Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
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O Grand Prix de Material
de Ponto de Venda de 2001 no Promoção Rio
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Abracomp abre inscrições para o
Prêmio Promoção
Neste momento em que
o Marketing Promocional alcança a sua fase de total maturidade no mercado
brasileiro, o Prêmio Promoção, realizado pela Abracomp-Associação
Brasileira dos Colunistas de Marketing e Publicidade, também chega à
sua maioridade, completando 21 anos de existência destacando os mais notáveis
Cases e Peças da área realizados pelas empresas e profissionais
brasileiros.
Este ano, assim como em 2001, o Prêmio Promoção terá 3 julgamentos regionais: Rio, Paraná e Rio Grande do Sul, além do julgamento final em São Paulo para a premiação nacional. Poderão concorrer ao concurso os trabalhos que tenham sido realizados entre 1º de Janeiro de 2001 e 31 de Agosto de 2002 e que não tenham concorrido a qualquer versão anterior do Prêmio Promoção ou do Prêmio Colunistas de Propaganda.
Em 2001, no 7º Promoção Rio, a Fischer América Rio foi escolhida a Empresa De Marketing Promocional Do Ano, cabendo a Gilberto Strunck (Dia Design) o título de Empresário De Marketing Promocional Do Ano. Como Profissional De Marketing Promocional Do Ano o júri elegeu Alessandra Migani (Ogilvy & Mather) e como Cliente De Promoção a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Entre os trabalhos, o Rock In Rio 3", da Artplan, foi escolhido como o Case De Marketing Promocional Do Ano. O júri ainda concedeu o título de Ação Ou Material De Ponto De Venda Do Ano para o display "Free Jazz Project", da Ogilvy & Mather (foto), e o de Ação Ou Material Promocional Do Ano para "Raio X", da Domanni para a Sul América Seguros.
Mais uma vez, as inscrições poderão ser feitas em 5 diferentes
áreas: Cases de Marketing Promocional, Marketing Direto, Ações
e Materiais de Ponto-de-Venda, Ações e Materiais Promocionais, e
Design Promocional/Embalagem. O regulamento do concurso e o software para inscrição
estão disponíveis no site da Abracomp, em www.colunistas.com.
Carioca estréia campanha da Heineken
Com
o slogan "Largue Tudo, Pegue Uma!", entrou no ar na última terça-feira
a nova campanha da cerveja Heineken, de volta à mídia eletrônica
depois de 5 anos de ausência e um ano de pesquisas desde que a Comunicação
Carioca, responsável pelo trabalho, conquistou a conta.
Comercializada no Brasil pela Kaiser, a Heineken usará pela primeira
vez uma linguagem feita especialmente para o consumidor nacional, com o objetivo
de aproximar o Brasil da cerveja mais globalizada do mundo. Pelas pesquisas,
a comunicação da Heineken deveria passar longe do triunvirato
"samba, futebol e mulher", tão comuns na publicidade deste tipo de produto.
Segundo o Diretor de Marketing da Cervejarias Kaiser Brasil, Júlio César
Pedro, isso se deve ao fato de "o mercado brasileiro estar seguindo a tendência
de segmentação" e Heineken ser um dos carros-chefes da Kaiser
nesse processo, por agregar um conceito internacional ao mix da cervejaria.
De acordo com ele, o segmento do consumidor que busca uma cerveja diferenciada
e moderna, que em 1992 representava 3,8% do market share total, hoje já
alcança a marca de 8,5%.
Dois comerciais, voltados ao consumidor de 25 a 35 anos, principal público-alvo
da marca, foram produzidos pela Jodaf com direção de João
Daniel Tikhomiroff. Com os títulos de "Prisão" e "Noiva" eles
mostram situações, com uma leve pitada de humor, de pessoas largando
coisas importantes, como uma fuga da prisão e o seu próprio casamento,
para saborear um Heineken bem gelada.
A campanha, à principio, vai ao ar nas cidades do Rio de Janeiro e Salvador
em TV aberta, e em rede nacional nos principais canais de TV a cabo.
Aumenta
a disputa pelo mercado nacional de vodka
Em uma mesma semana, duas empresas anunciam
que vão lançar no Brasil novas marcas de vodka voltadas ao segmento
premium: a Domecq, com sua marca Kronia, e a Ost do Brasil, que traz a russa
Stolnaya.
Para o lançamento desta, inclusive, uma equipe da Doctor voa na próxima
semana para Chernogolovka, região metropolitana de Moscou, para conhecer
a fábrica do cliente. A Stolnaya (não confunda com Stolichnaya),
será distribuída em 20 estados do país pela OST do Brasil,
subsidiária da Chernogolovka Distillery.
Com a aprovação do planejamento, a Doctor está definindo
as estratégias de mídia, pontos-de-dose e pontos-de-venda para
um investimento previsto, apenas para o lançamento, de US$ 1,5 milhão.
Por sua vez, a Allied Domecq já colocou em fase de produção,
para lançar em breve, a vodka Kronia, que marca a entrada da empresa
no segmento premium de vodkas nacionais. Este segmento é responsável
por 43% do volume total de vodka consumida no país.
O desenvolvimento da garrafa da Kronia ficou a cargo da agência carioca
Comunicação Estratégica, que usou o conceito visual de
vodkas lançadas recentemente na Europa. A imagem da geleira não
está no rótulo da frente, mas no rótulo do verso. Com a
transparência, a garrafa funciona como uma lente que amplia a imagem do
fundo. E para agregar mais valor, a tampa é "encapada" com metal. Todo
o material promocional também está sendo desenvolvido pela agência.
Millenn coloca mini-ator global em campanha
A rede de supermercados Guanabara colocou
o ator-mirim e revelação Felipe Feitosa, o Pedro Malta da novela
Coração de Estudante, da Rede Globo, na sua nova campanha para
o Dia das Crianças, que foi lançada no último domingo,
dia 29.
Desenvolvido pela Millenn, o filme tem o conceito "No Guanabara, Todo Dia é
Dia da Criança", explorando o imaginário infantil em cenas supercoloridas,
onde desenhos que Felipe realiza com um imenso lápis de cor se transformam
em guloseimas de verdade.
A campanha, composta ainda por anúncios de jornal, peças para
os pontos-de-venda -- como cartazes, faixas e folhetos de ofertas --, além
de outdoors e peças para o mobiliário urbano, tem a criação
de Maurício Márquez, Alexandre Monteiro, Daniele de Castro Alves
e Paulo Gatti, com direção de criação de Maurício
Márquez. O filme foi produzido pela Aquarela Filmes, com direção
de Toth Brondi e Maurício Márquez e trilha da Nova Onda.
Tec
Cine vai ao Texas pela Amil
Mais uma vez a produtora carioca Tec Cine
foi aos Estados Unidos para produzir um comercial da empresa de seguros de saúde
Amil. Com direção de Ronaldo Uzeda e fotografia de Flavio Zangrandi,
o comercial mostra cenas filmadas no deserto do Atacama e na cidade de Austin,
Texas, para localizar a sede da Amil que fica naquela cidade americana e divulgar
o atendimento que ela oferece também no exterior.
A criação é de Luiz Periard e Paola Mirandola, com direção
de criação de Carla Bellino. Todos da Promarket, a house-agency
da Amil.
ABMN homenageia Fraga e Zurita
A Associação Brasileira de
Marketing & Negócios-ABMN decidiu homenagear este ano, com o título
de Personalidade do Ano, o presidente do Banco Central, Armínio Fraga,
concedendo o prêmio de Personalidade de Marketing para o presidente da
Nestlé no Brasil, Ivan Zurita. A entrega dos dois diplomas acontecerá
durante a festa dos Destaques de Marketing, que a entidade realizará
em dezembro, no Rio de Janeiro.
Segundo divulgação da ABMN, o prêmio a Arminio Fraga deve-se
à "firmeza, transparência, competência e lucidez com as quais
está conduzindo a política monetária do país neste
período de profundas incertezas e volatilidade". Para Ivan Zurita, a
homenagem foi concedida "pela performance à frente da presidência
da Nestlé, adotando estratégias e ações inovadoras
e agressivas de marketing, como 'Campanha dos 80 anos da Nestlé no Brasil'".
As inscrições para o Prêmio Destaque de marketing vão
até dia 11 de outubro e as informações podem ser obtidas
no site da entidade, em www.abmn.com.br.
Free Cards distribui cartões no Festival
do Rio
A
Free Cards, empresa de mídia de cartões postais publicitários,
fechou um acordo com o Rio Cine Festival BR 2002 para até o próximo
dia 10, quando se encerra o evento, colocar os seus displays nos 15 principais
cinemas do evento, com peças da Oi, Multishow, Hotel do Frade, MAM, Editora
Abril, Coca Light, Capacete Entretenimentos, e do próprio Festival. O
projeto especial "Onde tem Festival, tem Free Cards" teve a adesão de
agências como, NBS, G/Staff, Ad Hoc, QG, Loducca e DPZ..
ABP define programação do Festival
A ABP já definiu a programação
de seu Festival Internacional de Publicidade do Rio de Janeiro 2002, que acontece
entre os dias 27 e 31 de outubro, no Rio Othon Palace. Este ano, haverá
a presença de um palestrante internacional, Nat Puccio, Chief Strategy
Officer da McCann-Erickson North América para falar sobre o case "Não
Tem Preço", da Mastercard.
O festival, que exibirá no Rio de Janeiro o rolo dos vencedores de Cannes,
também terá as seguintes palestras feitas por profissionais brasileiros:
"Existe um jeito Carioca de fazer Propaganda?", com Fernando Campos - Presidente
do Clube de Criação do Rio de Janeiro.
"O que mudou nos anúncios do século XXI?", com Silvio Matos, Presidente
e Diretor de Criação da Bates Brasil.
"Existe espaço para a criação na área de No Advertising?",
com Julio Anguita e Reginaldo Ferrante, Diretores da Sight/Momentum.
"Existe uma linguagem brasileira de Propaganda?", com Alexandre Gama, Presidente
e Diretor de Criação da NeoGama/BBH.
A festa de encerramento do Festival está marcada para quinta-feira, 31,
a partir das 20:00h.
MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
04/10, sexta-feira: Ingrid Schumacker, Anna Karla (Supervisora de Contas da Giovanni FCB);
05/10, sábado: Gisela Campos (Atendimento da Invision), Dica Ribeiro (Coordenadora de Mídia da Fischer América Rio);
06/10, domingo: George Teichholz (McCann Erickson), Mauro Szwarcwald (Xerox), Rosângela "Danda" Accioly (Diretora de Arte), Sérgio Silva (Diretor Presidente da S/Scorcelli), Flavio Martino (Contato da Publicis.Norton);
07/10, segunda-feira: Bob Gueiros (Diretor de Criação da J.Walter Thompson);
08/10, terça-feira: Antônio Nogueira (Redator da Salles D'Arcy), Fátima Ristow, Javier Gondim, Jorge Maranhão (Diretor de Atendimento da Professa), Roberto Duailibi (Presidente da DPZ), Rodrigo Rosman (Diretor de Arte da Contemporânea);
09/10, quarta-feira: Cláudia Maldonado (Diretora de Operações da Ideal), Cláudia Pereira (Diretora de Atendimento da Mais), Marcello Noronha, Bia Brasil, Ronaldo Veloso (Supervisor de Promoções da Salles D'Arcy), Ricardo Weitsman (Redator da Fischer América Rio), Beto Pontes (Redator da Type Account);
10/10, quinta-feira: Almir Salles (Presidente da Casablanca), Henrique Meyer (Diretor da Psom Produções), Ivo Hochleitner, Milton Santana, Ricardo Galletti;
* QUE BELEZA - A Aquarela Filmes rodou, pela Universal Music, o clipe da música "Que beleza curtir a natureza" (Tim Maia), para o novo CD da Babi. A cenas foram captadas no interior do MAC-Museu de Arte Contemporânea de Niterói e no heliporto da Torre do Rio Sul. A direção é de Toth Brondi, Elesbão & Haroldinho, com fotografia de Mauro Pinheiro.
* FEMININA - A Propaganda I-Ltda, do Rio acaba de conquistar a conta loja de roupa feminina Tessuti, também do Rio. O primeiro job já está em produção.
* REFORÇO - Renata Bordon é o mais novo reforço da Datamidia, FCBi para a área de planejamento e atendimento no Rio de Janeiro. Ela trabalhava na Draft Worldwild e na Datamidia, FCBi, atenderá a Losango Financeira e também atuará em projetos especiais.
* CONTA SANTA - A Fischer América Rio conquistou a conta da corretora imobiliária Basimóvel, que lançará, em sua primeira campanha pela agência, um empreendimento da construtora Santa Isabel, no Recreio dos Bandeirantes.
* CRIANÇAS NO RECREIO - A Scama já está veiculando as suas primeiras peças para o Recreio Shopping. Os trabalhos de estréia foram os convites para o desfile da Coleção Primavera/Verão, além de cartazes, banners e folders para o Dia das Crianças. A criação é de Luís Parente e Gabriel França de Carvalho, com direção de criação de Gabriel.
* EXPEDIENTE – As correspondências para a Janela devem ser enviadas
para a Rua Eurico Cruz, 11/304, CEP 22461-200, Rio-RJ, ou para o e-mail
janela@janela.com.br. Não deixe
de visitar também a edição on-line da coluna, em www.janela.com.br.
CARTAS
De Luciano "Animal" Gaberel, diretor da Builder:
"Quero ser solidário com meus colegas candidatos ao Prêmio Apple de Criatividade. Vi alguns se esforçarem muito, correrem atrás, encher o saco de fotógrafos (que fizeram lindas fotos no "amor"), encher o saco de outros colegas (inclusive o meu) e depois disso tudo não conseguirem enviar seus trabalhos porque o site da Apple está sobrecarregado. Ok, são coisas de tecnologia. Mas peraí! A Apple não deveria ser uma empresa de tecnologia? Quer dizer, eles não deveriam ter soluções para esse tipo de problemas? Não é isso que eles nos vendem? Claro que alguns vão dizer coisas como "eles não são obrigados a fazer um prêmio", mas se eles fizeram, têm de assumir essa responsabilidade. Se eles não tinham capacidade para suportar a demanda, deveriam contratar uma empresa que fizesse isso por eles.
Me sinto no direito, como cliente, de reclamar disso. Aqui na agência, por exemplo, o pessoal ligou pra Apple e a resposta foi: "Liguem para o departamento de marketing em SP". Ligamos e eles disseram: liguem para a Sra. Celeste Gonzales". Tentamos, mas só caía na secretária eletrônica. Passamos então um e-mail pra ela e dez segundos depois recebemos uma resposta automática com um famoso T.C.R. (tira o "corpo" da reta).
É uma pena. Ou um sinal dos céus, afinal, depois de alguns anos usando Macs, comprei um PC com Windows XP, coloquei as versões do PhotoShop, Quark, Illustrator e tudo mais que tinha no Mac. Funcionou que foi uma maravilha. É uma tremenda máquina que custou um terço do preço um Mac no mesmo nível.
Se todos perceberem isso, se todos perceberem a dificuldade dos serviços pra Mac, logo teremos o prêmio Windows de criatividade ou algo parecido.
Animal"
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