Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/JUL/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Cannes cassa mais uma peça fantasma brasileira
Nem deu tempo de o pessoal da DPZ achar que o mercado já estava se esquecendo da história da cassação pelo Festival de Cannes dos prêmios do seu anúncio KY para a Johnson & Johnson, quando o assunto voltou à tona esta semana na imprensa, no embalo da denúncia de um novo fantasma brasileiro no concurso. Em comunicado enviado à imprensa, a Coordenadora de Comunicação da Organização Médico Sem Fronteiras, Alessandra Vilas Boas, informou que estava retirando a sua conta da Giovanni FCB por ter a agência inscrito uma série de 3 anúncios com o título de "Flags", não aprovados, no concurso, quando "a inscrição teria sido expressamente desautorizada".
Alessandra complementou que só em 15 de julho, ao lerem por acaso sobre a inclusão dos trabalhos no shortlist do Festival, descobriram que a campanha havia sido inscrita:
- Ficamos profundamente surpresos e decepcionados com a agência. A campanha é incoerente com nossa missão, não representa nossos princípios, não comunica nossa mensagem. No entanto, mais importante do que isso, sua conotação política poderia trazer conseqüências negativas para nossos beneficiários, além de representar sérios riscos ao trabalho internacional da organização, marcado pela neutralidade e pela ética profissional.
Sem medir palavras, a profissional declarou que "não dá para trabalhar com uma agência que teve essa postura, já que nossa organização trabalha com ética profissional", o que gerou uma reação sentida do diretor de criação da Giovanni, Aaron Suton, "estranhado o tom agressivo aplicado pela responsável de comunicação da organização, que tanto empenho já recebeu gratuitamente".
Pela explicação da agência, só depois de os trabalhos terem sido enviados a Cannes é que se soube que o comitê internacional do cliente vetou a campanha, que Sutton havia compreendido que o escritório do Brasil aprovara e apenas havia enviado a Bruxelas, sede da organização, para ratificação. O diretor da agência considerou "lamentável que um trabalho criativo e voluntário nosso para uma instituição como a MSF tenha tido esse desfecho".
Não bastasse o desgaste da acusação, a organização do Festival de Cannes — assim como havia agido no caso da DPZ — decidiu por cassar as premiações dos trabalhos, retirando os seus pontos. A situação só não ficou pior para a agência porque, graças ao bom desempenho que a Giovanni teve em Cannes, mesmo sem as três peças ela manteve mais que 10 trabalhos no shortlist, garantindo, pelo regulamento, a sua posição de agência brasileira mais pontuada no festival.

Dia dos Pais perde espaço na publicidade
A crise no mercado publicitário também afetou o investimento dos principais shoppings cariocas no Dia dos Pais, a ser comemorado em 11 de agosto. No calendário dos shoppings, a data, que já estava no 4º lugar em vendas — enquanto Natal ocupa a primeira posição, Dia das Mães a segunda, e Dia dos Namorados a terceira — terá ainda menos investimentos de comunicação este ano.
O Rio Sul, cuja conta é da Salles D’Arcy, foi o mais radical, remanejando a verba que seria utilizada para incentivar a compra de presente para pais no reforço à campanha de lançamento da linha primavera-verão, em setembro, que contará com investimento de R$ 350 mil. Segundo Sérgio Pessoa, Superintendente do Rio Sul, "é intenção ligar o shopping à moda e, por isso, concentraremos esforços nas épocas das coleções".
Também no Shopping Tijuca — que não faz parte do pool que abriu concorrência para campanha conjunta da liquidação de inverno — houve diminuição de 30% na verba do dia dos pais em relação ao ano passado. O foco será transferido para a sua liquidação, que começou dia 22 de julho e vai até 4 de agosto. De acordo com o Diretor de Marketing Raul Barbosa, foram destinados R$ 200 mil para a data, sendo apenas R$ 80 mil para mídia e o restante para ações internas. "No mês de agosto iremos oferecer melhores shows em horário de happy-hour e promover um torneio dos pais na escolinha do Bernard", explica.
Para Barbosa, o descrédito na data também tem outra explicação. "Os dias de pais e mães têm perdido espaço para o dos namorados porque o conceito de família não é o mesmo, e os pais em geral estão mais independentes e egoístas". Barbosa também acredita que "é melhor diluir a verba e apostar em campanhas nas entressafras, do que destinar um valor absurdo para datas específicas".
Criada pela Casa da Criação, a ação para o Shopping Tijuca, que terá mídia impressa e busdoor, reforçará o conceito "Algumas marcas você só encontra aqui". "Entendemos que dessa forma iremos ter um aumento de 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado".
Mesmo o Botafogo Praia Shopping e o Barrashopping, que investirão a mesma quantia de 2001, destinarão a maior parte dela em ações promocionais. Com investimento de R$ 100 mil, o Barrashopping irá veicular anúncios em jornal e revista, criados pela Artplan, que farão um link com o "Festival Criança em Ação", quando as crianças poderão criar os presentes para seus pais em oficinas de confecção do shopping.
O 3º Dia dos Pais do Botafogo Praia Shopping também terá mais expressão em ações internas, trocando notas fiscais com valores acima de R$ 100 por um brinde para os papais. A gerente de marketing Mônica Maciel explicou que "no primeiro ano de funcionamento do shopping fazia mais sentido investir em publicidade. Agora é a hora de prestigiar os clientes em uma ação imediata". A promoção será apoiada por peças de revista criadas pela DiretaCom.

Conta do JB na V&S gera polêmica
Ao contrário da informação passada à Janela pelo presidente da agência V&S de que não estava mais atendendo a conta do Jornal do Brasil e ainda da informação da coordenadora de marketing do JB, Ângela Lobo, à reportagem da Janela, de que o jornal teria dispensado a V&S como sua agência, o diretor de marketing do JB, Marco Aurélio Vitale, enviou correspondência à coluna para garantir que foi tudo um mal-entendido. "Não existe um rompimento, mas sim uma renegociação de contrato com a agência, que venceu no início desse mês", explicou Vitale, acrescentando que o JB está "extremamente satisfeito com o trabalho desenvolvido pela V&S". Tanto que, afirma, " estamos discutindo o planejamento estratégico para o 2º semestre".
No meio da polêmica, no entanto, quem podia ser visto comemorando eram os diretores da agência carioca Percepttiva, que asseguraram à Janela terem recebido do Jornal do Brasil a responsabilidade pelos projetos comerciais das revistas da empresa. Um dos primeiros trabalhos já foi o redesenho do Guia Gastronômico da Revista Programa, mas também está na pauta a criação do novo caderno de classificados da Revista Domingo, "Domingo Útil", com lançamento previsto para o próximo mês.
Em tempo: a conta institucional do Jornal do Brasil continua com a agência Ogilvy.

Rozencwaig volta a mostrar talento com livro
Arnaldo Rozencwaig - O País que Virou BundaCom apoio do Clube de Criação do Rio, o redator publicitário Arnaldo Rozencwaig, que já passou por algumas agências cariocas, entre elas como diretor de criação da Salles D’Arcy, lança dia 6 de agosto o livro "O País que Virou Bunda", uma crônica que aborda a fixação do brasileiro por essa parte da anatomia humana, fazendo um paralelo com a situação social, econômica e moral do Brasil.
Um dos capítulos, "Carta do Descobrimento", retrata os índios brasileiros como os primeiros a aportarem em terras lusitanas, através da ótica do colonizado como se fosse colonizador. "Tiro de Janeiro", um dos primeiros capítulos da obra, é uma narrativa do momento em que o publicitário levou o tiro que o deixou paraplégico, passando pelos percalços de sua nova condição física até a retomada da "normalidade existencial".
O lançamento — imperdível para que conhece de longa data o talento criativo de Arnaldo — será às 20:00h no Bar Bella Praia, Círculo Militar da Praia Vermelha, Rio de Janeiro. A obra, de 274 páginas, é da Papel Virtual Editora e custa R$ 30, podendo ser adquirido pelo telefone (21) 2221-1121 ou através do site www.papelvirtual.com.br.

Liquid Filmes cria núcleo de videoclipes
Para contornar a recessão no mercado publicitário, agravada pela crise econômica mundial, algumas agências e produtoras tentam buscar novos nichos para investir. Percebendo uma brecha em música, a produtora carioca Liquid Filmes resolveu criar um setor dedicado exclusivamente à produção de videoclipes.
O núcleo é formado por seis profissionais - o Diretor de Cena Marcelo Antunes, que acabou de voltar de um workshop no exterior voltado para videoclipes; o Diretor de Atendimento Gerard Laurence; a Assistente de Atendimento Samantha Aquino de Almeida; o Produtor Fábio Malcher; a Coordenadora de Produção Carla Barretos de Barros; e o recém-contratado Diretor de Fotografia Juarez Pavelak, que já fotografou mais de 70 videoclipes para as gravadoras BMG, Universal e Abril Music, e artistas como Padre Marcelo Rossi, Xuxa, Alexandre Pires, É o Tchan, entre outros.

Eagle Awards abre inscrições no Brasil
A Associação Latino Americana de Agências de Publicidade - ALAP - passa a ser a representante oficial no Brasil do Eagle Awards, International Advertising & Creativity Festival, que será realizado no México em 22 de agosto.
As agências interessadas terão até dia 5 de agosto para inscrever suas peças em TV, mídia impressa e rádio através do e-mail alaprio@uol.com.br. A Comunicação Carioca é a responsável pela criação da campanha de divulgação do Festival, que contará com veiculação em mídia impressa. O anúncio traz a frase de John Lennon - "O sonho acabou" - sendo falada também por um padeiro, e completa - "O mundo não escuta qualquer um. Mostre o quanto você é bom".
Mais informações pelo site www.eagleawards.com.mx.

Xerox volta à mídia com Salles
Depois de mais de um ano afastada da mídia, a Xerox volta às revistas com campanha criada pela carioca Salles D'Arcy. A ação lança as novas impressoras da Xerox, e mostra que tudo o que é impresso nelas fica mais bonito. Assim, uma das peça traz o cartaz do filme "O Corcunda de Notre-Dame" saindo da impressora, mas, ao invés de um corcunda feio, o que se vê é um belo modelo.
O mesmo acontece nos outros anúncios, que mostra um cartaz do filme Frankenstein e um cartaz de um Circo com a mulher barbada.
A criação foi de Antônio Nogueira e Daniel Leitão, sob direção de Rodolfo Sampaio. Os modelos foram clicados por Leonardo Vilela e Nana Moraes. As peças foram aprovadas por Margareth Carino e Paulo Dompieri.

Cariocas falam sobre gestão estratégica de marcas
A marca, considerada um dos ativos mais valiosos da empresa, será o tema de workshop a ser realizado entre os dias 5 e 21 de agosto, no Business Club One, no Centro do Rio.
Promovido pela Stratege, o programa pretende preparar os profissionais e estudantes para analisar os processos necessários para que uma empresa torne sua marca forte, entender as novas perspectivas a respeito de gestão de marcas, utilizar ferramentas corretas para a criação de marcas com forte aceitação pelo consumidor e entender de forma analítica o relacionamento do consumidor com as marcas.
Entre os palestrantes estará o Diretor de Criação da Artplan, Marcos Apóstolo, apresentando o estudo do case "Rock in Rio". A coordenação ficará a cargo do consultor e palestrante especializado Francisco Guarisa, que foi responsável pela Gerência de Comunicação e Propaganda e Gerência Geral de Marketing e Produtos na Varig.
As inscrições devem ser feitas pelo telefone (21) 2253-4324 ou pelo site www.stratege.com.br. O preço varia de R$ 480 a R$ 648.

Calia-Rio lança carro criado no Brasil
O escritório carioca da CaliaAssumpção será o responsável pela comunicação da Obvio!, uma nova empresa do Rio de Janeiro que está desenvolvendo um automóvel brasileiro com tecnologia internacional, , batizado de 012, cujo lançamento está previsto para 2005. A verba de publicidade prometida é de US$ 2,5 milhões até 2005, quando será lançado oficialmente. Segundo o Diretor Geral da Calia-Rio, Guto Graça, a empresa não usará a mídia tradicional: A primeira ação da agência, consistirá em eleger 12 vips - número referente ao nome do carro - para rodar com o automóvel no Rio e em algumas capitais do Brasil. "Participaremos de feiras de design e de moda, e anunciaremos no caderno Ela, por exemplo. Será mais fácil vê-lo na passarela do que no salão do automóvel", disse.

MKTMIX

* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
26/07, sexta-feira: Aderi Costa (Fotógrafo), Beatriz Kossmann (Diretora de Atendimento da Animus), Tila Gribel (Executiva de Contas da Carioca), Márcio Padilha (Diretor da Zuêra);
27/07, sábado: Valdir Siqueira (Diretor de Operações da V&S), Tarcísio Moreira (Supervisor de Atendimento da Luz), Rosângela Silva (Diretora Executiva da Ronson);
28/07, domingo: Fábio Barreto (Diretor de Criação da Ronson), Fernando Barcellos (Diretor de Arte da Giovanni FCB), Elsa Félix (Diretora de Contas da V&S), Marcos Borges (Redator da Scalla);
29/07, segunda-feira: Valois Corrêa (Redator da Agência3), Camilla Oliveira (Supervisora de Contas da DPZ);
30/07, terça-feira: Marcia Brito (Diretora de Operações da Message), Nilton Ramalho (Ilustrador da Nilton Ramalho), Octavio Moreira Lima;
31/07, quarta-feira: Rynaldo Gondim (Redator da NBS), Manoel Zanzotti (Diretor de Arte da Fischer América Rio);
01/08, quinta-feira: Aroldo Araujo (Diretor Presidente da Aroldo Araujo), Bia Pinilla (Gerente de Contas da Propeg Rio), Carlos Alberto Vizeu (Diretor da Teletape), Marcelo Felício (Redator da 100%);
* ENCONTRO POLÍTICO - O capítulo carioca da ABAP - Associação Brasileira de Agências de Propaganda - já está se mobilizando para realizar o encontro da classe publicitária com os candidatos ao Governo do Estado do Rio, que teve grande sucesso na última eleição. Caio Valli, presidente da entidade já está em contato com os coordenadores políticos dos principais candidatos para agendar o encontro a partir da segunda quinzena de agosto.
* UM ANO - Em sua edição de aniversário, o Grandes Nomes da Propaganda traz este domingo (28) entrevistas com Luiz Cláudio Taya de Araújo (gerente de marketing da Schincariol), Marcos Nogueira de Sá (diretor de publicidade do Estadão e JT), Lula Vieira (presidente de criação da V&S), entre outros. O programa vai ao ar às 10:30h, no canal MGM.
* JURE QUE VAI VER - Conseguiu voltar ao ar o site Juro Que Vi, com reprodução dos piores anúncios feitos pela propaganda brasileira. O site agora está em um servidor americano, no endereço "www.juroquevi.com", para não correr o risco de ser vetado pela justiça brasileira.
* ERRATA – Luiz Sá Lucas, novo diretor regional do Rio da Anep – Associação Nacional das Empresas de Pesquisa – irá coordenar a entidade através da IDS – Interactive Data Systems – empresa onde trabalha no Rio.
* DIREITOS AUTORAIS - A ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações - promove dia 26 seminário sobre a violação de direitos na Internet, com temas como cookies, spam, privacidade na Web, utilização não autorizada de textos, imagens e obras musicais, entre outros, como o Diretor de Assuntos Legais do Conar, João Luiz Faria Netto, falando sobre "O Desafio Ético da Publicidade Online". O convite custa R$ 250 para associado, R$ 300 para não associado e R$ 170 para estagiário. Mais informações pelo telefone (21) 2544-1682.
* COMPUTAÇÃO GRÁFICA - Chega ao mercado do Rio de Janeiro a produtora Up X Studio - especializada em Computação Gráfica e Fotografia, criada por Bruno Vidigal, André Lobo e Fábio Vidigal, todos com larga experiência na área. Os primeiros jobs foram fotos os Laticínios DaMatta, e para peça da Casa & Vídeo das garrafas térmicas Aladin. O escritório fica no Shopping Downtown, Bloco 23, Sala 202, na Barra, e o telefone é (21) 2494-5034.
* EXPEDIENTE – A redação da Janela conta com a jornalista Juliana Bertrand.

REFORÇOS
Julieta MonteiroBINDER COMUNICAÇÃO (RJ) -
Contratou o publicitário Delano D'Ávila (ex-Provarejo), que assumirá o cargo de diretor de criação.
F/NAZCA (RJ) - Contratou a ex-VP de Atendimento da Propeg-Rio Julieta Monteiro (foto) como diretora de BDU. Na função, será responsável pela coordenação das áreas de atendimento e mídia da conta da ATL, recentemente conquistada pela agência. Julieta também já trabalhou na J.W. Thompson, McCann e DPZ.
F/NAZCA (SP) - O diretor de arte Ricardo Papp é o mais novo contratado da agência. Integrará a equipe do Hipermercado Extra, conta do Rio, mas atuará no escritório paulista. Papp trabalhou durante quatro anos na Giacometti Propaganda.
MUIRAQUITÃ (RJ) - O publicitário Marcelo Almeida está novamente à frente da produtora web, empresa que fundou em 1995. Após dois anos se dedicando à rede de guias de entretenimento Via Global e a outros projetos da holding InVent, Almeida retoma a presidência da produtora e passa a investir também em seu novo negócio, a agência de publicidade Orango, dona da conta da InVent.