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                                             Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil. 
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet. 
 
   DPZ 
    retira KY do Prêmio Colunistas-Rio 
    A agência DPZ, através de 
    sua assessoria de imprensa, enviou à Abracomp-Associação 
    Brasileira dos Colunistas de Marketing e Publicidade, correspondência 
    solicitando a retirada da inscrição da peça "Embalagem", 
    para o produto KY, da Johnson & Johnson, que havia concorrido ao 21º Prêmio 
    Colunistas Rio, promovido pela entidade. 
    Com a retirada da inscrição, informa a Abracomp, fica cancelado 
    o Grande Prêmio de Mídia Impressa do Ano que havia sido conferido 
    pelo júri do concurso àquele trabalho. Da mesma forma, estão 
    sendo canceladas a Medalha de Ouro de Mídia Impressa na Categoria "Produtos 
    e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde" e 
    a participação do anúncio no 35º Prêmio Colunistas 
    Brasil, que será julgado na segunda quinzena de julho, em São 
    Paulo, com os vencedores das Medalhas de Ouro de todas as 9 regionais do concurso. 
 
  Dirigentes começam a reavaliar investimentos 
    em Cannes 
     A 
    queda em 30% das inscrições no Festival de Cannes deste ano 
    não é um episódio isolado. O resultado desse ano, no 
    qual o Brasil trouxe bem menos leões que no ano passado, deve resultar 
    numa reavaliação dos investimentos do mercado publicitário 
    no festival, por exemplo aguçando o espírito crítico 
    nas escolhas das peças, resultando na diminuição ainda 
    maior do número de inscrições. Sem falar que dirigentes 
    de agências já começam a achar que Cannes não é 
    mais um espelho real da propaganda brasileira. 
    Para Augusto Carvalho, Vice-Presidente de Operações da Salles-Rio 
    (foto), o momento é de reavaliação: 
    — Temos que amadurecer, para podermos rever o excesso de expectativa e a falta 
    de autocrítica na seleção das peças. Devemos olhá-las 
    com a visão do anunciante e do consumidor, até porque o júri 
    está mais seletivo e o festival cada vez mais competitivo. 
    Segundo Cyd Alvarez, Vice-Presidente Executivo da Propeg-Rio, "o problema 
    não é da nossa publicidade, que continua com o mesmo nível 
    de criatividade dos outros anos: 
    — O júri é que está mais rigoroso, principalmente com 
    o Brasil, por conta da nossa fama de inscrever peças fantasmas, o que 
    afeta a imagem do país. O feitiço está voltando contra 
    o feiticeiro. 
    Alvarez avalia que, depois desse ano, "por razões financeiras ou éticas, 
    as agências vão parar duas vezes para pensar antes de fazer fantasmas". 
    É claro que, na ausência de concorrentes, a participação 
    no Festival Internacional de Cannes ainda é uma vantagem competitiva. 
    "É uma oportunidade imperdível para o pessoal do mercado se 
    encontrar, se renovar criativamente e conviver com o mundo da propaganda", 
    afirma Augusto Carvalho. "Vale a pena inscrever peças corretas, que 
    foram veiculadas e que resolveram problemas de marketing do cliente. O resultado 
    disso é o número de peças ideal, o que acarretará 
    numa diminuição de inscrições", complementa Cyd 
    Alvarez. 
    Pelo lado dos criativos, não há consenso sobre a necessidade 
    de reavaliação no volume de inscrições brasileiras. 
    Adilson Xavier, Diretor Nacional de Criação da Giovanni FCB, 
    terceira agência mais inscrita, com 174 trabalhos, acha que o problema 
    está em "mal entendimento por parte do júri de muitos trabalhos 
    brasileiros, como por exemplo os filmes da Brahma e Skol que são indiscutivelmente 
    de qualidade". Mas Xavier não deixa de levantar a dúvida: "ou 
    foi má vontade deles". 
    Para André Eppinghaus, Diretor de Criação da Ogilvy-Rio, 
    o resultado fraco do Brasil "foi o reflexo de um ano difícil economicamente 
    para as agências". Ele ainda viu em Cannes um fenômeno semelhante 
    ao da Copa do Mundo, o do crescimento da performance de outros países, 
    como Singapura, Noruega e África do Sul, entre outros. Mas sem deixar 
    claro que essa é uma avaliação positiva ou negativa, 
    André decreta: 
    — Na verdade, Cannes é que nem loteria, imprevisível. 
  Rio quer legalizar apliques de outdoors 
    Apesar de notícia circulada pelo 
    mercado dando conta do Projeto de Lei aprovado em 1º turno pelos vereadores 
    cariocas que permitiria aumento de 50% nos outdoors do Rio, Janela averiguou 
    que a iniciativa, da Comissão de Justiça e Redação 
    em conjunto com a Comissão da Indústria e Comércio, consiste 
    apenas em legalizar os apliques, que poderão ser sobre ou subpostos, 
    podendo atingir 1,50m - o que representa 50% de acréscimo no outdoor, 
    que permanece com 3m de altura e 9m de comprimento.  
    Segundo André Carneiro, diretor da Rio Outdoor, "a medida incentiva 
    a criatividade" e não prejudica a visibilidade, já que o projeto 
    de lei número 913/2002 acrescenta que o uso dos apliques levará 
    em conta "as condições urbanísticas e paisagísticas 
    da localização".  
    "É apenas uma regulamentação do que já existe", 
    o que significa "atualização e modernização da 
    lei", afirma à Janela Luiz Fernando Novaes, presidente do Grupo de 
    Mídia do Rio. 
    Apesar de não ver problemas, o consultor de mídia Antônio 
    Jorge Pinheiro, presidente da Mídia 1 Comunicação, acredita 
    que só é válido partindo do princípio de não 
    agredir e "poluir" a cidade, de não atrapalhar o trânsito e de 
    não incomodar a população: 
    — Não interessa para nós que essa mídia se torne inconveniente, 
    porque seu objetivo é despertar o interesse da população. 
  ABP antecipa Festival e muda Web 
    O Festival Internacional do Rio de Janeiro 
    deste ano, promovido pela ABP (Associação Brasileira de Propaganda), 
    acontecerá entre os dias 27 e 31 de outubro, no Rio Othon, em Copacabana. 
    Quatro grupos de jurados, compostos cada um por 15 pessoas, irão julgar 
    as mídias TV, rádio, mídia impressa e mídia exterior, 
    como acontece todos os anos. Segundo Jairo Carneiro, V.P. executivo da entidade, 
    não terá a categoria Internet por ser uma premiação 
    que requer atenção específica: 
    — Temos o plano de fazer um festival exclusivo de Web no início do 
    ano que vem, em parceria com os Clubes de Criação do Rio, São 
    Paulo e outros estados, para julgar a qualidade criativa das peças 
    e não tecnológica. 
    Já está em fase de produção a campanha do Festival 
    Internacional criada pela Contemporânea, que entra em veiculação 
    no final desse mês ou início de agosto, quando serão abertas 
    as inscrições. O conceito é enfatizar as características 
    do evento - qualidade, seriedade entre outros - além de peças 
    específicas para incentivar o uso da Internet. "Hoje tiraremos do ar 
    o site da ABP para, em breve, lançarmos a versão atualizada, 
    na qual será possível efetuar todo o mecanismo de inscrição, 
    facilitando, assim, o processo", explica Carneiro. 
  Anep terá representação 
    no Rio 
    A Associação Nacional das 
    Empresas de Pesquisa - Anep - terá um diretor regional do Rio de Janeiro. 
    Será Luiz Sá Lucas, da IDS (Interactive Data Systems), diretor 
    técnico da entidade na gestão passada, que administrará 
    a partir da sede em São Paulo. Perguntado pela Janela, a Anel diz que 
    pretende em breve ter um escritório no Rio.  
    Luiz responderá por todas as ações locais da entidade, 
    como eventos, cursos, entre outras funções, além de aumentar 
    o número de empresas de pesquisa cariocas associadas, que atualmente 
    soma um total de dez. A nomeação oficial será dia 11, 
    às 19:00h, no Iate Clube do Rio. 
  Inscrições para Ampro Globes Awards 
    vão até dia 19 
    Os profissionais de marketing dos anunciantes, 
    agências e fornecedores podem se inscrever está o dia 19 de julho 
    na etapa brasileira do Globes Awards 2002 - o prêmio mundial dirigido 
    à área promocional - realizado pela APMA (Association Promotion 
    Marketing Agency), e organizado no Brasil pela AMPRO (Associação 
    de Marketing Promocional).  
    A entidade, através de um Júri Popular, irá premiar o 
    profissional de maior destaque em 2002 na área de marketing, que poderá 
    participar em 17 categorias diferentes. As campanhas serão avaliadas 
    pelos aspectos de conceito, originalidade, execução e resultados. 
     
    Os vencedores do Prêmio, que conta com o apoio da Votorantim, GPP (Gelre 
    & Persigo Promoções) e Takano, serão anunciados no 
    dia 23 de julho e representarão o Brasil na etapa final do evento, 
    a ser realizada em outubro, na cidade de Miami, nos EUA.  
    Os interessados em fazer parte do júri popular devem entrar no site 
    www.ampro.com.br para votarem no melhor profissional de marketing do ano. 
    As inscrições devem ser feitas pelo www.ampro.com.br/globes 
    ou pelos telefones (11) 5055-5250 ou (11) 5055-1751. 
  McCann-Rio reposiciona L'Oréal no Brasil 
     A McCann Erickson (RJ) assina a nova 
    campanha da L'Oréal que estréia amanhã na edição 
    especial da Veja com encarte de 8 páginas. Será a primeira peça 
    do trabalho de reposicionamento da marca no Brasil, que não quer mais 
    ser conhecida como uma marca de produtos para cabelo, mas sim como uma marca 
    de beleza, o que é mais abrangente. Para isso, lança uma estratégia 
    de marketing mais agressiva, que também comunica a mudança de 
    assinatura - "Porque você merece", passa a ser "Porque você vale 
    muito".  
    Faz parte do dream team da L'Oréal a atriz Ana Paula Arósio, 
    a modelo francesa Letícia Casta e a brasileira Fernanda Tavares, entre 
    outras. A criação é de Maria Bohrer e Renato Jardim, 
    sob direção de Luiz Nogueira. A aprovação por 
    parte do cliente foi da Diretora de Marketing Patrícia Gomes. 
   Doctor 
    lança novas peças da Duloren 
     
    A carioca Doctor acaba de criar novos 
    anúncios para a Duloren. A idéia é reforçar o 
    posicionamento - "Você não imagina do que uma Duloren é 
    capaz"- e agregar valores de sofisticação e sensualidade à 
    marca. 
    "As pessoas quando saem às compras vão em busca de sentimentos 
    e emoções. As pessoas não abrem a carteira para comprar 
    commodities. As pessoas vão ao shopping em busca de estilo. De uma 
    marca que tenha a ver com elas. A campanha da Duloren é isso: um espelho 
    da alma das consumidoras", explica à Janela Marcos Silveira, diretor 
    de criação e presidente da agência. 
    A peça dos cachorrinhos, que pretende mostrar como seria o cachorro 
    de uma mulher Duloren, é um cartaz a ser distribuído em mais 
    de 15 mil pontos de vendas espalhados pelo país.  
    O outro anúncio (da cobra) de página dupla será veiculado 
    nas principais revistas femininas do Brasil. 
    A criação foi de Marcos Silveira e Antônio Juninho Guerra, 
    sob direção de Silveira. A fotografia é de Klaus Mitteldorf. 
   Casa 
    da Criação usa cordel em filme 
    Em ritmo de Cordel, a carioca Casa da 
    Criação estréia novo filme para a linha Camponesa da 
    Embaré, de laticínios. Em 30" de animação, esforço 
    apresenta os produtos através da tradicional poesia popular nordestina. 
    A veiculação será no Ceará, João Pessoa, 
    Maceió, Teresina, Recife, Caruaru e Petrolina. 
    A criação foi de Cristian Grecco, com direção 
    de Heleno Bernardi. O filme foi produzido pela Aquarela Filmes e dirigido 
    por Mário Barreto. O trilha sonora é da Mr. Vox. 
  
    
      
         Jurados do O Globo não 
          vêem anúncios da Artplan 
          Marcos Apóstolo, diretor 
          de criação da Artplan, em artigo para a Janela, lamenta 
          atitude dos "policiais" da criatividade.
         
         
          Tomamos no Prêmio 
            Marcos Apóstolo (Diretor 
            de Criação da Artplan)
           
           
          Eu sempre achei que o mercado do Rio sofria 
            de um grave problema: vibrar mais com o fracasso do outro do que com 
            sua própria vitória. Talvez isso explique um pouco porque 
            supomos ter um mercado. Mas sabemos que viver é um ato de cumplicidade. 
            Sobreviver então em um mercado que "sabe lá aonde eu 
            estarei pedindo emprego amanhã" é mais que cumplicidade: 
            é conveniência. Ou parodiando "eu sei que você 
            sabe, você sabe que eu sei" e ficamos entendidos que ninguém 
            irá saber de nada. E se disserem que eu disse, eu nego. Realmente 
            é um mercado com uma extrema dificuldade de saber responder 
            "por que eu quero trabalhar aqui?". A única resposta unânime 
            é de que este mercado graças a Deus é no Rio. 
            E é só. 
            Lamentavelmente, nada disso é novidade. É um pensamento 
            velado, que só se comenta com um grande colega de trabalho 
            ou de copo. E aí, quantos copos a mais, mais sinceridade naquilo 
            que realmente acontece: demagogia. O mais grave de tudo isso não 
            é nem o fato de que todos defendam que precisamos ter um mercado 
            que preserve e estimule a criatividade. Que encontremos, como o Claude 
            Rains em Casablanca, a fala cínica que resolve tudo: "prendam 
            os suspeitos de sempre". Ou seja, prendam o atendimento que não 
            gosta de criatividade. Ou o cliente que trata anúncio como 
            uma bula. O mais grave de tudo isso é que os "policiais" da 
            criatividade em alguns momentos, são os principais suspeitos. 
            Por quê? Porque um passarinho me contou. Me contou que os anúncios 
            criados para um cliente nosso nem foram vistos no prêmio "O 
            Globo". Motivo: eram muitos anúncios. Para que tantos anúncios? 
            Não dava para ler isso tudo. Virou até bordão 
            durante o julgamento. Deve ter sido muito divertido. Eu mesmo, já 
            estou rindo para caraca (só para mostrar que uso termos de 
            um publicitário atualizado). Nem vamos julgá-los, deve 
            ter dito um. Ha ha ha, expressou com inteligência outro criativo. 
            Muito divertido realmente. Já devem estar falando "lá 
            vem o discurso do perdedor". Quem me conhece, sabe que não 
            é o meu perfil. E quem me julga, realmente, que se dane. 
            A questão é muito simples: foram mais de 70 anúncios 
            de um mesmo cliente. Um cliente que paga veiculação 
            duas vezes na semana. Ou seja, nem ele é fantasma nem o dinheiro 
            dele é fantasma. O mesmo cliente que ganhou Grand Prix, ouro, 
            bronze no mesmo prêmio no ano passado. Mas se ao inscrever mais 
            de 70 anúncios( desculpem, mas ele anuncia. Não é 
            incrível?), minha equipe foi incapaz de ganhar um prêmio 
            que é...um dos mais respeitados do mercado, já sei o 
            que fazer: vou demiti-la. Claro, é muita incompetência. 
            Mais de 70 merdas veiculadas e inscritas? Eu inclusive vou me demitir. 
            Como é que eu deixei sair tanta merda? 
            É bem verdade que com apenas 20 anúncios nós 
            ganhamos tudo que merecíamos no ano passado. Mas eram bem menos; 
            dava para ler ao que parece. É verdade também que uma 
            outra agência que ganhou tanto no ano passado também 
            tomou esse ano. 
            Por isso peço aos que riram, que como criativos não 
            tinham tempo para ver os anúncios que inscrevemos, que sabem 
            o que é o melhor, mesmo que só exista no ego de ganhar 
            prêmio, que empregue a minha equipe e eu quando nos demitirmos. 
            Mas como isso não vai acontecer, até porque o nosso 
            cliente continua tendo ótimas vendas, mesmo que a gente faça 
            muitos anúncios, gostaria de dizer que estaremos no próximo 
            prêmio do jornal "O Globo". Com menos anúncios, para 
            que todos possam ler. 
            Em tempos de KY, tomamos nesse momento. Faz parte, diria o brother. 
            Mas não somos chegados a esse tipo de sacanagem. Somos mais 
            comportados. Preferimos o papai e mamãe. Sabem por que? Porque 
            se olha na cara. 
            E se alguém tem algo a dizer, diga. Porque acabei de criar 
            um anúncio para um consultório de proctologista. A imagem 
            nem é preciso mostrar. Afinal, criativo tem muita imaginação. 
            Inclusive quando ri do trabalho dos outros. 
            PS: Quanto ao polêmico anúncio do KY, minha opinião: 
            é bom pra caralho (caraca é o cacete)! Afinal o que 
            é mais escandaloso: um cliente que existe mas já não 
            estava ou um anunciante que não existe e passa a estar com 
            um anúncio fantasma? Hipocrisia e oportunismo. Fazendo mais 
            uma paródia: "eu sei o que você fez no prêmio passado". 
            Porque premiamos um ótimo anúncio fantasma, mas não 
            premiamos um bom anúncio veiculado. Pra quê? Afinal, 
            nosso mercado é rico. 
        
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  MKTMIX 
    * PARABÉNS PARA VOCÊ – A 
    Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: 
    05/07, sexta-feira: Antônio Batista, Branca Lee (Planning); 
    06/07, sábado: Ercílio Tranjan (Diretor de Criação 
    da Propeg Rio), Flávia Castello Branco (Atendimento da Eco); 
    07/07, domingo: Eduardo Martins (diretor de arte da F/Nazca), José 
    de Mingo (Diretor de Atendimento da Premium), Flávia Bastos (V.P. e 
    Diretora de Arte da Millenn), Juliana Rabelo (Diretora de Arte da Contemporânea); 
    08/07, segunda-feira: Cláudio Torres (Diretor da Conspiração), 
    Fred Ayres, Aldo Cavaliere (Gerente de Contas da Prime); 
    10/07, quarta-feira: Igdal Parnes (Editora Campus), Marcia Lana, Mauro 
    Matos (Vice-Presidente de Criação da Contemporânea), Roberto 
    Rosa (Fotógrafo da Documenta); 
    11/07, quinta-feira: Carlos Alberto Carmo (Vice-Presidente de Operações 
    da V&S), Johnny Ferrari, Newton Rogério Alves (Supervisor de Mídia 
    da Giovanni FCB), Mário Luiz Barbato (Diretor Geral da W/9+d), José 
    de Souza Falcão (Supervisor de Mídia da Scalla); 
    * BOM MOMENTO – Em apenas uma semana, a Fischer América Rio conquistou 
    dois novos clientes. Cuidará da conta da concessionária Volkswagen 
    Wilson King, atendida anteriormente pela Doctor, administrando uma verba anual 
    de R$ 1,5 milhão. Já o Laboratório Canonne, cuja criação 
    esteve nos últimos anos a cargo de sua house-agency, entregou para 
    a Fischer a próxima campanha de suas centenárias pastilhas Valda, 
    que entram em mídia nacional ainda este mês de julho. 
    * MUDANÇA NA ATL - O gerente de marketing Hugo Henrique Eisenstadter 
    deixa o cargo para "desenvolver projetos pessoais", segundo assessoria da 
    operadora. Assume a posição Fernanda Araújo (ex-Intelig), 
    que será responsável pela aprovação das campanhas 
    publicitárias criadas pela nova agência F/Nazca, junto com o 
    diretor de marketing Roberto Guenzburger.  
    * SCORCELLI GANHA CONTA - A agência carioca cuidará da 
    comunicação da Sundance - empresa americana especializada em 
    turismo de aventura na costa oeste dos EUA - que será representada 
    no Brasil pela Traveling Viagem e Turismo, cliente da Scorcelli. 
    * FAST FOOD - A agência carioca Campana, Resende & Resende 
    será a responsável pelo lançamento da franquia de fast 
    food Bonaparte - de grelhados e acompanhamentos - que vem do nordeste para 
    o Rio de Janeiro, cuja inauguração está prevista para 
    início desse mês. O primeiro job para o novo cliente será 
    o desenvolvimento de uma campanha de marketing direto. O atendimento será 
    feito por Paulo Resende. 
    * WEB DESIGN - Acontece neste sábado (6) no Hotel Glória, 
    no Rio, o 5º Encontro de Web Design, promovido pela Artecom. O publicitário 
    Mauro Alencar (diretor de criação da Thompson Digital), Abel 
    Reis (V.P. da AgênciaClick), Daniel Morena (Porto+Martinez Design Studio), 
    Cláudio Toyama (Jangada Design), André Ventura (Efix) e René 
    de Paula Jr (Espaço Real Universitário) serão os palestrantes. 
    Mais informações e inscrições pelo site www.arteccom.com.br/encontro. 
    * CONJUNTURA ECONÔMICA - A carioca Ronson acaba de ganhar a conta 
    da Revista "Conjuntura Econômica". A primeira ação para 
    o novo cliente será o lançamento de uma campanha direcionada 
    para anunciantes, e, na 2ª fase, para assinantes. 
    * VMB 2002 - As produtoras cariocas Twister Studio e Dueto foram indicadas 
    para o Vídeo Music Brasil 2002, da MTV. A Twister concorre na categoria 
    Melhor Direção de Arte de Videoclipe, cuja assinatura ficou 
    a cargo da dupla Eduardo Kurt e Daniel Og, para o clipe "Dia Quente", da banda 
    Rodox. A Dueto foi indicada na categoria Melhor Direção de Videoclipe, 
    com os clipes "Conflitos Urbanos", do Afroreggae, e "Todo Errado", do Caetano 
    Veloso e Jorge Mautner, ambos assinados pelo diretor Mauro Lima. Os vencedores 
    serão anunciados dia 22 de agosto. 
    * PROCURA-SE - A Zero Brasil Comunicação Integrada (RJ) 
    está procurando estagiária para as áreas de Tráfego/Atendimento. 
    As interessadas deverão enviar currículo para atendimento@zerobrasil.com.br, 
    aos cuidados de Rodolfo Kaya.  
    * EXPEDIENTE – A redação da Janela conta com a jornalista 
    Juliana Bertrand. 
                                             
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