Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/MAI/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas-Rio escolherá 3ª feira seus vencedores
O júri do 21º Prêmio Colunistas Rio já tem a sua reunião confirmada para esta próxima terça-feira, 7 de junho, no Hotel Inter-Continental, quando o grupo de jornalistas estará enfrentando nada menos que 1.589 peças distribuídas em 57 campanhas, 115 comerciais de televisão, 377 anúncios para mídia imprensa e 74 trabalhos de mídia exterior, apenas para citar as áreas mais disputadas.
O concurso terá este ano a participação de 34 agências de publicidade, com peças para 279 empresas anunciantes, principalmente do mercado carioca. A maior participação de trabalhos vem da Giovanni FCB, com 105 inscrições. Em seguida comparecem a Fischer América, com 76 inscrições, a Salles Darcy com 68, a 100% com 66 inscrições e a Carioca com 62. Mas além das tradicionais participantes o 21º Colunistas Rio registra a renovação do mercado, com novos nomes entre seus concorrentes, como a Binder:Espaço, a Great/Via4, a Scama e a XXL.
Estarão participando como jurados do concurso Armando Ferrentini (Editora Referência), Elisa Araújo (Blue Bus), Cláudia Penteado (Advertising Age), Jomar Pereira da Silva (Banco Hoje), Marcello Queiroz (Propaganda & Marketing), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária), Nelson Vasconcelos (O Globo) e Paula Ganem (Propaganda & Marketing-Rio). A previsão da organização é que a partir das 15 horas os resultados já estejam disponíveis no site da Abracomp, em www.colunistas.com. A entrega da premiação — em conjunto com a entrega dos diplomas do 6º Prêmio Promoção Rio — acontecerá no dia 4 de junho, também no Hotel Inter-Continental.

Conheça mais sobre os candidatos aos Grand Prix
Este ano, pela primeira vez, a Abracomp divulgou antecipadamente os nomes de quem vai disputar os Grandes Prêmios, como os prêmios de Agência do Ano (Contemporânea, Giovanni FCB, Propeg e Salles Darcy), Anunciante do Ano (Coca-Cola, Light, Telefônica Celular e Telemar) e Veículo do Ano (Cemusa, Extra, O Dia e Rádio Cidade).
Para os leitores saberem mais sobre os indicados aos Grand Prix profissionais, aqui vão pequenos textos que resumem como cada um se destacou no último ano.
* Indicados a Publicitário do Ano
Adilson Xavier -
O vice-presidente nacional de criação da Giovanni FCB tem conseguido manter, nos últimos anos, uma liderança criativa — tanto no escritório do Rio de Janeiro quanto do de São Paulo — que vem garantindo à agência manter uma uniformidade criativa capaz de gerar uma forte presença nos resultados de praticamente todos os mais importantes festivais internacionais de publicidade.
Armando Strozenberg - A multinacionalização da sua agência Contemporânea, a partir da associação com a McCann Erickson, não tirou da empresa as características de carioquice e criatividade que Strozenberg e seu sócio Mauro Mattos implantaram ao fundá-la. Na verdade, Strozenberg soube aproveitar a oportunidade para solidificar a operação, permitindo-lhe inclusive assumir uma posição ativa de liderança no setor como presidente da ABP-Associação Brasileira de Propaganda.
Cyd Alvarez - Contratado inicialmente para o atendimento, o ex-profissional de marketing da Souza Cruz, presidente da Chris Colombo e diretor de atendimento Contemporânea rapidamente chegou ao posto de presidente da Propeg no Rio, hoje provavelmente o maior escritório da empresa no Brasil. E no último ano, sua responsabilidade ainda aumentou, levando-o para a presidência de todo o Grupo Interamericana no mercado carioca, respondendo não apenas pela Propeg como pela operação de outras empresas do grupo, entre as quais a Invision.
Pedro Feyer - O criativo, que no último ano que já estava ocupando uma posição de destaque no escritório da J.Walter Thompson, em São Paulo, dirigindo a criação para a conta da Ford, deu um novo salto em direção ao sucesso quando associou-se ao Grupo Interamericana na abertura da agência NBS, responsável pela elogiada campanha do celular Oi.
* Indicados a Profissional de Propaganda do Ano:
Fernando Mazzarolo -
Vice-Presidente de Marketing da Coca-Cola, Mazzarolo — que também é VP da ABMN-Associação Brasileira de Marketing e Negócios — vem comandando a comunicação de um dos momentos mais agressivos da empresa no mercado, mostrando uma face ousada que transcende os comerciais do próprio refrigerante para atingir todo o amplo espectro de produtos que a Coca agora produz no Brasil.
João Bosco Franco: Atualmente na Contemporânea, João é um exemplo de criativo que soube conquistar o respeito de todas as novas gerações surgida na publicidade carioca, graças à sua consistência do seu texto, não se dobrando a modismos nem criando com o pensamento em apenas ganhar prêmios. Algumas das melhores campanhas da agência, este ano — como a dos Gatos da Light — são assinadas por ele.
Orlei "Passarinho" Gonçalves: O diretor da produtora de fonogramas Nova Onda é seguramente responsável hoje pela principal parcela do que os cariocas escutam de publicidade nas emissoras de rádio. Dos 176 trabalhos inscritos no Colunistas Rio com crédito para produtoras de áudio, nada menos que 63 levam a assinatura da Nova Onda, o que mais do que gabarita este profissional de produção a integrar a lista dos indicados a Grand Prix.
Rodolfo Sampaio: Um dos mais premiados redatores do Rio, Rodolfo recebeu há 2 anos a responsabilidade de suceder a Marcelo Giannini na direção de criação da Salles-Rio. A manutenção do alto nível de produção da agência — refletido nos inúmeros prêmios conquistados neste período — são uma comprovação da maturidade profissional alcançada por Sampaio tanto como redator quanto como líder de uma equipe criativa.

Sindicato dos Publicitários terá disputa em junho
As eleições para o Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro, previstas para o próximo mês de junho, começam a agitar o mercado carioca. Ex-diretores da entidade estão se mobilizando para a formação de uma chapa de oposição à atual diretoria comandada por Cléverson Valadão, com a participação de representantes do CCRJ-Clube de Criação, do Grupo de Mídia e do GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento.
A convocação para a disputa deve acontecer até o final de maio.

Mídia debate serviço do Ibope
O próximo Mix de Mídia, promovido pelo Grupo de Mídia RJ, que acontece esta sexta-feira, 3, irá debater as vantagens e a forma de utilizar o novo serviço do Ibope - Investimidia - banco de dados sobre investimentos publicitários disponível para consultas via Web. Para falar sobre o assunto, o convidado é Edi Lassere (Ibope Rio).
Será às 08:30h, no Auditório do Centro Empresarial Rio (Praia de Botafogo, 228 - andar P / Ala A). O encontro é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Balcão volta à mídia pela MKT Public
A agência MKT Public (RJ) acaba de ganhar a conta do jornal de classificados Balcão, que andava afastado do mercado publicitário. A primeira ação foi a veiculação de spots de rádio, começando no feriado de 1º de maio, para divulgar a nova oferta do jornal de anúncios grátis até 20 palavras para particulares nas seções de vendas de móveis e automóveis. O Balcão já oferecia anúncios gratuitos em outras seções de vendas.
O objetivo, segundo Júlio Martins, diretor da agência, é "aumentar o volume de anúncios e, consequentemente, aumentar as vendas".

Underberg anuncia para crescer 15%
A agência carioca Percepttiva se prepara para trazer de volta à mídia, após cinco anos, a bebida de origem alemã com características digestivas - Underberg - do Grupo Thoquino - um dos maiores fabricantes de bebidas destiladas do Brasil.
Com verba de R$ 800 mil, a campanha intitulada "Uma dose de tradição em qualquer ocasião" contará com outdoors, material para ponto de venda, painéis frontlight, degustação e spots para rádio. Com a campanha, o Grupo Thoquino estima alavancar em 15% as vendas do produto este ano.
Segundo Rafael Duarte, sócio da agência, o conceito é focado na tradição de família:
— O Underberg é uma bebida que o avô tomava, que o pai tomava e que agora o filho, de mais ou menos 40 anos, também toma. O produto está totalmente enraizado na cultura familiar e vem sobrevivendo a muitas gerações.

CCSP divulga shortlist e Hall da Fama
Ercílio Tranjan (foto), ex-diretor de criação de agências como Almap e MPM e atual diretor da Propeg-Rio, e Washington Olivetto (W/Brasil), acabam de ser escolhidos para o Hall da Fama do CCSP-Clube de Criação de São Paulo. A entrega dos diplomas acontecerá durante a festa do 27º Anuário do CCSP, no próximo dia 6 de maio, no MuBE de São Paulo, só para convidados. Um dos mais premiados criadores brasileiros, Ercílio teve a sua importância reconhecida pelo Rio antes de São Paulo. Ano passado, ele foi escolhido como o Profissional de Propaganda do Ano do Prêmio Colunistas Rio de Janeiro.
shortlist
O CCSP também já definiu o shortlist do 27º Anuário. Das 660 peças inscritas no capítulo 'TV', serão expostas 89 (14%); das 349 peças inscritas em 'Rádio', serão expostas 40 (12%); das 1.899 peças inscritas na categoria 'Revista', serão expostas 231 (12%); das 1.113 peças inscritas em 'Jornal', serão expostas 114 (10%); das 292 peças inscritas no capítulo 'Outdoor', serão expostas 25 (9%); das 560 peças inscritas em 'Material Promocional', serão expostas 131 (23%), e das 159 peças inscritas no capítulo 'Internet', serão expostas 42 (26%).
As peças selecionadas poderão ser vistas pelo público, no MuBE (Av. Europa, 218), nos dias 3 de maio, das 12:00h às 20:00h e 4 de maio, das 10:00h às 18:00h. Já no dia 5 de maio, domingo, os jurados se reunirão para decidir as medalhas de ouro, prata, bronze ou Prêmio Anuário.

Proview escolhe as frases mais criativas
Chico Magalhães, diretor de arte da Comunicação Carioca, foi o grande premiado da festa de 15 anos da Proview, que aconteceu na boate Baroneti e reuniu cerca de 400 pessoas. Através de uma comissão formada por integrantes da produtora, a frase mais votada, criada por Chico, foi "Na festa de 15 anos da Proview, é a primeira vez que ela dá bolo no cliente". O prêmio será uma passagem Rio-Cannes-Rio.
Pedro Furtado (engenharia da Varig) e Renata Neves (RH da Losango) ganharam DVDs pelas suas frases - "Criatividade é fundamental, mas talento não se copia" e "Centenas de camisinhas numa noite só. Isso sim é amor. Parabéns Proview!".
Gustavo Tirre, diretor de criação da Publicis.Norton, foi premiado com um ventilador Spirit, por ter criado a frase "Proviewelmente não vou trabalhar amanhã".
O mensageiro da Proview, João Paulo, ganhou um final de semana no Club Med, pois sua frase "Há 2 palavras que abrem muitas portas: puxe e empurre" foi considerada a mais interessante da produtora.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
03/05, sexta-feira: Rafael Sampaio (Editor da About), Ronaldo Vidigal Limeira (Diretor de Atendimento da Fischer América Rio);
04/05, sábado: Thomas Wilson (Diretor da Intervalo);
05/05, domingo: Antônio Carlos Rosa Gonçalves, Adriana Aguieras (Atendimento da Millenn);
06/05, segunda-feira: Verly Costa Sobrinho (Diretor Geral da Arteplus);
07/05, terça-feira: Marisa Lima (Coordenadora de Mídia da Propeg Rio), Carlos Eduardo Lopes (Diretor de Arte da Salles Darcy);
08/05, quarta-feira: Pedro Nonato (Diretor de Operações da Doctor), Paulo Fontes (Diretor de Criação da Scalla);
09/05, quinta-feira: Nizan Guanaes, Ney Azambuja, Sérgio Prazeres (Supervisor de Mídia da DPZ), Ana Deise (Diretora de Arte da Tática);
* AJUSTE DE ESTRUTURA - A Fischer América-Rio dispensou esta semana seis de seus funcionários. Da criação, os diretores de arte José Christão e Luciano "Animal" Gaberel, e do atendimento a supervisora de contas Eliane Ornellas.
* ATRÁS DA FAMA - O cantor e compositor Rafael "Fael" Mondego, da equipe de criação da produtora carioca de fonogramas Zuêra, está entre os finalistas do novo programa da TV Globo "Fama", que estreou no último sábado, 27.
* CAMPANA ASSUME - O diretor da agência Campana Resende & Resende, Carlos Campana, acaba de assumir a coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida, além de ser o novo diretor de marketing da instituição.
* ONE-MAN SHOW - Cévio Cordeiro, locutor free-lancer, estará protagonizando o show "Riso, só riso", a partir do dia 4 de maio, aos sábados e domingos, às 20:00 h, no Café Cultural (rua São Clemente, 409), no Rio.
* CONTA VIRTUAL - A Wox Comunicação (RJ) acaba de conquistar a conta da DSB.com, a nova empresa de Diogo Simões Boni, voltada para projetos especiais de Internet. A agência também será responsável pela programação visual on line e off line do cliente. O investimento inicial previsto até dezembro é de R$1,8 milhão.
* EM FORMA - A 100% Propaganda está lançando sua primeira peça de propaganda para a rede varejista de material esportivo Físico&Forma. O back light traz o conceito "Aqui você encontra várias marcas para melhorar a sua". A criação é de Rodrigo Judá e Bruno Rufus Di Celio, com direção de criação de Gustavo Bastos.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista Juliana Bertrand.

Reforços da Semana
Account Publicidade (SP)
- Contratou Maria Amélia Silva, ex-InFoco, para reforçar o atendimento da agência.
F/Nazca (SP) - Sílvia Visani será executiva de BDU para atender Procter & Gamble, Nestlé, Garoto e Vizcaya. A profissional acumula passagens pela Leo Burnett, Thompson, Guimarães e DPZ. Daniela Freire (ex-Talent), que também é executiva de BDU, passa a
atender Visa e Arno.
Giovanni FCB (RJ) - Gabriela Rapuano (ex-Metrô Rio, V&S e Contemporânea) assume o cargo de supervisora de conta do grupo que atende a TIM. Georgia Dutra (ex-Artplan e WGBH) será supervisora de mídia do grupo TIM.
McCann Erickson (RJ) - Promoveu a supervisora de conta da Coca-Cola Gabriela Guerra à diretora de conta do mesmo cliente.
Salles Darcy (SP) - Chegam à agência o redator Sergio Franco (ex-Loducca Virtual e FBC) e o diretor de arte Guime (ex-Impex.com, DPZ, Talent Biz e DM9).
Tec Cine (RJ) - A produtora de filmes está fazendo algumas modificações na sua equipe. A coordenadora geral Laura Cristina Pinto Simões passa a ser diretora de operações; Eduardo Pereira assume a diretoria de produção e terá a assistência da coordenadora Regina Fontes. Já Patrícia Bau fica responsável pela coordenação de finalização.
Upper (RS) - Marcelo Pires, ex-W/Brasil, rompe sociedade e deixa a direção de criação da agência gaúcha.
Wox Comunicação (RJ) - Voltou ao mercado publicitário Serginho Vasconcellos, que fará dupla com o diretor de arte Toni Varella. Serginho já foi sócio da Raven 10, criador e idealizador da Rádio Fluminense, ex-Artplan 1984 - Rock in Rio 1, ex-Mental Mark e já trabalhou com Nizan Guanaes, Fábio Fernandes, Pedro Feyer, entre outros.