Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
ABP
premia 192 trabalhos em seu Festival do Rio
A Almap/BBDO recebeu esta quinta-feira,
no Rio, o seu prêmio de Agência do Ano da 27ª edição
do Festival Internacional de Publicidade do Rio de Janeiro, organizado pela
ABP-Associação Brasileira de Propaganda. Entre as mais de 200
agências que inscreveram cerca de 3,2 mil peças, a Almap/BBDO levou
17 Lâmpadas de Ouro, 15 de Prata e 11 de Bronze, além do Grande
Prêmio de Filme com "Nana Nenê", para a campanha do Café
Pilão, da Sara Lee.
Ao todo, foram concedidas 192 lâmpadas, sendo 48 de Ouro, 80 de Prata
e 64 de Bronze, além de cinco Grandes Prêmios e seis Prêmios
Especiais. Composto por 55 publicitários, o júri concedeu ainda
cinco Lâmpadas de Ouro, nove de Prata e três de Bronze para a Giovanni,
FCB, que ficou em segundo lugar na colocação geral, com 192 pontos.
A Salles D'Arcy conquistou o terceiro lugar, com três de Ouro, seis de
Prata, quatro de Bronze e, também, o Grande Prêmio de Mídia
Impressa, com "Esquemas" (imagem à direita) para a Varig Log.
Os
GPs de Mídia Exterior e de Rádio foram para DPZ, com "Moto Reach"
(foto à esquerda) para Johnson & Johnson, e para a NBS, com "Marchinha",
para o celular Oi, da Telemar, respectivamente.
Portugal foi o país vencedor do Grande Prêmio Internacional pelo
seu desempenho entre os estrangeiros.
Entre as premiações especiais, a agência Master, do Paraná,
levou o Prêmio Agência Regional. O título de Produtora de
Filmes do Ano foi para a O2 Filmes e o de Produtora de Som do Ano, para a Nova
Onda. No Prêmio Delegados, conferido pelo público às melhores
peças de Filmes e Mídia Impressa, a AdHoc foi eleita nas duas
categorias, com peças para o MAM-Museu de Arte Moderna.
Unificação comercial do JB e O Dia começa em novembro
O Jornal do Brasil não vai sair do novo prédio da Av.Rio Branco. Quem afirma isso é Fernando Portella, vice-presidente do jornal O Dia, em entrevista ao portal Comunique-se, negando que a sede deste jornal na Rua do Riachuelo vá abrigar também a redação do JB quando for oficializado -- provavelmente na próxima semana -- o consórcio entre os dois veículos e a revista Forbes.
Para o mercado publicitário, quem sai fortalecido no processo é Paulo Fraga, atual diretor comercial do O Dia e que passa a comandar a comercialização dos dois veículos, em pacotes que serão oferecidos às agências e anunciantes de forma similar ao que já vem acontecendo com os concorrentes O Globo e Extra.
Não por acaso, na nova campanha que O Dia colocou no ar esta semana, assinada pela agência Eclipse, o jornal retomou sua postura como veículo popular, deixando para o seu parceiro JB a tarefa de disputar o leitor com o Globo (o que O Dia chegou a tentar, há alguns anos). Na nova comunicação, que vai envolver um investimento de R$ 2 milhões em dois filmes de 15’, spots de rádio com 12 inserções diárias, anúncios de jornal e revista, 10 mil cartazes de banca, 100 busdoor e 600 abrigos de ônibus, o jornal deixa o apelo de "Melhor Todo Dia" por um slogan mais sensível à população de menor renda: "Completo por menos de um real".
Agências
Apesar da campanha, o destino da conta publicitária do jornal O Dia ainda não está definido. Segundo informação de um diretor do jornal à Janela, vai ser preciso primeiro que sejam definidos na prática o acordo entre os dois jornais para decidir os rumos a tomar. Uma das possibilidades, ele adiantou, será a escolha de uma única agência para se responsabilizar por uma comunicação integrada entre os veículos.
O Jornal do Brasil é atendido atualmente pelas agências Ogilvy e V&S.
Campana deixa CR&R pela Popular
O
profissional de atendimento e planejamento Carlos Campana (foto) deixou a sociedade
criada há exatamente um ano com os irmãos Paulo e Sérgio
Resende, na agência Resende & Resende por eles comandada. O publicitário
vai se dedicar à representação no Rio da agência
paulista Popular -- criada por João Augusto Palhares, Bá Assumpção
e outros sócios para atender clientes voltados à classe C-D --
que já vem cuidando no Rio da conta do plano de saúde Semic. Apesar
de admitir que a abertura de um escritório da Popular no mercado carioca
seja uma possibilidade futura, Campana informa que entre as suas alternativas
mais próximas está a sua associação a alguma agência
já montada no Rio.
Quanto à CR&R, Paulo Resende informa à Janela que com a saída
de Campana, a agência volta a operar com o seu nome original de Resende
& Resende.
ABMN seleciona 32 empresas como Destaques
41 cases de 32 empresas brasileiras foram selecionados pelo júri da ABMN-Associação Brasileira de Marketing & Negócios, presidido por Walter Zagari para receber o prêmio de Destaque No Marketing ABMN-2002, cuja festa de acontece no próximo dia 6 de dezembro no Hotel Intercontinental Rio. A Shell foi a empresa que recebeu o maior número de premiações, com 4 cases selecionados. Em seguida vieram a Comgás e o Centro Universitário Newton Paiva, com 3 cases cada.
No evento, além da entrega dos troféus aos escolhidos nas 9 categorias do concurso, também serão homenageados o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, como Personalidade do Ano, e Ivan Zurita, presidente da Nestlé – Brasil, escolhido como Personalidade de Marketing 2002.
Estes foram os cases selecionados pela ABMN:
CATEGORIA PRODUTOS
Banco Do Brasil: Ourocard Gestos
Fiat Automóveis: Novo Fiat Doblò
Perdigão Agroindustrial: Pizzas Doces Apreciatta Perdigão
Volare: "Uns ficam, outros Volare!"
CATEGORIA MARKETING PROMOCIONAL
Brasilprev: Clube Júnior O Sucesso Continua
Centro Universitário Newton Paiva: Projeto China – Ousadia e pioneirismo numa visão de futuro
Duke Energy Trading Brasil: Campanha voto de amizade IBEST
Light: Clube Light
Shell Brasil: Programa Gasolina Grátis Para Toda Vida
Unibanco: Servidores Públicos Municipais do Rio de Janeiro - A Conquista
CATEGORIA SERVIÇOS
Banco Nossa Caixa: Programa Banco do Funcionário Público
Cetip: Cetip–Mudando para manter o rumo
Jurerê Internacional: Jurerê Internacional: Fomentando o crescimento de Florianópolis
Tap Air Portugal: TAP AIR Portugal Divulgando Vocação Turística Brasileira
CATEGORIA ENTRETENIMENTO
Brasil Telecom: Circuito Brasil Telecom de Dança
Conexão Marketing E Comunicação: Estratégia de Lançamento do CD Maricotinha
CATEGORIA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E INTERNET
Losango: CredNet
Petrobras: Canal Cliente Petrobras – desenvolvendo o relacionamento B2B através da Internet
Petroquímica União: Parada XV Acidente Zero
Serasa: Gestor de Crédito Serasa – o mais poderoso instrumento de gestão do risco de crédito
CATEGORIA TERCEIRO SETOR
Centro Universitário Newton Paiva: Campanha Mamamiga Programa Saúde em Nossas Mãos
Comgás: Programa Aprendiz Comgás
Copersucar - União: Promoção União Senninha
Fundação Banco Do Brasil: Programa Criança e Vida
Fundação Belgo-Mineira: Trilhas da Cultura – Circuito Belgo
Shell Brasil: Campanha de Iniciativa Jovem
TCO Celular: TCO Celular "Os Saltimbancos"
Vanguarda Propaganda: Revitalização da Segurança da Navegação na Amazônia
CATEGORIA INDUSTRIA DE ENERGIA
CERJ: Fim do racionamento. Use a energia c/consciência
Comgás: Campanha Buracos
Duke Energy Trading Brasil: I Duke Energy Golf Cup
Shell Brasil: Programa de Incentivo Rumo às Estrelas
CATEGORIA EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO/TELECOMUNICAÇÕES
Correio Braziliense: Fim de Semana
Editora Três: Guia da Saúde Familiar – Revista IstoÈ
Newco Programadora: Band News
CATEGORIA MARKETING INSTITUCIONAL
CBCC: CBCC – Em apenas 1 ano a 3ª maior empresa do mercado de call center
Centro Universitário Newton Paiva: Vila do Papai Noel – Um Presente Para a Cidade
Comgás: Campanha Canos
Light: "Quem faz Miau é Lalau"
Morumbi Shopping: O posicionamento do MorumbiShopping como o shopping referência de SP
Shell Brasil: Campanha de Identidade Corporativa
Ex-DPZ-Rio querem matar saudades
Um grupo de publicitários cariocas resolveu dar a sua contribuição para diminuir o baixo-astral do mercado. Aproveitando que são todos ex-funcionários da DPZ-Rio, eles querem reunir todo mundo que já passou pela agência -- valendo até ex-clientes -- em uma grande festa que deve acontecer na primeira semana de dezembro.
Como a idéia surgiu no after-hours desta terça-feira, o grupo ainda nem formou seu comitê de organização, mas está aberto a participações. Não faltam nomes para compor, já que num primeiro levantamento eles já relacionaram mais de 150 ex-colegas.
Por enquanto, quem quiser participar do processo, ou mesmo se informar, deve entrar em contato com Carlos Campana, pelo e-mail campana@rio.com.br ou pelo celular (21) 9984-8131. Ou aparecer esta terça-feira, às 19:00h, no restaurante Cervantes (Prado Júnior com Barata Ribeiro, em Copacabana), onde o assunto será um dos temas do encontro "Bar Virtual", que reúne publicitários cariocas num animado happy-hour mensal.
MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
01/11, sexta-feira: José Calazans (V.P. Operações da Contemporânea), Rose Schechter;
02/11, sábado: Elysio Pires, Paula Lagrotta (Dir.de Atendimento e Planejamento da Ad Hoc), Álvaro Figueiredo (Diretor de Atendimento da Giovanni FCB), Márcia Gilaberte (Supervisora de Atendimento da Professa);
03/11, domingo: Claudia Mattos (Supervisora de Contas da Giovanni FCB);
04/11, segunda-feira: Andréia Repsold (Diretora de Operações da Fagga), Mônica Orlandini (Atendimento Comercial da CaradeCão), Thomaz Newton Naves (Diretor de Marketing da Cemusa), Camila Bezerra (Diretora de Arte da TV Globo - Div.propaganda), Rosana Correa (Gerente de Mídia da Ogilvy), Marco Antônio Cazumba (Diretor de Arte da Scalla);
05/11, terça-feira: Geraldo Alonso Filho (Diretor Presidente da Publicis.Norton), Beatriz Lamego (Diretora de Arte da Salles D'Arcy);
06/11, quarta-feira: Antônio Carlos Accioly (Diretor Comercial da Academia de Filmes);
07/11, quinta-feira: Alberto Pecegueiro (Net), Luiz Cláudio Azevedo;
* DESCANSO MERECIDO - Joseph Esquenazi, que estava há 18 anos na Artplan, depois de passar por DPZ e Almap, resolveu se aposentar. Deixa a área executiva da coordenação de concorrências de contas públicas para ficar como consultor do setor na agência.
* RECURSO - A BR Distribuidora desclassificou a Agnelo Pacheco (SP) e a Pejota (BA) na fase de documentação de sua concorrência publicitária, mas a agência paulista já contratou um escritório de advocacia para entrar com recurso comprovando que não contrata menores, uma exigência adicional do edital de licitação. Convenhamos que é curioso colocar este item num edital de publicidade...
* ATRÁS DA MAÇÃ - Rodrigo "Judá" Israel, diretor de arte da 100%Propaganda, e Bruno "Rufus" Di Celio, então estagiário de direção de arte da agência, ficaram entre os 20 finalistas do Prêmio Apple de Criatividade 2002, cujo tema é "Doutores da alegria". Os vencedores serão revelados em São Paulo no próximo dia 19 de Novembro.
* DIGITAIS - A Host Web Advertising, que está abrindo seu escritório no Rio, conquistou a conta do Instituto Ecológico Aqualung e já está desenvolvendo o novo site do cliente, uma loja virtual com todos os produtos Aqualung, além das informações institucionais da empresa. /// E agência carioca Get It! Comunicação acaba de colocar no ar o site do programa Afinando a Língua (www.futura.org.br/afinando), do canal Futura (NET), apresentando gêneros e estilos literários a partir da análise de letras de músicas.
Reforços Do Mercado
RESENDE & RESENDE (RJ) - Com a conquista de novos shoppings entre seus clientes, a agência contratou os diretores de arte Paulo Brasil (ex-MPM, Artplan e outras) e Nathalie Cazes (ex-Contemporânea e G/Staff), além da atendimento Helena Ferraz (ex-V&S e Ronson).
CARADECÃO (RJ) - A produtora de comerciais contratou Deko Schmidt para a sua diretoria de atendimento. Deko vem reforçar o time que conta com Mônica Orlandini e Neusa Duarte no Rio, Maurício Foresti e Junia Falabela em Belo Horizonte e Luciana Castilho em Brasília. Deko assume o cargo dia 11 de novembro.
Agenda Do Publicitário
5/11 -
Seminário "Pesquisa de Mercado: Uma visão Global", no Centro Brasileiro
Britânico (R. Ferreira de Araujo, 741, Pinheiros, São Paulo-SP),
das 14:00h às 19:00h. Promovido pela ANEP-Associação Nacional
das Empresas de Pesquisa. Com palestras sobre marketing mundial, evolução
do mercado latino americano e a redescoberta do potencial de consumo das classes
populares, entre outros temas. Informações e inscrições
em www.anep.org.br ou pelo
telefone (11) 3078-7744.
11/11 - Festa do 35º Prêmio Colunistas Brasil, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo-SP, a partir das 19:00h. Informações e convites na Abracomp, com Sebastião Vitor, pelos telefones (11) 6163-5294 e 6165-0758.
13 a 15/11 - 1º Festival Internacional De Comunicação Do
Bem Público - Em Havana, Cuba, com temas como família, infância
e juventude, direitos da mulher, solidariedade etc. Patrocinado pela Havanatur
S.A e outras empresas. Informações em Havana pelo telefone (53)
7 33-4162 ou pelo e-mail accp@columbus.cu.
No Brasil, pelo telefone (11) 9840-6392, (21) 2537-5354 e (51) 3222-5222. Ou
pelo e-mail festivaldecuba@yahoo.com.br
18/11 - London International Advertising Awards, em Londres (76 Brewer
Street, 1stFloor), Inglaterra. Informações em Londres pelo tel.:
44(20)7734-0682, pelo E-mail: liaa76@aol.com
e pelo site www.liaawards.com
27/11 - Seminário I Branding - Construindo Valor Através
da Marca - Promovido pela ABA-Rio, no Auditório do Barra Shopping, Rio-RJ.
De 8:30h às 18:00h, diversas apresentações de técnicas
e ferramentas eficazes para a construção e gestão de marcas.
Inscrições através do site www.aba.com.br
e do e-mail: eventos@aba.com.br. Informações
pelo telefone 0800-124588 ou (11) 283-4588.
A Janela, há 25 anos
Aproveitando a comemoração, este ano, do 25º aniversário desta coluna Janela Publicitária, vamos passar a relembrar aqui as principais notícias daquela época. Começamos com 15 de julho, a primeira coluna na Tribuna da Imprensa, editada por este colunista e assinada pela jornalista Marcia Brito com o pseudônimo de Marcia Bê, mas aos poucos vamos colocar em dia o levantamento:
15/07/1977 - A Janela registrava o protesto do Clube de Criação do Rio de Janeiro pela distribuidora do filme King-Kong não utilizar o cartaz vencedor do concurso que fazia parte da Campanha pela Nacionalização do Cartaz de Cinema. O trabalho tinha sido criado por Paulo Hiroshi, Jaques Lewkowicz e Júlio Shimamoto. Ainda na coluna registrava-se o novo slogan "Coca-Cola dá mais vida", criado pela McCann para substituir "Isto é que é". Também dia 15 encerrava-se o prazo de propostas para a redação de um Código de Ética Publicitária.
22/07/1977 - O assunto da Janela era a necessidade de valorização, pela publicidade --- assunto levantado tanto no Anuário Brasileiro de Mídia quanto no Boletim da ABI -- para o que se chamava na época de Imprensa Nanica, como os jornais Movimento, Pasquim, Versus etc.
29/07/1977 - A coluna registrou o protesto das emissoras de televisão pela "publicidade pirata": as placas que começaram a surgir nos estádios de futebol, durante os jogos preparatórios da Seleção Brasileira para a Copa de 78, com marcas de anunciantes. A ABERT clamava com a ABA e ABAP pelo fim deste "abuso". E a campanha do Sugismundo, lançada para ensinar higiene aos brasileiros, incorporava como personagem o filho Sugismundinho. Enquanto isso, a Aroldo Araujo lançava uma grande campanha para os jeans Cukier.
05/08/1977 - A Mauro Salles/Inter-Americana, para promover o segundo aniversário da revista Homem, da editora Abril, traz pela primeira vez ao Brasil a orquestra de Ray Conniff. Para o jantar de gala, em São Paulo, foram levados não apenas os donos das principais agências cariocas como toda a imprensa especializada no Rio: este colunista e Marcia Brito, da Janela, Jomar Pereira da Silva (O Globo), Genilson Gonzaga (Jornal dos Sports) e Ivan Curvelo (Jornal do Commercio).
|