Abracomp lança Colunistas 2003
Com
8 regionais cobrindo o Brasil de Norte a Sul, está sendo lançada
esta semana a 36ª versão do Prêmio Colunistas de Propaganda, que
é promovido pela Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas
de Marketing e Propaganda.
Lançado em São Paulo em 1968 pelos jornalistas Armando Ferrentini,
Elóy Simões e Cícero Silveira para dar a visão da
imprensa especializada em publicidade sobre a criação brasileira,
o Colunistas encerrou 2002 consagrado como o maior prêmio da atividade
no Brasil, tendo analisado 7.166 trabalhos de 190 agências e 1.327 anunciantes.
Na versão 2003, o Prêmio Colunistas traz como novidade a inclusão
da categoria "Melhor Aproveitamento da Mídia", para destacar trabalhos
com formatos e estratégias de veiculação inovadores. O
sistema de inscrição continua totalmente informatizado, através
de um software especial criado para a Abracomp e que pode ser obtido através
de download do site do Prêmio Colunistas, em www.colunistas.com.
No Rio de Janeiro, onde o Colunistas chega à sua 22ª versão, a
organização continua a cargo da Dinâmica Promoções
e as inscrições estarão abertas até 5 de março,
com a festa de entrega dos diplomas prevista para a primeira quinzena de junho.
Colunistas criam premiação nacional para estudantes
A reivindicação dos estudantes era antiga e finalmente deu resultados. Este ano a Abracomp está lançando o seu primeiro concurso exclusivo para estudantes e recém-formados em comunicação e publicidade. Será o Prêmio Colunistas Nova Geração, que vai revelar novos talentos da criação publicitária brasileira, através do julgamento de trabalhos de temática comunitária apresentados pelos interessados.
Assim como na sua premiação mãe, o Colunistas Nova Geração
terá caráter regional, inclusive quanto à definição
do briefing a ser atendido pelos criadores da região. No Rio de Janeiro,
por exemplo, os estudantes deverão criar peças para conscientizar
a população a acabar com o vandalismo que deteriora os monumentos
e as estátuas da cidade.
A Abracomp já está buscando, através de suas secretarias regionais, prêmios especiais para os vencedores do Nova Geração, como estágios em grandes agências de publicidade. No mínimo, porém, os estudantes que se destacarem no concurso terão garantida a presença nas festas do Colunistas, já abrindo o seu caminho para o palco em que hoje sobem os grandes criadores da publicidade brasileira.
O regulamento e a ficha de inscrição do Colunistas Nova Geração
estão no site da Abracomp, em www.colunistas.com/novageracao.
Script
some com Classificados do Extra
A Script começou a veicular esta
semana um anúncio que é um bom exemplo da categoria "aproveitamento
de mídia", que está sendo incluída no Colunistas deste
ano. Numa página dos classificados de empregos no jornal Extra, a agência
espalhou vários anúncios totalmente em branco, para provocar a
curiosidade do leitor.
No rodapé, então, entrou um outro anúncio com fundo branco,
esse de maior tamanho, assinado pelo Colégio Realengo, do Grupo São
José, com o título que amarra a idéia: "Os Empregos Estão
Sumindo. Apareça.". O texto, naturalmente, explica a importância
dos cursos profissionalizante para se destacar e conseguir mais oportunidades.
A criação é de Fábio Seidl, André Herzog,
Diogo Mello e Marcos Behrens, com direção de Ricardo Real.
DM9DDB leva mosquito para as praias
A
partir do próximo sábado, 25 de fevereiro, o SBP, da Clorox, invadirá
as praias do Rio de Janeiro e São Paulo. Criada pela DM9DDB, a ação
levará para praia a escultura de um mosquito gigante feito de areia.
O objetivo é lembrar os banhistas que os insetos estão por toda
parte, por isso a melhor solução é usar SBP.
A ação publicitária dá continuidade a campanha iniciada
em dezembro, com filme para televisão aberta e paga, outdoor, anúncios
para mídia impressa e spots para rádio. O trabalho teve Direção
de criação: Sérgio Valente, com criação de
Rafael Merel e Marcelo Fedrizzi. A execução e operacionalização
é da Three. |
Agência
entuba cartaz para revista de surf
Pra divulgar a edição especial
Hawaii Tubos (atenção, leitor, estamos falando em surf e não
em encanamentos, ok?) da revista Hardcore, a propaganda Iltda, do publicitário
Leonardo Cavalcanti, criou um poster que tem tudo para fazer sucesso no Festival
de Cannes, ainda mais que não é fantasma. Quando colocado, o poster
é fixado apenas por 3 pontos de contato, fazendo com que o papel caia
e forme um tubo como o da onda que ilustra a peça.
A criação foi de Bruno Brasil e Marcio Morgade sob direção
de criação do Leonardo.
MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
24/01, sexta-feira: Luiz Stein (designer);
25/01, sábado: Jacob Steinberg (Diretor Presidente da Servenco),
Marcello Almeida, Rafael Genu (Redator da Artplan), Sérgio Schmid (Diretor
de Criação da Twister);
26/01, domingo: Andrea Gomes de Mattos (Diretora de Atendimento da Ação),
Luiz Nogueira (Diretor de Criação da McCann Erickson), Agenilson
Santos (Diretor de Mídia da Carioca), Sávio Paixão (Redator
da Agência3);
27/01, segunda-feira: Armando Ferrentini (Diretor Presidente da Editora
Referência), Luiz Fernando Novaes (Diretor de Mídia da DPZ), Tereza
Cristina Miranda (Supervisora de Varejo da Casa da Criação), André
Lima (Diretor de Criação da NBS);
28/01, terça-feira: Carlos Augusto Montenegro (Diretor Executivo
da Ibope), Paulo Henrique (Supervisor de Atendimento da Luz), Antônio
Mandim Pereira (Diretor da Up Rio);
29/01, quarta-feira: Ana Paula Souza (Supervisora da McCann Erickson);
30/01, quinta-feira: José Dias (TV Globo);
* CARIOCA APÓIA PIRATARIA - A Comunicação Carioca
conquistou a conta da Marina Piratas, em Angra dos Reis, ficando responsável
por todo o desenvolvimento de marketing e publicidade do empreendimento.
* VÁRIAS PRO SANTO - Falando na agência de Sérgio
de Paula, a dita cuja marcou mais uma vez um gol de aproveitamento de oportunidade
na mídia, ao publicar uma batelada de 10 anúncios de meia página
a quatro cores no Globo do Dia de São Sebastião, 20 de janeiro,
para seus clientes. Nada discretamente, entre eles, um anúncio assinado
pelo Porcão, cliente que havia deixado a agência para ter novas
experiências no mercado. Terá voltado de vez?
* SOM NA CAIXA - Nessa sexta-feira (24/01) tem mais uma JAZZID, no Zero
Zero, comandada pelo criativo carioca David Tabalipa e mais os DJs Mario Bros,
Marcelinho Dalua e Léo Fiorito, tocando Drum'n'Bass, com influências
de Jazz e bossa-nova. Começa às 23:59h, com R$10,00 de consumação
e mais R$10,00 entrada.
* DE MUDANÇA - A agência paulista FabraQuinteiro está
em novo endereço, à Rua Manuel Guedes, 330, no Itaim Bibi. O telefone
agora é (11) 3708.5300. e o site fica em www.fabraquinteiro.com.br
* NOVOS DESTINOS - Marco Lomanto deixou a diretoria de Marketing da Embratur,
cargo que assumiu no início de 2002, depois de chefiar o Departamento
de Propaganda do órgão federal de 1995 a 2001. Ele permanece em
Brasília enquanto estuda propostas profissionais.
* BOM SUAR - A Millenn está lançando a primeira campanha
para seu novo cliente Itacamp Industrial, cuidando do relançamento de
Fruttcamp – suco misto de laranja, tangerina e limão, produzido pela
empresa. Para reposicionar o produto, a agência desenvolveu uma comunicação
que incluiu um comercial protagonizado pelo ator Claudio Heinrich (apresentador
do Globo Ecologia e intérprete do índio Tatuapu na novela "Uga-Uga"),
rodado nas areias do Arpoador, em que o ator aparece praticando esportes para
fazer um contraponto entre o calor, o suor no corpo do ator e a sensação
de bem-estar e saúde que o produto quer vender. O conceito vai no slogan
"Sua sede nunca sentiu esse sabor". A campanha foi criada por Maurício
Marquez, Johnny Soares e Alexandre Monteiro, com aprovação, no
cliente, de Emílio Rodriguez
* CONTAS - A Espaço/Z conquistou as contas da Publytape, produtora
de vídeo com mais de 20 anos de mercado, e da CineLaser, maior empresa
de plotters digitais do Rio em volume de impressões. A primeira campanha
para a produtora já está pronta e busca rejuvenescer a marca da
empresa. A criação é de Alexandre Leão e Antônio
"Juninho" Guerra, com direção de criação de Eduardo
Lisker.
* TUDO PELO SOCIAL - Esta Quinta, Nádia Rebouças esteve
pronunciando conferência em Porto Alegre, no Fórum Social da Publicidade,
evento paralelo ao Fórum Social Mundial, promovido pela Associação
Latino Americana de Agências de Publicidade - ALAP com apoio da Assembléia
Legislativa do RS.
Janela
há 25 anos
Seguimos com a retrospectiva do que a Janela publicou 25 anos atrás sobre
a atividade publicitária no Rio de Janeiro:
13/01/1978
Pela primeira vez em 22 anos, a revista Propaganda lança uma edição
sobre o Rio de Janeiro, produzida pelos editores da Janela. O lançamento
foi com uma festa no Country Club, com a presença de todos os donos de
grandes agências. O CBPE, para a promoção das Cadernetas
de Poupança, assina um contrato de patrocínio com a CBD (que hoje
é CBF), no valor de Cr$ 7,5 milhões, dos quais os jogadores receberiam
20% como direito de arena. E na McCann, o gerente do Rio, Miguel Escobar, é
promovido a vice-presidente, passando a fazer parte do board da agência
que já conta com Márcio Moreira. E a agência JP&S, de
João Pecegueiro do Amaral, coloca um anúncio na Janela (veja à
direita) prospectando a Souza Cruz que merece ser revisto para relembrar a pureza
daqueles velhos tempos.
20/01/1978
A Professa, de Jorge Maranhão, conquista a conta do Banco Boavista. Carlos
Roberto Chueiri assume a presidência da ABA. Mauro Salles (Salles Inter-Americana)
e Fernando Barbosa Lima (Esquire) são os únicos profissionais
de comunicação convidados pelo Presidente Geisel a integrar a
comitiva de sua viagem ao México. A Caio lança uma campanha para
os cigarros Vila Rica comemorando os 50 anos da Mangueira.
CARTAS
De Fábio Seidl, diretor de criação
da Script
Grande Marcio,
Li na Janela ha alguns dias o comentário de que o novo Secretario Nacional
de Comunicação, Luiz Gushiken iria investigar melhor as licitações
para
agencias de publicidade.
Ontem, feriado, li uma noticia que achei que não poderia passar batida.
Saiu na Folha que o Governo Lula pretende ficar com apenas 3 ou 4 agencias de
publicidade para cuidar de toda a sua comunicação.
Você ouviu falar disso? Fiquei com a impressão de que, se acontecer,
haverá uma quebradeira e um retrocesso no mercado.
Quebradeira porque o governo, maior anunciante do pais, tem dividido suas verbas
(Institucional, Ministérios, Secretarias, Empresas Publicas e Agencias
Especiais) entre varias agencias que, pela regra, não podem acumular
mais de uma conta publica.
Essa mudança pode ou não significar que muita agencia vai demitir,
ou ate sumir, enquanto outras vão absorver uma verba estratosférica?
Pelo que me lembro, o governo, desde 90, eliminou este formato com o pretexto
de aquecer o mercado, o que acabou acontecendo.
Não seria o caso de alguma instituição que represente os
publicitários se manifestar?
Ou é só impressão minha e estão mesmo acabando com
uma política que é, como disse a nota, pouco uniforme e objetiva
para a comunicação?
Um abração,
Fábio |
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