Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 27/SET/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

ABP define lista de jurados do Festival do Rio
A ABP já definiu a lista dos jurados que participarão do Festival Internacional de Publicidade do Rio de Janeiro 2002, que acontece entre os dias 27 e 31 de outubro, no Rio Othon Palace. A campanha de divulgação também começou a ser veiculada esta semana. E como publicitário adora brincar que está fazendo autocrítica, assim como foi no Festival de Búzios, do CCRJ, o tema escolhido pelos criadores João Bosco, Alicia Osborne e Pedro Éboli foi falar do grande ego dos profissionais, o que talvez seja uma grande oportunidade de se esgotar esse assunto de vez nas campanhas de premiações publicitárias. Afinal, ego grande está longe de ser exclusividade da classe.
Enfim, ao menos o tal do ego estará em destaque em filme, spots e anúncios impressos realmente divertidos, materializado, por exemplo, em objetos exclusivos para o seu uso em tamanho bem maior que o utilizado pelos seus donos.
Assim como no ano passado, quando o diretor executivo da ABP, Jairo Carneiro, excluiu totalmente do júri a imprensa especializada, a relação deste ano se baseia quase que exclusivamente em profissionais de agências, exceção aberta apenas na categoria Rádio, que terá a presença de 3 profissionais de produtoras. Vale notar também a drástica redução de convidados estrangeiros, restritos a um representante da Argentina e outro da Colômbia.
Na distribuição de jurados brasileiros, o Rio de Janeiro volta a ter uma presença significativa, com 24 convidados contra 26 de São Paulo. Minas, Ceará e Paraná comparecem com um profissional cada.
JURADOS DE FILME:
Adilson Xavier (Giovanni,FCB - RJ), Adriana Cury (Ogilvy - SP), Átila Francucci (Fischer América - SP), Cláudio Carillo (Carillo Pastore - SP), Ercílio Tranjan (Propeg - RJ), Fábio Fernandes (F/Nazca - SP), José Henrique Borghi (Leo Burnett - SP), Júlio Andery (Lowe Lintas - SP), Luiz Nogueira (McCann-Erickson - RJ), Luiz Vieira (DPZ - RJ), Martin Mercado (McCann - Argentina), Mauro Matos (Contemporânea - RJ), Pedro Feyer (NBS - SP), Renato Cavalher (J.W.Thompson - SP), Sérgio Valente (DM9DDB - SP), Silvio Matos (Bates Brasil - SP) e Tales Bahu (Almap/BBDO - SP).
JURADOS DE RÁDIO:
Ailton Louro (Asa - MG, Carlos Righi (CCSP - SP), Cibar Ruiz (Grottera - SP), Fábio Barreto (Ronson - RJ), Fábio Siqueira (FAM - SP), Heleno Bernardi (Casa da Criação - RJ), José Guilherme Vereza (Contemporânea - RJ), Luiz Carlos Cortabitart "Gaúcho" (Mr. Vox - RJ), Orley Gonçalves "Passarinho" (Nova Onda - RJ), Rose Ferraz (Colucci - SP), Sérgio Campanelli (MCR - SP) e Sérgio de Paula (Comunicação Carioca - RJ).
JURADOS DE MÍDIA IMPRESSA:
Aluizio Tupinambá "Zuza" (Duezt - SP), André Pedroso (AD/Hoc - RJ), Celso Loducca (Loducca - SP), Fernando Campos (CCRJ - RJ), João Livi (Talent - SP), Luiz Groff (Master - PR, Lula Vieira (V&S - RJ), Marcelo Giannini (G/Staff - RJ), Marcos Apóstolo (Artplan - RJ), Miguel Angel Castañeda (Harold Zea & Asociados - Colômbia), Paulo Sérgio F. Queiroz (Íntegra - CE), Ricardo Freire (Lew Lara - SP), Rodolfo Sampaio (Salles D'Arcy - RJ), Sergio Lopes (QG - SP) e Sidney Araújo (Neogama - SP).
JURADOS DE MÍDIA EXTERIOR:
Alan Strozenberg (Z+ - SP), Cristóvão Martins (Agência3 - RJ), Edson Marzo (Agnelo Pacheco - SP), Gustavo Bastos (100% Propaganda - RJ), Gustavo Tirre (Publicis.Norton - RJ), Luiz Lobo (Full Jazz - SP), Marcos Silveira (Doctor - RJ), Mariângela Silvani (Taterka - SP), Paulo Castro (V&S - RJ), Raoul Nótrica (ID&A - RJ) e Ricardo Real (Script - RJ).

Encartes vivem mudança no Rio
A produção e a veiculação dos encartes dos Supermercados Sendas, que vinham sendo assinados pela Giovanni FCB, como responsável pela comunicação publicitária do cliente, foram entregues para o escritório carioca da agência QG, braço de varejo do Grupo Talent.
A mudança acontece coincidentemente no momento em que outro grande varejo carioca altera radicalmente a sua estratégia de comunicação. O Supermercado Zona Sul, varejo voltado para a Classe A carioca, cancelou a sua programação de encartes no jornal O Globo, passando a concentrar a verba no Jornal do Brasil. Os encartes do Zona Sul têm uma longa tradição de premiações, desde os tempos em que eram cuidados pela já desaparecida agência BM&A até os dias de hoje, sob a responsabilidade da agência G/Staff.

Grottera leva produto da Atlântica
A agência paulista Grottera, que atuará no Rio através de um acordo feito com a agência Casa da Criação, foi a vencedora da concorrência pela conta de um novo produto da Atlântica Residencial, chamado NEO, que até o final deste ano será lançado nos mercados do Rio e São Paulo. A disputa não interferiu no atendimento dos demais produtos da Atlântica que, segundo seu diretor comercial, Oswaldo Araujo, continuarão sendo cuidados pela Doctor.
Participaram da disputa pela verba, estimada em R$ 5 milhões, além da Grottera e da própria Doctor, as agências Fischer América, G/Staff e Script, que foram comunicadas do resultado no final da última sexta-feira.

TIM entrega materiais promocionais para a Tátil
A Tátil Design será a agência responsável pela criação de pontos-de-venda, folheteria e kits de boas-vindas do produto final da TIM (Telefônica Italia Mobile) que será entregue ao público. A TIM começa a operar em outubro como a única empresa de telefonia celular com alcance em todos os estados do país.
O contrato é de um ano e a Tátil vem trabalhando no projeto há cerca de quatro meses, usando a marca e as cores utilizadas pela companhia no mundo todo. Uma equipe de 15 pessoas foi mobilizada para dar atenção especial à conta e mais de 150 itens diferentes já foram criados. Parte deles será produzido pela Integral, braço fabril da Tátil.
Com sede no Rio de Janeiro e escritório em São Paulo a Tátil Design tem 13 anos de existência, mais de 60 funcionários e atende a mais de 80 clientes (entre eles Nokia, Natura, Avon, Varilux, Sisheido, L'Oréal e Riotur), criando e viabilizando peças promocionais através de soluções diferenciadas..

90 anos do bondinho ganha marca
O publicitário carioca Hélio Silva Paixão, que está morando em Brasília há 10 anos foi o vencedor do concurso promovido pelo Jornal do Brasil, com apoio da ALAP-Associação Latino Americana de Agencias de Publicidade e do Clube de Criação do Rio de Janeiro para escolher a logomarca que vai comemorar os 90 anos do Bondinho do Pão de Açúcar, no próximo mês de outubro.
O júri que fez a escolha foi composto por Maria Ercília Leite de Castro (Diretora Geral do Caminho Aéreo do Pão de Açúcar), Glória Brito Pereira (diretora de Marketing da Riotur), Nilo Sergio Félix (Superintendente da Embratur), Carlos Alberto Amorim (Presidente da ABAV- Associação Brasileira de Agencias de Viagens), Luis Henrique Coutinho (Clube de Criação do Rio de Janeiro) e Jomar Pereira da Silva Roscoe (Presidente da ALAP- Associação Latino Americana de Agencias de Publicidade).

Insetisan volta a veicular em TV
Depois de dois anos de resguardo, a Insetisan volta à televisão com comercial criado pela Fischer América, através da dupla Ricardo Weitsman e Sérgio Machado, com direção de criação de Victor Knijnik. O filme, que entra no ar este fim-de-semana, brinca com os insetos sendo participantes de um reallity show, com direito a telefone para o espectador eliminar qualquer um deles. Em todos os casos, é claro, o telefone é da Insetisan.

MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ
- A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
27/09, sexta-feira: Toth Brondi (Diretor da Aquarela);
28/09, sábado: Patrícia Lima (Gerente de Operações da Cândido & Ortiz);
29/09, domingo: Alberto Lopes (Diretor de Operações da Premium), Denise Capece (Atendimento), Washington Olivetto (Presidente da W/brasil);
30/09, segunda-feira: Ronaldo Conde (Vice-Presidente de Atendimento da Propeg Rio), Bernardo Mariani, Phillipe Grossmann (Sócio - Diretor Financeiro da ID&A);
01/10, terça-feira: Mariângela Luna, Walter Leis (Presidente Diretor de Criação da XXL Extra Extra Large);
02/10, quarta-feira: Álvaro Rodrigues (Redator da Giovanni FCB), Maurício Schmidt, Juarez Motta (Redator da Eco);
03/10, quinta-feira: Fernando Gerardó, Antônio Carlos P. Silva Júnior (Diretor de Arte da Elan Garden);
* EXPEDIENTE – As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 11/304, CEP 22461-200, Rio-RJ, ou para o e-mail janela@janela.com.br. Não deixe de visitar também a edição on-line da coluna, em www.janela.com.br.

REFORÇOS DO MERCADO
Up X Studio. -
O estúdio de fotografia e computação gráfica Up X contratou Andrea Botelho (foto à esquerda), que atuará como contato com os clientes e com a mídia.
F/Nazca-Rio - Contratou o diretor de arte Vinícius Benevides (ex-G/Staff e Giovanni, FCB) para fazer dupla com o redator Rafael Genu na criação da ATL. Formado pela Miami Ad School, tem experiência internacional em agências de Amsterdã, Londres, Nova York e Minneapolis.
V&S - A agência carioca V&S contratou Fernanda Bandeira de Mello (foto à direita), ex-Ogilvy & Mather para o atendimento aos clientes Bon Marché e Casa Show. A profissional responderá diretamente à Cláudia Franklin, diretora-geral de Atendimento da V&S. Fernanda tem passagens por agências como CBBA Propeg, Almap, Salles D’Arcy, além da Sony Music.

AGENDA DO MERCADO
OUTUBRO
3/OUT: Branding - Gestão de Marcas Institucionais e de Produtos.
4º Meeting, promovido pela ABMN-Associação Brasileira de Marketing e Negócios. No Centro de Convenções do Hotel Flórida, de 8:30h às 13:00h., no Rio-RJ. Com apresentações de Sérgio Szmoisz (Volkswagen), Carlos Alberto Figueiredo (Banco do Brasil) e Mário Divo (Smartpetro), entre outros. Informações na ABMN pelos telefones (21) 2294-8403 e 2540-0890.
7 a 9/OUT: O Grande Encontro Do Marketing No Varejo - Este evento engloba o tradicional evento da ABA e do POPAI Brasil: O PDV No Marketing Mix e o 5º Fórum de Varejo da América Latina. Palestras como "Como atingir o pequeno varejo", "Entendendo a Nova Dinâmica do Varejo", "A questão dos promotores/repositores nos grandes varejos" e "Como aplicar ações mundiais no Brasil". No Amcham Business Center, em São Paulo – SP. Inscrições e informações pelo telefone (11) 3285-5222, pelo e-mail eventos@grandeencontro.com.br ou pelo site www.aba.com.br
8/OUT: P4b-Planning For Branding - Planejar comunicação integrada e construção de marcas é o que pretende o P4B. Na ESPM-Rio, durante três meses, das 19h às 22h, sob coordenação de Marcia Ballariny, com os módulos "O Ato de Planejar, Ciclo do Planejamento", "As Ferramentas da Comunicação" e "Construção do Planejamento". Como apresentadores, Augusto Carvalho (Salles D'Arcy), Cahique Equi e Marcelo Giannini (G/Staff), Fernando Guimarães (Smiles/ Varig), Hector Nuñez (The Coca-Cola Company), Jurandir Craveiro (NBS Comunicação), Margaret Harvey (Heineken) e vários outros. As matrículas estão abertas pelo telefone 0800-24-2000 e pelo e-mail p4b@espm.br
15 e 16/OUT: Aba Branding 2002. Debates e apresentações de técnicas e ferramentas eficazes para a construção e gestão de Marcas. Com os cases, entre outros, da Ford, Sucos Del Valle, Pão de Açúcar e Bank Boston. No Frei Caneca Shopping & Convention Center, em São Paulo-SP. Inscrições e informações pelo site www.aba.com.br e e-mail eventos@aba.com.br. Ou pelos telefones 0800-124588 e (11)283-4588.
19/OUT: "Da gravidez ao nascimento – Como nascem as idéias criativas". Workshop com Paulo Castro, diretor de criação da V&S, na Escola Superior de Propaganda e Marketing no Rio de Janeiro, combinando teoria e cases com a parte prática. Das 8h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone 0800-24-2000 ou no site www.espm.com.br.
27 a 31/OUT: Festival Internacional de Publicidade do Rio de Janeiro - 2002, promovido pela ABP-Associação Brasileira de Propaganda. No Rio Othon Palace Hotel. Informações pelo site www.abp.com.br , pelo e-mail abp@abp.com.br ou pelos telefones (21) 2518-4629 / 2518-4630 / 2263-3261.