Vivo mata outdoor da Sinaf que matava o Vivo
A
operadora de celular Vivo foi mais rápida do que a agência Carioca
e seu cliente Sinaf puderam imaginar e a veiculação do outdoor
da seguradora parodiando a campanha da Vivo -- com a imagem do bonequinho morto
-- só vai ficar na história pela veiculação em sites
como a Janela Publicitária. A peça iria propor que o público
se lembrasse "que um dia você não vai estar mais Vivo".
Como a assessoria de imprensa da Sinaf cantou a pedra antes do tempo pelos sites
do trade e até em colunas sociais, acabou chamando a atenção
da Vivo que, através do seu departamento jurídico, conseguiu na
justiça uma liminar impedindo a divulgação prevista para
100 outdoors na praça do Rio de Janeiro.
O diretor de criação da agência Carioca, Sérgio de
Paula (que assina o trabalho), garantiu para a Janela que a notícia sobre
a existência do ousado outdoor não foi um factóide: "A peça
foi aprovada e fizemos a reserva dos espaços para veicular, mas a liminar
chegou para o cliente antes de iniciarmos a produção gráfica",
assegurou o criativo, informando que nem a agência nem o cliente chegaram
a ter prejuízos financeiros com a operação.
Olins responde a acusações de plágio
Alice
Huang, diretora de comunicações da agência inglesa Wolff
Olins, escreveu à Janela para esclarecer que sua empresa não pode
ser acusada de plágio. "A Olins não esteve envolvida na campanha
publicitária de lançamento da Vivo", protestou. Huang explicou
que a responsabilidade da agência foi da criação das marcas,
que são "significantemente diferentes". Nas suas palavras "similaridades,
se houve, foram evidenciadas a partir de como a marca da Vivo foi utilizada".
A diretora de comunicações da Olins contou para a Janela que seu
trabalho, após a criação do ícone da Vivo (o tal
bonequinho) e a identidade visual, foi estabelecer linhas para guiar a comunicação
da empresa. Por exemplo, explicando que são as fotografias que permitem
que "o ícone viva em nosso mundo, seja um de nós, seja parte da
nossa comunidade".
A pedido da Janela, Alice Huang listou outras recomendações passadas
pela Wolff Olins para a Vivo:
- Todas as fotos de pessoas devem ser em preto e branco para permitir que o
ícone se destaque. Já as fotos dos produtos devem ser coloridas
e fotografadas de maneira clara e sem amontoados. Pense em como o ícone
possa interagir com a imagem para passar uma idéia de parceria.
- Antes de usar uma imagem, pense. Você pode cortá-la de modo a
deixá-la mais interessante? Como ela vai funcionar com o ícone?
Quanto melhor a imagem trabalhar, mais facilmente será para explicar
um produto ou serviço.
- Use imagens de pessoas reais fazendo coisas reais. Imagens ajudam a contar
histórias e construir a idéia de comunidade onde todos estão
incluídos. Imagens divertidas, para cima, que capturem a imagem brincalhona
da marca.
Mesmo com todas estas orientações, no entanto, Alice Huang deixa
claro que tanto a seleção dos modelos utilizados na campanha quanto
a produção das fotos não foram responsabilidade da Olins,
o que exime a agência inglesa da coincidência no clima das imagens
da Vivo e da Oi, principalmente em relação à foto das mulheres
de gola rolê que a Janela já havia reproduzido no último
dia 14.
SERVIÇO DA JANELA: O site da Wolff Olins,
para quem quiser conhecer outros trabalhos da agência, fica em www.wolff-olins.com.
No site, o internauta pode ler o case da agência para a Oi. O da Vivo
ainda não está disponível.
Quatro agências disputam Niterói
Internad, Artplan, Inside (de Niterói) e Quê (ex-Propeg) são as agências que vão disputar a conta da Prefeitura de Niterói, que tem verba anual de 3 milhões. Vinte agências retiraram o edital para a concorrência da conta, mas somente quatro compareceram para a apresentação dos envelopes na última terça-feira, dia 22, pela manhã. Os envelopes, no entanto, não puderam ser abertos hoje a pedido do TCE que solicitou vistas do edital. A nova data de abertura dos envelopes deverá ser divulgada na próxima semana.
Espaço é a nova agência da Unimed Niterói
A Espaço de Comunicação acaba de ganhar a conta da Unimed de Niterói. A campanha, prevista para durar cinco meses, vai lançar o novo produto - o Plano Master, um plano de saúde participativo com preços competitivos.
A campanha vai contar com veiculação em busdoor, outdoor e encartes de jornais, além de material de ponto de venda. A criação é de Flávio Gimenes e Filipe Dutra.
ABAV lança concurso para escolha da logo de 50 anos
Neste ano, a ABAV/RJ vai completar 50 anos
e lançou um concurso para escolha da logo que marcará suas bodas
de ouro. A promoção começou no último domingo (20/04)
e os cupons de inscrições estão sendo publicados nos cadernos
de turismo dos jornais O Dia e do Brasil. As logos devem ser anexadas aos cupons
e enviadas até o dia 07 de maio para a Caixa Postal 11.055, CEP 20236-970
ou depositadas nas lojas de Classificados do jornal O Dia.
Além de marcar os 50 anos, as logos deverão obrigatoriamente se utilizar da pomba estilizada, marca registrada da associação. Os nomes dos vencedores serão publicados nos dias 18 e 20 de maio nos cadernos de viagem dos dois jornais. O primeiro colocado ganhará um pacote de viagem de 5 noites na Costa do Sauípe (BA). O segundo e terceiro lugares também receberão prêmios: duas diárias no Blue Tree Park, Angra dos Reis (RJ), e duas diárias no Hotel da Cachoeira, em Penedo (RJ).
A nova logo vai ser utilizada nos seus papéis durante todo este ano.
As demais ABAVs do sistema também poderão fazer uso do selo comemorativo.
Os vencedores serão escolhidos por júri formado pela diretoria
da ABAV/RJ, dos jornais O Dia e JB. O regulamento do concurso se encontra publicado
nos classificados do Jornal do Brasil e O Dia.
Ronson
usa mosaico em anúncio
A técnica de mosaico por computação
gráfica, que já permitiu gerar interessantes peças de comunicação
-- como o cartaz do filme "O Show de Truman" e a capa do CD "Scenes from a Memory"
do grupo Dream Theater" --, chega à publicidade brasileira na campanha
dos 20 anos do Rio Design Center.
Nela, em diferentes anúncios, centenas de móveis (veja no detalhe
da foto) formam rostos de pessoas sorridentes. "Elas estão de bem com
a vida, como se o shopping fizesse parte dessa felicidade" explica Fábio
Barreto, VP de Criação da Ronson que cuida pessoalmente do atendimento
da conta.
SERVIÇO DA JANELA: Para quem tiver a curiosidade,
algumas boas demonstrações e explicações de como
a técnica funciona podem ser vistas nos sites Image
Mosaic Project Proposal (N.R.em 2013: site atualmente desativado) e The
PhotoTiled Pictures Homepage.
Young Creatives vai levar estudantes a Cannes
A
Abap-Rio e o CCRJ já acertaram com a organização do concurso
Young Creatives que as duas entidades vão dividir os custos da participação
de um carioca na delegação brasileira dos jovens criativos. De
qualquer forma, segundo Emmanuel Públio Dias, responsável pela
promoção, está em negociação com outros patrocinadores
uma segunda cota para o Rio.
A versão brasileira do Young Creatives também decidiu atender
a uma antiga reivindicação do setor, de separar uma categoria
especialmente para novos diretores de comerciais, que se junta às demais
de criadores, clientes, profissionais de planejamento e designers.
Outra novidade no Young Creatives brasileiro é o acordo entre o jornal
Estado de São Paulo, a ESPM e os Young Creatives para, já neste
ano de 2003, lançar o programa Cannes Lions Academy, que vai enviar um
estudante de publicidade para assistir o Festival de Cannes junto com colegas
estudantes de 50 países. As regras para esta participação
serão divulgadas até a próxima semana no site www.youngcreatives.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado).
ADVB Rio lança ciclo de palestras
A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB Rio) vai lançar na próxima terça- feira, dia 29 de abril, o seu 1º Ciclo de Palestras. O evento, que tem parceria com a Escola Superior Cândido Mendes, terá como conferencista o professor Maurício Góis da Brown University de Rode Island (EUA), e também colunista da Revista Vencer e da Venda Mais. O tema da palestra é "Desempenho de Alto Impacto - como viver e trabalhar com emoções inteligentes e alcançar a produtividade máxima dos colaboradores das empresas", que pretende abordar questões como o perfil do novo profissional, atitudes e posturas que comprometem os resultados da empresa, empregabilidade e empreendedorismo.
O seminário é voltado para profissionais de RH, supervisores,
gerentes, diretores e empresários do setor. "Precisamos encantar cada
vez mais os colaboradores da empresa, e para isso, é necessário
que o departamento de recursos humanos invista cada vez mais na motivação
e principalmente na atualização de seus funcionários" diz
Aleksander Santos, Presidente da ADVB Rio. O evento será realizado das
14:00 às 17:00 horas no Teatro João Teothônio, no edifício
da Universidade Cândido Mendes, no Centro. O custo de participação
é de 50 reais para associados, 80 reais para não associados da
ADVB-Rio e 25 reais para estudantes. As inscrições poderão
ser feitas através do site www.advbrio.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado)
ou pelo telefone (21) 2263-1002.
Assessoria de imprensa em crise na Argentina
A falta de perspectiva social, política e econômica gerada pela crise que assolou a Argentina nos últimos dois anos afetou diretamente as agências de comunicação do país. "Houve redução de 50% no quadro de funcionários ocasionada pela perda de clientes e prospects. Hoje, a Argentina conta com apenas 50 agências de grande e médio porte", explicou Carlos Mazalán, palestrante que inaugurou a série de encontros virtuais Abracom World Connection, promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Comunicação – Abracom.
Neste cenário, os clientes que utilizam serviços de comunicação foram afetados pela falta de recursos, levando a uma grande insegurança sobre como expor suas marcas. Paralelamente, as demissões em massa nas empresas de comunicação tais como jornais, revistas, televisão e rádio fizeram aumentar o número de jornalistas autônomos que passaram a atuar como assessores de imprensa em suas casas. A diminuição do valor dos fees foi conseqüência imediata desta situação"
Mazalán, que é presidente da Mazalán Comunicaciones e diretor da Associação das Agências de Comunicação argentinas afirmou que enquanto o trabalho das assessorais de imprensa diminuiu, houve um sensível aumento da demanda dos serviços como RP. "Ampliamos nosso leque de serviços, estimulando a criatividade dos funcionários, que hoje precisam atuar com ferramentas de marketing, jornalismo, RP. Nosso serviço ficou mais complexo", explica Mazalán.
Participaram do evento empresas como Ketchum Estratégia, CDN, Bansen & Associados, Trama Comunicação, Fundamento Comunicação Empresarial, Hartz Comunicação, ICL Brasil/CASA, Máquina da Notícia, Lide Comunicação, entre outras, que com a tecnologia de audioconferência, disponibilizada nesta primeira palestra pela empresa Conference Call do Brasil, puderam acompanhar a apresentação em PowerPoint realizada por Mazalán e fazer perguntas como se estivessem reunidos em um auditório.
"O Abracom World Connection acontecerá mensalmente, primeiramente com agências latino-americanas e, numa segunda fase, com agências norte-americanas e européias, já que a tecnologia de audioconferência permite aos interessados trocar informações com qualquer lugar do mundo e se reciclar em tempo real sem gastar muito tempo e poupando muito dinheiro" comenta Sandra Sinicco, diretora de Relações Internacionais da Abracom e presidente do Grupo CASA. O próximo encontro está pré-agendado para o dia 14 de maio, com representante das agências de comunicação do México.
MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
25/04, sexta-feira: Ângelo Ferrari (Diretor da Agência3), Roberto Torterolli, Sílvio Cunha (Diretor de Criação da Doctor);
26/04, sábado: José Antônio Blanco (Ex-Gerente da Thompson-Rio), Wanderlei Gonçalves (Dir.de Atendimento da Nova Onda), André de Botton (Diretor da Dínamo Design), Karla Vilella (Assist.Planejamento de Mídia da Contemporânea);
27/04, domingo: André Silveira (Diretor de Planejamento da J.Walter Thompson), Franklin Mandim Pereira (Diretor da Up Rio), Mauro Vilarde, Rozane Braga, Felipe Joffily (Assistente de Direção da Tec Cine);
28/04, segunda-feira: Alberto Luz (Diretor Presidente da Luz), Gustavo Tirre (Diretor de Criação da Publicis.Norton), Luiz Felix (Coordenador de Mídia da V&S), Rosa Fernandes (Produtora de Elenco da Tec Cine), Pedro Utzeri (Diretor de Arte da Leo Burnett), Cristina Gonçalves de Souza (Diretora de Arte da Dalle Brasil);
29/04, terça-feira: Kiko Fernandes (Diretor da Speedball), Flávio Henrique Medeiros (Redator da Next Rio);
30/04, quarta-feira: Francisco José "Franzé" Martins (Diretor de Operações da Artplan);
01/05, quinta-feira: Alícia Osborne (Diretora de Arte da Contemporânea), Jorge Barros, Jorge Murtinho, Roberto Monteiro (Produção Gráfica da Doctor);
02/05, sexta-feira: Miguel Barreto (Diretor da XL);
* ONDE ESTÁ O QUARTO? - Na releitura dos 25 anos da Janela (veja
mais abaixo), encontramos o registro de que faz exatamente um quarto de século
que se realizou o III Congresso Brasileiro de Propaganda, que marcou para 1980,
em Salvador, a realização do IV Congresso. Salvador ganhou a disputa
contra Porto Alegre, mas não levou. Até hoje o encontro não
aconteceu.
* FIGUEIRA DA FOZ TAMBÉM PRORROGA - O Festival, que acontece de 22 a 24 de maio em Portugal, adiou suas inscrições até o dia 28 de abril. Maiores informações com Neuza Silveira (Tel. 21 2537-5354/ 9621-8925).
REFORÇOS DO MERCADO
Newtrade (São Paulo) - A agência acaba de reforçar sua equipe de criação com Haroldo Cardoso, que assume a vice-presidência de Criação. Haroldo trabalhou na Propeg, DM9 e Bates Institucional e atendeu clientes como Banco Econômico, Caixa Econômica Federal e Telebahia, além das campanhas políticas de Fernando Henrique Cardoso e Ciro Gomes para a presidência da República.
S Filmes (São Paulo) - Foram contratados os diretores Carmine Bagnato e Clausius Steven para atuar ao lado de Sérgio Cuevas, fundador da produtora. Carmine já havia trabalhado na S Filmes em 2000 e, nos últimos três anos, foi diretor da Mr. Magoo, Cinema Centro, 5.6 e Pródigo, além de dirigir videoclipes do Capital Inicial, IRA, Los Hermanos, entre outros. Clausius, que tem passagens pela Record e MTV, também dirigiu filmes para clientes como Honda Biz, Toyota Corolla, Ford Caminhões, Sabão Ariel, Telesp Celular e Volkswagen.
Espaço Z Propaganda (Rio) - A agência acaba de contratar o redator Guilherme Avzaradel. Formou-se em Publicidade e Propaganda na UFRJ , estagiou na W/Brasil e passou pela Contemporânea, 100%, Cult. Guilherme trabalhou para o canal USA e Petrobrás e veio reforçar a equipe do diretor de criação Eduardo Lisker.
Loducca (São Paulo) - A agência contratou Carolina Guimarães como executiva de contas. Ela vai trabalhar com a supervisão de Carmen Assumpção, na equipe de atendimento responsável pelas contas da UOL, Nissin, Aurora Fine Brands, BOL e Panamericana Escola de Artes. Com 24 anos, Carolina tem passagens pela Carillo Pastore, Young & Rubicam e Energia.
Giovanni (São Paulo) - Ana Leme é a nova diretora de atendimento da agência. Formada em Comunicação Social pela PUC do Rio de Janeiro, Ana foi gerente de comunicação da Nike e também já atuou na Age, Guimarães e Ogilvy de Nova York, trabalhando com clientes como Sony, Natura, IBM e Unilever.
Janela há 25 anos
Voltamos a registrar o que foi destaque na Janela há 25 anos, quando era publicada na Tribuna da Imprensa:
31/03/1978 - Abre, no Rio, o 1º Encontro Nacional de Criação Publicitária, com cerca de 300 profissionais dos Clubes de Criação de 6 estados brasileiros. /// A Janela registra que Jomar Pereira da Silva, que havia assumido a presidência da CBBA no Rio, anuncia que em abril deixa a coluna "Panorama Publicitário" do jornal O Globo. /// A Valisère anuncia a contratação de Bruna Lombardi para sua próxima campanha.
07/04/1978 - O redator Antônio Torres (ex-Lintas) é contratado como diretor de criação da Denison-Rio. /// A Artplan reúne a imprensa publicitária no escritório do Bairro Peixoto para apresentar o projeto de sua futura sede, um prédio à beira da Lagoa. /// A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos enlouquece os diretores de arte ao padronizar os formatos de envelopes, espremendo o espaço para a aplicação dos logotipos das empresas.
14/04/1978 - O mercado vive a euforia da véspera do III Congresso Brasileiro de Propaganda, a ser realizado de 17 a 20 de abril. Mais de 1200 pessoas já estavam inscritas. O encontro seria presidido por Oriovaldo Vargas Löffler, da Denison e nele se deveria aprovar o Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária.
24/04/1978 - Aclamado o Código de Auto-Regulamentação,
o mercado brasileiro fecha o III Congresso já marcando a data para o
IV: 1980, em Salvador, Bahia. /// A Janela conta que, no Congresso, os criadores
protestaram pela palestra de Alex Periscinotto declarando que os publicitários
deviam usar o seu talento nas pranchetas e máquinas de escrever, e não
em participações políticas e associações.
/// As associações regionais de publicidade, como APP (São
Paulo), ACP (Santa Catarina) e ARP (Rio Grande do Sul) , entre outras, decidem
fundar a APs Brasil. Na entidade, a ABP -- presidida por Paulo Roberto Lavrille
de Carvalho -- se assume como representante regional do Rio de Janeiro. O primeiro
presidente eleito da AP's Brasil é Luis Celso de Piratininga Figueiredo.
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