Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Contas de telefonia devem mudar em 2003
As
contas regionais da TIM devem migrar para a Giovanni FCB e a ATL deve mudar
de nome em 2003.
Essas são algumas das conclusões que podem ser tiradas das recentes
modificações no setor de telefonia móvel no Brasil, a partir
dos últimos leilões da Anatel.
Pelas mudanças ocorridas, a TIM foi autorizada a migrar do superado TDMA
que ainda mantém nos estados do Nordeste, Paraná e Santa Catarina,
para o SMP-Serviço Móvel Pessoal que usa o GSM recém-lançado
em campanha da Giovanni FCB. Como o próprio presidente mundial da TIM,
Marco Benedetti, declarou que a empresa vai incentivar seus atuais 5 milhões
de clientes TDMA a migrarem para o GSM, as atuais agências regionais,
como a Master no Paraná e a Mart Pet de Pernambuco, podem até
assinar essas campanhas de migração, mas não tem sentido
que a partir daí mantenham uma linha de comunicação diferente
do modelo nacional desenvolvido pela Giovanni.
O ano de 2003 também verá a Vésper e a Brasil Telecom aumentando
as suas verbas de comunicação. A Vésper, cujo modelo de
telefonia fixa não conseguiu convencer os consumidores, deve voltar à
carga como anunciante para lançar seu telefone móvel nas praças
do interior de São Paulo, Minas Gerais e Nordeste. E a Brasil Telecom,
que vem operando com telefonia fixa, se lança na móvel -- provavelmente
com a marca Brasil Celular, que comprou no leilão da Telebras -- nos
estados da região Sul e Centro-Oeste, além de Brasília.
Outro anunciante do setor que deve investir fortemente em 2003 é a Telecom
Américas, que ganhou o direito de entrar com o SMP em São Paulo,
Bahia, Sergipe, Santa Catarina e Paraná. A empresa já anunciou
que em breve suas empresas ATL (RJ e ES), Tess (SP), Telet (RS) e Americel (Centro-Oeste
e Norte) também vão abandonar o TDMA do SMC-Sistema Móvel
Celular para se integrar ao SMP. É mais do que razoável, portanto,
imaginar que quando todas as operadoras da Telecom Américas estiverem
com seus sistemas integrados nacionalmente, a empresa potencialize a sua comunicação
através de uma única marca e, por conseguinte, uma única
agência. Pelo bom desempenho que a F/Nazca está tendo na conta
da ATL -- cujo presidente, Carlos Henrique Moreira, também comanda o
grupo Telecom Américas --, não é difícil imaginar
quem vá ficar com a conta nacional.
Esta tendência de atuação nacional deve igualmente ser seguida
pela Telefonica Celular, que há tempos se comenta que não tem
motivos para manter a marca Telesp Celular em São Paulo. Um exemplo dos
complicadores desta prática é a campanha atual veiculada no Rio
e em Porto Alegre, da "Coisa", que foi criada em São Paulo com assinatura
da Telesp Celular e teve que ser adaptada para os outros mercados com a assinatura
da Telefonica.
Finalmente, em todo este processo, segundo analistas do setor de telecomunicações,
quem saiu perdendo foi a Telemar, que não teve fôlego financeiro
para superar os concorrentes multinacionais no leilão pela licença
de operar em São Paulo. Sua marca Oi, cujo sucesso de vendas é
inegável nas regiões Norte e Leste, só poderá operar
no restante do país através de roaming de outras operadoras, o
que não prejudica o usuário mas a impedirá de se tornar
um anunciante nacional.
Hartmann e Animus encabeçam Promoção-Rio
A Hartmann Promoções, do
produtor Ari Hartmann, foi escolhida a Empresa de Marketing Promocional do Ano
do 8º Prêmio Promoção Rio de Janeiro, cujo julgamento foi
realizado terça-feira, 10, no Rio Atlântica Hotel, no Rio. Também
foi da Hartmann o prêmio de Case Promocional do Ano, para "De Olho no
Combustível-Onda Amarela", para a Petrobras Distribuidora, empresa que
foi premiada como Cliente de Promoção do Ano.
A
Animus Design Estratégico, empresa de Rique e Bia Nitszche, levou o título
de Empresa de Design do Ano, conquistando também um Grande Prêmio
para a Embalagem Multipack Brahma 2002. Além deles, receberam Grand Prix
Marcus Borges, da Multinational, como Empresário de Promoções
do Ano, e Luciana Gelli, da DPZ, como Profissional de Promoções
do Ano.
Os jurados concederam ainda dois outros Grandes Prêmios: como Material
de Ponto de Venda do Ano, a peça "Cachorro", da Comunicação
Carioca para Frangos Rica (imagem à direita); e como Material Promocional
do Ano o kit "20 Anos do Clube da Árvore", da DPZ para a Souza Cruz Institucional.
Tanto os trabalhos premiados com Grande Prêmios quanto com medalha de
Ouro estarão concorrendo este sábado, em São Paulo, ao
21º Prêmio Promoção Brasil, do qual também participarão
os vencedores das regionais Rio Grande do Sul e Paraná do Prêmio
Promoção.
A relação completa dos premiados do 8º Promoção
Rio está no site da Abracomp, em www.colunistas.com
e a festa de entrega dos diplomas acontecerá ainda no primeiro semestre
de 2003.
O júri foi presidido por Marcio Ehrlich (Janela Publicitária)
e integrado por Jomar Pereira da Silva (Banco Hoje), Marcia Ballariny (Planning),
Marcello Queiroz (Propaganda & Marketing) e Paula Ganem (Propaganda &
Marketing-Rio).
CCRJ lança ação de endomasoquismo
Para
estimular a participação dos criativos cariocas na ações
do CCRJ-Clube de Criação do Rio, a entidade lançou esta
semana a promoção "Bata no Igor", através da qual seu único
funcionário, o tal do Igor, se compromete a visitar as agências
que solicitarem a sua presença para pessoalmente tomar as porradas que
alguém quiser dar no clube.
No site www.batanoigor.com.br (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado), desenvolvido pela Irion Interactive, com gerência
de Marcelo Souza e concepção gráfica de Neca Bohrer, o
internauta vai poder se manifestar, brincar de enfiar agulhas em um Igor virtual
e assistir uma série de divertidos filmes criados pelo redator Renato
Jardim, da McCann-Erickson e produzidos pela Mister Magoo com direção
de Lúcia Novaes, ensinando as melhores maneiras de bater no rapaz.
Segundo informações recebidas pela Janela, o Clube de Criação
de Lisboa gostou tanto da idéia que tentou levá-la para lá,
mas enfrentou algumas dificuldades. Primeiro, a de encontrar um funcionário
chamado Igor. Segundo, a de encontrar um outro funcionário chamado Igor,
quando o primeiro foi parar no hospital.
Declaração de Princípios
dos Criativos Brasileiros faz 25 anos
Há exatamente 25 anos, acontecia
em Porto Alegre o I Encontro Nacional dos Clubes de Criação, reunindo
diretores das entidades de nada menos que 8 estados brasileiros: Bahia, Minas,
Espírito Santo, Rio, São Paulo, Paraná, Santa Catarina
e Rio Grande do Sul. Era o sonho realizado de líderes como o redator
José Monserrat de unir a classe em quase todo o país na briga
por melhores condições de trabalho em um mercado que, na época,
levava a sério nas agências os profissionais de atendimento e mídia,
enquanto redatores e diretores de arte, como dizia por exemplo Geraldo Alonso,
fundador da Norton, eram chamados de "os barbudinhos da criação".
Ao final do encontro de Porto Alegre, os representantes dos criadores lançaram
uma Declaração de Princípios com 30 itens que na época
a Janela Publicitária reproduziu em primeira mão na íntegra.
Lidos hoje, estes princípios impressionam pela atualidade e sem dúvida
merecem ser conhecidos pelos criadores que entraram há menos tempo na
profissão. Lá vão eles de novo, na Janela, na íntegra:
Declaração de Princípios
dos Profissionais de Criação Publicitária do Brasil
1.
Não mentir nem deixar mentir. Brigar pela verdade com o risco
do próprio emprego. Só é criativo o anúncio
verdadeiro.
2. Ter consciência da arma que tem nas mãos. A propaganda
tanto pode beneficiar como prejudicar as pessoas.
3. Não explorar a ignorância, a ingenuidade, a boa-fé
e a pobreza das pessoas. O mistificador deve ser condenado e não
aplaudido.
4. Respeitar a inteligência e a sensibilidade do consumidor.
Ele é um ser humano que deve ser elevado, jamais rebaixado.
5. Não há nenhuma besteira em propaganda que não
possa ser substituída por alguma coisa boa saudável, inteligente,
útil e digna.
6. O povo não é burro. Burro é quem trabalha
usando este princípio.
7. Prestigiar os valores e tradições da nossa terra
e da nossa gente. Lutar por tudo o que deve ser nosso.
8. Cultivar uma visão lúcida e crítica de
todos os processos sociais. Não adianta ser um excelente publicitário
e não ser um bom cidadão.
9. Não criar sem saber para quê e quais as conseqüências.
Nós nunca estamos apenas cumprindo ordens superiores.
10. Empenhar todo o talento possível para que a propaganda
seja realmente um instrumento de desenvolvimento nacional, que fortaleça
a independência econômica do país e contribua para
melhorar as condições de vida das imensas populações
marginalizadas.
11. Ler pelo menos o jornal do dia. Tudo o que acontece no mundo
pode e deve influir no nosso trabalho.
12. O talento e a produção nacional têm que
ter prioridade. Tudo o que pode ser feito aqui deve ser feito aqui.
13. Nunca perder de vista a necessidade de ampliação
do mercado de trabalho. É urgente inverter a posição
do funil.
14. Incentivar o debate e a livre informação sobre
todos os problemas que dizem respeito à propaganda, direta ou
indiretamente. Sem tabus. A democracia é uma conquista irreversível
da civilização.
15. Pregar a descentralização da propaganda brasileira,
criando novos pólos de desenvolvimento publicitário. As
contas locais devem ser atendidas, de preferência, por agências
locais.
16. Tomar consciência da força dos profissionais
de criação. Não somos as únicas peças
importantes da engrenagem publicitária. Mas somos peças
essenciais.
17. Participar ativamente de todo o esforço para unir
os publicitários em tomo de suas entidades representativas e
seus interesses profissionais e culturais. Chega de individualismo.
18. Fomentar o espírito de equipe. Num grupo coeso, tudo
é mais fácil, alegre e produtivo. Ninguém se mata
e todos ganham.
19. Transformar o êxito de todos no êxito de cada
um e o tropeço de um no tropeço de todos. A solidariedade
é invencível.
20. Não criticar gratuitamente o trabalho dos colegas.
Isto nos desune e debilita o grupo como um todo.
21. Ser leal, franco, positivo e correto com os parceiros de
trabalho. Não poupar elogios merecidos aos colegas. mesmo que
trabalhem para o pior concorrente.
22. Liberdade de criação, em propaganda como em
tudo, não é uma concessão, é uma conquista.
Devemos buscá-Ia e merecê-la.
23. Não castrar e ser visceralmente contra todas as formas
e instituições castradoras. Solidarizar-se com aqueles
que sofrem restrições à liberdade de pensamento
e criação.
24. A verdade não tem dono. Toda critica é útil,
quando bem ouvida. Quem sabe ouvir, sabe crescer.
25. O anúncio de hoje deve ser melhor que o de ontem e
pior que o de amanhã. A competência é fundamental.
E se constrói a cada dia em cada trabalho.
26. Conquistar a confiança dos clientes com soluções
criativas e eficientes. Se a idéia é boa, lutar por ela
até o último cartucho.
27. A criatividade não deve ser monopólio da criação.
Motivar permanentemente o atendimento, mídia, planejamento e
todos os setores da Agência para que se sintam partes integrantes
do processo criativo.
28. O direito autoral é legítimo, intransferível
e inalienável. Está na Constituição.
29. É preciso ter cuidado com os matadores de idéias.
As vezes, eles vestem pele de cordeiro.
30. Estudar, estudar, estudar. Não existe melhor processo
de criação, dentro e fora da propaganda.
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Alunos
da Estácio finalizam mais dois trabalhos
Chegaram esta semana à Janela mais
dois anúncios selecionados pelo diretor de criação da V&S,
Paulo Castro, como convidado, mais os criativos Álvaro Rodrigues (Giovanni
FCB) e Fábio Onofre (V&S), como coordenadores, entre os mais de 300
realizados pela primeira turma da Oficina de Criação da Universidade
Estácio de Sá, que encerrou as suas atividades no semana passada.
Segundo Onofre, os trabalhos estavam com seus criadores para realizarem pequenos
ajustes sugeridos pelos professores. Na verdade, inicialmente chegaram a ser
selecionados 5 peças que teriam direito à reprodução
na Janela, mas Álvaro Rodrigues explicou à coluna que uma delas,
apesar de ter uma boa idéia, não conseguiu ter a sua produção
viabilizada, ficando então de fora do grupo.
Na última semana a Janela reproduziu dois trabalhos produzidos pelos
estudantes, para briefings do Anuário do CCRJ e do Kotobuki, entre os
8 problemas de comunicação reais que Álvaro e Fábio
passaram para os alunos resolverem.
Desta
vez mostramos a solução encontrada para divulgar o MAM-Museu de
Arte Moderna para os jovens cariocas. A peça foi criada pelo redator
Alexander Francisco e pelo diretor de arte Alessandro Miranda, mostrando uma
Mona Lisa com um biquíni sob a roupa e o título "Jeitinho carioca
de curtir arte".
A Janela também reproduz a peça criada pelo redator Klenio Lopes
e pelo diretor de arte Beto Padilha para divulgar o site Click Fome. Ela mostra
que a assadeira de frango não é televisão só pra
cachorro.
A Universidade Estácio de Sá abre em janeiro as inscrições
para a próxima turma da sua Oficina de Criação.
Janela, há 25 anos
Voltando no tempo, a Janela relembra o
que foi notícia na Janela 25 anos atrás:
09/12/1977 - Os Clubes de Criação do Brasil se reúnem
e lançam a Declaração de Princípios da classe (leiam
mais nesta coluna). A Lintas-Rio coloca no ar o primeiro comercial gravado pela
cantora de fado Amália Rodrigues, para o conhaque Macieira, criado por
Luiz Antônio Vieira (ele mesmo, o Lula) e Fernando Gerardó. Tom
Jobim aceita entrar no mundo da publicidade: contratado pela Esquire, fez o
arranjo e regeu o jingle de Natal do Banco Nacional. Os mídias Edinaldo
de Jesus (Salles) e Carlos Azevedo (MPM) são escolhidos os Homens de
Veiculação 1977, da Rede Bandeirantes. A SGB é escolhida
a Agência do Ano pela ABP, recebendo o prêmio na festa dos Destaques
do Ano, cujo convite custou Cr$ 500,00. Para a ABP, porém, só
sobrou um lucro de 80 mil cruzeiros.
MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ
- A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do
mercado:
13/12, sexta-feira: Cláudia Barcellos;
14/12, sábado: João Mendes (Diretor Sócio da Producer),
Edir Batista (Diretor de Grupo de Contas da Giovanni FCB), Rosana Braem (Diretora
de Arte da TV Globo - Div.propaganda);
16/12, segunda-feira: Luciana Vasconi (Diretora de Atendimento da Agência3);
17/12, terça-feira: Dionara Porto (Diretora da Produtores Assoc.),
Márcia Braga (Diretora de Operações da KMB-Key Marketing
Brasil), Alessandra Cordeiro (Assistente de Atendimento da Giovanni FCB);
18/12, quarta-feira: Carlos Santos Paes (Diretor de RTVC da McCann Erickson),
Nádia Rebouças (Diretora de Planejamento da Rebouças);
19/12, quinta-feira: Álvaro Magalhães, Carlos Negreiros,
Denise Vieira da Conceição (Coordenadora de Mídia da Elan
Garden);
* E VAI ROLAR A FESTA - As executivas Maria Helena Araujo e Marcia Brito
promovem no próximo dia 17 de dezembro na casa noturna Rhapsody a festa
'Happy New Happening'. A proposta é reunir publicitários para
assistir publicitários se apresentando. Entre as atrações,
Gustavo Bastos, diretor de criação da 100%, como DJ; Luiz Fernando
Novaes, presidente do Grupo de Mídia do Rio e diretor de mídia
da DPZ e sua banda, formada pelos publicitários Marcos Barbato e Marcos
Penna, diretores da Be!Interactive; Jeffrey Hanson, diretor da Acesso Direto,
e a marqueteira Daniele Antunes; E finalmente, a banda Rock R'US, comandada
por Igdal Parnes, diretor de marketing da Editora Campus, que conta com vocal
da própria Maria Helena Araujo, diretora da New Business. Os convites
estão à venda pelo telefone (21) 2286-3915.
*
PRÊMIO NA ÁRVORE - A diretora geral de Publicidade da Editora
Abril, Thais Chade Soares, anunciou esta semana a nova edição
do Prêmio Abril de Publicidade, compreendendo o período de 2001
a 2002, já que este ano a editora manteve o concurso em suspenso. A editora
promete que no novo concurso -- a 16ª versão -- não apenas haverá
uma premiação recorde para as melhores campanhas e cases de 2001
e 2002, como será criada uma nova categoria que vai destacar o melhor
uso dos veículos de comunicação do Grupo Abril, tanto revistas
como mídia eletrônica.
* CEP NOVO - A agência Ric está se mudando no próximo
dia 20 para a Rua Professor Gabizo, 135, na Tijuca. Como o telefone só
será instalado dia 24, ela vai se comunicar pelo e-mail ricpropaganda@ricpropaganda.com.br
até lá.
* MULTI-ESTADUAL - A Script inaugura esta semana seu escritório
no estado de São Paulo, criado para atender as contas dos Shoppings Iguatemi
Campinas, Iguatemi São Carlos e o Market Place, da capital paulista.
A agência já está operando na Av. José de Souza Campos,
1815/ sl.307 no bairro de Cambuí, em Campinas. O telefone é (19)
3251-9026. Para a nova sede foi contratada a profissional de atendimento Izabella
Ceccato, ex- J.W.Thompson SP, Dechichi, M51 entre outros.
* REFORÇO DO MERCADO - O presidente da ADVB-Rio, Aleksander S.
dos Santos, comunica que entregou a Marcus Lauria Guimarães, que também
é diretor nacional de publicidade da revista About, o cargo de Diretor
de Relações com Mercado da associação.
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