Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/AGO/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Lachtermacher deixa Carioca por projeto solo
Poucos dias depois de a agência Carioca, da qual era sócio, anunciar a criação de um núcleo com o foco em planejamento, no qual ele próprio estaria assumindo como diretor, Silvio Lachtermacher decidiu deixar a empresa. Oficialmente, por comunicado enviado pela Carioca, ele teria resolvido dedicar mais tempo à sua veia jornalística — que ele exerce em sua coluna semanal no Pasquim —, além de abrir um novo negócio voltado exclusivamente para o mercado imobiliário.
A saída de Lachtermacher da Carioca desfaz uma dupla que ele mantinha com Fernando Rocha há cerca de 10 anos, quando dirigiam a agência CP&F, posteriormente associada à Staff até o rompimento que acabou levando os dois a se associarem a Sérgio de Paula na Comunicação Carioca.
Com a mudança, de Paula irá acumular inteiramente suas funções de presidente e diretor de criação com a liderança do planejamento, juntamente com Guilherme Rodrigues e Luiz Cláudio Azevedo, enquanto estuda alternativas para a substituição do ex-sócio.
Até o fechamento da Janela, Sérgio de Paula garantia que a mudança na sociedade não iria influenciar o volume de negócios da empresa. A conta da São Fernando Imobiliária, estimada em R$ 6 milhões anuais, e que acompanha Silvio e Fernando desde a época da CP&F, "por enquanto permanece com a agência", afirmou de Paula.

Anúncio vetado da Natan polemiza a Internet
Na falta de nova corrente para mandar cartões postais para alguma criança doente, os internautas brasileiros se agitaram esta semana clamando protestos por um anúncio assinado pelos joalheiros Natan, que mostra uma mulher literalmente abrindo as pernas para uma jóia. A coisa se espalhou ao ponto de o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, reproduzir a metade pudica da peça, creditando-a à agência F/Nazca.
Durante a semana, o Diretor de Marketing da Natan, Eduardo Klarnet, confirmou para a Janela que "as imagens fizeram parte de um estudo desenvolvido pela F/Nazca que não foi aprovado, pois a empresa julgou que o conteúdo dos anúncios não condizia com os valores e linha de comunicação da marca". O que ninguém do cliente ou da agência conseguiu descobrir foi como a imagem do anúncio vazou pela rede sem autorização. A própria F/Nazca evitou se manifestar. Sua assessoria de imprensa da agência confirmou a declaração do cliente e disse apenas que "lamenta profundamente o ocorrido".
A peça vetada é um desdobramento da série criada por Eduardo Lima e Sidney Araujo (que aproveitamos para relembrar), que ganhou dois Leões de Ouro em Cannes 2001, como anúncio e como poster, mostrando como um homem feio fica parecendo bonito após presentear com uma jóia da Natan.

Ogilvy ganha concorrência dos shoppings
A Ogilvy, que atende os shoppings Via Parque e Grande Rio, foi a vencedora da concorrência pela conta de liquidação de inverno em conjunto dos shoppings cariocas, cuja verba é de R$ 280 mil e tanta polêmica gerou nas últimas semanas até se adequar às exigências do CENP. Segundo informou a Executiva de Contas dos Shoppings na agência, Caroline Spiegel, ficou definido que a política remuneração será de 20% sobre mídia e 5% sobre produção.
Sob o tema "Febre de Shopping", a campanha terá TV, jornal e rádio, e será veiculada entre os dias da liquidação - 29 de agosto à 1º de setembro. A criação foi de Luiz Cavalheiros, Ana Letícia Paranhos e André Eppinghaus, que também assina a direção de criação.

Estação Brasil abre no Rio e procura sócio
Com cinco anos de operação na capital paulista, e atendendo contas como HP, Alcoa Alumínio e Ass. Comercial de SP, a agência Estação Brasil - dos sócios Rogério Giglio, Eduardo Rodrigues e Walter Giglio - se prepara para abrir uma filial no Rio de Janeiro.
Segundo Giglio, Diretor de Atendimento, afirmou, "estamos fazendo o caminho inverso. Não estamos começando em função de contas, apesar de já estarmos em fase de negociação com alguns clientes cariocas. Mas na verdade, queremos vir para o Rio para fazer prospecção, e continuar com nossa equipe de criação em São Paulo".
A agência, inclusive, está procurando um sócio local, com vasta experiência no mercado carioca para ficar responsável pela novo escritório. Os interessados devem contatar Rogério através do e-mail rogerio@estacaobrasil.com.br ou pelo telefone (11) 251-5888.

Cinco agências disputam job da Hermes
Cinco agências cariocas foram selecionadas para participar da concorrência por um job da Hermes - de vendas por catálogos. Doctor, Fischer Rio, V&S, Contemporânea e Scorcelli apresentarão dia 12 de agosto suas propostas para a campanha, que pretende reposicionar a marca, colocando-a em outras áreas.
Segundo informou o Diretor de Marketing do segmento distribuidor - Diomar Oliveira - a seleção das agências se baseou em critérios como publicitários criativos e com experiência em planejamento. "Poderíamos ter convidado mais agências, mas preferimos limitar em cinco para não virar leilão", explica. Ainda sem definição, a verba dependerá da proposta de cada agência. "Estamos no momento discutindo o conceito", revela.
De acordo com Diomar, a vencedora poderá assumir posteriormente a parte institucional da conta publicitária, enquanto a house-agency Merkur cuida do varejo. "Esperamos que esse seja o início de um longo relacionamento", conclui.

Estratégica abre em Brasília
Com doze anos de operação no Rio - onde tem sede - e em São Paulo, e cerca de 14 contas, a agência Comunicação Estratégica acaba de abrir seu terceiro escritório, dessa vez em Brasília.
Em parceria com a agência local dos sócios Paulo Valério e Luiz Henrique, a idéia foi unir a equipe de oito pessoas das áreas de atendimento e produção gráfica deles, com a estrutura de criação e produção da Estratégica. "A proposta que nos foi feita partiu da dificuldade deles de encontrarem em Brasília um bom time de criação", explica o presidente Amândio Aleixo.
A Comunicação Estratégica Brasília começará com um cliente, parte da conta do Senai - Serviço Nacional da Indústria - que já é atendida pelo escritório carioca da agência. "Acho que ainda essa semana iremos fechar mais uma conta grande", conclui Aleixo.

Beat Carioca comemora 3 meses de operação
A crise no mercado publicitário não anda preocupando a todos. Em menos de três meses de operação, a produtora de áudio Beat Carioca, do cantor e compositor Nico Rezende com seu sócio, o maestro Zé Netto, já produziu trilhas, jingles, spots, locuções e CDs musicais para mais de sete clientes.
O primeiro trabalho da Beat Carioca foi sonorizar o espetáculo "Sapato Musical", que estréia dia 5 de outubro do Teatro Villas Lobos. A produtora também acabou de produzir o novo jingle do Bob's que lançará o Festival de Frango, além de um jingle para uma campanha de endomarketing do HSBC, institucionais para a Casa & Vídeo, Prefeitura de Vitória, Shopping Vitória, entre outros jobs.
Com vinte anos de carreira e seis discos lançados, Nico resolveu abrir sua própria produtora a fim de atuar em outros nichos que vão além da propaganda. "O mercado precisa de uma produtora que não faça apenas jingles, mas que também seja forte em trilhas e locuções para teatro, cinema e TV. Queremos arriscar em novos projetos".

Domanni investe em MKT Direto e de relacionamento
A carioca Domanni não quer mais ser apenas uma agência de propaganda. Assim, acaba de desenvolver um braço especializado em marketing direto e de relacionamento, para atender o mercado corporativo.
Segundo o Diretor de Criação Rafael Peracio, a Domanni está criando uma estratégia de marketing para apresentar o serviço local da Embratel para uma base específica de clientes, além de um projeto de marketing direto para o lançamento de um novo produto da operadora. Para a Sul América, a agência desenvolve no momento um planejamento de marketing para Internet.

Fischer Rio mostra tipos de beijo com Valda
Dando continuidade ao conceito "Valda dá vontade de Beijar", a Fischer América Rio lança na segunda semana de agosto dois novos filmes, para mostrar que em qualquer situação e para todo tipo de beijo, as pastilhas Valda facilitam o contato.
Os comerciais trazem três situações de beijo e, em todos elas, o mesmo ator interpreta um político, dentista e ecologista. Segundo a agência, "queremos passar a idéia de que o produto não precisa ser só usado em situações românticas".
A criação é de Ricardo Weitsman, Vitor Knijnik, Thiago Fernandes, Marcelo Coli, Luciano "Animal" Gaberel e Sérgio Carvalho, sob direção de Vítor Knijnik. A produção é da Academia de Filmes, sob direção de Líbero Saporetti.

MKT MIX

* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
03/08, sábado: David Luiz Almiron (Diretor de Mídia da Eco), Franco Paulino, Leirton Júnior;
04/08, domingo: Gilberto Garcia (Diretor de Atendimento da Contemporânea), Jodele Larcher (Diretor da Innova), Marcos Pedrosa (Gerente de Criação da TV Globo - Div.propaganda), Arthur Armstrong (Atendimento da Agência3);
05/08, segunda-feira: Sandro Serzedello (Diretor de Criação da V7);
06/08, terça-feira: Eduardo de Castro (Redator da TV Globo - Div.propaganda), Mauro Salles;
07/08, quarta-feira: Jonas Suassuna (Diretor Presidente da Gol Records), Ângela Cordeiro (Supervisora de Grupo de Contas da Casa da Criação);
08/08, quinta-feira: Mauro Risch (Diretor da Artephoto), Ulysses Santos (Mídia), Jorge Bittencourt (Diretor Operacional da Giovanni FCB), Alberto Cabaleiro Neto (Diretor de Atendimento da Publicis.Norton);
* CONCESSIONÁRIA - A nova concessionária da Honda - Narita - que inaugura esta sexta-feira (02) na Barra da Tijuca, é a mais nova conta da agência Casa da Criação (RJ). A primeira campanha, já em fase de produção, terá o objetivo de fortalecer os valores da marca. Sob o slogan "Simplesmente Sua", a ação é composta por peças de jornais e revistas. Paralelamente, a HomeWebbing - braço interativo do Grupo - criou o site www.hondanarita.com.br, no qual os internautas cadastrados no Clube Narita ganham benefícios, além de terem acesso às últimas notícias da marca e até agendarem serviços de revisão e manutenção dos seus carros.
* INSCRIÇÕES
- O V.P. Executivo da ABP, Jairo Carneiro, informa que as inscrições para o Festival Internacional do Rio poderão ser feitas a partir do dia 15 de agosto, data que marcará o lançamento do novo site da entidade e da campanha criada pela Contemporânea. O Festival acontece entre 27 e 31 de outubro, no Rio Othon, em Copacabana.
* CARADECÃO NO PAINEL -
O programa da TV Record deste sábado (03), que vai ao ar às 10:30h, apresentará entrevistas com o sócio da produtora de filmes Luiz Leitão e com o diretor de cena Rudi Lagemann.
* DISPUTA POR SAÚDE -
As contas do Ministério da Saúde, disputadas em licitação entre 20 serão atendidas pela Ogilvy e Master. O resultado deve ser publicado hoje no Diário Oficial. As outras duas divisões da conta do MS continuam com a DM9 e Salles.
* CASA NOVA
- A Orango Publicidade passa a atender a partir de hoje em seu novo escritório na Rua Visconde de Pirajá, 142/207, Ipanema. O telefone mudou para 2513-2232. E a RV Comunicação foi para a Av. Armando Lombardi, 800/211, Barra, e o novo telefone é 2484-4070. Outra que muda é a produtora carioca de filmes Imagina, indo para o Shopping Downtown, Bloco 09, portaria C, cobertura 317, na Barra. Os telefones continuam os mesmos - 2496-3594 e 2496-3597.
* NA REDE A produtora Academia de Filmes lança seu site, criado pela Lobo Filmes, onde inclusive será possível fazer o download dos comerciais da casa. A URL é www.academiadefilmes.com.br.
* EXPEDIENTE – A redação da Janela conta com a jornalista Juliana Bertrand.

REFORÇOS
Marcelo Pradal (2002)Datamidia,FCBi (RJ)
- Contratou Juliana Andrade para a área de planejamento e atendimento. Juliana, que atuará no grupo que atende a Souza Cruz, acumula passagens pelo InvestShop.com, Banco Boavista e Ernst & Young.
Domanni (RJ) - Chegam à agência Juliana Rocco (ex-Carioca), como executiva da conta de parte da Sul América e Embratel; Luciana Sobreia (ex-O Carteiro), que assume o planejamento de Internet para Sul América; e Denis Soares (ex-Publicis.Norton, Almap e Millenn), como produtor gráfico.
Tec + (RJ) - Depois do sucesso do projeto "Camisa 31" da Telemar, realizado há dois meses, o publicitário Marcelo Pradal (foto à direita) foi convidado a assumir oficialmente o cargo de Diretor de Atendimento e Gerente de Operações da TEC+, nova empresa de soluções em Comunicação, criada através da parceria entre Ronaldo Uzeda e Ricardo Ladvocat, da Tec Cine. Marcelo já atuou na Contemporânea, V&S, G/Staff, Casa da Criação e Fischer América.
USA (RJ)
– Ana Cristina Paixão, que há nove anos vem trabalhando para os canais Globosat, será responsável por todo o departamento de promoções do Canal USA. Anteriormente, Ana estava no SporTV, onde teve suas campanhas reconhecidas com diversos prêmios, entre eles medalha de bronze no New York Festival em 1996 e sete estatuetas na Promax Latin America.
V&S (RJ) - Após um ano como gerente de marketing da NSA Brasil, Fabiano Leal (foto à esquerda) volta à agência para o atendimento das contas do Sportv e Bon Marché. Assume o lugar de Isabela Velloso, que passa a atender a Losango.