Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 01/AGO/2003
Marcio Ehrlich

 

Nove querem a verba de César Maia
Das 143 empresas que retiraram o edital para a concorrência da Prefeitura do Rio de Janeiro, apenas 9 se apresentaram na manhã desta quarta-feira para a entrega de pastas. Delas, apenas a G/Staff se apresentou como consórcio, em conjunto com a agência paulista Z+ e a baiana Euroforte. As outras seis sediadas no Rio de Janeiro entraram sozinhas: Carioca, Contemporânea, Estratégica, MG, Ogilvy e Tática. E ainda duas agências de São Paulo quiserem disputar os R$ 10 milhões que estão autorizados pela licitação: a MPM (de Nizan Guanaes) e a Central Business, que é pouco conhecida no Rio. A agência, cujo site fica em www.cbusiness.com.br, pertence aos publicitários Antônio Carlos Urbano e Sérgio D'Alessio e há tempos já está nos links das Agências do Brasil da Janela.
Segundo informação da Comissão de Licitação, na próxima terça-feira o Diário Oficial do município publica a relação dos habilitados na fase de documentação.
A conta da Prefeitura do Rio está atualmente com a agência Tática. A expectativa é que César Maia utilize fortemente a verba disponível ainda este ano, para compensar as restrições que terá em 2004, ano eleitoral. De acordo com a legislação, a partir de janeiro a Prefeitura somente poderá anunciar o valor correspondente à média utilizada nos três anos anteriores, o que daria um número muito baixo, já que até 2002 a presença de Maia na mídia foi bastante modesta.

Abreia fecha com nova agência de Duda
Chico AbréiaO publicitário e diretor de filmes Chico Abreia está se integrando à nova agência de Duda Mendonça, que acaba de ser escolhida como uma das responsáveis pela conta institucional de R$ 150 milhões do Governo Lula, junto com a Lew Lara e a Matisse, de Campinas, pouco conhecida do público, mas cujo site já está nos links de Agências do Brasil na Janela há um bom tempo.
Os detalhes da reunião de Abreia com Duda ainda estão obscuros, mas sabe-se que as negociações começaram há algumas semanas, a partir da saída de Chico da Artplan, onde era vice-presidente de criação e sócio. Ele foi o segundo diretor com participação acionária a deixar a Artplan em pouco mais de um mês. Recentemente Caio Valli se desligou da vice-presidência da agência, tornando-se sócio da Madre Comunicação, que -- ao contrário do que vem sendo divulgado pela mídia especializada que reproduziu releases -- não nasceu agora, mas já existia há alguns meses, desde quando Zyppo Chagas voltou ao Brasil e se associou à agência DiretaCom, de Beth Rocha, que estava se desfazendo da sociedade com a redatora Maria do Socorro Machado, hoje na Via 4.
Entre os comentários do mercado (ainda não confirmados), está o de que Chico Abreia estaria levando para a Duda o redator Marcos Apóstolo, que havia sido diretor de criação da Artplan e pedira demissão poucas semanas antes dele.

4 X 4 leva Silveira
O publicitário Mauro Silveira, que vinha dirigindo o atendimento de Sendas na Giovanni FCB, foi o escolhido pela agência 4X4 para dirigir o seu escritório no Rio de Janeiro, cuidando da conta da TIM.

Xerox e Michelin ouvem novas agências
A Xerox, cliente da V&S, e a Michelin, da G/Staff, iniciaram este mês um processo de reavaliação de suas contas publicitárias. De acordo com informações que chegaram à Janela, diretores da Xerox visitaram diversas agências do Rio de Janeiro nas últimas semanas, compromentendo-se a selecionar três para passar um briefing.
Já na Michelin, o processo está mais adiantado. A empresa não só assistiu às apresentações das agências convidadas como selecionou três para finalistas. Entre elas, até onde conseguimos levantar, estão a própria G/Staff e a Leo Burnett, de São Paulo.

Ronson pega Febre
A agência Ronson, do publicitário Paulo Rolf, foi a vencedora da concorrência pela próxima liquidação dos shoppings cariocas, que há 2 edições leva o tema "Febre de Shopping". A decisão da concorrência foi anunciada esta quinta-feira, com a participação das agências que atendem os shoppings participantes do pool.
A campanha será veiculada exclusivamente no Rio de Janeiro, de 28 a 31 de agosto próximos.

Script acusa G/Staff de plágio
O anúncio que a G/Staff criou para o Comitê Olímpico Brasileiro, divulgado hoje em uma página inteira no diário Lance, não foi bem recebido pela Script. O diretor de criação desta agência, Ricardo Real, enviou e-mail para Marcelo Giannini, diretor de criação da G/Staff -- assim como para a imprensa --, afirmando que idéia e layout da peça estão bastante parecidos com a criada por eles recentemente para a candidatura do Rio nas Olimpíadas 2012, veiculada no Jornal Propaganda e Marketing.
A "coincidência olímpica" --- expressão usada pelo próprio Ricardo, refere-se a algumas semelhanças que ele considera terem havido na composição da cena. O modelo negro, a camisa cinza e o mesmo enquadramento da cena foram suficientes para que a Script acusasse a G/Staff de plágio. No anúncio da G/Staff, o atleta beija o crachá -- como se fosse uma medalha -- enquanto o título diz "Participar do Pan 2003 faz de todo atleta brasileiro um vencedor". No da Script, o atleta coloca a mão no coração com a medalha sendo uma máquina fotográfica, tendo o título "Olimpíadas na Cidade Maravilhosa. O mundo nunca viu nada igual".
Informado sobre a polêmica, Marcelo Giannini, diretor de criação da G/Staff, usou a ironia para responder à acusação: "Não tínhamos conhecimento de que a linguagem fotográfica utilizada nas principais revistas de esporte era propriedade deles", rebateu, acrescentando que a partir deste episódio, vai orientar sua equipe de criação "para evitar futuros problemas neste sentido".
Para os leitores poderem fazer o seu julgamento, a Janela reproduz ao lado as duas peças.

Giovanni, FCB investe em emoção na campanha para Pacheco
Após seis meses de pesquisa sobre a imagem da marca Pacheco e sua relação com o consumidor, a Giovanni, FCB finalmente está lançando a primeira campanha para a rede de farmácias que já atua no mercado há mais de 100 anos. "Percebemos que, apesar de tradicional e confiável, a marca não tinha um vínculo emocional com o consumidor. Criamos a campanha pensando em 'esquentar' essa relação", declarou Cláudia Matos, diretora de conta da Giovanni.
A campanha começa a ser veiculada no dia primeiro de agosto, em todo o Estado do Rio de Janeiro e na cidade de Juiz de Fora. Lançada pela primeira vez com uma comunicação integrada, a marca será divulgada em mídia impressa, spots, outdoor, busdoor e filme publicitário. O conceito trabalhado em todos os veículos é "Certas coisas não mudam nunca. Drogarias Pacheco. Há mais de 100 anos, nosso trabalho é cuidar de você."
Assinam a criação Fernando Barcellos e Toninho Lima, com direção de Adilson Xavier, Cristina Amorim e Fernando Barcellos. O atendimento é de Álvaro Figueiredo e Cláudia Mattos e o planejamento de mídia de Sandra Sartié, Yara Militão e Ruth Pereira. O filme foi produzido pela TV Zero, com direção de Rodrigo Lewkowicz.

Via 4 cria novamente com Flávio Mário
Com três trabalhos acumulados em menos de seis meses de parceria, a agência Via 4 e o ilustrador Flávio Mário Gelli lançam mais uma campanha para o Botafogo Praia Shopping. Com o slogan 'Pai, o eleito do seu coração', a campanha criada para o Dia dos Pais começa a ser veiculada hoje.
Pelo menos até março de 2004, os trabalhos da Via 4 serão criados em parceria com o ilustrador. A primeira campanha de Flávio feita com a agência foi para a Primeria Semana de Moda, no início de abril, veiculada apenas em imprensa especializada do setor. Desde então, participou da criação para o Dia das Mães e para o Dia dos Namorados do shopping, quando seu trabalho se tornou mesmo conhecido. A próxima campanha será para a Segunda Semana de Moda, em setembro.
Os responsáveis pela criação da campanha do Dia dos Pais são os sócios Heber Moura, Socorro Machado e Flávio Vianna. A veiculação será feita em megabus - que serão colados hoje - e em portas do shopping, além de uma publicação impressa na VejaRio no próximo Domingo.

Prêmio CCRJ/Folha Dirigida vai premiar estudantes
O Festival Melhor do Rio, promovido pelo CCRJ e pela Folha Dirigida em Búzios, decidiu premiar também estudantes de publicidade. Segundo Álvaro Rodrigues, diretor do CCRJ responsável pelo 2º Prêmio CCRJ/Folha Dirigida de Propaganda, "o prêmio dos estudantes cresceu muito em importância e o Festival só ganha com isso."
O Festival será no final de setembro, mas no próximo dia 18 estudantes finalistas saberão quem são os ganhadores do Grand Prix, Ouro, Prata e Bronze.

REFORÇOS DO MERCADO
F/Nazca (Rio-RJ) - A agência anuncia três contratações. Após quatro anos na Publicis Salles Norton, o redator Antônio Nogueira, o Mega, deixa a agência para integrar a equipe de criação da F/Nazca. Patricia Cunha, ex Fischer América e Giovanni FCB, será executiva junior de BDU para o cliente Telecom Americas. E a diretora de arte Ana França, ex-Fischer América, também está ingressando na agência.
Lowe (São Paulo-SP) - Fernanda Crespo foi contratada para o departamento de RTVC da agência. Ela tem passagens pela Y&R, JWT e Vertical Filmes.
DIA Comunicação de Marketing (Rio-RJ) - Alexia Faria (ex-Draftworldwide) e Daniela Saboya (ex-Incentive House) são as novas integrantes do time de atendimento carioca. Alexia ficará com a conta da OI, recente conquista da DIA, e Daniela cuidará das contas da Coca-Cola, Wella, Leite de Rosas e Aliança Francesa, entre outras.
MG ( Rio-RJ) - Na foto, o redator Daniel Brito (conhecido no mercado como Japa) acaba de ser contratado pela MG Comunicação para a equipe de criação. Com passagem pela Giovanni FCB, V&S e G/ Staff, Japa fará dupla com o diretor de arte Leonardo Claret.
Speedball Produções Musicais (Rio-RJ) - Maura Favero, que trabalhou dez anos como RTVC da JWThompson SP, é a mais nova Diretora de Atendimento da produtora.
MG (Rio-RJ) - A MG Comunicação contratou Isabela Arruda (ex - Publicis Norton, Fundação Roberto Marinho e Doctor) para assumir o cargo de gerente de mídia. Isabela substituirá Rose Schechter, que acaba de deixar a agência.
Paim (Porto Alegre-RS) - Depois de dois anos na capital paulista, o redator gaúcho Marcelo Pino volta a integrar a equipe de criação da Paim Comunicação. Com passagem pela Escala, por sete anos, e pelas agências TBWA/Cápsula e pela Full Jazz, o publicitário já trabalhou com clientes como Zero Hora, BIC, Faber-Castell, Samello, entre outros. Pino também foi Redator do Ano no Salão da Propaganda de 2000, recebeu o Prêmio Colunistas Regional 2001 e conquistou premiações no Profissionais do Ano da Rede Globo, além do Prêmio Folha/Revista Criação.
QG (São Paulo -SP) - A agência reforça sua equipe de criação com três novas contratações. Os redatores Astério Segundo (ex-Loducca, W/Brasil e Fischer América) e Leandro Leal (ex-Talent, Z+ e Leo Burnett) e o diretor de arte Marcelo D´Elboux Rodrigues, que chefiou o departamento de design da Parmalat.
Artplan (Rio-RJ) -A partir de quarta-feira (23/07), Guilherme Juliani (ex-Giovanni) assume a direção de atendimento da agência.
V&S (Rio-RJ) -Com passagens pela DPZ e TV Zero, Ana Amaral é a nova responsável pela direção do departamento de RTVC da agência. Ana entra no lugar de Silvia Salvatore, que deixa o país para morar nos Estados Unidos.

Expediente: Esta edição da Janela contou com a colaboração da jornalista Nathália Lavigne