Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Ad
Hoc procura redator no Rio
A agência Ad Hoc -- pertencente ao
grupo Young & Rubicam -- começa a procurar um redator para fazer
dupla com a diretora de arte Alessandra Sadock (foto). O novo profissional substituirá
André Pedroso, que deixou a direção de criação
do escritório para assumir o mesmo cargo na Energia, braço de
varejo da Young & Rubicam, em São Paulo. Pedroso, cujo destino estava
em discussão há várias semanas, já está na
capital paulista desde segunda-feira, 2 de dezembro.
Alessandra também chegou a ser cotada para se mudar para São Paulo,
mas foi mantida no Rio pela decisão do grupo de não desmontar
o escritório da Ad Hoc, que atende aqui as contas da Telefonica Celular
-- por alinhamento internacional com o grupo Y&R -- e da Cultura Inglesa,
conquistada por concorrência.
O escritório da Ad Hoc continua sob o comando da diretora de atendimento
e planejamento Paula Lagrotta, mas a direção de criação
do Rio será exercida pela Young de São Paulo. Paula é a
última remanescente do grupo de diretores que deixou a Fischer América
Rio para abrir a Ad Hoc. Flávio Cordeiro, que respondia pelas áreas
de Mídia e Novos Negócios, há alguns meses já havia
se mudado para a Young paulista.
Prato
vazio espera Papai Noel
O tradicional sapatinho na janela para
esperar o presente de Papai Noel foi substituído pela V&S por um
prato vazio no anúncio que a agência criou para a campanha "Natal
Sem Fome", da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria
e pela Vida. O texto sugere "Colabore. Tem muita gente contando que a gente
vai aparecer neste Natal".
Com criação de Fabiana Pomposelli e Eduardo Salles e direção
de criação de Paulo Castro, a peça fotografada por Ricardo
Cunha foi veiculada nesta segunda-feira, 2 de dezembro, no Jornal do Brasil.
West Shopping volta à TV para o Natal
Depois de quatro anos sem veicular em TV,
o West Shopping volta à mídia através da agência
Resende & Resende com uma promoção de Natal que vai dar um
carro zero km para o cliente que levar ao shopping a melhor foto tirada na Zona
Oeste.
O comercial da promoção, que teve direção de Ronaldo
Uzeda, mostra cenas da região alternadas com imagens do shopping com
Papai Noel e encerra com o slogan do West Shopping, "Cada vez Melhor".
A criação é de Sérgio Resende e Paulo Brasil, com
atendimento de Paulo Resende e Helena Ferraz e aprovação de Marcelo
Araripe.
Bombril
ganha tese em Sergipe
A campanha de Bombril, assinada pela W/Brasil,
que já foi motivo de muita matéria pela imprensa, chegou ao mundo
acadêmico. Os personagens interpretados por Carlos Moreno foram motivo
de um extenso estudo de um grupo de estudantes de Publicidade e Propaganda da
Universidade Tiradentes-UNIT, localizada em Aracaju-SE, para o encerramento
do seu curso. Andréia, Cintia e Carina Costa procuraram identificar a
presença de arquétipos e estereótipos na propaganda daquele
anunciante, a partir dos trabalhos incluídos na coletânea das peças
do livro "Soy Contra Capas de Revista", lançado pela W em 2000.
Analisando o anúncio em que Moreno interpreta a Tiazinha, por exemplo,
as acadêmicas concluíram que "o contexto da cena tende a passar
a idéia do prazer tanto em comprar o produto quanto em utilizá-lo,
além do que, Tiazinha é símbolo de sadomasoquismo, então
seria sadomasoquismo não utilizar o produto Bom Bril".
De acordo com as estudantes de publicidade, "a escassez de estudos sobre o assunto
foi o maior motivador da pesquisa, principalmente por muitos publicitários
desconhecerem o poder de memorização e consequentemente, de recall
que essas duas ferramentas podem proporcionar às marcas e produtos, melhorando
sensivelmente a qualidade da publicidade produzida e gerando um maior lucro
ao cliente."
Quem quiser conhecer o estudo pode encontrá-lo na Internet, no endereço
www.unit.br/marcoss/arquetiposeestereotipos/index.html (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado).
Cerj corre atrás dos inadimplentes
Na
eterna luta contra a inadimplência, a CERJ, fornecedora de energia elétrica
do Estado do Rio, vai aproveitar o Natal com uma campanha criada pela Comunicação
Carioca estimulando os atrasados a acertarem as suas contas.
Em outdoors e busdoors, a agência lembra que eles correm o risco de ter
a luz cortada em pleno Natal, através de títulos irreverentes
bem ao estilo da agência. Como "Não fique sem ver sua família
neste Natal" e "Não transforme sua ceia de Natal num jantar a luz de
velas".
A criação é de Edberto Dutra e Bruno Castro, sob a supervisão
de Adriano Matos e Bruno de Almeida.
Oficina
de Criação da Estácio seleciona trabalhos
Um júri formado pelo diretor de
criação da V&S, Paulo Castro, como convidado, mais os criativos
Álvaro Rodrigues (Giovanni FCB) e Fábio Onofre (V&S), como
coordenadores, selecionou os 4 melhores trabalhos entre os mais de 300 realizados
pela primeira turma da Oficina de Criação da Universidade Estácio
de Sá, que encerrou as suas atividades no último fim-de-semana.
Foram 45 alunos que experimentaram, na prática, o que é trabalhar
em criação, recebendo de Álvaro e Fábio 8 briefings
com problemas de comunicação reais para resolverem.
Os próprios alunos se organizaram em duplas para apresentar peças
que poderiam servir futuramente para seus portfólios. Para dar uma força
aos futuros profissionais, a Janela vai reproduzir, nesta e na próxima
semana, os melhores anúncios da Oficina de Criação.
Um dos briefings foi para um serviço de delivery do restaurante Kotobuki.
Para este, foi selecionado o anúncio "Uma boa notícia para os
maridos...", do redator Ricardo Hautequestt e do diretor de arte Marcelo Giordani.
A Oficina também pediu um anúncio que vendesse o Anuário
do Clube de Criação do Rio para estudantes de comunicação.
O trabalho selecionado por Rodrigues, Onofre e Castro foi "Repita 154 vezes...",
da redatora Lena Ehrlich e do diretor de arte Leo Ehrlich.
A próxima turma da Oficina de Criação será realizada
em fevereiro e já há uma fila de 120 estudantes que não
conseguiram participar da primeira. Os interessados devem entrar em contato
com a Diretoria de Extensão da Universidade Estácio de Sá,
na Tijuca.
Fim de ano anima produtoras de comerciais
Na contramão das reclamações do mercado, algumas produtoras cariocas têm escrito eufóricas para a Janela contando que não param de produzir trabalhos neste final de ano.
O conhecido produtor Paulo Peres, que está agora no atendimento e produção de comerciais da Arte & Fato, conta que acabou de produzir dois comerciais para o Natal: Um para os Supermercados Prezunic da QJ Comunicação, com criação da Tânia Marinho, direção do João Caetano e fotografia da Maritza Caneca; e outro para o Shopping Grande Rio, da Ogilvy com criação da Ana Letícia e Luis Henrique, direção de João Caetano e fotografia da Maritza Caneca. Em ambos a animação das assinaturas é do Luis Otávio Senna e equipe, que estão tocando com Peres os jobs da produtora desde abril.
Kiki Pujol, atendimento da ProDigital, também está comemorando o filme que produziu com criação de Cristóvão Martins, da Agência3, para o Ilha Plaza Shopping. O protagonista do comercial foi o ator Kayky Brito, o Zeca da novela "O beijo do vampiro". O trabalho teve direção é de Marcelo Taranto, que tem no seu histórico o badalado longa "A Hora Marcada", e ainda conta com a direção de animação de Otávio Escobar, dono da produtora ProDigital.
Produzida pela Disa Produções, a Central Globo de Comunicação está começando a veicular a campanha "Geração de Paz" para incentivar a doação de parte do imposto de renda para o Fundo da Criança e do Adolescente e ajudar a afastar adolescentes da criminalidade.
A campanha tem um teaser de quinze segundos e três filmes de trinta segundos, todos com a locução da atriz Regina Case. O filme "Grades" mostra que todos estamos aprisionados pela violência, mas que podemos mudar esta situação, criando oportunidades para os jovens. O filme "Salas de Aula" mostra jovens trabalhadores e jovens em salas de aula longe da criminalidade. E no ultimo, "Violência", são usadas manchetes de jornais com fatos ligados a violência e jovens dentro da sala de aula, intensificando a necessidade de mudar esta situação.
A direção dos filmes é de José Furlan, com assistência de Dini Bressane. A direção de criação é de Marcos Pedrosa, que também participou da criação com Fernando Conde e Rosana Braem.
E como nem só de comerciais vivem as produtoras, a Aquarela Filmes conta que está em plena produção do novo clipe de Zeca Pagodinho, para a música "Caviar". A filmagem acontece em uma super festa produzida numa mansão na Barra, onde chegam inúmeros convidados famosos, como Chico Anysio, o pessoal do Big Brother e Douglas & Darlan (Cidade de Deus). A direção é de Toth Brondi e Adilson Jr., com fotografia de André Horta (TV Zero).
MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
06/12, sexta-feira: Edson Perrota (Diretor Comercial da Rádio Tupi), Ney Cantinho;
07/12, sábado: Maurício Magalhães (Bates), Jáci Bonoto (Supervisora de Mídia da Casa da Criação), Luís Mário C.Martins (Diretor de Criação da Mkt Publ!c);
08/12, domingo: Adilson Xavier (Diretor Nacional de Criação da Giovanni FCB);
09/12, segunda-feira: Carlos Gonçalves, Jorge Falsfein (Diretor de Arte da Artplan), Noel de Simone Jr. (Diretor de Planejamento da Casa da Criação), Juarez Precioso (Diretor de Comerciais da CaradeCão);
10/12, terça-feira: Marco Antônio Pomarico, Mônica Gonçalves, Ana Maria Branco (Mídia da Comunicação e Arte);
11/12, quarta-feira: Carlos Henrique Equi (Diretor de Planejamento da G/staff), Flávia Cerqueira (Atendimento da DPZ), João Carlos Silva (Diretor da Rádio Mania);
12/12, quinta-feira: Vilson Magno (Diretor da Set Tv Cine);
* ACTIVIDADE - A Activa Publicidade, agência de Edson Pereira, fecha o ano contabilizando diversas conquistas: Spa do Pé, Shandara Perfumes, Black’s Foto, Senai/Cetiqt – Faculdade da Moda e Bhering Produtos Alimentícios. Este cliente já terá seus primeiros trabalhos veiculados em dezembro de 2002, além do lançamento do Café Colombo, previsto para janeiro de 2003.
Reforços do Mercado
SCRIPT
(RJ) - Promoveu o redator Fábio
Seidl e o diretor de arte Marcelo Lobo (foto) a supervisores de criação.
A equipe dirigida por Ricardo Real abandona também o sistema tradicional
de duplas e aposta num novo formato. Real, Seidl e Marcelo formarão grupos
de profissionais com a necessidade de cada trabalho.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (RJ) - Contratou o Diretor da
Ric Propaganda, André Felix, para ser Professor de Introdução
às Profissões em Comunicação e Atendimento. André
Felix passou por uma avaliação e estréia sua mais nova
missão em Fevereiro na unidade Niterói.
ESTÚDIO C! (RJ) - Brahim "Brah" Jorge (ex-TVE, Exemplo, Agência3 e V&S), que estava há um ano e meio coordenando os programas de
relacionamento com os assinantes da NET no canal NET TV, volta ao Rio para assumir
a direção da Nobre Design, escritório de design e web-design,
e, junto com a Diretora de Operações Roberta Damiani (ex-Citybank),
abrir a Agência Estúdio C! Comunicação e Marketing,
nos serviços de Comunicação Total e Integrada. Entre suas
contas, Best Hyundai, Casa Granado, ESPM, Fisiobelle, Fórmula Way e Geodrill
Engenharia.
Janela, há 25 anos
Voltando no tempo, a Janela relembra o que foi notícia na Janela 25 anos atrás:
02/12/1977 - A Janela registra o encontro do Grupo de Mídia com a Imprensa Nanica, com jornais como Movimento, Rádice, Beijo, Patropi e Jornal da Tijuca. É proposta a criação de uma Central de Comercialização, que acabou não indo à frente. A Redinger & JG comemora a conquista da Caderneta de Poupança Cofrelar. E a JP&S, de João Pecegueiro do Amaral, passa a divulgar as feiras da FAG Arquitetura Promocional.
Cartas
De Guto Graça, diretor da Portfólio (Rio-RJ)
"Marcio,
Incrível a força da coluna. A nota que procuro um profissional gerou um resultado surpreendente, já recebi mais de 20 Currículos para o cargo até as 12:40. Por mais que o mercado em retração seja um acelerador deste processo, não tira em nada a força da Janela. Mesmo alimentando toda vaidade desnecessária existente no nosso negócio, culpa maior dos leitores do que do jornalista, sua coluna pode prestar um grande serviço ao mercado. Parabéns.
Abraços
Guto"
De Gustavo Bastos, diretor da 100% (Rio-RJ)
"Marcio,
Parabéns pela justa homenagem e pelos 25 anos de Janela.
Não vou poder estar contigo na festa da ABP pois estarei em São Paulo, mas receba o meu abraço pessoal e também em nome de todos da 100%.
Abraço !
Gustavo Bastos"
De Jomar Pereira da Silva
"Amigo Marcio,
Parabéns pela justa homenagem que lhe está sendo prestada pela ABP.
Grande abraço,
Jomar"
|