Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Cannes antecipa e prejudica Gramado
A organização do Festival
de Cannes distribuiu comunicado à imprensa antecipando a data de realização
do seu festival -- inicialmente programado para começar em 22 de junho
de 2003 -- em uma semana. A justificativa refere-se a "problemas técnicos
não previstos no Palais do Festival".
Com as mudanças acontecidas já este ano na programação
do festival, cujas projeções de comerciais passaram a se iniciar
no domingo, o credenciamento de 2003 ficou marcado para sábado, 14
de junho, exatamente no dia seguinte ao encerramento do Festival de Gramado,
programado para 11 a 13 daquele mês.
Isto provavelmente dificultará a participação de muitos
brasileiros no evento gaúcho, já que é exatamente nestes
dias anteriores ao Festival que a delegação brasileira viaja
para a França.
Casa da Criação assume Cittá
América
A agência carioca Casa da Criação
assumiu a conta do Città America, complexo que reúne mais de
500 lojas e centro empresarial com mais de 2.500 empregados, e que estava
na Contemporânea desde o seu lançamento como empreendimento.
A base dos trabalhos serão eventos produzidos pela Tyocoi, que desde
abril desse ano é responsável pelo segmento de promoções
e eventos do grupo Casa da Criação. Com orçamento de
R$ 800 mil, a campanha inclui ainda um programa de fidelização
e spots para rádio.
O Città America, na Barra da Tijuca, abriga a mega academia Estação
do Corpo, o Hard Rock Café e o Parque da Mônica, além
do Città Office, centro empresarial que reúne empresas de peso
como Michelin, Globo.com, Norvartis e Cisco Systems.
Rolls Royce leva brasileiro a Dubai
O carioca André Araújo,
de 29 anos, diretor da Aroldo Araujo Propaganda, será o único
consultor de comunicação da América do Sul a estar presente
na Conferência Internacional da Rolls-Royce de 2003, que acontece nos
dias 4 e 5 de setembro em Dubai, nos Emirados Árabes. O evento será
realizado pela primeira vez fora da Inglaterra em 22 anos. O local escolhido
para o encontro é o luxuoso hotel Le Royal Meridien Beach Resort.
A Aroldo Araujo Propaganda é a agência de comunicação
que há mais tempo (23 anos) presta serviços a Rolls-Royce na
América do Sul, entre todas as companhias de publicidade contratadas
pela empresa em 21 países. André Araújo, filho do publicitário
Aroldo Araujo, viajou pela British e aproveitará sua estadia
em Dubai para apresentar aos presentes as novas estratégias de comunicação
e as perspectivas do mercado latino-americano para o ano de 2003.
O faturamento da Rolls-Royce em mais de 150 países é de 9 bilhões
de dólares. O Brasil representa 8% desse total. A empresa é
fornecedora de equipamentos para empresas importantes como Petrobrás,
além das Forças Armadas e diversas termelétricas. É
também fornecedora exclusiva das turbinas que impulsionam os aviões
ERJ 145/140/135 da Embraer.
Contemporânea e Speedball homenageiam
rádio
Em uma iniciativa da Contemporânea,
em parceria com a Speedball, foi criada uma campanha de spots para o Sistema
Globo de Rádio, para lembrar os 80 anos do rádio no Brasil.
Foram produzidas duas peças que mostram como o rádio faz parte
de nosso dia-a-dia. Com bastante humor, o spot brinca com o clássico
"Dedique sua música" dos ouvintes. Estes spots serão transmitidos
durante todo o mês de setembro, e também vão comemorar
o Dia do Rádio – dia 25 de setembro.
A criação é de João Bosco e Alicia Osborne, com
direção de criação de José Guilherme Vereza
e Mauro Matos. Speedball é a produtora, com direção musical
de Kiko Fernandes.
MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ
- A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do
mercado:
06/09, sexta-feira: Nélson
Hoineff (Diretor da Comunicação Alternativa), João Carlos
M. Rêgo (Diretor de Mídia da Cm), Gabriela Bahadian (Supervisora
de Contas da V&S);
07/09, sábado: Antônio Batista Simões, Cid Pacheco,
Elaine Magliano (Diretora de Operações da Cm), Luiz Carlos Cunha
(Diretor de Criação da Luz), Paulo Rolf (Diretor Presidente
da Ronson), Reginaldo Bessa (Diretor da Reginaldo Bessa), Sônia Regina
Olival (Diretora de Atendimento da Prime), Alexander Moura (Diretor de Arte
da Mix Marketing);
08/09, domingo: Alessandra Sadock (Diretora de Arte da Ad Hoc), Toni
Lourenço (Diretor Presidente da Fortuna), Emmy Plaga (Dirª.da Central
de Informações da Casa da Criação);
09/09, segunda-feira: Edilson Leitão (Diretor de Contas da V&S),
Cristiani Palhares (Supervisora de Contas da Giovanni FCB);
10/09, terça-feira: Mario Cohen;
11/09, quarta-feira: Carlos Campana (Diretor de Atendimento da Campana,
Resende & Resende), José Monserrat Filho, Kika Leitão (Atendimento
do Estúdio Geraldo Melo);
12/09, quinta-feira: Cristóvão Martins (Diretor de Criação
da Agência3), Fernando Luis dos Santos (Diretor de Atendimento da GR.3),
Isabela Arruda (Gerência de Comunicação da Fundação
Roberto Marinho);
* OFICINA DE CRIAÇÃO - A Universidade Estácio
de Sá promove um workshop de 3 meses, a partir do dia 14 de setembro,
coordenado pelo redator da Giovanni FCB, Álvaro Rodrigues. Os alunos
terão aulas aos sábados com o redator e um diretor de arte convidado
no campus Rebouças da universidade. As vagas são limitadas para
40 alunos. Maiores informações com o coordenador do curso de
Comunicação Social, Hugo Santos, pelo telefone 2503-7120 ou
e-mail hsantos@estacio.br.
* COLUNISTAS BRASIL - A cerimônia de entrega do Colunistas Brasil
está confirmada para o próximo 7 de outubro, na Sociedade Hípica
Paulista (Brooklin - SP), durante coquetel e jantar.
* CHARQUE - A SGP Comunicação, agência de Sidney
Guimarães Pacheco, engordou literalmente a sua carteira de clientes
com a conquista de uma nova conta: a Serrana Charque. A empresa vai realizar
ações de degustação de produtos em Minas Gerais
e Rio de Janeiro, durante as quais serão distribuídos folhetos
de receitas criados pela SGP, que também já está trabalhando
no desenvolvimento de novas embalagens para a empresa.
* DE CAPACETE - A 100% Propaganda vai lançar a nova revenda
Honda Motos do Rio, batizada de Amoto e localizada em Botafogo. O lançamento
está sendo veiculado deste quarta-feira com anúncio 4 cores
no jornal Extra.
* EXPEDIENTE – As correspondências para a Janela devem ser enviadas
para a Rua Eurico Cruz, 11/304, CEP 22461-200, Rio-RJ, ou para o e-mail
janela@janela.com.br. Não deixe de visitar também a edição
on-line da coluna, em www.janela.com.br.
REFORÇOS DO MERCADO
Canal USA -
Gláucia Campos, que trabalhou durante há 2 anos no departamento
de marketing da Price Waterhouse, assume agora um novo desafio: será
a nova analista de marketing do canal USA.
Cândido&Ortiz (RJ) - Acaba de contratar para o departamento
comercial de mídia exterior da Ponte Rio/Niterói e Via Lagos
a Sarah, ex-Ed Abril.
EugenioWG
(SP) - Dois novos profissionais integram a equipe EugenioWG: Carú
Albuquerque e Lelo Nahas (foto à direita). Ela, radialista e jornalista,
será a revisora da agência e ele, arquiteto, será diretor
de arte na unidade de negócios dirigida por Carlos Valladão.
Lelo trabalhou em agências do Rio e de São Paulo (como Leo Burnett,
MPM, Giovanni/FCB, Almap/BBDO, Contemporânea, Artplan, DPZ, McCann Erickson,
Z+G Grey, Bates Brasil e uma breve passagem pela DM9/DDB). Entre os prêmios
que recebeu estão o Profissionais do Ano, Grand Prix, vários
Ouro no Colunistas, Festival de Nova Iorque, ABP, e anuários dos Clubes
de Criação do Rio e de São Paulo.
F/Nazca
Rio - O redator Rafael Genu (foto à esquerda) deixou a Salles D'Arcy
para integrar a equipe de criação da F/Nazca Rio. Vencedor do
Prêmio Apple 2000 com um trabalho para a Fundação Cidade
Escola Aprendiz, do jornalista Gilberto Dimenstein, foi Young Creative 2001
e premiado nos festivais do CCSP, do CCRJ, da ABP, além de finalista
no Festival de Londres. Genu já trabalhou na Carioca e Artplan. Fora
propaganda é músico da banda Pélvis há dez anos.
|