Calor do verão inspira coincidência
Duas
empresas foram se refrescar do calor do verão carioca bebendo na mesma
fonte e o Carnaval 2003 acabou assistindo a mais uma coincidência que
entra para os anais da publicidade brasileira. Em ambas as peças, o sol
é o motivo central, com o sorriso inspirado no Smiley. Ambos os sóis
estão com os olhos cobertos: um com máscara e outro com óculos
escuros. E os dois estão com confetes coloridos por toda a sua volta.
O selo da esquerda foi criado pela agência Motrix para a campanha de incentivo
ao bom tratamento do turista, lançada no dia 20 de fevereiro pela Abav-RJ
com o patrocínio da Embratel. O da direita apareceu algumas semanas antes
na campanha da rede de varejo Casa & Vídeo, sem crédito para
a criação (a empresa tem uma house-agency). Mas muito provavelmente
nesta época o selo da Abav-RJ já estava em aprovação.
Enfim, coincidências acontecem.
Londres vai julgar trabalhos de estudantes
Assim
como o Colunistas, que criou o prêmio Nova Geração especificamente
para estudantes, o London International Advertising Awards também acaba
de lançar uma premiação para os futuros profissionais,
julgando peças impressas, comerciais e websites. Como prêmio, além
da inclusão dos trabalhos no anuário do Festival, junto com as
medalhas dos profissionais, os estudantes responsáveis pela criação
ganharão passagem e estadia para participar da cerimônia de entrega
do concurso, em Londres.
Para os brasileiros, porém, a oportunidade é menos democrática
do que seria o ideal, já que cada inscrição custa US$ 35,00,
ou seja, cerca de R$ 120,00, alto até para paitrocínios. De qualquer
forma, quem quiser conhecer mais sobre o "Student Award Competition" do Festival
de Londres vai encontrar o regulamento em www.liaawards.com/students/competition1.html.
Agências se diversificam com braços de design
Nesta mesma semana, duas pequenas agências cariocas noticiaram que estão diversificando suas atividades com braços de design para oferecer mais opções de comunicação para os seus próprios clientes e novos negócios.
A Scama, por exemplo, criou um escritório de comunicação visual, Web e multimídia batizado de Cadois, que será supervisionado por Gabriel França de Carvalho, diretor geral e de criação da Scama e pela ex-diretora de arte Carol França. Além deles, formam a equipe da Cadois o ex-sócio e um dos fundadores da Scama, André Stumm, e mais Ronaldo Sanches, que foi estagiário da agência e Rodrigo Borges, programador Web que vinha cuidando do site da Assim, um grupo hospitalar do Rio.
Ao mesmo tempo, a Binder, do publicitário Gláucio Binder, anunciou que assumiu o controle da Anima Design que vinha atuando mais fortemente na área de Web. Como a Binder recentemente conquistou a conta da Cultura Inglesa, a estrutura recém-absorvida já está permitindo que a agência cuide dos novos projetos de Internet deste cliente.
Está
tudo azul-piscina na Comunicação Carioca
A Hidroazul, empresa de Cataguases-MG,
oficializou esta semana para a Carioca a entrega da sua conta publicitária,
cuja verba anual está estimada em R$ 2 milhões. A agência
já havia criado para a empresa um anúncio em homenagem ao aniversário
do Rio de Janeiro, com o título "Não dá para deixar de
perceber a beleza do Rio", veiculado no último dia 1º de março.
A Hidroazul é uma empresa do Grupo Química Cataguases, um conglomerado
de capital privado fundado há mais de 40 anos e especializado em Química
Industrial, com 12 instalações fabris em todo o país. Desde
1990, a Hidroazul produz uma grande linha de cloros para a limpeza de piscinas.
No momento, diz Sérgio de Paula, presidente da Carioca, a agência
"está terminando o planejamento e criando a primeira campanha, que usará
TV, revista, jornal e outdoor". Ele conta que o cliente justificou a escolha
da agência "porque não só permite como quer criatividade
e ousadia em sua publicidade".
Expresso 2003 discute mudanças do mercado
As constantes mudanças e desafios que o mercado publicitário está enfrentando estarão como tema principal do Expresso de Comunicação 2003 - II Encontro de Profissionais de Comunicação Publicitária, que acontece no próximo dia 25 de março no auditório do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Organizado pela Message Comunicação, o evento terá diversas seções plenárias com dirigentes de empresas anunciantes e representantes das principais entidades do mercado, como a ABP (Associação Brasileira de Propaganda), o Grupo de Mídia, o Clube de Criação, o GAP (Grupo de Atendimento e Planejamento), o GAV (Grupo de Atendimento de Veículos), a Ampro Rio (Associação de Marketing Promocional) e o GPR (Grupo de Profissionais de Rádio).
Já estão confirmadas, por exemplo, as presenças de João Francisco Carvalho Pinto Santos (Full Jazz Comunidade), Lula Vieira (V&S), Paula Guimarães Fonseca (InVent), Fred Gelli (Tátil Design), Fernando Campos (CCRJ), Sérgio Horovitz (Proview), Mário Barreto (Imagina), Jurandir Craveiro (NBS), Álvaro Rodrigues (CCRJ), Armando Strozenberg (ABP), Carlos Wesley (GPR), Jomar Pereira da Silva Roscoe (ALAP), Luiz Fernando Novaes (Grupo de Mídia), Marcio Borges (GAP), Marcio Ehrlich (AMPRO-Rio) e Ricardo Gimenez (GAV).
A programação, sinopses das palestras e perfil dos conferencistas
estão no site www.message-rj.com.br/expresso2003/ (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado).
Além do patrocínio do Metrô Rio Mídia, Central de Outdoor e Clear Channel e apoio dos jornais O Dia, Jornal do Brasil, Jornal do Commercio e Monitor Mercantil, das rádios FM O Dia, MPB FM, Rádio JB FM, Rádio Cidade FM, Sistema Globo de Rádio e demais associadas do GPR, o Expresso de Comunicação 2003 também conta com parcerias da Mr. Vox, Borrelli Gráfica, Studio Alfa e Irion Interactive.
Cannes anuncia jurados e novos prazos
O 50º Festival de Cannes anunciou esta semana que a jurada brasileira para o prêmio Media Lions será Ana Balleroni, da J.Walter Thompson. Para o concurso Lions Direct, este ano haverá uma pré-seleção – via Internet – dos trabalhos de marketing direto feita por um júri de 50 profissionais de todo o mundo, dos quais representarão o Brasil André Pasquali, da Rapp Collins; José Luiz Mendieta, da Grottera; Deyse Dias Leite, da Copyright; e Rui Piranda, da Datamídia, FCBs.
Desta votação surgirá uma seleção com cerca de 900 trabalhos que serão analisados pelos jurados durante o Festival, para a definição da "short list" e seus vencedores. Neste júri de Cannes farão parte, do Brasil, André Pasquali e José Luiz Mendieta.
Há algumas semanas, já havia sido anunciado que no júri de Filme o brasileiro será Alexandre Gama (NeoGama/BBH) e no de Outdoor & Press, Jaques Lewkowicz (Lew, Lara) e Cristina Amorim (Giovanni, FCB/RJ).
Prazos
Como de praxe, o Festival adiou mais alguns prazos de inscrição. Tanto Filme quanto Outdoor & Press poderão ser entregues até 28 de março. Lions Direct e Media Lions, até 7 de abril. Cyber Lions não terá alteração, continuando até dia 11 de abril.
Portfólio lança novo site
A
agência Portfólio, dirigida pelo publicitário Guto Graça,
começa a veicular em outdoors, na próxima quinzena, uma peça
lançando o novo conceito da agência de ser "beyond the line"®.
Segundo o publicitário, a nova filosofia da Portfólio, que está
registrada legalmente, refere-se ao trabalho das disciplinas do marketing chamado
de bellow-the-line conjugadas com as mídias tradicionais e pode ser vista
no site que entrou no ar esta semana, em www.portfoliorio.com.br (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado), com os principais
cases da agência.
A concepção do site foi coletiva, mas os créditos são
do redator Bruno Israel e do Web designer Diogo Brozoski.
Hélio Alonso abre Workshop de Criação
Começa dia 29 de março o segundo Workshop de Criação que a Faculdade Hélio Alonso promove com o diretor de criação da V&S, Paulo Castro. O curso, que acontece no campus de Botafogo, pretende desenvolver o potencial criativo de cada aluno e oferecer noções técnicas e práticas de criação. As aulas serão dadas pelo próprio Paulo e por Beto Werneck (diretor de arte da McCann-Erickson), acontecendo sempre aos sábados das 9:30h às 12:30h com duração até 28 de junho.
Uma novidade deste ano é que a aula inaugural contará com a presença
de Lula Vieira, sócio da V&S e um dos mais conhecidos profissionais
de propaganda do país. Maiores informações podem ser obtidas
através do e-mail extensao@facha.edu.br
ou na secretaria da Facha, à Rua da Matriz, 49, em Botafogo.
Publicitários
deixam sua marca no Carnaval 2003
Com a significativa imagem de Marcelo Giannini,
diretor de criação da G/Staff, animando no grito a sua ala da
Viradouro no Desfile das Campeãs -- furo absoluto da Janela do único
dia em que ele não se veste de preto -- a coluna fecha o Carnaval de
2003 deixando ainda o recado de que o publicitário que não desfilou
este ano não foi por falta de opções: Salgueiro, Imperatriz
e Viradouro tiveram as suas alas para reunir os amigos. E estas duas últimas
ainda voltaram no sábado para comemorar suas classificações
entre as seis primeiras. Quem desfilou nelas sabe que valeu a pena.
Mas não é para desanimar. A folia volta em 2004!
100% acaba em pizza
A conta da pizzaria Domino's, que em 2002
havia ido para a agência Doctor e ultimamente estava trabalhando por jobs,
mudou-se para a agência 100%, que vai atender o cliente em todos os mercados
em que a rede de Delivery atua: Rio, São Paulo, Brasília, Belo
Horizonte, Porto Alegre e Goiânia.
A primeira campanha, já aprovada, está em fase de produção,
para o lançamento de um novo produto.
MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
14/03, sexta-feira: Celso Japiassu (Diretor V.P. de Operações
da Publicis.Norton), Leonardo Arena (Diretor de Criação da Grupo
Comunicação);
15/03, sábado: Líbero Saporetti, Julieta Monteiro (Diretora
de Atendimento da F/Nazca S&S), Roberta Medina (Diretora da Dream Factory),
Paulo Bessa (Diretor da Capitão Musical), Ruy Galindo;
16/03, domingo: Eliana Gomes de Mattos (Diretora de Operações
da Elan Garden);
17/03, segunda-feira: Beto Macedo (Diretor de Comerciais), Juan Vicente
(Diretor Presidente da 100%), Valter Hermann (Diretor de Atendimento da Gco
Design), Carlos Roberto Paiva (Diretor de Arte da Tática);
18/03, terça-feira: João Paulo Pereira (Diretor de Arte
da Ogilvy), Maria Luiza Barbosa, Sérgio do Rego Monteiro (Vice-Presidente
de Desenvolvimento da V&S), Marco Ferreira (Redator da McCann Erickson);
19/03, quarta-feira: Felipe Rodrigues (Redator da Contemporânea),
Francisco Barboza Jr. (Locutor), Alexandra Pilli (Gerente de Contas da Ronson),
Suzana Prista (Diretora de Arte da V&S);
20/03, quinta-feira: Leonardo Laginestra (Diretor de Contas da DPZ),
Marcelo Souza (Diretor de Arte da Type Account), Celso Batalha (Diretor de Arte
da Publicis.Norton);
* PORTAS ABERTAS - A nova agência de Marcelo Gorodicht, a MG Comunicação,
iniciou formalmente esta segunda-feira as suas operações em Ipanema.
Ela está localizada na Rua Farme de Amoedo, 135 e o telefone já
está funcionando em 2513-0686. Durante esta semana entram no ar o site
www.mgcomunicacao.com.br e os e-mails dos diretores e funcionários. A
agência tem outras novidades. Passou a trabalhar para a rede de churrascarias
Pampa Grill e contratou o redator Leonardo Sobral (ex-Espaço Z) para
fazer dupla com o diretor de arte Leonardo Claret.
*
A BORDO - A Gradhe Editora, do Rio de Janeiro, está lançando
a primeira edição da revista Flying, que será distribuída
nos vôos da empresa Fly Linhas Aéreas, que hoje trafega entre São
Paulo, Rio, Brasília e alguns estados do Nordeste. Tendo como coordenadora
de produção a publicitária Mônica Hime, a revista
Flying terá periodicidade mensal, com 52 páginas e no formato
"Veja".
* MEMÓRIA DISTANTE - Áurea Helena e o arquivo da Memória
da Propaganda, que deixaram o Rio, já estão em novo endereço:
Rua Barão de Itaqui, 222, Poço de Areia, em Porto Alegre-RS, com
o telefone (51) 3343-8068.
* O CASO DA ISTOÉ DINHEIRO - O editor e diretor responsável
pela IstoÉ Dinheiro, Domingo Alzugaray, escreveu ao site Comunique-se
para esclarecer que o projeto de uma edição especial da revista
"O que as Forças Produtivas esperam do governo Lula" foi mal apresentado
ou mal interpretado para a assessoria de imprensa Factual Comunicação.
Ele comentou o caso -- que a Janela reproduziu -- em que uma equipe do departamento
comercial se apresentou como jornalistas e marcou uma entrevista com um presidente
de uma grande empresa, cliente da assessoria. Só que, chegando lá,
as contatos da IstoÉ Dinheiro informaram que a entrevista dependeria
da compra de duas páginas "publieditoriais" por R$ 50 mil. "Assumimos
a falha", declarou Alzugaray, lamentando ter causado problemas. "Estamos resolvendo
esta situação de acordo com a política interna da empresa",
completou Alzugaray.
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