Colunistas Rio
2003 será julgado este sábado
Com
um volume de 1.078 peças publicitárias divididas em 514 inscrições,
acontece este sábado, 7 de junho, no Pestana Rio Atlântica Hotel,
o julgamento do 22º Prêmio Colunistas Rio de Janeiro 2003, que escolherá
os melhores trabalhos, profissionais e empresas da publicidade carioca.
Apesar de praticamente não ter havido queda no número de agências
de publicidade participantes -- foram 34 em 2002 contra 33 este ano -- a quantidade
de inscrições caiu 34% em relação ao último
concurso, um percentual que a organização do Colunistas-Rio não
apenas considerou coerente com a retração do mercado, como foi
motivo de comemoração, pelo índice ter sido menor do que
o verificado no Festival Internacional de Cannes, no qual a participação
brasileira foi reduzida em cerca de 40%.
A agência com o maior número de trabalhos concorrentes no 22º
Colunistas Rio será a Comunicação Carioca, com 84 inscrições.
Em seguida, entre as que estão com participações mais significativas,
vêm a Salles D'Arcy, com 68 inscrições, a NBS com 63, a
G/Staff com 54 e a 100% com 43 inscrições.
Júri
O júri deste ano apresenta a novidade de contar com um profissional de
anunciante como convidado. Além de Armando Ferrentini (Editora Referência),
Cláudia Penteado (Advertising Age), Jomar Pereira da Silva (Banco Hoje),
Marcello Queiroz (Propaganda & Marketing-São Paulo), Marcio Ehrlich
(Janela Publicitária), Nelson Vasconcelos (O Globo) e Paula Ganem (Propaganda
& Marketing-Rio), que já participaram do Colunistas de 2002, se incorporará
ao júri de 2003 Eraldo Carneiro, gerente de propaganda da Petrobras,
uma das maiores empresas anunciantes do país.
Nova Geração
Após o julgamento do Colunistas Rio, os jurados avaliarão também
os trabalhos inscritos por estudantes de publicidade do Rio de Janeiro dentro
do Prêmio Colunistas Nova Geração, realizado pela primeira
vez este ano. Os futuros profissionais tiveram que apresentar peças combatendo
as pichações dos monumentos da cidade.
Resultados
Os resultados do 22º Colunistas Rio e do Colunistas Nova Geração
serão divulgados no próprio sábado, no site da Abracomp-Associação
Brasileira dos Colunistas de Marketing e Publicidade, promotora da premiação,
em www.colunistas.com. A festa de entrega dos diplomas do concurso está
prevista para julho próximo, em data e local a ser ainda divulgados.
Niterói responde
na próxima semana
O presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura de
Niterói, Afonso Expósito, informou hoje à Janela que na
próxima semana serão respondidas oficialmente as reivindicações
feitas pela ABAP. Expósito contou que a Comissão está consultando
profissionais da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
para divulgar uma posição o mais breve possível, já
que a entrega dos documentos para a concorrência está marcada para
o final deste mês.
A ABAP -Rio, através de seu Presidente Caio Valli, no mês passado
requereu junto a Prefeitura de Niterói, alterações no Edital
através de uma carta enviada ao prefeito da cidade, contestando alguns
dos itens do documento que teria causado incômodo entre as agências
participantes da concorrência.
As alterações referem-se ao item 4.3., VI - que exige a apresentação
de documento comprovando a experiência da agência licitante no atendimento
a Governo (federal, estadual ou municipal), e o item 8.2.2, que no critério
de avaliação pontua com 10 pontos a comprovação
de que o profissional responsável pela conta tenha experiência
com atendimento de entes públicos e, com os mesmos 10 pontos, a apresentação
de mais de 3 peças de governo para a mídia impressa e iguais 10
pontos para peças de governo destinadas à mídia eletrônica.
Segundo a ABAP, a concorrência, neste caso, escolheria a agência
pela sua qualidade e pela vantajosidade da sua proposta e não por seu
histórico, ou pelo currículo das pessoas que desenvolveriam o
trabalho.
A carta dizia ainda, fugir da finalidade a pontuação do item 8.2.2.,
letra b, 2, que pede a disponibilização pela agência de
um profissional com formação na área de jornalismo para
orientar a assessoria de imprensa dos diversos órgãos da administração
municipal. A ABAP alegou que concorrência era destinada, exclusivamente,
à contratação de serviços publicitários,
que nada tinham em comum com a assessoria de imprensa.
A entrega dos documentos para a licitação da Prefeitura de Niterói
está marcada para 30 de junho, às 10:00h, no auditório
do Centro Administrativo, daquela cidade.
Bugbear revela segredos
de agências
Os prejuízos que os vírus podem causar não estão
apenas na paralização dos sistemas. O W32.Bugbear.b@mm, que atacou
diversas empresas do mercado nos últimos dias, saiu distribuíndo
diversas revelações das correspondências eletrônicas
entre agências e clientes.
No meio dos e-mails com vírus que chegaram ontem à Janela, por
exemplo, veio o texto integral de um e-mail de 1999 que o diretor de mídia
de uma grande agência do Rio mandou para um certo "Domingos",
comentando as negociações com a Rede Globo para seu cliente, uma
grande rede de hipermercados. Hoje, li o e-mail da diretora de um cliente para
uma certa "Helena", de sua agência, questionando os critérios
de cobrança de um trabalho. Claro que não vou revelar os nomes
dos autores dos e-mails, mas imagino que outras pessoas também devem
ter lido estas e outras histórias que deveriam ter sido sigilosas. Em
mãos erradas, a indiscrição pode custar caro.
Para quem teve problemas com o Bugbear, vale a pena ver o que dizem os especialistas
da Symantec (para quem usa o Norton Anti-Virus) e da McAfee.
Boa sorte.
Next
veicula anúncio de oportunidade
Para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente a Next veicula hoje, dia 5 de junho,
um anúncio de oportunidade para a Fundação OndAzul nos
classificados do Globo, Jornal do Brasil e Extra. Com o título "Está
cada vez mais difícil encontrar uma área verde no meio da cidade",
o anúncio que é todo verde, ocupa uma pequena área no meio
do caderno de imóveis. O texto complementa: "Preserve o que restou".
A criação é de Eduardo Almeida e Durval Filho com direção
de criação de Ercílio Tranjan.
Duloren concentra conta
na MG
Depois de 7 anos na Doctor, a indústria de lingerie Duloren anunciou
esta semana a entrega de toda a sua conta publicitária para a MG Comunicação,
agência criada este ano pelo publicitário Marcelo Gorodicht, após
a sua saída da direção geral da Fischer América
Rio.
Desde o tempo da Fischer, Gorodicht já atendia a conta da linha Fêmina
daquele anunciante, com uma verba estimada em R$ 800 mil. A conta o acompanhou
na mudança para a MG, que passará a trabalhar os demais produtos
da empresa, que estavam sob a responsabilidade da agência Doctor desde
a sua fundação, em 1996.
Segundo avaliações do mercado, a verba total da Duloren chega
a R$ 2,5 milhões por ano.
Cinema
com cerveja
A cerveja Heineken é uma das parceiras internacionais da Warner Bros
no lançamento do filme Matrix Reloaded e está aproveitando a oportunidade
para lançar, através da Comunicação Carioca, uma
ação promocional. "Essa promoção faz parte
da nossa estratégia de fazer o consumidor associar a marca Heineken ao
prazer de ir ao cinema", explica Michiel Verhagen, gerente de marketing
da marca.
Na compra de 12 Heinekens long necks, o consumidor ganha um vale-ingresso da
rede Cinemark que será trocado por um ingresso no próprio cinema,
na compra de um bilhete adicional. A promoção abrange os mercados
do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. A marca, que pretende
comercializar 252 mil garrafas long necks com a promoção, vai
lançar mão também de uma nova ferramenta de mídia:
telões de 29" serão colocados em alguns pontos-de-vendas
no Rio e em São Paulo, exibindo, um VT. O filme, que conta com o efeito
looping é todo situado no mundo Matrix e foi adaptado para a versão
nacional da promoção. A peça foi feita pela Publicis (dos
EUA) e adaptação ficou a cargo da Comunicação Carioca
que também é responsável pelo banner (foto), outdoors e
mobiliário urbano. A criação é de Daniel Xavier
e Bernardo Cople. Adriano Matos e Bruno Almeida assinam a supervisão
de criação, e a direção é de Sergio de Paula.
Sede Zero
Falando em cerveja e Carioca, a agência lança hoje uma campanha
com 30 outdoors para o novo empreendimento da agência. Situado num casarão
de 1826, na Rua da Passagem, em Botafogo, o Botequim Carioca terá capacidade
para 200 pessoas e espaço para atividades culturais.
Segundo Sergio de Paula, que foi o responsável pela campanha e também
pelo projeto de arquitetura, a casa é feita com materiais de demolição
e vai apresentar o "espaço da inteligência", com exposições
de fotografias, publicidade, artes e palco para shows acústicos. A inauguração
está prevista para 20 de julho.
Doctor já está
de casa nova
A Doctor Propaganda fez no último fim-de-semana a mudança da sua
casa do Humaitá para os novos escritórios no Centro do Rio. Desde
a manhã desta segunda-feira, Marcos Silveira e equipe estão atendendo
na Av.Rio Branco, 177/20º andar, com o telefone 2210-1687.
Reforços do Mercado
TvZero (Rio-RJ) - Rodrigo Lewkowicz, é o novo contratado
da TvZERO.Ele passa a integrar a partir desse mês o time de diretores
da produtora. Entre seus recentes trabalhos está a campanha para o Banco
Real, o “Banco da Sua Vida”.
ProDigital (Rio-RJ) - A produtora
de comerciais de Otavio Escobar, reforça o time de atendimento da ProDigitalCinema
(produção de comerciais) com a contratação do publicitário
Ricardo Meyer que atuará ao lado de Juliana Duque Estrada. Meyer foi
RTVC de algumas das maiores agências do país como Standard, Ogilvy
& Mather, MPM, AlmapBBDO, Contemporânea entre outras e já teve
passagens em produtoras como TecCine, 101 (Manguinha / Ney Torres), Espiral,
AVProduções, Produtores Associados, etc... A ProDigitalCinema
já conta com os diretores Marcelo Taranto, Marcelo Nepomuceno, Adilson
Jr. e brevemente estará apresentando ao mercado mais dois diretores exclusivos.
|