Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Candidatos do Rio definem seus publicitários
Os candidatos ao Governo do Estado do Rio
estão só esperando o final da Copa do Mundo para lançar
suas campanhas publicitárias. Para isso, suas equipes estão
praticamente prontas.
Atual governadora, a petista Benedita da Silva contratou o publicitário
Duda Mendonça, o mesmo que já está trabalhando a campanha
presidencial de Lula. Duda, junto com sua equipe, montará um escritório
no Rio, conforme revelou à Janela o Secretário de Comunicação
do Governo Benedita, Chico Júnior. Perguntado sobre a estratégia
usada, Chico disse que ainda não foi definida.
Já Marcelo Maia coordenará rádio, TV, publicidade e horário
eleitoral da candidata do PFL, a deputada Solange Amaral. Conversando com
a Janela, Maia revelou que a estratégia será semelhante à
adotada com César Maia, quando atuou na diretoria de sua campanha em
2000. "Faremos uma abordagem jornalística em cima de seus planos de
governo". A campanha da deputada não terá uma agência
de publicidade, mas um grupo formado por empresas de comunicação:
a Tecnopop, de comunicação visual, a GNC TV, de produção
e comunicação, e a Professor Pardal, de rádio.
Rosinha Matheus, candidata pelo PSB, terá como coordenador de toda
sua campanha o publicitário Mauro Silva, que já atuou na campanha
de Garotinho em Campos nos anos de 88 e 96. Apesar de a primeira ação
publicitária estar prevista para ser veiculada no início de
julho, a equipe de criação ainda não está definida.
A publicitária Ana Rebouças, que foi subsecretária de
Publicidade de Garotinho, é o único nome certo entre os 10 profissionais
que formarão a equipe. Mauro disse à Janela que não será
a Cop Mídia, agência em Campos que deixou sociedade em 88, que
fará a campanha de Rosinha. "A estrutura da Rosinha tem que estar no
Rio, com uma agência carioca e com pessoa de criação daqui".
Para a estratégia publicitária do ex-prefeito de Niterói,
Jorge Roberto Silveira, o responsável pelo planejamento e coordenação
será Arnaldo Cardoso Pires, que na época em que era diretor
da agência Cult cuidou da conta do político. No grupo montado
por Arnaldo também participam Armando Madeira, ex-DuLoren, e, como
criadores, o redator Álvaro Gabriel e o diretor de arte Marcello Noronha
(ex-G/Staff).
F/Nazca leva ATL
A agência paulista F/Nazca foi
a vencedora da concorrência, pela conta unificada de R$ 30 milhões
da ATL, que envolveu as cariocas V&S, Salles D'Arcy e Contemporânea.
Segundo informou à Janela o Gerente de Marketing da operadora, Hugo
Henrique Eisenstadter, o novo cliente será atendido pelo escritório
carioca da agência, que reabriu há 2 meses em função
da conta dos Supermercados Extra.
Gaberel começa a operar a sua Builder
A agência do Luciano "Animal" Gaberel
(ex-diretor de arte da Fischer América Rio) em sociedade com Fernando
Caraciolo (ex- Provarejo e Young Rio) e Humberto Anderson (ex-Artplan e a
Doctor) já tem nome: vai se chamar Builder Propaganda, com escritório
que começou a operar esta semana, na Av. Rio Branco 181/1607, com o
telefone é 2240-5959. Segundo Animal, no entanto, apenas no dia 1º
de julho a equipe estará a todo vapor, tendo ainda em sua equipe de
criação o diretor de arte Guilherme Pêssego e o redator
Roberto de Sá.
A agência nasce com duas contas na carteira: Solução Digital,
empresa de vendas e serviços de Macs, e Muito Especial, ONG dedicada
aos portadores de necessidades especiais, cliente para o qual estará
produzindo, em poucos dias, um comercial já criado.
George Ellis fecha acordo com Artplan
Depois de entregar suas contas do mercado
imobiliário para a Carioca, com o fechamento da sua agência Laxmi,
George Ellis — atual Diretor de Investimentos da IdeiasNet (holding de empresas
de Tecnologia da Informação) — também irá prospectar
clientes da área imobiliária junto com a agência de Roberto
Medina, a Artplan. Ellis revelou que "o acordo de consultoria para mais uma
agência surgiu em função do objetivo de Medina em revitalizar
a área imobiliária da Artplan".
Perguntado pela Janela sobre sua posição em caso de uma licitação
entre as duas agências, Ellis disse que "dificilmente elas entrarão
em uma mesma concorrência, já que possuem perfis diferentes".
O primeiro job que está sendo feito em conjunto com sua nova parceira
é o lançamento do Plano Fácil - plano paulista de vendas
de imóveis — no Rio.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
21/06, sexta-feira: Marcello Silva (Diretor Técnico da Doctor),
Marcelo Pradal (Tec Cine), Bárbara Ferreira (Executivo de Contas da
Giovanni FCB), Maria de Fátima Werdan (Supervisora de Mídia
da Salles D'Arcy), Wilson Oliveira (Diretor de Arte da Doctor);24/06, segunda-feira:
Abelardo Cid (Diretor de Contas da DPZ), Sani Sirotsky, Edberto Dutra (Redator
da Carioca);
25/06, terça-feira: Luis Cláudio Siqueira (Redator da
Elan Garden), Fabiana Pomposelli (Diretora de Arte da V&S);
26/06, quarta-feira: Maria Célia Salgado (Diretora de Criação
da Tática), Clarissa Passos (Redatora da Publicis.Norton);
27/06, quinta-feira: Daniel Gama (Redator da Publicis.Norton);
* VIA FISCHER - A Fischer América Rio venceu a concorrência,
disputada com a Artplan, para atender a Via Empreendimentos Imobiliários,
sediada em Brasília e começando a atuar no Rio. A primeira campanha
começa a ser veiculada na segunda quinzena de julho.
* COLETIVA - Às 10:00h desta segunda, 24 de junho, a Oi será
apresentada à imprensa, entre outras novidades, exibindo a nova campanha
criada pela NBS. Estarão presentes o presidente da operadora Luiz Eduardo
Falco, o diretor de marketing Alberto Blanco, e o diretor regional Alcides
Silveira. O encontro é no Hotel Marriot, em Copacabana. Segundo o diretor
da NBS, Pedro Feyer, a primeira campanha é "de conversão das
inscrições em vendas, consolidando a promoção
dos 31 anos de ligações gratuitas nos finais de semana".
* MUDANÇA DE VOLTAGEM - A agência carioca 220 Volts, que
completa 1 ano e 4 meses de vida, fundada pela publicitária Renata
Alves, acaba de fechar sociedade com Rodrigo Fonseca, ex-diretor de arte da
Acme Design, ao mesmo tempo mudando-se para a Av.Copacabana, 1292/305. O telefone
passa a ser (21) 2247-9053.
* DISPUTA EM SP - A agência carioca Comunicação
Estratégica ganhou concorrência com agências paulistas
para criar o logotipo da ONG Projeto Crescer, mantida pelo Rotary Club de
Santo André, em São Paulo. Para incentivar o projeto, que auxilia
no tratamento de crianças com câncer e dá apoio às
suas famílias, a agência resolveu doar o logo criado para a instituição.
ERRATA - O CCRJ corrigiu com a Janela a informação errônea
que passou dia 12 sobre os premiados no 1º CCRJ Folha Dirigida de Propaganda.
Na verdade, o Grand Prix foi para a dupla André Sette e Cristina Galvão;
o Ouro ficou com Karoline Boone Malavazi e Alexandre Rodrigues; a Prata foi
para Rodrigo Ribeiro Melo; o Bronze ficou com José Carneiro Mota Filho,
e a Menção Honrosa foi recebida por Hugo Santarém Rodrigues.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand.
Reforços
Coca-Cola
- Promoveu o atual presidente da empresa no Brasil, Stuart Cross, para a posição
de Diretor de Desenvolvimento de Operações para toda a América
Latina. Em seu lugar, assume, a partir de 1º de agosto, Brian Smith, na Coca-Cola
desde 1997.
Link Digital (RJ) - Chega à finalizadora a colorista americana
Marina Skopinich, que ficará responsável pelo telecine Thomson
(ex-Philips) modelo Shadow, e pela mesa de correção de cor Da
Vinci 2K. Com 13 anos de experiência na finishing house VTA, de Atlanta
(EUA), Marina tem no currículo diversos trabalhos para televisão,
cinema e publicidade, de clientes como MGM, Turner, CNN, TBS e TNT, entre
outros.
Mister Magoo (RJ) - Inge Gatti (ex-Atmosfera) é nova contratada
da produtora para o departamento de finalização.
O Dia (RJ) - Cristiane Cadime (ex-BMG do Brasil, AT&T e L'Oréal)
é a nova coordenadora do departamento de marketing. Terá a missão
de incrementar os negócios da área de marketing e promoção,
fechando novas parcerias, além de trabalhar junto à sua agência
Propeg no novo posicionamento do diário carioca.
QG Comunicação (RJ) - Contratou Ricardo Pires Brito (ex-Opção
Laser) para atuar no estúdio de finalização da agência,
que também promoveu o finalizador Carlos Henrique Dias a assistente
de arte.
Brasil perde espaço no Festival de Cannes
2002
O sonho do penta foi adiado para os publicitários
brasileiros. Depois de 4 anos consecutivos conquistando o título de
Agência do Ano no Festival de Cannes, o Brasil terminou sua participação
em Cannes 2002 animado apenas pelos resultados dos jogos vitoriosos do Brasil
contra a Bélgica e contra a Inglaterra, assistidos na última
semana.
Contra os 34 Leões coletados em 2001, os brasileiros voltam este ano
para casa com 29 troféus, sendo nenhum deles como Ouro de Filme. Para
piorar a situação, uma polêmica jogou água no champanhe
da comemoração da DPZ-Rio por dois Leões de Ouro conquistados
para trabalhos da agência anunciando o lubrificante KY, da Johnson &
Johnson: um para o anúncio, no concurso Press & Outdoor, e outro
para o banner, nos Cyber Lions. Após a divulgação dos
resultados, a McCann-Erickson enviou nota para a imprensa acusando as peças
de serem fantasmas, já que a conta de KY deixou a DPZ há dois
anos.
Até o fechamento desta coluna, a DPZ-Rio trancou-se em um comprometedor
silêncio, não permitindo declaração de qualquer
de seus funcionários a respeito, nem mesmo da dupla responsável
pela peça, Rodrigo Strozenberg e Filipe Raposo, para desmentir a acusação.
Para complicar, a gerente de marca da Johnson & Johnson, Renata Watamabe
— citada na ficha técnica do anúncio em sua ficha de inscrição
no Prêmio Colunistas-Rio como responsável pela aprovação
no cliente (com Regina Baron e Adriana Bó no atendimento) — informou
à reportagem da Janela que não tinha conhecimento do trabalho,
principalmente por ser gerente da marca Sundown e não ter qualquer
contato com a publicidade do lubrificante KY. "Foi um erro. Eu não
aprovei o trabalho", declarou textualmente. A peça, se não tiver
comprovada a sua veiculação pela DPZ, corre o risco de perder
o Leão de Ouro conquistado em Cannes e o Grand Prix de Mídia
Impressa do Colunistas Rio deste ano.
De qualquer modo, o Rio melhorou — e muito — este ano a sua participação
no short list de imprensa em Cannes. Marcando presença na premiação
estiveram a Salles, Script, DPZ, JWT, Giovanni FCB e Casa da Criação.
A campanha pro Club 18-30 foi a grande vencedora da categoria mídia
impressa de Cannes este ano. As peças, criadas pela Saatchi de Londres,
trazem uma montagem de fotos impressionante, onde todos parecem estar se divertindo
em festas ou praticando esportes e numa segunda olhada, estão participando
de uma grande suruba.
Já o GP de outdoor é da Leo Burnett da Noruega pra Oslo Piercing
Studio. As peças aproveitam lugares na rua como hidrantes e pequenos
postes pra colocar por cima grandes fotos com línguas e sobrancelhas.
Ao final, estes foram os principais Leões
brasileiros:
FILMES
Prata:
Campanha "Beethoven, Tubarão e
Nova York, Nova York, da W/Brasil para a FNAC
Bronze:
"Vertical", da Leo Burnett para Fiat Ducato
"Cego", da DM9DDB para a Telefônica.
PRESS
& OUTDOORS
Ouro:
"Devastação", da Lew,Lara
para Fundação Mata Atlântica
"Embalagem", da DPZ-Rio para KY/Johnson & Johnson
"Independência", da Giovanni,FCB para Izzo Motors/Harley Davidson
Série "Ossos", da AlmapBBDO para Mizuno
Prata
"Calça", da Young & Rubicam para Lycra/DuPont
"Cela", da Cápsula/TBWA para BIC
"Cogumelo/Brócoli/Lagosta", da Leo Burnett para Frescarini/Pillsbury
"Manequim", da Giovanni,FCB para Izzo Motors/Harley Davidson
Série "Todo Leão Tem... ", da DM9DDB para Young Creatives/Ed.
Referência
Série "Gordo/Careca", da F/Nazca S&S para Natan
Bronze
"Barrigudos",
da J. Walter Thompson-Rio para Bavaria (criação de Marcos Hosken
e Dan Zecchinelli, sob direção de Bob Gueiros e foto de Leonardo
Vilela)
"Bebê", da DM9DDB para Honda
"Caracol/Velhinha/Tartaruga", da Cápsula/TBWA para Diveo
"Gordo/Magro", da F/Nazca S&S para Natan
"Plataforma À Venda", da AlmapBBDO para Audi
CYBER
Ouro
"KY" , da DPZ para Johnson & Johnson
"Café" , da AlmapBBDO para Café Pilão
Prata
"Campo Minado" , da Giovanni,FCB para Agência de Refugiados/ONU
"Leitura de Lábios" , da J. Walter Thompson para Feneis
Bronze
"Campanha SeliG" , da Agência Click para SeliG
"Portal O Boticário" , da Agência Click para O Boticário
"Comida" , da Lo-v Loducca para Purina
"Sentença" , da AlmapBBDO para Audi
Seidl colabora com a Janela em Cannes
Este ano, com a ausência do
seu editor da cobertura local do festival, a Janela contou com o apoio do
redator Fábio Seidl para o envio de notícias do Festival.
Aqui estão alguns dos textos produzidos por ele para a coluna:
* Já de cara, os cariocas não
perdoaram o fato de que, mesmo eliminada na primeira fase (com a segunda pior
campanha, atrás somente da Arábia Saudita), a França
não teve tempo -- ou organização -- para tirar das ruas
e no comércio diversas peças com o tema da Copa do Mundo. A
Adidas, por exemplo, forrou seus distribuidores com uma material de ponto-de-venda
que exibia somente as duas estrelas do suposto bicampeonato. O McDonald's
continuou com uma promoção que oferece copos decorados com ilustrações
dos jogadores franceses. Os copos, que antes eram vendidos a 3 Euros junto
com um lanche, já eram encontrados a 1 Euro.
Mas o Grand Prix da polêmica ficou com uma campanha da Pepsi que faz
um trocadilho com a cor "bleu" (azul, como é chamada a seleção
francesa), que também é a cor da sua embalagem. A peça
de mídia exterior tem o seguinte título: "Enfim Um Azul Que
Você Pode Colocar Na Boca Sem Constrangimento". Constrangedor...
* A festa oficial de Cannes e a Young Creatives Party deixaram os cariocas
na cama na manhã e no inicio da tarde seguinte em Cannes. A quarta,
normalmente reservada para o ciclo de palestras contou com pouquíssimas
pessoas da delegação do Rio, que após os eventos da noite,
ainda esticaram no tradicional bar do Martinez. Até agora só
uma reclamação: o preço da cerveja no local que está
beirando os 9 Euros, quase 27 Reais. Os cariocas alegam que o preço
médio na cidade é de 3,50 Euros.
* No jogo contra a Bélgica, a festa brasileira não poderia ter
sido melhor. A torcida se reuniu para assistir a vitória com uma bagunça
que pouco se viu. Meia hora antes da partida, já tinha gente tomando
Stella Artois (cerveja belga) e azucrinando a pequena torcida adversária.
Depois, a Heineken, patrocinadora do festival, ofereceu cervejas grátis
para a galera, o que aumentou consideravelmente a empolgação.
Os belgas não tiveram um minuto de sossego. Os brasileiros trouxeram
cornetas, derrubaram cerveja no carpete e penduraram bandeirões no
stand promocional que foi "invadido" para o jogo. No final, os criativos belgas,
bem-humorados, dobraram a bandeira de seu país, deixando só
a cor preta a mostra e fizeram a festa com os brasileiros. Bruno Pinaud, da
V&S, registrou tudo em vídeo. Ao final, puxada pela diretora de
arte Alessa Migani, da Ogilvy, a ala feminina cumpriu uma promessa que havia
feito antes do jogo: a comemoração aconteceu com um passeio
no carrossel a poucos metros do Palais. daqui. Vários homens se aventuraram
também.
* Divulgado o shortlist de filmes, o Rio, mais uma vez, não conseguiu
incluir nenhum trabalho na relação. Os criativos cariocas não
reagiram com surpresa ao resultado do short list de filmes. A maioria considerou
o número de inscrições baixo e o ano de 2001 problemático
para a publicidade no Rio.
* À noite, os publicitários belgas que assistiram em Cannes
a derrota de sua seleção convocaram os criativos brasileiros
para uma revanche na praia ao lado do Palais.
Apesar da disposição e da superioridade física dos belgas,
prevaleceu, mais uma vez, o futebol do Brasil que não esteve atrás
no placar nenhuma vez, contando com o apoio de uma pequena, mas animada torcida.
Na vitória por 9 a 7, Gustavo Vitorino (Leo Burnett, SP), Fábio
Seidl (Script, RJ) e Alexandre Abu (G/Staff, RJ) marcaram os gols do Brasil.
* Para o jogo contra a Inglaterra, os preparativos começaram cedo,
com um café da manhã organizado por Armando Ferrentini, já
que o Palais ficou interditado para não atrapalhar a exibição
do short list no Hotel Carlton. O evento foi patrocinado pela Casablanca e
Estado de S.Paulo. Além de muitos cariocas, os diretores das principais
agências e produtoras paulistas também marcaram presença.
Alguns ingleses também apareceram na festa e agiram até com
certa inconveniência, mas acabaram se retirando antes do fim do jogo.
Com o apito final do juiz, a delegação comemorou nas ruas de
Cannes e ganhou apoio até mesmo dos franceses, tradicionais inimigos
dos britânicos. Em frente ao Noga Hilton, um grande grupo de crianças
francesas se transformou numa verdadeira torcida mirim, gritando os nomes
de Rivaldo e Ronaldinho. Os ingleses permanecem emburrados e agüentando
a gozação dos brasileiros.
* Na sexta-feira, porém, com a ausência dos brasileiros entre
os Ouros de Filmes — levando a que nenhum publicitário do país
suba ao palco na entrega dos prêmios, marcada para sábado, restaram
pouquíssimos cariocas no Palais e até mesmo na cidade. Muitos
seguiram viagem preocupados com os reflexos de mais uma greve nos aeroportos
franceses. Com o fim da exibição do short list, a maioria acha
que o Brasil deve ter um bom aproveitamento. A impressão é que
a maioria das categorias em que os filmes brasileiros concorrem não
está tão boa e que faltou um certo critério na seleção
da lista final do Festival. Dos quase 400 filmes, boa parte foi vaiada.
Ainda assim, o final da noite permitiu que os cariocas que restaram curtissem
a Festa da Música, celebrada em toda a França e com shows de
graça na Croissete.
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