Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/MAI/2003
Marcio Ehrlich

 

Lew Lara e Duda homenageados pela ABP
A diretoria da Associação Brasileira de Propaganda (ABP) definiu na última semana os vencedores do Prêmio Comunicação 2003. A agência Lew Lara, de São Paulo, foi escolhida como a Agência do Ano, ficando o publicitário Duda Mendonça como a Personalidade do Ano. Nas demais categorias, o Bradesco foi selecionado como o Anunciante do Ano e a Bandnews como o Veículo do Ano.
Durante a festa de entrega da premiação, que acontece no próximo dia 28 de maio, em almoço no Copacabana Palace, no Rio, também será prestada uma homenagem da entidade ao empresário Hans Stern, fundador da joalheria H.Stern.

Young Creatives confirma resultado carioca
Aline ArantesO coordenador do concurso Young Creatives no Brasil, Emmanuel Públio Dias, informou à Janela que a organização do evento, em Londres, já confirmou que a redatora Aline Arantes jamais participou como delegada do Festival de Cannes. Aline foi a vencedora carioca do concurso de 2003, ganhando a passagem e a inscrição para participar como delegada na categoria de Young Creative.
Esta segunda-feira, no entanto, começaram a circular para a imprensa especializada, e-mails de diversos criadores acusando Aline de já ter participado do Festival -- condição que a impediria de concorrer ao Young. Como redatora da agência Script, ela ganhou do jornal O Globo, em 1999, duas passagens para a Europa e ajuda de custo de US$ 2.000 para poder participar de Cannes, já que constava como criadora de uma peça vencedora de um Grand Prix da premiação daquele veículo.
Para a Janela, Aline declarou que, no entanto, acabou não se inscrevendo no festival, preferindo usar o prêmio do Globo para viajar à Europa de férias com seu marido. Esta foi a razão, inclusive, que a permitiu assinar uma declaração para a organização do Young Creatives de que nunca havia participado do evento. Esta declaração, diz Públio Dias, já seria suficiente prova de verdade para habilitar a participação de Aline no concurso. Em virtude das denúncias, no entanto, os responsáveis pelo Young Creatives no Brasil aceitaram fazer a consulta a Cannes. O coordenador da promoção afirma que já acreditava na declaração de Aline, "como nas de todos os demais 148 criadores que se inscreveram", mas a confirmação de Cannes encerra o assunto.
Aline tem 26 anos e, no seu período de Script, recebeu diversos Prêmio Colunistas para trabalhos para a Taco e outros clientes. Ano passado, pela Giovanni, ganhou em Cannes o Leão de Prata na categoria Cyber com o banner "Campo Minado".

Valdir e Alex ganham homenagem em Gramado
Valdir Siqueira, fundador da agência V&S, será homenageado durante o Festival de Gramado como o Publicitário Latino-Americano do Rio, escolhido após votação que envolveu os diretores da Abap-Rio, Sindicato das Agências do Rio, ABP e Alap-Rio. Esta é a primeira vez que o concurso se torna tão abrangente, com os votos de diversas entidades. A mesma votação aconteceu em São Paulo com as associações daquele mercado, que escolheram para homenagear como Publicitário Latino-Americano de São Paulo o fundador da Almap, Alex Periscinotto.

Nakamura abre Cinerama Brasilis
O mercado carioca ganhou uma nova produtora. A Cinerama Brasilis, inaugurada pelo produtor executivo Mario Nakamura, iniciou suas operações no dia 15 de abril em uma casa de 250 metros quadrados no Humaitá. Nakamura, que já trabalhou como diretor de atendimento da Intervalo, Tec Cine, Mr. Magoo e fundou em 1999, a Atmosfera Cinematográfica, está à frente do novo projeto representando os diretores Janaína Guerra, Marcos Felipe Delfino e Ricardo de Miranda. A produtora também conta com uma equipe de atendimento formada por Aline Miranda (ex-Momento Filmes e Digigraph) e Fernanda Martins (ex-Salles e DPZ).
"Na Atmosfera o foco era todo voltado para a publicidade. O objetivo agora é atuar nos diversos segmentos do audiovisual. Na Cinerama Brasilis, queremos produzir documentários, curtas metragens, programas de TV, DVDs e videoclipes - além de propaganda." diz Nakamura. O produtor conta que ainda está visitando agências, clientes e fazendo a apresentação dos diretores da Cinerama, enquanto elabora alguns projetos institucionais.
A Cinerama Brasilis fica na Rua Viúva Lacerda, nº 104 - Humaitá e o telefone é (21) 2226-7063.

CaradeCão, Tesis e Nova Onda anunciam Festival
As produtoras CaradeCão, Tesis e Nova Onda vão patrocinar o Festival Umbigo de Fora, que vai mostrar na próxima quinta-feira, 8 de maio, no Rio de Janeiro, o que os publicitários fazem além da propaganda. Além do patrocínio das produtoras, o evento conta ainda com o apoio do Studio do Cais, do fotógrafo Aderi Costa, que servirá de sede para o festival e assina as fotos de divulgação.
O Umbigo foi idealizado pelos redatores Fábio Seidl, Marcos Bassini, Rafael Genu e pelo RTVC Charles Nobili, que escalaram cinco bandas e três DJs, todos do mercado publicitário. Nesta primeira edição, subirão ao palco os grupos Ack, Tibone, ZK Diabo, Mané Sagaz e Pelvs e mais: David Tabalipa, Luizinho LBF e Zod nas carrapetas.
Os convites começam a ser distribuídos a partir da próxima semana. A peça, criada por Fábio Seidl e Daniel Mello, sugere o que pode acontecer se a moda dos publicitários mostrarem seu outro lado pegar.

Casa da Criação faz anúncio para Mães
A Casa da Criação acaba de lançar uma campanha para o Shopping Tijuca com o conceito "Seu corpo pede Shopping Tijuca". A campanha, que aposta na estética, mostra fotografias de silhuetas formando imagens variadas. A primeira peça, que tem como tema o Dia das Mães, utilizou dançarinos contemporâneos como modelos, formando a imagem de uma flor e com o título: "No Dia das Mães seu corpo pede Shopping Tijuca". A veiculação será feita no jornal O Globo, na Revista Veja e em placas de outdoor, além da fachada do shopping e de sua decoração interna.
A criação é assinada pelo diretor de arte Chico Cordeiro, com direção de criação de Heleno Bernardi. A fotografia é de Aderi Costa.

Carioca cria campanha irônica para Povo
A Comunicação Carioca veicula a partir de domingo uma campanha para o lançamento do Unisport Povo, um caderno esportivo que será encartado todo domingo no jornal Povo.
As peças abordam questões do mundo do futebol com títulos irônicos como: "Histórias do tempo em que os jogadores beijavam muitas mulheres e poucas camisas", "Dos socos no ar cara que imortalizaram o Rei aos socos na cara que imortalizaram o Animal", "Histórias do tempo em que todo mundo sabia quantos filhos o Rei tinha" e "Juntamos o que parecia impossível: futebol e imparcialidade", entre outros.
A proposta de mídia inclui anúncios no próprio jornal, outdoors pela cidade do Rio de Janeiro e filmes com veiculação na Rede TV!, CNT, Record e TV Bandeirantes.
O Unisport será mais que um semanário esportivo: trará crônicas esportivas, histórias do futebol, a palavra do torcedor e de técnicos.
A criação foi de Adriano Matos, Edberto Dutra e Bruno Castro, sob supervisão de criação de Adriano Matos e Bruno Almeida e direção de criação de Sérgio de Paula.

Tubarões viram anúncio de oportunidade
A Salles D'Arcy Rio aproveitou o aparecimento dos tubarões nas praias cariocas para fazer um anúncio de oportunidade para a Rede Telecine. A peça, que será veiculada nesta sexta, 2 de maio, no Rio Show (O Globo) e na Revista Programa (JB), traz a foto de uma barbatana de tubarão aparecendo no mar com o título "Enquanto isso, em alguma praia do Rio." No rodapé, a pergunta "Tá pensando em ficar em casa no final de semana?" e, logo abaixo, a lista de filmes da Telecine.
O atendimento é de Lígia Repetto e a criação é assinada por Fred Moreira e Daniel Leitão com direção de Rodolfo Sampaio.

MKT MIX
* REELEIÇÃO -
A diretoria da ABAP foi reeleita na última quarta-feira, 30 de abril. Caio Valli, portanto, permanece como Presidente, Albano Alves Filho como Diretor Financeiro e Gustavo Carvalho como Diretor Administrativo.
* NOVA GESTÃO - A V&S anunciou a saída de 13 funcionários de seu quadro. Na próxima semana, a agência pretende apresentar seu novo modelo de gestão e sua estrutura vai ser reformulada. Segundo o Diretor de Operações da V&S, Valdir Siqueira, que foi reeleito vice-presidente da ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), a assinatura de transferência das ações da agência será divulgada no início da próxima semana.
* CADÊ O SIMANCOL? - Não bastasse a vida mansa que uma enorme quantidade de assessores de imprensa hoje têm de só saberem mandar release pra todo mundo, seja ou não da área do assunto, ainda tem quem mande anexos gigantescos. Convenhamos, mandar release com anexo com mais de 1 mega, para quem não solicitou, já é falta de bom-senso. Mandar com 5,2 megas, como a CDN-Companhia de Notícias, de São Paulo, acaba de fazer, de um assunto que nada tem a ver com a Janela chega a ser total falta de respeito e transborda qualquer paciência. Assessores, por favor, façam juz aos fees que recebem de seus clientes!