Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Colunistas-Rio escolherá 3ª feira seus
vencedores
O júri do 21º Prêmio Colunistas
Rio já tem a sua reunião confirmada para esta próxima
terça-feira, 7 de junho, no Hotel Inter-Continental, quando o grupo
de jornalistas estará enfrentando nada menos que 1.589 peças
distribuídas em 57 campanhas, 115 comerciais de televisão, 377
anúncios para mídia imprensa e 74 trabalhos de mídia
exterior, apenas para citar as áreas mais disputadas.
O concurso terá este ano a participação de 34 agências
de publicidade, com peças para 279 empresas anunciantes, principalmente
do mercado carioca. A maior participação de trabalhos vem da
Giovanni FCB, com 105 inscrições. Em seguida comparecem a Fischer
América, com 76 inscrições, a Salles Darcy com 68, a
100% com 66 inscrições e a Carioca com 62. Mas além das
tradicionais participantes o 21º Colunistas Rio registra a renovação
do mercado, com novos nomes entre seus concorrentes, como a Binder:Espaço,
a Great/Via4, a Scama e a XXL.
Estarão participando como jurados do concurso Armando Ferrentini (Editora
Referência), Elisa Araújo (Blue Bus), Cláudia Penteado
(Advertising Age), Jomar Pereira da Silva (Banco Hoje), Marcello Queiroz (Propaganda
& Marketing), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária), Nelson Vasconcelos
(O Globo) e Paula Ganem (Propaganda & Marketing-Rio). A previsão
da organização é que a partir das 15 horas os resultados
já estejam disponíveis no site da Abracomp, em www.colunistas.com.
A entrega da premiação — em conjunto com a entrega dos diplomas
do 6º Prêmio Promoção Rio — acontecerá no dia 4
de junho, também no Hotel Inter-Continental.
Conheça mais sobre os candidatos aos
Grand Prix
Este ano, pela primeira vez, a Abracomp
divulgou antecipadamente os nomes de quem vai disputar os Grandes Prêmios,
como os prêmios de Agência do Ano (Contemporânea, Giovanni
FCB, Propeg e Salles Darcy), Anunciante do Ano (Coca-Cola, Light, Telefônica
Celular e Telemar) e Veículo do Ano (Cemusa, Extra, O Dia e Rádio
Cidade).
Para os leitores saberem mais sobre os indicados aos Grand Prix profissionais,
aqui vão pequenos textos que resumem como cada um se destacou no último
ano.
* Indicados a Publicitário do Ano
Adilson
Xavier - O vice-presidente nacional de
criação da Giovanni FCB tem conseguido manter, nos últimos
anos, uma liderança criativa — tanto no escritório do Rio de
Janeiro quanto do de São Paulo — que vem garantindo à agência
manter uma uniformidade criativa capaz de gerar uma forte presença
nos resultados de praticamente todos os mais importantes festivais internacionais
de publicidade.
Armando
Strozenberg - A multinacionalização da sua agência
Contemporânea, a partir da associação com a McCann Erickson,
não tirou da empresa as características de carioquice e criatividade
que Strozenberg e seu sócio Mauro Mattos implantaram ao fundá-la.
Na verdade, Strozenberg soube aproveitar a oportunidade para solidificar a
operação, permitindo-lhe inclusive assumir uma posição
ativa de liderança no setor como presidente da ABP-Associação
Brasileira de Propaganda.
Cyd
Alvarez - Contratado inicialmente para o atendimento, o ex-profissional
de marketing da Souza Cruz, presidente da Chris Colombo e diretor de atendimento
Contemporânea rapidamente chegou ao posto de presidente da Propeg no
Rio, hoje provavelmente o maior escritório da empresa no Brasil. E
no último ano, sua responsabilidade ainda aumentou, levando-o para
a presidência de todo o Grupo Interamericana no mercado carioca, respondendo
não apenas pela Propeg como pela operação de outras empresas
do grupo, entre as quais a Invision.
Pedro
Feyer - O criativo, que no último ano que já estava ocupando
uma posição de destaque no escritório da J.Walter Thompson,
em São Paulo, dirigindo a criação para a conta da Ford,
deu um novo salto em direção ao sucesso quando associou-se ao
Grupo Interamericana na abertura da agência NBS, responsável
pela elogiada campanha do celular Oi.
* Indicados a Profissional de Propaganda do Ano:
Fernando
Mazzarolo - Vice-Presidente de Marketing
da Coca-Cola, Mazzarolo — que também é VP da ABMN-Associação
Brasileira de Marketing e Negócios — vem comandando a comunicação
de um dos momentos mais agressivos da empresa no mercado, mostrando uma face
ousada que transcende os comerciais do próprio refrigerante para atingir
todo o amplo espectro de produtos que a Coca agora produz no Brasil.
João
Bosco Franco: Atualmente na Contemporânea, João é
um exemplo de criativo que soube conquistar o respeito de todas as novas gerações
surgida na publicidade carioca, graças à sua consistência
do seu texto, não se dobrando a modismos nem criando com o pensamento
em apenas ganhar prêmios. Algumas das melhores campanhas da agência,
este ano — como a dos Gatos da Light — são assinadas por ele.
Orlei
"Passarinho" Gonçalves: O diretor da produtora de fonogramas Nova
Onda é seguramente responsável hoje pela principal parcela do
que os cariocas escutam de publicidade nas emissoras de rádio. Dos
176 trabalhos inscritos no Colunistas Rio com crédito para produtoras
de áudio, nada menos que 63 levam a assinatura da Nova Onda, o que
mais do que gabarita este profissional de produção a integrar
a lista dos indicados a Grand Prix.
Rodolfo
Sampaio: Um dos mais premiados redatores do Rio, Rodolfo recebeu há
2 anos a responsabilidade de suceder a Marcelo Giannini na direção
de criação da Salles-Rio. A manutenção do alto
nível de produção da agência — refletido nos inúmeros
prêmios conquistados neste período — são uma comprovação
da maturidade profissional alcançada por Sampaio tanto como redator
quanto como líder de uma equipe criativa.
Sindicato dos Publicitários terá
disputa em junho
As eleições para o Sindicato
dos Publicitários do Rio de Janeiro, previstas para o próximo
mês de junho, começam a agitar o mercado carioca. Ex-diretores
da entidade estão se mobilizando para a formação de uma
chapa de oposição à atual diretoria comandada por Cléverson
Valadão, com a participação de representantes do CCRJ-Clube
de Criação, do Grupo de Mídia e do GAP-Grupo de Atendimento
e Planejamento.
A convocação para a disputa deve acontecer até o final
de maio.
Mídia debate serviço do Ibope
O próximo Mix de Mídia,
promovido pelo Grupo de Mídia RJ, que acontece esta sexta-feira, 3,
irá debater as vantagens e a forma de utilizar o novo serviço
do Ibope - Investimidia - banco de dados sobre investimentos publicitários
disponível para consultas via Web. Para falar sobre o assunto, o convidado
é Edi Lassere (Ibope Rio).
Será às 08:30h, no Auditório do Centro Empresarial Rio
(Praia de Botafogo, 228 - andar P / Ala A). O encontro é aberto ao
público e a entrada é gratuita.
Balcão volta à mídia pela
MKT Public
A agência MKT Public (RJ) acaba
de ganhar a conta do jornal de classificados Balcão, que andava afastado
do mercado publicitário. A primeira ação foi a veiculação
de spots de rádio, começando no feriado de 1º de maio, para
divulgar a nova oferta do jornal de anúncios grátis até
20 palavras para particulares nas seções de vendas de móveis
e automóveis. O Balcão já oferecia anúncios gratuitos
em outras seções de vendas.
O objetivo, segundo Júlio Martins, diretor da agência, é
"aumentar o volume de anúncios e, consequentemente, aumentar as vendas".
Underberg anuncia para crescer 15%
A agência carioca Percepttiva se
prepara para trazer de volta à mídia, após cinco anos,
a bebida de origem alemã com características digestivas - Underberg
- do Grupo Thoquino - um dos maiores fabricantes de bebidas destiladas do
Brasil.
Com verba de R$ 800 mil, a campanha intitulada "Uma dose de tradição
em qualquer ocasião" contará com outdoors, material para ponto
de venda, painéis frontlight, degustação e spots para
rádio. Com a campanha, o Grupo Thoquino estima alavancar em 15% as
vendas do produto este ano.
Segundo Rafael Duarte, sócio da agência, o conceito é
focado na tradição de família:
— O Underberg é uma bebida que o avô tomava, que o pai tomava
e que agora o filho, de mais ou menos 40 anos, também toma. O produto
está totalmente enraizado na cultura familiar e vem sobrevivendo a
muitas gerações.
CCSP divulga shortlist e Hall da Fama
Ercílio
Tranjan (foto), ex-diretor de criação de agências como
Almap e MPM e atual diretor da Propeg-Rio, e Washington Olivetto (W/Brasil),
acabam de ser escolhidos para o Hall da Fama do CCSP-Clube de Criação
de São Paulo. A entrega dos diplomas acontecerá durante a festa
do 27º Anuário do CCSP, no próximo dia 6 de maio, no MuBE de
São Paulo, só para convidados. Um dos mais premiados criadores
brasileiros, Ercílio teve a sua importância reconhecida pelo
Rio antes de São Paulo. Ano passado, ele foi escolhido como o Profissional
de Propaganda do Ano do Prêmio Colunistas Rio de Janeiro.
shortlist
O CCSP também já definiu o shortlist do 27º Anuário.
Das 660 peças inscritas no capítulo 'TV', serão expostas
89 (14%); das 349 peças inscritas em 'Rádio', serão expostas
40 (12%); das 1.899 peças inscritas na categoria 'Revista', serão
expostas 231 (12%); das 1.113 peças inscritas em 'Jornal', serão
expostas 114 (10%); das 292 peças inscritas no capítulo 'Outdoor',
serão expostas 25 (9%); das 560 peças inscritas em 'Material
Promocional', serão expostas 131 (23%), e das 159 peças inscritas
no capítulo 'Internet', serão expostas 42 (26%).
As peças selecionadas poderão ser vistas pelo público,
no MuBE (Av. Europa, 218), nos dias 3 de maio, das 12:00h às 20:00h
e 4 de maio, das 10:00h às 18:00h. Já no dia 5 de maio, domingo,
os jurados se reunirão para decidir as medalhas de ouro, prata, bronze
ou Prêmio Anuário.
Proview escolhe as frases mais criativas
Chico Magalhães, diretor de arte
da Comunicação Carioca, foi o grande premiado da festa de 15
anos da Proview, que aconteceu na boate Baroneti e reuniu cerca de 400 pessoas.
Através de uma comissão formada por integrantes da produtora,
a frase mais votada, criada por Chico, foi "Na festa de 15 anos da Proview,
é a primeira vez que ela dá bolo no cliente". O prêmio
será uma passagem Rio-Cannes-Rio.
Pedro Furtado (engenharia da Varig) e Renata Neves (RH da Losango) ganharam
DVDs pelas suas frases - "Criatividade é fundamental, mas talento não
se copia" e "Centenas de camisinhas numa noite só. Isso sim é
amor. Parabéns Proview!".
Gustavo Tirre, diretor de criação da Publicis.Norton, foi premiado
com um ventilador Spirit, por ter criado a frase "Proviewelmente não
vou trabalhar amanhã".
O mensageiro da Proview, João Paulo, ganhou um final de semana no Club
Med, pois sua frase "Há 2 palavras que abrem muitas portas: puxe e
empurre" foi considerada a mais interessante da produtora.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
03/05, sexta-feira: Rafael Sampaio (Editor da About), Ronaldo Vidigal
Limeira (Diretor de Atendimento da Fischer América Rio);
04/05, sábado: Thomas Wilson (Diretor da Intervalo);
05/05, domingo: Antônio Carlos Rosa Gonçalves, Adriana
Aguieras (Atendimento da Millenn);
06/05, segunda-feira: Verly Costa Sobrinho (Diretor Geral da Arteplus);
07/05, terça-feira: Marisa Lima (Coordenadora de Mídia
da Propeg Rio), Carlos Eduardo Lopes (Diretor de Arte da Salles Darcy);
08/05, quarta-feira: Pedro Nonato (Diretor de Operações
da Doctor), Paulo Fontes (Diretor de Criação da Scalla);
09/05, quinta-feira: Nizan Guanaes, Ney Azambuja, Sérgio Prazeres
(Supervisor de Mídia da DPZ), Ana Deise (Diretora de Arte da Tática);
* AJUSTE DE ESTRUTURA - A Fischer América-Rio dispensou esta
semana seis de seus funcionários. Da criação, os diretores
de arte José Christão e Luciano "Animal" Gaberel, e do atendimento
a supervisora de contas Eliane Ornellas.
* ATRÁS DA FAMA - O cantor e compositor Rafael "Fael" Mondego,
da equipe de criação da produtora carioca de fonogramas Zuêra,
está entre os finalistas do novo programa da TV Globo "Fama", que estreou
no último sábado, 27.
* CAMPANA ASSUME - O diretor da agência Campana Resende &
Resende, Carlos Campana, acaba de assumir a coordenação do Curso
de Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida, além
de ser o novo diretor de marketing da instituição.
* ONE-MAN SHOW - Cévio Cordeiro, locutor free-lancer, estará
protagonizando o show "Riso, só riso", a partir do dia 4 de maio, aos
sábados e domingos, às 20:00 h, no Café Cultural (rua
São Clemente, 409), no Rio.
* CONTA VIRTUAL - A Wox Comunicação (RJ) acaba de conquistar
a conta da DSB.com, a nova empresa de Diogo Simões Boni, voltada para
projetos especiais de Internet. A agência também será
responsável pela programação visual on line e off line
do cliente. O investimento inicial previsto até dezembro é de
R$1,8 milhão.
* EM FORMA - A 100% Propaganda está lançando sua primeira
peça de propaganda para a rede varejista de material esportivo Físico&Forma.
O back light traz o conceito "Aqui você encontra várias marcas
para melhorar a sua". A criação é de Rodrigo Judá
e Bruno Rufus Di Celio, com direção de criação
de Gustavo Bastos.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand.
Reforços da Semana
Account Publicidade (SP)
- Contratou Maria Amélia Silva, ex-InFoco, para reforçar o atendimento
da agência.
F/Nazca (SP) - Sílvia Visani será executiva de BDU para
atender Procter & Gamble, Nestlé, Garoto e Vizcaya. A profissional
acumula passagens pela Leo Burnett, Thompson, Guimarães e DPZ. Daniela
Freire (ex-Talent), que também é executiva de BDU, passa a
atender Visa e Arno.
Giovanni FCB (RJ) - Gabriela Rapuano (ex-Metrô Rio, V&S e
Contemporânea) assume o cargo de supervisora de conta do grupo que atende
a TIM. Georgia Dutra (ex-Artplan e WGBH) será supervisora de mídia
do grupo TIM.
McCann Erickson (RJ) - Promoveu a supervisora de conta da Coca-Cola
Gabriela Guerra à diretora de conta do mesmo cliente.
Salles Darcy (SP) - Chegam à agência o redator Sergio
Franco (ex-Loducca Virtual e FBC) e o diretor de arte Guime (ex-Impex.com,
DPZ, Talent Biz e DM9).
Tec Cine (RJ) - A produtora de filmes está fazendo algumas modificações
na sua equipe. A coordenadora geral Laura Cristina Pinto Simões passa
a ser diretora de operações; Eduardo Pereira assume a diretoria
de produção e terá a assistência da coordenadora
Regina Fontes. Já Patrícia Bau fica responsável pela
coordenação de finalização.
Upper (RS) - Marcelo Pires, ex-W/Brasil, rompe sociedade e deixa a
direção de criação da agência gaúcha.
Wox Comunicação (RJ) - Voltou ao mercado publicitário
Serginho Vasconcellos, que fará dupla com o diretor de arte Toni Varella.
Serginho já foi sócio da Raven 10, criador e idealizador da
Rádio Fluminense, ex-Artplan 1984 - Rock in Rio 1, ex-Mental Mark e
já trabalhou com Nizan Guanaes, Fábio Fernandes, Pedro Feyer,
entre outros.
|