Carioca, Salles
e NBS lideraram Colunistas-Rio
O júri do 22º Prêmio Colunistas-Rio escolheu a NBS como a
Agência do Ano de 2002/2003, dando a Sérgio de Paula, da Comunicação
Carioca, o título de Publicitário do Ano. A Carioca, com 27 trabalhos
premiados, ficou com o título de Melhor Desempenho Criativo, sendo seguida
pela Salles D'Arcy, que teve 16 trabalhos entre os premiados. O diretor de criação
da Salles, Rodolfo Sampaio, recebeu do júri a homenagem como o Profissional
de Propaganda do Ano.
Com 11 medalhas e 72 pontos, a NBS ficou em terceiro lugar entre as mais premiadas,
e ainda viu seu cliente Oi ser escolhido o Anunciante do Ano do Colunistas Rio.
O outro Grande Prêmio concedido foi de Veículo do Ano, para a Globosat,
pelo alto nível de qualidade mantido por seu leque de emissoras a cabo:
GloboNews, Multishow, Telecine, SporTV e Shoptime.
Outras agências que tiveram um excelente desempenho no Colunistas-Rio
foram a G/Staff, com 13 medalhas e 65 pontos, e a 100%, com 10 medalhas e 50
pontos. Os resultados completos do 22º Colunistas-Rio estão no site
da Abracomp, em www.colunistas.com.
Ilustração
volta à moda na propaganda
O bom e velho lápis está de volta. Depois de anos encantada com
os milagres da computação gráfica e das fotos passadas
pelo PhotoShop, a propaganda está redescobrindo os artistas do traço,
que aprenderam a juntar o melhor dos dois mundos para dar modernidade a uma
arte que consegue liberar a fantasia com componentes de humanidade e personalização
que -- perdoem-me Hamdan e família -- nenhuma foto digital jamais alcançará.
Claro que a ilustração nunca sumiu da propaganda, mas o novo boom
começou a ser percebido em São Paulo, a partir das campanhas de
2002 da empresa de telefonia BCP, totalmente baseada em desenhos, com uma certa
influência dos mangás japoneses. Enormes cartazes com os personagens
da campanha se destacam em diversas avenidas paulistas.
No Rio, desde o Dia das Mães a agência Via 4 vem colocando na mídia
trabalhos com ilustrações de Flávio Mário Gelli
para o Botafogo Praia Shopping. A diretora da agência, Maria do Socorro
Machado, diz que abandonou as fotos para diferenciar a comunicação
do Botafogo da dos demais shoppings "que está muito parecida".
Ela acredita que, com o tempo, o consumidor vai conseguir identificar, no traço
de Gelli, a personalidade do shopping.
No último fim-de-semana, dois anúncios rouba-página nos
jornais carioca se baseavam em ilustrações: uma peça da
C&A, de São Paulo, e uma da agência carioca Next, cujo diretor
de arte André Havt foi buscar no traço de Fernanda Guedes a imagem
para vender os pacotes comerciais da Telemar. Segundo informações
da agência, este visual foi adotado desde o Dia das Mães e seguirá
como padrão das peças de varejo em datas especiais.
Serviço da Janela:
Infelizmente, os profissionais brasileiros de ilustração ainda
estão um pouco escondidos. A maioria nem tem site com seus portfólios.
Como ponto de partida, a Janela sugere o site do catálogo Talento.
Janaína empolga
Januário
O amor é mesmo lindo. Seja amor de namorado, de irmão ou de
amigo. Não sei o que Januário é de Janaina, mas como achei
cativante a empolgação dele pela moça, não tenho
como não publicar na íntegra a dica que ele enviou à Janela,
de dar inveja a quem não tem fãs assim:
"Gostaria de comentar o sucesso dos artigos da redatora carioca Janaina
Pereira (ex-ID&A e Zapt RJ), atualmente brilhando na equipe da Grey SP.
Janaina, com seu imenso talento para escrever, tem brilhado com textos primorosos
para o Vox News, Trampolim e CCSP.
"Motivo de comentários de todas as rodinhas publicitárias
em SP, Janaina alcançou reconhecimento nacional ao ter seu excelente
artigo "Forever Young" sendo publicado no editorial do Propaganda
& Marketing.
"Nós, cariocas, que tanto lutamos para sobreviver em SP - eu mesmo
já morei lá e não consegui me colocar no mercado - temos
que tirar o chapéu pra força e pro talento dessa jovem que enche
de orgulho seus conterraneos.
"Se você, Marcio, ainda não leu nenhum artigo da Janaina,
tem dois inéditos no ar. Um no Vox News e outro no CCSP. Vale a pena.
abraço,
Januário"
Rio Grande X Rio Pequeno
Mais
de 4 mil delegados vindos de vários estados brasileiros -- além
de países distantes como Moçambique e Japão -- lotaram
o pavilhão Expogramado nos últimos dias para o 14º Festival
Mundial de Publicidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.
A maior de todas as versões do evento só não conseguiu
receber o prestígio completo pelo Rio de Janeiro. A despeito de pelo
menos 6 publicitários cariocas terem sido convidados para algum dos júris
do festival, apenas Cristóvão Martins, da Agência3, marcou
presença no júri de Rádio. E a despeito de os líderes
cariocas da publicidade como Valdir Siqueira (Abap Brasil), Caio Valli (Abap-Rio),
Luis Calazans (Fenapro), Jomar Pereira da Silva (Alap) e Aías Lopes (Sindicato
das Agências) estarem presentes naquela que foi provavelmente a mais importante
série de encontros políticos de Gramado -- reuniões dos
diretores das principais entidades do nosso setor com Luis Gushiken e 20 secretários
de comunicação dos maiores estados brasileiros --, o representante
fluminense, Mauro Silva, do governo Rosinha, não compareceu, apesar de
ter confirmado a presença.
Como se não bastasse, os cariocas ainda tiveram que ouvir calados a homenagem
que o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, fez de viva voz, na
abertura do evento, a Áurea Helena da Silveira, por ela ter levado a
Memória da Propaganda para lá. Rigotto se comprometeu a estruturar,
em Porto Alegre, o Museu da Propaganda, que Áurea levou mais de 20 anos
tentando implantar no Rio de Janeiro, sem qualquer atenção dos
governantes e empresários locais.
Em tempos de Garotinho, Rosinha, Silveirinha, Sussuquinha e outros pensamentos
e atitudes ainda menores, não vai demorar a hora de termos que mudar
o nome do estado. Vamos ter que nos chamar Rio Pequeno do Leste.
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