Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Colunistas fará festa para 24 agências
cariocas
Com 83 pontos, por 12 prêmios conquistados,
entre os quais 6 medalhas de Ouro, a Salles D'Arcy foi escolhida como a Agência
do Ano do 21º Prêmio Colunistas Rio, julgado esta terça-feira
no Hotel Inter-Continental, com a participação de mais de 1500
peças de 34 agências de publicidade sediadas no mercado carioca.
A Salles D'Arcy estará disputando o título de Melhor Desempenho
Criativo com a Giovanni FCB, que também teve 6 medalhas de ouro entre
16 trabalhos destacados, somando 75 pontos até agora. A decisão
será conhecida apenas durante a festa da premiação, marcada
para o próximo dia 4 de junho, também no Hotel Inter-Continental,
quando serão revelados os resultados dos Grandes Prêmios escolhidos
entre os vencedores das Medalhas de Ouro. O 21º Colunistas-Rio concedeu 123
medalhas, sendo 33 de Ouro, 41 de Prata e 49 de Bronze, para 24 agências.
Segundo o júri, presidido por este colunista e composto ainda por Armando
Ferrentini (Editora Referência), Cláudia Penteado (Advertising
Age), Jomar Pereira da Silva (Banco Hoje), Marcello Queiroz (Propaganda &
Marketing), Nelson Vasconcelos (O Globo) e Paula Ganem (Propaganda & Marketing-Rio),
o Publicitário do Ano foi o presidente da agência Propeg-Rio,
Cyd Alvarez, cabendo a Orlei "Passarinho" Gonçalves, da produtora de
fonogramas Nova Onda, o título de Profissional de Propaganda do Ano.
Como Anunciante do Ano o Colunistas Rio escolheu a Light e para o Grande Prêmio
de Veículo do Ano a emissora de rádio Cidade FM.
Pelo ranking da premiação, ainda não computados os valores
dos Grandes Prêmios, ficou em terceiro lugar a agência Fischer
América Rio, com 11 medalhas e 63 pontos, acima da DPZ, com 14 medalhas
e 61 pontos. Ainda ganharam 3 medalhas de Ouro as agências Propeg e
Casa da Criação, ficando com 2 medalhas de Ouro as agências
Contemporânea, Carioca e McCann Erickson, e com 1 medalha as agências
J.Walter Thompson, Script, Ogilvy, Invision, Binder:Espaço e G/Staff.
Completando o grupo das melhores agências do Rio, com prêmios
no Colunistas, ficaram a 100%, Ad Hoc, Agência3, Doctor, Internad,
Publicis.Norton, Rio KA e Ronson.
A ata completa do 21º Prêmio Colunistas-Rio encontra-se no site da Abracomp,
em www.colunistas.com.
Erly disputa Sindicato do Rio com Valadão
As próximas eleições
para o Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro, que acontecem
no próximo dia 10 de junho, serão disputadas pela chapa de reeleição
do atual presidente, Cleverson Valadão Ridolfi, contra uma chapa de
oposição, liderada pelo publicitário carioca Erly Francisco
de Jesus. O novo candidato deu entrada esta tarde no registro de sua chapa,
último dia de prazo, conforme o anúncio de convocação
publicado no Diário Oficial. Respondendo às críticas
de Erly de que não houve divulgação suficiente da convocação,
Valadão explicou que o anúncio não foi publicado em outro
jornal "porque o D.O. é o veículo mais adequado para este tipo
de comunicação".
Do grupo liderado por Erly, que recebeu o nome de Chapa nº 2, participam os
publicitários Jenildo Codá (Secretaria Geral), Ozimar Galdino
de França (Trabalho), Ricardo da Silva e Souza (Finanças), José
Augusto C Neto (Divulgação), Mana Pontes (Assuntos Sociais e
de Cultura) e Marla da Conceição (Patrimônio).
Poderão votar nas eleições os associados ao Sindicato
que estejam quites com a entidade no mínimo pelos últimos 3
anos. De acordo com Cleverson Valadão, isto significa em torno de 300
profissionais.
Proibição de panfletagem afeta
mercado imobiliário
Com a regulamentação, no
final de abril, no Município do Rio de Janeiro, da nova Lei 3.273,
de Limpeza Urbana, que em seu artigo 51 proíbe qualquer tipo de distribuição
de folhetos nas ruas da cidade, as agências de publicidade cariocas
começaram a reposicionar as estratégias de comunicação
dos seus clientes do mercado imobiliário.
Théo Pilar Drummond, diretor de planejamento da Agência3, por
exemplo, apesar de considerar a panfletagem uma mídia insubstituível
"por pegar o cliente em movimento", afirma que a agência teve que passar
utilizar mais a mala direta, levando ainda a distribuição de
folhetos para os domicílios, shoppings e supermercados.
Na Carioca, o V.P. de atendimento, Silvio Lachtermacher, também defende
a alternativa de levar os folhetos para restaurantes e mercados de acordo
com o público do imóvel:
— O resultado da panfletagem em sinais de trânsito já vinha caindo,
por conta do medo de assalto e da popularização do ar condicionado
em carros. Entretanto, continuava sendo uma bela arma de marketing. Agora,
mudou foi a forma de distribuição.
Em média, nos lançamentos imobiliários, cerca de 20 a
50 mil folhetos são distribuídos em cada final de semana. Théo
Drummond também lamentou a suspensão dos serviços pelo
corte de muitos empregos: "As empresas de panfletagem possuem catadores que
recolhem os folhetos num raio de 200 a 300 m de cada ponto", lembrou. Silvio
também reconhece que "foi uma perda de uma mídia fantástica,
de resultado expressivo". Principalmente por uma outra questão:
— Muitas vezes, anunciar em jornal é inviável no Rio, diferentemente
dos preços dessa mídia em São Paulo.
Ele acredita, no entanto, que a situação vá mudar com
o aumento da demanda: "os jornais já estão começando
a entender que é preciso fazer uma tabela diferenciada para o mercado
imobiliário", esclareceu o diretor da Carioca.
Agências cariocas são premiadas
no 27º anuário do CCSP
A V&S e a Salles D'Arcy foram as
agências cariocas mais premiadas no 27º Anuário do Clube de Criação
de São Paulo (CCSP), emplacando cada uma delas cinco peças.
Os anunciantes da V&S foram Ediouro (foto), MAM, ATL e Editora Rocco (2).
Já as peças vencedoras da Salles são do Rio Sul, Varig,
ATL (2) e Clínica Perinatal. Em segundo lugar, ficaram a Giovanni FCB
e a J.Walter Thompson, que obtiveram cada uma quatro peças premiadas,
deixando em terceiro lugar a Casa da Criação, com 2 peças
premiadas.
O concurso selecionou ainda, do Rio, as agências Doctor, Script, DPZ,
100%, Artplan, Propeg, G/Staff e OPM. O resultado completo está no
site www.ccsp.com.br.
G/Staff conquista CTBC e Myrugia
A carioca G/Staff acaba de ganhar a conta
da operadora de telecomunicações CTBC, do Grupo Algar, que atua
há mais de 25 anos no interior dos Estados de Minas Gerais, São
Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, através de celular, telefone
fixo, cabo e banda larga. Em junho, a CTBC passará a operar também
no mercado corporativo do Rio e a G/Staff ficará responsável
pela conta em conjunto com a ABC propaganda, que já foi house do Grupo
Algar. Isso quer dizer que os usuários da operadora poderão
discar um 12 ao ligar para o Rio. Vale lembrar que a CTBC já foi atendida
durante 3 anos pela Salles D'Arcy, na época em que Marcelo Giannini
pertencia ao quadro criativo da agência.
Perguntado pela Janela, o diretor de criação Giannini revelou
que "não entrará na briga publicitária das empresas de
telecomunicações, já que por conta do foco ser corporativo,
há ferramentas mais eficientes para falar com cerca de 100 empresas
cariocas, como por exemplo marketing direto, através da parceira-societária
da agência, a paulista Direto".
Reforço perfumado
A G/Staff também conquistou a conta
da Myrugia, empresa espanhola de cosméticos e perfumes da Aroma do
Campo. O primeiro job da agência será o lançamento no
Brasil de 4 novos perfumes, destinados às classes B e C. O primeiro
a entrar no mercado, em junho, será o 'Promessa', que terá como
público-alvo jovens senhoras. Em seguida, chegarão às
prateleiras de farmácias e lojas especializadas o 'Vorago' (masculino),
e a linha adolescente 'Fleur de Jour' e 'Bombom'. A campanha será em
mídia impressa e terá uma atriz, nome que ainda se mantém
em sigilo, como garota-propaganda. Para cuidar do atendimento à conta,
a agência contratou Renata Romero, que também atenderá
o Multishow.
Fischer Rio cria nova logomarca para o Governo
Benedita
A
Fischer América Rio está anunciando que desenvolveu nova logomarca
para o Governo do Estado do Rio de Janeiro, "baseando-se no conceito de administração
popular da governadora Benedita da Silva". A idéia do diretor presidente
Marcelo Gorodicht foi acrescentar a palavra 'povo' na antiga logomarca, ficando
'Governo do Povo do Estado do Rio de Janeiro'. A agência, que não
integra o grupo de empresas selecionadas pela última licitação
do estado, diz que a marca foi doada para o Governo Benedita.
GAP-RJ define 'Intervalo Gap' com ESPM
O Grupo de Atendimento e Planejamento
do Rio (GAP) fechou um acordo com a ESPM - Escola Superior de Propaganda e
Marketing/RJ - para a realização do 'Intervalo GAP'. O primeiro
acontece esta sexta-feira, 10 de junho. A proposta do evento é de gerar
um ciclo de debates para reflexão da atividade e seus caminhos no futuro.
Segundo Marcio Borges, em cada dia será abordado um ponto de vista
diferente. "No primeiro, contemplaremos uma visão periférica
(outros profissionais de agências dando seus pontos de vista sobre a
nossa atividade), no segundo dia contemplaremos a visão externa (anunciantes
e entidades de classe) e no terceiro dia fecharemos o evento com a nossa visão,
ou seja, profissionais da nossa área dando o nosso ponto de vista para
reflexão".
Busca de patrocínios
O GAP já deu início a reformulação
de seu site, "para torná-lo mais dinâmico e atrativo", explica
Borges. Para viabilizar o projeto, o Grupo está buscando patrocínios.
Os interessados devem mandar email para planejamento@ronson.com.br.
Paralelamente, a entidade já começa a desenhar o projeto de
registro histórico da área. Segundo Marcio, "a intenção
é de até o final do ano catalogarmos os melhores "cases" de
planejamento das agências do Rio e editarmos".
100% diz que o Sérgio está na
Proview
A
100% pegou carona na campanha 'Cadê o Sérgio?' (à esquerda),
da American Express, criada pela Ogilvy (SP) e criou um outdoor para a carioca
Proview, de Sérgio Horovitz. Para comemorar os 15 anos da produtora,
o outdoor traz a frase - 'Cadê o Sergio? Ele está na Proview
há mais de 15 anos'.
A criação é de Gustavo Bastos, Marco Martins, Marcelo
Felício e do próprio Sérgio e será colado nessa
sexta-feira no Rio.
Ícone volta a atender o Jornal dos Sports
Disputada em concorrência, a conta
do Jornal dos Sports está de volta à carioca Ícone. O
primeiro job já está nas ruas, através do ator Marcelo
Novaes. A agência também conquistou outro cliente, a clínica
de rejuvenescimento Anna Aslan, para a qual já começou a desenvolver
anúncios, com os testemunhais de personalidades que freqüentam
o local.
Aproveitando o bom momento, a agência mudou-se. Continua no Downtown,
mas passa a operar no bloco 4, na sala 224. O telefone permanece 3084-3171.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
10/05, sexta-feira: Andrea Gesser (Vice-Presidente de Operações
da Mlab), Pedro Paulo Martins (Diretor de Criação da Criativa
Produtiva), Veruska Lages (Coordenadora de Mídia da Agência3);
11/05, sábado: Luiz Carlos Lopes (Diretor Presidente da Unità);
12/05, domingo: Wilson Nóbrega (diretor de arte);
13/05, segunda-feira: Chico Abreia (Vice-Presidente de Criação
da Artplan), Virgínia Adams (Diretora da Disco Voador);
15/05, quarta-feira: Iracema G.Braudigan (Diretora de Operações
da Braumar), Toninho Lima (Redator da Giovanni FCB);
16/05, quinta-feira: Victor Keller (Diretor de Atendimento da Branco), Raquel
Falkenback (Diretora de Arte da Concreta);
* TRABALHO - O Clube de Criação do Rio abre exposição
do projeto 'Eu quero trabalhar no Rio' dia 3 de junho às 20:00h no
terraço do Rio Sul, que poderá ser visitada pelo mercado até
3 de julho. Com patrocínio do Rio Sul, Studio Alfa e Cemusa (de mobiliário
urbano) e apoio da Mega Models, a exposição - fechada para convidados
- contará com cerca de 22 peças criadas por diretores de criação
de agências cariocas.
* CASA PRÓPRIA - Com a preparação de sua nova
home page, a ser inaugurada brevemente, a produtora Set TV Cine está
substituindo seu e-mail settv@attglobal.net pelo settvcine@settvcine.com.br.
* EXPOSIÇÃO - A publicitária e artista plástica
carioca Marcia Lana irá expor suas telas do dia 9 de maio à
7 de junho, no Centro Cultural Carioca (Rua do Teatro, 37, Centro).
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand.
Reforços da Semana
AgênciaClick (SP)
- Sylvio Lindenberg, ex-gerente de atendimento da TV1, ocupará o mesmo
cargo na agência de Internet.
Casa da Criação (RJ) - O redator Pedro Prado é
o novo integrante da equipe de criação da agência. Com
passagens pela G/Staff e Doctor, fará dupla com Rodrigo Tórtima.
Euro RSCG Interaction (SP) - Promoveu Analu Rovito a supervisora de
atendimento da Votorantin Celulose e Papel (VCP) e Votocel. Também
acaba de contratar duas supervisoras de atendimento. Wanessa Spiess (ex-Hotel
InterContinental, IHS Grupo Company, Yemni Studio e Tesla) será responsável
pelas contas de Intel, Ambev, Caras e Cartoon Network. Já Débora
Salles (ex-Agência Click e DPTO) assume a supervisão das contas
de Nokia, Yahoo! e StarOne.
F/Nazca (SP) - Andréia Kalvon chega à agência para
atuar na área de mídia na equipe de atendimento da Skol. A profissional
acumula passagens pela J.Walter Thompson, McCann Erickson e Ogilvy.
Fischer América Rio - O diretor financeiro do escritório
paulista da agência, Eduardo Groisman, acaba de acumular duas funções.
Também passará a responder pelo financeiro da sede carioca.
Groisman também é um dos sócios da Spirit, empresa de
incentivo e fidelização da Holding Totalcom. Foi gerente de
novos negócios do Grupo Total, além de já ter atuado
na Atlântica Serviços Financeiros, Citibank e KPMG.
G/Staff (RJ) - Fez 4 contratações: os diretores de arte
Fabio Rodrigues (ex-Carioca e Ad Hoc), Rodrigo Mendes (ex-Artplan) e Suzana
Prista (ex-Carioca), além de Renata Romero para o atendimento do Multishow
e Myrurgia.
Giovanni FCB (SP) - Renata Pamplona (ex-F/Nazca e Salles D'Arcy) assume
a diretoria de contas da Intelig.
Ícone (RJ) - Contratou dois recém-formados. Para atuar
como redatora, Sabrina Branquinha, e como diretor de arte, Marcos Behrens.
Já o profissional Eduardo Esteves (ex-Clínica São
Bernardo) chega para assumir a direção administrativa.
Leo Burnett (SP) - Depois de 2 anos, o diretor de arte André
Nassar, até então supervisor da área de criação,
deixou a agência.
Ogilvy Rio - Depois de cinco anos em São Paulo, o redator Flávio
Horácio (ex- W/Brasil, J. Walter Thompson e Fischer América)
volta ao mercado carioca.
|