Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/JAN/2003
Marcio Ehrlich

 

Dono de agência é tudo bandido?

A ABAP-Associação Brasileira de Agências de Publicidade, que tantas campanhas tem feito para valorizar a atividade perante a população, precisa revisar o seu plano de mídia para atingir tanto o primeiro escalão do novo Governo Lula quanto a imprensa especializada em política. Isso se não quiser parecer que vestiu a carapuça e ficou quieta.
É o que se depreende da matéria "Combate à corrupção terá superestrutura", assinada por Maria Lima e Adriana Vasconcelos e publicada no jornal O Globo do dia 22 de dezembro (página 8), e que pode ter passado despercebida das lideranças publicitárias, já que nenhuma resposta apareceu na seção de cartas do jornal. Em um dos últimos parágrafos, as repórteres do Globo citam que o novo secretário nacional de Comunicações, o ex-deputado Luiz Gushiken "cuidará do saneamento de uma área sensível: a prestação de serviços de grandes agências de publicidade para o governo".
Ou seja, a área está suja, certo? Tanto que as repórteres, sem deixar claro se por opinião própria ou reproduzido as informações de Gushiken, explicam que "como no caso da publicidade, critérios rigorosos serão adotados para evitar fraudes em licitações, ou mesmo esquemas na contratação de serviços sem licitação. A idéia é economizar o que for possível, com o programa de combate à corrupção e ao desperdício dos recursos públicos, para aumentar as verbas dos programas sociais".
Como muitas das maiores e mais sérias agências brasileiras atenderam contas do Governo FHC, a suspeita de fraude e corrupção acabou sendo jogada indistintamente sobre todas elas, sem dúvidas criando desconfianças sobre suas eventuais participações nas próximas licitações federais.
Mesmo a Janela sendo favorável à abertura de oportunidades para novas agências no atendimento às contas de governo, não podemos entender que o próprio governo seja privado do talento de quem atendeu bem a administração anterior. Assim como não podemos desconsiderar que a informação publicada deixa arranhões na imagem geral do setor.
Fica, portanto, com a palavra, a ABAP.

Forbes lança candidatura ao GAP
 Eduardo Forbes
O publicitário Eduardo Forbes, que a poucos dias da última eleição para o GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro, em setembro de 2001, retirou-se da disputa, acaba de lançar-se novamente candidato para a sucessão do atual presidente Marcio Borges, garantindo que este ano vai até o final da luta: "Na última saí porque fui trabalhar como Diretor de Marketing da Rádio Jovem Pan e achei que era incompatível com o GAP. Me arrependo e muito de não ter tentado", declarou em correspondência enviada ao mercado.
Eduardo, que montou em dezembro a agência Cooperativa de Comunicação, está inclusive divulgando a sua plataforma inicial, que propõe alterar os estatutos da entidade para permitir receita, reestruturar o site do Gap tornando-o "de verdade, com uma equipe profissional" e até criar um "Clube de Vantagens", com descontos em estabelecimentos comerciais para os associados da entidade. O e-mail de Eduardo, para quem quiser dar sugestões sobre sua candidatura, é
esforbes@ig.com.br .

Doctor viu a UVA

Papai Noel deixou a conta da Universidade Veiga de Almeida no sapatinho que Marcos Silveira colocou na janela da casa da Doctor.
A agência já está desenvolvendo a campanha de vestibular para começar a veicular na próxima semana. Esta quinta-feira, no Globo e no O Dia, saiu o primeiro anúncio da agência para o novo cliente, numa oportunidade pela posse de Lula. No título, a frase "Nem todo mundo tem a estrela do presidente".

MKT MIX

* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
03/01, sexta-feira: Isabela Velloso (Executiva de Contas da V&S);
04/01, sábado: Ana Tancredo (Diretora de Operações da Eco), Luis Loffler (Diretor de Contas da V&S), Yasmin Xavier (Assessora da Criação da Giovanni FCB);
05/01, domingo: Alexandre Guedes, André Gustavo (Executivo de Contas da Giovanni FCB);
06/01, segunda-feira: Carlos Manga (Diretor da Rede Globo), Fernando Mendes (Diretor de Produção da Producer), Ricardo Meyer (Diretor da Espiral);
07/01, terça-feira: José Guilherme Vereza (Diretor de Criação da Contemporânea), Sérgio "Caju" Malta (Diretor de Atendimento da Salles D'Arcy), Zeca Magalhães (Atendimento Comercial da Twister);
08/01, quarta-feira: Márcia Ramalho (Fotografa), Roberto Leal (ex-JWT);
09/01, quinta-feira: Roberto Bahiense (Gazeta Mercantil);
* UMA PRO SANTO - Pela segunda vez, a Telefônica Celular patrocina a tradicional Corrida de São Sebastião, que acontece no dia do padroeiro da cidade, em 20 de janeiro. Promotores do evento, o Jornal do Brasil e O Dia vão dar todos os detalhes sobre o evento em seus cadernos esportivos e nas rádios MPB FM e FM O Dia. Os clientes da Telefônica Celular têm um incentivo a mais para aceitar o desafio: entre outros benefícios, terão desconto na inscrição para a Corrida de São Sebastião, que pode ser feita a partir do dia 8.