Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/NOV/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Acordo salarial no Rio dá abono de até 40%
Valadão: "A situação das agências é muito boa."
Foi homologado esta semana pela DRT-Delegacia Regional do Trabalho, do Ministério do Trabalho, o acordo firmado entre o Sindicato dos Publicitários e o Sindicato das Agências do Rio de Janeiro para o período de 1º de novembro de 2002 a 31 de outubro de 2003. Pelas novas regras salariais, todos os trabalhadores em agências de publicidade no Rio que ganhem até R$ 1.000,00 terão um aumento de 8% já no salário de novembro. Para os salários entre R$ 1.001,00 e R$ 3.000,00, a correção será de 6% e para os superiores a estes valores, o percentual de aumento será de 2%.
Além disso, as duas entidades acordaram que será concedido um abono de 40% sobre o salário dos funcionários que recebam até R$ 1.000,00, pago em quatro parcelas a partir de abril de 2003. Para os demais, o abono será de 30% até um máximo de R$ 2.600,00. Outro benefício concedido à classe foi o aumento do valor diário do Ticket Refeição, que passa de R$ 9,00 para R$ 10,00.
Segundo o presidente do Sindicato dos Publicitários, Cléverson Valadão Ridolfi, estes valores não deverão causar impacto negativo na situação financeira das agências cariocas. Ele discorda que esteja havendo uma crise no setor: "A situação das agências é muito boa. Desde que estou aqui no Sindicato, todo ano ouço as mesmas queixas, mas o funcionário que trabalhou o ano inteiro não pode ter a correção do seu salário prejudicada quando sabemos que está existindo uma inflação", afirmou.
Por conta até da instabilidade econômica, diz Cléverson, no acordo agora homologado ficou previsto que as duas entidades acompanharão o andar da inflação em 2003. Se não houver controle por parte do novo governo de Lula, ambos os sindicatos poderão voltar a se reunir em abril, para a definição de novas correções salariais.

ABP escolhe Destaques 2002 e homenageia a Janela
Os 25 anos da Janela Publicitária serão motivo de homenagem especial da Associação Brasileira de Propaganda no próximo dia 5 de dezembro, quando forem entregues os Destaques Profissionais 2002 escolhidos pela diretoria da entidade. Além da homenagem especial, outros 18 profissionais serão destacados pela ABP no jantar que acontecerá no Clube Caiçaras. São eles:
Adilson Xavier, o Publicitário do Ano da ABP
Publicitário do Ano: Adilson Xavier (Giovanni,FCB).
Executivo de Anunciante: Luis Eduardo Basto (Petrobras)
Executivo de Agência: Julio Castellanos (McCann-Erickson)
Executivo de Veículo: Fernando Portela (O Dia)
Profissional de Planejamento e Pesquisa: Claudia Franklin (V&S)
Profissional de Atendimento de Agência: Antonino Brandão (NBS)
Profissional de Atendimento de Veículo: Itália Marchiori (Revista Caras)
Diretor de Criação: Luiz Vieira (DPZ)
Diretor de Arte: Daniel Leitão (Salles D'Arcy)
Redator: Álvaro Rodrigues (Giovanni,FCB)
Profissional de Produção de Som: Nico Rezende (Beat Carioca)
Profissional de Produção de Comerciais: Deco Schmidt (CaradeCão)
Diretor de Comerciais: Breno Silveira (Conspiração)
Profissional de Fotografia: Aderi Costa (Studio do Cais)
Profissional de Mídia de Agência: Silvia Machado (Contemporânea)
Produtor Gráfico: Mario Schmitt (J. Walter Thompson)
RTVC: Patrícia Côrtes (Ogilvy)
Profissional de Artes Gráficas: Evando Abreu (Studio Alfa)
Homenagens Especiais: Janela Publicitária (25 anos), Clube de Criação do Rio de Janeiro, Grupo de Mídia do Rio de Janeiro e Ibope (60 anos).
Os convites para a festa da ABP estarão à venda a partir do dia 18, segunda-feira, na sede da entidade, com informações pelo telefone (21) 2263-3261.

Conar diz que Sérgio pode estar na Carioca
O Conar-Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária negou o recurso da American Express e da agência Ogilvy & Mather contra a primeira decisão do órgão de inocentar a agência Carioca na acusação de "propaganda parasitária", quando esta agência veiculou outdoors com o título "O Sérgio está aqui", com layout semelhante aos teasers "Cadê o Sérgio" que haviam sido espalhados em outdoors pela cidade do Rio de Janeiro.
O relator do Conar havia considerado que, "levando em conta o nome do presidente da Comunicação Carioca, podemos dizer que a agência lançou mão legitimamente de oportunidade única para informar ao mercado que a sua agência é ágil e criativa". Na sua defesa, Sérgio de Paula já havia ressaltado que a atividade da agência não é concorrente do cartão American Express, não podendo, com isso, ter causado prejuízos aos denunciantes.

Nakamura deixa Mister Magoo
Mário Nakamura não é mais o diretor de atendimento da produtora de comerciais Mister Magoo no Rio. Segundo ele, "uma série de fatos que ocorreram durante o ano descaracterizaram em parte a produtora e agora a Mister Magoo irá tomar um novo e diferente posicionamento com a administração do Clovis Aidar, sócio paulista da produtora". Nakamura é o segundo diretor da Magoo a deixar a empresa após a morte do seu fundador Ney Torres. Há poucas semanas Andréa Oliveira saiu com outros funcionários para criar a produtora Tá Na Lata.
Mário Nakamura, que entrou para a Magoo após a dissolução de sua sociedade com Líbero Saporetti na produtora Atmosfera, diz que em breve estará divulgando seu novo destino. Por enquanto, quem quiser entrar em contato com ele pode usar o e-mail mario_nakamura@uol.com.br.

"Racha" na Propeg é mal-entendido
O presidente da Propeg-Rio, Cyd Alvarez, desmentiu para a Janela a informação publicada na coluna Radar, da Veja desta semana, de que estivesse havendo um racha entre os sócios Rodrigo Sá Menezes e Fernando Barros, na agência Propeg.
Segundo Cyd, a notícia deve ser um mal-entendido gerado por um estudo que a empresa vem realizando, já há alguns meses, visando seu desmembramento para fins contábeis, mas sem qualquer previsão de alteração de marca ou briga entre os seus sócios.
A Propeg é uma empresa pertencente à Rede Interamericana -- presidida por Sá Menezes -- que iniciou os tais estudos para melhorar a rentabilidade do negócio perante as novas realidades do mercado brasileiro.

Fox cancela série da temporada 2002
As garotas canceladasA série "Girls Club", lançada pela rede Fox numa tentativa de substituir o sucesso de Ally McBeal, encerrada na última temporada, foi cancelada na última semana nos Estados Unidos após ir ao ar apenas duas vezes com uma audiência inferior a 6 milhões de espectadores, o que é considerado um fracasso pelas exigências do mercado americano. Assim como Ally, as personagens de "Girls Club" eram jovens advogadas.
Este é o segundo cancelamento da temporada de 2002 que deixa uma emissora de cabo brasileira desguarnecida em sua programação. Há poucas semanas, a ABC cancelou a recém-estreada série "That Was Then", que estava programada para a nova temporada da Sony. Agora é a vez da Fox ter que reorganizar a sua grade de programação, já que somente 6 episódios de "Girls Club" chegaram a ser filmados. A emissora colocava tanta fé no programa que a Fox brasileira realizou um coquetel para os mídias de São Paulo, no último dia 4, especialmente para apresentar a atração, prevista para estrear no próximo dia 13 de novembro no Brasil. No lugar, pela grade constante do site da Fox no Brasil (www.mundofox.com.br) o horário foi ocupado pela série da CBS "Still Standing", traduzida como "Apesar de Tudo".

50+ nasce para vender experiência
Reagindo com coragem à tão propalada crise do mercado publicitário, o redator Hermínio Naddeo, o diretor de arte Victor Kirowsky e o profissional de planejamento Marcello Silva -- todos com mais de 50 anos de idade e pelo menos 30 de profissão -- acabam de se juntar para criar no Rio a agência Fifty Plus, que está se vendendo com o argumento explícito de que nada supera a experiência.
Segundo Silva, a proposta está sendo recebida com entusiasmo por diversos anunciantes, que já começaram a entregar jobs para o trio. Ele conta que, por enquanto, os três estão dando conta do recado, mas a agência está instalada em um escritório no centro da cidade (Av.13 de Maio, 47 conj.2809 - Tel.: 2215-6246) com capacidade para agregar novos profissionais assim que o volume de trabalho aumentar. O e-mail da Fifty Plus, cujo logo é grafado como "50+", é cinquentamais@yahoo.com.br.

MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ
- A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
15/11, sexta-feira: Humberto Fernandez (Diretor de Arte da Salles D'Arcy), Marcelo Mendes (Diretor de Criação da CaliaAssumpção);
16/11, sábado: Cristina Lopes (Diretora de Atendimento da Escaleno), Marcelo Coli (Redator da McCann Erickson);
17/11, domingo: Verônica "Koca" Machado (RTV da Salles D'Arcy), Ana Laet, Aruan Garcia (Atendimento da Doctor);
18/11, segunda-feira: Eduardo Fischer (Presidente-Dir. de Criação da Fischer América), Flávio Cordeiro (Young & Rubicam), Newton Crespo (Diretor de Mídia da Ogilvy), Bruno Azeredo (Executivo de Contas da V&S);
Carlão, Lula e Valdir20/11, quarta-feira: Clemente Nóbrega (Amil), Cláudio Werneck (Diretor de Arte da Millenn);
21/11, quinta-feira: Augusto Carvalho (V.P. de Operações da Salles D'Arcy);
* APOSENTADORIA - Carlos Alberto Carmo, o Carlão, que foi presidente da SSC&B:Lintas no Brasil antes de entrar na V&S, há 20 anos, decidiu se aposentar, continuando apenas como consultor desta agência. Para lembrar do tempo em que Carlão entrou na V&S, a Janela foi buscar no fundo do baú esta foto, em que ele está de pé, tendo à frente Lula Vieira e Valdir Siqueira, sócios da agência.
* REFORÇOS DO MERCADO - A produtora Mister Magoo acaba de contratar o José Augusto de Souza, que volta ao Rio depois de oito anos em São Paulo com passagem pela Zohar, Movie Art, Film Planet, Estúdios Mega entre outros. Ele assumirá a coordenação executiva e a direção de atendimento da Magoo. /// E a produtora TV Zero levou para a sua equipe de diretores Lucia Novaes, que estava na Magoo na época de Ney Torres.
* AFRODISÍACO - A Ronson ganhou a concorrência pela conta dos amendoins Agtal.
* GPS DO BRASIL - Na festa do 35ª Colunistas Brasil, em São Paulo, foram revelados, como Campanha do Ano, "Escrotinhos", da Bates Brasil para a Cervejaria Kaiser. O GP de Comercial do Ano foi para "Reverência", da AlmapBBDO para Pepsi. Como GP de Mídia Impressa ficou "Canos", da Lew,Lara para Comgás. Na área de Mídia Exterior, a Grand Prix foi para "Lixo", da Giovanni,FCB para Nike (foto), e finalmente, como Fonograma do Ano, levou "O Grosso e a camisinha", da gaúcha América Comunicação para o Gapa.

Agenda do Mercado
18/NOVEMBRO -
Início do Curso de Planejamento de Mídia, promovido pelo Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, com seis aulas, das 19:00h às 21:00h na ESPM (Rua do Rosário nº 90, 11º andar - Centro - RJ). Como temas, "Ferramentas e Conceitos de Mídia; Briefing e Planejamento de Mídia; Planejamento de Mídia na Internet; Criatividade de Mídia e Negociação. Inscrições e informações, pelo telefone (21) 3342-0142 com Fátima, no site www.midiarj.org.br ou pelo e-mail webmaster@midiarj.org.br
19/NOVEMBRO - II Fórum Publicitário do Rio de Janeiro, promovido pelo Sindicato dos Publicitários do Rio. No Auditório do BNDES (Av. República do Chile, 100 - Centro), de 9:30h às 18:30h. Com o tema "Propaganda - Mudanças e Transformações", terá diversas palestras e painéis sobre Tecnologia, com nomes como Luiz Carlos Burti, Roberto Duailibi (DPZ) e outros. Informações pelo tel.(21) 2262-8481 ou pelo site www.sindicatodospublicitarios.com.br.
Sindicato dos Publicitários do Rio: II Fórum Publicitário do Rio (II ForPub)
21/NOVEMBRO - No Centro Brasileiro Britânico - Edifício Cultura Inglesa (Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, São Paulo), acontece a festa de entrega dos prêmios brasileiros do 17º Festival Internacional de Publicidade de Londres. Foram premiadas as agências AgênciaClick , de São Paulo (um banner para a ONG WWF-World Wildlife Fund; AlmapBBDO (um banner para o Café Pilão e um anúncio para as meias Liz), 100% Design, de São Paulo (um anúncio corporativo da própria agência e uma embalagem para a Mash); Leo Burnett (Fiat Marea), A10 Design (package para Skol long neck) e Lew,Lara (comercial para a Nokia).

Janela, há 25 anos
02/09/1977 -
A edição da Janela reproduz uma das peças mais comentadas naquele ano, criadas pela SSC&B:Lintas com Clodovil afirmando "Se eu fosse mulher, só usava Valisère". E registra a inauguração da TV Guanabara, Canal 7, a acontecer no dia 9 de setembro. Este colunista, além de editar a coluna, ainda assinada por "Márcia Bê", passa a assinar a seção "Retoque", com comentários sobre o mercado. E a Tribuna da Imprensa, reagindo ao sucesso que a Janela já fazia sucesso no mercado, aumenta a coluna de 2 col. X 54cm para 6 col. X 40cm.
16/09/1977 - No Rio, a R.J.Reynolds, que respondia por 10% do mercado de cigarros no Brasil, entrega para a SGB a sua conta de novos produtos. O anunciante já trabalhava com a Caio Domingues (entre outros, o Chanceler do "Fino que Satisfaz" e o Vila Rica, da Lei de Gerson "É preciso levar vantagem em tudo, certo?") e a Alcântara Machado Periscinoto, que tinha um enorme escritório em Botafogo. E em São Paulo, Ivan S.Pinto deixa de ser diretor de atendimento da Lintas para assumir a presidência da Proeme, onde estava também Ênio Mainardi.
23/09/1977 - A JP&S, de João Pecegueiro do Amaral, conquista a conta do refrigerante Crush. A SGB, orgulhosa, anuncia um contrato firmado com seu cliente Cobra Computadores para passar a utilizar o equipamento em estudos de mídia. Para isso, coloca os profissionais da área para estudar processamento de dados! A Denison conquista, em Vitória (ES), a conta dos Chocolates Garoto. A J.W.Thompson, em crescimento, muda-se para a Rua São Clemente, 379, antiga Embaixada da China. A casa, que depois foi ocupada pela produtora VT Um, está hoje fechada, sem inquilino há vários anos. Fernando Barbosa Lima, presidente da agência Esquire, vai aos Estados Unidos acompanhar a inauguração da primeira agência de seu cliente, Banco Nacional, naquele país. É criada em São Paulo a Associação dos Criadores de Fonogramas, presidida por José Luis "Zelão".
30/09/1977 - A ABP lança o I Curso de Secretárias Executivas de Agências de Publicidade. Inscrições com a Leila Duarte, que há 25 anos já estava por lá! A coluna registra a crítica do mercado, ao assistir à exibição do rolo do Clio, que a qualidade da propaganda mundial havia caído. Como se vê, não é de hoje que os criadores saem dos festivais reclamando do que viram.