Prêmio
Rogerio Steinberg revela finalistas
O 22º Prêmio Colunistas Rio já tem a relação
dos 20 criadores cariocas que foram os mais premiados na primeira fase do concurso
-- quando são concedidas as medalhas de ouro, prata e bronze -- e concorrerão
ao Prêmio Rogerio Steinberg como os mais criativos do mercado carioca
em 2002-2003, segundo a premiação dos jornalistas de propaganda.
O resultado final, que apontará os três vencedores nas categorias
Redator e Diretor de Arte, dependerá da divulgação dos
trabalhos vencedores dos Grandes Prêmios de Campanha, Comercial, Anúncio
e Fonograma do Ano, revelados durante a festa de premiação pela
abertura do envelope com os votos dos jurados, auditados pela Trevisan.
Pelo regulamento do Prêmio Colunistas 2003, cada Grande Prêmio dá
a seus criadores 15 pontos. A Medalha de Ouro vale 6 pontos, a de Prata, 4 pontos,
e a Medalha de Bronze 2 pontos. Sobre as pontuações de cada prêmio
ainda é aplicado um valor multiplicador de 1,5 para séries de
peças e 2 para Campanhas, como forma de diferenciar a complexidade dos
trabalhos concorrentes.
Estes são, em ordem alfabética, os criadores cariocas que alcançaram
as melhores premiações até o momento no Colunistas Rio
2003:
REDATORES: Adriano Matos, André Lima, Edberto Dutra, Fred Moreira,
João Bosco Franco, Marcus Bassini, Rodolfo Sampaio, Rodrigo Strozenberg,
Rynaldo Gondim e Sérgio de Paula.
DIRETORES DE ARTE: Alícia Osborne, Bruno Almeida, Bruno Castro, Carlos
Eduardo Lopes, Daniel Leitão, Filipe Raposo, Humberto Fernandez, João
Paulo Pereira, José Luis Vaz e Marcelo Giannini.
A festa da premiação do 22º Colunistas-Rio acontece no próximo
27 de agosto, a partir das 19:00h, no Pavilhão 1 da Marina da Glória,
no Aterro do Flamengo. Portfolio (Rio-RJ) - Anderson Roque e Emília Mendes
entram para a equipe da agência. Anderson, conhecido como Hans, será
o chefe de Estúdio na criação. E Emília, ex-Commente
e ex-CaliaAssumpção, entra para a mídia da agência.
Ambos estavam na Doctor antes de se juntarem a Portfolio.
GM Rio promove curso
de mídia
Promovido pelo Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, o curso Básico
de Criatividade em Mídia vai apresentar a estudantes de comunicação
a partir do 5º período e a demais interessados conceitos fundamentais
para quem pretende iniciar na carreira de mídia.
Ferramentas de mídia, Desenvolvendo a criatividade, Cases de Mídia
Premiados e Exercícios práticos serão os temas trabalhados
nas quatro aulas do curso, que vai do dia 25 à 28 deste mês.
Ministradas pelos professores Luiz Fernando Novaes, da DPZ, e Antonio Jorge
Pinheiro, da Mídia 1, as aulas serão na ESPM do Rio, localizada
na Rua do Rosário no 90, de 19:30 às 21:30 h. O valor individual
da matrícula é de R$150,00. As informações para
inscrições podem ser obtidas pelo telefone 21 2427-4461 ( c/ Fatima
Mendes) ou pelo e-mail webmaster@midiarj.org.br As inscrições
são limitadas.
Novela
inspira anúncio novamente
A novela Mulheres Apaixonadas tem sido a mais badalada referência em campanhas
publicitárias. Desta vez, a "fonte de inspiração"
da agência IDFX foi a personagem Dóris, àquela que está
sempre desrespeitando e maltratando seus avós. Com o título: "Dar
porrada no velho é crime, Dóris. Compre um novo aqui.", a
peça foi criada para a First Line Informática e será veiculada
amanhã, no encarte de Informática do jornal O Dia.
A criação do anúncio é de Douglas Chrispin, José
Luís Coelho e Bruno Gentil, com direção de Douglas. O atendimento
foi feito por André Serro.
Alunos
da ESPM promovem seminário
Alunos do curso de Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
estão promovendo a segunda edição do seminário Marketing
de Moda, que acontece hoje (14/08) e amanhã(15/08) na própria
faculdade. Representantes de empresas como Hering, Sandpiper, Quadra Consultoria
de Moda/ Firjan, Aplee e M.S.Consultoria, além de professores da ESPM,
estarão falando sobre a importância do marketing para a moda e
sua influência no setor industrial do país. Organizadores do seminário
explicam que o intuito é mostrar que as estratégias de marketing
extrapolam questões mercadológica e se consolidam como um fenômeno
sócio-cultural. O seminário desta quinta-feira será às
19h. e o de sexta-feira às 15h., no auditório do 11º andar
da ESPM Rio. Mais informações pelos telefones: (21) 2292-2000/2253-6642.
Aquarela
estréia com longa
Conhecida pela produção de filmes publicitários e vídeo
clipes, a Aquarela Filmes segue o caminho percorrido pela O2 e Conspiração
e vai produzir seu primeiro longa-metragem. Na empreitada pela captação
de recursos, O diretor Tarcísio Lara Puiati e o produtor Fabrício
Cannavezes contam com o ator Du Moscovis, que literalmente vestiu a camisa do
filme "Lugar Nenhum" e irá com eles nas empresas em busca de
apoio.
Segundo o produtor executivo Fabrício Cannavezes, a Aquarela resolveu
produzir o longa-metragem para divulgar sua atuação no entretenimento.
" Já produzimos alguns curtas, mas ainda somos conhecidos apenas
pelos filmes publicitários e vídeo clipes. Com um longa no currículo
fica mais fácil conseguir recursos para futuras produções
de entretenimento", explicou Fabrício, que considera pouco improvável
que a produtora deixe o mercado publicitário, já que é
o setor é responsável por 90% seu orçamento.
Du será o fotógrafo Donato, que nos anos 40 viaja de motocicleta
pelo interior gaúcho fazendo retratos. A equipe já conta com o
apoio da Prefeitura de Taquara-RS, onde a história será filmada,
e do banco Santander, pelo qual o projeto foi foi premiado ano passado.
Novo
filme da Telemar veicula hoje
Respondendo pela conta da Telemar desde sua privatização, a Next
lança mais um filme da campanha Serviços Inteligentes, iniciada
em maio deste ano. Para destacar o serviço do identificador de chamadas,
a agência trabalhou com a idéia da invasão, "de como
é assustador ter alguém entrando na sua casa, mesmo que seja pelo
telefone", segundo o próprio Diretor de Criação Ercílio
Trajan.
O anúncio reproduz o interior de uma residência brasileira e, em
clima de suspense, conduz o telespectador juntamente com a câmera pelos
cômodos da casa enquanto o telefone toca. Ao simular uma invasão,
a ação em cena lembra como é importante para o cliente
ter conhecimento de quem está entrando na sua casa, mesmo que seja pelo
telefone.
O filme será veiculado na TV aberta do Rio de Janeiro e em canais da
TV a cabo, entre eles Sony, Multishow e Sportv. Os responsáveis pela
sua criação são Ercílio Tranjan, Renata Giese e
André Havt, com direção de Ercílio. O atendimento
foi feito por Aline Pimenta e Julia Barros. A produtora é a Open Filmes,
com direção de Sérgio Mastrocola.
REFORÇOS DO MERCADO
Ideal Logística e Transporte ( São Paulo -SP) - A empresa
especializada em logística promocional, dirigida por José Guersoni,
contrata Silvio Bortolato como novo executivo de atendimento. Bortalato passou
pelo departamento de vendas de grandes empresas, como Quality Gráficos
e Editores e M Hart Estúdio Gráfice, e sua última função
foi como supervisor de vendas da Intermédica Sistemas de Saúde.
Na Ideal, ele será responsável pelo relacionamento com os principais
clientes da empresa e com o mercado publicitário em geral.
Opus ( Curitiba -PR) - Ex-diretor nacional de criação da
JW Thompson, Renato Cavalher é o novo diretor criativo da agência.
A Opus atende as contas nacionais da Boticário, HSBC, Electrolux, Docol
e as marcas infantis Tigor e Lilica Repilica, da Marisol. Cavalher foi revelado
como premiado criativo na Master do Paraná.
DM9DDB (São Paulo-SP) - Sergio Mugnaini foi contratado para o
recém criado cargo de Diretor de Arte de Internet da agência e
Renata Decoussau é a nova assistente de criação na área
de Web.
QG (São Paulo-SP) - Luciana Mainardi, que já passou por
agências como DM9, Salles, Z+G Grey, Full Jazz e Young, é a nova
diretora de contas da agência. Priscila Bernal, com passagens pelo Valor
Econômico, Age, Lowe e DPZ é a nova assistente de atendimento.
Luciana vai cuidar do grupo com as contas da OdontoPrev, Hospital São
Luiz, Fast Shop e Meio & Mensagem. Já a Priscila ficará no
grupo da Citroën e Fernandez Mera.
Bullet (São Paulo-SP) - A agência anuncia a contratação
da diretora de arte Andrea Oliveira, que passa a integrar a equipe de Graziella
Fraccaroli, responsável pelo produto criativo de clientes como Natura,
Kraft Foods e Unilever (Bestfoods e produtos de cuidado pessoal). Andrea chega
de Curitiba, por onde passou pelas agências Lumen Design, Due Design e
Master Promo.
GlobalComm (Porto Alegre-RS) - Iara Demartini, ex-DCS e ex-Movi&Art, foi
contratada para o RTVC da agência.
O DIA (Rio-RJ) - Massilon Miranda entra para o Grupo de Comunicação
para assumir a superintendência de noticiários no lugar da Beth
Oliva, que ganha nova função:superintendente de projetos especiais.
MG Comunicação (Rio-RJ) - O redator Marcelo Coli acaba de ser
promovido a Supervisor de Criação. Coli já passou pela
Doctor, Fischer e McCann-Erickson e está na MG desde sua abertura.
Sight.Momentum (São Paulo-SP) - Aniella Sharp retorna à
agência para o cargo de diretora-geral de um dos núcleos de negócios.
A profissional tinha passado pela Sight entre 1998 e 2002, além de ter
atuado na Olgivy, na Lowe e na PSG Doyle Capital de Sydney, na Austrália.
Aniella já trabalhou com as contas Gessy Lever, Unibanco, Philips, Nextel,
AIG Seguros, Gillete, Coca-Cola, Goodyear, Roche, Adria, IBM, Souza Cruz e Fiat.
Formada em marketing, ela já ganhou onze prêmios Colunistas e cinco
prêmios da revista About na categoria promoção.
Expediente:
Esta edição da Janela contou com a colaboração
da jornalista Nathália Lavigne
|