Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Colunistas Rio divulga indicados aos Grand Prix
As agências Contemporânea, Giovanni
FCB, Propeg e Salles D'Arcy vão disputar o título de Agência
do Ano do 21º Prêmio Colunistas Rio, segundo comunicado divulgado pela
Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e
Propaganda, promotora do concurso. As indicações são
resultado de votação do mercado publicitário, feita através
da Internet, e análise dos jornalistas especializados que participam
da entidade.
Este é o primeiro ano em que a Abracomp leva ao público os nomes
dos candidatos aos Grandes Prêmios do Colunistas. O objetivo, segundo
a entidade, "é dar o mérito às principais empresas e
profissionais do mercado, além de permitir que os indicados possam
apresentar aos jurados mais subsídios para a escolha dos grandes vencedores".
Estes foram os indicados aos Grand Prix nas demais categorias:
Publicitário do Ano: Adilson Xavier (Giovanni FCB), Armando
Strozenberg (ABP e Contemporânea), Cyd Alvarez (Propeg) e Pedro Feyer
(NBS).
Profissional de Propaganda do Ano: Fernando Mazzarolo (Coca-Cola),
João Bosco Franco (Contemporânea), Orlei "Passarinho" Gonçalves
(Nova Onda) e Rodolfo Sampaio (Salles D'Arcy).
Anunciante do Ano: Coca-Cola, Light, Telefônica Celular e Telemar.
Veículo do Ano: Cemusa, Extra, O Dia e Rádio Cidade.
O julgamento do Colunistas Rio será realizado no próximo dia
7 de maio, no Rio. Participarão como jurados Armando Ferrentini (Editora
Referência), Elisa Araújo (Blue Bus), Cláudia Penteado
(Advertising Age), Jomar Pereira da Silva (Banco Hoje), Marcello Queiroz (Propaganda
& Marketing), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e Nelson Vasconcelos
(O Globo).
Shoppings se preparam para disputar Dia das
Mães
Os maiores shoppings do Rio estão
prestes a lançar suas estratégias para o Dia das Mães.
O Barrashopping, líder do setor, irá veicular entre os dias
3 e 11 de maio um filme de 30" para divulgar o conceito "Ser mãe é
isso. Se sentir completa, mesmo antes do filho nascer". Criado pela Artplan
e produzido pela Yes, o filme mostra a mãe em várias situações
dentro do shopping, buscando coisas diferentes e realizando seus desejos.
A criação é de Jorge Falsfein, Otávio Mello, Marcos
Apóstolo, Roberto Vilhena, com direção de criação
de Marcos Apóstolo e Chico Abreia.
O Botafogo Praia Shopping, por sua vez, dá início esta sexta
à veiculação de sua campanha que levará o título
"Sua mãe merece mais que um presente". O objetivo é divulgar
uma promoção através da qual, de 26 de abril até
12 de maio, as notas fiscais com valores acima de R$ 100 poderão ser
trocadas por um necessaire exclusivo. A campanha, composta por outdoors, busdoors,
mídia impressa e spot (criado pela Speedball), usará o mesmo
conceito do filme institucional veiculado em março, no qual pés
de modelos passeando, fazendo compras ou sentados no cinema eram os personagens
principais. Agora entrarão em cena, pés de uma mulher e de um
bebê. A criação é de Socorro Machado, com direção
de criação de Beth Rocha, da DiretaCom.
O Rio Sul, apesar de não revelar a sua estratégia, adiantou
à Janela, através da sua assessoria de imprensa, que também
baseará sua comunicação em uma promoção,
fazendo com que as consumidoras que optem por comprar no shopping sejam presenteadas
com um brinde "que ainda está sendo definido". A comunicação
será feita pela Salles D'Arcy, agência do Rio Sul.
Guanabara entra no clima da Copa
Os
Supermercados Guanabara pegaram uma carona na Copa do Mundo e entraram em
campo com uma promoção criada pela Millenn. A campanha "Show
de Bola" traz o ator Eri Johnson imitando o craque Romário, fazendo
gols e embaixadinhas para convidando o público a fazer compras no valor
mínimo de R$ 20,00 e concorrer a 6 mil ingressos para um show no ATL
Hall, dia 02 de junho, com Harmonia do Samba, Leonardo e Zeca Pagodinho.
Para a comunicação foram desenvolvidos filmes de 30" e 15",
com veiculação na TV Globo e SBT, spots e jingles para rádio
criados pela produtora Nova Onda, além de anúncios de jornal,
peças para os pontos-de-venda, como cartazes, faixas e folhetos de
ofertas, outdoors e peças para o mobiliário urbano.
A criação é de Johnny Soares e Paulo Gatti, com direção
de criação de Maurício Marquez, que também assina
a direção dos filmes de TV ao lado do diretor da Aquarela Filmes,
Toth Brondi.
ANJ define seu 1º Prêmio de Criação
A Lew Lara foi a grande vencedora do
1º Prêmio ANJ de Criação Publicitária. Além
de ter ganho a etapa regional de São Paulo, foi considerada a Vencedora
Nacional. O melhor anúncio veiculado no ano passado, criado para a
COMGÁS, traz a frase — "Prepare-se. O gás natural vai chegar
até você". Os criativos Margit Junginger e Luis Fernando Zenari
e os mídias Elaine Vieira e Fabio Cesarini foram premiados com quatro
passagens aéreas para Londres.
Na Região Rio de Janeiro, o trabalho vencedor foi "Esperar você
nove meses foi fácil...", da Taco, criado pela agência Script
Marketing. Os criadores da peça foram Javier Posada, Fábio Seidl,
Daniela Bogado e Rodrigo Derenne.
Na Região Norte/Nordeste, ganhou a peça "Um fenômeno de
Moto", da Auge Motos, desenvolvida pela agência Lebre Comunicação,
de Fortaleza. Na Região Centro Oeste com MG e ES, o vencedor foi o
anúncio "Ponha mais tempero no seu Natal", da Salade Verte, criado
pela agência Prisma Propaganda, de Vitória. E na Região
Sul, a melhor peça foi "Os brasileiros estão vendo a França
de outra maneira", criada pela Agência Master Publicidade, de Curitiba,
para a TIM.
Wox coloca cervejas importadas na mídia
A Wox Comunicação acaba
de conquistar a conta no Brasil das cervejas Corona (mexicana) e Stella Artois
(belga), que terão como representante oficial no país a importadora
Belgian Beer Paradise Brasil. As cervejas chegam para competir com o segmento
de importadas e terão como público-alvo as classes A e AB.
A agência fará toda a campanha de lançamento das cervejas,
incluindo material de ponto de venda. Segundo o diretor da Wox, Pedro Varella,
"iremos tropicalizar o conceito da Corona (concorrente direta da também
mexicana Sol) e Stella, de forma a adaptá-las ao mercado brasileiro".
CCSP dá partida na escolha do 27º Anuário
Começa esta sexta-feira, em São
Paulo o julgamento do Festival do 27º Anuário do Clube de Criação
de São Paulo (CCSP). Até o próximo dia 29 de abril, o
júri escolherá, entre 5 mil peças inscritas, o shortlist,
que ganhará exposição, dias 3 e 4 de maio, no MuBE, de
São Paulo (Av. Europa, 218).
A votação das medalhas acontecerá dia 5, exatamente na
véspera da festa de premiação, que acontecerá
dia 6, segunda-feira, também no MuBE, mas só para convidados.
InVent entrega conta para Orango
A Orango, agência carioca fundada
esse ano por Marcelo Almeida e Vivian Mayrink, foi a vencedora da concorrência
pela conta da InVent — holding de empresas de Internet, que "incuba" os sites
O Elefante, Central de Desejos, Comunique-se, MundoMedia, O Carteiro e Via
Global. Segundo a diretora de novos negócios da InVent, Vanessa Buchheim,
a seleção foi difícil, já que participaram da
licitação as agências Artplan, Doctor, Casa da Criação,
Domani, G/Staff, entre outras:
— Os principais fatores que pesaram na decisão foram o profundo conhecimento
do mercado de Internet, a capacidade de oferecimento de um atendimento personalizado
e muito próximo a todas as empresas e compromisso com o resultado,
além de agilidade.
A Orango, que já tinha desenvolvido alguns jobs de oportunidade para
a holding, passará a desenvolver campanhas online e offline, alinhadas
com o perfil e objetivos de cada unidade de negócios. A verba publicitária
para os próximos dois anos é de mais de R$ 2 milhões.
A concorrência foi aberta em janeiro desse ano, quando a InVent rompeu
com a Thompson. O primeiro trabalho da Orango será a campanha de lançamento
do novo investimento da holding — Orelha Digital.
CaradeCão cria núcleo de fotonovela
A produtora carioca CaradeCão
criou, exclusivamente para atender ao jornal Extra, um núcleo de produção
de fotonovela. Com estúdio localizado em Botafogo, zona sul do Rio,
a equipe contará com a produção executiva de Luiz Leitão.
Com campanha publicitária da Contemporânea, a fotonovela "Segredos
de Família" estréia na próxima segunda-feira (29) no
suplemento Sessão Extra, e será veiculada de segunda a sábado
por dois meses. Com muita intriga, trama e paixão — características
típicas de fotonovela — "o tema central será um família
de subúrbio envolvida com problemas de desemprego, com primeiro namorado
da filha, com o avô rebelde, entre outras divertidas confusões",
revela Leitão.
Como no ano passado, o projeto conta com o patrocínio da Caixa Econômica
Federal. A direção é de Gustavo Machado e Cris Amorim;
a fotografia é de Guilherme Mendonça Rodrigues; o roteiro é
de Anabela Arkham, e o responsável pelo design gráfico é
Dandalo Gabriele.
Michelin sorteia aulas de Fittipaldi
Com
verba de R$2,5 milhões, a Michelin, de pneus, lançou uma promoção,
na qual o piloto Emerson Fittipaldi dará aulas de direção
no autódromo de Interlagos aos vencedores, que também poderão
ganhar 3 carros Citröen Xsara Picasso. Segundo a gerente da marca Michelin,
Daniele Lucas, "a expectativa é de incremento de 15% nas vendas".
Daniele também explicou à Janela que a promoção
com o piloto tem o objetivo de aumentar o fluxo comercial, mas também
"colaborar para o posicionamento da marca, aumentando sua notoriedade".
Para divulgar a promoção, a empresa está veiculando uma
campanha, criada pela G/Staff, que traz Fittipaldi como garoto propaganda.
Produzido pela Mister Magoo, o filme "Freio de Mão" (30") mostra o
piloto em um Xsara Picasso. Ele puxa o freio de mão e acelera ao máximo,
sem sair do lugar, para gastar os pneus o mais rápido possível,
e diz — "Você também vai fazer de tudo para trocar logo de pneu".
A criação é de Marcelo Giannini, Marcelo Noronha e Alexandre
Abu, com direção de criação de Giannini. A direção
do filme ficou a cargo de Paulo Netto e a produtora de som é a Nova
Onda. A aprovação do cliente foi de Daniele Lucas.
Kraft também quer Romário na seleção
A
Giovanni FCB-Rio veiculou esta semana um anúncio de oportunidade do
biscoito Club Social, da Kraft, mandando um recado para Felipão convocar
Romário para a Copa do Mundo.
A peça traz a frase tema da campanha, só que com uma pequena
adaptação. A idéia é associar a praticidade do
biscoito, que possui uma embalagem de bolso, ao apelido do craque.
Com veiculação no jornal O Globo e na revista Caras, o esforço
teve criação de Álvaro Rodrigues e Gustavo Vellozo, com
direção de criação de Adilson Xavier, Cristina
Amorim e Fernando Campos.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ — A
Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
26/04, sexta-feira: José Antônio Blanco, Wanderlei Gonçalves
(Dir.de Atendimento da Nova Onda), André de Botton (Diretor da Dínamo
Design), Karla Vilella (Assist.Planejamento de Mídia da Contemporânea);
27/04, sábado: André Silveira, Franklin Mandim Pereira
(Diretor da Up Rio), Mauro Vilarde, Rozane Braga, Felipe Joffily (Assistente
de Direção da Tec Cine), Daniel Duarte (Redator da Doctor);
28/04, domingo: Alberto Luz (Diretor Presidente da Luz), Gustavo Tirre
(Diretor de Criação da Publicis.Norton), Julianna Guimarães,
Luiz Felix (Coordenador de Mídia da V&S), Rosa Fernandes (Produtora
de Elenco da Tec Cine), Pedro Utzeri (Diretor de Arte da Leo Burnett), Cristina
Gonçalves de Souza (Diretora de Arte da Dalle Brasil);
29/04, segunda-feira: Kiko Fernandes (Diretor da Speedball), Flávio
Henrique Medeiros (Redator da Propeg Rio);
30/04, terça-feira: Francisco José "Franzé" Martins
(Diretor de Operações da Artplan);
01/05, quarta-feira: Alícia Osborne (Diretora de Arte da Contemporânea),
Jorge Barros, Jorge Murtinho, Fabiana Floret;
02/05, quinta-feira: Miguel L. de Barros Barreto (Diretor da XL);
* CLIENTE SEGURO -
A agência carioca conquistou a conta da Infoalarm, empresa de tecnologia
de segurança patrimonial, para casas e empresas, através de
alarmes e sistemas informatizados de segurança.
* CASE GARANTIDO - O case "Programa Gasolina Garantida", da Esso, foi
o único de uma empresa sediada no Rio de Janeiro a aparecer entre os
37 cases selecionados pela Associação dos Dirigentes de Vendas
e Marketing do Brasil (ADVB) para o seu prêmio Top de Marketing 2002.
A 32ª edição do evento contou com a inscrição
de 184 cases.
* LAVADA - A agência carioca Siacom passa a atender a conta do
Rio da lavanderia 5 A Sec. O primeiro job será a criação
de toda a comunicação da 10ª loja da rede no Arpoador.
* INFOCONTAS - Após ganhar a conta da The Notebook One, a agência
carioca também conquistou a outra empresa do Grupo — One System — de
sistemas de automação comercial.
* MÍDIA EXTERIOR - A carioca Cândido&Ortiz passa a
ser a representante comercial exclusiva da Ponte S/A e Via Lagos, que já
eram seus clientes, também em mídia exterior, incluindo backlights,
painel eletrônico e sampling. Para atender o novo segmento a agência
criou um departamento comercial específico, além de ter contratado
como contato comercial Camila Morais, que já trabalhou no Jornal Metro,
SP door e Terra. Márcia Torres, atendimento da Cândido&Ortiz,
assume também a supervisão comercial do novo departamento.
* JOVENS CRIADORES — Alexandre Abu, da G/Staff, e Bruno Almeida, da
Comunicação Carioca, venceram a disputa dos Young Creatives
do Rio, ganhando o direito de ir para Cannes com tudo pago. Além dos
dois, ficaram no shortlist Daniela Moura, Daniel Japa, Luiz Felipe Raposo
e Fábio Rodrigues.
* ALGO NO AR — O que faz uma ligação interurbana para São
Paulo não conseguir ser completada pelo 23 da Intelig mas só
pelo 21 da Embratel? Tenho tido esse problema com frequência cada vez
maior. São realmente grandes os mistérios nas telecomunicações
brasileiras.
* NA PAZ — Com o trabalho "Cantos da Terra", o conhecido compositor
e jinglista Naire está chegando ao 5º CD de seu selo Sonergia Music,
com composições do que alguns chamam de New Age e ele chama
de Música Terapêutica. A relação dos trabalhos
de Naire está no site www.sonergia.com.br.
* EXPEDIENTE — A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand
Reforços da Semana
5.6 Filmes (SP) — Marquinhos
Fernandes, mais conhecido como MC Fernandes, é o mais novo diretor
de filmes da produtora. Fernandes recebeu recentemente o I Prêmio Jovem
Brasileiro de melhor programa jovem da TV brasileira, pelo "Zapping Zone",
programa dirigido por ele e exibido no Disney Channel e SBT.
Cine21 (SP) — Jean Benoit "JB" Crepon, diretor de cena e de fotografia
da produtora, passa a ser diretor associado de Raul Dória e Clóvis
Mello.
Estadão e Jornal da Tarde (SP) — Myriam Castanheira Perrella
(ex-Caio Domingues & Associados e Marplan Brasil) assume a coordenação
de marketing dos jornais.
Player Filmes (SP) — Tatiana Shibuya e Rodrigo Pedreira deixam a sociedade
da Showlivre Company para montar a Player Filmes, uma produtora on e off line.
Script (RJ) — O redator Fabio Seidl (ex-Fischer e Cult) volta à
agência depois de 3 meses em que esteve no projeto da nova agência
de Gláucio Binder (Binder).
Speedball (RJ) — Júlia Comodo e Carolina Oliveira chegam para
aumentar a interação entre a produtora de fonogramas, as produtoras
de vídeo e as agências de publicidade. Júlia, ex-Multishow,
será supervisora de atendimento e finanças. Carolina ficará
responsável pelo novo departamento de comunicação eletrônica,
disponibilizando serviços e gerando conteúdo para o site www.speedball.com.br.
Sun MRM (SP) — Gabriela Salles de Barros (ex-UPgrade) será a
executiva de conta da agência de marketing direto e de relacionamento.
Gabriela atenderá Consul, Brastemp e AACD (Associação
de Assistência à Criança Deficiente).
|