Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 22/AGO/2003
Marcio Ehrlich

 

Festa do Colunistas celebra moda e publicidade carioca
Com apresentação da modelo Fernanda Lima e animação da DJ e também modelo Mari Zander, a entrega do Prêmio Colunistas Rio, esta quarta-feira, 27, na Marina da Glória, promete ser a maior festa de 2003 do mercado publicitário carioca, com a presença já confirmada de 600 profissionais e empresários de agências, veículos, fornecedores e anunciantes do Rio de Janeiro.
Aproveitando o tema da premiação deste ano -- "Colunistas, o Prêmio que não sai de moda" -- o evento será uma celebração da qualidade tanto da criação publicitária quanto de moda no Rio. A festa será aberta com um desfile de seis das mais prestigiadas grifes cariocas: Andre Camacho, Casa de Noca, Complexo B, Isabela Capeto, Ivã Ribeiro e Sta.Ephigênia. O próprio estilo de vestir e viver que caracteriza os publicitários vai ser pauta da cobertura que o programa GNT Fashion pretende fazer da festa.
A Premiação
O 22º Colunistas Rio premiou 24 agências de publicidade. A NBS foi considerada pelo júri a Agência do Ano, ficando a Globosat Canais como o Veículo do Ano e a Oi como o Anunciante do Ano. Nos Grandes Prêmios Pessoais, Sérgio de Paula, da Comunicação Carioca foi escolhido pelo júri como o Publicitário do Ano, enquanto Rodolfo Sampaio, da Publicis Salles Norton, ficou com o reconhecimento como Profissional de Propaganda do Ano.
As adesões para a festa do Colunistas-Rio estão sendo feitas na Dinâmica Promoções, com Margô, pelo telefone (21) 2537-8180.

OI oferece descontos no Colunistas
Para comemorar o prêmio de Anunciante do Ano - enquanto a NBS, responsável pelas campanhas da operadora, foi eleita Agência do Ano - a Oi preparou preços especiais para quem comparecer à festa de entrega do 22o Prêmio Colunistas Rio de Janeiro na Marina da Glória.
Os convidados poderão preencher um cupom especial, disponível no estande da Oi, para realizar o cadastro e adquirir o aparelho com desconto nos planos Oi 160, Oi 300 ou Oi Família em qualquer loja da Oi. O novo Siemens C55, que custa R$ 499, estará sendo vendido por R$ 169 - ou ainda a custo zero para clientes que habilitarem o aparelho no plano Oi VIP.
A idéia da ação é prestigiar os profissionais da propaganda carioca, além dos destaques da premiação da operadora. Em um ano, a Oi - em conjunto com a sua agência NBS - conquistou 12 prêmios em concursos do trade, como, por exemplo, o Ouro e Grand Prix em rádio no Festival Internacional de Publicidade do Rio de Janeiro promovido pela ABP (Associação Brasileira de Propaganda); Primeiro Prêmio Mobiliário Urbano Clear Channel e 22º Prêmio Colunistas Rio de Janeiro. Entre as peças premiadas estão "Celular é coisa do passado", "Diga Tchau para a telefonia" e "Passar Vergonha".

Novo nome da ATL já está claro, ops... confirmado!
Claro foi o nome escolhido para substituir a Algar Telecom Leste. Dentre os vários nomes cogitados, Claro foi o que melhor traduziu a intenção do grupo. "Queríamos ressaltar na marca a idéia de transparência e clareza: Em todos os sentidos", declara Juliana Leite, assessora de imprensa. Ainda segundo ela, vincular o nome ao conceito da empresa ajuda a identificação da filosofia da empresa.
Para o desenvolvimento da marca, foi contratado o escritório de design GAD´Design. O vermelho do logotipo, remete ao astro-sol, que ilumina e clareia as relações: Relação empresa-cliente, empresa-fornecedor e empresa-imprensa.
Dentre as novidades trazidas nessa reunião, está a aquisição de outras cinco operadoras além do aumento da cobertura, oriundos da compra de cinco outras operadoras nacionais.
Além da tecnologia já oferecida, a TDMA, entra em cena o GMS. As duas tecnologias funcionarão em paralelo e a escolha por um ou outro padrão ficará a critério do cliente, sem haver a necessidade de troca do número do aparelho.

Conar suspende filme da Embratel
Atendendo mais uma vez à reivindicação da Intelig, o Conar lançou nesta quarta-feira uma liminar suspendendo o comercial da Embratel "Fale mais e economize até 60%". No documento encaminhado ao órgão no final de julho, quando a campanha começou a ser veiculada, a Intelig alegava que o comercial induz o consumidor ao erro por não indicar que o desconto de 60% vale apenas nas ligações para os EUA. Só ese ano, esta é a segunda vez que a Intelig consegue liminar do Conar para retirar um filme da Embratel do ar.
"Mais uma vez a nossa concorrente nacional tenta confundir o consumidor com propagandas enganosas, tentando criar a percepção de que os seus preços são mais competitivos quando na realidade não são", declarou o Kléber Meira, vice-presidente de Marketing e Vendas da Intelig.
Segundo a assessoria de imprensa da AlmapBBDO, agência responsável pela conta da Embratel, o comercial notificado já havia saído do ar no dia 10 de agosto e o que está veiculando já atende às especificações do Conar.
De acordo com o relator da liminar suspensiva, "o anúncio em questão infringe regras do Código Brasileiro de Auto Regulamentação Publicitária." A Embratel foi notificada e o filme já saiu do ar.

Música de Dominguinhos é tema da Febre de Shopping
Depois de vencer a concorrência, no final do mês passado, para a terceira edição da liquidação que envolve os 14 principais shoppings do Rio de Janeiro, a Ronson lança a campanha "Febre de Shopping" no próximo dia 27. Para atrair o consumidor em tão curto espaço de tempo, já que serão apenas quatro dias de promoção, a agência optou por uma comunicação direta e marcante, usando como tema a música de Dominguinhos, "Isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais!".
"Escolhemos essa música como tema da campanha pois além de ser muito popular é de fácil memorização", declara Márcio Borges, Vice-Presidente de Planejamento e Atendimento da Ronson.
Com R$350.000, 00 destinados à campanha publicitária, a agência criou um filme de 30', spot, anúncio de jornal e material para o ponto-de-venda , além de comprar os direitos autorais da música de Dominguinhos.
Os responsáveis pela criação são Fabio Barreto, Andrea Moniz e Ana Paula Chamum, com direção de Barreto. O atendimento foi feito por Marcio Borges e Gel Alvarez e a produtora é a Tec Cine, com direção de Felipe Joffily.

100% assume conta da ACAD
Reunindo hoje 1.700 academias de fitness, a Associação Brasileira das Academias (ACAD) entregou sua conta para a 100% Propaganda. Além de coordenar a edição mensal da revista, a agência fará uma campanha institucional para divulgar que, a partir deste ano, a ACAD deixou de atuar apenas no Rio de Janeiro e se tornou nacional.
"Assim que sair a nova revista, vamos lançar uma campanha para atrair mais 1.300 associados de outras regiões do país", afirma Gustavo Bastos, diretor de criação da 100%.
A agência está trabalhando na reformulação editorial da revista, coordenando as equipes comerciais, de editoração e de impressão para a primeira edição atualizada que sairá em setembro. A 100% foi apresentada oficialmente a ACAD em um coquetel que reuniu mais de 40 integrantes das principais academias do Rio. A antiga responsável pela conta da entidade era a agência Versátil, que cuidava apenas da revista e não chegou a lançar campanha.

Via 4 divulga caminho do ouro
Para divulgar a inauguração do Caminho do Ouro em Paraty, a Sebrae/RJ e a Prefeitura de Paraty estão realizando uma campanha com peças criadas pela agência Via 4. A estrada é considerada o marco zero oficial do escoamento do ouro no século XVII, por onde este chegava de Minas Gerais antes de ser mandado para o Rio de Janeiro. Entitulada Caminho do Ouro Paraty, Estrada Real, a campanha está sendo divulgada na cidade de Paraty com peças de sinalização da estrada e informativos.
Patrocinado pelo governo do Estado, o projeto foi criado com o objetivo de atrair parceiros que possam resgatar a história do caminho do escoamento, além de fortalecer turismo local. Segundo Heber Moura, diretor da Via 4, a indicação do município a Patrimônio Histórico da Humanidade foi também um grande estímulo para a realização da campanha. Os responsáveis pela criação são Flávia Vianna e Heber Moura.

JB investe no tema Segurança Pública
Há quase um mês, o Jornal do Brasil está veiculando diariamente anúncios de página inteira sobre o tema Segurança Pública, criados por agências de todo o Brasil.
"A campanha foi criada para antecipar uma cobertura especial de três meses sobre o tema, que se inicia dia 18 de setembro", explica Sérgio Thompson Flores, vice-presidente do jornal. Até por ser um teaser do projeto jornalístico, o JB não lançou formalmente a campanha publicitária. Como diz o diretor do jornal, Roberto Bahiense, "é dispensável qualquer explicação de que se trata de uma campanha de adesão do Jornal do Brasil ao tema Segurança Pública".
Para inaugurar a cobertura, o jornal promove um seminário no próprio dia 18. Depois disso serão veiculados cadernos especiais no Jornal do Brasil e na revista Forbes, que é presidida no Brasil por Thompson Flores. "Durante esses três meses, estaremos levantando a bandeira sobre a questão da Segurança Pública", ressaltou o vice-presidente do JB.
O anúncio que sairá esta quarta-feira (foto) foi criado pela Ronson, trabalhando com manchetes tristes de jornal, mas invertendo seus sentidos para aplicá-las em um outro cenário. Segundo os criadores Fábio Barreto, Leandro Euzébio e Ana Chamum, com direção de Barreto, a intenção é mostrar que a nossa história pode e deve ser outra. Em meados de outubro, as cem peças veiculadas serão reunidas em uma exposição.

CGCOM-RJ cria anúncio para Lisbela e o Prisioneiro
Para divulgar o longa metragem "Lisbela e o Prisioneiro", que estréia em circuito nacional nesta sexta-feira(22/08), a Central Globo de Comunicação criou quatro versões de comerciais e 30 segundos. Com títulos como "Se você gosta de um filme dramático, não perca este filme" ou "Se você gosta de comédia, não perca este filme" , a idéia é fazer um contraponto entre os anúncios, sugerindo que o filme de Guel Arraes suscita várias emoções.
A campanha de divulgação conta também com uma promoção cultural, que nasceu de uma parceria entre a Globofilmes, a Fox Filmes e a Natasha Records com a Supervia. Com o objetivo de levar os filmes às classes populares, os produtores estão oferecendo ingressos do filme para as 350 melhores respostas da seguinte frase "Eu gosto de cinema nacional porque...". Além das entradas , os vencedores e seus acompanhantes vão ganhar duas passagens de trem, oferecidas pela Super Via.
Assinam a campanha os criativos Marcos Pedrosa e Fernando Conde, com atendimento de Cristina Pestana.

MG cria mais duas peças para Duloren
Depois de colocar duas mulheres obrigando um homem a tomar um pote de viagra, MG continua polemizando nos anúncios criados para a Duloren. Seguindo ainda o conceito "Você não imagina do que uma Duloren é capaz", adotado pela marca há algum tempo, a agência desta vez usou o conflito do Oriente Médio como gancho em uma de suas novas peças.Com o título "Judeu e Palestino", uma mulher de Duloren consegue unir esses dois povos que vivem em constante conflito.
Na outra peça, a novela Mulheres Apaixonadas foi usada como referência. Entitulado "O carro tem gás, quero ver se o motorista também", o anúncio faz alusão ao polêmico envolvimento entre Silvia e o taxista Caetano. As peças serão veiculadas em setembro, na revista Nova. A equipe de criação da MG Comunicação é responsável pela criação das peças.

REFORÇOS DO MERCADO
Z+ (São Paulo-SP) - A equipe comandada por Alan Strozenberg acaba de contratar Kevin Zung (ex Salles-Publicis, ex Master) e André Teixeira.
Young & Rubican ( São Paulo-SP) - Pablo de Arteaga foi contratado para o cargo de diretor de conta da Vivo. O executivo estava na Leo Burnett por seis anos, sendo que os últimos dois na Leo do México.
Diretoria Cinematográfica (Rio de Janeiro-RJ) - A produtora de Libero Saporetti anuncia a contratação do diretor Sergio Freitas, que começou em produção aos 17 anos na TV Globo e quatro anos depois foi para o departamento de marketing e videoclipes da Warner Music. Sérgio já trabalhou também na área de montagem nos Estúdios Mega, participando de longas-metragens como “Cruz e Souza”, “Oriundi”, “Via Brasil” e “2000 Nordestes” , além de vários comerciais.
Publika Propaganda (São Paulo-SP) - A agência acabou de contratar para sua equipe de criação a designer gráfico e diretora de arte Sibele Theis, ex-Fischer América e We comunicação.
Toró Propaganda ( São Paulo-SP) - A agência contratou o diretor de mídia Flávio Polay, que já trabalhou na Almap, Salles, Lowe e Carillo para comandar a área na nova agência.
Espaço 8 (São Paulo-SP) - A produtora acaba de contratar a publicitária Patrícia Diniz para cuidar do atendimento às agências que cuidam do grupo Pão de Açúcar. Com passagem pelas produtora No Limits, Outdoor Brazil e Apotex, onde cuidava da área de propaganda da indústria farmacêutica, Patrícia fará também a prospecção de institucionais, clipping de eventos e videoclipes para a Espaço 8.
OpusMúltipla (Curitiba-PR) - Renato Cavalher é o novo diretor de criação da agência. Ex-vice presidente nacional de criação da JW Thompson, Renato retorna à Curitiba, onde já atuou na Exclam, Z. e Master. Com 21 anos de atuação no mercado publicitário, Cavalher coleciona vários prêmios nacionais e internacionais - Ouro em NY, Prata em Cannes, Profissionais do Ano da Globo, Clio, além de constar com trabalhos finalistas no Festival de Londres.
Bates Brasil (Rio-RJ) - O redator Nick Casabona e a assistente de mídia Renata Poles foram contratados pela agência para a equipe das Casa Bahia. Nick ja atuou na JWT e Leo e Renata tem passagens pela Guimaraes e Lage' Magy.
W/Brasil (São Paulo-SP) - Convidado por Gabriel Zellmeister, Alexandre Suannes é o novo diretor de arte da W/Brasil. Ele já trabalhou na produtora Trattoria di Frame, onde desenvolveu projetos interativos premiados no Brasil e no exterior. Tem passagem ainda pela DM9DDB, na AlmapBBDO e realizou trabalhos para Alpargatas, Pepsi, Volkswagen, Visa, Embratel, Gráficos Burti. Foi o designer gráfico mais premiado na Bienal de Design ocorrida neste ano.
Portfolio (Rio-RJ) - Anderson Roque e Emília Mendes entram para a equipe da agência. Anderson, conhecido como Hans, será o chefe de Estúdio na criação. E Emília, ex-Commente e ex-CaliaAssumpção, entra para a mídia da agência. Ambos estavam na Doctor antes de se juntarem a Portfolio.

Expediente: Esta edição da Janela contou com a colaboração das jornalistas Nathália Lavigne e Barbara Dallalana.