Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Rio lança ataque maciço pela volta
do turista
A Riotur deslancha este sábado a
sua campanha "Rio é pra valer. Rio Centro de Eventos", trazendo para
dois dias de atividades na cidade uma série de jornalistas e profissionais
do trade turístico nacional com o objetivo de atrair para o Riocentro
e outros locais de convenção do Rio um percentual maior dos encontros
de negócios, que têm migrado para vários outros centros
do país nos últimos anos.
O grupo começa o dia sendo recebido pelo prefeito César Maia e
pelo Secretário de Turismo José Eduardo Guinle em um café-da-manhã
no Riocentro e termina domingo com um brunch no sítio que foi de Burle
Marx, na Barra.
Ao
mesmo tempo, entrou no ar a campanha "Rio pra você" criada pela agência
carioca Escritório de Idéias e que terá veiculação
até fevereiro de 2003, assinada pela ABIH-Associação Brasileira
da Indústria de Hotéis, especialmente para atingir o maior mercado
brasileiro: São Paulo. Através do tema "O Rio é show, só
falta você", as peças convidam o público a fazer parte deste
grande show que é a vida no Rio de Janeiro. Segundo Victor Murtinho,
diretor e sócio da agência, o slogan "Rio pra você" traduz
o espírito carioca de bem conviver, deixando claro a disposição
de receber o turista de braços abertos. Serão utilizados anúncios
em jornais e revistas, outdoors, spots em rádios, cartazes em pontos
de venda, além de um site exclusivo.
Como se não bastasse, também está sendo lançada
uma campanha para recuperar a auto-estima do carioca, que se espera venha a
ter reflexos naturais no incentivo ao turismo na cidade. Quem assina é
o Rio Convention & Visitors Bureau. A campanha, que estréia este
sábado, 9, com o apoio da Rede Globo de Televisão, é composta
por dois filmes de 30 segundos intitulados "Espírito Carioca". Estrelados
por Malu Mader, Dado Dolabella, Rafaela Mandelli, Kadu Moliterno, Solange Couto,
Milton Gonçalves e Luigi Barricelli, os filmes, produzidos pela CaradeCão,
mostram que a maior beleza do Rio não está nas paisagens e nas
praias, e sim no estado de espírito dos seus moradores.
Conta da Oi em Minas vai para a For
A agência mineira For, do diretor de criação Vinicius Alzamora, está colocando no ar nas principais emissoras de TV aberta da região, além de nas mídias Rádio e Jornal, a campanha regional do celular Oi, com atores que cantam sem acompanhamento a música "Para Lennon e McCartney", dos mineiros Fernando Brant, Lô e Márcio Borges. A proposta é reforçar o alcance da operadora, brincando com o refrão "Sou do mundo, sou Minas Gerais".
"O contexto do mercado regional indicava a necessidade de uma atuação específica", explica Alberto Blanco, diretor de Marketing da Oi, que já trabalhou no mercado mineiro de telefonia com a Telemig Celular. "Colocamos em prática o pensamento regional, que gera estratégias locais em sintonia com as propostas nacionais", afirma Alberto Blanco, referindo-se à manutenção das cores da Oi também nas peças mineiras.
Criados pelo redator Luiz Otávio Ferreira e pelo diretor de arte Paulo Leite, os filmes foram produzidos pela CaradeCão Filmes de BH, sob direção de Juarez Precioso, sendo aprovados por Cristiana Kumaira e Alberto Blanco.
Telefônica Celular entra na briga pelo adolescente
A Telefônica Celular está chamando "A Coisa" para reconquistar o público jovem, atraído nos últimos meses pelo lançamento das novas operadoras de GSM que abordam exatamente a renovação como principal charme da sua comunicação. Na estratégia da reação, a Telefônica lança uma série de ações promocionais e uma campanha comportamental que têm o objetivo de transportar para o celular uma linguagem amplamente utilizada por esse público em salas de bate-papo (chats) e mensagens instantâneas (ICQ, Yahoo! e MSN). Lançada no último domingo, a mensagem principal da campanha é mostrar ao jovem que, com o celular, ele pode se comunicar com seus amigos usando uma linguagem própria deles.
"A campanha quer, através de uma linguagem informal, direta e irreverente reforçar o conceito do celular como serviço pessoal e mostrar aos jovens que ele está com a galera em qualquer ocasião, mesmo em movimento", explica o Diretor de Marketing da Telefônica Celular, Eduardo Bethlem.
Outro alvo da campanha é transferir os emoticons, linguagem já utilizada usualmente pelos internautas em salas de bate-papo e e-mails, para o visor do celular. Caracterizados pela utilização de símbolos como pontos, parênteses, chaves, hífen, entre outros, para a formação de expressões e gírias, os emoticons são mania entre os jovens do mundo todo.
A campanha publicitária, assinada pela Fischer América, está sendo veiculada no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Sul. Em um dos comerciais, a personagem pede aos maiores de 30 anos para saírem da sala porque ela vai falar sobre "A Coisa", reforçando o generation gap, ou seja, "A Coisa" é para os jovens, não para seus pais.
MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ
- A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do
mercado:
08/11, sexta-feira: Fernando Barbosa Lima (Rede Brasil), Pedro Pinho
(Diretor de Arte da Carioca);
09/11, sábado: Ari Fidelis (Diretor de Arte), José Praxedes,
Paulo Giovanni (Presidente da Giovanni FCB);
10/11, domingo: Gina Mesquita, Toni Jardine;
11/11, segunda-feira: Gisele Centenaro (About), Guilherme Jahara (Diretor
de Arte da AlmapBBDO), Hugo Paz, Júlio Castellanos (Vice Presidente de
Operações da McCann Erickson), Patrícia Gonçalves
(Diretora de Planejamento da V7);
12/11, terça-feira: Luciana Oliveira (Supervisora de Mídia
da Ronson), Beatriz Esteves (Executiva de Contas da G/Staff);
13/11, quarta-feira: Leandro Liberalli (Atendimento da Senior);
14/11, quinta-feira: Marcus Borges (Diretor de Operações
da Multinational), Delcino Nascimento (Diretor de Mídia da Móbile);
*
REFORÇOS DO MERCADO - A 100% Propaganda, do Rio, trouxe da Doctor
o talento do jovem redator Bruno Xavier (foto à esquerda), que apesar
do pouco tempo de propaganda, já é premiado no Colunistas com
uma prata e um Bronze. /// E a Fischer América Rio chamou para um mês
de frilas o diretor de arte David Tabalipa, que havia deixado a Ad Hoc no processo
de enxugamento da agência.
* CASA NOVA - A Chorus Estúdio, do maestro Edson Campos, deixou
seu tradicional estúdio da Marechal Pires Ferreira por dois novos endereços
ainda no Cosme Velho. A área de produções de fonogramas
-- onde também estarão os escritórios de Edson --, já
está funcionando na Rua Cosme Velho, 315, com os telefones 3183-8726
e 3185-4199. E a área de produções fonográficas
ficará no Estúdio Verde, ali perto.
* TENTAÇÃO - Jomar Pereira da Silva parte este sábado,
9, para Cuba, onde participará do Primeiro Festival Internacional de
Comunicação de Bem Público. Jomar vai para a terra do charuto
-- e do Cuba Libre. Logo ele que não fuma nem bebe. :)
* CONTAS - A 100% informa que passou a trabalhar para a ATM Office, empresa
de escritórios virtuais do Rio, que já tem campanha aprovada de
jornal, além de painéis e backlights no Metrô do Rio. E
seu escritório de Vitória, Espírito Santo, conquistou o
grupo de ensino Contec e a butique feminina Maria Helena Pacheco.
* SAÚDE PUBLICITÁRIA - Dois comerciais da Promarket, house-agency
da Amil, ficaram como finalistas do The Global Awards, um festival de publicidade
que acontece anualmente em Nova York, voltado especificamente a comerciais dedicados
à medicina, em que concorreram 1300 filmes de todo o mundo. "DNA" e "Cardiomagia"
foram criados por Paola Basto Mirandola e Luiz Periard e produzidos pela 5.6
Filmes, com trilha sonora da Nova Onda e computação gráfica
da Vetor Zero.
AGENDA DO MERCADO
13/NOVEMBRO - Debate "Carreira: autonomia e responsabilidade", promovido pela Escola de Marketing da UniverCidade, às 19:00h no Teatro da Cidade (Av. Epitácio Pessoa, 1664), tendo como tema os instrumentos que auxiliam na escolha profissional, os caminhos da carreira e a sua autogestão, além das novas tendências de mercado. Com a psicóloga com especialização em Marketing de Serviços Adriana Fellipelli e o diretor da Escola de Marketing, Luiz Affonso Romano. Entrada franca. Outras informações pelo tel.:2536-5196, com Suzana Aquino.
18/NOVEMBRO - Curso de Planejamento de Mídia, promovido pelo Grupo
de Mídia do Rio de Janeiro, com seis aulas, das 19:00h às 21:00h
na ESPM (Rua do Rosário nº 90, 11º andar - Centro - RJ). Como temas,
"Ferramentas e Conceitos de Mídia; Briefing e Planejamento de Mídia;
Planejamento de Mídia na Internet; Criatividade de Mídia e Negociação.
Inscrições e informações, pelo telefone (21) 3342-0142
com Fatima, no site www.midiarj.org.br
ou pelo e-mail webmaster@midiarj.org.br
Janela, há 25 anos
Seguimos com a retrospectiva dos 25
anos da coluna Janela Publicitária:
12/08/1977
- A Janela registrava que o publicitário Aroldo Araujo havia assumido
a vice-presidência do CIEE-Centro de Integração Empresa-Escola,
para incentivar a entrada de estagiários no mercado.
19/08/1977 - A coluna dava destaque à votação que
estava acontecendo, na Câmara Federal, do Projeto de Nacionalização
do Cartaz de Cinema, lançado pelo Clube de Criação do Rio
de Janeiro, na gestão de José Monserrat. E reproduzia um anúncio
que acirraria uma das maiores polêmicas do trade, a homenagem ao publicitário
Ruy Lisboa, que apesar de ter ganho o Concurso de Contos do Unibanco, estava
desempregado por ter mais que 40 anos. Ruy não aceitou a homenagem por
expor uma situação que, na época, não era tão
corriqueira quanto nos dias de hoje.
26/08/1977 - O destaque da coluna era a campanha que a Central de Outdoor
lançava para promover o veículo e divulgar um dos grandes eventos
que aconteceram no mercado naquele ano: o Seminário de Reciclagem de
Mídia, promovido pelo capítulo carioca da ABA-Associação
Brasileira de Anunciantes, com a presença de todos os principais veículos
do mercado. Aliás, o profissional de mídia estava valorizadíssimo
na época. Tanto que o Grupo de Mídia do Rio foi convidado, pela
Associação Brasileira de Marketing, a organizar a palestra "A
Mídia no Processo de Marketing". Participaram, como palestrantes, Maria
Alice Langoni, Carlos Azevedo, Gualter Leão, Mário Peixoto, Roberto
Fiório e Ulisses Santos, entre outros.
|