Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/JUN/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Candidatos do Rio definem seus publicitários
Os candidatos ao Governo do Estado do Rio estão só esperando o final da Copa do Mundo para lançar suas campanhas publicitárias. Para isso, suas equipes estão praticamente prontas.
Atual governadora, a petista Benedita da Silva contratou o publicitário Duda Mendonça, o mesmo que já está trabalhando a campanha presidencial de Lula. Duda, junto com sua equipe, montará um escritório no Rio, conforme revelou à Janela o Secretário de Comunicação do Governo Benedita, Chico Júnior. Perguntado sobre a estratégia usada, Chico disse que ainda não foi definida.
Já Marcelo Maia coordenará rádio, TV, publicidade e horário eleitoral da candidata do PFL, a deputada Solange Amaral. Conversando com a Janela, Maia revelou que a estratégia será semelhante à adotada com César Maia, quando atuou na diretoria de sua campanha em 2000. "Faremos uma abordagem jornalística em cima de seus planos de governo". A campanha da deputada não terá uma agência de publicidade, mas um grupo formado por empresas de comunicação: a Tecnopop, de comunicação visual, a GNC TV, de produção e comunicação, e a Professor Pardal, de rádio.
Rosinha Matheus, candidata pelo PSB, terá como coordenador de toda sua campanha o publicitário Mauro Silva, que já atuou na campanha de Garotinho em Campos nos anos de 88 e 96. Apesar de a primeira ação publicitária estar prevista para ser veiculada no início de julho, a equipe de criação ainda não está definida. A publicitária Ana Rebouças, que foi subsecretária de Publicidade de Garotinho, é o único nome certo entre os 10 profissionais que formarão a equipe. Mauro disse à Janela que não será a Cop Mídia, agência em Campos que deixou sociedade em 88, que fará a campanha de Rosinha. "A estrutura da Rosinha tem que estar no Rio, com uma agência carioca e com pessoa de criação daqui".
Para a estratégia publicitária do ex-prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, o responsável pelo planejamento e coordenação será Arnaldo Cardoso Pires, que na época em que era diretor da agência Cult cuidou da conta do político. No grupo montado por Arnaldo também participam Armando Madeira, ex-DuLoren, e, como criadores, o redator Álvaro Gabriel e o diretor de arte Marcello Noronha (ex-G/Staff).

F/Nazca leva ATL
A agência paulista F/Nazca foi a vencedora da concorrência, pela conta unificada de R$ 30 milhões da ATL, que envolveu as cariocas V&S, Salles D'Arcy e Contemporânea. Segundo informou à Janela o Gerente de Marketing da operadora, Hugo Henrique Eisenstadter, o novo cliente será atendido pelo escritório carioca da agência, que reabriu há 2 meses em função da conta dos Supermercados Extra.

Gaberel começa a operar a sua Builder
A agência do Luciano "Animal" Gaberel (ex-diretor de arte da Fischer América Rio) em sociedade com Fernando Caraciolo (ex- Provarejo e Young Rio) e Humberto Anderson (ex-Artplan e a Doctor) já tem nome: vai se chamar Builder Propaganda, com escritório que começou a operar esta semana, na Av. Rio Branco 181/1607, com o telefone é 2240-5959. Segundo Animal, no entanto, apenas no dia 1º de julho a equipe estará a todo vapor, tendo ainda em sua equipe de criação o diretor de arte Guilherme Pêssego e o redator Roberto de Sá.
A agência nasce com duas contas na carteira: Solução Digital, empresa de vendas e serviços de Macs, e Muito Especial, ONG dedicada aos portadores de necessidades especiais, cliente para o qual estará produzindo, em poucos dias, um comercial já criado.

George Ellis fecha acordo com Artplan
Depois de entregar suas contas do mercado imobiliário para a Carioca, com o fechamento da sua agência Laxmi, George Ellis — atual Diretor de Investimentos da IdeiasNet (holding de empresas de Tecnologia da Informação) — também irá prospectar clientes da área imobiliária junto com a agência de Roberto Medina, a Artplan. Ellis revelou que "o acordo de consultoria para mais uma agência surgiu em função do objetivo de Medina em revitalizar a área imobiliária da Artplan".
Perguntado pela Janela sobre sua posição em caso de uma licitação entre as duas agências, Ellis disse que "dificilmente elas entrarão em uma mesma concorrência, já que possuem perfis diferentes". O primeiro job que está sendo feito em conjunto com sua nova parceira é o lançamento do Plano Fácil - plano paulista de vendas de imóveis — no Rio.

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* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
21/06, sexta-feira: Marcello Silva (Diretor Técnico da Doctor), Marcelo Pradal (Tec Cine), Bárbara Ferreira (Executivo de Contas da Giovanni FCB), Maria de Fátima Werdan (Supervisora de Mídia da Salles D'Arcy), Wilson Oliveira (Diretor de Arte da Doctor);24/06, segunda-feira: Abelardo Cid (Diretor de Contas da DPZ), Sani Sirotsky, Edberto Dutra (Redator da Carioca);
25/06, terça-feira: Luis Cláudio Siqueira (Redator da Elan Garden), Fabiana Pomposelli (Diretora de Arte da V&S);
26/06, quarta-feira: Maria Célia Salgado (Diretora de Criação da Tática), Clarissa Passos (Redatora da Publicis.Norton);
27/06, quinta-feira: Daniel Gama (Redator da Publicis.Norton);
* VIA FISCHER - A Fischer América Rio venceu a concorrência, disputada com a Artplan, para atender a Via Empreendimentos Imobiliários, sediada em Brasília e começando a atuar no Rio. A primeira campanha começa a ser veiculada na segunda quinzena de julho.
* COLETIVA - Às 10:00h desta segunda, 24 de junho, a Oi será apresentada à imprensa, entre outras novidades, exibindo a nova campanha criada pela NBS. Estarão presentes o presidente da operadora Luiz Eduardo Falco, o diretor de marketing Alberto Blanco, e o diretor regional Alcides Silveira. O encontro é no Hotel Marriot, em Copacabana. Segundo o diretor da NBS, Pedro Feyer, a primeira campanha é "de conversão das inscrições em vendas, consolidando a promoção dos 31 anos de ligações gratuitas nos finais de semana".
* MUDANÇA DE VOLTAGEM - A agência carioca 220 Volts, que completa 1 ano e 4 meses de vida, fundada pela publicitária Renata Alves, acaba de fechar sociedade com Rodrigo Fonseca, ex-diretor de arte da Acme Design, ao mesmo tempo mudando-se para a Av.Copacabana, 1292/305. O telefone passa a ser (21) 2247-9053.
* DISPUTA EM SP - A agência carioca Comunicação Estratégica ganhou concorrência com agências paulistas para criar o logotipo da ONG Projeto Crescer, mantida pelo Rotary Club de Santo André, em São Paulo. Para incentivar o projeto, que auxilia no tratamento de crianças com câncer e dá apoio às suas famílias, a agência resolveu doar o logo criado para a instituição.
ERRATA - O CCRJ corrigiu com a Janela a informação errônea que passou dia 12 sobre os premiados no 1º CCRJ Folha Dirigida de Propaganda. Na verdade, o Grand Prix foi para a dupla André Sette e Cristina Galvão; o Ouro ficou com Karoline Boone Malavazi e Alexandre Rodrigues; a Prata foi para Rodrigo Ribeiro Melo; o Bronze ficou com José Carneiro Mota Filho, e a Menção Honrosa foi recebida por Hugo Santarém Rodrigues.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista Juliana Bertrand.

Reforços
Coca-Cola
- Promoveu o atual presidente da empresa no Brasil, Stuart Cross, para a posição de Diretor de Desenvolvimento de Operações para toda a América Latina. Em seu lugar, assume, a partir de 1º de agosto, Brian Smith, na Coca-Cola desde 1997.
Link Digital (RJ) - Chega à finalizadora a colorista americana Marina Skopinich, que ficará responsável pelo telecine Thomson (ex-Philips) modelo Shadow, e pela mesa de correção de cor Da Vinci 2K. Com 13 anos de experiência na finishing house VTA, de Atlanta (EUA), Marina tem no currículo diversos trabalhos para televisão, cinema e publicidade, de clientes como MGM, Turner, CNN, TBS e TNT, entre outros.
Mister Magoo (RJ) - Inge Gatti (ex-Atmosfera) é nova contratada da produtora para o departamento de finalização.
O Dia (RJ) - Cristiane Cadime (ex-BMG do Brasil, AT&T e L'Oréal) é a nova coordenadora do departamento de marketing. Terá a missão de incrementar os negócios da área de marketing e promoção, fechando novas parcerias, além de trabalhar junto à sua agência Propeg no novo posicionamento do diário carioca.
QG Comunicação (RJ) - Contratou Ricardo Pires Brito (ex-Opção Laser) para atuar no estúdio de finalização da agência, que também promoveu o finalizador Carlos Henrique Dias a assistente de arte.

Brasil perde espaço no Festival de Cannes 2002
O sonho do penta foi adiado para os publicitários brasileiros. Depois de 4 anos consecutivos conquistando o título de Agência do Ano no Festival de Cannes, o Brasil terminou sua participação em Cannes 2002 animado apenas pelos resultados dos jogos vitoriosos do Brasil contra a Bélgica e contra a Inglaterra, assistidos na última semana.
Contra os 34 Leões coletados em 2001, os brasileiros voltam este ano para casa com 29 troféus, sendo nenhum deles como Ouro de Filme. Para piorar a situação, uma polêmica jogou água no champanhe da comemoração da DPZ-Rio por dois Leões de Ouro conquistados para trabalhos da agência anunciando o lubrificante KY, da Johnson & Johnson: um para o anúncio, no concurso Press & Outdoor, e outro para o banner, nos Cyber Lions. Após a divulgação dos resultados, a McCann-Erickson enviou nota para a imprensa acusando as peças de serem fantasmas, já que a conta de KY deixou a DPZ há dois anos.
Até o fechamento desta coluna, a DPZ-Rio trancou-se em um comprometedor silêncio, não permitindo declaração de qualquer de seus funcionários a respeito, nem mesmo da dupla responsável pela peça, Rodrigo Strozenberg e Filipe Raposo, para desmentir a acusação. Para complicar, a gerente de marca da Johnson & Johnson, Renata Watamabe — citada na ficha técnica do anúncio em sua ficha de inscrição no Prêmio Colunistas-Rio como responsável pela aprovação no cliente (com Regina Baron e Adriana Bó no atendimento) — informou à reportagem da Janela que não tinha conhecimento do trabalho, principalmente por ser gerente da marca Sundown e não ter qualquer contato com a publicidade do lubrificante KY. "Foi um erro. Eu não aprovei o trabalho", declarou textualmente. A peça, se não tiver comprovada a sua veiculação pela DPZ, corre o risco de perder o Leão de Ouro conquistado em Cannes e o Grand Prix de Mídia Impressa do Colunistas Rio deste ano.
De qualquer modo, o Rio melhorou — e muito — este ano a sua participação no short list de imprensa em Cannes. Marcando presença na premiação estiveram a Salles, Script, DPZ, JWT, Giovanni FCB e Casa da Criação.
A campanha pro Club 18-30 foi a grande vencedora da categoria mídia impressa de Cannes este ano. As peças, criadas pela Saatchi de Londres, trazem uma montagem de fotos impressionante, onde todos parecem estar se divertindo em festas ou praticando esportes e numa segunda olhada, estão participando de uma grande suruba.
Já o GP de outdoor é da Leo Burnett da Noruega pra Oslo Piercing Studio. As peças aproveitam lugares na rua como hidrantes e pequenos postes pra colocar por cima grandes fotos com línguas e sobrancelhas.

Ao final, estes foram os principais Leões brasileiros:
FILMES
Prata:
Campanha "Beethoven, Tubarão e Nova York, Nova York, da W/Brasil para a FNAC
Bronze:
"Vertical", da Leo Burnett para Fiat Ducato
"Cego", da DM9DDB para a Telefônica.

PRESS & OUTDOORS
Ouro:
"Devastação", da Lew,Lara para Fundação Mata Atlântica
"Embalagem", da DPZ-Rio para KY/Johnson & Johnson
"Independência", da Giovanni,FCB para Izzo Motors/Harley Davidson
Série "Ossos", da AlmapBBDO para Mizuno

Prata
"Calça", da Young & Rubicam para Lycra/DuPont
"Cela", da Cápsula/TBWA para BIC
"Cogumelo/Brócoli/Lagosta", da Leo Burnett para Frescarini/Pillsbury
"Manequim", da Giovanni,FCB para Izzo Motors/Harley Davidson
Série "Todo Leão Tem... ", da DM9DDB para Young Creatives/Ed. Referência
Série "Gordo/Careca", da F/Nazca S&S para Natan


Bronze
"Barrigudos", da J. Walter Thompson-Rio para Bavaria (criação de Marcos Hosken e Dan Zecchinelli, sob direção de Bob Gueiros e foto de Leonardo Vilela)
"Bebê", da DM9DDB para Honda
"Caracol/Velhinha/Tartaruga", da Cápsula/TBWA para Diveo
"Gordo/Magro", da F/Nazca S&S para Natan
"Plataforma À Venda", da AlmapBBDO para Audi

CYBER
Ouro
"KY" , da DPZ para Johnson & Johnson
"Café" , da AlmapBBDO para Café Pilão
Prata
"Campo Minado" , da Giovanni,FCB para Agência de Refugiados/ONU
"Leitura de Lábios" , da J. Walter Thompson para Feneis
Bronze
"Campanha SeliG" , da Agência Click para SeliG
"Portal O Boticário" , da Agência Click para O Boticário
"Comida" , da Lo-v Loducca para Purina
"Sentença" , da AlmapBBDO para Audi

Seidl colabora com a Janela em Cannes
Este ano, com a ausência do seu editor da cobertura local do festival, a Janela contou com o apoio do redator Fábio Seidl para o envio de notícias do Festival.
Aqui estão alguns dos textos produzidos por ele para a coluna:
* Já de cara, os cariocas não perdoaram o fato de que, mesmo eliminada na primeira fase (com a segunda pior campanha, atrás somente da Arábia Saudita), a França não teve tempo -- ou organização -- para tirar das ruas e no comércio diversas peças com o tema da Copa do Mundo. A Adidas, por exemplo, forrou seus distribuidores com uma material de ponto-de-venda que exibia somente as duas estrelas do suposto bicampeonato. O McDonald's continuou com uma promoção que oferece copos decorados com ilustrações dos jogadores franceses. Os copos, que antes eram vendidos a 3 Euros junto com um lanche, já eram encontrados a 1 Euro.
Mas o Grand Prix da polêmica ficou com uma campanha da Pepsi que faz um trocadilho com a cor "bleu" (azul, como é chamada a seleção francesa), que também é a cor da sua embalagem. A peça de mídia exterior tem o seguinte título: "Enfim Um Azul Que Você Pode Colocar Na Boca Sem Constrangimento". Constrangedor...
* A festa oficial de Cannes e a Young Creatives Party deixaram os cariocas na cama na manhã e no inicio da tarde seguinte em Cannes. A quarta, normalmente reservada para o ciclo de palestras contou com pouquíssimas pessoas da delegação do Rio, que após os eventos da noite, ainda esticaram no tradicional bar do Martinez. Até agora só uma reclamação: o preço da cerveja no local que está beirando os 9 Euros, quase 27 Reais. Os cariocas alegam que o preço médio na cidade é de 3,50 Euros.
* No jogo contra a Bélgica, a festa brasileira não poderia ter sido melhor. A torcida se reuniu para assistir a vitória com uma bagunça que pouco se viu. Meia hora antes da partida, já tinha gente tomando Stella Artois (cerveja belga) e azucrinando a pequena torcida adversária. Depois, a Heineken, patrocinadora do festival, ofereceu cervejas grátis para a galera, o que aumentou consideravelmente a empolgação. Os belgas não tiveram um minuto de sossego. Os brasileiros trouxeram cornetas, derrubaram cerveja no carpete e penduraram bandeirões no stand promocional que foi "invadido" para o jogo. No final, os criativos belgas, bem-humorados, dobraram a bandeira de seu país, deixando só a cor preta a mostra e fizeram a festa com os brasileiros. Bruno Pinaud, da V&S, registrou tudo em vídeo. Ao final, puxada pela diretora de arte Alessa Migani, da Ogilvy, a ala feminina cumpriu uma promessa que havia feito antes do jogo: a comemoração aconteceu com um passeio no carrossel a poucos metros do Palais. daqui. Vários homens se aventuraram também.
* Divulgado o shortlist de filmes, o Rio, mais uma vez, não conseguiu incluir nenhum trabalho na relação. Os criativos cariocas não reagiram com surpresa ao resultado do short list de filmes. A maioria considerou o número de inscrições baixo e o ano de 2001 problemático para a publicidade no Rio.
* À noite, os publicitários belgas que assistiram em Cannes a derrota de sua seleção convocaram os criativos brasileiros para uma revanche na praia ao lado do Palais.
Apesar da disposição e da superioridade física dos belgas, prevaleceu, mais uma vez, o futebol do Brasil que não esteve atrás no placar nenhuma vez, contando com o apoio de uma pequena, mas animada torcida. Na vitória por 9 a 7, Gustavo Vitorino (Leo Burnett, SP), Fábio Seidl (Script, RJ) e Alexandre Abu (G/Staff, RJ) marcaram os gols do Brasil.
* Para o jogo contra a Inglaterra, os preparativos começaram cedo, com um café da manhã organizado por Armando Ferrentini, já que o Palais ficou interditado para não atrapalhar a exibição do short list no Hotel Carlton. O evento foi patrocinado pela Casablanca e Estado de S.Paulo. Além de muitos cariocas, os diretores das principais agências e produtoras paulistas também marcaram presença. Alguns ingleses também apareceram na festa e agiram até com certa inconveniência, mas acabaram se retirando antes do fim do jogo.
Com o apito final do juiz, a delegação comemorou nas ruas de Cannes e ganhou apoio até mesmo dos franceses, tradicionais inimigos dos britânicos. Em frente ao Noga Hilton, um grande grupo de crianças francesas se transformou numa verdadeira torcida mirim, gritando os nomes de Rivaldo e Ronaldinho. Os ingleses permanecem emburrados e agüentando a gozação dos brasileiros.
* Na sexta-feira, porém, com a ausência dos brasileiros entre os Ouros de Filmes — levando a que nenhum publicitário do país suba ao palco na entrega dos prêmios, marcada para sábado, restaram pouquíssimos cariocas no Palais e até mesmo na cidade. Muitos seguiram viagem preocupados com os reflexos de mais uma greve nos aeroportos franceses. Com o fim da exibição do short list, a maioria acha que o Brasil deve ter um bom aproveitamento. A impressão é que a maioria das categorias em que os filmes brasileiros concorrem não está tão boa e que faltou um certo critério na seleção da lista final do Festival. Dos quase 400 filmes, boa parte foi vaiada.
Ainda assim, o final da noite permitiu que os cariocas que restaram curtissem a Festa da Música, celebrada em toda a França e com shows de graça na Croissete.