Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 31/AGO/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

CCRJ leva criadores para Búzios em setembro
O Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) já confirmou a programação do seu Festival Melhor do Rio em Búzios, que acontece nos próximos dias 6 e 7 de setembro, para lançar o segundo Anuário Melhor do Rio. O Festival será aberto com a exposição das 154 peças escolhidas pelo júri para o 2º Anuário do CCRJ, no Centro Cultural Esplêndida Armação, localizado na orla Bardot, entre as praias da Armação e dos Ossos. O espaço estará aberto ao público a partir das 13:00h de sexta, com urna para voto dos delegados, que deverão escolher 4 Grand Prix: TV/Cinema, Rádio, Mídia Impressa e Mídia Exterior. Na mesma noite, às 21 horas, acontece o coquetel de credenciamento dos participantes, no Iate Clube de Búzios.
No dia 7, sábado, o júri vai escolher os Grand Prix do Júri e à noite, a partir das 22 horas, haverá festa de encerramento, quando serão entregues os Grand Prix e apresentado o novo anuário ao mercado.
Entre os jurados estão: Álvaro Rodrigues, Marcello Noronha, Alexandre Motta, Romeu Loures, Marcos Pedrosa, Gustavo Bastos, Jorge Falsfein, João Paulo Pereira, Marcelo Lobo e Sérgio de Paula, para a categoria mídia impressa. Os jurados de mídia eletrônica são: Alessandra Migani, André Eppinghaus, Heleno Bernardi, José Luis Vaz, Rodolfo Sampaio, Marcelo Giannini, Cristina Amorim, Vitor Knijik, Luiz Vieira e Luiz Nogueira.
A inscrição de delegados iniciou-se na segunda semana de agosto e é gratuita para sócios do CCRJ (que compraram o último Anuário). Para não sócios, o valor foi fixado em R$ 120,00 para profissionais e R$ 80,00 para estudantes, até 05/09.

Boato de venda da Artplan era acordo promocional
A Dream Factory e a Thompson fecharam acordo operacional para a realização de promoções e eventos especiais. Desmentido o boato que circulou no mercado, as duas empresas distribuíram comunicado informando que o acordo não envolve participação acionária da Thompson na Artplan ou na Dream Factory, empresas de Roberto Medina.
Dizem as empresas que a partir de agora a Dream Factory terá acesso aos clientes da Thompson, elaborando ações de promoção e eventos, e a agência, por sua vez, participará da comercialização das produções da Dream Factory. A despeito do acordo, no entanto, a Dream Factory continuará trabalhando para o mercado como um todo, sem exclusividade com a Artplan, Thompson ou qualquer outra agência de publicidade.
A Dream Factory nasceu junto com o Rock in Rio, em janeiro de 2001. Em seu portfólio estão ainda eventos como o Natal Bradesco Seguros (2001) e o evento São Paulo de Todo Mundo (2001).

Campanha relâmpago dos shoppings entra no ar
Entrou afinal no ar esta semana a campanha da Ogilvy Rio para a promoção "Febre de Shopping", assinada por 13 dos principais shoppings do Rio, Grande Rio e Niterói. Estrelado pela atriz Heloísa Perissé, o comercial utiliza o bom-humor para destacar o conceito "Essa febre vai te pegar". Chegando em casa carregada de sacolas, a atriz atende o telefone e começa a se desculpar com a pessoa que está do outro lado da linha convidando-a para sair, dizendo que não vai poder ir porque esta com febre. "Um febrão. Que pelo jeito vai durar uns quatro dias..."
Além do comercial, a campanha é composta por anúncio seqüencial de duas meias páginas, spot de 30" e material de merchandising para os shoppings. A criação é de André Eppinghaus (diretor de criação), Ana Letícia Paranhos (redatora) e Luiz Cavalheiros (diretor de arte).
A promoção vai durar apenas até este domingo em mais de 1200 lojas e 750 marcas. "Utilizamos uma linguagem bem humorada para comunicar o lançamento da promoção e transformá-la numa febre entre os consumidores", conta André Eppinghaus, diretor de criação da Ogilvy Rio, que venceu uma concorrência da qual participaram, além da Ogilvy, as agências, Agência3, Artplan, Direta.com, Doctor, Salles e V&S.

Campanha da Guard One vai para a TV
Entra no ar nesta segunda-feira, no Jornal da Globo, o primeiro dos dois comerciais criados pela agência 100% para a nova campanha de GuardOne, que em seguida passa a ser veiculada também em cinema.
Em um deles, estão no estúdio dois carros idênticos. O locutor, depois de falar sobre o carro que tem GuardOne, aponta pro outro e diz: "esse aqui não tem GuardOne. Por isso que esse aqui, eu vou levar". Daí coloca uma máscara de ladrão e arranca à toda velocidade, deixando o carro protegido. A campanha também continuará em jornais e outdoor, com peças criadas por Gustavo Bastos e Fabio Augusto.
Outro desdobramento do trabalho para o cliente foi a nova programação visual e papelaria do grupo da América Latina. Gustavo Bastos, diretor de criação de 100% conta que ao enviar o trabalho para aprovação na GuardOne Itália, o cliente decidiu aproveitá-lo também para a matriz, de Milão.

Senac-Rio promove debate sobre Mídia Impressa
De 2 a 6 de setembro próximos, o Centro de Comunicação e Artes do Senac Rio promove, no Auditório da Casa do Comércio, um debate sobre as novidades e tendências da Mídia Impressa, discutindo temas como fotografia digital, novos métodos de impressão, editoração em rede e dicas para finalização de arquivos na etapa de pré-impressão. Como palestrantes, estarão profissionais conhecidos do mercado publicitário e editorial, como o fotógrafo Mauro Risch, que se especializou em fotografia digital, e o consultor de artes gráficas Ricardo Pagemaker.
Risch, por exemplo, que foi responsável pela fotografia 100% digital da campanha de lançamento da Oi, vai falar sobre o momento ideal para a migração da fotografia tradicional para a digital. ""Devido à geração de imagens já em formato digital, houve um grande ganho em termos de agilidade e qualidade. É importante, no entanto, que se tome cuidado para que este ganho se reverta em benefício da qualidade final e, não, que ele sirva para apertar ainda mais o cronograma da fotografia publicitária", alerta o fotógrafo, diretor da Associação Brasileira dos Fotógrafos de Publicidade.
Os encontros acontecem das 18:30h às 21:30h, no Auditório da Casa do Comércio (Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo) e as inscrições estão abertas no Centro de Comunicação e Artes do Senac Rio, pelos telefones (21) 2582-5519 e 2582-5570. O valor por participante é de R$ 300,00.

Dinâmica assina o estande da SEINPE
A Dinâmica Promoções venceu a concorrência pelo projeto do estande da Secretaria de Energia, da Indústria Naval e Petróleo do Estado do Rio de Janeiro - SEINPE para a Rio Oil & Gas Expo' 2002, que inaugura esta segunda-feira, no Riocentro.
No projeto, em cuja criação participou a designer Gabriela Valverde, o principal elemento é um barril de petróleo construído com 6 metros de altura, onde funcionará a sala de reunião do estande.

Yes abre braço de cinema
A produtora Yes, criada por Chico Abreia há 15 anos, apresenta ao mercado na terça-feira, 3 de setembro, o seu braço Yes Atitude, especializado em filmes de longa e curta metragem, além de documentários e séries para TV.
O lançamento -- que segue o caminho já experimentado por outras produtoras originalmente de comerciais, como a Conspiração e a Videofilmes -- vai acontecer com um coquetel no Clube dos Marimbás, em Copacabana.

MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ
- A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
01/09, domingo: André Pedroso (Diretor de Criação da Ad Hoc), Marcos Frauches (Diretor Adjunto da Arte & Fato), Daniel Leitão;
02/09, segunda-feira: Joseph Esquenazi (Diretor de Contas da Artplan), Ana Paula Santos (Diretora de Arte da Ronson), Marcus Meireles;
03/09, terça-feira: Clóvis Speroni (Diretor da Agência3), Maurício Dinepi (Vice-Presidente Executivo da Jornal do Commercio), Ricardo Novaes (Diretor de Criação da Ícone), Andrea Ferrari (Diretora de Novos Negócios da Agência3);
04/09, quarta-feira: Manolo Rodrigues Garcia, Cândida Quadrelli (Supervisora de Contas da Agência3), João Eudes;
05/09, quinta-feira: Célia Botelho (Diretora da Set TV Cine), Jacques Galinkin (Diretor de Criação da Ilimitada JG);
* SEDE PRÓPRIA - O presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade-Abap do Rio, Caio Cezar Valli, fechou a compra das salas que a entidade ocupa há 17 anos na Praia de Botafogo, reunindo R$ 65 mil com as agências associadas.
* POSTAIS - A Free Cards, empresa de mídia em cartões postais publicitários, vai instalar entre15 e 20 displays nos cinemas onde serão exibidos os filmes do Festival de cinema - Rio BR 2002 que acontecerá entre 26 de setembro e 10 de outubro. A empresa estará montando pacotes com tiragens de 10 mil cards, que serão expostos dentro do festival, no qual estima-se que 150 mil pessoas circulem pelos foyers durante os 15 dias de duração.
* MAPA AMASSADO - A Scama já iniciou a veiculação das peças de seu novo cliente, a empresa aérea Team, que faz vôos em curtas distâncias entre Rio, São Paulo e Espírito Santo. Com criação de Luís Parente e Gabriel França de Carvalho, a agência programou um anúncio na Revista Programa, do Jornal do Brasil, que mostra um mapa rodoviário do Estado do Rio amassado, para exemplificar o grande diferencial da Team; que é encurtar distâncias que, normalmente, são percorridas de carro.

REFORÇOS DO MERCADO
100% Design (SP) -
Entra no atendimento Mônica Lopes Stange, ex-executiva de contas na Fischer América de Curitiba e na Oz Design.
Ana Couto Design (RJ) - Acaba de contratar Mônica Kelly Lopes como gerente de branding para atender as contas da Star One e da Companhia Vale do Rio Doce. Em Nova Iorque, ela fez parte da equipe da Edelman Public Relations Worldwide, atuando nas áreas de relações com investidores, branding, comunicação corporativa e desenvolvimento de novos negócios.
Comunicação Estratégica (RJ) - Contratou Claudia Janot Marinho, ex-Laxmi, como Diretora de Atendimento da conta da seguradora Nationwide e Cristina Studart, ex-Grew Conti, para integrar o núcleo de criação.
F/Nazca (RJ) - Finalizou as contratações para a equipe da conta da ATL. Chefiada por Julieta Monteiro, a Brand Developement Unit-BDU ATL é composta pelas executivas-sênior Renata Pamplona, ex-FCB Giovanni e Lilian June, ex-NBS, coordenando as áreas de atendimento e mídia. Ainda no atendimento estão as executivas Bárbara Ferreira, ex-Propeg, e Carol Costa, ex-Fischer América, e na mídia Fernanda de Lamare, ex-NBS e Daniela Oliveira, ex-JWT.
Mister Magoo Filmes (RJ) - Contratou Carmine Bagnato para seu quadro de diretores de cena. Italiano, de Milão, Carmine está no Brasil há nove anos. Começou a trabalhar em publicidade aos 18 anos de idade, como montador, e há quatro anos trabalha em direção de comerciais. Antes da Mister Magoo Filmes ele passou pela S Filmes, 5.6 e Cinemacentro.