Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 10/MAI/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas fará festa para 24 agências cariocas
Com 83 pontos, por 12 prêmios conquistados, entre os quais 6 medalhas de Ouro, a Salles D'Arcy foi escolhida como a Agência do Ano do 21º Prêmio Colunistas Rio, julgado esta terça-feira no Hotel Inter-Continental, com a participação de mais de 1500 peças de 34 agências de publicidade sediadas no mercado carioca.
A Salles D'Arcy estará disputando o título de Melhor Desempenho Criativo com a Giovanni FCB, que também teve 6 medalhas de ouro entre 16 trabalhos destacados, somando 75 pontos até agora. A decisão será conhecida apenas durante a festa da premiação, marcada para o próximo dia 4 de junho, também no Hotel Inter-Continental, quando serão revelados os resultados dos Grandes Prêmios escolhidos entre os vencedores das Medalhas de Ouro. O 21º Colunistas-Rio concedeu 123 medalhas, sendo 33 de Ouro, 41 de Prata e 49 de Bronze, para 24 agências.
Segundo o júri, presidido por este colunista e composto ainda por Armando Ferrentini (Editora Referência), Cláudia Penteado (Advertising Age), Jomar Pereira da Silva (Banco Hoje), Marcello Queiroz (Propaganda & Marketing), Nelson Vasconcelos (O Globo) e Paula Ganem (Propaganda & Marketing-Rio), o Publicitário do Ano foi o presidente da agência Propeg-Rio, Cyd Alvarez, cabendo a Orlei "Passarinho" Gonçalves, da produtora de fonogramas Nova Onda, o título de Profissional de Propaganda do Ano. Como Anunciante do Ano o Colunistas Rio escolheu a Light e para o Grande Prêmio de Veículo do Ano a emissora de rádio Cidade FM.
Pelo ranking da premiação, ainda não computados os valores dos Grandes Prêmios, ficou em terceiro lugar a agência Fischer América Rio, com 11 medalhas e 63 pontos, acima da DPZ, com 14 medalhas e 61 pontos. Ainda ganharam 3 medalhas de Ouro as agências Propeg e Casa da Criação, ficando com 2 medalhas de Ouro as agências Contemporânea, Carioca e McCann Erickson, e com 1 medalha as agências J.Walter Thompson, Script, Ogilvy, Invision, Binder:Espaço e G/Staff. Completando o grupo das melhores agências do Rio, com prêmios no Colunistas, ficaram a 100%, Ad Hoc, Agência3, Doctor, Internad, Publicis.Norton, Rio KA e Ronson.
A ata completa do 21º Prêmio Colunistas-Rio encontra-se no site da Abracomp, em www.colunistas.com.

Erly disputa Sindicato do Rio com Valadão
As próximas eleições para o Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro, que acontecem no próximo dia 10 de junho, serão disputadas pela chapa de reeleição do atual presidente, Cleverson Valadão Ridolfi, contra uma chapa de oposição, liderada pelo publicitário carioca Erly Francisco de Jesus. O novo candidato deu entrada esta tarde no registro de sua chapa, último dia de prazo, conforme o anúncio de convocação publicado no Diário Oficial. Respondendo às críticas de Erly de que não houve divulgação suficiente da convocação, Valadão explicou que o anúncio não foi publicado em outro jornal "porque o D.O. é o veículo mais adequado para este tipo de comunicação".
Do grupo liderado por Erly, que recebeu o nome de Chapa nº 2, participam os publicitários Jenildo Codá (Secretaria Geral), Ozimar Galdino de França (Trabalho), Ricardo da Silva e Souza (Finanças), José Augusto C Neto (Divulgação), Mana Pontes (Assuntos Sociais e de Cultura) e Marla da Conceição (Patrimônio).
Poderão votar nas eleições os associados ao Sindicato que estejam quites com a entidade no mínimo pelos últimos 3 anos. De acordo com Cleverson Valadão, isto significa em torno de 300 profissionais.

Proibição de panfletagem afeta mercado imobiliário
Com a regulamentação, no final de abril, no Município do Rio de Janeiro, da nova Lei 3.273, de Limpeza Urbana, que em seu artigo 51 proíbe qualquer tipo de distribuição de folhetos nas ruas da cidade, as agências de publicidade cariocas começaram a reposicionar as estratégias de comunicação dos seus clientes do mercado imobiliário.
Théo Pilar Drummond, diretor de planejamento da Agência3, por exemplo, apesar de considerar a panfletagem uma mídia insubstituível "por pegar o cliente em movimento", afirma que a agência teve que passar utilizar mais a mala direta, levando ainda a distribuição de folhetos para os domicílios, shoppings e supermercados.
Na Carioca, o V.P. de atendimento, Silvio Lachtermacher, também defende a alternativa de levar os folhetos para restaurantes e mercados de acordo com o público do imóvel:
— O resultado da panfletagem em sinais de trânsito já vinha caindo, por conta do medo de assalto e da popularização do ar condicionado em carros. Entretanto, continuava sendo uma bela arma de marketing. Agora, mudou foi a forma de distribuição.
Em média, nos lançamentos imobiliários, cerca de 20 a 50 mil folhetos são distribuídos em cada final de semana. Théo Drummond também lamentou a suspensão dos serviços pelo corte de muitos empregos: "As empresas de panfletagem possuem catadores que recolhem os folhetos num raio de 200 a 300 m de cada ponto", lembrou. Silvio também reconhece que "foi uma perda de uma mídia fantástica, de resultado expressivo". Principalmente por uma outra questão:
— Muitas vezes, anunciar em jornal é inviável no Rio, diferentemente dos preços dessa mídia em São Paulo.
Ele acredita, no entanto, que a situação vá mudar com o aumento da demanda: "os jornais já estão começando a entender que é preciso fazer uma tabela diferenciada para o mercado imobiliário", esclareceu o diretor da Carioca.

Agências cariocas são premiadas no 27º anuário do CCSP
A V&S e a Salles D'Arcy foram as agências cariocas mais premiadas no 27º Anuário do Clube de Criação de São Paulo (CCSP), emplacando cada uma delas cinco peças. Os anunciantes da V&S foram Ediouro (foto), MAM, ATL e Editora Rocco (2). Já as peças vencedoras da Salles são do Rio Sul, Varig, ATL (2) e Clínica Perinatal. Em segundo lugar, ficaram a Giovanni FCB e a J.Walter Thompson, que obtiveram cada uma quatro peças premiadas, deixando em terceiro lugar a Casa da Criação, com 2 peças premiadas.
O concurso selecionou ainda, do Rio, as agências Doctor, Script, DPZ, 100%, Artplan, Propeg, G/Staff e OPM. O resultado completo está no site www.ccsp.com.br.

G/Staff conquista CTBC e Myrugia
A carioca G/Staff acaba de ganhar a conta da operadora de telecomunicações CTBC, do Grupo Algar, que atua há mais de 25 anos no interior dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, através de celular, telefone fixo, cabo e banda larga. Em junho, a CTBC passará a operar também no mercado corporativo do Rio e a G/Staff ficará responsável pela conta em conjunto com a ABC propaganda, que já foi house do Grupo Algar. Isso quer dizer que os usuários da operadora poderão discar um 12 ao ligar para o Rio. Vale lembrar que a CTBC já foi atendida durante 3 anos pela Salles D'Arcy, na época em que Marcelo Giannini pertencia ao quadro criativo da agência.
Perguntado pela Janela, o diretor de criação Giannini revelou que "não entrará na briga publicitária das empresas de telecomunicações, já que por conta do foco ser corporativo, há ferramentas mais eficientes para falar com cerca de 100 empresas cariocas, como por exemplo marketing direto, através da parceira-societária da agência, a paulista Direto".
Reforço perfumado
A G/Staff também conquistou a conta da Myrugia, empresa espanhola de cosméticos e perfumes da Aroma do Campo. O primeiro job da agência será o lançamento no Brasil de 4 novos perfumes, destinados às classes B e C. O primeiro a entrar no mercado, em junho, será o 'Promessa', que terá como público-alvo jovens senhoras. Em seguida, chegarão às prateleiras de farmácias e lojas especializadas o 'Vorago' (masculino), e a linha adolescente 'Fleur de Jour' e 'Bombom'. A campanha será em mídia impressa e terá uma atriz, nome que ainda se mantém em sigilo, como garota-propaganda. Para cuidar do atendimento à conta, a agência contratou Renata Romero, que também atenderá o Multishow.

Fischer Rio cria nova logomarca para o Governo Benedita
A Fischer América Rio está anunciando que desenvolveu nova logomarca para o Governo do Estado do Rio de Janeiro, "baseando-se no conceito de administração popular da governadora Benedita da Silva". A idéia do diretor presidente Marcelo Gorodicht foi acrescentar a palavra 'povo' na antiga logomarca, ficando 'Governo do Povo do Estado do Rio de Janeiro'. A agência, que não integra o grupo de empresas selecionadas pela última licitação do estado, diz que a marca foi doada para o Governo Benedita.

GAP-RJ define 'Intervalo Gap' com ESPM
O Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio (GAP) fechou um acordo com a ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing/RJ - para a realização do 'Intervalo GAP'. O primeiro acontece esta sexta-feira, 10 de junho. A proposta do evento é de gerar um ciclo de debates para reflexão da atividade e seus caminhos no futuro.
Segundo Marcio Borges, em cada dia será abordado um ponto de vista diferente. "No primeiro, contemplaremos uma visão periférica (outros profissionais de agências dando seus pontos de vista sobre a nossa atividade), no segundo dia contemplaremos a visão externa (anunciantes e entidades de classe) e no terceiro dia fecharemos o evento com a nossa visão, ou seja, profissionais da nossa área dando o nosso ponto de vista para reflexão".
Busca de patrocínios
O GAP já deu início a reformulação de seu site, "para torná-lo mais dinâmico e atrativo", explica Borges. Para viabilizar o projeto, o Grupo está buscando patrocínios. Os interessados devem mandar email para planejamento@ronson.com.br.
Paralelamente, a entidade já começa a desenhar o projeto de registro histórico da área. Segundo Marcio, "a intenção é de até o final do ano catalogarmos os melhores "cases" de planejamento das agências do Rio e editarmos".

100% diz que o Sérgio está na Proview
A 100% pegou carona na campanha 'Cadê o Sérgio?' (à esquerda), da American Express, criada pela Ogilvy (SP) e criou um outdoor para a carioca Proview, de Sérgio Horovitz. Para comemorar os 15 anos da produtora, o outdoor traz a frase - 'Cadê o Sergio? Ele está na Proview há mais de 15 anos'.
A criação é de Gustavo Bastos, Marco Martins, Marcelo Felício e do próprio Sérgio e será colado nessa sexta-feira no Rio.

Ícone volta a atender o Jornal dos Sports
Disputada em concorrência, a conta do Jornal dos Sports está de volta à carioca Ícone. O primeiro job já está nas ruas, através do ator Marcelo Novaes. A agência também conquistou outro cliente, a clínica de rejuvenescimento Anna Aslan, para a qual já começou a desenvolver anúncios, com os testemunhais de personalidades que freqüentam o local.
Aproveitando o bom momento, a agência mudou-se. Continua no Downtown, mas passa a operar no bloco 4, na sala 224. O telefone permanece 3084-3171.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
10/05, sexta-feira: Andrea Gesser (Vice-Presidente de Operações da Mlab), Pedro Paulo Martins (Diretor de Criação da Criativa Produtiva), Veruska Lages (Coordenadora de Mídia da Agência3);
11/05, sábado: Luiz Carlos Lopes (Diretor Presidente da Unità);
12/05, domingo: Wilson Nóbrega (diretor de arte);
13/05, segunda-feira: Chico Abreia (Vice-Presidente de Criação da Artplan), Virgínia Adams (Diretora da Disco Voador);
15/05, quarta-feira: Iracema G.Braudigan (Diretora de Operações da Braumar), Toninho Lima (Redator da Giovanni FCB);
16/05, quinta-feira: Victor Keller (Diretor de Atendimento da Branco), Raquel Falkenback (Diretora de Arte da Concreta);
* TRABALHO - O Clube de Criação do Rio abre exposição do projeto 'Eu quero trabalhar no Rio' dia 3 de junho às 20:00h no terraço do Rio Sul, que poderá ser visitada pelo mercado até 3 de julho. Com patrocínio do Rio Sul, Studio Alfa e Cemusa (de mobiliário urbano) e apoio da Mega Models, a exposição - fechada para convidados - contará com cerca de 22 peças criadas por diretores de criação de agências cariocas.
* CASA PRÓPRIA - Com a preparação de sua nova home page, a ser inaugurada brevemente, a produtora Set TV Cine está substituindo seu e-mail settv@attglobal.net pelo settvcine@settvcine.com.br.
* EXPOSIÇÃO - A publicitária e artista plástica carioca Marcia Lana irá expor suas telas do dia 9 de maio à 7 de junho, no Centro Cultural Carioca (Rua do Teatro, 37, Centro).
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista Juliana Bertrand.

Reforços da Semana
AgênciaClick (SP)
- Sylvio Lindenberg, ex-gerente de atendimento da TV1, ocupará o mesmo cargo na agência de Internet.
Casa da Criação (RJ) - O redator Pedro Prado é o novo integrante da equipe de criação da agência. Com passagens pela G/Staff e Doctor, fará dupla com Rodrigo Tórtima.
Euro RSCG Interaction (SP) - Promoveu Analu Rovito a supervisora de atendimento da Votorantin Celulose e Papel (VCP) e Votocel. Também acaba de contratar duas supervisoras de atendimento. Wanessa Spiess (ex-Hotel InterContinental, IHS Grupo Company, Yemni Studio e Tesla) será responsável pelas contas de Intel, Ambev, Caras e Cartoon Network. Já Débora Salles (ex-Agência Click e DPTO) assume a supervisão das contas de Nokia, Yahoo! e StarOne.
F/Nazca (SP) - Andréia Kalvon chega à agência para atuar na área de mídia na equipe de atendimento da Skol. A profissional acumula passagens pela J.Walter Thompson, McCann Erickson e Ogilvy.
Fischer América Rio - O diretor financeiro do escritório paulista da agência, Eduardo Groisman, acaba de acumular duas funções. Também passará a responder pelo financeiro da sede carioca. Groisman também é um dos sócios da Spirit, empresa de incentivo e fidelização da Holding Totalcom. Foi gerente de novos negócios do Grupo Total, além de já ter atuado na Atlântica Serviços Financeiros, Citibank e KPMG.
G/Staff (RJ) - Fez 4 contratações: os diretores de arte Fabio Rodrigues (ex-Carioca e Ad Hoc), Rodrigo Mendes (ex-Artplan) e Suzana Prista (ex-Carioca), além de Renata Romero para o atendimento do Multishow e Myrurgia.
Giovanni FCB (SP) - Renata Pamplona (ex-F/Nazca e Salles D'Arcy) assume a diretoria de contas da Intelig.
Ícone (RJ) - Contratou dois recém-formados. Para atuar como redatora, Sabrina Branquinha, e como diretor de arte, Marcos Behrens. Já o profissional Eduardo Esteves (ex-Clínica São Bernardo) chega para assumir a direção administrativa.
Leo Burnett (SP) - Depois de 2 anos, o diretor de arte André Nassar, até então supervisor da área de criação, deixou a agência.
Ogilvy Rio - Depois de cinco anos em São Paulo, o redator Flávio Horácio (ex- W/Brasil, J. Walter Thompson e Fischer América) volta ao mercado carioca.