Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
CCRJ leva criadores para Búzios em setembro
O
Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) já confirmou
a programação do seu Festival Melhor do Rio em Búzios,
que acontece nos próximos dias 6 e 7 de setembro, para lançar
o segundo Anuário Melhor do Rio. O Festival será aberto com
a exposição das 154 peças escolhidas pelo júri
para o 2º Anuário do CCRJ, no Centro Cultural Esplêndida Armação,
localizado na orla Bardot, entre as praias da Armação e dos
Ossos. O espaço estará aberto ao público a partir das
13:00h de sexta, com urna para voto dos delegados, que deverão escolher
4 Grand Prix: TV/Cinema, Rádio, Mídia Impressa e Mídia
Exterior. Na mesma noite, às 21 horas, acontece o coquetel de credenciamento
dos participantes, no Iate Clube de Búzios.
No dia 7, sábado, o júri vai escolher os Grand Prix do Júri
e à noite, a partir das 22 horas, haverá festa de encerramento,
quando serão entregues os Grand Prix e apresentado o novo anuário
ao mercado.
Entre os jurados estão: Álvaro Rodrigues, Marcello Noronha,
Alexandre Motta, Romeu Loures, Marcos Pedrosa, Gustavo Bastos, Jorge Falsfein,
João Paulo Pereira, Marcelo Lobo e Sérgio de Paula, para a categoria
mídia impressa. Os jurados de mídia eletrônica são:
Alessandra Migani, André Eppinghaus, Heleno Bernardi, José Luis Vaz, Rodolfo Sampaio, Marcelo Giannini, Cristina Amorim, Vitor Knijik, Luiz
Vieira e Luiz Nogueira.
A inscrição de delegados iniciou-se na segunda semana de agosto
e é gratuita para sócios do CCRJ (que compraram o último
Anuário). Para não sócios, o valor foi fixado em R$ 120,00
para profissionais e R$ 80,00 para estudantes, até 05/09.
Boato de venda da Artplan era acordo promocional
A Dream Factory e a Thompson fecharam
acordo operacional para a realização de promoções
e eventos especiais. Desmentido o boato que circulou no mercado, as duas empresas
distribuíram comunicado informando que o acordo não envolve
participação acionária da Thompson na Artplan ou na Dream
Factory, empresas de Roberto Medina.
Dizem as empresas que a partir de agora a Dream Factory terá acesso
aos clientes da Thompson, elaborando ações de promoção
e eventos, e a agência, por sua vez, participará da comercialização
das produções da Dream Factory. A despeito do acordo, no entanto,
a Dream Factory continuará trabalhando para o mercado como um todo,
sem exclusividade com a Artplan, Thompson ou qualquer outra agência
de publicidade.
A Dream Factory nasceu junto com o Rock in Rio, em janeiro de 2001. Em seu
portfólio estão ainda eventos como o Natal Bradesco Seguros
(2001) e o evento São Paulo de Todo Mundo (2001).
Campanha relâmpago dos shoppings entra
no ar
Entrou
afinal no ar esta semana a campanha da Ogilvy Rio para a promoção
"Febre de Shopping", assinada por 13 dos principais shoppings do Rio, Grande
Rio e Niterói. Estrelado pela atriz Heloísa Perissé,
o comercial utiliza o bom-humor para destacar o conceito "Essa febre vai te
pegar". Chegando em casa carregada de sacolas, a atriz atende o telefone e
começa a se desculpar com a pessoa que está do outro lado da
linha convidando-a para sair, dizendo que não vai poder ir porque esta
com febre. "Um febrão. Que pelo jeito vai durar uns quatro dias..."
Além do comercial, a campanha é composta por anúncio
seqüencial de duas meias páginas, spot de 30" e material de merchandising
para os shoppings. A criação é de André Eppinghaus
(diretor de criação), Ana Letícia Paranhos (redatora)
e Luiz Cavalheiros (diretor de arte).
A promoção vai durar apenas até este domingo em mais
de 1200 lojas e 750 marcas. "Utilizamos uma linguagem bem humorada para comunicar
o lançamento da promoção e transformá-la numa
febre entre os consumidores", conta André Eppinghaus, diretor de criação
da Ogilvy Rio, que venceu uma concorrência da qual participaram, além
da Ogilvy, as agências, Agência3, Artplan, Direta.com, Doctor,
Salles e V&S.
Campanha da Guard One vai para a TV
Entra no ar nesta segunda-feira, no Jornal
da Globo, o primeiro dos dois comerciais criados pela agência 100% para
a nova campanha de GuardOne, que em seguida passa a ser veiculada também
em cinema.
Em um deles, estão no estúdio dois carros idênticos. O
locutor, depois de falar sobre o carro que tem GuardOne, aponta pro outro
e diz: "esse aqui não tem GuardOne. Por isso que esse aqui, eu vou
levar". Daí coloca uma máscara de ladrão e arranca à
toda velocidade, deixando o carro protegido. A campanha também continuará
em jornais e outdoor, com peças criadas por Gustavo Bastos e Fabio
Augusto.
Outro desdobramento do trabalho para o cliente foi a nova programação
visual e papelaria do grupo da América Latina. Gustavo Bastos, diretor
de criação de 100% conta que ao enviar o trabalho para aprovação
na GuardOne Itália, o cliente decidiu aproveitá-lo também
para a matriz, de Milão.
Senac-Rio promove debate sobre Mídia
Impressa
De 2 a 6 de setembro próximos,
o Centro de Comunicação e Artes do Senac Rio promove, no Auditório
da Casa do Comércio, um debate sobre as novidades e tendências
da Mídia Impressa, discutindo temas como fotografia digital, novos
métodos de impressão, editoração em rede e dicas
para finalização de arquivos na etapa de pré-impressão.
Como palestrantes, estarão profissionais conhecidos do mercado publicitário
e editorial, como o fotógrafo Mauro Risch, que se especializou em fotografia
digital, e o consultor de artes gráficas Ricardo Pagemaker.
Risch, por exemplo, que foi responsável pela fotografia 100% digital
da campanha de lançamento da Oi, vai falar sobre o momento ideal para
a migração da fotografia tradicional para a digital. ""Devido
à geração de imagens já em formato digital, houve
um grande ganho em termos de agilidade e qualidade. É importante, no
entanto, que se tome cuidado para que este ganho se reverta em benefício
da qualidade final e, não, que ele sirva para apertar ainda mais o
cronograma da fotografia publicitária", alerta o fotógrafo,
diretor da Associação Brasileira dos Fotógrafos de Publicidade.
Os encontros acontecem das 18:30h às 21:30h, no Auditório da
Casa do Comércio (Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo) e as
inscrições estão abertas no Centro de Comunicação
e Artes do Senac Rio, pelos telefones (21) 2582-5519 e 2582-5570. O valor
por participante é de R$ 300,00.
Dinâmica assina o estande da SEINPE
A
Dinâmica Promoções venceu a concorrência pelo projeto
do estande da Secretaria de Energia, da Indústria Naval e Petróleo
do Estado do Rio de Janeiro - SEINPE para a Rio Oil & Gas Expo' 2002,
que inaugura esta segunda-feira, no Riocentro.
No projeto, em cuja criação participou a designer Gabriela Valverde,
o principal elemento é um barril de petróleo construído
com 6 metros de altura, onde funcionará a sala de reunião do
estande.
|
Yes abre braço de cinema
A
produtora Yes, criada por Chico Abreia há 15 anos, apresenta
ao mercado na terça-feira, 3 de setembro, o seu braço Yes Atitude,
especializado em filmes de longa e curta metragem, além de documentários
e séries para TV.
O lançamento -- que segue o caminho já experimentado por outras
produtoras originalmente de comerciais, como a Conspiração e
a Videofilmes -- vai acontecer com um coquetel no Clube dos Marimbás,
em Copacabana.
MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ
- A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do
mercado:
01/09, domingo:
André Pedroso (Diretor de Criação da Ad Hoc), Marcos
Frauches (Diretor Adjunto da Arte & Fato), Daniel Leitão;
02/09, segunda-feira: Joseph Esquenazi (Diretor de Contas da Artplan),
Ana Paula Santos (Diretora de Arte da Ronson), Marcus Meireles;
03/09, terça-feira: Clóvis Speroni (Diretor da Agência3), Maurício Dinepi (Vice-Presidente Executivo da Jornal do Commercio),
Ricardo Novaes (Diretor de Criação da Ícone), Andrea
Ferrari (Diretora de Novos Negócios da Agência3);
04/09, quarta-feira: Manolo Rodrigues Garcia, Cândida Quadrelli
(Supervisora de Contas da Agência3), João Eudes;
05/09, quinta-feira: Célia Botelho (Diretora da Set TV Cine),
Jacques Galinkin (Diretor de Criação da Ilimitada JG);
*
SEDE PRÓPRIA - O presidente da Associação Brasileira
das Agências de Publicidade-Abap do Rio, Caio Cezar Valli, fechou a
compra das salas que a entidade ocupa há 17 anos na Praia de Botafogo,
reunindo R$ 65 mil com as agências associadas.
* POSTAIS - A Free Cards, empresa de mídia em cartões
postais publicitários, vai instalar entre15 e 20 displays nos cinemas
onde serão exibidos os filmes do Festival de cinema - Rio BR 2002 que
acontecerá entre 26 de setembro e 10 de outubro. A empresa estará
montando pacotes com tiragens de 10 mil cards, que serão expostos dentro
do festival, no qual estima-se que 150 mil pessoas circulem pelos foyers durante
os 15 dias de duração.
* MAPA AMASSADO - A Scama já iniciou a veiculação
das peças de seu novo cliente, a empresa aérea Team, que faz
vôos em curtas distâncias entre Rio, São Paulo e Espírito
Santo. Com criação de Luís Parente e Gabriel França
de Carvalho, a agência programou um anúncio na Revista Programa,
do Jornal do Brasil, que mostra um mapa rodoviário do Estado do Rio
amassado, para exemplificar o grande diferencial da Team; que é encurtar
distâncias que, normalmente, são percorridas de carro.
REFORÇOS DO MERCADO
100% Design (SP) -
Entra no atendimento Mônica Lopes Stange, ex-executiva de contas na
Fischer América de Curitiba e na Oz Design.
Ana Couto Design (RJ) - Acaba de contratar Mônica Kelly Lopes
como gerente de branding para atender as contas da Star One e da Companhia
Vale do Rio Doce. Em Nova Iorque, ela fez parte da equipe da Edelman Public
Relations Worldwide, atuando nas áreas de relações com
investidores, branding, comunicação corporativa e desenvolvimento
de novos negócios.
Comunicação Estratégica (RJ) - Contratou Claudia
Janot Marinho, ex-Laxmi, como Diretora de Atendimento da conta da seguradora
Nationwide e Cristina Studart, ex-Grew Conti, para integrar o núcleo
de criação.
F/Nazca (RJ) - Finalizou as contratações para a equipe
da conta da ATL. Chefiada por Julieta Monteiro, a Brand Developement Unit-BDU
ATL é composta pelas executivas-sênior Renata Pamplona, ex-FCB
Giovanni e Lilian June, ex-NBS, coordenando as áreas de atendimento
e mídia. Ainda no atendimento estão as executivas Bárbara
Ferreira, ex-Propeg, e Carol Costa, ex-Fischer América, e na mídia
Fernanda de Lamare, ex-NBS e Daniela Oliveira, ex-JWT.
Mister Magoo Filmes (RJ) - Contratou Carmine Bagnato para seu quadro
de diretores de cena. Italiano, de Milão, Carmine está no Brasil
há nove anos. Começou a trabalhar em publicidade aos 18 anos
de idade, como montador, e há quatro anos trabalha em direção
de comerciais. Antes da Mister Magoo Filmes ele passou pela S Filmes, 5.6
e Cinemacentro.
|