Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Perspectiva de lançamento da Oi anima
mercado
Segundo a assessoria da operadora, a
expectativa do conselheiro da Anatel, Luiz Tito Cerasoli, é de que
até esta sexta-feira (14) o órgão regulador conceda o
certificado de antecipação de metas de universalização
à Telemar. Entretanto, o diretor de criação da NBS, André
Lima, disse à Janela que "ainda não recebeu nenhum comunicado
oficial da Oi", mas afirma que "possui alguns esforços específicos
previstos para dar conta desse lançamento".
Operadora parte para o
ataque
Mesmo aguardando a autorização
da Anatel, a Oi já entra em campo vestida com a camisa da seleção
brasileira para dar um recado. Em outdoors espalhados em 14 capitais, criados
pela NBS, a operadora móvel da Telemar faz questão de lembrar,
através da modelo Suzana Werner, que é a única companhia
de celular 100% brasileira, e aproveita para revelar a nacionalidade das concorrentes.
Modelos vestidos com uniformes trazem as inscrições ATL/México;
Telefônica/Espanha; TIM/Itália; Telemig/Canadá; e BCP/Estados
Unidos.
ATL adia resultado da licitação
As agências Salles, F/Nazca, V&S
e Contemporânea terão que esperar até dia 19 - e não
mais nessa semana - para saber com quem ficou a conta de R$30 milhões
da operadora, que diz, através de sua assessoria, que foi adiado "por
uma questão de avaliação dos materiais".
Festa na casa do Fred
Na próxima quarta-feira, dia 19,
a ATL realiza uma ação de marketing inédita. Promoverá
uma festa na casa do Fred, personagem criado pela Salles D'Arcy para a campanha
do serviço de Torpedo - podendo ser este seu último trabalho
- através da parceria fechada para a troca de mensagens curtas de texto
com a concorrente Telefônica Celular. Os participantes são os
clientes que ganharam o concurso de frases enviadas por torpedo em resposta
à pergunta "O que você faria para ser um dos convidados da Festa
do Fred?".
A festa, similar a que acontece no filme da campanha, será em um casarão
na Gávea, no Rio, com capacidade para 1000 pessoas. "Estamos apostando
no serviço pois a troca de torpedos, mais de 1 milhão por mês
só na rede da ATL, já é uma realidade crescente entre
o público jovem brasileiro. Cada vez mais eles usam esta tecnologia
como meio de comunicação, entretenimento e diversão,
apontando uma nova tendência de comportamento", afirma Roberto Guenzburger,
diretor de marketing da operadora.
Antônio Jorge cria empresa de consultoria
de mídia
O publicitário Antônio Jorge
Pinheiro, sócio-diretor da Rebouças & Associados, deixa
a sociedade com Nádia Rebouças para lançar no mercado
carioca sua empresa de consultoria de mídia, chamada Mídia 1
Comunicação.
A idéia surgiu da percepção de que "havia uma brecha
no mercado do Rio para criar uma consultoria de mídia", explica à
Janela Antônio Jorge. A Mídia 1 irá atender agências
que necessitarem de suporte de mídia, veículos para desenvolvimento
de projetos especiais, e clientes que precisarem de jobs independentes de
suas agências de publicidade.
A nova empresa já nasce com seu primeiro cliente: ficará responsável
pela mídia da Rebouças & Associados. Sua equipe será
enxuta, contando apenas com Antônio e seu assistente Rafael Monteiro,
ex-Rebouças. O escritório fica na Rua Visconde de Pirajá,
330/1207, em Ipanema, e o telefone é 2287-1234. O endereço do
website, a ser lançado em breve, será www.midia1com.com.br.
Esta sexta-feira, dia 14, Antônio Jorge apresentará oficialmente
ao mercado carioca a Mídia 1, em coletiva fechada para a imprensa,
no Hotel Caeser Park (Ipanema), às 11:00h.
Mais momentos das agências que estiveram presentes na grande festa do 21º Prêmio Colunistas:
|
|
A equipe da Propeg comemora suas 6 medalhas com o presidente Cyd Alvarez e o diretor de criação Ercílio Tranjan
|
A Thompson subiu no palco em peso para festejar o resultado da agência no Colunistas.
|
|
|
Depois de receber suas 14 medalhas, o diretor de criação Luiz Vieira e a equipe da DPZ posam para foto.
|
Diretores e clientes da Contemporânea prestigiam a festa do Colunistas.
|
|
|
Heleno Bernardi (ao centro) e seus parceiros na Casa da Criação recebem orgulhosos suas 8 medalhas.
|
A Ogilvy conquistou prêmios no Colunistas Rio e no Promoção Rio.
|
|
|
Polika Teixeira, da Telefônica, e André Pedroso, da Ad/Hoc, exibem seus diplomas conquistados no Prêmio.
|
Fabio Seidl mostra com orgulho o diploma conquistado pela Binder, ao lado de Glaucio Binder.
|
|
|
Deko Schmidt representa a Yes Rio, que recebeu o GP de Melhor Desempenho em Produção de Vídeo
|
A Fischer América Rio, comandada por Marcelo Gorodicht, foi a Empresa de Marketing Promocional do Ano do Colunistas Promoção 2001.
|
Rio Ka ganha licitação pela conta
da NKS Home
A carioca Rio Ka venceu a concorrência
que definiu a agência responsável pela nova linha de produtos
para cuidados pessoais da NKS Home. A importadora analisou as propostas de
três agências cariocas Rio Ka, Criativa e Millenn. O primeiro
job para o novo cliente será a reformulação das embalagens
da linha completa, além de materiais de merchandising e campanha
de lançamento de produtos no país.
Parceria portuguesa
A agência fechou um acordo operacional
com a agência portuguesa Madilang - fundada há 2 anos pelo ex-sócio
da Rio Ka Cláudio Rafael - para atender no Brasil seus clientes que
atuam nos dois países. A primeira conta conquistada pela Madilang que
também será atendida no Brasil é a da Seguradora Portuguesa
de Porto.
Giovanni-Rio faz paródia da campanha
da Skol
A Giovanni FCB-Rio se inspirou no filme
da Cerveja Skol, criado pela F/Nazca, para colocar no ar uma campanha voluntária
para a Casa de Cultura do Silêncio - instituição que oferece
suporte e cursos para deficientes auditivos.
Sob o título "Cantada", o filme de 30" traz a modelo Brenda Costa,
deficiente auditiva, que tenta se comunicar através do diálogo
labial com um homem, que a aborda dizendo "quero falar com você" e "preciso
conversar com você". Ela olha para trás achando que ele está
se dirigindo a outra pessoa, até que se aproxima do rapaz para conversar
através do diálogo dos surdos-mudos, surpreendendo a todos os
homens que estão à sua volta. No final, a assinatura: "Aprenda
a língua dos sinais. Ser surdo é como falar outra língua".
A criação e direção de criação são
de Adilson Xavier e Cristina Amorim. A direção do filme foi
de Mini Kerti, da produtora Conspiração Filmes. A produtora
de som é a Nova Onda. A ação foi aprovada, pelo cliente,
por Tany Mary Souza de Andrade.
Publicis lança 1ª campanha de mídia
para Sanofi-Synthélabo
O escritório carioca da Publicis.Norton
estréia no próximo domingo (09) sua primeira campanha para o
laboratório francês Sanofi-Synthélabo, conta conquistada
em fevereiro deste ano, com o objetivo de divulgar a marca Dôrico e
aumentar a penetração dos principais produtos da linha.
O esforço, que contará com filme para TV, anúncios impressos
e vinhetas de patrocínio, será veiculado desse mês a outubro,
e assina "Alivia a dor e a febre, de uma maneira ou outra".
Uma das peças traz modelos mostrando a língua com o comprimido
Dôrico Flash se dissolvendo, e diz "Mostre a língua para a dor
e a febre".
Segundo a executiva de contas da agência, Aline Sales, "os anúncios
estabelecem uma ligação imediata entre a tecnologia inovadora
de Dôrico Flash e uma brincadeira usada por crianças e adultos:
'mostrar a língua como quem diz: não estou nem aí para
este problema ". A criação foi de Celso Batalha e Clarisse Passos,
com direção de Gustavo Tirre.
Carioca coloca Nova Rio nas ruas
A Comunicação Carioca se
prepara para colocar nas ruas do Rio cerca de 100 outdoors, a partir do dia
22, para divulgar os 17 anos da Nova Rio - empresa de terceirização
especialista em limpeza - cliente da agência há 1 ano. Segundo
Adriano Mattos, atual supervisor de criação, a idéia
é comunicar que "no momento de passar o Brasil a limpo surgia uma empresa
de limpeza".
A criação foi de Adriano Matos e Bruno Almeida, sob direção
de Sérgio de Paula.
MKTMIX
PARABÉNS PARA VOCÊ
– A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do
mercado:
14/06, sexta-feira: Guto Graça (Diretor da CaliaAssumpção,
Luiz Henrique Londres (Diretor de Arte da McCann Erickson);
15/06, sábado: César Blotta (Diretor da M1, Ryder & Schild,
Paschoal Del Matto (Gerente da Div.Chocolate da Nestlé, Maria do Socorro
Machado (Redatora da DiretaCom);16/06, domingo: Juan F.Carreiro (Diretor de
Mídia da Criativa Produtiva), Andréa James (Gerente de Contas
da Ronson), Gisele Evangelista (Diretora de Mídia da Publicis.Norton);17/06,
segunda-feira: Anna Marina (Coluna "Anna Marina" da Diário da Tarde),
Heleno Bernardi (Diretor de Criação da Casa da Criação),
Rodolfo Sampaio (Diretor de Criação da Salles D'Arcy), Carla
Bellino (Gerente de Atendimento da Promarket), Cláudio Gatão
(Diretor de Arte da Giovanni FCB);18/06, terça-feira: Gilberto Pauletti
(Editor Chefe da Gazeta do Rio da Gazeta Mercantil), Bruna Clark (Executiva
de Contas da V&S);19/06, quarta-feira: Oscar Silvano (Diretor Financeiro
da Artplan), Paulo Novis (Diretor Geral da Sistema Globo de Rádio),
Arnaldo de França (Supervisor de Contas da Agência3);20/06,
quinta-feira: Antônio Cândido (Diretor Presidente da Cândido
& Ortiz), Ronaldo Steinberg (Diretor da Servenco), Homero Café
(Redator da Millenn).* MOVELEIRA - A Wox Comunicação (RJ) conquistou
a conta da Velha Bahia, empresa carioca de móveis com mais de 35 anos
de mercado e que exporta para Europa e EUA. A primeira ação
para o novo cliente será a elaboração do plano de marketing,
e, em seguida, serão definidas as ações de comunicação,
envolvendo as mídias impressa e eletrônica.
* PRÓXIMO INTERVALO – O painel do dia 17 debaterá a visão
do mercado, e contará com a presença de Alberto Cabaleiro (Publicis),
Caio Valli (ABAP), entre outros. Será no auditório da ESPM (Rua
da Rosário, 90), às 19:30.
* ELEIÇÃO SINDICAL - A eleição com chapa
única para a diretoria do Sindicato dos Publicitários do Rio,
marcada para o dia 10, não pôde acontecer por falta de quorum.
Dos cerca de 300 publicitários com condições de voto
-- filiação há pelo menos 3 anos e em dia com os pagamentos
-- apenas 60 filiados compareceram a votação, não atingindo
os 50% mínimo de votantes.
Na segunda chamada, convocada para dia 12, apenas 50 publicitários
cariocas votaram, obrigando
a entidade a convocar uma terceira chamada, para esta sexta-feira (14), quando
valerá qualquer número de votantes, bastando, portanto, a presença
dos próprios candidatos à chapa para se auto-elegerem. Considerando
que, pela legislação brasileira, cabe ao Sindicato definir questões
importantes para a classe como, por exemplo, os reajustes salariais, não
deixa de ser preocupante a alienação dos profissionais do mercado
no momento de definir uma representatividade legítima para si.
* TIM LOPES - O jornal O Dia encomendou à Propeg um anúncio
em homenagem ao seu ex-repórter, o jornalista Tim Lopes, morto por
traficantes enquanto fazia uma reportagem sobre tráfico de drogas para
a TV Globo. Criado por Ercílio Tranjan, Antônio Engelke e Carlos
Gusmão, a peça diz "Em memória a Tim Lopes, não
vamos fazer nem um minuto de silêncio" e complementa afirmando que toda
a imprensa tem o compromisso de continuar investigando, denunciando e cobrando
das autoridades soluções para a violência que impera no
Rio.
* REELEIÇÃO - A diretoria atual do Grupo de Mídia,
liderada pelos presidente Luiz Fernando Novaes (DPZ) e V.P. Silvia Machado
(Contemporânea), deverá ser reeleita esta sexta-feira (14), já
que não houve inscrição de chapa concorrente.
* SAFRA NOVA - Em festa de premiação do 1º Prêmio
CCRJ Folha Dirigida de Propaganda, que aconteceu dia 11 no Hotel Glória,
com a presença de quase 400 pessoas, o Clube de Criação
do Rio anunciou os 23 alunos de publicidade que tiveram suas peças
escolhidas pelo júri formado por diretores de criação
de 23 agências cariocas. O Grand Prix foi para André Sette (ESPM),
que ganhou estágio na G/Staff; o Ouro foi para Cristina Galvão
(ESPM), premiada com estágio na Giovanni; a Prata ficou com Alexandre
Rodrigues (ESPM), que irá estagiar na V&S, e o Bronze foi para
Karoline Boone Malavazi (Portfolio ESPM / Estácio de Sá), premiada
com estágio na Contemporânea. Rodrigo Ribeiro Melo (Portfolio
ESPM / UFRJ) recebeu do júri a Menção Honrosa, por seu
anúncio de oportunidade sobre o Rio.
* NOVIDADES DA CHORUS - A produtora passará a criar trilhas
para comerciais, à partir do 2º semestre, com orquestra acústica,
além de estar mudando para um estúdio maior no Cosme Velho.
Também se prepara para apresentar ao mercado seu novo time de músicos,
através do cd Chorus-Acústico.
* SUPERMERCADO - A carioca Ultra Comunicação ganhou a
conta da rede de Supermercados Princesa, com nove lojas no Estado do Rio.
Cristiane Cananéa será responsável pelo atendimento.
As primeiras ações para o cliente serão anúncios
de varejo em jornais de bairro. A verba ainda não foi definida.
* FESTA DOS MÍDIAS – Homenagem do Grupo de Mídia do Rio
será dia 20 no Sister Moon Club, em São Conrado, num ambiente
em estilo medieval que serviu de inspiração para a Contemporânea
criar o tema do evento, que leva o nome "Invasão Bárbara 2002
D.C." A festa conta com o patrocínio do jornal Valor, Terra e Globosat.
Os mídias, que receberão as camisetas e os convites na próxima
semana, terão que levar um quilo de alimento não perecível
ou um agasalho.
* NOVO TELEFONE - Em função da saída de Antônio
Jorge, o telefone da Rebouças & Associados é (21) 2523-7868.
* BOOMERANG AO VIVO - A diretora de Recursos Humanos da IBM, Carmem
Peres, falará sobre "O funcionário do futuro", dia 25, no Hotel
Marina Palace, Leblon. Inscrições por www.reboucaseassociados.com.br.
* ERRATA – Na legenda da foto, da semana passada, da Light no Colunistas,
Armando Ferrentini foi identificado como o 2º da esquerda para a direita,
quando na verdade era o Claude Monméjan, já que Ferrentini estava
na 3ª posição.
* EXPEDIENTE – A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand./font>
REFORÇOS
Bates Brasil (SP)
- Contratou o redator Carlos Coelho, ex-Lowe Lintas, e o diretor de arte Richard
Velloso, recém-chegado de uma temporada de cinco anos nos Estados Unidos.
Carioca (RJ) - O CEO Sérgio de Paula passa a assumir a direção
de criação da agência. Já a dupla Adriano Matos
(redator) e Bruno Almeida (diretor de arte) foram promovidos à supervisores
de criação.
CasaShopping (RJ) - Depois de já ter passado por todos os departamentos
do shopping, Flávia Marcolini, proprietária do empreendimento,
assume a diretoria de marketing. Está substituindo Maurício
Schmidt, que parte para uma agência carioca, cujo nome ainda mantém
em segredo.
chegam à produtora de filmes.
F/Nazca (SP) - A executiva de RTVC Vera Marques (ex-MPM e Lintas) está
de volta à agência, onde trabalhou por quatro anos, para atender
o Hipermercado Extra.
GreyZest Direct (SP) - Contratou Maria Angélica Haman (ex-Nextel)
para a área de co-marketing e Flávia Spinelli (ex-Sun) como
supervisora de contas dos clientes Oracle e Star One.
Grottera (SP) - Promoveu o diretor de arte Alessandro Cassulino a supervisor
de criação da agência. O profissional já atuou
na a10 Design e Salles D'Arcy.
Lage'Magy (SP) - Contratou Juliana Grossi (ex-Talent) como diretora
de atendimento, e Carolina Jordão (ex-JWT e ABA) como assistente de
atendimento. Juliana irá atender as contas de Asics, Forbes e Caloi,
enquanto Carolina será responsável por RiHappy, Tok & Stok,
Facilita e Senac, junto com Alexandre Grilo.
Mister Magoo (RJ) - Os diretores Stella Rizzo (ex-Espiral) e Marcos
Felipe Delfino (ex-Atmosfera)
Nova Rádio Manchete AM (RJ) - A nova equipe comercial é
formada pelo gerente comercial Júlio Moreira, o executivo de vendas
Tonino Trotta (ex-Sistema Globo de Rádio e agência Agilidad)
e o executivo de vendas Jorge Conceição (ex-Sistema Globo de
Rádio e Jovem Pan).
Speedball (RJ) - O engenheiro de som Guilherme Reis é o novo
engenheiro de gravações da produtora de fonogramas. O profissional
já ganhou um Grammy, dois prêmios Sharp, além de ter gravado
e mixado para Cartola, Elis Regina, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Legião
Urbana, Paralamas do Sucesso, entre outros.
W/Brasil (SP) - O executivo Meyer Cohen (ex-Propaganda Registrada)
é o novo diretor geral de atendimento da conta do Unibanco, em substituição
a Luiz Raposo. Com sua chegada, a agência passa a atender o Banco 1,
ex-cliente da Registrada.
Mais momentos das agências que tiveram
presentes na grande festa do 21º Prêmio Colunistas:
A equipe da Propeg comemora suas 6 medalhas com o presidente Cyd Alvarez e
o diretor de criação Ercílio Tranjan.
b- A Thompson subiu em peso ao palco para festejar o resultado da agência
no Colunistas.
c- Depois de receber suas 14 medalhas, o diretor de criação
Luiz Vieira e a equipe da DPZ posam para foto.
d- Diretores e clientes da Contemporânea prestigiam a festa do Colunistas.
e- Heleno Bernardi e seus parceiros da Casa da Criação recebem
orgulhosos suas 8 medalhas.
f- Polika Teixeira, da Telefônica, e André Pedroso, da Ad/Hoc,
exibem seus diplomas conquistados no Prêmio.
|