Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Gaberel abre em junho uma nova agência
no Rio
Sai
de cena do mercado carioca o Animal para entrar o Sr.Gaberel. O ex-diretor
de arte da Fischer América Rio, Luciano "Animal" Gaberel (foto) é
o novo patrão do mercado carioca. Ele está abrindo sua própria
agência, em sociedade com Fernando Caraciolo e Humberto Anderson, para
começar a operar dentro de 20 dias.
"Estamos realizando um projeto que nasceu há cinco anos de criar uma
agência pequena, ou melhor, bem pequena, mas bem qualificada e que atendesse
clientes do mesmo porte que o nosso", explica Gaberel, que ainda não
pode divulgar o nome da empresa — porque ainda está em processo de
registro — nem mesmo dos clientes com que abrirá, por motivos estratégicos.
A área administrativa da nova agência estará sob o comando
de Fernando Caraciolo, que já atuou no administrativo e operacional
da Provarejo, ajudou a estruturar a Young Rio em 92 e trabalhou na administração
da mesma, além de ter atuado como contato comercial e assessor de marketing.
A produção fica com Humberto, que já foi profissional
de fotolito, até migrar para agência, entre elas a Artplan e
a Doctor, onde foi chefe de estúdio.
Segundo Animal, o objetivo é construir uma agência com boa base
e de maneira segura:
— Acreditamos que uma agência que mantém o lucro do cliente é
uma boa agência, mas uma que gera lucro é ainda melhor.
CCRJ escolhe novos estagiários do mercado
O 1º Prêmio CCRJ Folha Dirigida
de Propaganda — novo formato do Clube do Futuro — selecionou esta semana 23
entre 450 alunos de faculdades de todo o Brasil para estagiarem em agências
cariocas, após concurso de trabalhos por eles criados. O júri,
formado por diretores de criação, também selecionou quatro
vencedores de Grand Prix, que só serão conhecidos na festa,
dando a estes o direito de escolher a agência na qual estagiar.
A cerimônia de entrega dos prêmios deve acontecer na1ª quinzena
de junho, provavelmente no Parque Lage ou em alguma casa de festas".
Estes são os futuros profissionais do mercado: Alexandre dos Santos,
Alexandre Rodrigues, Ana Luiza Maia, André Sette, Carlos Arthur, Cristina
Galvão, Cristiano Sartori, Daniel Magalhães, Fábio Gil,
Pedro Coelho Carvalho, Renata Cromwell, Roberto Alvarez Filho e Leandro Castro
Lima (todos da ESPM, do Rio), Denise Tueiv (Facha/ESPM, Rio), Karoline Boone
(Unesa/ESPM, Rio), Rodrigo Ribeiro (UFRJ/ESPM, Rio), Ricardo Lopes (Facha,
Rio), Rodrigo Lopes Guimarães (Unesa, Rio), Roberta Barros (PUC, Rio),
Hugo Santarém (IESB, Brasília), José Carneiro (Santa
Cecília, SP), Marcos Behrens e Ricardo Peres (Unesp, Santo André).
A caminho de Búzios
Na abertura da exposição "Eu
quero trabalhar no Rio" do CCRJ no Terraço do Rio Sul, dia 3 de junho,
o Clube estará lançando oficialmente o seu Festival de Búzios,
com operacionalização da Fagga Eventos.
Segundo Fernando Campos, presidente do Clube de Criação do Rio,
a data provável de abertura do Festival será 30 de agosto, quando
os delegados poderão conferir as peças em uma exposição
e votar nelas para um prêmio popular, enquanto participam do coquetel
de abertura. Estão previstas ainda palestras de 2 ou 3 pessoas "de
peso" e uma super festa de encerramento para cerca de 600 pessoas, com o lançamento
do Anuário do Rio.
iBest premia os melhores da Internet
Em cerimônia de premiação
que aconteceu na última segunda-feira no Via Funchal, em São
Paulo, com a presença de cerca de 2.000 pessoas, o iBest conferiu ao
site W/On, da W/Brasil, o título de melhor na categoria "Agências
e Produtoras" pela academia, e ao site da Full Jazz p mesmo título
pelo voto popular. Na categoria "Publicitário de Internet", Roberta
Raduan, sócia-diretora da Euro RSCG Interaction, levou o troféu.
Como "Profissional de Marketing Negócios", o premiado foi Osvaldo Barbosa,
diretor-geral do MSN.
Grand Prix
O Bradesco foi o grande vencedor com 7 prêmios.
Entre eles, a campanha iBest Marketing, na categoria "Prêmios Especiais",
desenvolvida pela Salles D'Arcy (SP). A campanha on-line teve a criação
de Alexandre d´Albergaria e Alessandra Picoli, com direção de
criação de Sérgio Valente e Marcela Catunda. A mídia
impressa leva a assinatura de Sérgio Fadul e Alexandre Level, com direção
de criação de Sérgio Valente e Luciano Santos.
Rio Ka desiste da Plural e incorpora Unicom
Após uma tentativa frustrada de
fusão com a agência Plural, a carioca Rio Ka resolveu apostar
em outro nicho: acaba de anunciar a fusão com a Unicom, empresa especializada
em consultoria de marketing. A partir de agora, a agência de Kaká
Alvarez passa a assinar Rio Ka Comunicação e Negócios
em Marketing, "buscando novas soluções e resultados para nossos
clientes", nas palavras do diretor.
A Unicom, dirigida por Ricardo Cid (ex-DPZ, Standard, Provarejo, NorteShopping
e Citibank), atuava exclusivamente na área de negócios em marketing.
Com a mudança, seu novo núcleo, que contará com Victor
Hugo Rosário (ex-Unicom), será responsável pelo atendimento,
planejamento e novos negócios da empresa.
A Rio Ka aproveitou o momento para contratar Eduardo Oliveira (ex-Criativa)
para o departamento de novos negócios, e Ronaldo Rodrigues (ex-MPM,
Inter-Anônima e Catuaí Shopping) para o atendimento.
Ad/Hoc
passa a cuidar da conta do MAM
O MAM, Museu de Arte Moderna, que era
atendido pela V&S (que abriu mão da conta "por excesso de trabalhos
de outros clientes"), está agora com a Ad/Hoc. O primeiro job do novo
cliente será colocado nas ruas essa semana, convidando as pessoas a
visitarem a Exposição Recorrências. Para isso, a agência
está lançando uma campanha de mobiliário urbano, na qual
mostra cenas de mendigos da cidade e o título - "O dia-a-dia é
cheio de coisas recorrentes. Pena que nem todas são como as que você
vê no Museu de Arte Moderna".
As fotos foram cedidas por Aderi Costa. A criação é de
Marcelo Conde e David Tabalipa, com direção de criação
de André Pedroso.
Cariocas se organizam para ir a Cannes
Como todo ano, o publicitário
carioca Antônio Carlos Accioly, da Academia de Filmes, está organizando
um pacote turístico para reunir o grupo de cariocas que vão
participar do Festival de Cannes.
Segundo Accioly, a despeito da esperada queda na frequência do Festival,
este ano, cerca de 25 cariocas já confirmaram seus nomes, entre eles
Sérgio Cardoso (Armazém de Filmes), Renato Pereira (TV Zero),
Mário Nakamura (Mister Magoo), Paulo Castro (V&S), Rodrigo de Lamare
(V&S), André Pedroso (Ad/Hoc) e Marcelo Giannini (G/Staff).
O grupo vai pela Air France dia 15 de junho e volta dia 24, ficando, como
sempre, no Hotel Embassy. O preço fica em US$ 1.490 mais a taxa de
embarque.
Os interessados, recomenda Accioly, devem contatar Renata Iglesias, da empresa
The Travel Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 303/210) pelo telefone
(21) 2523-2024 e 2247-6067 ou pelo e-mail thetravel@thetravel.com.br.
GM-RJ ensina a planejar mídia online
O Grupo de Mídia do Rio promove
dia 25 (sábado) um curso de "Planejamento de mídia online",
para profissionais de mídia em geral, ministrado pela Professora Nancy
Raimundo, da Comissão de Mídia OnLine do Grupo de Mídia
de São Paulo.
Com o objetivo de apresentar as oportunidades que a cada dia ampliam o potencial
de mídia na Internet, os temas abordados serão "A Internet no
contexto de comunicação de marketing", "As ferramentas de pesquisa
existentes", "O processo de planejamento de mídia interativa", "Os
adservers", e "As novas tecnologias de banners".
A aula será na ESPM (Rua do Rosário, 90 - Auditório -
Centro), das 9:00h às 18:00h, e custará R$ 150. Inscrições
e mais informações com Fátima Mendes (secretária
do GM) pelo telefone (21) 3342-0142 ou pelo e-mail webmaster@midiarj.com.br.
Sindicato impugna Erly e mantém diretoria
A Chapa nº 2, inscrita para as eleições
do Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro, foi impugnada pela
atual diretoria da entidade, segundo informações do candidato
à sua presidência, Erly Francisco de Jesus. De acordo com ele,
o motivo alegado pelo grupo liderado por Cléverson Valadão Ridolfi
foi o não-cumprimento do edital, já que a ficha de qualificação
dos integrantes da chapa foi entregue na secretaria da entidade após
o prazo que Erly garante que não estava informado em nenhum lugar.
Erly, que é membro dissidente da atual diretoria, diz que cumprirá
o seu mandato até 28 de julho, quando inicia-se a próxima gestão
de 3 anos, passando, a partir daí, a liderar um grupo de oposição.
Ele acredita que seja possível, em três anos, mobilizar o mercado
para nas próximas eleições renovar a diretoria do Sindicato.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
17/05, sexta-feira: Gilberto Lopes, Ana Léa Cass (Diretora de
Operações da Tec Cine)
18/05, sábado: Billy Davis (Diretor da Abracam), Manoel Martins
(Diretor de Operações da Logomark), Osmar Gonçalves,
João Carlos Araújo (Diretor de Criação da Fiore),
Anamaria Araujo (Diretora da Aroldo Araujo), Luiz Turano (Diretor da Oficina
da Imagem);19/05, domingo: Daruiz Paranhos (Diretor Executivo Comercial da
TV Bandeirantes), Eduardo Quentel, Hélio Morgado, Jomar Pereira da
Silva Roscoe, Paulo Gatti (Diretor de Criação da Millenn), Aline
Arantes (Redatora da Giovanni FCB);
20/05, segunda-feira: Ana Lúcia Villas Boas (Atendimento da
Rv);
21/05, terça-feira: Mauro Lopes, Sandra Catharino (Gerente de
Mídia da McCann Erickson);
22/05, quarta-feira: André Nassar (Diretor de Arte), Paulo Roberto
Lavrille (ex-diretor da Salles), Ronaldo Rangel (Diretor Geral da DPZ-Rio);
23/05, quinta-feira: Carlos Luz (Vice-Presidente da Luz), Wallace Marques
(Redator da J.Walter Thompson), Selma Leal (Diretora de Mídia da J.Walter
Thompson), Alessandra Migani (Diretora de Arte da Ogilvy), Rodrigo Figueiredo
(Diretor de Criação da Millenn);
* NOVA SEDE - A 100%Propaganda inaugurou ontem à noite, com
coquetel, a reforma do seu escritório de Ipanema, aproveitando para
comemorar a conquista da conta da RioListas, atendida anteriormente pela agência
carioca Strategique. A RioListas é um dos produtos da Telelistas, que
já era atendida pela 100% em 23 estados do país. A nova conta
ficará a cargo de Anita Linetzky, que já era responsável
pela Telelistas.
* TURÍSTICA - O Escritório de Idéias, agência
carioca dos publicitários Victor Murtinho e Bruno Chamma, conquistou,
em concorrência, a conta do Hotel Portobello, resort da baía
de Ilha Grande, no Rio. A agência também será responsável
pela comunicação da Pousada Porto Paraty, que pertence ao mesmo
grupo. A conta era da V&S, que, segundo sua assessoria de imprensa, "abriu
mão do cliente no final de abril por ser conflitante com a conta do
Hotel Pathernon, do Grupo Accor".
*
PASSARINHO VOOU - A Fischer América Rio criou o anúncio
em homenagem ao prêmio de "Profissional de Propaganda do Ano" do Colunistas
Rio recebido pelo Orlei "Passarinho" Gonçalves, diretor da produtora
carioca de fonogramas Nova Onda. A peça brinca com o apelido de Orlei
e traz a frase - "Saímos pra comemorar". A criação é
de Lucas Heck e Leonardo Pitanga, com direção de criação
de Vitor Knijnik.
* TROCA - A DM9 venceu a licitação pela conta da Lycra,
da Du Pont. Segundo a agência, também participaram Lage'Magy,
Age e Young & Rubicam, que atendia o cliente anteriormente. A diretora
da conta será Maria Antônia Teixeira.
* CLIQUE DE MÃE - O Città América abriu esta semana
exposição do fotógrafo Rogério Ehrlich em homenagem
ao mês das mães. Com o título "Madre", estão sendo
exibidos 21 dos quase 1500 trabalhos de Rogério realizados desde 1980
com o tema "Momentos Entre Mães e Filhos". Entre as fotografadas, Claudia
Ohana, Regina Casé, Gisela Amaral, Gloria Pires, Leilane Neubarth,
Regina Duarte, Hildegard Angel, Lucélia Santos e Bety Faria.
* ALMANAQUE BRASIL - A revista de bordo da TAM, distribuída
gratuitamente há 3 anos, passa a ter a NS&A como sua representante
comercial.
* SUCESSO EUROPEU - Jomar Machado, da Computação Gráfica
da Thompson Rio, foi destaque da revista inglesa Computer Arts do mês
de abril, que publicou 2 páginas com seus trabalhos de 3D e colagem.
Depois de ter ganho o primeiro lugar na categoria Colagem no Prêmio
Millenium Eurart, criado pelo Museu de Arte Digital de Milão (Grafite),
Jomar recebeu o convite para expor alguns de seus trabalhos na Gallery 14
em Londres.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand.
Reforços da Semana
AlmapBBDO (SP) -
João Binda é o novo supervisor de mídia de Internet da
agência. O profissional acumula passagens pela Propaganda Registrada,
Upgrade e Ogilvy Interactive.
Imagina Produções (RJ) - A produtora de filmes contratou
o animador 3D Greco Bernardi e a assistente de direção Lilian
Doyle.
Percepttiva (RJ) - Aumentou seu quadro de funcionários com a
chegada dos diretores de arte Caroline Portella (ex-Publicis Norton, V&S)
e Cristiano Rafael (ex-Carioca, Staff, JVA, Rebouças); do redator Hélder
Santana (ex-agência-escola ESPM); do assistente de mídia Eduardo
Buechem (ex-Sapiens); e dos estagiários de criação Bernardo
Machado e Claudia Imperial (ex-Cria Caso).
Popular (SP) - Ilson Igreja é o novo diretor de arte da agência.
O criativo acumula passagens pela Salles D'Arcy, Leo Burnett, e Carillo Pastore.
Prax - Depois de alguns meses de férias no Rio, o publicitário
Ricardo Freire, que já atuou na Lew Lara, Registrada e W/Brasil, volta
ao grupo. Estará disponível para os trabalhos de todas as agências
da Holding Prax. Não terá uma agência fixa e seus compromissos
profissionais, segundo e-mail enviado à Janela, "serão determinados
por Javier Llussá".
SIM Incentive Marketing (RJ) - O redator Eduardo Marsola deixa a criação
da Account Publicidade, onde atuou por um ano. O profissional, que também
é jornalista, atuará na nova casa como redator, assistente de
criação e webwriter. Seu email é eduardom@simweb.com.br.
W/Brasil (SP) - Depois de trabalhar 5 anos na agência, o publicitário
João Jote está de volta como diretor de atendimento de um dos
grupos. João deixa a vice-presidência de comunicações
da AT&T Latin América.
|