Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/ABR/2003
Marcio Ehrlich

 

Oi quer processar Vivo por foto de Ollins
Aí está no que dá buscar agências no exterior para desenvolver a comunicação de empresas brasileiras. A empresa inglesa Wolff Ollins -- numa cara-de-pau sem precedentes -- apresentou para o lançamento da marca Vivo, pela agência África, a mesma idéia visual que já tinha criado para a campanha do celular Oi, assinada pela NBS. Como se pode ver pelas fotos ao lado, sendo o mesmo autor nem dá para se aceitar a desculpa de coincidência.
O presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, ficou indignado e ironizou "Exceto os dois 'vs' da marca Vivo, o resto é tudo igual a Oi". O empresário inclusive já acionou seus advogados para saber o que vai fazer com o clone.
Enquanto isso, segundo informações que chegaram à Janela, estão aumentando sensivelmente as vendas de pulôveres de gola rolê entre as mulheres usuárias de telefone celular...

Campanha da Vivo tem paródia na Internet
Mal foi lançada pela agência África, de Nizan Guanaes, a primeira campanha da Vivo, nova assinatura dos celulares da Telefônica de Espanha e Portugal Telecom, já surgiu algum publicitário gaiato produzindo uma série de paródias das peças no seu PhotoShop.
O resultado, que está circulando pelas e-mails dos profissionais de agências, é hilário, como vocês podem ver ao lado.

Rio ganha um jornal vespertino
O Rio de Janeiro vai reviver a tradição dos jornais vespertinos com a chegada do diário Correio do Brasil - Hoje. O mini-tablóide que começa a circular nesta segunda-feira, 14 de abril, é um projeto da Thompson e Souza, empresa do jornalista Gilberto de Souza.
"A idéia é resgatar uma antiga tradição do Rio, que é a das pessoas utilizarem o tempo gasto na volta para casa se informando sobre o que aconteceu no decorrer do dia, prática que foi alterada pelos telejornais noturnos", explica Gilberto.
O Hoje é uma versão impressa do jornal virtual Correio do Brasil (www.correiodobrasil.com.br). O jornal on-line já existe há mais de três anos e terá a sua estrutura de produção aproveitada para o vespertino, que estará disponível nas bancas da Tijuca, Centro e Zona Sul sempre à partir das 16 horas. Os exemplares também poderão ser encontrados no terminal rodoviário Menezes Cortes, no Aeroporto Santos Dummond e nos hotéis da orla. Segundo Gilberto de Souza, o jornal começa com tiragem de 10 mil exemplares e a expectativa é de que em poucos meses, atinja todo o Grande Rio, com cerca de 60 mil exemplares.
Para garantir a expansão do Hoje, a estratégia da Thompson e Souza é utilizar, além das bancas, vendedores móveis, que através de acordo com uma ONG, serão credenciados para o trabalho.

ABMN realiza 8º Congresso Brasileiro de Marketing
A ABMN (Associação Brasileira de Marketing & Negócios) vai realizar o 8º Congresso Brasileiro de Marketing nos dias 8 e 9 de maio no Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro. O Congresso terá como tema "Os Desafios da Gestão Empresarial e o Marketing em um Ambiente Competitivo Acirrado e Global". Desafios atuais do Marketing como: como competir em um país em que a indústria da pirataria cresce a ordem de 5% do seu PIB? e quais as estratégias e ações para tentar bloquear esse crescimento estarão em pauta no 8º Congresso Brasileiro de Marketing da ABMN.
Há duas opções para as inscrições: opção A - para os profissionais da área, R$ 480,00, e para os associados da ABMN, R$ 390,00 (inclusos o almoço no local do evento, coffee-break, certificado e material de apoio); opção B - para profissionais, R$ 380,00, associados da ABMN, R$ 290,00, e estudantes R$ 200,00 (inclusos coffee-break, certificado e material de apoio).
As inscrições podem ser feitas pelo site www.abmn.com.br ou na sede da ABMN. Para as inscrições feitas até o dia 25 de abril, será concedido desconto de 10%.
A sede da ABMN fica à rua Visconde de Pirajá, 547/1126, Ipanema/Rio de Janeiro e o Hotel Intercontinental à Av. Prefeito Mendes de Moraes, 222.

MG ganha três novas contas
A MG Comunicação, agência de Marcelo Gorodicht, acaba de conquistar três novas contas: Hermes, Cell Works e Safe Way. A Hermes é a mais tradicional empresa de venda por catálogo do país, a Cell Works, um dealer da Vivo que possui quatro lojas no Rio de Janeiro, e a Safe Way, uma concessionária da Honda situada na Barra da Tijuca. As primeiras campanhas deverão ir ao ar em breve.

Casa da Criação conquista conta do Top Shopping
A Casa da Criação conquistou, por concorrência, a conta do TopShopping, o maior e mais importante da Baixada Fluminense. A primeira campanha já está em fase final de produção e deve estar nas ruas nas próxima semanas.
Para valorizar a marca e apresentar o novo slogan do shopping, todas as campanhas durante o ano serão lineares, mantendo o mesmo conceito criativo. A campanha vai contar com veiculação na mídia impressa, busdoor, outdoor, spots e filme.
A verba anual para campanha é de R$ 1.000.000,00.

ESPM promove exposição
A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro promove uma exposição de hoje a 9 de maio com algumas peças de mídia impressa da 17ª Edição do Festival Internacional de Publicidade de Londres, que aconteceu em 2002. São 39 trabalhos premiados, dos quais oito são brasileiros.
O Festival é anual e a cerimônia oficial de premiação acontece sempre no mês de novembro, em Londres. O evento recebeu ano passado 16.296 inscrições, sendo que 485 delas foram de trabalhos brasileiros, com oito estatuetas conquistadas.
A exposição acontece no Espaço Cultural ESPM, que fica à Rua do Rosário, nº 90 - Centro (Tel.: 2292-2000). O evento é gratuito e o horário de visitação é de segunda à sexta, de 8h às 22h.

Mercado se despede de Carlos Prósperi
Aconteceu esta terça-feira, no Mosteiro de São Bento, a Missa de 7º Dia do diretor de arte Carlos Prósperi Neto, um dos mais importantes profissionais da história da comunicação brasileira. Como publicitário, foi um dos fundadores da Magaldi, Maia & Prósperi, uma butique criativa -- absorvida depois pela Standard Ogilvy & Mather -- que nos anos 60 colocou a Shell em momentos inesquecíveis da telinha, deixando-lhe com a imagem de ser a mais brasileira das multinacionais do petróleo. Foram dele o elefantinho da Shell, o EXXCCEEDEE, Os Mutantes, Roberto Carlos e o adesivo que marcou a Copa de 70, retratando em silhueta a bicicleta de Pelé.
Prósperi também foi um dos fundadores e autor do projeto gráfico do "O Pasquim", em 26 de junho de 69. Mineiro de Guaxupé, Carlos Prósperi era uma figura dulcíssima, falando sempre mansamente. Ele morreu aos 73 anos de insuficiência respiratória, deixando viúva Da.Thereza e um publicitário para seguir seus passos: o também diretor de arte Bruno Prósperi, hoje diretor de criação da agência Leo Burnett.