Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Cannes cassa mais uma peça fantasma brasileira
Nem deu tempo de o pessoal da DPZ achar
que o mercado já estava se esquecendo da história da cassação
pelo Festival de Cannes dos prêmios do seu anúncio KY para a
Johnson & Johnson, quando o assunto voltou à tona esta semana na
imprensa, no embalo da denúncia de um novo fantasma brasileiro no concurso.
Em comunicado enviado à imprensa, a Coordenadora de Comunicação
da Organização Médico Sem Fronteiras, Alessandra Vilas
Boas, informou que estava retirando a sua conta da Giovanni FCB por ter a
agência inscrito uma série de 3 anúncios com o título
de "Flags", não aprovados, no concurso, quando "a inscrição
teria sido expressamente desautorizada".
Alessandra complementou que só em 15 de julho, ao lerem por acaso sobre
a inclusão dos trabalhos no shortlist do Festival, descobriram que
a campanha havia sido inscrita:
- Ficamos profundamente surpresos e decepcionados com a agência. A campanha
é incoerente com nossa missão, não representa nossos
princípios, não comunica nossa mensagem. No entanto, mais importante
do que isso, sua conotação política poderia trazer conseqüências
negativas para nossos beneficiários, além de representar sérios
riscos ao trabalho internacional da organização, marcado pela
neutralidade e pela ética profissional.
Sem medir palavras, a profissional declarou que "não dá para
trabalhar com uma agência que teve essa postura, já que nossa
organização trabalha com ética profissional", o que gerou
uma reação sentida do diretor de criação da Giovanni,
Aaron Suton, "estranhado o tom agressivo aplicado pela responsável
de comunicação da organização, que tanto empenho
já recebeu gratuitamente".
Pela explicação da agência, só depois de os trabalhos
terem sido enviados a Cannes é que se soube que o comitê internacional
do cliente vetou a campanha, que Sutton havia compreendido que o escritório
do Brasil aprovara e apenas havia enviado a Bruxelas, sede da organização,
para ratificação. O diretor da agência considerou "lamentável
que um trabalho criativo e voluntário nosso para uma instituição
como a MSF tenha tido esse desfecho".
Não bastasse o desgaste da acusação, a organização
do Festival de Cannes — assim como havia agido no caso da DPZ — decidiu por
cassar as premiações dos trabalhos, retirando os seus pontos.
A situação só não ficou pior para a agência
porque, graças ao bom desempenho que a Giovanni teve em Cannes, mesmo
sem as três peças ela manteve mais que 10 trabalhos no shortlist,
garantindo, pelo regulamento, a sua posição de agência
brasileira mais pontuada no festival.
Dia dos Pais perde espaço na publicidade
A crise no mercado publicitário
também afetou o investimento dos principais shoppings cariocas no Dia
dos Pais, a ser comemorado em 11 de agosto. No calendário dos shoppings,
a data, que já estava no 4º lugar em vendas — enquanto Natal ocupa
a primeira posição, Dia das Mães a segunda, e Dia dos
Namorados a terceira — terá ainda menos investimentos de comunicação
este ano.
O Rio Sul, cuja conta é da Salles D’Arcy, foi o mais radical, remanejando
a verba que seria utilizada para incentivar a compra de presente para pais
no reforço à campanha de lançamento da linha primavera-verão,
em setembro, que contará com investimento de R$ 350 mil. Segundo Sérgio
Pessoa, Superintendente do Rio Sul, "é intenção ligar
o shopping à moda e, por isso, concentraremos esforços nas épocas
das coleções".
Também no Shopping Tijuca — que não faz parte do pool que abriu
concorrência para campanha conjunta da liquidação de inverno
— houve diminuição de 30% na verba do dia dos pais em relação
ao ano passado. O foco será transferido para a sua liquidação,
que começou dia 22 de julho e vai até 4 de agosto. De acordo
com o Diretor de Marketing Raul Barbosa, foram destinados R$ 200 mil para
a data, sendo apenas R$ 80 mil para mídia e o restante para ações
internas. "No mês de agosto iremos oferecer melhores shows em horário
de happy-hour e promover um torneio dos pais na escolinha do Bernard", explica.
Para Barbosa, o descrédito na data também tem outra explicação.
"Os dias de pais e mães têm perdido espaço para o dos
namorados porque o conceito de família não é o mesmo,
e os pais em geral estão mais independentes e egoístas". Barbosa
também acredita que "é melhor diluir a verba e apostar em campanhas
nas entressafras, do que destinar um valor absurdo para datas específicas".
Criada pela Casa da Criação, a ação para o Shopping
Tijuca, que terá mídia impressa e busdoor, reforçará
o conceito "Algumas marcas você só encontra aqui". "Entendemos
que dessa forma iremos ter um aumento de 10% nas vendas em relação
ao mesmo período do ano passado".
Mesmo o Botafogo Praia Shopping e o Barrashopping, que investirão a
mesma quantia de 2001, destinarão a maior parte dela em ações
promocionais. Com investimento de R$ 100 mil, o Barrashopping irá veicular
anúncios em jornal e revista, criados pela Artplan, que farão
um link com o "Festival Criança em Ação", quando as crianças
poderão criar os presentes para seus pais em oficinas de confecção
do shopping.
O 3º Dia dos Pais do Botafogo Praia Shopping também terá mais
expressão em ações internas, trocando notas fiscais com
valores acima de R$ 100 por um brinde para os papais. A gerente de marketing
Mônica Maciel explicou que "no primeiro ano de funcionamento do shopping
fazia mais sentido investir em publicidade. Agora é a hora de prestigiar
os clientes em uma ação imediata". A promoção
será apoiada por peças de revista criadas pela DiretaCom.
Conta do JB na V&S gera polêmica
Ao contrário da informação
passada à Janela pelo presidente da agência V&S de que não
estava mais atendendo a conta do Jornal do Brasil e ainda da informação
da coordenadora de marketing do JB, Ângela Lobo, à reportagem
da Janela, de que o jornal teria dispensado a V&S como sua agência,
o diretor de marketing do JB, Marco Aurélio Vitale, enviou correspondência
à coluna para garantir que foi tudo um mal-entendido. "Não existe
um rompimento, mas sim uma renegociação de contrato com a agência,
que venceu no início desse mês", explicou Vitale, acrescentando
que o JB está "extremamente satisfeito com o trabalho desenvolvido
pela V&S". Tanto que, afirma, " estamos discutindo o planejamento estratégico
para o 2º semestre".
No meio da polêmica, no entanto, quem podia ser visto comemorando eram
os diretores da agência carioca Percepttiva, que asseguraram à
Janela terem recebido do Jornal do Brasil a responsabilidade pelos projetos
comerciais das revistas da empresa. Um dos primeiros trabalhos já foi
o redesenho do Guia Gastronômico da Revista Programa, mas também
está na pauta a criação do novo caderno de classificados
da Revista Domingo, "Domingo Útil", com lançamento previsto
para o próximo mês.
Em tempo: a conta institucional do Jornal do Brasil continua com a agência
Ogilvy.
Rozencwaig volta a mostrar talento com livro
Com apoio do Clube de Criação
do Rio, o redator publicitário Arnaldo Rozencwaig, que já passou
por algumas agências cariocas, entre elas como diretor de criação
da Salles D’Arcy, lança dia 6 de agosto o livro "O País que
Virou Bunda", uma crônica que aborda a fixação do brasileiro
por essa parte da anatomia humana, fazendo um paralelo com a situação
social, econômica e moral do Brasil.
Um dos capítulos, "Carta do Descobrimento", retrata os índios
brasileiros como os primeiros a aportarem em terras lusitanas, através
da ótica do colonizado como se fosse colonizador. "Tiro de Janeiro",
um dos primeiros capítulos da obra, é uma narrativa do momento
em que o publicitário levou o tiro que o deixou paraplégico,
passando pelos percalços de sua nova condição física
até a retomada da "normalidade existencial".
O lançamento — imperdível para que conhece de longa data o talento
criativo de Arnaldo — será às 20:00h no Bar Bella Praia, Círculo
Militar da Praia Vermelha, Rio de Janeiro. A obra, de 274 páginas,
é da Papel Virtual Editora e custa R$ 30, podendo ser adquirido pelo
telefone (21) 2221-1121 ou através do site www.papelvirtual.com.br.
Liquid Filmes cria núcleo de videoclipes
Para contornar a recessão no mercado
publicitário, agravada pela crise econômica mundial, algumas
agências e produtoras tentam buscar novos nichos para investir. Percebendo
uma brecha em música, a produtora carioca Liquid Filmes resolveu criar
um setor dedicado exclusivamente à produção de videoclipes.
O núcleo é formado por seis profissionais - o Diretor de Cena
Marcelo Antunes, que acabou de voltar de um workshop no exterior voltado para
videoclipes; o Diretor de Atendimento Gerard Laurence; a Assistente de Atendimento
Samantha Aquino de Almeida; o Produtor Fábio Malcher; a Coordenadora
de Produção Carla Barretos de Barros; e o recém-contratado
Diretor de Fotografia Juarez Pavelak, que já fotografou mais de 70
videoclipes para as gravadoras BMG, Universal e Abril Music, e artistas como
Padre Marcelo Rossi, Xuxa, Alexandre Pires, É o Tchan, entre outros.
Eagle Awards abre inscrições no
Brasil
A Associação Latino Americana
de Agências de Publicidade - ALAP - passa a ser a representante oficial
no Brasil do Eagle Awards, International Advertising & Creativity Festival,
que será realizado no México em 22 de agosto.
As agências interessadas terão até dia 5 de agosto para
inscrever suas peças em TV, mídia impressa e rádio através
do e-mail alaprio@uol.com.br. A Comunicação Carioca é
a responsável pela criação da campanha de divulgação
do Festival, que contará com veiculação em mídia
impressa. O anúncio traz a frase de John Lennon - "O sonho acabou"
- sendo falada também por um padeiro, e completa - "O mundo não
escuta qualquer um. Mostre o quanto você é bom".
Mais informações pelo site www.eagleawards.com.mx.
Xerox
volta à mídia com Salles
Depois de mais de um ano afastada da
mídia, a Xerox volta às revistas com campanha criada pela carioca
Salles D'Arcy. A ação lança as novas impressoras da Xerox,
e mostra que tudo o que é impresso nelas fica mais bonito. Assim, uma
das peça traz o cartaz do filme "O Corcunda de Notre-Dame" saindo da
impressora, mas, ao invés de um corcunda feio, o que se vê é
um belo modelo.
O mesmo acontece nos outros anúncios, que mostra um cartaz do filme
Frankenstein e um cartaz de um Circo com a mulher barbada.
A criação foi de Antônio Nogueira e Daniel Leitão,
sob direção de Rodolfo Sampaio. Os modelos foram clicados por
Leonardo Vilela e Nana Moraes. As peças foram aprovadas por Margareth
Carino e Paulo Dompieri.
Cariocas falam sobre gestão estratégica
de marcas
A marca, considerada um dos ativos mais
valiosos da empresa, será o tema de workshop a ser realizado entre
os dias 5 e 21 de agosto, no Business Club One, no Centro do Rio.
Promovido pela Stratege, o programa pretende preparar os profissionais e estudantes
para analisar os processos necessários para que uma empresa torne sua
marca forte, entender as novas perspectivas a respeito de gestão de
marcas, utilizar ferramentas corretas para a criação de marcas
com forte aceitação pelo consumidor e entender de forma analítica
o relacionamento do consumidor com as marcas.
Entre os palestrantes estará o Diretor de Criação da
Artplan, Marcos Apóstolo, apresentando o estudo do case "Rock in Rio".
A coordenação ficará a cargo do consultor e palestrante
especializado Francisco Guarisa, que foi responsável pela Gerência
de Comunicação e Propaganda e Gerência Geral de Marketing
e Produtos na Varig.
As inscrições devem ser feitas pelo telefone (21) 2253-4324
ou pelo site www.stratege.com.br. O preço varia de R$ 480 a R$ 648.
Calia-Rio lança carro criado no Brasil
O escritório carioca da CaliaAssumpção
será o responsável pela comunicação da Obvio!,
uma nova empresa do Rio de Janeiro que está desenvolvendo um automóvel
brasileiro com tecnologia internacional, , batizado de 012, cujo lançamento
está previsto para 2005. A verba de publicidade prometida é
de US$ 2,5 milhões até 2005, quando será lançado
oficialmente. Segundo o Diretor Geral da Calia-Rio, Guto Graça, a empresa
não usará a mídia tradicional: A primeira ação
da agência, consistirá em eleger 12 vips - número referente
ao nome do carro - para rodar com o automóvel no Rio e em algumas capitais
do Brasil. "Participaremos de feiras de design e de moda, e anunciaremos no
caderno Ela, por exemplo. Será mais fácil vê-lo na passarela
do que no salão do automóvel", disse.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do
mercado:
26/07, sexta-feira: Aderi Costa (Fotógrafo), Beatriz Kossmann
(Diretora de Atendimento da Animus), Tila Gribel (Executiva de Contas da Carioca),
Márcio Padilha (Diretor da Zuêra);
27/07, sábado: Valdir Siqueira (Diretor de Operações
da V&S), Tarcísio Moreira (Supervisor de Atendimento da Luz), Rosângela
Silva (Diretora Executiva da Ronson);
28/07, domingo: Fábio Barreto (Diretor de Criação da
Ronson), Fernando Barcellos (Diretor de Arte da Giovanni FCB), Elsa Félix
(Diretora de Contas da V&S), Marcos Borges (Redator da Scalla);
29/07, segunda-feira: Valois Corrêa (Redator da Agência3), Camilla Oliveira (Supervisora de Contas da DPZ);
30/07, terça-feira: Marcia Brito (Diretora de Operações
da Message), Nilton Ramalho (Ilustrador da Nilton Ramalho), Octavio Moreira
Lima;
31/07, quarta-feira: Rynaldo Gondim (Redator da NBS), Manoel Zanzotti
(Diretor de Arte da Fischer América Rio);
01/08, quinta-feira: Aroldo Araujo (Diretor Presidente da Aroldo Araujo),
Bia Pinilla (Gerente de Contas da Propeg Rio), Carlos Alberto Vizeu (Diretor
da Teletape), Marcelo Felício (Redator da 100%);
* ENCONTRO POLÍTICO - O capítulo carioca da ABAP - Associação
Brasileira de Agências de Propaganda - já está se mobilizando
para realizar o encontro da classe publicitária com os candidatos ao
Governo do Estado do Rio, que teve grande sucesso na última eleição.
Caio Valli, presidente da entidade já está em contato com os
coordenadores políticos dos principais candidatos para agendar o encontro
a partir da segunda quinzena de agosto.
* UM ANO - Em sua edição de aniversário, o Grandes
Nomes da Propaganda traz este domingo (28) entrevistas com Luiz Cláudio
Taya de Araújo (gerente de marketing da Schincariol), Marcos Nogueira
de Sá (diretor de publicidade do Estadão e JT), Lula Vieira
(presidente de criação da V&S), entre outros. O programa
vai ao ar às 10:30h, no canal MGM.
* JURE QUE VAI VER - Conseguiu voltar ao ar o site Juro Que Vi, com
reprodução dos piores anúncios feitos pela propaganda
brasileira. O site agora está em um servidor americano, no endereço
"www.juroquevi.com", para não correr o risco de ser vetado pela justiça
brasileira.
* ERRATA – Luiz Sá Lucas, novo diretor regional do Rio da Anep
– Associação Nacional das Empresas de Pesquisa – irá
coordenar a entidade através da IDS – Interactive Data Systems – empresa
onde trabalha no Rio.
* DIREITOS AUTORAIS - A ABDI - Associação Brasileira
de Direito de Informática e Telecomunicações - promove
dia 26 seminário sobre a violação de direitos na Internet,
com temas como cookies, spam, privacidade na Web, utilização
não autorizada de textos, imagens e obras musicais, entre outros, como
o Diretor de Assuntos Legais do Conar, João Luiz Faria Netto, falando
sobre "O Desafio Ético da Publicidade Online". O convite custa R$ 250
para associado, R$ 300 para não associado e R$ 170 para estagiário.
Mais informações pelo telefone (21) 2544-1682.
* COMPUTAÇÃO GRÁFICA - Chega ao mercado do Rio
de Janeiro a produtora Up X Studio - especializada em Computação
Gráfica e Fotografia, criada por Bruno Vidigal, André Lobo e
Fábio Vidigal, todos com larga experiência na área. Os
primeiros jobs foram fotos os Laticínios DaMatta, e para peça
da Casa & Vídeo das garrafas térmicas Aladin. O escritório
fica no Shopping Downtown, Bloco 23, Sala 202, na Barra, e o telefone é
(21) 2494-5034.
* EXPEDIENTE – A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand.
REFORÇOS
BINDER COMUNICAÇÃO (RJ) - Contratou
o publicitário Delano D'Ávila (ex-Provarejo), que assumirá
o cargo de diretor de criação.
F/NAZCA (RJ) - Contratou a ex-VP de Atendimento da Propeg-Rio Julieta
Monteiro (foto) como diretora de BDU. Na função, será
responsável pela coordenação das áreas de atendimento
e mídia da conta da ATL, recentemente conquistada pela agência.
Julieta também já trabalhou na J.W. Thompson, McCann e DPZ.
F/NAZCA (SP) - O diretor de arte Ricardo Papp é o mais novo
contratado da agência. Integrará a equipe do Hipermercado Extra,
conta do Rio, mas atuará no escritório paulista. Papp trabalhou
durante quatro anos na Giacometti Propaganda.
MUIRAQUITÃ (RJ) - O publicitário Marcelo Almeida está
novamente à frente da produtora web, empresa que fundou em 1995. Após
dois anos se dedicando à rede de guias de entretenimento Via Global
e a outros projetos da holding InVent, Almeida retoma a presidência
da produtora e passa a investir também em seu novo negócio,
a agência de publicidade Orango, dona da conta da InVent.
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