Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
Janela Publicitária - Edição de 30/MAI/2003 Marcio Ehrlich
Cannes vai julgar 72 agências brasileiras O jornal O Estado de São Paulo,
representante do 50º Festival Internacional de Publicidade de Cannes no Brasil,
divulgou o ranking das agências brasileiras inscritas este ano. Ao todo,
72 agências inscreveram seus trabalhos. Segundo a organização
do Festival, o número de inscrições, entre 70 países,
totaliza 16.392 peças. O Brasil está em quarto lugar no ranking
mundial, com 1.197 peças inscritas - apresentando uma queda de 38% em
relação ao ano passado. O número de inscrições
brasileiras está dividido da seguinte forma: Film (148); Press &
Poster (814); Cyber (159); Media (40) e Lions Direct (36).
Os Estados Unidos estão em primeiro lugar em volume de inscrições,
com 2.382 peças. Em seguida vem a Alemanha (1.485) e, em terceiro, a
Inglaterra (1.466).
No Brasil, as 5 agências que mais enviaram peças foram a Almap/BBDO,
Giovanni, FCB, F/Nazca Saatchi & Saatchi, DM9DDB e Bates Brasil. Veja o
ranking das agências brasileiras inscritas:
Almap (189); Giovanni (115); F/Nazca (91); DM9 (80); Bates (72); Ogilvy (68);
NeoGama (54); Lew Lara (39); Salles D'Arcy (39); Leo Burnett (32); AgenciaClick
(29); Fallon (28); Grottera (27); J Walter Thompson (27); Age (24); DPZ (24);
Loducca (23); Euro RSCG Interaction (21); Lowe (18); McCann-Erickson (16); DuezT
(15); Comunicação Carioca (14); W/Brasil (14); Master (13); Young
& Rubicam (13); AOL Brasil (10); Sun MRM (7); Carillo Pastore (7); Grey
(6); Wunderman (5); EugenioWG (5); Salem (4); TV1.com (4); Energia (4); OPM
(3); Ghirotti (3); NBS (3); Contemporânea (3); Publicis Norton (3); SMPB
(3); A1 Brasil (2); Copyright (2); Fabrica (2); 100% Propaganda (2); CaliaAssumpção
(2); Get Propaganda (2); Integra (2); Level (2); Link (2); Script (2); FTA Comunicação
Integrada (1); Rapp Collins (1); Souza Aranha (1); Artplan (1); Brandcom (1);
DNA (1); Exclam (1); Full Jazz (1); Irion Interactive (1); Lucida (1); MG Comunicação
(1); Mr. Brain (1); Portfolio (1); Prisma (1); Propaganda I-Ltda. (1); Propague
(1); Red Cell (1); Rodrigo Strozenberg/Felipe Raposo (1); SPM (1); TBWA Brasil
(1); Thunder House/Zentropy (1) e Z+ Comunicação (1).
Rio ganha 5 prêmios em Figueira da Foz Na quarta edição do Festival Internacional de Publicidade em Língua Portuguesa que aconteceu nos últimos dias 22, 23 e 24 de maio, na cidade de Figueira da Foz, em Portugal, o Brasil ganhou 24 prêmios. Entre as agências premiadas, apenas três delas são do Rio de Janeiro. Contemporânea, Giovanni e Carioca ganharam, ao todo, cinco prêmios nas categorias Mídia Impressa e TV. As peças premiadas foram: TV/Cinema
"Bom Companheiro" da Comunicação Carioca para Sinaf - OURO
"Adolescente dançando" da Giovanni,FCB para Sociedade Síndrome de Down - BRONZE
Mídia Impressa "Banco de Praça e Túnel" da Giovanni,FCB para Loterj- PRATA
"Retrovisores" da Contemporânea para Petrobras - BRONZE
"Posto de Gasolina" da Contemporânea para Petrobras - BRONZE
Script conquista Ouro Auto A Script ganhou na semana passada a concorrência
da Brasilveículos e será a nova responsável pela conta
do seguro Ouro Auto, do Banco do Brasil. A conta, que estava sendo atendida
pela QG de São Paulo, foi disputada com mais cinco outras agências.
"Para a Script é muito importante trazer de volta para o mercado do Rio
um cliente que é daqui e estava sendo atendido em São Paulo" diz
um funcionário da agência. Na última quarta-feira, dia 21,
a satisfação da equipe foi tão grande ao saber o resultado
da concorrência que, para comemorar a vitória, o pessoal foi trabalhar
vestido de amarelo. A equipe acredita que o cuidado especial que a Script oferece
aos seus clientes também nas áreas de planejamento, merchandising
e marketing direto pode ter pesado na escolha da agência. "O cliente se
mostrou bastante interessado nas ações de merchandising que foram
desenvolvidas para a Ceras Johnson, (ex-cliente da agência) e também
nos trabalhos criados recentemente para a revista Lance!", disseram .
O investimento do Ouro Auto em propaganda não foi revelado. As peças
para o novo cliente já estão em fase de criação
e deverão entrar na mídia em breve.
ABAV-
Rio define vencedor Marcus Vinícius Fernandes Siqueira
foi o vencedor do concurso da logomarca de 50 anos da ABAV. Ele é estudante
de Desenho Industrial na UFRJ e tem 26 anos. Como prêmio, Marcus Vinícius
vai ganhar um final de semana com acompanhante na Costa do Sauípe, na
Bahia.
Segundo Martha Mendes, assessora de imprensa da ABAV no Rio de Janeiro, a escolha
se deve ao fato do candidato ter preservado a marca original formando, de maneira
simples, o número cinqüenta através da duplicação
da pomba (símbolo da instituição)."Além disso, o
uso da cor dourada representa bem o jubileu da ABAV e tem uma boa aplicação"
acrescenta.
Vida de comunicador não é fácil Essa foi enviada para a Janela por um produtor de fonogramas do Rio, que garante que a gravação é verídica, vinda de uma rádio no interior do Ceará.
Para redator que precisa escrever comunicados para divulgar pelo rádio é uma verdadeira aula.
Clique abaixo para ouvir a mp3, que vale a pena. São só 755kb e não tem perigo mandar o browser abrir o arquivo.
Mais design no campo audiovisual "Elesbão
e Haroldinho Dizáin". O nome surgiu a partir de uma brincadeira, quando
os amigos José Bessa e Cláudio Reston procuravam um nome diferente
para seu escritório de design. Elesbão (José Bessa) contou
à Janela a origem dos apelidos: "O Elesbão era um personagem da
extinta TV Pirata interpretado pelo Diogo Vilela. Ele era bem introspectivo,
fechado. Já o Haroldinho (Cláudio Reston) surgiu a partir de uma
piada, que falava de um cara extremamente sociável, que conhecia todo
mundo."
Com o tempo, os apelidos ficaram conhecidos. "Hoje até mesmo no meu cartão
de visitas tem o nome Elesbão. Tem gente que nem sabe qual é o
meu nome verdadeiro" diz Bessa.
Mais de cinco anos depois, Matheus Moretto e Samanta Martins - respectivamente
ex-coordenadores de arte eletrônica e pós-produção
da TVZero - se associaram à José Bessa e Cláudio Reston
para criar a Visorama Diversões Eletrônicas. A Visorama, segundo
seus sócios, pretende aprofundar a aplicação do design
no campo audiovisual, possibilitando novas abordagens que não fiquem
restritas a previsíveis efeitos especiais. Vinhetas, abertura de programas,
dvds, catálogos, revistas e desenhos animados são algumas das
possíveis atuações do escritório, que já
fez trabalhos para campanhas da Giovanni e DPZ, além de estar assinando
o design de duas colunas da Revista Oi.
Elesbão explica que a TVZero entra como sócia para dar todo o
suporte tecnológico necessário e avisa também que o site
Elesbão
e Haroldinho Dizáin vai continuar
existindo. "Os dois sites vão trabalhar paralelamente. Elesbão
e Haroldinho prosseguem com o trabalho de design experimental".
SERVIÇO DA JANELA -
A Visorama
Diversões Eletrônicas fica
na Rua Alice, nº 35 - Laranjeiras e o telefone é (21) 2557-8574.
REFORÇOS DO MERCADO África (São Paulo) -
A agência de Nizan Guanaes contratou Anna Paola Teixeira (ex-Telefônica
Celular). Ela vai atender a conta da Vivo no Rio de Janeiro, além de
prospectar novos clientes. Bates (São Paulo) - A agência contratou 3 profissionais.Camila
Holpert (ex-Ogilvy) é a nova gerente de planejamento. Paula Borges (ex-Loducca)
assume como assistente do mesmo departamento, juntamente com Bibiana López
(ex-Grottera). FabraQuinteiro (São Paulo) - Vanessa Bueno Tordino (ex-Eugenio
WG) foi contratada como supervisora de contas. Ela vai atender os clientes Suvinil,
Pial Legrand, PB Kids, Rede 21 e Cori. Fischer (São Paulo) - João Lineu (diretor de arte) e Fernando
Nobre (redator) é a nova dupla de criação da agência.
Os dois profissionais estão vindo da F/ Nazca. Popular (São Paulo) - A agência contratou o redator Marcos
Weber (ex-Y&R Miami, Energia Y&R e Newport) para substituir Marcos Eizerik,
que se mudou para Barcelona.