Publicis Salles Norton entra em operação
sem definições sobre quem fica
Depois de muitos boatos e desmentidos,
finalmente foi oficializada a união das agências brasileiras Publicis
Norton e Salles D'Arcy, como resultado do grupo internacional Publicis adquirir
o grupo BCom3, holding das agências Leo Burnett e D'Arcy, entre outras.
Como resultado da operação, passa a atuar no Brasil, no lugar
daquelas duas, a Publicis Salles Norton, que já nasce entre as cinco
maiores empresas do setor. Além dela, foi criada a Salles Chemistri,
concebida especialmente para atuar no mercado de business to consumer.
A Publicis Salles Norton nasce com sede em São Paulo e escritórios
no Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, atendendo clientes como Bradesco,
Brasil Telecom, Gafisa, HP, L'Oréal, Nestlé, P&G, Sadia, Siemens,
Varig e Wickbold. Já a Salles Chemistri vai funcionar no Brasil atendendo
a General Motors, Carrefour e Brascan.
Na nova configuração, Geraldo Alonso Filho, presidente da Publicis
Norton, passará a ser o Chairman da Publicis Salles Norton. Mauro Salles
torna-se o Vice-Chairman da Publicis Salles Norton. Euler Matheus, será
o presidente e CEO da Publicis Salles Norton e também da Salles Chemistri,
cujo diretor geral será Carlos Leão.
Muitas dúvidas
As perguntas que o mercado está
se fazendo sobre a colocação em prática da fusão
entre a Salles e a Norton são as mesmas que os próprios funcionários
estão formulando aos seus diretores desde o início desta semana,
quando foram comunicados do fato.
Segundo informações colhidas pela Janela, a oficialização
da Publicis Salles Norton foi apenas o início de um processo que vai
ser conduzido por um comitê de transição para estudar as
melhores conveniências operacionais e profissionais.
No Rio, por exemplo, ainda não foi definido se a nova agência funcionará
no Centro, onde ainda está a Publicis.Norton, ou na Praia do Flamengo,
na atual sede da Salles D'Arcy. As mesmas dúvidas acontecem em relação
aos cargos chaves da empresa. Hoje, o escritório da Salles tem como diretor
geral Augusto Carvalho, enquanto o da Publicis.Norton é comandado por
Celso Japiassu. Na criação, a direção da Salles
é de Rodolfo Sampaio e a da Norton de Gustavo Tirre.
Pela composição da comissão de transição,
que conta com uma presença maior de funcionários da Salles D'Arcy,
pode-se supor que esta prevalecerá no processo de fusão. Mas só
o futuro poderá garantir quais serão realmente os líderes
na nova estrutura, assim como quais profissionais precisarão deixar a
empresa, seja por superposição de funções ou por
não se adequarem ao novo perfil que ela desejará transmitir.
Esta é a composição da equipe de transição
da PSN:
Criação: Tião Bernardi (SP), Ricardo Furriel (SP),
Luis Carlos Pauletto (SP) , Rodolfo Sampaio (RJ) e Luciano Santos (SP).
Mídia: Maria Lucia Cucci (SP), Rosemary Campiani (SP), Gisele
Evangelista (RJ) e José Carlos Alves (RJ).
Planejamento e Pesquisa: Maria Angela Zampol (SP) e Paola Dale (SP).
Gerentes Gerais: Izael Sinem (SP), Augusto Carvalho (RJ), Mônica
Rebello (Brasília) e Fabiano Bonetti (POA).
Muito sol no verão não faz nada
bem...
A
nota da Janela sobre a coincidência entre os sóis de verão
da ABAV e da Casa & Vídeo quase virou novela.
Apesar de este colunista ter deixado claro que naturalmente era tudo coincidência,
não faltou gente com espírito de comadre de subúrbio para
fazer intriga com os respectivos criadores.
Enfim, como chegaram à Janela dois e-mails com as explicações
para os cronogramas de cada trabalho, nada melhor do que reproduzir os textos
de ambas as mensagens para os leitores, me incluindo fora dessa a partir daí:
Da agência Motrix, pelo Sol da ABAV/RJ:
Gostaríamos de salientar que
a logomarca criada para ABAV/RJ da campanha Carnaval Welcome Rio 2003, foi criada
em outubro de 2002 e aprovada nesse mesmo ano, portanto, muito antes da veiculação
das peças da Casa & Vídeo, que coincidentemente se utilizou
dos mesmos símbolos, o que ocasionou a semelhança visual entre
os mascotes dessas duas campanhas que, por outra coincidência, foram veiculadas
quase que simultaneamente.
Esperamos, inclusive, que nossos colegas da Casa & Vídeo tenham tido
o mesmo sucesso que obtivemos em nossa campanha para a ABAV/RJ.
Sem mais, agradeço,
Marcílio Carmo - Direção de Arte e Lúcia Prista
- Direção de Criação, Motrix Marketing
Da agência Artplan, pelo Sol da Casa&Vídeo:
Lemos uma nota na Janela que gostaríamos de esclarecer. É sobre os dois sóis em um único verão. O sol da Casa&Video é da Artplan. Quanto ao tempo de cada sol, o da Casa&Video tem uma história que vem de antes. A Artplan realizou, para a Casa&Video, um job de Natal: criou-se um símbolo gráfico que era uma bola natalina amarela, com um rosto inspirado no Smile, com o tema "Natal rindo à toa".
Como este elemento agradou e deu bons resultados, transformamos o mesmo em um sol para a campanha "Verão Tudo de Bom" da Casa&Video, criada ainda no final do ano passado. Como a Campanha de Verão se estendeu pelo Carnaval, foi solicitado que acrescentássemos à marca do sol algum elemento de Carnaval, no caso, os confetes. Ou seja: coincidência ou não, a origem do
trabalho da Casa&Video é esta. Até porque o sol nasceu para todos e o momento também. Seria apenas mais uma coincidência diante de um mesmo fato: verão + sol + Carnaval. Quanto ao crédito da criação, foi feita quando do job da campanha " Verão Tudo de Bom" pela nossa assessoria de imprensa.
Abraços,
Marcos Apóstolo - Artplan
Doctor vai reduzir carteira de clientes
A Doctor Propaganda acaba de anunciar que vai limitar seu número de clientes. "A meta é atingirmos 15 empresas que acreditem na força da propaganda, para garantir atendimento personalizado e envolvimento total com o business do cliente", afirma Marcos Silveira, diretor de criação da Doctor. O desejo da agência, segundo Marcos, é que com esses 15 clientes, o faturamento chegue a R$ 25 milhões.
Dentro desta estratégia, a Doctor já deu o primeiro passo: totaliza 11 clientes ao conquistar a conta do Grupo Forex Cemex, que atua no mercado de madeiras industrializadas há mais de 50 anos. A campanha do Grupo já está sendo desenvolvida e todo material impresso internacional que será usado na Europa e Estados Unidos.
O objetivo da Doctor é levar os novos clientes para os dois andares de 500m2 na Avenida Rio Branco, nº 177, que ainda estão sendo decorados. Até o final de março, quando deixar a sede atual do Humaitá, a Doctor espera divulgar suas novas conquistas, para completar a carteira de clientes.
Rádio
Paradiso FM entra no ar brigando pela Classe A
O grupo Dial Brasil, que já comanda
no Rio a Rádio Jovem Pan FM e tem na sociedade nomes como Luis Calainho,
Alexandre Accioly, Luciano Huck e Arnaldo Cardoso Pires, lançou esta
semana seu mais novo e ousado produto, a Rádio Paradiso FM, para conquistar
um público que se considere exigente em matéria de música
e informação. Propondo-se ser uma rádio que "não
é para qualquer música", a Paradiso traz a novidade de espalhar
pela programação alguns flashes de jornalistas e personalidades
comentando sobre assuntos que podem interessar aos ouvintes. Por exemplo, a
jornalista Hildegard Angel vai colocar no ar notas sobre sociedade, José
Wilker sobre cinema, Miguel Falabella sobre teatro e
Valéria Monteiro sobre comportamento.
O lançamento da Paradiso aconteceu esta última segunda-feira,
com um coquetel que reuniu quase 500 artistas, socialites e publicitários
no Copacabana Palace Hotel.
CCRJ busca patrocinadores para Young Creatives
O Clube de Criação do Rio de Janeiro, responsável pela etapa carioca do Young Creatives Brasil, está em busca de empresas patrocinadoras para levar jovens criativos do Rio ao Festival de Cannes.
O projeto oferece vantagens como passagens aéreas, pagamento do fee de inscrição no festival, na categoria Young Creatives, e hospedagem com tarifas reduzidas em Cannes.
Para se inscrever, o candidato deve ter menos de 28 anos, estar em atividade profissional no mercado há mais de dois anos e nunca ter participado do evento.
As empresas interessadas em patrocinar a etapa carioca do Young Creatives Brasil devem entrar em contato com o diretor executivo do CCRJ, Igor, pelo telefone (21) 9305-5565.
Mega Petróleo lança campanha pela MH2
A Mega Petróleo, empresa de gestão, implantação e desenvolvimento de postos de combustíveis e lubrificantes, acaba de entregar sua conta para a MH2 Propaganda. A Mega atualmente dispõe de uma rede de 46 postos de abastecimento, sendo 43 espalhados pelo estado do Rio de Janeiro. Em 2003, a empresa pretende ampliar sua rede para 70 unidades.
A agência de Marcelo Herrmann já vinha desenvolvendo alguns jobs para a Mega e agora conquista definitivamente a sua conta. O primeiro trabalho desta nova fase terá outdoors criados pelo Departamento de Marketing da própria Mega e serão veiculados pela agência em todo o estado do Rio. Além dos outdoors, a campanha com foco na Qualidade, traz ainda VT e busdoors criados pela MH2 Propaganda. O VT foi dirigido por André Andrade e terá veiculação na Band e na Rede TV.
MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
21/03, sexta-feira: Gustavo Bastos (Diretor de Criação
da 100%), Paulo Castro (Diretor de Criação da V&S), Eduardo
Pedreira (Dir.de Atendimento Grupo III da Giovanni FCB);
22/03, sábado: Ângela Milet (Dir.Atendimento e Planejamento
da Contemporânea), Elóy Simões, Fábio Onofre (Diretor
de Arte da V&S);
23/03, domingo: Carla Magessi (Executiva de Contas da McCann Erickson),
Meke North (Vice Presidente de Mídia da McCann Erickson), Marum Odinho
(Diretor de Criação da Prime);
24/03, segunda-feira: Paulo Fernando Vogel, Claudia Franklin (Vice-Presidente
de Atendimento da V&S);
25/03, terça-feira: Carlos Manga Jr. (Diretor de Comerciais),
Denise Gorga (Vice-Presidente de Mídia da V&S), Cristiane Dumont
(Diretora de Contas da DPZ), Arthur Fonseca (Diretor de Arte da Agência3);
26/03, quarta-feira: Cristina Amorim (Diretora de Criação
da Giovanni FCB), José Carlos Calvano, Gustavo Monteiro (Diretor de Arte
da Giovanni FCB);
27/03, quinta-feira: Carlos "Russo" Di Célio (Diretor de Criação
da F/Nazca S&S), Suzana Leal (Diretora Administrativa da Casa da Criação),
Flávia Vianna (Supervisora de Atendimento da DPZ);
* ABATIDA EM PLENO VÔO - A revista Flying, que a Editora Grahde
lançou para a companhia aérea Fly, não conseguiu passar
do primeiro número. Justificando a fusão da Varig com a Tam (??),
a editora abortou o projeto. A coordenadora da publicação, Mônica
Hime, após deixar a editora, pretende voltar ao mercado publicitário.
REFORÇOS DO MERCADO
100% (Rio) -
Os estagiários Rodrigo "Mont" Almeida e Fabio Gil, ambos redatores, foram
efetivados a partir de março na criação da 100%. Fabio
Gil conseguiu seu estágio através do Prêmio Folha Dirigida,
do CCRJ, e fará dupla com o diretor de Arte Rodrigo Judá. Já
Mont fará dupla com um Diretor de Arte novo, cujo nome será revelado
na semana que vem. O aumento da demanda da agência devido aos novos clientes
conquistados, mais a qualidade do trabalho de Gil e Mont, que incluíram
um anúncio cada no Melhor do Rio 3, possibilitaram a contratação.
Carioca (Rio) - Cláudio Ortman é o novo contratado e fará
dupla com o diretor de arte Fabiano Vargas. Ortman passou por agências
como Salles, Giovanni, Contemporânea, Estrutural e Provarejo e MM&C/Rego
Monteiro e também atuou como supervisor e diretor de criação
na Doctor, Speroni (atual Agência3), Cult e Divisão da Propaganda,
em Vitória. O redator já foi premiado com ouro no FIAP e também
foi finalista Clio Awards e do Festival de Nova Iorque. Claúdio será
o segundo Ortman na Carioca. Seu irmão, Márcio, é diretor
de atendimento da agência.
Casa da Criação (Rio) - André Luiz Mendonça
e Felipe Araújo é a nova dupla contratada para a HomeWebbing -
agência interativa do grupo Casa da Criação. Os dois já
trabalharam juntos no desenvolvimento de projetos de animação
para o Festival Anima Mundi. Cristina Castier, ex- Scope Digital, também
vai fazer parte da equipe da HomeWebbing, como coordenadora de novos negócios.
Janela há 25 anos
Voltamos a registrar o que foi notícia na Janela há 25 anos.
17/FEVEREIRO/1978 - A Janela noticia a estréia de um novo humorista na praça: Sérgio Rabelo, atendimento da Lintas-Rio, com um show no Teatro Senac. /// O Edital da concorrência do CBPE, para a divulgação das Cadernetas de Poupança, gera muitas críticas do mercado. Entre os itens a apresentar está a relação de prêmios das agências.
24/FEVEREIRO/1978 - O Conselho Nacional dos Clubes de Criação anuncia a realização do 1º Encontro Nacional de Criação Publicitária, a ser realizado de 30 de março a 2 de abril, no Rio. /// A cigarreira Philip Morris, cliente carioca, tira a conta de Shelton da L&M e entrega para a Artplan.
3/MARÇO/1978 - Na premiação "Seleção da Janela", os colunistas da Janela, Marcio Ehrlich e Marcia Brito, passam a contar, como jurados, com profissionais indicados pelo Clube de Criação do Rio. No primeiro júri, Paulo César Costa (McCann), Carlos Martins (Caio), Carlos Estevão (Standard), Álvaro de Almeida (SGB), Billy Gibbons e Tião Bernardes (MPM). /// Lula Vieira deixa a Lintas pela Thompson.
10/MARÇO/1978 - Valdir Siqueira deixa a Lintas pela Thompson. /// E a DPZ traz de São Paulo o criativo Lawrence Klinger, já que a SGB cobriu a proposta feita a Alcides Fidalgo e João Galhardo.
17/MARÇO/1978 - José Carlos "Kaleco" Sá vem de São Paulo para o atendimento da DPZ-Rio. /// Valdir Siqueira anuncia que quer criar no Rio um Grupo de Atendimento e convoca as adesões do setor. /// Começa a concorrência do CBPE, se inscrevendo Almap, SGB, Norton, Consórcio "Unidade, DPZ e Artplan", Consórcio "CBBA, Caio e GFM/Propeg" e Consórcio "MPM e L&M". /// Crescem os debates sobre o III Congresso Brasileiro de Propaganda e o presidente da ABP, Paulo Lavrille, defende a criação de uma entidade nacional que reuna estas AP's regionais, entendendo que a ABP é apenas carioca.
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