Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/NOV/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Rio lança ataque maciço pela volta do turista
A Riotur deslancha este sábado a sua campanha "Rio é pra valer. Rio Centro de Eventos", trazendo para dois dias de atividades na cidade uma série de jornalistas e profissionais do trade turístico nacional com o objetivo de atrair para o Riocentro e outros locais de convenção do Rio um percentual maior dos encontros de negócios, que têm migrado para vários outros centros do país nos últimos anos.
O grupo começa o dia sendo recebido pelo prefeito César Maia e pelo Secretário de Turismo José Eduardo Guinle em um café-da-manhã no Riocentro e termina domingo com um brunch no sítio que foi de Burle Marx, na Barra.
Ao mesmo tempo, entrou no ar a campanha "Rio pra você" criada pela agência carioca Escritório de Idéias e que terá veiculação até fevereiro de 2003, assinada pela ABIH-Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, especialmente para atingir o maior mercado brasileiro: São Paulo. Através do tema "O Rio é show, só falta você", as peças convidam o público a fazer parte deste grande show que é a vida no Rio de Janeiro. Segundo Victor Murtinho, diretor e sócio da agência, o slogan "Rio pra você" traduz o espírito carioca de bem conviver, deixando claro a disposição de receber o turista de braços abertos. Serão utilizados anúncios em jornais e revistas, outdoors, spots em rádios, cartazes em pontos de venda, além de um site exclusivo.
Como se não bastasse, também está sendo lançada uma campanha para recuperar a auto-estima do carioca, que se espera venha a ter reflexos naturais no incentivo ao turismo na cidade. Quem assina é o Rio Convention & Visitors Bureau. A campanha, que estréia este sábado, 9, com o apoio da Rede Globo de Televisão, é composta por dois filmes de 30 segundos intitulados "Espírito Carioca". Estrelados por Malu Mader, Dado Dolabella, Rafaela Mandelli, Kadu Moliterno, Solange Couto, Milton Gonçalves e Luigi Barricelli, os filmes, produzidos pela CaradeCão, mostram que a maior beleza do Rio não está nas paisagens e nas praias, e sim no estado de espírito dos seus moradores.

Conta da Oi em Minas vai para a For
A agência mineira For, do diretor de criação Vinicius Alzamora, está colocando no ar nas principais emissoras de TV aberta da região, além de nas mídias Rádio e Jornal, a campanha regional do celular Oi, com atores que cantam – sem acompanhamento – a música "Para Lennon e McCartney", dos mineiros Fernando Brant, Lô e Márcio Borges. A proposta é reforçar o alcance da operadora, brincando com o refrão "Sou do mundo, sou Minas Gerais".
"O contexto do mercado regional indicava a necessidade de uma atuação específica", explica Alberto Blanco, diretor de Marketing da Oi, que já trabalhou no mercado mineiro de telefonia com a Telemig Celular. "Colocamos em prática o pensamento regional, que gera estratégias locais em sintonia com as propostas nacionais", afirma Alberto Blanco, referindo-se à manutenção das cores da Oi também nas peças mineiras.
Criados pelo redator Luiz Otávio Ferreira e pelo diretor de arte Paulo Leite, os filmes foram produzidos pela CaradeCão Filmes de BH, sob direção de Juarez Precioso, sendo aprovados por Cristiana Kumaira e Alberto Blanco.

Telefônica Celular entra na briga pelo adolescente
A Telefônica Celular está chamando "A Coisa" para reconquistar o público jovem, atraído nos últimos meses pelo lançamento das novas operadoras de GSM que abordam exatamente a renovação como principal charme da sua comunicação. Na estratégia da reação, a Telefônica lança uma série de ações promocionais e uma campanha comportamental que têm o objetivo de transportar para o celular uma linguagem amplamente utilizada por esse público em salas de bate-papo (chats) e mensagens instantâneas (ICQ, Yahoo! e MSN). Lançada no último domingo, a mensagem principal da campanha é mostrar ao jovem que, com o celular, ele pode se comunicar com seus amigos usando uma linguagem própria deles.
"A campanha quer, através de uma linguagem informal, direta e irreverente reforçar o conceito do celular como serviço pessoal e mostrar aos jovens que ele está com a galera em qualquer ocasião, mesmo em movimento", explica o Diretor de Marketing da Telefônica Celular, Eduardo Bethlem.
Outro alvo da campanha é transferir os emoticons, linguagem já utilizada usualmente pelos internautas em salas de bate-papo e e-mails, para o visor do celular. Caracterizados pela utilização de símbolos como pontos, parênteses, chaves, hífen, entre outros, para a formação de expressões e gírias, os emoticons são mania entre os jovens do mundo todo.
A campanha publicitária, assinada pela Fischer América, está sendo veiculada no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Sul. Em um dos comerciais, a personagem pede aos maiores de 30 anos para saírem da sala porque ela vai falar sobre "A Coisa", reforçando o generation gap, ou seja, "A Coisa" é para os jovens, não para seus pais.

MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ
- A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
08/11, sexta-feira: Fernando Barbosa Lima (Rede Brasil), Pedro Pinho (Diretor de Arte da Carioca);
09/11, sábado: Ari Fidelis (Diretor de Arte), José Praxedes, Paulo Giovanni (Presidente da Giovanni FCB);
10/11, domingo: Gina Mesquita, Toni Jardine;
11/11, segunda-feira: Gisele Centenaro (About), Guilherme Jahara (Diretor de Arte da AlmapBBDO), Hugo Paz, Júlio Castellanos (Vice Presidente de Operações da McCann Erickson), Patrícia Gonçalves (Diretora de Planejamento da V7);
12/11, terça-feira: Luciana Oliveira (Supervisora de Mídia da Ronson), Beatriz Esteves (Executiva de Contas da G/Staff);
13/11, quarta-feira: Leandro Liberalli (Atendimento da Senior);
14/11, quinta-feira: Marcus Borges (Diretor de Operações da Multinational), Delcino Nascimento (Diretor de Mídia da Móbile);
* REFORÇOS DO MERCADO - A 100% Propaganda, do Rio, trouxe da Doctor o talento do jovem redator Bruno Xavier (foto à esquerda), que apesar do pouco tempo de propaganda, já é premiado no Colunistas com uma prata e um Bronze. /// E a Fischer América Rio chamou para um mês de frilas o diretor de arte David Tabalipa, que havia deixado a Ad Hoc no processo de enxugamento da agência.
* CASA NOVA - A Chorus Estúdio, do maestro Edson Campos, deixou seu tradicional estúdio da Marechal Pires Ferreira por dois novos endereços ainda no Cosme Velho. A área de produções de fonogramas -- onde também estarão os escritórios de Edson --, já está funcionando na Rua Cosme Velho, 315, com os telefones 3183-8726 e 3185-4199. E a área de produções fonográficas ficará no Estúdio Verde, ali perto.
* TENTAÇÃO - Jomar Pereira da Silva parte este sábado, 9, para Cuba, onde participará do Primeiro Festival Internacional de Comunicação de Bem Público. Jomar vai para a terra do charuto -- e do Cuba Libre. Logo ele que não fuma nem bebe. :)
* CONTAS - A 100% informa que passou a trabalhar para a ATM Office, empresa de escritórios virtuais do Rio, que já tem campanha aprovada de jornal, além de painéis e backlights no Metrô do Rio. E seu escritório de Vitória, Espírito Santo, conquistou o grupo de ensino Contec e a butique feminina Maria Helena Pacheco.
* SAÚDE PUBLICITÁRIA - Dois comerciais da Promarket, house-agency da Amil, ficaram como finalistas do The Global Awards, um festival de publicidade que acontece anualmente em Nova York, voltado especificamente a comerciais dedicados à medicina, em que concorreram 1300 filmes de todo o mundo. "DNA" e "Cardiomagia" foram criados por Paola Basto Mirandola e Luiz Periard e produzidos pela 5.6 Filmes, com trilha sonora da Nova Onda e computação gráfica da Vetor Zero.

AGENDA DO MERCADO
13/NOVEMBRO -
Debate "Carreira: autonomia e responsabilidade", promovido pela Escola de Marketing da UniverCidade, às 19:00h no Teatro da Cidade (Av. Epitácio Pessoa, 1664), tendo como tema os instrumentos que auxiliam na escolha profissional, os caminhos da carreira e a sua autogestão, além das novas tendências de mercado. Com a psicóloga com especialização em Marketing de Serviços Adriana Fellipelli e o diretor da Escola de Marketing, Luiz Affonso Romano. Entrada franca. Outras informações pelo tel.:2536-5196, com Suzana Aquino.
18/NOVEMBRO - Curso de Planejamento de Mídia, promovido pelo Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, com seis aulas, das 19:00h às 21:00h na ESPM (Rua do Rosário nº 90, 11º andar - Centro - RJ). Como temas, "Ferramentas e Conceitos de Mídia; Briefing e Planejamento de Mídia; Planejamento de Mídia na Internet; Criatividade de Mídia e Negociação. Inscrições e informações, pelo telefone (21) 3342-0142 com Fatima, no site www.midiarj.org.br ou pelo e-mail webmaster@midiarj.org.br

Janela, há 25 anos
Seguimos com a retrospectiva dos 25 anos da coluna Janela Publicitária:
12/08/1977 - A Janela registrava que o publicitário Aroldo Araujo havia assumido a vice-presidência do CIEE-Centro de Integração Empresa-Escola, para incentivar a entrada de estagiários no mercado.
19/08/1977 - A coluna dava destaque à votação que estava acontecendo, na Câmara Federal, do Projeto de Nacionalização do Cartaz de Cinema, lançado pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro, na gestão de José Monserrat. E reproduzia um anúncio que acirraria uma das maiores polêmicas do trade, a homenagem ao publicitário Ruy Lisboa, que apesar de ter ganho o Concurso de Contos do Unibanco, estava desempregado por ter mais que 40 anos. Ruy não aceitou a homenagem por expor uma situação que, na época, não era tão corriqueira quanto nos dias de hoje.
26/08/1977 - O destaque da coluna era a campanha que a Central de Outdoor lançava para promover o veículo e divulgar um dos grandes eventos que aconteceram no mercado naquele ano: o Seminário de Reciclagem de Mídia, promovido pelo capítulo carioca da ABA-Associação Brasileira de Anunciantes, com a presença de todos os principais veículos do mercado. Aliás, o profissional de mídia estava valorizadíssimo na época. Tanto que o Grupo de Mídia do Rio foi convidado, pela Associação Brasileira de Marketing, a organizar a palestra "A Mídia no Processo de Marketing". Participaram, como palestrantes, Maria Alice Langoni, Carlos Azevedo, Gualter Leão, Mário Peixoto, Roberto Fiório e Ulisses Santos, entre outros.