Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Colunistas-Rio reúne 700 para festejar
criatividade
Como vem acontecendo há 21 anos,
o Prêmio Colunistas foi palco esta terça-feira, no Hotel Inter-Continental,
do mais prestigiado encontro do mercado publicitário carioca, reunindo
cerca de 700 empresários e profissionais de agências, clientes,
veículos e produtoras. Foi a entrega conjunta do 21º Prêmio Colunistas
de Propaganda e do 7º Prêmio Promoção-Rio para os melhores
trabalhos de comunicação de marketing de 2001 e 2002.
Durante o evento, foram revelados os votos secretos dos jurados para os Grandes
Prêmios, escolhidos entre os trabalhos que haviam merecido Medalha de
Ouro. O Grande Prêmio de Comercial Do Ano foi para o filme "Taxi", da
Giovanni,FCB para CCAA, enquanto o Fonograma Do Ano ficou com a série
"Famosos", da Salles D'Arcy para o Festival da ABP. Já o título
de Mídia Impressa do Ano foi conferido pelo júri à série
"KY", da DPZ para Johnson & Johnson, cabendo à peça "Caixa
de Passas", da Casa da Criação para O Boticário o GP
de Mídia Exterior Do Ano. Finalmente, o Grand Prix de Campanha Do Ano
ficou com "Gatos", da Contemporânea para Light.
Com a contagem dos Grand Prix, o redator Rodolfo Sampaio, com 81,5 pontos,
e o diretor de arte Humberto Fernandez, com 54,5 pontos, ocuparam os primeiros
lugares do Prêmio Rogerio Steinberg, conferido para os mais premiados
criadores do Rio de Janeiro, segundo os resultados do concurso. Em segundo
lugar, entre os redatores, ficou Fred Moreira, com 51,5 pontos, superando
Ricardo Weitsman, em terceiro lugar, com 51 pontos. Entre os diretores de
arte, o segundo lugar ficou com Carlos André Eyer, com 54 pontos, e
o terceiro com Sérgio Carvalho, com 46 pontos.
Este ano, além daqueles 6 diplomas, a Abracomp decidiu conceder a dois
jovens profissionais do mercado — o redator Rodrigo Strozenberg e o diretor
de arte Filipe Raposo, autores da série "KY", vencedora do Grande Prêmio
de Mídia Impressa do Ano, entre outros 6 trabalhos premiados —, os
diplomas especiais Rogerio Steinberg de "Revelação",
pela qualidade dos trabalhos apresentados na premiação.
Atualização: O Grand Prix de Mídia Impressa do Ano para KY foi cancelado em julho de 2002, a pedido da agência DPZ.
A peça, que também concorreu em Cannes e recebeu Leões de Ouro, chamou a atenção da Johnson & Johnson, que emitiu comunicado informando desconhecer o trabalho.
Em Cannes, a organização cancelou as premiações concedidas.
No Brasil, a DPZ enviou, após a ocorrência de Cannes, mensagem ao Prêmio Colunistas solicitando a retirada da inscrição e, naturalmente, do prêmio. |
Acompanhem, nas fotos, alguns dos momentos da festa do 21º Colunistas-Rio
e 7º Promoção-Rio.
|
|
Cyd Alvarez,
presidente da Propeg, comemora o título de Publicitário
do Ano do Colunistas 2002, depois de exibir um vídeo em que deu
um show de teclado.
|
A diretora
de arte, designer e cantora Alessandra Migani festejou seu diploma de
Profissional de Marketing Promocional do Ano com uma performance.
|
|
|
Mauro Salles, fundador
da Salles D'Arcy, prestigiou a festa do Colunistas-Rio para aplaudir a
equipe da agência, responsável pelo título de Agência
do Ano e Melhor Desempenho Criativo.
|
Armando
Ferrentini (o 3º na foto) entrega para Paulo Renato Marques, Claude Monméjan
e Sérgio Malta o diploma que a Light fez juz como a Anunciante
do Ano.
|
|
|
A equipe de criação
da Giovanni FCB festeja suas 16 medalhas, o maior volume de prêmios
de uma só agência no 21º Prêmio Colunistas-Rio.
|
Orlei
"Passarinho" Gonçalves, da produtora de áudio Nova Onda,
voou alto ao ser aplaudido pelo mercado como Profissional de Propaganda
do Ano.
|
|
|
Gilberto
Strunk recebe de Ferrentini seu prêmio como o Empresário
de Marketing Promocional do Ano do 7º Prêmio Promoção
Rio.
|
Marcelo
Gorodicht, diretor da Fischer América Rio, Empresa de Marketing
Promocional do Ano (em pé), aproveitou a festa para fazer uma homenagem
surpresa para este colunista, pelos 25 anos desta Janela Publicitária.
|
|
|
A dupla
Rodrigo Strozenberg e Filipe Raposo, da DPZ, que receberam o Prêmio
Rogerio Steinberg de "Revelação em Criação",
festejam a conquista do Anúncio do Ano para a Johnson & Johnson.
|
Mais
uma vez os criadores da Salles D'Arcy, Rodolfo Sampaio, Humberto Fernandez
e Fred Moreira ficam entre os mais premiados no Colunistas-Rio e levam
o "Rogerio Steinberg"
|
Salles lança nova campanha da VarigLog
Os
desenhos característicos dos planos malucos de inúmeros personagens
de quadrinhos e desenhos animados -- que nasceram na prancheta do cartunista
americano Rube Goldberg (veja no site www.rube-goldberg.com)
-- inspiraram de forma muito divertida a nova campanha criada pela Salles
D'Arcy para a Varig Log, a empresa de logística do grupo Varig. Em
5 anúncios de página dupla de revista, a agência brinca
com soluções tão absurdas de transporte ou armazenamento
quanto seria a proposta de trocar de lugar monumentos como o Farol da Barra
de Salvador, as Pirâmides do Egito, ou as estátuas da Ilha de
Páscoa. Em cada peça, explica Daniel Leitão, da criação
da agência, é enfatizado um dos tipos de serviços da Varig
Log. E em todas as peças, o título lembra que "Não importa
o problema de logística da sua empresa, a gente busca uma solução".
A campanha, que acaba de entrar no ar, será veiculada até julho
nos jornais (Gazeta Mercantil e Valor e na revista Exame. Depois, haverá
manutenção nas revistas do trade: E-Commerce, Movimento e Armazenagem,
Tecnologísitca, Trade & Transport e Global.
Na ficha técnica, a criação é de Daniel Leitão
e Marcus Meireles, com direção de criação de Rodolfo
Sampaio, atendimento de Cristiani Palhares, produção gráfica
de Maximiliano Barreira e aprovação de Rocha Lima, pelo cliente.
Light terá campanha para reduzir devedores
Depois da campanha "Gatos" - "Quem faz
miau é lalau" - considerada a melhor do ano no 21º Prêmio Colunistas
Rio, a agência Contemporânea se prepara para lançar um
novo produto do seu cliente Light. Mas, dessa vez, a idéia é
combater a inadimplência, incentivando as pessoas a pagarem as contas
de luz em dia.
Através do programa de relacionamento "Clube Light" - que funcionará
como um programa de milhagem - o clube dará descontos aos associados
em compras e participação em promoções e sorteios.
Sob o mote "Quem paga em dia, só tem alegria", a ação,
com início em julho, conta primeiramente com a parceria dos grupos
Ponto Frio e Multibrás (eletrodomésticos das marcas Consul e
Brastemp).
A empresa declara investimento de R$2 milhões até o final do
ano, incluindo campanha publicitária que utilizará a mídia
eletrônica e as próprias contas de luz como veículos principais.
Tec Cine cria braço de marketing
Através da parceria firmada entre
Ronaldo Uzeda, da Tec Cine, e Ricardo Ladvocat (ex-DPZ, Coca-Cola e Salles),
chega ao mercado carioca um braço da produtora, a Tec+, cuja proposta
é de oferecer soluções de comunicação além
da propaganda:
— Pretendemos oferecer a criação, o planejamento e a execução
de ações de marketing que podem ser a solução
para determinados problemas mercadológicos ou podem ser complementares
às ações habituais de propaganda, explica Ricardo.
A empresa não pretende atuar como uma agência publicitária.
O objetivo é utilizar os elementos do marketing, fornecendo os serviços
necessários, como promoções, design e produtoras em geral.
A empresa já está realizando o seu primeiro job, o desenvolvimento
da ação da Telemar "Camisa 31", cuja campanha, criada pela Propeg,
já está em veiculação.
Aroldo Araujo entra na área de
pesquisa
A carioca Aroldo Araujo Propaganda,
empresa de comunicação integrada ao marketing, acaba de fechar
um acordo operacional com a empresa incubada - apoiada estruturalmente pela
PUC - a Red Flame, especializada em estatística e pesquisa de mercado,
dirigida por Sidnei Guimarães.
Em conversa com a Janela, Aroldo Araujo explicou que a parceria visa
"descobrir mercados através do nosso expertise em marketing e da experiência
deles em pesquisa". O primeiro job na área já está sendo
desenvolvido, para a Alan Sinclair - empresa que prepara o mercado brasileiro
para companhias do exterior.
Max Mix
Paralelamente, a Aroldo Araujo,
que completa 32 anos em outubro, está lançando um novo produto
- o Max Mix - voltado para o trabalho de varejo:
— Queremos com isso prestar serviços para pequenas empresas ou até
para grandes empresas que não precisam de estrutura complexa para determinado
produto, adequando o marketing a necessidade do cliente.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
07/06, sexta-feira: Uajdi Moreira
08/06, sábado: Marcos Oliveira (Diretor de Redação
do Monitor Mercantil), Sérgio Rabello;
09/06, domingo: Hugo Liberalli (Diretor de Operações
da Senior), Marcos Apóstolo (Diretor de Criação da Artplan),
Mílvio Piacesi, Sheila Roza (Diretora da Sr Produções),
Alexandre Motta (Redator da Giovanni FCB), Marco Martins (Diretor de Arte
da 100%);
11/06, terça-feira: José Antônio Cajazeira (Diretor
de Criação da Elan Garden), Claudia Lima (Diretora de Contas
da Artplan);
12/06, quarta-feira: Gustavo Oliveira (Diretor de Atendimento da Giovanni
FCB), Anita Linetzky (Atendimento da 100%);
13/06, quinta-feira: Sônia Tavares, Elizabeth Rocha (Diretora
de Atendimento da DiretaCom), Antônio Vianna (Diretor de Arte da Senior);
* COLUNISTAS-RIO DESBARATA FALSÁRIOS - 15 publicitários
cariocas foram barrados na festa do Prêmio Colunistas Rio, no Hotel
Inter-Continental, tentando entrar no evento com convites falsificados. A
organização do evento já havia sido alertada da existência
de um grupo de agências que vinha acobertando em anos anteriores esse
tipo de roubo pelos seus profissionais de estúdio e de criação
e este ano tomou providências para impedir o ato de bandidagem. Entre
os que voltaram para casa havia inclusive casais.
* CRISE? QUE CRISE? - Depois do anúncio de queda no volume de
inscrições deste ano, a organização do 49th International
Advertising Festival, de Cannes, está comemorando que, de qualquer
forma, o número de concorrentes ainda ficou 6% maior do que no ano
2000, um bom resultado segundo eles, considerando a crise econômica
mundial que afetou a indústria publicitária em 2001. Foram 17251
inscrições, das quais 11% vindas do Brasil, o segundo país
em participação no concurso, abaixo apenas dos Estados Unidos,
que inscreveram 2575 trabalhos. No site da Janela está a tabela com
o número de inscrições de cada país.
* INTERVALO GRATUITO - Os profissionais de agências cariocas
terão entrada gratuita no ciclo de debates promovido pelo Grupo de
Atendimento e Planejamento do Rio, o Intervalo GAP, que no painel do dia 10
próximo debaterá sobre a visão de mídia e criação,
com a presença de José Luis Vaz (NBS). Não será
necessário fazer inscrição. Basta chegar no local do
evento, auditório da ESPM (Rua da Rosário, 90), às 19:30,
cuja capacidade é de 125 pessoas.
* COMILANÇA - A agência Millenn (RJ) acaba de ganhar a
conta, sem disputa, da Firenze, concorrente da Wickbold e PlusVita, no segmento
de pães e bolos; da Sadia e Perdigão, no segmento de congelados;
e da Danone e São Luis, no segmento de biscoitos. Anteriormente, a
comunicação do cliente era feita por agências de outros
estados. O primeiro job será a reformulação de embalagens
de algumas linhas, conforme explicou à Janela Thaísa Calvet,
profissional que ficará responsável pelo atendimento.
* FECHA-SE O CICLO PUBLINEWS - Faleceu na quinta feira, 30 de maio,
Wilson Vianna, ex- RTVC da Publinews. Wilson foi o único RTVC da agência
durante 34 anos, além de braço direito do fundador da Publinews,
Arnon de Melo, até a morte deste, quando tornou-se o fiel escudeiro
do filho adotivo de Arnon, Fernando Mothé, que viria a falecer, de
enfarte, em plena atuação dentro da agência, em 2000.
A missa de sétimo dia será este sábado, dia 8, às
9:00h, na Igreja São Pedro, na Rua Guilhermina, no bairro do Encantado,
zona norte do Rio.
* FESTA DOS MÍDIAS - Os mídias cariocas já podem
reservar o próximo dia 20 para a festa - ainda sem local definido -
em comemoração ao Dia do Mídia (21 de junho), promovida
pelo Grupo de Mídia do RJ.
* NEW YORK, NEW YORK - A 100%Propaganda, Comunicação
Carioca, Contemporânea, Doctor e V&S são as únicas
agências do Rio de Janeiro a ter alguns de seus trabalhos selecionados
pelo "The New York Festival" para figurar na edição do anuário
de 2002.
* RUMO NOVO - Após dois meses, o diretor de filmes Líbero
Saporetti deixa a produtora carioca para tocar outros projetos, entre eles,
o clipe de Nega Gizza, irmã de MV Bill. Segundo o diretor Sérgio
Cardoso, a produtora já está em busca de um substituto.
* PIZZA EM CASA - A agência carioca OPM passa a cuidar da comunicação
da Home Pizza - rede de pizzas que possui duas lojas na zona sul e três
na zona norte e lança campanha de busdoor para aproveitar a época
da Copa. O atendimento à nova conta ficará a cargo de Fábio
Marinho.
* REPRESENTAÇÕES - A NS&A passa a comercializar nacionalmente
a Revista do Linux, e a Rádio 98 FM de Natal (RN) - para as praças
do Sudeste, Rio Grande do Sul, Salvador e Distrito Federal.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand.
|