Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/JAN/2003
Marcio Ehrlich
(Esta foi a última edição impressa da Janela, no Monitor Mercantil datado de 25, 26 e 27/01)

 

Abracomp lança Colunistas 2003
Com 8 regionais cobrindo o Brasil de Norte a Sul, está sendo lançada esta semana a 36ª versão do Prêmio Colunistas de Propaganda, que é promovido pela Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda.
Lançado em São Paulo em 1968 pelos jornalistas Armando Ferrentini, Elóy Simões e Cícero Silveira para dar a visão da imprensa especializada em publicidade sobre a criação brasileira, o Colunistas encerrou 2002 consagrado como o maior prêmio da atividade no Brasil, tendo analisado 7.166 trabalhos de 190 agências e 1.327 anunciantes.
Na versão 2003, o Prêmio Colunistas traz como novidade a inclusão da categoria "Melhor Aproveitamento da Mídia", para destacar trabalhos com formatos e estratégias de veiculação inovadores. O sistema de inscrição continua totalmente informatizado, através de um software especial criado para a Abracomp e que pode ser obtido através de download do site do Prêmio Colunistas, em www.colunistas.com.
No Rio de Janeiro, onde o Colunistas chega à sua 22ª versão, a organização continua a cargo da Dinâmica Promoções e as inscrições estarão abertas até 5 de março, com a festa de entrega dos diplomas prevista para a primeira quinzena de junho.

Colunistas criam premiação nacional para estudantes
A reivindicação dos estudantes era antiga e finalmente deu resultados. Este ano a Abracomp está lançando o seu primeiro concurso exclusivo para estudantes e recém-formados em comunicação e publicidade. Será o Prêmio Colunistas Nova Geração, que vai revelar novos talentos da criação publicitária brasileira, através do julgamento de trabalhos de temática comunitária apresentados pelos interessados.
Assim como na sua premiação mãe, o Colunistas Nova Geração terá caráter regional, inclusive quanto à definição do briefing a ser atendido pelos criadores da região. No Rio de Janeiro, por exemplo, os estudantes deverão criar peças para conscientizar a população a acabar com o vandalismo que deteriora os monumentos e as estátuas da cidade.
A Abracomp já está buscando, através de suas secretarias regionais, prêmios especiais para os vencedores do Nova Geração, como estágios em grandes agências de publicidade. No mínimo, porém, os estudantes que se destacarem no concurso terão garantida a presença nas festas do Colunistas, já abrindo o seu caminho para o palco em que hoje sobem os grandes criadores da publicidade brasileira.
O regulamento e a ficha de inscrição do Colunistas Nova Geração estão no site da Abracomp, em www.colunistas.com/novageracao.

Script some com Classificados do Extra
A Script começou a veicular esta semana um anúncio que é um bom exemplo da categoria "aproveitamento de mídia", que está sendo incluída no Colunistas deste ano. Numa página dos classificados de empregos no jornal Extra, a agência espalhou vários anúncios totalmente em branco, para provocar a curiosidade do leitor.
No rodapé, então, entrou um outro anúncio com fundo branco, esse de maior tamanho, assinado pelo Colégio Realengo, do Grupo São José, com o título que amarra a idéia: "Os Empregos Estão Sumindo. Apareça.". O texto, naturalmente, explica a importância dos cursos profissionalizante para se destacar e conseguir mais oportunidades. A criação é de Fábio Seidl, André Herzog, Diogo Mello e Marcos Behrens, com direção de Ricardo Real.

DM9DDB leva mosquito para as praias
A partir do próximo sábado, 25 de fevereiro, o SBP, da Clorox, invadirá as praias do Rio de Janeiro e São Paulo. Criada pela DM9DDB, a ação levará para praia a escultura de um mosquito gigante feito de areia. O objetivo é lembrar os banhistas que os insetos estão por toda parte, por isso a melhor solução é usar SBP.
A ação publicitária dá continuidade a campanha iniciada em dezembro, com filme para televisão aberta e paga, outdoor, anúncios para mídia impressa e spots para rádio. O trabalho teve Direção de criação: Sérgio Valente, com criação de Rafael Merel e Marcelo Fedrizzi. A execução e operacionalização é da Three.

Agência entuba cartaz para revista de surf
Pra divulgar a edição especial Hawaii Tubos (atenção, leitor, estamos falando em surf e não em encanamentos, ok?) da revista Hardcore, a propaganda Iltda, do publicitário Leonardo Cavalcanti, criou um poster que tem tudo para fazer sucesso no Festival de Cannes, ainda mais que não é fantasma. Quando colocado, o poster é fixado apenas por 3 pontos de contato, fazendo com que o papel caia e forme um tubo como o da onda que ilustra a peça.
A criação foi de Bruno Brasil e Marcio Morgade sob direção de criação do Leonardo.

MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
24/01, sexta-feira: Luiz Stein (designer);
25/01, sábado: Jacob Steinberg (Diretor Presidente da Servenco), Marcello Almeida, Rafael Genu (Redator da Artplan), Sérgio Schmid (Diretor de Criação da Twister);
26/01, domingo: Andrea Gomes de Mattos (Diretora de Atendimento da Ação), Luiz Nogueira (Diretor de Criação da McCann Erickson), Agenilson Santos (Diretor de Mídia da Carioca), Sávio Paixão (Redator da Agência3);
27/01, segunda-feira: Armando Ferrentini (Diretor Presidente da Editora Referência), Luiz Fernando Novaes (Diretor de Mídia da DPZ), Tereza Cristina Miranda (Supervisora de Varejo da Casa da Criação), André Lima (Diretor de Criação da NBS);
28/01, terça-feira: Carlos Augusto Montenegro (Diretor Executivo da Ibope), Paulo Henrique (Supervisor de Atendimento da Luz), Antônio Mandim Pereira (Diretor da Up Rio);
29/01, quarta-feira: Ana Paula Souza (Supervisora da McCann Erickson);
30/01, quinta-feira: José Dias (TV Globo);
* CARIOCA APÓIA PIRATARIA - A Comunicação Carioca conquistou a conta da Marina Piratas, em Angra dos Reis, ficando responsável por todo o desenvolvimento de marketing e publicidade do empreendimento.
* VÁRIAS PRO SANTO - Falando na agência de Sérgio de Paula, a dita cuja marcou mais uma vez um gol de aproveitamento de oportunidade na mídia, ao publicar uma batelada de 10 anúncios de meia página a quatro cores no Globo do Dia de São Sebastião, 20 de janeiro, para seus clientes. Nada discretamente, entre eles, um anúncio assinado pelo Porcão, cliente que havia deixado a agência para ter novas experiências no mercado. Terá voltado de vez?
* SOM NA CAIXA - Nessa sexta-feira (24/01) tem mais uma JAZZID, no Zero Zero, comandada pelo criativo carioca David Tabalipa e mais os DJs Mario Bros, Marcelinho Dalua e Léo Fiorito, tocando Drum'n'Bass, com influências de Jazz e bossa-nova. Começa às 23:59h, com R$10,00 de consumação e mais R$10,00 entrada.
* DE MUDANÇA - A agência paulista FabraQuinteiro está em novo endereço, à Rua Manuel Guedes, 330, no Itaim Bibi. O telefone agora é (11) 3708.5300. e o site fica em www.fabraquinteiro.com.br
* NOVOS DESTINOS - Marco Lomanto deixou a diretoria de Marketing da Embratur, cargo que assumiu no início de 2002, depois de chefiar o Departamento de Propaganda do órgão federal de 1995 a 2001. Ele permanece em Brasília enquanto estuda propostas profissionais.
* BOM SUAR - A Millenn está lançando a primeira campanha para seu novo cliente Itacamp Industrial, cuidando do relançamento de Fruttcamp – suco misto de laranja, tangerina e limão, produzido pela empresa. Para reposicionar o produto, a agência desenvolveu uma comunicação que incluiu um comercial protagonizado pelo ator Claudio Heinrich (apresentador do Globo Ecologia e intérprete do índio Tatuapu na novela "Uga-Uga"), rodado nas areias do Arpoador, em que o ator aparece praticando esportes para fazer um contraponto entre o calor, o suor no corpo do ator e a sensação de bem-estar e saúde que o produto quer vender. O conceito vai no slogan "Sua sede nunca sentiu esse sabor". A campanha foi criada por Maurício Marquez, Johnny Soares e Alexandre Monteiro, com aprovação, no cliente, de Emílio Rodriguez
* CONTAS - A Espaço/Z conquistou as contas da Publytape, produtora de vídeo com mais de 20 anos de mercado, e da CineLaser, maior empresa de plotters digitais do Rio em volume de impressões. A primeira campanha para a produtora já está pronta e busca rejuvenescer a marca da empresa. A criação é de Alexandre Leão e Antônio "Juninho" Guerra, com direção de criação de Eduardo Lisker.
* TUDO PELO SOCIAL - Esta Quinta, Nádia Rebouças esteve pronunciando conferência em Porto Alegre, no Fórum Social da Publicidade, evento paralelo ao Fórum Social Mundial, promovido pela Associação Latino Americana de Agências de Publicidade - ALAP com apoio da Assembléia Legislativa do RS.

Janela há 25 anos
Seguimos com a retrospectiva do que a Janela publicou 25 anos atrás sobre a atividade publicitária no Rio de Janeiro:
13/01/1978
Pela primeira vez em 22 anos, a revista Propaganda lança uma edição sobre o Rio de Janeiro, produzida pelos editores da Janela. O lançamento foi com uma festa no Country Club, com a presença de todos os donos de grandes agências. O CBPE, para a promoção das Cadernetas de Poupança, assina um contrato de patrocínio com a CBD (que hoje é CBF), no valor de Cr$ 7,5 milhões, dos quais os jogadores re
ceberiam 20% como direito de arena. E na McCann, o gerente do Rio, Miguel Escobar, é promovido a vice-presidente, passando a fazer parte do board da agência que já conta com Márcio Moreira. E a agência JP&S, de João Pecegueiro do Amaral, coloca um anúncio na Janela (veja à direita) prospectando a Souza Cruz que merece ser revisto para relembrar a pureza daqueles velhos tempos.
20/01/1978
A Professa, de Jorge Maranhão, conquista a conta do Banco Boavista. Carlos Roberto Chueiri assume a presidência da ABA. Mauro Salles (Salles Inter-Americana) e Fernando Barbosa Lima (Esquire) são os únicos profissionais de comunicação convidados pelo Presidente Geisel a integrar a comitiva de sua viagem ao México. A Caio lança uma campanha para os cigarros Vila Rica comemorando os 50 anos da Mangueira.

CARTAS

De Fábio Seidl, diretor de criação da Script

Grande Marcio,
Li na Janela ha alguns dias o comentário de que o novo Secretario Nacional de Comunicação, Luiz Gushiken iria investigar melhor as licitações para
agencias de publicidade.
Ontem, feriado, li uma noticia que achei que não poderia passar batida. Saiu na Folha que o Governo Lula pretende ficar com apenas 3 ou 4 agencias de publicidade para cuidar de toda a sua comunicação.
Você ouviu falar disso? Fiquei com a impressão de que, se acontecer, haverá uma quebradeira e um retrocesso no mercado.
Quebradeira porque o governo, maior anunciante do pais, tem dividido suas verbas (Institucional, Ministérios, Secretarias, Empresas Publicas e Agencias Especiais) entre varias agencias que, pela regra, não podem acumular mais de uma conta publica.
Essa mudança pode ou não significar que muita agencia vai demitir, ou ate sumir, enquanto outras vão absorver uma verba estratosférica?
Pelo que me lembro, o governo, desde 90, eliminou este formato com o pretexto de aquecer o mercado, o que acabou acontecendo.
Não seria o caso de alguma instituição que represente os publicitários se manifestar?
Ou é só impressão minha e estão mesmo acabando com uma política que é, como disse a nota, pouco uniforme e objetiva para a comunicação?
Um abração,
Fábio