Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Underberg aposta na tradição para
atrair jovens
Com o objetivo de atrair um público
mais jovem, fidelizar clientes antigos e confirmar o posicionamento do produto,
o fernet Underberg lança campanha especial para o Dia dos Pais assinada
pela Percepttiva. A ação é focada no produto que atravessa
gerações. Trazido por colonos alemães, há mais
de 70 anos, o fernet Underberg ainda se encontra no mercado, com forte atuação
no Sul do país. A campanha será realizada nas capitais: Rio
de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba.
No Rio de Janeiro, o fernet Underberg criou uma promoção especial
em parceria com as casas Lidador. A tradicional garrafa de 920 ml vem acondicionada
em uma embalagem de juta, acompanhada de um cartão com a frase 'No
Dia dos Pais, comemore com Underberg'. O preço é de R$ 17,00.
"Estamos aproveitando o dia dos pais para reforçar os valores de tradição
do produto porque é um dia que as pessoas reúnem as famílias,
com várias gerações. Trata-se de uma ação
para reforçar o conceito de tradição familiar, pois passa
de pai para filho." - diz Rafael Duarte, diretor de atendimento da Percepttiva,
que atende a conta do Underberg.
Também será divulgada em rádios do Paraná, Rio
Grande do Sul e Santa Catarina. O spot de rádio fala que, com o passar
do tempo, as pessoas se tornam mais parecidas com seus pais. O Rio Grande
do Sul é o líder de vendas do produto.
Ao todo, foram produzidas mais de 10 mil miniaturas do produto, que serão
distribuídas em restaurantes com apelo familiar, como cantinas italianas
de São Paulo, churrascarias gaúchas e restaurantes da pólo
gastronômico da Santa Felicidade, em Curitiba.
Todas as ações envolvendo o Underberg para o 'Dia dos Pais'
dão continuidade a uma ampla campanha de revitalização
do produto, lançada em 2001 pela agência Percepttiva e que tem
como slogan "Uma dose de tradição em qualquer ocasião".
A criação das embalagens especiais é de Eduardo Ribeiro
e a redação de Helder Santana. O planejamento e a concepção
da campanha são de Rafael Duarte.
Bausch & Lomb quer lentes como maquiagem
Não é de hoje que os homens
reclamam que as mulheres levam horas para escolher a roupa, mas, se depender
da Bausch & Lomb, esse tempo tende a se prolongar. Uma nova campanha da
Casa da Criação para as lentes coloridas Softlens Starcolors,
destinadas ao público feminino, está sendo lançada para
incentivar as mulheres a mudarem de lente de contato para combinar com a cor
da roupa ou de acordo com a ocasião.
A nova proposta tenta reverter o que vinha ocorrendo, com o consumo do produto
mais freqüente em festas como o Carnaval. "Queremos introduzir o uso
dessas lentes no cotidiano das pessoas", diz o diretor de criação
da agência, Heleno Bernardi, que compara o produto a uma maquiagem.
Tanto que na campanha, as peças associam os novos produtos a características
genéticas, comparando as lentes com a cor dos olhos herdada dos pais:
"Nariz do pai, boca da mãe, olhos da Bausch & Lomb".
A divulgação conta com anúncios para revistas e jornais,
além de material para os pontos-de-venda, tais como óticas,
etc., apresentando as oito diferentes cores em que a Softlens Starcolors está
sendo produzida. A criação da campanha é de Gerson Costa
e Sérgio Martins.
Painel Publicitário deixa a Rede Record
Rio
O programa Painel Publicitário,
que a Perfil Publicitário produzia para exibição aos
sábados na Rede Record Rio, saiu do ar na última semana, três
meses após seu lançamento. A gravação com a produtora
CaradeCão Filmes, que chegou a ser anunciada pela imprensa para exibição
no último dia 3, sequer foi ao ar.
No site do programa, em www.painelpublicitario.com, uma nota registra que
o programa "irá permanecer temporariamente fora do ar em virtude de
problemas contratuais". Apesar de o site não detalhar a razão
dos problemas, deixa perceber que a questão foi relacionada com a Rede
Record Rio, ao informar que a produção está negociando
com outras emissoras.
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Disputa por notícias transforma imprensa
publicitária em vale-tudo
O comentário deste colunista na
versão on-line da Janela sobre o Vale Tudo Virtual que está
ocorrendo na imprensa especializada em publicidade -- que já mostrou
ter uma importância fundamental neste mercado -- gerou diversas manifestações
dos leitores, mostrando que o mercado não está alheio à
questão.
Na nota, desculpando-me pela falta de muitas atualizações no
site, expliquei que não consigo publicar qualquer coisa só porque
uma assessoria de imprensa mandou e-mail. Sou do tempo que "campanha" tinha
TV, jornal, revista e outdoor. E objetivo. Agora, agência faz meia página
de jornal -- ou um anúncio de classificado -- e solta release dizendo
que lançou campanha pro cliente. E os sites coleguinhas publicam sem
questionar qualidade ou ineditismo. O simples fato de uma agência fazer
um anúncio para algum cliente agora é notícia?
Como pedi que os leitores ajudassem a orientar esse pobre colunista sobre
o que querem ler, recebi respostas como a do leitor Marcos Vasconcelos, para
quem, por exemplo, nós estamos vivendo a época do "Não
importa ser. Basta parecer". Ele comenta que podem não existir grandes
campanhas, mas os assessores de imprensa têm que sobreviver, "tem filho
pra criar". Daí, se não se tem notícia, inventa-se. E
enquanto uns sites fazem notícias, "outros noticiam qualquer coisa".
Outro que concorda é o leitor José Christão. "Tá
valendo tudo mesmo. Li num desses sites que um determinado cliente estava
lançando uma campanha. Com outdoor e filipetas". Perguntando "onde
foi parar o glamour do mercado", o diretor de arte se espanta: "Agora lançamento
de filipetas virou noticia!".
O leitor Gustavo Bastos, diretor da agência 100%, também se assustou
com essa nota: "Sou contra agência divulgar uma filipeta como campanha,
tijolinho como campanha, assim como sou contra fantasmas e essas coisas apelativas".
Mas Bastos defende que um "simples anúncio", se for brilhante, é
notícia sim. "Anúncios brilhantes, pequenos ou grandes, fazendo
parte de uma campanha ou não, merecem e merecerão destaque sempre
numa coluna tão importante quanto a Janela".
Ao contrário, portanto, do que os editores de alguns sites publicitários
podem achar, os leitores do mercado estão atentos. Rafael Simi, gerente
de marketing da Datasul, deixa isso claro quando comenta: "realmente sinto
que em muitos sites andam saindo matérias sem muita relevância,
sendo apenas releases de agências grandes". Ele defende que um anúncio
deve ser notícia quando for muito criativo e original, ou ser a primeira
peça a ir para a rua de uma agência nova". No mais, diz ele,
são só releases de autopromoção".
Talvez esteja na hora de a imprensa publicitária se repensar, entendendo
que a Internet acabou trazendo uma briga que está hoje mais pela quantidade
de informação do que pela qualidade. "Já vi até
nota sobre efetivação de estagiário - e foi mais de uma",
ironiza Karina Rei, da produtora Imagina. Para ela, no entanto, a falta de
notícias realmente interessantes reflete o momento que estamos passando
no mercado. "Houve uma época em que a maioria das agências e
produtoras tinha realmente campanhas para fazer e anunciar. Hoje temos que
tentar anunciar o que temos", conforma-se.
Será este o destino dos sites publicitários?
MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela
se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
09/08, sexta-feira: Clézia Toledo (Diretora de Atendimento da
Elan Garden), Luis Paulo Saade Montenegro (Ibope), Roberto Civita (Diretor
Presidente da Editora Abril), Marcos Bassini (Redator da G/staff);
10/08, sábado: Maurício Costa Leite, Fabiano Pinel (Diretor
de Arte da Doctor), Rafael Pitanguy;
11/08, domingo: José Luis Vaz (Diretor de Arte da NBS), Vicente
Nolasco (Diretor de Arte da Propeg Rio);
12/08, segunda-feira: Adriana Cotrim (Supervisora de Projeto da Invision);
13/08, terça-feira: Marlene Fuchs (Mídia);
14/08, quarta-feira: Gabriela Valverde (Designer), Janaina Pereira;
* OBRIGADO - A todos os leitores que se manifestaram por carta ou e-mail
parabenizando a coluna pelos 25 anos — e por algum equívoco não
receberam o e-mail de resposta do colunista —, vão aqui os agradecimentos
públicos pela gentileza.
* NO PLANALTO - A produtora CaradeCão abre escritório
em setembro em Brasília, onde produzirá filmes para ser dirigidos
por René Sampaio e outro diretor que ainda será contratado.
Segundo Nilton Cacheado, diretor da casa, no último ano a produtora
realizou nada menos que 21 trabalhos na capital federal, o que justifica o
investimento.
* QUEM PAGA? - Com a confirmação da realização,
em Búzios, do próximo evento do CCRJ-Clube de Criação
do Rio, já começam a surgir, em alguns círculos criativos,
a questão: quem deve bancar a viagem e a estadia: o próprio
profissional ou a sua agência? Afinal, a ida para o Festival de Cannes
já faz parte do contrato de muito diretor de criação.
Por que não Búzios para o resto da equipe?
* ACÚSTICO - A produtora carioca de fonogramas Chorus fechou
parceria com o Studio Verde para desenvolver o Projeto Acústico. Sob
a direção musical do maestro Ricardo Duna, a proposta é
gravar trilhas para comerciais com orquestra ao vivo, além dos clientes
poderem acompanhar de perto as gravações. Conforme a solicitação
do cliente e do briefing do produto, arregimentamos os músicos numa
formação que pode variar de um quinteto até 15 instrumentistas,
explicou à Janela o diretor geral da Chorus, Edison Campos.
* REFORÇOS - A produtora de filmes Tec Cine (RJ) contratou Andréia
Grinszpan (ex-CNT, ITLab e Capitão Musical) para o atendimento. A profissional
será a responsável pela apresentação dos rolos
dos diretores Izabel Jaguaribe e Felipe Joffily para o mercado. E na agência
G/Staff (RJ) chegam Giovana Gigliozzi (ex-QG) para assumir a supervisão
da conta do Zona Sul; Flavia Pinto como assistente de mídia; Ana Paula
Santana como assistente de atendimento de Zona Sul; Graziela Esteves para
o cargo de assistente de atendimento de Multishow, About e Cruzada do Menor;
e Cristina Barros (ex-Carioca) que será assistente de direção
de arte.
* MUDANDO DE LADO - A jornalista Juliana Bertrand deixou a redação
da Janela. A partir desta semana ela passou a fazer parte da equipe de assessoria
de imprensa da Oi.
* EXPEDIENTE – A redação da Janela conta com a jornalista
Chris Barros.
AGENDA DO MERCADO
12/AGOSTO - Concorrências no mercado
de Marketing Promocional. A AMPRO-Associação de Marketing Promocional
promove workshop, à partir das 19:30h, na ESPM-SP. O tema será
concorrência. Para participar, basta confirmar presença pelo
telefone (11) 5055-5250 ou por info@ampro.com.br.
Mais informações pelo site www.ampro.com.br.
14/AGOSTO - 2º Programa de Desenvolvimento Profissional. Promovido
pela ABEMD-Associação Brasileira das Empresas de Marketing Direto.
Das 8:30h às 12:30h, no Business Club 1, com café-da-manhã
simultâneo a palestra de Flávio Salles, presidente da Sun MRM,
sobre Planejamento em Marketing Direto. Dentro do tema, semelhanças
e diferenças do planejamento em marketing direto e em propaganda, assim
como conceitos a ser observados na elaboração do planejamento.
Informações sobre os preços de inscrições
telefone (11) 3129-3001, na sede da entidade ou pelo e-mail atendimento1@abemd.org.br.
21-22/AGOSTO - Brand Impact - O impacto das marcas no futuro das empresas.
Promovido pela ESPM, com representantes da Nike (Celso Sartori, Diretor de
Marketing), Ferrari (Viviane Polzim, Gerente de Marketing), Procter&Gamble
(Mônica Sabino, Gerente de Marcas) e Unimed contando as suas experiências
que ajudaram a construir suas marcas fortes. A ESPM fica na Rua do Rosário,
90 - Centro - RJ. Mais informações pelo telefone (21) 2292-2000
R.287/288 ou pelo e-mail coordenador@espmjr.com.
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