Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/SET/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Cannes antecipa e prejudica Gramado
A organização do Festival de Cannes distribuiu comunicado à imprensa antecipando a data de realização do seu festival -- inicialmente programado para começar em 22 de junho de 2003 -- em uma semana. A justificativa refere-se a "problemas técnicos não previstos no Palais do Festival".
Com as mudanças acontecidas já este ano na programação do festival, cujas projeções de comerciais passaram a se iniciar no domingo, o credenciamento de 2003 ficou marcado para sábado, 14 de junho, exatamente no dia seguinte ao encerramento do Festival de Gramado, programado para 11 a 13 daquele mês.
Isto provavelmente dificultará a participação de muitos brasileiros no evento gaúcho, já que é exatamente nestes dias anteriores ao Festival que a delegação brasileira viaja para a França.

Casa da Criação assume Cittá América
A agência carioca Casa da Criação assumiu a conta do Città America, complexo que reúne mais de 500 lojas e centro empresarial com mais de 2.500 empregados, e que estava na Contemporânea desde o seu lançamento como empreendimento.
A base dos trabalhos serão eventos produzidos pela Tyocoi, que desde abril desse ano é responsável pelo segmento de promoções e eventos do grupo Casa da Criação. Com orçamento de R$ 800 mil, a campanha inclui ainda um programa de fidelização e spots para rádio.
O Città America, na Barra da Tijuca, abriga a mega academia Estação do Corpo, o Hard Rock Café e o Parque da Mônica, além do Città Office, centro empresarial que reúne empresas de peso como Michelin, Globo.com, Norvartis e Cisco Systems.

Rolls Royce leva brasileiro a Dubai
O carioca André Araújo, de 29 anos, diretor da Aroldo Araujo Propaganda, será o único consultor de comunicação da América do Sul a estar presente na Conferência Internacional da Rolls-Royce de 2003, que acontece nos dias 4 e 5 de setembro em Dubai, nos Emirados Árabes. O evento será realizado pela primeira vez fora da Inglaterra em 22 anos. O local escolhido para o encontro é o luxuoso hotel Le Royal Meridien Beach Resort.
A Aroldo Araujo Propaganda é a agência de comunicação que há mais tempo (23 anos) presta serviços a Rolls-Royce na América do Sul, entre todas as companhias de publicidade contratadas pela empresa em 21 países. André Araújo, filho do publicitário Aroldo Araujo, viajou pela British e aproveitará sua estadia em Dubai para apresentar aos presentes as novas estratégias de comunicação e as perspectivas do mercado latino-americano para o ano de 2003.
O faturamento da Rolls-Royce em mais de 150 países é de 9 bilhões de dólares. O Brasil representa 8% desse total. A empresa é fornecedora de equipamentos para empresas importantes como Petrobrás, além das Forças Armadas e diversas termelétricas. É também fornecedora exclusiva das turbinas que impulsionam os aviões ERJ 145/140/135 da Embraer.

Contemporânea e Speedball homenageiam rádio
Em uma iniciativa da Contemporânea, em parceria com a Speedball, foi criada uma campanha de spots para o Sistema Globo de Rádio, para lembrar os 80 anos do rádio no Brasil. Foram produzidas duas peças que mostram como o rádio faz parte de nosso dia-a-dia. Com bastante humor, o spot brinca com o clássico "Dedique sua música" dos ouvintes. Estes spots serão transmitidos durante todo o mês de setembro, e também vão comemorar o Dia do Rádio – dia 25 de setembro.
A criação é de João Bosco e Alicia Osborne, com direção de criação de José Guilherme Vereza e Mauro Matos. Speedball é a produtora, com direção musical de Kiko Fernandes.

MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ
- A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
06/09, sexta-feira: Nélson Hoineff (Diretor da Comunicação Alternativa), João Carlos M. Rêgo (Diretor de Mídia da Cm), Gabriela Bahadian (Supervisora de Contas da V&S);
07/09, sábado: Antônio Batista Simões, Cid Pacheco, Elaine Magliano (Diretora de Operações da Cm), Luiz Carlos Cunha (Diretor de Criação da Luz), Paulo Rolf (Diretor Presidente da Ronson), Reginaldo Bessa (Diretor da Reginaldo Bessa), Sônia Regina Olival (Diretora de Atendimento da Prime), Alexander Moura (Diretor de Arte da Mix Marketing);
08/09, domingo: Alessandra Sadock (Diretora de Arte da Ad Hoc), Toni Lourenço (Diretor Presidente da Fortuna), Emmy Plaga (Dirª.da Central de Informações da Casa da Criação);
09/09, segunda-feira: Edilson Leitão (Diretor de Contas da V&S), Cristiani Palhares (Supervisora de Contas da Giovanni FCB);
10/09, terça-feira: Mario Cohen;
11/09, quarta-feira: Carlos Campana (Diretor de Atendimento da Campana, Resende & Resende), José Monserrat Filho, Kika Leitão (Atendimento do Estúdio Geraldo Melo);
12/09, quinta-feira: Cristóvão Martins (Diretor de Criação da Agência3), Fernando Luis dos Santos (Diretor de Atendimento da GR.3), Isabela Arruda (Gerência de Comunicação da Fundação Roberto Marinho);
* OFICINA DE CRIAÇÃO - A Universidade Estácio de Sá promove um workshop de 3 meses, a partir do dia 14 de setembro, coordenado pelo redator da Giovanni FCB, Álvaro Rodrigues. Os alunos terão aulas aos sábados com o redator e um diretor de arte convidado no campus Rebouças da universidade. As vagas são limitadas para 40 alunos. Maiores informações com o coordenador do curso de Comunicação Social, Hugo Santos, pelo telefone 2503-7120 ou e-mail hsantos@estacio.br.
* COLUNISTAS BRASIL - A cerimônia de entrega do Colunistas Brasil está confirmada para o próximo 7 de outubro, na Sociedade Hípica Paulista (Brooklin - SP), durante coquetel e jantar.
* CHARQUE - A SGP Comunicação, agência de Sidney Guimarães Pacheco, engordou literalmente a sua carteira de clientes com a conquista de uma nova conta: a Serrana Charque. A empresa vai realizar ações de degustação de produtos em Minas Gerais e Rio de Janeiro, durante as quais serão distribuídos folhetos de receitas criados pela SGP, que também já está trabalhando no desenvolvimento de novas embalagens para a empresa.
* DE CAPACETE - A 100% Propaganda vai lançar a nova revenda Honda Motos do Rio, batizada de Amoto e localizada em Botafogo. O lançamento está sendo veiculado deste quarta-feira com anúncio 4 cores no jornal Extra.
* EXPEDIENTE – As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 11/304, CEP 22461-200, Rio-RJ, ou para o e-mail janela@janela.com.br. Não deixe de visitar também a edição on-line da coluna, em www.janela.com.br.

REFORÇOS DO MERCADO
Canal USA -
Gláucia Campos, que trabalhou durante há 2 anos no departamento de marketing da Price Waterhouse, assume agora um novo desafio: será a nova analista de marketing do canal USA.
Cândido&Ortiz (RJ) - Acaba de contratar para o departamento comercial de mídia exterior da Ponte Rio/Niterói e Via Lagos a Sarah, ex-Ed Abril.
EugenioWG (SP) - Dois novos profissionais integram a equipe EugenioWG: Carú Albuquerque e Lelo Nahas (foto à direita). Ela, radialista e jornalista, será a revisora da agência e ele, arquiteto, será diretor de arte na unidade de negócios dirigida por Carlos Valladão. Lelo trabalhou em agências do Rio e de São Paulo (como Leo Burnett, MPM, Giovanni/FCB, Almap/BBDO, Contemporânea, Artplan, DPZ, McCann Erickson, Z+G Grey, Bates Brasil e uma breve passagem pela DM9/DDB). Entre os prêmios que recebeu estão o Profissionais do Ano, Grand Prix, vários Ouro no Colunistas, Festival de Nova Iorque, ABP, e anuários dos Clubes de Criação do Rio e de São Paulo.
F/Nazca Rio - O redator Rafael Genu (foto à esquerda) deixou a Salles D'Arcy para integrar a equipe de criação da F/Nazca Rio. Vencedor do Prêmio Apple 2000 com um trabalho para a Fundação Cidade Escola Aprendiz, do jornalista Gilberto Dimenstein, foi Young Creative 2001 e premiado nos festivais do CCSP, do CCRJ, da ABP, além de finalista no Festival de Londres. Genu já trabalhou na Carioca e Artplan. Fora propaganda é músico da banda Pélvis há dez anos.