Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Brasília reabre CPI de Publicidade
O site Comunique-se, destinado ao público
de jornalistas, noticiou esta semana que a Câmara Legislativa do Distrito
Federal aprovou na segunda-feira (16/09) a reabertura da CPI da Publicidade,
para investigar denúncias de superfaturamento na prestação
de serviços de comunicação na gestão do governador
Cristovam Buarque.
A CPI, aberta há três anos e nunca instalada, prevê que sejam
chamadas para perguntas os diretores das agências Atual Propaganda, Propeg,
MakPlan e Alô Comunicação, além de Ricardo Noblat,
diretor de Redação do Correio Braziliense, e sua mulher, Rebeca
Scatrut, dona da Informe Comunicação.
Segundo o Jornal de Brasília, os contratos suspeitos de assessoria na
área de comunicação serviam para desviar recursos para
empresas e pessoas relacionadas com o casal Noblat e Rebeca no meio petista.
|
|
ID&A e DPZ representam o Rio no MaxiMídia
A ID&A recebeu nesta última
quarta-feira, em São Paulo o Prêmio Maxi Mídia de melhor
aproveitamento na categoria Jornal, pelo case Land Rover, para os anúncios
publicados para a Land Rio, nos Classificados do Jornal O Globo. A criação
das peças é de Daniel D'Ávila, com Direção
de Criação de Raoul Nótrica, mídia de Denise Alves
e atendimento de Lydianne Oliveira e Pedro Paiva.
O Grand Prix do concurso foi vencido pela DPZ São Paulo, com o case do
Fio Dental Reach, da Johnson & Johnson. A ação colocou, durante
um mês, oito motociclistas, vestidos de branco, desfilando pela cidade,
em pontos de grande circulação de veículos, com uma reprodução
da caixa do Fio Dental na garupa da moto, para reforça o conceito do
produto "Passa nos lugares mais difíceis". A DPZ Rio, aliás, também
emplacou um prêmio para o mercado carioca, com a campanha de outdoors
criada para o Detran.
Bureau de Mídia já é prática
no Brasil
Enquanto as lideranças publicitárias
concentram todas as suas forças para bloquear a entrada no Brasil dos
bureaus de mídia multinacionais, a atividade já mostra que está
estabelecida no país, pelas próprias alternativas tupiniquins.
Isso ficou claro, por exemplo, em um e-mail que o colunista recebeu como spam,
assinado pela "Records Propaganda & Marketing" (11-3258-6060) que, apesar
de não ser um veículo de comunicação, anuncia ter
os melhores preços de anúncios, tanto em emissoras de televisão
como de rádio, além de encartes em jornais paulistas. No próprio
e-mail, ela oferece, por exemplo, um comercial de 1 minuto em rádio AM/FM,
entre segunda a sexta-feira, a R$ 250,00 por inserção.
A possibilidade de empresas poderem servir de intermediárias na comercialização
de espaços publicitários tem sido combatida pelas grandes agências
do mercado, já que isto prejudica a rentabilidade de um negócio
que até hoje tem a sua remuneração exatamente baseada em
honorários de veiculação e bonificações de
volume concedidas diretamente pelos veículos.
Ogilvy promove Eppinghaus
Desde
o final de 2001 como diretor de criação da Ogilvy Rio, André
Eppinghaus foi oficializado por Sérgio Amado, presidente do Grupo Ogilvy,
como vice-presidente executivo do escritório. "A unidade do Rio tem grande
prioridade nos planos de expansão da Ogilvy e o André vem desenvolvendo
um excelente trabalho para os clientes, não só criativo mas também
estratégico", explicou Amado em seu comunicado. Eppinghaus tem em seu
histórico profissional passagens pela presidência do Clube de Criação
do Rio de Janeiro e por grandes agências como J.W.Thompson, DPZ e Propeg.
A unidade da Ogilvy no Rio é responsável pela comunicação
de mais de 15 grandes marcas nacionais e internacionais, representando cerca
de 20% do faturamento do Grupo. De acordo com Amado, o escritório tem
a perspectiva de fechar este ano com um crescimento de 10%.
Brasileiros fazem caravana para a DMA
O Instituto de Database Marketing-IDMB
e a Associação Brasileira de Marketing Direto-ABEMD estão
organizando a caravana brasileira para a 85ª reunião da DMA-Direct Marketing
Association que acontece de 19 a 23 de outubro de 2002 em São Francisco,
nos Estados Unidos.
O evento é considerado o maior encontro mundial do marketing direto e
quem se inscrever na Caravana Brasil para a DMA ainda garante até US$
700 de desconto. As informações e inscrições estão
no site https://www.caravanabrasildma.com.br. (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado)
DPZ-Rio
fotografa filme como óleo
Os garotos da criação da
DPZ-Rio, Rodrigo Strozenberg, Filipe Raposo e Reuber Marchezini, tiveram uma
bela percepção visual para o anúncio em que a Petrobras
Distribuidora mostra a contribuição que vem dando nos últimos
anos para o cinema nacional, ela que até hoje apoiou mais de 150 filmes.
Na peça impressa que comemora o fato,
eles colocaram uma película sendo derramada de uma lata de filme exatamente
como se fosse um fio de óleo lubrificante -- o produto do seu cliente
-- saindo também de uma lata. Como título, a frase "BR. Contribuindo
para o cinema brasileiro rodar cada vez melhor".
A foto foi de Leonardo Vilella, do Estúdio Platinum, e a direção
de Criação de Luiz Vieira, com atendimento de Christiane Dumont
e Simone Castilho e aprovação de Elenora Salim.
MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ
- A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do
mercado:
20/09, sexta-feira: Frederico Gelli (Diretor de Criação
da Tátil Design), Nonato Fernandes (Supervisor de Contas da Ad Hoc);
21/09, sábado: André Kassú (Redator da F/Nazca S&S),
Cecília Velozo (Mídia), Eda Hungria (Diretora da Rádio
Atividade), Luciane Mesquita (Diretora de Conta da Contemporânea), Edson
Scorcelli (Diretor de Criação da S/Scorcelli);
23/09, segunda-feira: Roberto Amarante (Diretor Administrativo da Unlike);
24/09, terça-feira: Roberto Cardim (Diretor da Cardim), Ângelo
Ferrari Jr. (Diretor de Atendimento da Agência3), Sérgio Silveira
(Vice-Presidente de Atendimento da J.Walter Thompson), Janaína Baranda
(Diretora de Atendimento da Leaderart), Eliana Sá (Redatora da DPZ);
25/09, quarta-feira: Albano Alves Filho (Diretor Geral da Internad),
Paula Novaes (Diretora de Arte (Merchand) da Diretacom), Bruno Prósperi
(Diretor de Criação da Leo Burnett), Genilson Gonzaga (Superintendente
Comercial da Jornal do Commercio), José Land (Diretor da Div.Propaganda
da TV Globo - Div.Propaganda), Ricardo Medina (Diretor de Operações
da Scope), David Tabalipa (Diretor de Arte da Ad Hoc);
26/09, quinta-feira: Sílvio Lachtermacher (Diretor de Criação
da Laxmi), Wellington Araujo, Marcelo Mendonça (Diretor de Arte da Elan
Garden), Mário César Schmitt;
* CULTURA - A Ad Hoc, agência do grupo Young & Rubicam venceu
a concorrência pela conta da Cultura Inglesa, ex-Ogilvy, da qual também
participaram a Contemporânea e a V&S.
* INFANTO-JUVENIL - A 100% começa a veicular em revistas as peças
criadas para seu novo cliente, as lojas de roupas infanto-juvenis Vik Vit. Em
breve, entram na mídia outdoor e busdoor.
* MARKETING DA MODA - O Centro de Moda, Beleza e Design do Senac promove
no dia 2 de outubro o seminário "O Luxo de Cada Dia - Marketing: Imaginário
e Consumo", em seu auditório do Flamengo, das 9:00h às 19:00h.
No programa, apresentação de cases da Alpargatas, Absolut Vodka,
Montblanc e Swarovski, além de diversas palestras e debates. As informações
e inscrições podem ser conseguidas pelo tel.: (21) 2540-5779.
|