Telefônica abre briga de R$ 20 milhões
Esta semana estão acontecendo em
São Paulo as apresentações das agências concorrentes
à conta de R$ 20 milhões pelo lançamento da nova marca
que substituirá a Telefônica e a Telesp na telefonia celular.
Inicialmente tendo como concorrentes as agências Young & Rubicam (que
formou um consórcio com a DPZ) e Fischer América, a briga foi
engrossada pela entrada da DM9 no páreo.
O assunto está sendo tratado como sigilo de guerra, com poucas pessoas
nas 4 agências envolvidas tendo acesso ao novo nome. A nova empresa deve
ser um dos maiores anunciantes brasileiros a partir de 2003, e a vencedora da
sua primeira concorrência com certeza espera conquistar um espaço
melhor que as suas colegas também na hora de anunciar os produtos e serviços
que serão lançados nacionalmente.
Fischer nega boato de fechamento no Rio
O CEO do Grupo Total, Gabriel Rico, garantiu para a Janela, através da assessora de imprensa Silvana Destro, que não tem qualquer fundamento o boato que começou a circular esta semana no Rio de que, por conta da transferência do marketing da Telefônica Celular para São Paulo, o escritório carioca da Fischer América estaria encerrando as suas atividades, assim como aconteceu com a agência Ad Hoc, do grupo Young & Rubicam.
"O Rio ocupa uma posição estratégica fundamental para o Grupo Total, como base de um de nossos mais importantes clientes, o Ponto Frio", segundo palavras de Rico transmitidas à Janela por Silvana. A porta-voz da agência afirmou ainda que operação da Fischer Rio vai ser preservada para atender os demais clientes locais, não passando também de boato a informação que igualmente está circulando no mercado de que Marcelo Gorodicht estaria deixando o comando do escritório.
Procurado pela Janela, Gorodicht não retornou as ligações.
Abap-Rio
procura candidatos
O presidente da Abap-Rio e vice-presidente
da Artplan, Caio Cezar Valli (foto) já iniciou o processo de sucessão
para a entidade representativa das empresas de publicidade do Rio de Janeiro.
A diretoria que ele encabeça juntamente com Albano Alves Filho (Internad)
e Gustavo Nogueira (Giovanni FCB) encerra sua gestão em abril, quando
novos nomes deverão ser escolhidos pelas agências cariocas.
A política sucessória ainda está acontecendo informalmente,
através de conversas entre as lideranças para estimular candidaturas
potenciais. Ainda este mês, no entanto, espera-se que a Abap-Rio publique
o seu edital de convocação para a apresentação de
chapas.
Nas mais recentes gestões, anteriormente à de Caio, a Abap-Rio
foi presidida por Armando Strozenberg (Contemporânea), Jonas Suassuna
(Zapt) e finalmente por Arnaldo Cardoso Pires (Fischer América).
Governo Rosinha pode manter agências
A equipe de comunicação da
Governadora Rosinha Matheus -- comandada por Mauro Silva -- está estudando
esta semana se realiza ou não uma nova concorrência para escolha
das agências de publicidade que cuidarão da comunicação
oficial do Estado do Rio de Janeiro nos próximos anos.
Segundo a última licitação, realizada ainda por seu marido
e ex-governador Anthony Garotinho, estão contratadas para trabalhar para
o Governo do Rio até novembro de 2003 as agências Agência3, Artplan, DPZ, Giovanni FCB e Internad. No entanto, o contrato determina que
ele pode ser encerrado tanto ao seu término como ao término da
verba alocada na licitação, que foi de R$ 90 milhões. De
acordo com fontes da Janela, algumas daquelas agências já tiveram
a sua verba esgotada, o que, em princípio, forçaria a uma decisão
do governo para não interromper a sua comunicação publicitária.
Forças políticas comuns nos períodos de mudança
de governo também estão agindo para o lançamento de uma
nova concorrência, que permitiria uma renovação no grupo
de agências.
Já as forças contrárias estão lembrando ao Governo
que o tal contrato, no entanto, tem uma ressalva para o problema. A governadora
pode requisitar um termo aditivo no valor de 25% da verba inicial, o que daria
mais R$ 22,5 milhões para repartir entre as 5 agências pelo menos
até novembro próximo. Os partidários da prorrogação
lembram que este é um valor que permitirá ao governo evitar o
transtorno de ficar entre dois e três meses sem anunciar até que
os resultados de uma nova licitação sejam definidos.
Agora é ficar atento para ver qual das duas forças prevalecerá.
|
|
Gueiros cria para Raspadinha do Rio
A Hebara, produtora das Raspadinhas do
Rio e que já trabalhou com grandes agências de publicidade, este
ano contratou o diretor de arte Bob Gueiros e o redator Matheus Pizão
como free-lancers para desenvolver a estratégia e a criação
da sua nova campanha, que desde a última segunda-feira está no
ar nas emissoras cariocas para promover o produto.
Propondo como tema "Raspadinha do Rio. Hoje é dia", Bob e Matheus criaram
10 filmes estrelados pelos atores Nair Belo e Rogério Cardoso, interpretando
cada um cinco personagens diferentes, um para cada dia da semana, de segunda
a sexta.
A direção dos comerciais ficou a cargo de Rudi Lagemann (Foguinho),
com fotografia de Edgar Moura e produção da CaradeCão
Filmes.
Nova agência
Este é o maior trabalho que Bob
Gueiros colocou no mercado desde a sua saída da vice-presidência
de criação do escritório carioca da J.Walter Thompson,
em 2002. Mas o diretor de arte não pretende continuar como frila. Na
próxima semana ele deve anunciar ao mercado a abertura de sua própria
agência de publicidade, em sociedade com outros profissionais de criação
do Rio.
A nova empresa já tem marca e clientes garantidos, mas Bob ainda aguarda
alguns detalhes legais para poder divulgar estas informações.
MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
07/02, sexta-feira: Anibal Neto, Heliane Antonello, Vítor M. Patalano, Cláudia Lefebvre (Executiva de Conta da J.Walter Thompson);
08/02, sábado: Antônio Servolo;
09/02, domingo: César Porto dos Reis (Diretor de Arte da Agência3);
10/02, segunda-feira: Alcir Gomes Leite (VP de Operações da DM9DDB), Francisco A.Madia de Souza (Diretor de Marketing da Madia), Polika Teixeira (Gerente de Publicidade da Telefônica Celular), Andréa Afonso (Gerente de Mídia da Fischer América Rio), Juçara Carvalho (Mídia da Senior);
12/02, quarta-feira: Alexandre Uzeda (Diretor da Tec Cine), Alexandre Monteiro (Diretor de Arte da Millenn);
13/02, quinta-feira: Antônio Carlos Farina, Lucília Coelho (Sócia Gerente da Innova), Álvaro Esteves (Diretor de Planejamento da Giovanni FCB);
* RESGATE - A conta da Cultura Inglesa, que ficou sem agência quando fechou a AdHoc, vencedora da sua concorrência, foi resgatada para o mercado pela Binder, do publicitário Gláucio Binder.
Reforços do Mercado
100%Propaganda
(Rio) - Fez várias promoções
e contratações neste começo de ano, todas na foto ao lado.
Em pé, nas pontas, Jeane Peçanha e Lidiane Luz, promovidas no
atendimento, onde entraram Branca Prior e Marcia Pierdomo, ao centro. Ainda
no atendimento entrou Rachel Dolabella, sentada ao centro entre a contratada
para a criação, a diretora de Arte Antônia Zobaran (ex-Fischer
e AdHoc), e a contratada da mídia, Renata Nunes, ex-Doctor.
Doctor (Rio) - A agência contratou para dirigir o seu atendimento
e o seu planejamento Andréa Gesser, formada em Marketing e Propaganda
pela ESPM RJ. Ela iniciou sua carreira em 1979 no McDonald's, onde trabalhou
por doze anos em dois períodos. Em 1989, na empresa, recebeu o prêmio
de "Latin America Marketing Manager of the Year". Andréa passou pelas
seguintes agências: McCann Erickson, GTM&C, Ogilvy e Young & Rubicam.
Além disso foi Diretora da MLab, hoje Neoris.
Comunicação Carioca (Rio) - Levou para a sua criação
o redator Marcelo Conde, ex-V&S e AdHoc, onde ganhou um GP da ABP pela campanha
do MAM.
Beat Carioca (Rio) - A produtora de fonogramas de Nico Rezende, que em
março completa 1 ano, contratou Andrea "Deca" Saade como sua primeira
diretora de atendimento.
Cine (Rio) - O produtor de comerciais Sérgio Cardoso, ex-Standard,
Mr.Magoo e Armazém de Filmes, entre muitas outras empresas, fechou acordo
com a produtora paulista Cine, dos diretores Raul Dória e Clóvis
Mello, para expandir o escritório do Rio de Janeiro.
Fischer América (São Paulo) - Paula Rizzo acaba de ser
contratada pela agência Fischer América, onde assume o cargo de
diretora de planejamento estratégico. Ela responderá diretamente
a João Fernando Vassão, diretor geral da agência. Egressa
da Lowe, Paula é também uma das sócias fundadoras do Grupo
de Planejamento.
Tema (Vitória /ES) - A agência acaba de contratar o diretor
de arte e designer gráfico Beto Lima, cuja bagagem profissional tem 18
anos no Brasil e na Europa, onde trabalhou na EuroRSCG Design de Lisboa. No
Rio, até recentemente, foi free-lancer da NBS.
SIM Incentive Marketing (São Paulo) - René Agostinho, 40
anos, acaba de se juntar à equipe da agência, no posto de diretor
associado, responsável pelo marketing e planejamento estratégico
da empresa, além de integrar o comitê de gestão da SIM,
juntamente com as acionistas Ione de Souza e Sueli Brusco. René, que
tem vinte anos de experiência nas áreas de marketing e vendas,
passou por grandes empresas, como Grupo Abril e Organizações Globo
(InfoGlobo). O executivo, formado pela ESPM e com MBA pela FEA/USP, chega na
SIM para colaborar nos planos de expansão da empresa
HomeWebbing (Rio) - Daniel Simon é o novo reforço no time
da agência interativa do grupo Casa da Criação. Com apenas
18 anos, Simon foi o responsável pelo portal de educação
à distância trabescol.com.
Incite Communications (Charlotte, EUA) - Após vários anos
como diretor de arte no Rio (Contemporânea, Chris Colombo, Salles e Ogilvy,
entre outras), Eduardo Guzmán se transferiu para Charlotte, nos Estados
Unidos e logo na chegada recebeu uma proposta para ser Diretor de Criação.
Quem quiser contatá-lo pode escrever para eguzman@incitecommunications.com
ou ligar para (704) 365-1444.
RV (Rio) - Contratou o diretor de arte Cláudio Mavas, que na realidade
está voltando para a agência.
|