Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 16/AGO/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Pesquisa leva L'Oréal ao corpo da mulher
A descoberta, em pesquisa, de que a mulher brasileira está cada vez mais preocupada com o seu corpo, levou a L'Oréal — cuja imagem está mais ligada a produtos para rosto e cabelo — a ampliar a sua atuação no Brasil, lançando a linha Body Expertise exclusivamente com produtos voltados para o corpo feminino. A decisão faz parte da estratégia da empresa de ser percebida como uma marca completa na área de beleza.
Os produtos entrarão em setembro no ponto-de-venda, dando destaque, tanto nas embalagens quanto no display — criados pelo estúdio Ana Couto Design —, a imagens de corpo, de forma suave e próxima. A modelo contratada pela L'Oréal para o lançamento foi a brasileira Fernanda Tavares.
Mulher Moderna
A Ana Couto Design também está assinando para a multinacional francesa outros materiais de ponto de venda, como os do novo lançamento em coloração Preference.
Voltada para a mulher que trabalha fora, moderna e ousada, a nova coloração Preference sugeriu à Ana Couto e sua um conjunto de peças com linhas retas e um design clean. "Este é um produto extremamente tecnológico", diz Ana Couto, para explicar o uso do branco e da translucidez, que refletem leveza e sofisticação nas peças desenvolvidas, desde o display de chão ao kit utilizado pela equipe de vendas.

Classificados não seguram Land Rover da ID&A
A ID&A decidiu voltar a brincar com a diagramação dos classificados do jornal O Globo nos anúncios para seu cliente Land Rover, dando prosseguimento à peça que já havia tido destaque — inclusive através do Prêmio O Globo de Criação — em outubro de 2001.Desta vez, a edição de sábado dos classificados mostrou um carro Land Rover andando sobre uma página do jornal, em um anúncio seguindo tão fielmente a diagramação e tipologia do caderno que, ao ser veiculado no alto da página e colado à metade inferior do jornal, pareceu ter ocupado a página inteira.
Segundo o diretor de criação da ID&A, Raoul Notrica, este anúncio fará parte de uma nova série batizada de "Quebrando a Coluna", a ser desenvolvida, pelo menos até outubro, nas edições dos classificados de veículos publicados no Globo às quartas e sábados. Notrica conta que, no primeiro trabalho, a agência chegou a pedir o apoio do diretor de marketing do jornal, Paulo Éboli, para fazer a brincadeira. "Como a resposta foi boa, desta vez já mandamos a arte pronta", comemora o criativo.
A criação do anúncio desta semana foi de Daniel D'Ávila, com direção de criação de Notrica..

Banheiros do Rio viram mídia para a SporTv
Na nova campanha da V&S para a SporTV, mulher não vai poder trabalhar no checking da mídia. É que a agência vai utilizar exclusivamente banheiros masculinos de restaurantes, boates e academias como mídia. A partir desta terça-feira, 13, para divulgar o Brasileirão 2002 no Sportv, serão colocados miniboards de alumínio protegidos por acrílico, em posições estratégicas do campo de visão do consumidor, ou seja, acima dos mictórios e nas portas internas dos boxes.
"O banheiro é um bom local para a assimilação da mensagem, já que a pessoa está bem relaxada", diz Lula Félix, coordenador de mídia da V&S. Outra grande vantagem, de acordo com o profissional, é a segmentação por sexo com 100% de precisão. "Nos Estados Unidos e na Europa este tipo de mídia faz tanto sucesso que chega a ter uma recall de 85%", ele exemplifica.
Os banheiros escolhidos vão de casas noturnas sofisticadas como Baronetti e Bar d’Hotel a academias como Velox e Estação do Corpo.
A ação, realizada em parceria com a empresa de mídia indoor New AD, contará com cinco peças criadas por Paulo Castro e Luís Claudio Salvestroni, com títulos buscando o humor. Entre elas "Aproveite que você não está no campo. Com a perna aberta assim, já teria tomado umas três bolas por baixo." e "Ainda bem que você não é jogador de futebol. Do jeito que bebeu, não ia passar no antidoping."

Tim promove festa para clientes de chat
A operadora de celular TIM, que apesar de ainda não ter conseguido entrar no Rio está presente em diversos outros mercados brasileiros, está promovendo esta quinta-feira, simultaneamente em Curitiba, Recife e Belo Horizonte a 1ª Festa do Solteiro Blah!, reunindo mais de 3 mil pessoas em cada uma das cidades. Exclusivo para os assinantes do bate-papo virtual Blah!, a festa exige que, para participar, o interessado confirme a sua presença enviando uma mensagem do celular para o código indicado no hotsite.
Para divulgar a promoção, a empresa usou exclusivamente a Internet, através de um e-mail, criado pela carioca Orango e enviado para usuários dos sites O Carteiro, Par Perfeito, Como Vai e Vox Cards que direcionava o internauta para um hotsite com mais informações sobre o evento.

Builder entra excitada na mídia
A recém-criada Builder Propaganda, do criativo Luciano "Animal" Gaberel, começa a anunciar as suas conquistas, começando pela conta da termas Quality Club, que o publicitário, com seu conhecido humor, garante "não se tratar de permuta".
Além de criar a marca, a Builder começa na próxima semana a veicular uma série de pequenos anúncios nos classificados do jornal O Globo com títulos como o do anúncio ao lado, ou "Nossos clientes sempre voltam. Vão e voltam, vão e voltam.". Ou ainda "Temos sauna, boite e american bar. Mas ninguém repara".
A criação é de Guilherme Pecego, Roberto "Big John" Sá e do próprio Animal.

Proview faz acordo para produções internacionais
A produtora carioca de comerciais Proview, dirigida por Sérgio Horovitz (foto) fechou acordo com a Pacific Sense, de Los Angeles, para criar um braço operacional internacional que permitirá, por exemplo, a co-produção de comerciais e documentários nacionais com filmagens nos EUA e vice-versa.
A Pacific Sense é dirigida por Ana Maria Bahiana e José Emilio Rondeau, já tendo realizado trabalhos de propaganda e entretenimento para clientes brasileiros como a Rede Globo e a Universal Music e de países como Austrália e Estados Unidos. É ela que produz o programa da canal Telecine que traz notícias de bastidores de produções cinematográficas recentes. A produtora também está lançando seu longa-metragem "1972" com roteiro e direção de José Emilio, cujo rolo de comerciais passará a ser apresentado no Rio e em São Paulo por Horovitz.

MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
16/08, sexta-feira: Lywall Salles Filho, Neper Dimas de Oliveira, Raul Fernandes (Diretor de Arte -Merchandising da J.Walter Thompson);
18/08, domingo: Rodrigo Araújo (Redator da Doctor);
19/08, segunda-feira: Fábio Fernandes (Presidente da F/Nazca S&S), Paulo Cezar Costa (Redator da V&S), Borja de la Plaza (Diretor de Atendimento da Ad Hoc);
21/08, quarta-feira: Roberto Medina (Presidente da Artplan), José Carlos Melo (Coordenador de Endomarketing da Embratel);
22/08, quinta-feira: Edson de Godoy Bueno (Diretor da Amil), Marisa Menezes (Diretora da Novamente), Luis Marcelo Vicentini (Diretor de Arte da Agência3);
* ENGLISH COURSE SELECTS - A Cultura Inglesa, que vinha sendo atendida pela Ogilvy-Rio, abriu concorrência para uma nova agência de publicidade. Segundo Marcio May, gerente de marketing do curso, estão concorrendo Ad Hoc, DPZ e V&S.
* HERMES ENTRE QUATRO - A concorrência pela conta dos catálogos Hermes terá seu resultado conhecido no início da próxima semana. Continuaram na disputa as agências Artplan, Doctor, FischerAmérica-Rio e Scorcelli. As agências Contemporânea e V&S, que haviam sido convidadas, decidiram não participar.
* YES NA REDE - A produtora Yes inaugurou esta semana seu site na Internet, em www.yes.com.br, mostrando inclusive o portfólio de comerciais da casa. O design é de Ana Baeta Neves.
* TROCA DE SANTO - A Tátil Design está comemorando seu 13º aniversário trocando São Cristóvão por São Conrado. Apesar de a produção continuar em frente ao estádio do Vasco, a agência muda-se para a Estrada da Gávea, 712 - Ljs. 101/104. Além disso, também inaugura uma filial em São Paulo, na Rua do Rocio, 423 - Sls. 901/914 - Vila Olímpia.

REFORÇOS DO MERCADO
Carioca (RJ) - A agência traz de volta à equipe Paulo Azevedo, agora como Vice Presidente Executivo. Depois de deixar a Carioca em finais de 2000, ele passou pela Rede Bandeirantes de Televisão, onde foi Diretor de Novos Negócios e Promoções. Azevedo tem no currículo ter atuado como Consultor de Marketing para empresas como BEMGE, Contemporânea e Jornal do Brasil, entre outras.
G/Staff (RJ) - Chegam à agência Giovana Gigliozzi (ex-QG) para assumir a supervisão da conta do Zona Sul; Flavia Pinto como assistente de mídia; Ana Paula Santana como assistente de atendimento de Zona Sul; Graziela Esteves para o cargo de assistente de atendimento de Multishow, About e Cruzada do Menor; e Cristina Barros (ex-Carioca) que será assistente de direção de arte.
Rebouças e Associados (RJ) - O redator Paulo Azeredo, o Diretor de Arte Jorge Vítor (Jorjão) e o ilustrador Rodrigo Brum são os novos contratados da Rebouças&Associados, juntando-se ao Diretor de Criação Luiz Fernando Favilla e ao Diretor de Arte Fred Toledo. "Filho de Coruja, corujinha é", foi a campanha de estréia da equipe para o Cliente Cariri Shopping, no Ceará, que a agência reporta ter sido sucesso de público e de vendas, com dois filmes de 30", spots e outdoor.
Tec Cine (RJ) - A produtora de filmes contratou Andréia Grinszpan (ex-CNT, ITLab e Capitão Musical) para o atendimento. A profissional será a responsável pela apresentação dos rolos dos diretores Izabel Jaguaribe e Felipe Joffily para o mercado.