meios de Comunicação: "Pamonha",
da CONTEMPORÂNEA para Jornal Extra / Motor Extra. Direção
de Criação: Mauro Matos e José Guilherme Vereza. Redação:
João Bosco Franco. Direção de Arte: Alícia Osborne.
Produtora de Áudio: Professor Pardal. Atendimento: Gilberto Garcia, Luciane
Scharth e Anna Claudia Pereira. Aprovação: Daniela Philipsen e
Karine Karam.
Peça de Mídia Impressa de Varejo de Grande Porte: "Pessoas
Parecidas", da SALLES D'ARCY para Rio Sul / Coleção Outono/Inverno.
Direção de Criação: Rodolfo Sampaio. Redação:
Rodolfo Sampaio. Direção de Arte: Humberto Fernandez. Fotografia/Ilustração:
Aderi Costa/Leonardo Vilella. Estúdio: Platinum. Atendimento: Sérgio
Malta e Darlene Furtado. Aprovação: Sergio Pessoa, Claudio Guaranis
e Maria Amaral.
Peça de Mídia Impressa de Veículos Pessoais e Profissionais:
"Caixa de Metal", da 100% para Jagger Blindados / Carro Blindado.
Direção de Criação: Gustavo Bastos. Redação:
Marcelo Felício. Direção de Arte: Marco Martins. Fotografia/Ilustração:
Mauro Risch. Estúdio: Mock-Up: Lincoln Nogueira. Atendimento: Gustavo
Bastos. Aprovação: Hermann Naschbarr.
Peça de Mídia Exterior de Produtos e Serviços de Limpeza
e Manutenção do Lar: "Flores", da GIOVANNI,FCB para
S.C.Johnson / Gleid. Direção de Criação: Adilson
Xavier, Cristina Amorim e Fernando Campos. Redação: Fernando Campos.
Direção de Arte: Carlos André Eyer. Fotografia/Ilustração:
Platinum. Estúdio: Platinum. Atendimento: Álvaro Figueiredo/Cláudia
Dias/Leonardo Pazzini. Aprovação: Jacobo Ortiz-Blanes/Aliucha
Ramos.
Campanha Institucional ou Corporativo: "Diga Tchau Para A Telefonia",
da NBS para OI. Direção de Criação: Pedro Feyer.
Redação: Pedro Feyer. Direção de Arte: Henrique
Martins. Fotografia/Ilustração: Bob Wolfenson. Estúdio:
Bob Wolfenson Estúdio. Produtora de Filme: S Filmes. Direção
do Comercial: Sérgio Cuevas. Atendimento: Antonino Brandão/Gabriela
Arroyo/Paula Fernandes/Ana Gebara. Aprovação: Alberto Winkler
Blanco/Claudia Castro/Luisa Matos.
Campanha de Mercado Publicitário: "Ação Carioca",
da CARIOCA para Comunicação Carioca. Direção de
Criação: Sérgio de Paula. Redação: Sérgio
de Paula e Adriano Matos. Direção de Arte: Bruno Almeida, Bruno
Castro, Sérgio de Paula, Bernardo Cople e Paulo André Cruz. Produtora
de Filme: Pato Rocco. Produtora de Áudio: Nova Onda e Junk. Atendimento:
Sérgio de Paula. Aprovação: Sérgio de Paula.
Campanha de Produtos e Serviços de Telecomunicações:
"Celular É Coisa do Passado", da NBS para OI. Direção
de Criação: Pedro Feyer e André Lima. Redação:
André Lima e Rynaldo Gondim. Direção de Arte: José
Luis Vaz. Produtora de Filme: O2/TV Zero/Espiral Filmes. Direção
do Comercial: Mafra/Olival/Soares/Cinelli. Atendimento: Antonino Brandão/Gabriela
Arroyo/Maria Zerkowski/Paula Fernandes/Ana Gebara. Aprovação:
Alberto Winkler Blanco.
Peça Publicitária Relativa a Datas Comemorativas: "Roupa
Santinhos", da CARIOCA para Grupo Recarey / Laser. Direção
de Criação: Sérgio de Paula. Redação: Edberto
Dutra. Direção de Arte: Bruno Castro. Fotografia/Ilustração:
Mauro Risch. Estúdio: Mauro Risch. Atendimento: Tatyana Ferreira. Aprovação:
Chico Recarey.
Flávio
Cordeiro é o novo sócio da Binder
Um mês depois de anunciar a sociedade com o Bob Gueiros, ex-VP de criação
da J.W.Thompson, Gláucio Binder traz outro sócio para sua agência.
Flávio Cordeiro, atual diretor nacional de mídia da Young&Rubican,
assume o cargo de diretor de mídia na agência - que passa a assinar
Binder/FC+G a partir do dia 10 de setembro.
"Quis reunir profissionais com atuações em áreas distintas
no mercado, como Bob na criação e Flávio na mídia,
já que eu sempre trabalhei na área de atendimento e planejamento.
Somos três profissionais caros em agências grandes e isso será
um diferencial para a Binder/FC+G", garante Gláucio Binder, diretor-geral
da agência.
Com 25 anos de mercado, Gláucio e Bob já tiveram experiências
em comum quando trabalharam juntos na MPM, DPZ, Y&R e Salles. Já
Flavio e Binder trabalharam juntos na co-gestão da FischerAmérica
do Rio durante um ano.
Atualmente com 22 funcionários, a Binder conta com clientes como Cultura
Inglesa, Nationwide Marítima Seguros, Shopping Barra Square, João
Fortes/Inocoop, Laboratórios Merck e Datapixcell, entre outros. Com as
novas mudanças, a agência pretende fechar o ano com faturamento
de R$ 8 milhões.
RV ganha conta do Carioca
Vencendo a concorrência da qual participaram as agências Doctor,
Perceptiva, 2+2 e J3, a RV Comunicação assume a conta do Carioca
Shopping e cria um novo conceito para a marca. Com personagens compondo uma
típica "Família Carioca" - Pai, mãe, uma filha
adolescente de 17 anos e um menino de 10 anos, o objetivo da agência foi
criar um ícone para o shopping. "Descobrimos que os clientes sentiam
falta de uma imagem ou um mascote que fosse a cara do Carioca. Por isso, criamos
personagens que podem caracterizar os vários públicos que o Shopping
quer alcançar", explica Rogerio Vaz, sócio-diretor da RV.
Mesmo já tendo assinado a campanha de divulgação da Liqüidação
de Inverno do Carioca, a RV ainda não aplicou o novo conceito criado
para o shopping. Os novos personagens e o slogan "Carioca Shopping, seu
vizinho, seu amigo" serão usados apenas no Natal, quando será
lançada a primeira campanha externa do Carioca. A nova contratada terá
uma verba anual de R$ 950 mil para campanhas publicitárias.
V&S cria peças para AjudaBrasil
Criada pela V&S, a campanha que divulga o AjudaBrasil - associação
civil sem fins lucrativos que pretende facilitar o encontro entre entidades
que necessitem de apoio e quem quer ajudar - tem suas peças de mídia
impressa veiculando essa semana. O filme da campanha, que mostra brasileiros
em situações de miséria e uma forma simples de ajudá-los,
entrou no ar neste sábado (30/08).
Com o slogan "O problema é real. A solução é
virtual", um dos anúncios mostra o ícone da Internet identificando
que uma foto ainda não baixou, embaixo de uma passarela. O título
explica: "O que vai aparecer aqui depende de você".
"O conceito da campanha revela às pessoas que existe uma nova maneira
de ajudar, mesmo estando à distância. Até para aqueles que
não sabem como dar o primeiro passo para se tornar voluntário
ou realizar uma doação, o site do Ajuda Brasil mostra todos os
caminhos", comenta Paulo Castro, diretor de criação da V&S.
Além da agência, o AjudaBrasil conta ainda com o apoio da TV Globo,
Editora Abril, Editora Globo e Editora Três, que estão cedendo
espaço publicitário para a veiculação das peças.
A criação da campanha é de Paulo Castro e Luís Claudio
Salvestroni, direção de criação de Paulo Castro.
O filme foi produzido pela Cinerama Brasilis e dirigido por Marcos Felipe Delfino.
Os interessados em fazer doações devem acessar o endereço
www.ajudabrasil.org
CGCOM-RJ lança peças para Chocolate com Pimenta
A campanha criada pela Central Globo de Comunicação para a próxima
novela das seis "Chocolata com Pimenta", veiculando desde final de
julho, está lançando neste final de semana as peças de
mídia impressa com embalagens e tipos de chocolates inspirados nas características
dos personagens. Quente, amargo, puro, derretido, bomba, crocante, ao leite
ou tradicional, qualificações dos chocolates, são usados
nas peças também para definir os personagens da novela.
Os oito anuncios levam a assinatura "Você vai conhecer a nova delícia
das seis" e apresentam elementos típicos do universo de uma fábrica
de chocolate do início do século, onde se desenvolve a trama.
As peças serão publicadas na edição de segunda-feira
(08/09), data de estréia da novela, nos jornais O Globo, Folha de SP,
Diário de SP, Extra e na revista Época neste sábado (06/09).
A direção de criação da campanha é de Marcos
Pedrosa e criação de Carlo Iulio, Felipe Plauska, Marcos Pedrosa
e Rosana Braem. O atendimento é de Cristina Pestana.
Huck protagoniza novo filme da Oi
Dando seqüência à série de anúncios "Isso
não é um celular. É um Oi", a NBS - premiada como
Agência do Ano pelo Prêmio Colunistas Rio - lança mais um
filme para a operadora. Protagonizado por Luciano Huck, o comercial de 30"
brinca com o nariz do apresentador para divulgar a nova oferta do plano Oi Família,
pela qual o usuário pode adquirir dois aparelhos Nokia 2100 por R$ 299.
O anúncio se passa em uma loja da Oi com locutor em off: "Isso não
é um apresentador. Isso é o Luciano Huck". Depois de adquirir
diversos aparelhos, o apresentador se pergunta se não esqueceu nada entre
as várias sacolas que carrega e, ao sair da loja, esbarra em um mobile
de propaganda preso ao teto. O locutor encerra: "Isso não é
um nariz. Isso é um monumento nasal." O filme veicula hoje, nos
16 estados em que a operadora atende.
A criação da campanha é de André Lima, Rynaldo Gondim
e Marcello Noronha, com direção de criação de Pedro
Feyer e André Lima. A produtora do filme é a Copacabana Filmes
e foi dirigido por Carlos Manga Jr. (Manguinha), com direção de
fotografia de Vitor Amati.
Telemar faz promoção com 31
A atriz Andréa Beltrão é a garota propaganda do primeiro
filme criado pela Next para a promoção "Vou de 31" da
Telemar, que estará sorteando pacotes de viagem para clientes da operadora.
No filme, Andréa convida o consumidor a se cadastrar para acumular pontos
por chamadas de DDD e DDI realizadas pelo código 31, já que dez
ligações com o 31 correspondem a um cupom e, a cada 10 cupons,
o cliente concorre a um dos 2,7 mil pacotes de viagem a ser sorteados. O filme
estréia nesta sexta-feira nos principais canais de TV aberta e a cabo
dos 16 estados em que a operadora atua.
Além do comercial, a campanha envolve ainda ações de spots
para rádio e mídia online, pelos sites www.voude31.com.br e www.telemar.com.br/31.
Até o final do ano, o objetivo da agência é apresentar pelo
menos três novos anúncios para TV associados à promoção,
além de ações de mídia como exploração
dos espaços nos principais aeroportos do país.
A criação da campanha é de André Havt, Renata Giese
e Isabela Torquato, com direção de criação de Ercílio
Trajan. O filme foi produzido pela O2 Filmes e dirigido por André Modugno.
100% lança anúncios para Skafe
A partir da semana que vem, as revistas femininas Mais Feliz, da Editora Abril,
e Tititi, da Editora Simbolo, estarão veiculando a primeira campanha
criada pela 100%Propaganda para a Skafe Cosméticos. Há três
meses com a conta da marca, a agência está criando peças
para divulgar uma série de lançamentos de produtos da Skafe.
Para o mês de setembro, a 100% já garantiu espaço nas revistas
semanais para a veiculação de quatro anúncios referentes
aos produtos Colormais, para cabelos tingidos não desbotarem, a um alisante
natural e a um removedor de resíduos. Os títulos das peça,
na ordem em que serão publicados, são: "Nossos químicos
são uns gênios, realizaram seus três pedidos de uma vez"
; "Anti-resíduos Gotas de Oliva. Só não remove o olho
grande das suas amigas "; "Desbotada que faz sucesso só a sua
calça" e "Alisante natural progressivo, quanto mais você
usa, mais linda você fica".
A criação da campanha é de Gustavo Bastos, Antonia Zobaran
e Bruno Xavier com direção de Gustavo, produção
de Regina Paschoal e atendimento de Marcia Perdomo. Fotos da Getty Images e
do arquivo do cliente.
Kovak de volta à TV
Depois de quase dez anos sem fazer campanha em mídia eletrônica,
a Vodka Kovak Tridestilada, produzida pelo Grupo Thoquino, volta à TV
com filme criado pela Percepttiva. O anúncio de 30' estréia hoje,
nos canais por assinatura Multishow, GloboNews, GNT, SporTV, TNT e Warner. "Além
de representar a volta do produto que estava um longo período afastado
da mídia eletrônica, o filme divulga também o novo processo
de destilação da Vodka, que agora é Tridestilada",
explica o diretor de criação da campanha, Eduardo Ribeira.
A criação é de Edmir Silveira, Vladimir Paiva, com direção
de Eduardo Ribeiro. O atendimento é de Rafael Duarte e Ana Paula Hildebrandt
e a produção é da Pan Brasil, com jingle criado por Paulo
Steinberg e Edmir Silveira.
REFORÇOS DO MERCADO
4x4(São Paulo-SP) - Patrícia Filippi acaba de ser contratada
pela unidade paulista da agência como supervisora de Mídia. Com
larga experiência na área, Patrícia tem passagens pela Talent,
Lumina 1, Energia Y&R, Ogilvy e DPZ e na 4X4 ficará responsável
pelo atendimento da TIM São Paulo.
Giovanni,FCB ( São Paulo-SP) - O publicitário Alexandre
Baroni foi contratado para o cargo de gerente de planejamento multidisciplinar,
atuando também na função de supervisor de atendimento.
Com passagens pela W/Brasil, Full Jazz e Mix 21, ele será o responsável
pela integração entre a Giovanni,FCB e a empresa de marketing
promocional e eventos do Grupo FCB, Mix 21. Baroni estagiou na McCann Erickson
da Austrália e atuou, por 3 anos, na Mix21, de onde saiu para a Full
Jazz e W/Brasil, neste último como responsável pelo atendimento
da Conta Unibanco.
Bullet (São Paulo-SP) - A agência anuncia a contratação
de Daniela Almeida para a área de atendimento. Com passagens pela Neogama,
JWT e Brangroup, a profissional será responsável pelos clientes
Natura, MasterCard, Diageo e Parmalat. A partir do dia 15 de setembro, a designer
Ludmila Lacerda passa a integrar a equipe de criação da Bullet
em São Paulo.
DIA Comunicação de Marketing (São Paulo-SP) - A
agência anuncia a contratação dos atendimentos Sandra Pimentel
(ex-Neogama Propaganda) e Paulo Ferreira (ex-BCS Comunicação)
e Simone Guilherme (ex-Adecco Top Services) entra para gerência de Novos
Negocios.
Publicis Salles Norton (Rio-RJ) - A agência contratou para sua
equipe carioca três executivas de contas. Adriana Miranda (ex- J.W. Thompson),
Cristine Bonotto (ex-Coca Cola) e Juliana Seabra (ex-Bullet Promoções/S.
Paulo) atenderão respectivamente as contas do Telecine e das divisões
Hair Care e Hair Color da Garnier.
Le Pera (São Paulo-SP) - Pedro Guerra Vieira e Mauro Marques Carvalho
foram contratados para formar a nova dupla de criação da agência.
Os profissionais acumulam passagens por McCann Erickson e Fenômeno Propaganda,
no atendimento a contas como BCP, General Motors, Goodyear, IBM, Mastercard,
Mercedes-Benz e Projeto Pomar. Os criativos foram Youngs Creatives 2002 no Festival
de Cannes.
Mr. Vox (Rio-RJ) - Cláudia von Bock chega de Porto Alegre para
reforçar a equipe da produtora, assumindo a Gerência de Atendimento
ao lado de Gaúcho. Cláudia foi RTVC da Escala e também
já fez parte dos times da Jinga, Lux Filmes e Radioativa.
Loducca (São Paulo-SP) - A agência contrata mais um profissional
para a equipe de criação. Aos 21 anos, a redatora Marilu Rodrigues
tem três anos de experiência na área, sendo dois deles dedicados
à Leo Burnet, onde atendeu clientes como Fiat e Kellogg´s. Antes
de ingressar na Loducca, ela estava na Carillo Pastore, criando para Embratel
e Editora Caras. Apesar da pouca idade, a criativa já registra prêmios
no Anuário do Clube de Criação e um Bronze no Prêmio
Folha/Revista da Criação.
Expediente: Esta
edição da Janela contou com a colaboração da jornalista
Nathália Lavigne
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