Lew Lara e Duda homenageados pela ABP
A diretoria da Associação
Brasileira de Propaganda (ABP) definiu na última semana os vencedores
do Prêmio Comunicação 2003. A agência Lew Lara, de
São Paulo, foi escolhida como a Agência do Ano, ficando o publicitário
Duda Mendonça como a Personalidade do Ano. Nas demais categorias, o Bradesco
foi selecionado como o Anunciante do Ano e a Bandnews como o Veículo
do Ano.
Durante a festa de entrega da premiação, que acontece no próximo
dia 28 de maio, em almoço no Copacabana Palace, no Rio, também
será prestada uma homenagem da entidade ao empresário Hans Stern,
fundador da joalheria H.Stern.
Young Creatives confirma resultado carioca
O
coordenador do concurso Young Creatives no Brasil, Emmanuel Públio Dias,
informou à Janela que a organização do evento, em Londres,
já confirmou que a redatora Aline Arantes jamais participou como delegada
do Festival de Cannes. Aline foi a vencedora carioca do concurso de 2003, ganhando
a passagem e a inscrição para participar como delegada na categoria
de Young Creative.
Esta segunda-feira, no entanto, começaram a circular para a imprensa
especializada, e-mails de diversos criadores acusando Aline de já ter
participado do Festival -- condição que a impediria de concorrer
ao Young. Como redatora da agência Script, ela ganhou do jornal O Globo,
em 1999, duas passagens para a Europa e ajuda de custo de US$ 2.000 para poder
participar de Cannes, já que constava como criadora de uma peça
vencedora de um Grand Prix da premiação daquele veículo.
Para a Janela, Aline declarou que, no entanto, acabou não se inscrevendo
no festival, preferindo usar o prêmio do Globo para viajar à Europa
de férias com seu marido. Esta foi a razão, inclusive, que a permitiu
assinar uma declaração para a organização do Young
Creatives de que nunca havia participado do evento. Esta declaração,
diz Públio Dias, já seria suficiente prova de verdade para habilitar
a participação de Aline no concurso. Em virtude das denúncias,
no entanto, os responsáveis pelo Young Creatives no Brasil aceitaram
fazer a consulta a Cannes. O coordenador da promoção afirma que
já acreditava na declaração de Aline, "como nas de todos
os demais 148 criadores que se inscreveram", mas a confirmação
de Cannes encerra o assunto.
Aline tem 26 anos e, no seu período de Script, recebeu diversos Prêmio
Colunistas para trabalhos para a Taco e outros clientes. Ano passado, pela Giovanni,
ganhou em Cannes o Leão de Prata na categoria Cyber com o banner "Campo
Minado".
Valdir
e Alex ganham homenagem em Gramado
Valdir Siqueira, fundador da agência
V&S, será homenageado durante o Festival de Gramado como o Publicitário
Latino-Americano do Rio, escolhido após votação que envolveu
os diretores da Abap-Rio, Sindicato das Agências do Rio, ABP e Alap-Rio.
Esta é a primeira vez que o concurso se torna tão abrangente,
com os votos de diversas entidades. A mesma votação aconteceu
em São Paulo com as associações daquele mercado, que escolheram
para homenagear como Publicitário Latino-Americano de São Paulo
o fundador da Almap, Alex Periscinotto.
Nakamura abre Cinerama Brasilis
O mercado carioca ganhou uma nova produtora.
A Cinerama Brasilis, inaugurada pelo produtor executivo Mario Nakamura, iniciou
suas operações no dia 15 de abril em uma casa de 250 metros quadrados
no Humaitá. Nakamura, que já trabalhou como diretor de atendimento
da Intervalo, Tec Cine, Mr. Magoo e fundou em 1999, a Atmosfera Cinematográfica,
está à frente do novo projeto representando os diretores Janaína
Guerra, Marcos Felipe Delfino e Ricardo de Miranda. A produtora também
conta com uma equipe de atendimento formada por Aline Miranda (ex-Momento Filmes
e Digigraph) e Fernanda Martins (ex-Salles e DPZ).
"Na Atmosfera o foco era todo voltado para a publicidade. O objetivo agora é
atuar nos diversos segmentos do audiovisual. Na Cinerama Brasilis, queremos
produzir documentários, curtas metragens, programas de TV, DVDs e videoclipes
- além de propaganda." diz Nakamura. O produtor conta que ainda está
visitando agências, clientes e fazendo a apresentação dos
diretores da Cinerama, enquanto elabora alguns projetos institucionais.
A Cinerama Brasilis fica na Rua Viúva Lacerda, nº 104 - Humaitá
e o telefone é (21) 2226-7063.
CaradeCão, Tesis e Nova Onda anunciam Festival
As produtoras CaradeCão, Tesis e Nova Onda vão patrocinar o Festival Umbigo de Fora, que vai mostrar na próxima quinta-feira, 8 de maio, no Rio de Janeiro, o que os publicitários fazem além da propaganda. Além do patrocínio das produtoras, o evento conta ainda com o apoio do Studio do Cais, do fotógrafo Aderi Costa, que servirá de sede para o festival e assina as fotos de divulgação.
O Umbigo foi idealizado pelos redatores Fábio Seidl, Marcos Bassini, Rafael Genu e pelo RTVC Charles Nobili, que escalaram cinco bandas e três DJs, todos do mercado publicitário. Nesta primeira edição, subirão ao palco os grupos Ack, Tibone, ZK Diabo, Mané Sagaz e Pelvs e mais: David Tabalipa, Luizinho LBF e Zod nas carrapetas.
Os convites começam a ser distribuídos a partir da próxima semana. A peça, criada por Fábio Seidl e Daniel Mello, sugere o que pode acontecer se a moda dos publicitários mostrarem seu outro lado pegar.
Casa
da Criação faz anúncio para Mães
A Casa da Criação acaba de
lançar uma campanha para o Shopping Tijuca com o conceito "Seu corpo
pede Shopping Tijuca". A campanha, que aposta na estética, mostra fotografias
de silhuetas formando imagens variadas. A primeira peça, que tem como
tema o Dia das Mães, utilizou dançarinos contemporâneos
como modelos, formando a imagem de uma flor e com o título: "No Dia das
Mães seu corpo pede Shopping Tijuca". A veiculação será
feita no jornal O Globo, na Revista Veja e em placas de outdoor, além
da fachada do shopping e de sua decoração interna.
A criação é assinada pelo diretor de arte Chico Cordeiro,
com direção de criação de Heleno Bernardi. A fotografia
é de Aderi Costa.
Carioca cria campanha irônica para Povo
A Comunicação Carioca veicula
a partir de domingo uma campanha para o lançamento do Unisport Povo,
um caderno esportivo que será encartado todo domingo no jornal Povo.
As peças abordam questões do mundo do futebol com títulos
irônicos como: "Histórias do tempo em que os jogadores beijavam
muitas mulheres e poucas camisas", "Dos socos no ar cara que imortalizaram o
Rei aos socos na cara que imortalizaram o Animal", "Histórias do tempo
em que todo mundo sabia quantos filhos o Rei tinha" e "Juntamos o que parecia
impossível: futebol e imparcialidade", entre outros.
A proposta de mídia inclui anúncios no próprio jornal,
outdoors pela cidade do Rio de Janeiro e filmes com veiculação
na Rede TV!, CNT, Record e TV Bandeirantes.
O Unisport será mais que um semanário esportivo: trará
crônicas esportivas, histórias do futebol, a palavra do torcedor
e de técnicos.
A criação foi de Adriano Matos, Edberto Dutra e Bruno Castro,
sob supervisão de criação de Adriano Matos e Bruno Almeida
e direção de criação de Sérgio de Paula.
Tubarões
viram anúncio de oportunidade
A Salles D'Arcy Rio aproveitou o aparecimento
dos tubarões nas praias cariocas para fazer um anúncio de oportunidade
para a Rede Telecine. A peça, que será veiculada nesta sexta,
2 de maio, no Rio Show (O Globo) e na Revista Programa (JB), traz a foto de
uma barbatana de tubarão aparecendo no mar com o título "Enquanto
isso, em alguma praia do Rio." No rodapé, a pergunta "Tá pensando
em ficar em casa no final de semana?" e, logo abaixo, a lista de filmes da Telecine.
O atendimento é de Lígia Repetto e a criação é
assinada por Fred Moreira e Daniel Leitão com direção de
Rodolfo Sampaio.
MKT MIX
* REELEIÇÃO - A diretoria da ABAP foi reeleita na última quarta-feira, 30 de abril. Caio Valli, portanto, permanece como Presidente, Albano Alves Filho como Diretor Financeiro e Gustavo Carvalho como Diretor Administrativo.
* NOVA GESTÃO - A V&S anunciou a saída de 13 funcionários de seu quadro. Na próxima semana, a agência pretende apresentar seu novo modelo de gestão e sua estrutura vai ser reformulada. Segundo o Diretor de Operações da V&S, Valdir Siqueira, que foi reeleito vice-presidente da ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), a assinatura de transferência das ações da agência será divulgada no início da próxima semana.
* CADÊ O SIMANCOL? - Não bastasse a vida mansa que uma enorme quantidade de assessores de imprensa hoje têm de só saberem mandar release pra todo mundo, seja ou não da área do assunto, ainda tem quem mande anexos gigantescos. Convenhamos, mandar release com anexo com mais de 1 mega, para quem não solicitou, já é falta de bom-senso. Mandar com 5,2 megas, como a CDN-Companhia de Notícias, de São Paulo, acaba de fazer, de um assunto que nada tem a ver com a Janela chega a ser total falta de respeito e transborda qualquer paciência. Assessores, por favor, façam juz aos fees que recebem de seus clientes!
|