Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Lachtermacher deixa Carioca por projeto solo
Poucos dias depois de a agência
Carioca, da qual era sócio, anunciar a criação de um
núcleo com o foco em planejamento, no qual ele próprio estaria
assumindo como diretor, Silvio Lachtermacher decidiu deixar a empresa. Oficialmente,
por comunicado enviado pela Carioca, ele teria resolvido dedicar mais tempo
à sua veia jornalística — que ele exerce em sua coluna semanal
no Pasquim —, além de abrir um novo negócio voltado exclusivamente
para o mercado imobiliário.
A saída de Lachtermacher da Carioca desfaz uma dupla que ele mantinha
com Fernando Rocha há cerca de 10 anos, quando dirigiam a agência
CP&F, posteriormente associada à Staff até o rompimento
que acabou levando os dois a se associarem a Sérgio de Paula na Comunicação
Carioca.
Com a mudança, de Paula irá acumular inteiramente suas funções
de presidente e diretor de criação com a liderança do
planejamento, juntamente com Guilherme Rodrigues e Luiz Cláudio Azevedo,
enquanto estuda alternativas para a substituição do ex-sócio.
Até o fechamento da Janela, Sérgio de Paula garantia que
a mudança na sociedade não iria influenciar o volume de negócios
da empresa. A conta da São Fernando Imobiliária, estimada em
R$ 6 milhões anuais, e que acompanha Silvio e Fernando desde a época
da CP&F, "por enquanto permanece com a agência", afirmou de Paula.
|
|
Anúncio vetado da Natan polemiza a Internet
Na falta de nova corrente para mandar
cartões postais para alguma criança doente, os internautas brasileiros
se agitaram esta semana clamando protestos por um anúncio assinado
pelos joalheiros Natan, que mostra uma mulher literalmente abrindo as pernas
para uma jóia. A coisa se espalhou ao ponto de o colunista Ancelmo
Gois, do jornal O Globo, reproduzir a metade pudica da peça, creditando-a
à agência F/Nazca.
Durante a semana, o Diretor de Marketing da Natan, Eduardo Klarnet, confirmou
para a Janela que "as imagens fizeram parte de um estudo desenvolvido pela
F/Nazca que não foi aprovado, pois a empresa julgou que o conteúdo
dos anúncios não condizia com os valores e linha de comunicação
da marca". O que ninguém do cliente ou da agência conseguiu descobrir
foi como a imagem do anúncio vazou pela rede sem autorização.
A própria F/Nazca evitou se manifestar. Sua assessoria de imprensa
da agência confirmou a declaração do cliente e disse apenas
que "lamenta profundamente o ocorrido".
A peça vetada é um desdobramento da série criada
por Eduardo Lima e Sidney Araujo (que aproveitamos para relembrar), que ganhou
dois Leões de Ouro em Cannes 2001, como anúncio e como poster,
mostrando como um homem feio fica parecendo bonito após presentear
com uma jóia da Natan.
Ogilvy ganha concorrência dos shoppings
A Ogilvy, que atende os shoppings Via
Parque e Grande Rio, foi a vencedora da concorrência pela conta de liquidação
de inverno em conjunto dos shoppings cariocas, cuja verba é de R$ 280
mil e tanta polêmica gerou nas últimas semanas até se
adequar às exigências do CENP. Segundo informou a Executiva de
Contas dos Shoppings na agência, Caroline Spiegel, ficou definido que
a política remuneração será de 20% sobre mídia
e 5% sobre produção.
Sob o tema "Febre de Shopping", a campanha terá TV, jornal e rádio,
e será veiculada entre os dias da liquidação - 29 de
agosto à 1º de setembro. A criação foi de Luiz Cavalheiros,
Ana Letícia Paranhos e André Eppinghaus, que também assina
a direção de criação.
|
Estação Brasil abre no Rio e procura
sócio
Com cinco anos de operação
na capital paulista, e atendendo contas como HP, Alcoa Alumínio e Ass.
Comercial de SP, a agência Estação Brasil - dos sócios
Rogério Giglio, Eduardo Rodrigues e Walter Giglio - se prepara para
abrir uma filial no Rio de Janeiro.
Segundo Giglio, Diretor de Atendimento, afirmou, "estamos fazendo o caminho
inverso. Não estamos começando em função de contas,
apesar de já estarmos em fase de negociação com alguns
clientes cariocas. Mas na verdade, queremos vir para o Rio para fazer prospecção,
e continuar com nossa equipe de criação em São Paulo".
A agência, inclusive, está procurando um sócio local,
com vasta experiência no mercado carioca para ficar responsável
pela novo escritório. Os interessados devem contatar Rogério
através do e-mail rogerio@estacaobrasil.com.br
ou pelo telefone (11) 251-5888.
Cinco agências disputam job da Hermes
Cinco agências cariocas foram selecionadas
para participar da concorrência por um job da Hermes - de vendas por
catálogos. Doctor, Fischer Rio, V&S, Contemporânea e Scorcelli
apresentarão dia 12 de agosto suas propostas para a campanha, que pretende
reposicionar a marca, colocando-a em outras áreas.
Segundo informou o Diretor de Marketing do segmento distribuidor - Diomar
Oliveira - a seleção das agências se baseou em critérios
como publicitários criativos e com experiência em planejamento.
"Poderíamos ter convidado mais agências, mas preferimos limitar
em cinco para não virar leilão", explica. Ainda sem definição,
a verba dependerá da proposta de cada agência. "Estamos no momento
discutindo o conceito", revela.
De acordo com Diomar, a vencedora poderá assumir posteriormente a parte
institucional da conta publicitária, enquanto a house-agency Merkur
cuida do varejo. "Esperamos que esse seja o início de um longo relacionamento",
conclui.
Estratégica abre em Brasília
Com doze anos de operação
no Rio - onde tem sede - e em São Paulo, e cerca de 14 contas, a agência
Comunicação Estratégica acaba de abrir seu terceiro escritório,
dessa vez em Brasília.
Em parceria com a agência local dos sócios Paulo Valério
e Luiz Henrique, a idéia foi unir a equipe de oito pessoas das áreas
de atendimento e produção gráfica deles, com a estrutura
de criação e produção da Estratégica. "A
proposta que nos foi feita partiu da dificuldade deles de encontrarem em Brasília
um bom time de criação", explica o presidente Amândio
Aleixo.
A Comunicação Estratégica Brasília começará
com um cliente, parte da conta do Senai - Serviço Nacional da Indústria
- que já é atendida pelo escritório carioca da agência.
"Acho que ainda essa semana iremos fechar mais uma conta grande", conclui
Aleixo.
Beat Carioca comemora 3 meses de operação
A crise no mercado publicitário
não anda preocupando a todos. Em menos de três meses de operação,
a produtora de áudio Beat Carioca, do cantor e compositor Nico Rezende
com seu sócio, o maestro Zé Netto, já produziu trilhas,
jingles, spots, locuções e CDs musicais para mais de sete clientes.
O primeiro trabalho da Beat Carioca foi sonorizar o espetáculo "Sapato
Musical", que estréia dia 5 de outubro do Teatro Villas Lobos. A produtora
também acabou de produzir o novo jingle do Bob's que lançará
o Festival de Frango, além de um jingle para uma campanha de endomarketing
do HSBC, institucionais para a Casa & Vídeo, Prefeitura de Vitória,
Shopping Vitória, entre outros jobs.
Com vinte anos de carreira e seis discos lançados, Nico resolveu abrir
sua própria produtora a fim de atuar em outros nichos que vão
além da propaganda. "O mercado precisa de uma produtora que não
faça apenas jingles, mas que também seja forte em trilhas e
locuções para teatro, cinema e TV. Queremos arriscar em novos
projetos".
Domanni investe em MKT Direto e de relacionamento
A carioca Domanni não quer mais
ser apenas uma agência de propaganda. Assim, acaba de desenvolver um
braço especializado em marketing direto e de relacionamento, para atender
o mercado corporativo.
Segundo o Diretor de Criação Rafael Peracio, a Domanni está
criando uma estratégia de marketing para apresentar o serviço
local da Embratel para uma base específica de clientes, além
de um projeto de marketing direto para o lançamento de um novo produto
da operadora. Para a Sul América, a agência desenvolve no momento
um planejamento de marketing para Internet.
Fischer Rio mostra tipos de beijo com Valda
Dando continuidade ao conceito "Valda
dá vontade de Beijar", a Fischer América Rio lança na
segunda semana de agosto dois novos filmes, para mostrar que em qualquer situação
e para todo tipo de beijo, as pastilhas Valda facilitam o contato.
Os comerciais trazem três situações de beijo e, em todos
elas, o mesmo ator interpreta um político, dentista e ecologista. Segundo
a agência, "queremos passar a idéia de que o produto não
precisa ser só usado em situações românticas".
A criação é de Ricardo Weitsman, Vitor Knijnik, Thiago
Fernandes, Marcelo Coli, Luciano "Animal" Gaberel e Sérgio Carvalho,
sob direção de Vítor Knijnik. A produção
é da Academia de Filmes, sob direção de Líbero
Saporetti.
MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ
- A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do
mercado:
03/08, sábado: David Luiz Almiron (Diretor de Mídia da
Eco), Franco Paulino, Leirton Júnior;
04/08, domingo: Gilberto Garcia (Diretor de Atendimento da Contemporânea),
Jodele Larcher (Diretor da Innova), Marcos Pedrosa (Gerente de Criação
da TV Globo - Div.propaganda), Arthur Armstrong (Atendimento da Agência3);
05/08, segunda-feira: Sandro Serzedello (Diretor de Criação
da V7);
06/08, terça-feira: Eduardo de Castro (Redator da TV Globo -
Div.propaganda), Mauro Salles;
07/08, quarta-feira: Jonas Suassuna (Diretor Presidente da Gol Records),
Ângela Cordeiro (Supervisora de Grupo de Contas da Casa da Criação);
08/08, quinta-feira: Mauro Risch (Diretor da Artephoto), Ulysses Santos
(Mídia), Jorge Bittencourt (Diretor Operacional da Giovanni FCB), Alberto
Cabaleiro Neto (Diretor de Atendimento da Publicis.Norton);
* CONCESSIONÁRIA - A nova concessionária da Honda - Narita
- que inaugura esta sexta-feira (02) na Barra da Tijuca, é a mais nova
conta da agência Casa da Criação (RJ). A primeira campanha,
já em fase de produção, terá o objetivo de fortalecer
os valores da marca. Sob o slogan "Simplesmente Sua", a ação
é composta por peças de jornais e revistas. Paralelamente, a
HomeWebbing - braço interativo do Grupo - criou o site www.hondanarita.com.br,
no qual os internautas cadastrados no Clube Narita ganham benefícios,
além de terem acesso às últimas notícias da marca
e até agendarem serviços de revisão e manutenção
dos seus carros.
* INSCRIÇÕES - O V.P. Executivo da ABP, Jairo Carneiro,
informa que as inscrições para o Festival Internacional do Rio
poderão ser feitas a partir do dia 15 de agosto, data que marcará
o lançamento do novo site da entidade e da campanha criada pela Contemporânea.
O Festival acontece entre 27 e 31 de outubro, no Rio Othon, em Copacabana.
* CARADECÃO NO PAINEL - O programa da TV Record deste sábado
(03), que vai ao ar às 10:30h, apresentará entrevistas com o
sócio da produtora de filmes Luiz Leitão e com o diretor de
cena Rudi Lagemann.
* DISPUTA POR SAÚDE - As contas do Ministério da Saúde,
disputadas em licitação entre 20 serão atendidas pela
Ogilvy e Master. O resultado deve ser publicado hoje no Diário Oficial.
As outras duas divisões da conta do MS continuam com a DM9 e Salles.
* CASA NOVA - A Orango Publicidade passa a atender a partir de hoje em
seu novo escritório na Rua Visconde de Pirajá, 142/207, Ipanema.
O telefone mudou para 2513-2232. E a RV Comunicação foi para
a Av. Armando Lombardi, 800/211, Barra, e o novo telefone é 2484-4070.
Outra que muda é a produtora carioca de filmes Imagina, indo para o
Shopping Downtown, Bloco 09, portaria C, cobertura 317, na Barra. Os telefones
continuam os mesmos - 2496-3594 e 2496-3597.
* NA REDE A produtora Academia de Filmes lança seu site, criado
pela Lobo Filmes, onde inclusive será possível fazer o download
dos comerciais da casa. A URL é www.academiadefilmes.com.br.
* EXPEDIENTE – A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand.
REFORÇOS
Datamidia,FCBi (RJ)
- Contratou Juliana Andrade para a área de planejamento e atendimento.
Juliana, que atuará no grupo que atende a Souza Cruz, acumula passagens
pelo InvestShop.com, Banco Boavista e Ernst & Young.
Domanni (RJ) - Chegam à agência Juliana Rocco (ex-Carioca),
como executiva da conta de parte da Sul América e Embratel; Luciana
Sobreia (ex-O Carteiro), que assume o planejamento de Internet para Sul América;
e Denis Soares (ex-Publicis.Norton, Almap e Millenn), como produtor gráfico.
Tec + (RJ) - Depois do sucesso do projeto "Camisa 31" da Telemar, realizado
há dois meses, o publicitário Marcelo Pradal (foto à direita) foi convidado a
assumir oficialmente o cargo de Diretor de Atendimento e Gerente de Operações
da TEC+, nova empresa de soluções em Comunicação,
criada através da parceria entre Ronaldo Uzeda e Ricardo Ladvocat,
da Tec Cine. Marcelo já atuou na Contemporânea, V&S, G/Staff,
Casa da Criação e Fischer América.
USA (RJ) – Ana Cristina Paixão, que há nove anos vem trabalhando
para os canais Globosat, será responsável por todo o departamento
de promoções do Canal USA. Anteriormente, Ana estava no SporTV,
onde teve suas campanhas reconhecidas com diversos prêmios, entre eles
medalha de bronze no New York Festival em 1996 e sete estatuetas na Promax
Latin America.
V&S (RJ) - Após um ano como gerente de marketing da NSA
Brasil, Fabiano Leal (foto à esquerda) volta à agência para o atendimento das contas
do Sportv e Bon Marché. Assume o lugar de Isabela Velloso, que passa
a atender a Losango.
|