Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
DPZ
retira KY do Prêmio Colunistas-Rio
A agência DPZ, através de
sua assessoria de imprensa, enviou à Abracomp-Associação
Brasileira dos Colunistas de Marketing e Publicidade, correspondência
solicitando a retirada da inscrição da peça "Embalagem",
para o produto KY, da Johnson & Johnson, que havia concorrido ao 21º Prêmio
Colunistas Rio, promovido pela entidade.
Com a retirada da inscrição, informa a Abracomp, fica cancelado
o Grande Prêmio de Mídia Impressa do Ano que havia sido conferido
pelo júri do concurso àquele trabalho. Da mesma forma, estão
sendo canceladas a Medalha de Ouro de Mídia Impressa na Categoria "Produtos
e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde" e
a participação do anúncio no 35º Prêmio Colunistas
Brasil, que será julgado na segunda quinzena de julho, em São
Paulo, com os vencedores das Medalhas de Ouro de todas as 9 regionais do concurso.
Dirigentes começam a reavaliar investimentos
em Cannes
A
queda em 30% das inscrições no Festival de Cannes deste ano
não é um episódio isolado. O resultado desse ano, no
qual o Brasil trouxe bem menos leões que no ano passado, deve resultar
numa reavaliação dos investimentos do mercado publicitário
no festival, por exemplo aguçando o espírito crítico
nas escolhas das peças, resultando na diminuição ainda
maior do número de inscrições. Sem falar que dirigentes
de agências já começam a achar que Cannes não é
mais um espelho real da propaganda brasileira.
Para Augusto Carvalho, Vice-Presidente de Operações da Salles-Rio
(foto), o momento é de reavaliação:
— Temos que amadurecer, para podermos rever o excesso de expectativa e a falta
de autocrítica na seleção das peças. Devemos olhá-las
com a visão do anunciante e do consumidor, até porque o júri
está mais seletivo e o festival cada vez mais competitivo.
Segundo Cyd Alvarez, Vice-Presidente Executivo da Propeg-Rio, "o problema
não é da nossa publicidade, que continua com o mesmo nível
de criatividade dos outros anos:
— O júri é que está mais rigoroso, principalmente com
o Brasil, por conta da nossa fama de inscrever peças fantasmas, o que
afeta a imagem do país. O feitiço está voltando contra
o feiticeiro.
Alvarez avalia que, depois desse ano, "por razões financeiras ou éticas,
as agências vão parar duas vezes para pensar antes de fazer fantasmas".
É claro que, na ausência de concorrentes, a participação
no Festival Internacional de Cannes ainda é uma vantagem competitiva.
"É uma oportunidade imperdível para o pessoal do mercado se
encontrar, se renovar criativamente e conviver com o mundo da propaganda",
afirma Augusto Carvalho. "Vale a pena inscrever peças corretas, que
foram veiculadas e que resolveram problemas de marketing do cliente. O resultado
disso é o número de peças ideal, o que acarretará
numa diminuição de inscrições", complementa Cyd
Alvarez.
Pelo lado dos criativos, não há consenso sobre a necessidade
de reavaliação no volume de inscrições brasileiras.
Adilson Xavier, Diretor Nacional de Criação da Giovanni FCB,
terceira agência mais inscrita, com 174 trabalhos, acha que o problema
está em "mal entendimento por parte do júri de muitos trabalhos
brasileiros, como por exemplo os filmes da Brahma e Skol que são indiscutivelmente
de qualidade". Mas Xavier não deixa de levantar a dúvida: "ou
foi má vontade deles".
Para André Eppinghaus, Diretor de Criação da Ogilvy-Rio,
o resultado fraco do Brasil "foi o reflexo de um ano difícil economicamente
para as agências". Ele ainda viu em Cannes um fenômeno semelhante
ao da Copa do Mundo, o do crescimento da performance de outros países,
como Singapura, Noruega e África do Sul, entre outros. Mas sem deixar
claro que essa é uma avaliação positiva ou negativa,
André decreta:
— Na verdade, Cannes é que nem loteria, imprevisível.
Rio quer legalizar apliques de outdoors
Apesar de notícia circulada pelo
mercado dando conta do Projeto de Lei aprovado em 1º turno pelos vereadores
cariocas que permitiria aumento de 50% nos outdoors do Rio, Janela averiguou
que a iniciativa, da Comissão de Justiça e Redação
em conjunto com a Comissão da Indústria e Comércio, consiste
apenas em legalizar os apliques, que poderão ser sobre ou subpostos,
podendo atingir 1,50m - o que representa 50% de acréscimo no outdoor,
que permanece com 3m de altura e 9m de comprimento.
Segundo André Carneiro, diretor da Rio Outdoor, "a medida incentiva
a criatividade" e não prejudica a visibilidade, já que o projeto
de lei número 913/2002 acrescenta que o uso dos apliques levará
em conta "as condições urbanísticas e paisagísticas
da localização".
"É apenas uma regulamentação do que já existe",
o que significa "atualização e modernização da
lei", afirma à Janela Luiz Fernando Novaes, presidente do Grupo de
Mídia do Rio.
Apesar de não ver problemas, o consultor de mídia Antônio
Jorge Pinheiro, presidente da Mídia 1 Comunicação, acredita
que só é válido partindo do princípio de não
agredir e "poluir" a cidade, de não atrapalhar o trânsito e de
não incomodar a população:
— Não interessa para nós que essa mídia se torne inconveniente,
porque seu objetivo é despertar o interesse da população.
ABP antecipa Festival e muda Web
O Festival Internacional do Rio de Janeiro
deste ano, promovido pela ABP (Associação Brasileira de Propaganda),
acontecerá entre os dias 27 e 31 de outubro, no Rio Othon, em Copacabana.
Quatro grupos de jurados, compostos cada um por 15 pessoas, irão julgar
as mídias TV, rádio, mídia impressa e mídia exterior,
como acontece todos os anos. Segundo Jairo Carneiro, V.P. executivo da entidade,
não terá a categoria Internet por ser uma premiação
que requer atenção específica:
— Temos o plano de fazer um festival exclusivo de Web no início do
ano que vem, em parceria com os Clubes de Criação do Rio, São
Paulo e outros estados, para julgar a qualidade criativa das peças
e não tecnológica.
Já está em fase de produção a campanha do Festival
Internacional criada pela Contemporânea, que entra em veiculação
no final desse mês ou início de agosto, quando serão abertas
as inscrições. O conceito é enfatizar as características
do evento - qualidade, seriedade entre outros - além de peças
específicas para incentivar o uso da Internet. "Hoje tiraremos do ar
o site da ABP para, em breve, lançarmos a versão atualizada,
na qual será possível efetuar todo o mecanismo de inscrição,
facilitando, assim, o processo", explica Carneiro.
Anep terá representação
no Rio
A Associação Nacional das
Empresas de Pesquisa - Anep - terá um diretor regional do Rio de Janeiro.
Será Luiz Sá Lucas, da IDS (Interactive Data Systems), diretor
técnico da entidade na gestão passada, que administrará
a partir da sede em São Paulo. Perguntado pela Janela, a Anel diz que
pretende em breve ter um escritório no Rio.
Luiz responderá por todas as ações locais da entidade,
como eventos, cursos, entre outras funções, além de aumentar
o número de empresas de pesquisa cariocas associadas, que atualmente
soma um total de dez. A nomeação oficial será dia 11,
às 19:00h, no Iate Clube do Rio.
Inscrições para Ampro Globes Awards
vão até dia 19
Os profissionais de marketing dos anunciantes,
agências e fornecedores podem se inscrever está o dia 19 de julho
na etapa brasileira do Globes Awards 2002 - o prêmio mundial dirigido
à área promocional - realizado pela APMA (Association Promotion
Marketing Agency), e organizado no Brasil pela AMPRO (Associação
de Marketing Promocional).
A entidade, através de um Júri Popular, irá premiar o
profissional de maior destaque em 2002 na área de marketing, que poderá
participar em 17 categorias diferentes. As campanhas serão avaliadas
pelos aspectos de conceito, originalidade, execução e resultados.
Os vencedores do Prêmio, que conta com o apoio da Votorantim, GPP (Gelre
& Persigo Promoções) e Takano, serão anunciados no
dia 23 de julho e representarão o Brasil na etapa final do evento,
a ser realizada em outubro, na cidade de Miami, nos EUA.
Os interessados em fazer parte do júri popular devem entrar no site
www.ampro.com.br para votarem no melhor profissional de marketing do ano.
As inscrições devem ser feitas pelo www.ampro.com.br/globes
ou pelos telefones (11) 5055-5250 ou (11) 5055-1751.
McCann-Rio reposiciona L'Oréal no Brasil
A McCann Erickson (RJ) assina a nova
campanha da L'Oréal que estréia amanhã na edição
especial da Veja com encarte de 8 páginas. Será a primeira peça
do trabalho de reposicionamento da marca no Brasil, que não quer mais
ser conhecida como uma marca de produtos para cabelo, mas sim como uma marca
de beleza, o que é mais abrangente. Para isso, lança uma estratégia
de marketing mais agressiva, que também comunica a mudança de
assinatura - "Porque você merece", passa a ser "Porque você vale
muito".
Faz parte do dream team da L'Oréal a atriz Ana Paula Arósio,
a modelo francesa Letícia Casta e a brasileira Fernanda Tavares, entre
outras. A criação é de Maria Bohrer e Renato Jardim,
sob direção de Luiz Nogueira. A aprovação por
parte do cliente foi da Diretora de Marketing Patrícia Gomes.
Doctor
lança novas peças da Duloren
A carioca Doctor acaba de criar novos
anúncios para a Duloren. A idéia é reforçar o
posicionamento - "Você não imagina do que uma Duloren é
capaz"- e agregar valores de sofisticação e sensualidade à
marca.
"As pessoas quando saem às compras vão em busca de sentimentos
e emoções. As pessoas não abrem a carteira para comprar
commodities. As pessoas vão ao shopping em busca de estilo. De uma
marca que tenha a ver com elas. A campanha da Duloren é isso: um espelho
da alma das consumidoras", explica à Janela Marcos Silveira, diretor
de criação e presidente da agência.
A peça dos cachorrinhos, que pretende mostrar como seria o cachorro
de uma mulher Duloren, é um cartaz a ser distribuído em mais
de 15 mil pontos de vendas espalhados pelo país.
O outro anúncio (da cobra) de página dupla será veiculado
nas principais revistas femininas do Brasil.
A criação foi de Marcos Silveira e Antônio Juninho Guerra,
sob direção de Silveira. A fotografia é de Klaus Mitteldorf.
Casa
da Criação usa cordel em filme
Em ritmo de Cordel, a carioca Casa da
Criação estréia novo filme para a linha Camponesa da
Embaré, de laticínios. Em 30" de animação, esforço
apresenta os produtos através da tradicional poesia popular nordestina.
A veiculação será no Ceará, João Pessoa,
Maceió, Teresina, Recife, Caruaru e Petrolina.
A criação foi de Cristian Grecco, com direção
de Heleno Bernardi. O filme foi produzido pela Aquarela Filmes e dirigido
por Mário Barreto. O trilha sonora é da Mr. Vox.
Jurados do O Globo não
vêem anúncios da Artplan
Marcos Apóstolo, diretor
de criação da Artplan, em artigo para a Janela, lamenta
atitude dos "policiais" da criatividade.
Tomamos no Prêmio
Marcos Apóstolo (Diretor
de Criação da Artplan)
Eu sempre achei que o mercado do Rio sofria
de um grave problema: vibrar mais com o fracasso do outro do que com
sua própria vitória. Talvez isso explique um pouco porque
supomos ter um mercado. Mas sabemos que viver é um ato de cumplicidade.
Sobreviver então em um mercado que "sabe lá aonde eu
estarei pedindo emprego amanhã" é mais que cumplicidade:
é conveniência. Ou parodiando "eu sei que você
sabe, você sabe que eu sei" e ficamos entendidos que ninguém
irá saber de nada. E se disserem que eu disse, eu nego. Realmente
é um mercado com uma extrema dificuldade de saber responder
"por que eu quero trabalhar aqui?". A única resposta unânime
é de que este mercado graças a Deus é no Rio.
E é só.
Lamentavelmente, nada disso é novidade. É um pensamento
velado, que só se comenta com um grande colega de trabalho
ou de copo. E aí, quantos copos a mais, mais sinceridade naquilo
que realmente acontece: demagogia. O mais grave de tudo isso não
é nem o fato de que todos defendam que precisamos ter um mercado
que preserve e estimule a criatividade. Que encontremos, como o Claude
Rains em Casablanca, a fala cínica que resolve tudo: "prendam
os suspeitos de sempre". Ou seja, prendam o atendimento que não
gosta de criatividade. Ou o cliente que trata anúncio como
uma bula. O mais grave de tudo isso é que os "policiais" da
criatividade em alguns momentos, são os principais suspeitos.
Por quê? Porque um passarinho me contou. Me contou que os anúncios
criados para um cliente nosso nem foram vistos no prêmio "O
Globo". Motivo: eram muitos anúncios. Para que tantos anúncios?
Não dava para ler isso tudo. Virou até bordão
durante o julgamento. Deve ter sido muito divertido. Eu mesmo, já
estou rindo para caraca (só para mostrar que uso termos de
um publicitário atualizado). Nem vamos julgá-los, deve
ter dito um. Ha ha ha, expressou com inteligência outro criativo.
Muito divertido realmente. Já devem estar falando "lá
vem o discurso do perdedor". Quem me conhece, sabe que não
é o meu perfil. E quem me julga, realmente, que se dane.
A questão é muito simples: foram mais de 70 anúncios
de um mesmo cliente. Um cliente que paga veiculação
duas vezes na semana. Ou seja, nem ele é fantasma nem o dinheiro
dele é fantasma. O mesmo cliente que ganhou Grand Prix, ouro,
bronze no mesmo prêmio no ano passado. Mas se ao inscrever mais
de 70 anúncios( desculpem, mas ele anuncia. Não é
incrível?), minha equipe foi incapaz de ganhar um prêmio
que é...um dos mais respeitados do mercado, já sei o
que fazer: vou demiti-la. Claro, é muita incompetência.
Mais de 70 merdas veiculadas e inscritas? Eu inclusive vou me demitir.
Como é que eu deixei sair tanta merda?
É bem verdade que com apenas 20 anúncios nós
ganhamos tudo que merecíamos no ano passado. Mas eram bem menos;
dava para ler ao que parece. É verdade também que uma
outra agência que ganhou tanto no ano passado também
tomou esse ano.
Por isso peço aos que riram, que como criativos não
tinham tempo para ver os anúncios que inscrevemos, que sabem
o que é o melhor, mesmo que só exista no ego de ganhar
prêmio, que empregue a minha equipe e eu quando nos demitirmos.
Mas como isso não vai acontecer, até porque o nosso
cliente continua tendo ótimas vendas, mesmo que a gente faça
muitos anúncios, gostaria de dizer que estaremos no próximo
prêmio do jornal "O Globo". Com menos anúncios, para
que todos possam ler.
Em tempos de KY, tomamos nesse momento. Faz parte, diria o brother.
Mas não somos chegados a esse tipo de sacanagem. Somos mais
comportados. Preferimos o papai e mamãe. Sabem por que? Porque
se olha na cara.
E se alguém tem algo a dizer, diga. Porque acabei de criar
um anúncio para um consultório de proctologista. A imagem
nem é preciso mostrar. Afinal, criativo tem muita imaginação.
Inclusive quando ri do trabalho dos outros.
PS: Quanto ao polêmico anúncio do KY, minha opinião:
é bom pra caralho (caraca é o cacete)! Afinal o que
é mais escandaloso: um cliente que existe mas já não
estava ou um anunciante que não existe e passa a estar com
um anúncio fantasma? Hipocrisia e oportunismo. Fazendo mais
uma paródia: "eu sei o que você fez no prêmio passado".
Porque premiamos um ótimo anúncio fantasma, mas não
premiamos um bom anúncio veiculado. Pra quê? Afinal,
nosso mercado é rico.
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MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ – A
Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
05/07, sexta-feira: Antônio Batista, Branca Lee (Planning);
06/07, sábado: Ercílio Tranjan (Diretor de Criação
da Propeg Rio), Flávia Castello Branco (Atendimento da Eco);
07/07, domingo: Eduardo Martins (diretor de arte da F/Nazca), José
de Mingo (Diretor de Atendimento da Premium), Flávia Bastos (V.P. e
Diretora de Arte da Millenn), Juliana Rabelo (Diretora de Arte da Contemporânea);
08/07, segunda-feira: Cláudio Torres (Diretor da Conspiração),
Fred Ayres, Aldo Cavaliere (Gerente de Contas da Prime);
10/07, quarta-feira: Igdal Parnes (Editora Campus), Marcia Lana, Mauro
Matos (Vice-Presidente de Criação da Contemporânea), Roberto
Rosa (Fotógrafo da Documenta);
11/07, quinta-feira: Carlos Alberto Carmo (Vice-Presidente de Operações
da V&S), Johnny Ferrari, Newton Rogério Alves (Supervisor de Mídia
da Giovanni FCB), Mário Luiz Barbato (Diretor Geral da W/9+d), José
de Souza Falcão (Supervisor de Mídia da Scalla);
* BOM MOMENTO – Em apenas uma semana, a Fischer América Rio conquistou
dois novos clientes. Cuidará da conta da concessionária Volkswagen
Wilson King, atendida anteriormente pela Doctor, administrando uma verba anual
de R$ 1,5 milhão. Já o Laboratório Canonne, cuja criação
esteve nos últimos anos a cargo de sua house-agency, entregou para
a Fischer a próxima campanha de suas centenárias pastilhas Valda,
que entram em mídia nacional ainda este mês de julho.
* MUDANÇA NA ATL - O gerente de marketing Hugo Henrique Eisenstadter
deixa o cargo para "desenvolver projetos pessoais", segundo assessoria da
operadora. Assume a posição Fernanda Araújo (ex-Intelig),
que será responsável pela aprovação das campanhas
publicitárias criadas pela nova agência F/Nazca, junto com o
diretor de marketing Roberto Guenzburger.
* SCORCELLI GANHA CONTA - A agência carioca cuidará da
comunicação da Sundance - empresa americana especializada em
turismo de aventura na costa oeste dos EUA - que será representada
no Brasil pela Traveling Viagem e Turismo, cliente da Scorcelli.
* FAST FOOD - A agência carioca Campana, Resende & Resende
será a responsável pelo lançamento da franquia de fast
food Bonaparte - de grelhados e acompanhamentos - que vem do nordeste para
o Rio de Janeiro, cuja inauguração está prevista para
início desse mês. O primeiro job para o novo cliente será
o desenvolvimento de uma campanha de marketing direto. O atendimento será
feito por Paulo Resende.
* WEB DESIGN - Acontece neste sábado (6) no Hotel Glória,
no Rio, o 5º Encontro de Web Design, promovido pela Artecom. O publicitário
Mauro Alencar (diretor de criação da Thompson Digital), Abel
Reis (V.P. da AgênciaClick), Daniel Morena (Porto+Martinez Design Studio),
Cláudio Toyama (Jangada Design), André Ventura (Efix) e René
de Paula Jr (Espaço Real Universitário) serão os palestrantes.
Mais informações e inscrições pelo site www.arteccom.com.br/encontro.
* CONJUNTURA ECONÔMICA - A carioca Ronson acaba de ganhar a conta
da Revista "Conjuntura Econômica". A primeira ação para
o novo cliente será o lançamento de uma campanha direcionada
para anunciantes, e, na 2ª fase, para assinantes.
* VMB 2002 - As produtoras cariocas Twister Studio e Dueto foram indicadas
para o Vídeo Music Brasil 2002, da MTV. A Twister concorre na categoria
Melhor Direção de Arte de Videoclipe, cuja assinatura ficou
a cargo da dupla Eduardo Kurt e Daniel Og, para o clipe "Dia Quente", da banda
Rodox. A Dueto foi indicada na categoria Melhor Direção de Videoclipe,
com os clipes "Conflitos Urbanos", do Afroreggae, e "Todo Errado", do Caetano
Veloso e Jorge Mautner, ambos assinados pelo diretor Mauro Lima. Os vencedores
serão anunciados dia 22 de agosto.
* PROCURA-SE - A Zero Brasil Comunicação Integrada (RJ)
está procurando estagiária para as áreas de Tráfego/Atendimento.
As interessadas deverão enviar currículo para atendimento@zerobrasil.com.br,
aos cuidados de Rodolfo Kaya.
* EXPEDIENTE – A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand.
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