Península
coloca R$ 2 milhões em disputa
O novo bairro do Rio de Janeiro, a Península da Barra, vai ganhar uma
campanha institucional de R$ 2 milhões, cuja conta foi disputada esta
quarta-feira por seis agências de publicidade do Rio que já trabalham
com clientes da área imobiliária -- Agência3, Artplan,
G'Staff, Laxmi, MG e Mix Marketing -- e uma de São Paulo, a Eugênio
WG.
O cliente é o pool de empreendedores que estão com lançamentos
no local e pretendem tornar a Península uma região mais conhecida
dos cariocas. Informantes da Janela contam que a guerra ontem foi dura, tendo
agência que inclusive chegou a levar mais de 6 atores globais para interpretar
ao vivo para os prospects os comerciais que poderão gravar se ela for
a vencedora.
Giannubilo volta ao Rio
e leva Unimed para F/Nazca
O presidente da Unimed-Rio, Dr.Celso Corrêa de Barros, trouxe Marcelo
Giannubilo, que estava em São Paulo, de volta para a Superintendência
de Marketing da empresa. No período de 1999 a 2000, ele havia sido responsável
por um dos períodos de maior agressividade no marketing da Unimed-Rio,
num trabalho que chegou a merecer diversos prêmios, inclusive o Marketing
Best.
Em sua nova fase na empresa, Giannubilo já começou fazendo mudanças.
Ele trocou a McCann-Rio, que vinha atendendo a conta desde a sua primeira passagem
pela Unimed-Rio, pela F/Nazca. Com verba estimada em R$ 15 milhões, a
conta será atendida por Carmem Castelo Branco e Mauro Menezes, executivos
do escritório da F/Nazca no Rio. "Vamos começar o trabalho
com a F/Nazca pelas ações de propaganda e marketing direto",
diz Giannubilo. Entre os objetivos da nova estratégia, ele ressalta a
fidelização da marca e a conquista de novos clientes: "A
nossa marca já é conhecida do grande público. Nossa meta
agora é criar uma identidade única, diferenciada dentro da categoria,
desejada pelo consumidor".
Outra novidade na estrutura de Giannubilo é a contratação
de Eline Antunes para a Diretoria de Marketing da Unimed-Rio. Eline era diretora
de atendimento na McCann-Rio, onde inclusive respondia pela conta da empresa.
A Unimed-Rio é a quarta maior cooperativa do sistema Unimed, com 400
mil clientes. Ano passado, a empresa atingiu um faturamento de R$ 600 milhões.
Caio Valli deixa
Artplan
Depois
de 19 anos e meio na Artplan -- dos quais os últimos 4 com participação
acionária na empresa -- Caio Cesar Valli (foto) está deixando
a empresa na próxima terça-feira. O publicitário, que também
é o presidente da ABAP-Rio, informou à Janela que vinha se sentindo
sobrecarregado e já havia comunicado à agência que precisava
de se afastar por um tempo do dia-a-dia da publicidade. Esta semana, afinal,
ele e a Artplan conseguiram um formato para o seu desligamento da sociedade.
"Agora quero passar um tempo só pensando em sossego", disse
Caio, que em 2001 foi o Publicitário do Ano do Prêmio Colunistas-Rio.
Na Artplan, a gerência do escritório carioca passa a ser exercida
por Rodolfo Medina, filho de Roberto Medina, que desde o fechamento do Rock
in Rio Café vinha exercendo a função de Diretor de Novos
Negócios.
Academia monta estúdio
próprio no Rio
Depois de três anos trabalhando no Rio de Janeiro com apenas um escritório
no bairro da Glória, a Academia de Filmes decidiu investir no mercado,
montando estúdio e salas de finalização e edição
que só dispunha em sua matriz paulista.
A nova sede da Rua Visconde de Caravelas, nº 20, em Botafogo -- que começa
a operar ainda este mês -- vai ocupar uma casa de mil metros quadrados.
Nela, segundo Antônio Carlos Accioly, diretor da produtora no Rio, também
funcionará a Academia Internacional, um braço da empresa dedicado
a trabalhar o mercado externo. Diz Accioly que a Academia Internacional já
produziu um filme para a Euro e um videoclipe de música eletrônica.
Na nova sede carioca, a Academia também terá um setor dedicado a
trabalhos de menor porte, batizada de "Academia Low Budget". Para este
braço foram contratados os diretores de cena Tiago Vianna e Rudá
Morcillo. A dupla já produziu filmes para Petrobrás, MAM e Pró-Matre,
entre outros.
Só rindo das
atribulações das assessorias...
Para quem acha que a Janela exagera ao reclamar das assessorias de imprensa, vejam
uma das pérolas que recebi esta semana:
"Por favor, a versão enviada do artigo contém um erro crasso.
O nome do presidente está como José Inácio Lula da Silva,
por favor considere Luiz Inácio Lula da Silva. Obrigada".
Que pepino, não? Mas se acharam pouco, teve o e-mail de outra assessoria,
no final da semana passada, mandado para todas as publicações do
trade:
"Pessoal, por favor, quem já publicou esta matéria favor retirar!!!
E quem ainda não publicou, favor não publicar pois tivemos um erro,
isto é apenas layout. Quando tivermos tudo pronto, mandaremos de novo!!!".
É ou não é divertido ser jornalista?
Castro e Werneck ampliam
Workshop de Criação
A
grande procura de aulas práticas sobre publicidade pelos estudantes levou
os criativos Paulo Castro (foto), diretor e vice-presidente de criação
da V&S e Beto Werneck, diretor de arte da McCann-Erickson, a ampliar a próxima
versão do Workshop de criação que começaram a promover
ano passado na Faculdade Hélio Alonso-FACHA.
Nesta segunda edição, cujas inscrições já estão
abertas, o workshop terá um novo formato, com duas turmas, com 12 alunos
cada: uma de redação publicitária e outra de direção
de arte. Apesar da separação, em algumas aulas as turmas se encontrarão
para "duplar" e realizar campanhas. Além disso, no final do workshop,
os trabalhos serão aprovados por um cliente de verdade e a dupla com a
melhor campanha ganhará um estágio de um mês na V&S.
As aulas têm início no dia 4 de agosto e o curso terá duração
de cinco meses.
Serviço da Janela: Os interessados devem enviar
um currículo ou um histórico acadêmico ou profissional para
serem avaliados para o endereço extensao@facha.edu.br. Mais informações
também através do telefone (21) 2537-8002 com Edvan ou no Campus
II da FACHA, à Rua da Matriz 49, Botafogo, Rio de Janeiro.
ABP contesta crítica
de professor da FGV
A Associação Brasileira de Propaganda-ABP enviou carta ao Jornal
do Commercio do Rio de Janeiro respondendo ao artigo escrito pelo professor
Maurício Lopes de Oliveira, no qual a entidade era criticada por divulgar
que estaria protegendo o direito autoral na publicidade ao criar o serviço
de depósito de peças publicitárias. Dizia o colunista que,
segundo a legislação, uma idéia não pode ser motivo
de direito autoral, o que tornaria inútil a iniciativa da ABP.
Em sua carta-resposta, o vice-presidente executivo da associação,
Jairo Carneiro, procurou explicar que o objetivo da ABP não foi compreendido
pelo professor Oliveira. Disse Carneiro que o objetivo não era proteger
idéias, "mas a criação publicitária, que na
legislação que regula a matéria (Lei 4.680/65) é
tratada como 'idéia publicitária'".
O diretor da ABP lembrou ainda que, por não ser órgão público,
a ABP não pretende registrar nada. A entidade vai "receber a criação
publicitária em depósito para assegurar a comprovação
privada de anterioridade, o que, por certo, terá valor moral quanto a
quem cria e utiliza e legal, nos casos de litígio".
De acordo com a nota, o projeto da ABP foi analisado e aprovado por três
advogados com história na construção do direito intelectual
no país: Dra.Silvia Dain Gandelman, Dr.Manoel Pereira dos Santos e Dr.João
Luiz Faria Neto.
REFORÇOS DO MERCADO
Africa (São Paulo-SP) - A agência de Nizan Guanaes anuncia
duas novas contratações: o montador André Saad Jafet, 23,
ex-DM9 e Abril e a publicitária Daniela Andrade, 30, para a equipe de
RTVC. Com 10 anos de experiência na área de produção
em rádio, TV e cinema , Daniela já passou pelas agências
F/Nazca e DM9DDB. Seu primeiro comercial pela África - "Santos do
Mês", para Banco Itaú - já está sendo veiculado.
Incentive House (São Paulo-SP) - Túlio Feres passa a integrar
a equipe de criação da agência. Ele será responsável
pelo cargo de Web Design da empresa, abrangendo as operações do
Brasil.
Ronson (Rio- RJ) - Fernanda Costa foi contratada pela agência para
o departamento de mídia profissional. Ela tem passagens pela Band, Rebouças,
Mccann e agora assume a operação de mídia de clientes como
Rio Design, Merck, e FGV entre outros.
Sight.Momentum (São Paulo-SP)- Carla Tavares é a nova diretora
de atendimento da agência. Ela já passou pela McCann, Almap/BBDO
e Norton, onde atendeu Elma Chips, Visa, Philip Morris e Nestlé, que
também atenderá na Sight.
DIA Comunicação de Marketing ( São Paulo- SP) - Edinea
Janeri (ex-Martins) e Nei Andreani (ex-Mark Up) são, respectivamente,
os mais novos Gerente de Novos Negócios e Atendimento de Contas da agência..
|