Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Acordo salarial no Rio dá abono de até
40%
|
Valadão: "A situação
das agências é muito boa."
|
Foi homologado esta semana pela DRT-Delegacia Regional
do Trabalho, do Ministério do Trabalho, o acordo firmado entre o Sindicato
dos Publicitários e o Sindicato das Agências do Rio de Janeiro
para o período de 1º de novembro de 2002 a 31 de outubro de 2003. Pelas
novas regras salariais, todos os trabalhadores em agências de publicidade
no Rio que ganhem até R$ 1.000,00 terão um aumento de 8% já
no salário de novembro. Para os salários entre R$ 1.001,00 e R$
3.000,00, a correção será de 6% e para os superiores a
estes valores, o percentual de aumento será de 2%.
Além disso, as duas entidades acordaram que será concedido um
abono de 40% sobre o salário dos funcionários que recebam até
R$ 1.000,00, pago em quatro parcelas a partir de abril de 2003. Para os demais,
o abono será de 30% até um máximo de R$ 2.600,00. Outro
benefício concedido à classe foi o aumento do valor diário
do Ticket Refeição, que passa de R$ 9,00 para R$ 10,00.
Segundo o presidente do Sindicato dos Publicitários, Cléverson
Valadão Ridolfi, estes valores não deverão causar impacto
negativo na situação financeira das agências cariocas. Ele
discorda que esteja havendo uma crise no setor: "A situação das
agências é muito boa. Desde que estou aqui no Sindicato, todo ano
ouço as mesmas queixas, mas o funcionário que trabalhou o ano
inteiro não pode ter a correção do seu salário prejudicada
quando sabemos que está existindo uma inflação", afirmou.
Por conta até da instabilidade econômica, diz Cléverson, no
acordo agora homologado ficou previsto que as duas entidades acompanharão
o andar da inflação em 2003. Se não houver controle por parte
do novo governo de Lula, ambos os sindicatos poderão voltar a se reunir
em abril, para a definição de novas correções salariais.
ABP escolhe Destaques 2002 e homenageia a Janela
Os 25 anos da Janela Publicitária
serão motivo de homenagem especial da Associação Brasileira
de Propaganda no próximo dia 5 de dezembro, quando forem entregues os
Destaques Profissionais 2002 escolhidos pela diretoria da entidade. Além
da homenagem especial, outros 18 profissionais serão destacados pela
ABP no jantar que acontecerá no Clube Caiçaras. São eles:
|
Adilson Xavier, o Publicitário
do Ano da ABP
|
Publicitário do Ano: Adilson Xavier (Giovanni,FCB).
Executivo de Anunciante: Luis Eduardo Basto (Petrobras)
Executivo de Agência: Julio Castellanos (McCann-Erickson)
Executivo de Veículo: Fernando Portela (O Dia)
Profissional de Planejamento e Pesquisa: Claudia Franklin (V&S)
Profissional de Atendimento de Agência: Antonino Brandão (NBS)
Profissional de Atendimento de Veículo: Itália Marchiori
(Revista Caras)
Diretor de Criação: Luiz Vieira (DPZ)
Diretor de Arte: Daniel Leitão (Salles D'Arcy)
Redator: Álvaro Rodrigues (Giovanni,FCB)
Profissional de Produção de Som: Nico Rezende (Beat Carioca)
Profissional de Produção de Comerciais: Deco Schmidt (CaradeCão)
Diretor de Comerciais: Breno Silveira (Conspiração)
Profissional de Fotografia: Aderi Costa (Studio do Cais)
Profissional de Mídia de Agência: Silvia Machado (Contemporânea)
Produtor Gráfico: Mario Schmitt (J. Walter Thompson)
RTVC: Patrícia Côrtes (Ogilvy)
Profissional de Artes Gráficas: Evando Abreu (Studio Alfa)
Homenagens Especiais: Janela Publicitária (25 anos), Clube de
Criação do Rio de Janeiro, Grupo de Mídia do Rio de
Janeiro e Ibope (60 anos).
Os convites para a festa da ABP estarão à venda a partir do dia
18, segunda-feira, na sede da entidade, com informações pelo telefone
(21) 2263-3261.
Conar diz que Sérgio pode estar na Carioca
O Conar-Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária negou o recurso da American Express e da agência Ogilvy & Mather contra a primeira decisão do órgão de inocentar a agência Carioca na acusação de "propaganda parasitária", quando esta agência veiculou outdoors com o título "O Sérgio está aqui", com layout semelhante aos teasers "Cadê o Sérgio" que haviam sido espalhados em outdoors pela cidade do Rio de Janeiro.
O relator do Conar havia considerado que, "levando em conta o nome do presidente da Comunicação Carioca, podemos dizer que a agência lançou mão legitimamente de oportunidade única para informar ao mercado que a sua agência é ágil e criativa". Na sua defesa, Sérgio de Paula já havia ressaltado que a atividade da agência não é concorrente do cartão American Express, não podendo, com isso, ter causado prejuízos aos denunciantes.
Nakamura deixa Mister Magoo
Mário Nakamura não é mais o diretor de atendimento da produtora de comerciais Mister Magoo no Rio. Segundo ele, "uma série de fatos que ocorreram durante o ano descaracterizaram em parte a produtora e agora a Mister Magoo irá tomar um novo e diferente posicionamento com a administração do Clovis Aidar, sócio paulista da produtora". Nakamura é o segundo diretor da Magoo a deixar a empresa após a morte do seu fundador Ney Torres. Há poucas semanas Andréa Oliveira saiu com outros funcionários para criar a produtora Tá Na Lata.
Mário Nakamura, que entrou para a Magoo após a dissolução
de sua sociedade com Líbero Saporetti na produtora Atmosfera, diz que
em breve estará divulgando seu novo destino. Por enquanto, quem quiser
entrar em contato com ele pode usar o e-mail mario_nakamura@uol.com.br.
"Racha" na Propeg é mal-entendido
O presidente da Propeg-Rio, Cyd Alvarez, desmentiu para a Janela a informação publicada na coluna Radar, da Veja desta semana, de que estivesse havendo um racha entre os sócios Rodrigo Sá Menezes e Fernando Barros, na agência Propeg.
Segundo Cyd, a notícia deve ser um mal-entendido gerado por um estudo que a empresa vem realizando, já há alguns meses, visando seu desmembramento para fins contábeis, mas sem qualquer previsão de alteração de marca ou briga entre os seus sócios.
A Propeg é uma empresa pertencente à Rede Interamericana -- presidida por Sá Menezes -- que iniciou os tais estudos para melhorar a rentabilidade do negócio perante as novas realidades do mercado brasileiro.
Fox cancela série da temporada 2002
A
série "Girls Club", lançada pela rede Fox numa tentativa de substituir
o sucesso de Ally McBeal, encerrada na última temporada, foi cancelada
na última semana nos Estados Unidos após ir ao ar apenas duas
vezes com uma audiência inferior a 6 milhões de espectadores, o
que é considerado um fracasso pelas exigências do mercado americano.
Assim como Ally, as personagens de "Girls Club" eram jovens advogadas.
Este é o segundo cancelamento da temporada de 2002 que deixa uma emissora
de cabo brasileira desguarnecida em sua programação. Há
poucas semanas, a ABC cancelou a recém-estreada série "That Was
Then", que estava programada para a nova temporada da Sony. Agora é a
vez da Fox ter que reorganizar a sua grade de programação, já
que somente 6 episódios de "Girls Club" chegaram a ser filmados. A emissora
colocava tanta fé no programa que a Fox brasileira realizou um coquetel
para os mídias de São Paulo, no último dia 4, especialmente
para apresentar a atração, prevista para estrear no próximo
dia 13 de novembro no Brasil. No lugar, pela grade constante do site da Fox
no Brasil (www.mundofox.com.br)
o horário foi ocupado pela série da CBS "Still Standing", traduzida
como "Apesar de Tudo".
50+ nasce para vender experiência
Reagindo com coragem à tão propalada crise do mercado publicitário, o redator Hermínio Naddeo, o diretor de arte Victor Kirowsky e o profissional de planejamento Marcello Silva -- todos com mais de 50 anos de idade e pelo menos 30 de profissão -- acabam de se juntar para criar no Rio a agência Fifty Plus, que está se vendendo com o argumento explícito de que nada supera a experiência.
Segundo Silva, a proposta está sendo recebida com entusiasmo por diversos
anunciantes, que já começaram a entregar jobs para o trio. Ele
conta que, por enquanto, os três estão dando conta do recado, mas
a agência está instalada em um escritório no centro da cidade
(Av.13 de Maio, 47 conj.2809 - Tel.: 2215-6246) com capacidade para agregar
novos profissionais assim que o volume de trabalho aumentar. O e-mail da Fifty
Plus, cujo logo é grafado como "50+", é cinquentamais@yahoo.com.br.
MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ
- A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do
mercado:
15/11, sexta-feira: Humberto Fernandez (Diretor de Arte da Salles D'Arcy),
Marcelo Mendes (Diretor de Criação da CaliaAssumpção);
16/11, sábado: Cristina Lopes (Diretora de Atendimento da Escaleno),
Marcelo Coli (Redator da McCann Erickson);
17/11, domingo: Verônica "Koca" Machado (RTV da Salles D'Arcy),
Ana Laet, Aruan Garcia (Atendimento da Doctor);
18/11, segunda-feira: Eduardo Fischer (Presidente-Dir. de Criação
da Fischer América), Flávio Cordeiro (Young & Rubicam), Newton
Crespo (Diretor de Mídia da Ogilvy), Bruno Azeredo (Executivo de Contas
da V&S);
20/11,
quarta-feira: Clemente Nóbrega (Amil), Cláudio Werneck (Diretor
de Arte da Millenn);
21/11, quinta-feira: Augusto Carvalho (V.P. de Operações
da Salles D'Arcy);
* APOSENTADORIA - Carlos Alberto Carmo, o Carlão, que foi presidente
da SSC&B:Lintas no Brasil antes de entrar na V&S, há 20 anos,
decidiu se aposentar, continuando apenas como consultor desta agência.
Para lembrar do tempo em que Carlão entrou na V&S, a Janela foi buscar
no fundo do baú esta foto, em que ele está de pé, tendo
à frente Lula Vieira e Valdir Siqueira, sócios da agência.
* REFORÇOS DO MERCADO - A produtora Mister Magoo acaba de contratar
o José Augusto de Souza, que volta ao Rio depois de oito anos em São
Paulo com passagem pela Zohar, Movie Art, Film Planet, Estúdios Mega
entre outros. Ele assumirá a coordenação executiva e a
direção de atendimento da Magoo. /// E a produtora TV Zero levou
para a sua equipe de diretores Lucia Novaes, que estava na Magoo na época
de Ney Torres.
* AFRODISÍACO - A Ronson ganhou a concorrência pela conta
dos amendoins Agtal.
*
GPS DO BRASIL - Na festa do 35ª Colunistas Brasil, em São Paulo,
foram revelados, como Campanha do Ano, "Escrotinhos", da Bates Brasil para a
Cervejaria Kaiser. O GP de Comercial do Ano foi para "Reverência", da
AlmapBBDO para Pepsi. Como GP de Mídia Impressa ficou "Canos", da Lew,Lara
para Comgás. Na área de Mídia Exterior, a Grand Prix foi
para "Lixo", da Giovanni,FCB para Nike (foto), e finalmente, como Fonograma
do Ano, levou "O Grosso e a camisinha", da gaúcha América Comunicação
para o Gapa.
Agenda do Mercado
18/NOVEMBRO -
Início do Curso de Planejamento de Mídia, promovido pelo Grupo
de Mídia do Rio de Janeiro, com seis aulas, das 19:00h às 21:00h
na ESPM (Rua do Rosário nº 90, 11º andar - Centro - RJ). Como temas,
"Ferramentas e Conceitos de Mídia; Briefing e Planejamento de Mídia;
Planejamento de Mídia na Internet; Criatividade de Mídia e Negociação.
Inscrições e informações, pelo telefone (21) 3342-0142
com Fátima, no site www.midiarj.org.br
ou pelo e-mail webmaster@midiarj.org.br
19/NOVEMBRO - II Fórum Publicitário do Rio de Janeiro,
promovido pelo Sindicato dos Publicitários do Rio. No Auditório
do BNDES (Av. República do Chile, 100 - Centro), de 9:30h às 18:30h.
Com o tema "Propaganda - Mudanças e Transformações", terá
diversas palestras e painéis sobre Tecnologia, com nomes como Luiz Carlos
Burti, Roberto Duailibi (DPZ) e outros. Informações pelo tel.(21)
2262-8481 ou pelo site www.sindicatodospublicitarios.com.br.
21/NOVEMBRO - No Centro Brasileiro Britânico - Edifício Cultura Inglesa (Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, São Paulo), acontece a festa de entrega dos prêmios brasileiros do 17º Festival Internacional de Publicidade de Londres. Foram premiadas as agências AgênciaClick , de São Paulo (um banner para a ONG WWF-World Wildlife Fund; AlmapBBDO (um banner para o Café Pilão e um anúncio para as meias Liz), 100% Design, de São Paulo (um anúncio corporativo da própria agência e uma embalagem para a Mash); Leo Burnett (Fiat Marea), A10 Design (package para Skol long neck) e Lew,Lara (comercial para a Nokia).
Janela, há 25 anos
02/09/1977 -
A edição da Janela reproduz uma das peças mais comentadas
naquele ano, criadas pela SSC&B:Lintas com Clodovil afirmando "Se eu fosse
mulher, só usava Valisère". E registra a inauguração
da TV Guanabara, Canal 7, a acontecer no dia 9 de setembro. Este colunista,
além de editar a coluna, ainda assinada por "Márcia Bê",
passa a assinar a seção "Retoque", com comentários sobre
o mercado. E a Tribuna da Imprensa, reagindo ao sucesso que a Janela já
fazia sucesso no mercado, aumenta a coluna de 2 col. X 54cm para 6 col. X 40cm.
16/09/1977 - No Rio, a R.J.Reynolds, que respondia por 10% do mercado de cigarros no Brasil, entrega para a SGB a sua conta de novos produtos. O anunciante já trabalhava com a Caio Domingues (entre outros, o Chanceler do "Fino que Satisfaz" e o Vila Rica, da Lei de Gerson "É preciso levar vantagem em tudo, certo?") e a Alcântara Machado Periscinoto, que tinha um enorme escritório em Botafogo. E em São Paulo, Ivan S.Pinto deixa de ser diretor de atendimento da Lintas para assumir a presidência da Proeme, onde estava também Ênio Mainardi.
23/09/1977 - A JP&S, de João Pecegueiro do Amaral, conquista a conta do refrigerante Crush. A SGB, orgulhosa, anuncia um contrato firmado com seu cliente Cobra Computadores para passar a utilizar o equipamento em estudos de mídia. Para isso, coloca os profissionais da área para estudar processamento de dados! A Denison conquista, em Vitória (ES), a conta dos Chocolates Garoto. A J.W.Thompson, em crescimento, muda-se para a Rua São Clemente, 379, antiga Embaixada da China. A casa, que depois foi ocupada pela produtora VT Um, está hoje fechada, sem inquilino há vários anos. Fernando Barbosa Lima, presidente da agência Esquire, vai aos Estados Unidos acompanhar a inauguração da primeira agência de seu cliente, Banco Nacional, naquele país. É criada em São Paulo a Associação dos Criadores de Fonogramas, presidida por José Luis "Zelão".
30/09/1977 - A ABP lança o I Curso de Secretárias Executivas de Agências de Publicidade. Inscrições com a Leila Duarte, que há 25 anos já estava por lá! A coluna registra a crítica do mercado, ao assistir à exibição do rolo do Clio, que a qualidade da propaganda mundial havia caído. Como se vê, não é de hoje que os criadores saem dos festivais reclamando do que viram.
|