Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
DPZ perde Leões de Cannes
A direção do Festival Internacional
de Publicidade, encerrado na última semana em Cannes, decidiu esta
quinta-feira retirar da agência brasileira DPZ os dois Leões
de Ouro conquistados em Cannes para o gel KY, da Johnson & Johnson, nas
categorias Cyber e Press & Poster, depois que a empresa anunciante comunicou
oficialmente à imprensa que desconhecia a peça. No comunicado,
dizia a J&J que o anúncio foi "produzido sem o envolvimento ou
aprovação de qualquer um de seus funcionários". A empresa
disse ainda que a conta do lubrificante gel KY está com a McCann-Erickson
há mais de três anos e que "nesse período esta foi a única
agência de publicidade a desenvolver materiais de divulgação
da marca KY com sua autorização.
A cassação dos Leões foi divulgada pelo site da publicação
americana Advertising Age (www.adage.com), que citou que, ainda durante o
festival, George Gallate, presidente do júri de Cyber e CEO da Havas'
Euro RSCG Interaction de New York, já havia afirmado que se a inscrição
não era verdadeira, o Leão deveria ser cassado.
Desde que a McCann denunciou a ilegitimidade do trabalho, a DPZ tem-se recusado
a atender a imprensa, declarando que "não se pronunciará sobre
o assunto". No entanto, a matéria da Advertising Age coloca a agência
em uma situação bastante delicada, por deixar a entender que
a sua diretoria está transferindo a culpa do episódio na equipe
do Rio. Diz o texto da AdAge que "após extensiva checagem conduzida
pelo jornal O Estado de São Paulo, representante brasileiro oficial
do festival, concluiu-se que a alta direção da DPZ foi pega
de surpresa neste assunto. Ao que parece um criativo júnior do escritório
da DPZ no Rio tomou esta lamentável iniciativa quando inscreveu inapropriadamente
estas peças".
Não se sabe que atitude a DPZ tomará em relação
a este "criativo júnior". Mas a Janela confessa seu estranhamento pela
possibilidade de alguém de uma agência tão grande e séria
como a DPZ fazer inscrições pela agência sem que ninguém
mais lá dentro soubesse.
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Caio Valli defente que agências
selecionem produtoras.
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Pool de produção gera protestos
no mercado
Orlando Lopes, diretor da área
de RTV do maior anunciante do Brasil, a Unilever, esclareceu à Janela
que, ao contrário do que circulou no mercado recentemente, a empresa
não está desprestigiando as agências, com a sua inserção
na relação com as produtoras de filmes, já que o pool
das quatro produtoras (JX, O2, Conspiração e Film Planet), que
vão produzir todos os seus comerciais, foi escolhido pelos diretores
de criação das suas agências J. Walter Thompson, McCann
Erickson, Ogilvy e Lowe Lintas. Segundo Lopes, em cada job será feito
uma concorrência na qual participarão 4 produtoras, podendo ser
uma delas fora do pool, "se as agências acharem necessário".
— Não tínhamos controle interno das produtoras que fizeram os
nossos comerciais nos últimos anos. Sem falar nas agências, que
as vezes orçavam com a mesma produtora, explica.
Lopes disse que a mudança aconteceu pela necessidade de um "controle
interno sobre a produção" - com a criação de um
banco de dados com os filmes; para que o "marketing seja treinado a fim de
agregar valor na produção"; e para otimizar processos, "dando
uma maior transparência na negociação" com as produtoras.
Orlando passa a ser o responsável pelo relacionamento comercial - nos
aspectos quantitativos - e o diretor de marketing João Francisco Campos
cuidará da relação com as aspectos qualitativos junto
com as agências.
Alguns publicitários, no entanto, não se convencem com os argumentos.
Para Caio Valli, presidente do capítulo carioca da ABAP, "não
é o caminho mais correto. A agência não pode deixar de
se sentir confortável para escolher com qual diretor e produtora quer
trabalhar, sob pena de comprometer o produto final, perdendo assim a essência
no processo criativo".
Juarez Precioso, diretor de cena da produtora carioca CaradeCão, não
vê como uma tendência imediata no mercado, "pois são poucos
os anunciantes que teriam condições de fazer isso de maneira
competente. Também não penso que é melhor para as produtoras,
todos os processos têm talentos específicos. Acho que o melhor
caminho ainda é cada macaco no seu galho".
A despeito dessas opiniões, a posição da Unilever é
apoiada pelo Clube de Criação do Rio, como revelou o presidente
da entidade, Fernando Campos:
— É difícil acreditar que a agência será retirada
do processo. O que está acontecendo é apenas um credenciamento
de fornecedores. Se a agência participar job a job, não há
nada de novo; na prática várias já trabalham assim. O
que vejo é uma tendência à profissionalização
dos anunciantes, o que é bom, permitindo aproximá-los das agências,
que continuarão participando da escolha pelo pool de produtoras.
Colecionador
resgata a propaganda de cartão-postal
Num país tão sem memória,
finalmente nasce uma iniciativa para resgatar a propaganda nos cartões-postais,
mídia muito utilizada na década de 30. O projeto é do
colecionador Samuel Gorberg, que depois de 1 ano de pesquisas, está
lançando o seu interessantíssimo livro "A Propaganda no Brasil
através do Cartão-Postal: 1900 - 1950".
Com 408 páginas, o obra é dividida em 15 temas - entre eles
agricultura, comércio, serviços, saúde, indústria
e erotismo, em 1.980 cartões-postais, muitos deles comentados pelo
autor:
— Meu objetivo é preservar a publicidade em cartões-postais,
trazendo alguns exemplos inusitados, como cartões sobre comércio,
quando havia a preocupação de mostrar o interior das lojas;
sobre erotismo, quando o padrão de beleza era a gordinha; sobre indústria,
quando se retratava a extração da madeira, entre outros.
O livro está à venda por R$ 130.
ADVB abre representação no Rio
A ADVB-Associação dos Dirigentes
de Vendas e Marketing do Brasil, lançou esta semana seu capítulo
carioca, voltado para promover o encontro de pessoas de marketing e vendas,
sendo a "provedora de business Network", como explicou à Janela o Presidente
da entidade no Rio, Aleksander dos Santos, eleito recentemente Vice-Presidente
da Federação das ADVB's. Como primeiro evento, a nova entidade
— que já tem o seu site no endereço www.advbrio.com.br — vai
realizar o encontro "O Rio que nós queremos", dia 14 de julho, com
participação dos candidatos ao Governo do Estado do Rio. A associação
também promete trazer para o Rio o "Top de Marketing", premiação
que destaca os melhores cases de marketing de micro e pequenas empresas.
Database Marketing debate no
Rio lealdade do cliente
O Rio sediará um evento do Instituto Brasileiro de Database Marketing
intitulado "IDBM no Rio" no próximo dia 27, quinta-feira, no Espaço
Cultural dos Correios, das 8:00h às 18:30h. Sob o tema "Maximizando
a lucratividade e a lealdade do cliente", o encontro abordará assuntos
como planejamento e comunicação dirigida, fidelização
de clientes, database marketing, e-mail marketing, mídia postal, entre
outros.
Aurélio Lopes (Datamidia,FCBi), Dennis Duffy (Loyalty Rules Inc), Francisco
Rodrigues (AB Consultoria), Jeffrey Hanson Costa (da Acesso), Luiz Sá
Lucas (Interactive Data System), Marcel Gotllieb (De Millus), Ricardo Villaça
(Sul América Seguros), José Antonio Braga (Correios) e Luiz
Buono (Fábrica) serão os palestrantes.
As inscrições podem ser feitas pelos telefones (11) 283-1824
e 3171-1299, ou pelo site www.idbm.com.br. O convite custa R$ 350 por pessoa.
Produtoras participam de campanha em prol das
crianças
Dez produtoras, entre as quais as cariocas
Twister, Limite, Prodigital e Tibet, mais o Instituto Ayrton Senna e o animador
carioca Humberto Avelar (ganhador do anima mundi no ano passado) - assinam
a campanha idealizada pelo Canal Futura, e apoiada pela Unicef, sobre os direitos
da crianças, brincando com situações do futebol.
São pílulas de desenho animado de 45"a 2' que já estão
sendo veiculadas no Canal Futura e, provavelmente, irão para as telas
de TV de 60 países. Presentes no Estatuto da Criança, os 10
itens — "Igualdade", "Proteção", "Nome/Nacionalidade" e "Alimentação"
—são abordados por cada uma das produtoras.
O desenho animado da produtora carioca Twister, por exemplo, traz alguns dos
personagens criados da "Trupe do Didi" assistindo um jogo de futebol em um
estádio. Um deles, como é surdo-mudo, não entende o que
está acontecendo, mas recebe a ajuda dos colegas que se comunicam através
da linguagem dos sinais.
Contas circulam pelas agências do Rio
Depois de três anos com a Comunicação
Carioca, a Faculdade Veiga de Almeida acaba de entregar sua conta para a Campana,
Resende & Resende (RJ). "Com a guerra de mercado das universidades, pretendemos
aumentar a visibilidade da Veiga e melhorar sua imagem", explica à
Janela, o sócio diretor de planejamento da agência - Carlos Campana
- que ficará responsável pelo atendimento ao novo cliente.
Por sua vez, a Carioca comunica que o Laboratório Primá acaba
de lhe entregar sua conta. O primeiro job será rejuvenescer e resgatar
determinadas marcas, como Malvona, Senophile e Senopó. Tina Gribel
cuidará do atendimento.
Na Doctor, a novidade é que a agência carioca passa a cuidar
da comunicação do Grupo Lafarge, de materiais de construção
e presente em 75 países, que no Brasil produz, além de gesso
e coberturas, os cimentos Mauá, Campeão, Montes Claros e Ponte
Alta.
Outra que comemora conquista é a Agência3, que venceu a concorrência
com a paulista EugênioWG para o lançamento de um empreendimento
residencial da Rossi e Cyrela, em Campinas, chamado Habitat Cambuí,
que será colocado à venda em agosto.
Motrix propõe CD como peça promocional
Idealizada por Lúcia Prista, Rafael
Prista (sócios) e Pedrosa Filho, a agência carioca Motrix acaba
de criar uma ferramenta de marketing inusitada. Trata-se do CD Premiado, que
disponibiliza um processo de promoção diferenciado para o cliente.
A idéia é oferecer o produto para as indústrias fonográficas,
que, no combate a pirataria, passariam a vender CDs com o selo "A Escutadinha
da Sorte". Por exemplo, num determinado momento do CD o artista anunciaria
algo do tipo "parabéns, você acaba de ganhar um aparelho de som".
Perguntada sobre a fragilidade do produto, Lúcia garante que impossível
de ser pirateado, pela forma como é desenvolvido".
A primeira séria de CDs premiados está prestes a chegar às
prateleiras. A agência está na última fase de negociação
com uma indústria fonográfica, que irá lançar
uma promoção com um cantor, cujo nome ainda não pode
ser revelado.
A ferramenta também possui outros fins. Segundo Lúcia, pode
ser utilizada por qualquer empresa que queira presentear seus clientes de
forma inovadora, como shoppings, eletro-eletrônicos, entre outros.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
28/06, sexta-feira: Arnaldo Cardoso Pires, Kátia Viola, Alexandre
Simas (Redator da Contemporânea);
29/06, sábado: Arthur Repsold (Diretor de Operações
da Fagga);
30/06, domingo: Romeu Loures (Supervisor de Criação da
Doctor), Sérgio Pavan;
01/07, segunda-feira: João Galhardo Jr. (diretor de arte), Luiz
C."Gaucho" Cortabitart (Diretor da Mr.Vox), Reinaldo Paes Barreto, Vera Lúcia
Oliveira (Diretora de RTVC), Thaísa Calvet (Atendimento da Millenn),
Andréa Oliveira (Atendimento da Mr.Magoo);
02/07, terça-feira: Fábio Rodrigues (Diretor de Arte
da Ad Hoc);
03/07, quarta-feira: Anita Olivares (Diretora da Prodigital);
04/07, quinta-feira: José Carlos Alves (Diretor de Mídia
da Salles D'Arcy), Marcio Ehrlich (Diretor da Dinâmica Promoções);
* QUEIMAÇÃO DE FILME - O conhecido publicitário
carioca Marcio Mascarenhas entrou em contato com a Janela para denunciar que
ficou cego do olho direito e com 30% do olho esquerdo comprometido depois
de atingido por resíduos da pedra de um isqueiro da marca Cricket.
Há 7 meses ele entrou com processo na Delegacia do Consumidor, e até
agora a empresa não se manifestou, deixando o processo parado. O mais
assustador, conta Marcio, é que após a denúncia, ele,
que está impossibilitado de dirigir e trabalhar, ainda tem recebido
telefonemas com ameaças de morte para se calar. Será que os
diretores da Swedish Match, uma empresa tão séria, sabem do
que está acontecendo?
* OFERTAS DE EMPREGO - A Comunicação Carioca está
buscando a contratação imediata de um (a) Assistente de Atendimento.
A remuneração é de R$ 1.000,00. Favor enviar currículos
para marcio.ortman@dagema.com.br . E a agência carioca Campanha, Resende
& Resende, dos publicitários Carlos Campana, Paulo Resende e Sérgio
Resende está à procura de um profissional júnior de atendimento,
com experiência em shoppings e, de preferência, também
em varejo. Os interessados devem mandar currículo para crrcom@crrcom.com.br.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand.
REFORÇOS Agência3 (RJ) - Chegam à
agência o diretor de arte Anibal Guastavino Filho (ex-Carillo Pastore,
Criativos do Brasil e QG Comunicação), e as profissionais de
atendimento Sandra Braga (Ex-Produtora da Aquarela Filmes, Trinta Filmes e
Cult) e Flávia David (ex-Década Comunicação, Millenn,
V&S e Comunicação Carioca).
Campana, Resende & Resende (RJ) - O diretor de arte Paulo Brasil
(ex-McCann Erickson e Artplan), a redatora Lara Jupová (ex-DPZ) e o
executivo de conta Leonardo Santos (ex-Carioca) são os novos contratados
da agência.
Zero11 (SP) - Contratou a executiva de contas Cacá Isola (ex-Ogilvy),
que atenderá clientes como Fran's Café, Sadia, entre outros.
Conselho de Comunicação Social (CCS) - Seu primeiro presidente
será o advogado José Paulo Cavalcanti, especialista no setor
de comunicação. O vice-presidente eleito foi Jayme Sirotsky,
um dos fundadores da televisão no Brasil e ligado à Rede Brasil
Sul de Telecomunicações (RBS).
EugênioWG (SP) - Lílian Marra Nunes (ex-CaliaAssumpção)
irá assumir o cargo de supervisora de atendimento do grupo de negócios
de varejo imobiliário, entre eles Tecnisa, Setin, Cyrela e Abyara.
Grupo Sima Brasil (RJ) - Verônica Valentini (ex-Plêiade)
é a nova executiva de atendimento para mídia eletrônica
do departamento comercial. Também chegam à representante de
veículos Felipe Verni (ex-Jornal do Brasil) e Roberta Ferreira (ex-Ditec
Brasil).
ABTA - O diretor de Relações Institucionais das Organizações
Globo, José Francisco de Araújo Lima, assume este mês
a presidência do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira
de Telecomunicações por Assinatura. Sucede o atual presidente
da Net Serviços, Luiz Antônio Viana. Cumulativamente, Araújo
Lima continuará exercendo o cargo de vice-presidente da Diretoria Executiva
da ABTA.
Bates Brasil (SP) - Carlos Coelho, ex-diretor de criação
da Lowe, é o mais novo reforço para a equipe de criação
de Silvio Matos. Coelho, que já passou pela Leo Burnett e Salles atendendo
clientes como Ford, Fiat, Nissan, Air France, fará dupla com o diretor
de arte Richard Velloso. Entre alguns prêmios, Coelho já ganhou
Clio, Fiap e Profissionais do Ano.
Thompson Digital (SP) - A unidade para Internet da J. Walter Thompson
contratou a publicitária e escritora Gisela Rao, que assumirá
o cargo de redatora, exclusivamente para o cliente TIM (Telecom Italia Mobile).
Além de passagens pela DPZ e iG, Gisela é colaboradora da revista
VIP Exame, colunista do portal iG ("Diário de Bordo"), e dos sites
Árvore da Vida ("A Vida de Celeste") e WEB ("Lili on Line").
Shoptime.com (RJ) - Contratou Marcelo Lobianco (ex-Brainter) para o
cargo de Diretor de Marketing, e Pedro Lorenzo (ex-Ponto Frio) como Diretor
de Tecnologia e Logística.
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