Petrobras renova com agências
A Petrobras comunicou esta semana às
suas três agências de publicidade -- Contemporânea, DPZ e
Propeg -- que vai prorrogar por seis meses seus contratos, que se encerrariam
no próximo dia 28 de fevereiro. Na próxima semana, a empresa deve
anunciar a verba que será aditada aos contratos originais.
O processo permitirá à estatal se reorganizar para a próxima
concorrência, já dentro dos padrões que o Governo Lula --
leia-se Luis Gushinken -- está implantando na área federal. A
transição presidencial, por exemplo, pegou de calças curtas
a BR Distribuidora -- a empresa do grupo responsável, entre outras áreas,
pelos postos de serviço. Sua licitação, convocada no final
de 2002, está até o momento sem definição, não
tendo conseguido passar da fase inicial de entrega de pastas pelas agências
de publicidade.
Bob Gueiros abre 2+2 no Rio e em São Paulo
Como a Janela antecipou, o criativo carioca Bob Gueiros (foto) está lançando uma nova agência de publicidade, associado à criativa carioca Suzanna Carlota e aos paulistas Bia Flores e Pedro Flores da Cunha. A nova agência, batizada de 2+2 Comunicação, já começa desenvolvendo a próxima campanha de lingerie da Triumph.
Os quatro sócios da 2+2 também são sócios em outra empresa: a Girassol Filmes. Além de atuar no mercado publicitário, a Girassol também produz o programa MasterCard Destino Brasil, patrocinado pela RedeCard. O programa é veiculado no Canal Brasil há três anos e esse mês está concluindo seu qüinquagésimo episódio. Juntas, a Girassol Filmes e a 2+2 estão produzindo a festa de comemoração, também patrocinada pela RedeCard, que acontecerá na Sociedade Hípica Brasileira no Rio de Janeiro.
Publicitários se preparam para a Avenida
Se no Brasil tudo acaba em samba, a hora
pra terminar o baixo-astral de 2002 está chegando com a proximidade do
Carnaval deste ano, em que nada menos que 3 escolas de samba terão alas
destinadas a publicitários. Já em 2001 e 2002, este colunista
e o publicitário Marcelo Gorodicht, da Fischer-Rio, comandaram na Marquês
de Sapucaí a Ala dos Publicitários da Imperatriz Leopoldinense,
dirigida por Lúcia Camilotti.
Agora, além de nós três estarmos segunda-feira, 3 de março,
na Ala dos Publicitários da Imperatriz (a última a entrar na passarela),
vamos ter também a Ala dos Publicitários no Salgueiro, para quem
quiser desfilar no domingo de carnaval, quando a escola é a segunda na
avenida. As fantasias para as duas escolas ainda estão à venda,
com a Lúcia Camilotti pelos telefones (21) 9768-6243 e 2275-3536 ou com
seu filho Cássio, pelos telefones (21) 9716-9103 e 2275-2230.
Mas 2003 ainda vai permitir que os publicitários verdadeiramente foliões
não tenham direito a reclamação. A Viradouro, 4ª escola
a desfilar no domingo, 2 de março, também terá a sua Ala
dos Publicitários, que tem como diretor Marcelo Giannini, da G/Staff.
Para essa, quem quiser comprar a fantasia, ligue para Cláudia Barros,
no (21) 2628-6218 ou 9296-8943.
As fantasias das 3 escolas estão abaixo, para você escolher como
vai querer ser aplaudido ao cruzar a Passarela do Samba.
Clique na fantasia para ir ao site de cada escola,
|
Imperatriz
|
Salgueiro
|
Viradouro
|
|
|
|
CCRJ define o Júri do Festival Melhor Do Rio
O Clube de Criação do Rio de Janeiro divulgou a lista dos jurados para o Festival Melhor do Rio. Ao todo são 15 profissionais que julgarão as peças do próximo Anuário. O processo de seleção foi realizado da seguinte forma: diretores de criação das 10 agências mais premiadas no último anuário, dois convidados (de agências que surgiram no Rio em 2002 - NBS e F/Nazca), um fotógrafo (indicado pela Abrafoto), um diretor de comerciais e um produtor de som (indicados pela GP-Rio). O julgamento das peças será segunda-feira, 17, na PUC-Rio, com a participação de Adilson Xavier (Giovanni FCB), Alessandra Sadock (Ad Hoc), André Lima (NBS), Carlos "Russo" Di Célio (F/Nazca), Gustavo Bastos (100% Propaganda), Hamdan (Studio H), Luiz Nogueira (McCann), Luiz Vieira (DPZ), Marcelo Giannini (G/Staff), Orlei "Passarinho" Gonçalves (Nova Onda), Paulo Castro (V&S), Ricardo Real (Script), Roberto Berliner (TV Zero), Rodolfo Sampaio (Salles D’Arcy e Sérgio de Paula (Comunicação Carioca).
GAP-Rio lança palestras de aperfeiçoamento profissional
O Grupo de Atendimento e Planejamento-GAP, do Rio, está iniciando em parceria com a ESPM um projeto denominado "Manhãs de Aperfeiçoamento GAP". O projeto é destinado a formação da nova geração de profissionais da área de atendimento e planejamento das agências de propaganda, e se realiza através de palestras, sempre pelas manhãs, com temas da área. Esta semana foram abertas as inscrições para a primeira palestra que acontecerá no dia 24 próximo, com o tema "A visão de negócios para o profissional de atendimento", proferida pela Vânia Carvalho, atual Diretora de Atendimento da Salles D'Arcy. O valor da inscrição é de R$ 100,00 e as informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 24 2000, ou na Rua do Rosário, 90, Centro – Rio de Janeiro.
Agências inglesas querem mais negros
Segundo notícia do jornal Independent, de Londres, a indústria publicitária britânica deve começar uma campanha de recrutamento de profissionais negros e de outras minorias, após o Institute of Practitioners in Advertising descobrir que, dos seus 14.200 profissionais, 95,7% são brancos. Nos demais casos, os negros correspondem a 1,4%, ficando os orientais com 1,3%.
O presidente do instituto, Hamish Pringle, considerou que "o negócio publicitário não está representando a mistura étnica da sociedade. Mesmo que não sejamos racistas ou preconceituosos, fica a impressão de que somos".
O executivo ainda acrescenta que isto também pode estar prejudicando a eficiência com que as agências se comunicam com estes mercados minoritários.
Claro que fica a pergunta: e no Brasil, país que chega a ter um feriado para comemorar o Dia de Zumbi, quanto será que os negros representam na atividade?
MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
14/02, sexta-feira: Mônica Quaresma, Rafael Peracio (Diretor de
Criação da Domanni), Ronald Assumpção (Diretor Presidente
da CaliaAssumpção), Nilton Cacheado (Diretor da CaradeCão),
Rodrigo Romano (Diretor de Arte da Professa);
15/02, sábado: Cristina Simões (Diretora de Produção
da Tec Cine), José Christão, Paulo Azevedo (Diretor de Operações
da Carioca);
16/02, domingo: Eugênio Fernandes, Cláudia Kresch, Gabriela
Arroyo (Supervisora de Atendimento da DPZ);
17/02, segunda-feira: Maria Salomé Gimenes, Raoul Notrica (Diretor
de Criação da ID&A), André Regnier (Diretor de Arte
da Contemporânea);
18/02, terça-feira: Jair de Souza, Marcos Calvi (Diretor de Operações
da Casa da Criação), Marcus Machado (Diretor da Preview), Valéria
Pereira;
20/02, quinta-feira: Eduardo Souto Neto, Paola Ballousier (Assistente
de Direção), Alexsandra Ayrão (Assistente da Presidência
da Eco);
* REESTRUTURAÇÃO - A Rede Transamérica de Comunicação
passou a ter uma gerência de marketing, sob responsabilidade de Gentil
Sobrinho, ficando a Diretoria Comercial a ser exercida por Salvador Piccone,
que já estava na própria Transamérica.
* MUITO TRABALHO - Deca Saade, da Beat Carioca, conta para a Janela que
a produtora começou o ano de 2003 com muito trabalho, como a campanha
de 25 anos da Fundação Roberto Marinho, a trilha do comercial
"Patrocínios Petrobrás", o novo jingle da Sendas, a campanha de
carnaval da Cerj e da Casa & Video, entre outros.
* COMPUTAÇÃO GRÁFICA - O
estúdio Seagulls Fly, que tem entre seus recentes trabalhos o design
e animação do Icon (Ibest) e todas ilustrações da
campanha impressa de lançamento de Fanta Morango, acaba de lançar
seu novo site www.seagullsfly.art.br
.
Com o visual mais clean, o novo site dispõe de releases atualizados para
imprensa, animações para download, além de webcam com fotos
e vídeos do estúdio e opção de cadastro para newsletter
mensal com novidades sobre ferramentas, softwares e campanhas.
* OVER THE RAINBOW - A segunda quinzena de março deve marcar no
Rio o lançamento da revista Sapiens, que tem como objetivo conferir qualidade
e seriedade no tratamento da questão da diversidade sexual, sem abrir
mão da sensualidade e da função de entretenimento. Voltada
para o público GLS, ela promete não cair no lugar-comum da vulgaridade
ou do discurso meramente panfletário. O arco-íris de seis cores
que acompanha a logo da revista, ícone mundial do movimento gay organizado,
é justamente a inspiração que move todo o projeto, coordenado
pelo jornalista Pedro Dantas – ex-O Globo e Folha de S.Paulo.
* CRESCEI E MULTIPLICAI-VOS - Nasceu
Laura, no último dia 11, com 49 cm e 3070g, filha do diretor das produtoras
Proview e Zuêra, Sérgio Horowitz, com sua mulher Dafne.
* CARTEIRA ASSINADA - A Propaganda Tática, agência que responde
pela publicidade do Prefeito César Maia, começou o ano contratando.
Para o atendimento, Vidha Penalva (ex-Mr. Vox) é a nova profissional
a integrar a equipe da agência que, ainda em 2002,
já havia contratado o diretor de arte Rodolpho Jannotti. /// E na também
carioca Fiore Comunicação, quem entrou foi Cláudio Cesar
Delgado, como produtor
gráfico.
* OPERÁRIOS DA CRIAÇÃO - A Oficina que o diretor
do Clube de Criação do Rio de Janeiro, Álvaro Rodrigues,
coordena na universidade Estácio de Sá, começa em março
uma nova turma, que vai se estender até junho de 2003, sempre aos sábados.
Nesta temporada foram abertas três turmas - Campus Rebouças, Barra
e Niterói - devido à grande procura de alunos no período
passado. A Oficina tem equipe formada por profissionais atuantes no mercado
publicitário e as informações e inscrições
devem ser feitas pela Central de Atendimento no telefone (21) 2563-0000.
Janela há 25 anos
Para lembrar o que foi notícia na
Janela Publicitária 25 anos atrás:
27/JANEIRO/1978 - A Janela, ocupando uma página inteira da Tribuna da Imprensa, lança a premiação Seleção da Janela, para destacar os melhores anúncios da semana na imprensa carioca. Na primeira Seleção, 4 anúncios, da Salles (a única que existe até hoje), Estrutural, Denison e MPM. Morre Cícero Silveira, um dos criadores do Prêmio Colunistas. A Janela publica carta aberta do CCRJ dando apoio à realização do 3º Congresso Brasileiro de Propaganda, já que o setor "sentiu a necessidade e se impôs à tarefa de realizar uma reflexão sobre os rumos que vai tomar".
03/FEVEREIRO/1978 - Depois de uma superexigente concorrência, a Pepsi divide a sua conta entre a Lintas e a MPM (como se vê, elas tiveram algo em comum antes da segunda comprar a primeira). O CCRJ divulga nota à imprensa protestando pela Philip Morris veicular, no Brasil, um comercial para Mark Ten que foi produzido no exterior, "em prejuízo da indústria publicitária brasileira". O presidente do Clube, Pedro Galvão, afirma que "precisamos proteger as nossas estruturas produtivas".
10/FEVEREIRO/1978 - A Janela noticia que a SGB trouxe de São Paulo, como supervisora de contas, Nadia Maria Rebouças de Carvalho, ex-Almap. O CCRJ anuncia que vai realizar o I Encontro Nacional de Criação. A partir de movimento iniciado pela Janela junto do Grupo de Mídia, numa reunião na sede da agência Cos-Com Grant coordenada pela mídia Marlene Fuchs, surge a Central de Mídia dos Jornais de Bairro.
|